IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 8 de novembro de 2014

Pacotão: programas de segurança e Windows pirata


Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

>>> Programas de segurança
Gostaria que você indicasse alguns programas que podem/devem ser usados em conjunto com o antivírus para ter mais segurança.
Anderson Meira

Há alguns anos, Anderson, a recomendação seria instalar um firewall e um antispyware além do antivírus. Hoje, essa recomendação não mais procede.

Quanto ao firewall, o Windows inclui um firewall desde o Windows XP SP2 e esse firewall foi aprimorado em versões mais recentes do Windows com o conceito de diferentes redes - domésticas e públicas - que facilita a configuração do programa. Logo, não há necessidade de instalar um software adicional para a maioria das pesssoas.

No caso do antispyware, os antivírus passaram a também detectar spywares. Algumas empresas de antivírus chegaram a adquirir desenvolvedores de antispywares para fazer a adição desse recurso. De qualquer forma, o fato é que o antivírus hoje já inclui uma proteção completa.

Sendo assim, o software antivírus é o único que ainda precisa de alguma consideração. Embora o Windows 8 também tenha feito pela própria Microsoft, antivírus diferem muito entre si e o programa da Microsoft é focado em um baixo consumo de recursos para funcionar com o mínimo de impacto e intervenção. Outros antivírus podem ter configurações mais avançadas, mas você precisa conhecer e entender essas funções antes de querer usá-las. Algumas delas podem trazer consequências indesejáveis, como falsos positivos (quando um arquivo inofensivo é identificado como vírus).

O mais importante é ter ou usar ferramentas para outras finalidades que não diretamente a segurança do PC. O exemplo mais comum é o backup - a cópia de segurança dos arquivos. Você pode copiar tudo no "CTRL-C / CTRL-V", mas caso você tenha uma grande quantidade de dados essa "técnica" vai ser muito lenta. Existem ferramentas específicas de backup e sincronização e a ideal para você dependerá do que você precisa. O próprio Windows inclui uma ferramenta de backup que você pode configurar.

Outra atitude importante - que não é software, mas vale a pena mencionar - é o uso do Windows com uma conta limitada ou pelo menos com uma conta sujeita ao Controle de Contas de Usuário. Sem isso, um vírus que se instalar em seu PC poderá desativar qualquer recurso de segurança.

>>> Software pirata
Olá Altieres. Não sei se você já escreveu algo sobre isso, mas vou mandar minha dúvida. Aqui na minha cidade há vários técnicos de informática que formatam os computadores de seus clientes usando software pirata, sendo o mais comum o Windows 7. Quais são os riscos de se utilizar software pirata? Além disso, tenho uma dúvida em particular quanto a isso: se uso um software pirata e através dele acesso o internet banking de algum banco, e de uma hora pra outra some dinheiro da minha conta, o banco pode me negar indenização porque uso software pirata? Desde já agradeço a resposta.
Anderson

O risco é o ambiente necessário para o software pirata. Softwares piratas normalmente necessitam de alguma alteração para burlar mecanismos antipirataria. Essas alterações podem dificultar ou impedir a atualização do programa, o que pode deixar você vulnerável a falhas de segurança. Essas alterações também podem deixar de funcionar, o que prejudicará ou impossibilitará o uso do programa, ou ainda podem ter bugs que se manifestarão no software.

Também há o risco legal da fiscalização e multa, especialmente no caso de empresas. Esses "técnicos" irresponsáveis são muitas vezes os mesmos que dizem que as "atualizações deixam o Windows lento" como argumento para deixar seus clientes vulneráveis. É claro que, ao serem infectados, esses clientes terão de retornar. É difícil saber quando esse tipo de atitude é malícia e quando é simples incompetência.

Não faz sentido algum, por exemplo, gastar dinheiro com antivírus e se recusar a comprar o Windows. Enquanto a licença do antivírus é anual, uma licença "FPP" do Windows é perpétua. Durante os anos que você poderá usá-la, o valor pode ser parecido ou até menor que o do antivírus.

Uma pirataria "perfeita" - sem bugs, sem alterações no software - não traz nenhum risco exceto o risco jurídico. Mas a pirataria raramente é perfeita, especialmente quando realizada em larga escala.

A propósito, como os técnicos estão realizando a instalação do Windows como parte de uma operação comercial (intuito de lucro), e quem realiza a cópia é ele, e não você, é muito provável que isso seja um crime, ou seja, além de multa pode dar cadeia para o técnico.



O banco pode se recusar a indenizar quando o cliente comprovadamente não seguiu regras básicas de segurança. Uma dessas regras poderia ser a atualização do Windows, que pode ficar comprometida no Windows pirata. Depende da decisão da Justiça.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/pacotao-programas-de-seguranca-e-windows-pirata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário