IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 28 de abril de 2014

MAIS IDEIAS DE CARTÕES PARA O DIA DAS MÃES!






FONTE:

Os alunos escolhem!!! Mães em cena...

Mães em cena...
Sugira que os alunos perguntem às suas mães como elas gostariam de comemorar o Dia das Mães e os encarregue de pensar atividades que promovam encontro das mães com outras mães ou destas com os pais e os filhos.

Pode-se, por exemplo:
- assistir a um filme e depois comentá-lo, criando em conjunto um final diferente.

- fazer a hora do conto, onde as mães contam histórias que ouviam de suas mães, declamam poesias que aprenderam quando criança ou jovens;

- fazer uma roda de leitura, onde falam de livros que leram, de autores que gostam;

- show de talentos, em que mães são convidadas a mostrar o que gostam de fazer: cantar, declamar, dançar etc.

- confraternização comunitária – que reúna as mães para que se conheçam, com jogos e brincadeiras que envolvam mães, pais e filhos.



Dicas e Sugestões para trabalhar o DIA DAS MÃES!

A data favorece o encontro entre a família e a demonstração, mesmo que por um dia, de que é possível a gente se dar bem e conviver com gerações diferentes.

Todos querem ter uma mãe carinhosa que lhes ensine o amor; nem todos aprendem a vivê-lo e a expressá-lo como gostariam. Mas o amor é o que pode mudar as relações entre as pessoas, trazendo de volta a esperança e a vontade de viver.

E o que é o amor senão aquilo que vemos expressar-se na luta diária das mães que trabalham, embalam, riem, educam, choram, cantam, dançam... Mostram que, se a dor existe, há também a alegria, companheira quando não se perde a utopia nem a fé.

Seus nomes desconhecidos podem não revelar a força que carregam. Força tecida na luta que a elas se impõe a cada dia.

Mulheres e mães: negras, índias, mestiças, brancas, adolescentes ou já envelhecidas, geradoras e continuadoras da vida. Anônimas, talvez, mas imprescindíveis ao curso da história.

As dicas sugeridas querem contribuir para a reflexão sobre as mães, mas também sobre a família e o amor que queremos.

Músicas:

Ela é bamba - Ana Carolina
Pais e Filhos - Legião Urbana
Amor sem limites - Roberto Carlos
Gitâ - Raul Seixas

Livros:

Carta para minha mãe - (2002) – coletânea de cartas escritas por garotos da FEBEM. Retrato de quanto o vínculo maternal é referência para o ser humano. Nas entrelinhas, histórias tristes, mas cheias de motivos para fazer pensar na realidade de tantas crianças e adolescentes que perderam o rumo, mas não o desejo de ter uma família que os ame e de encontrar seu lugar na sociedade.


Filmes:

Não cabe somente às mães cuidar e educar as crianças. Essa exigência do amor pode ser assumida por qualquer pessoa que queira tornar o mundo melhor.

* A vida é bela - 1997 – O filme pode motivar para uma conversa sobre como pai e mãe, mesmo separados, podem estar sintonizados no amor aos filhos, garantindo que não desanimem diante das dificuldades nem percam a capacidade de sonhar.

* Central do Brasil – 1998 - Na falta dos pais, quem pode cumprir seu papel? Como seria a realidade de tantas crianças abandonadas se cada um se empenhasse em ajudá-las a resgatar e reencontrar o seu sonho de ter uma família?

* Meninas – 2006 - Documentário de Sandra Werneck que aborda a questão da gravidez na adolescência. Ser mãe é um sonho que precisa ser embalado e carregado não apenas pela mulher. Motiva para discutir a realidade atual, onde meninas muito cedo se tornam mães.


Texto para trabalhar o Dia das Mães!

Faces de Mãe


São muitos os rostos de mãe. São muitas as marcas de vida que carregam: de expectativa e de angústia, de esperança e de medo, de felicidade e de dor, sobretudo de amor. Mulheres - jovens ou velhas mulheres - geradoras de vida. Geradoras da existência humana. Benditas sejam todas.

Mulher agricultora, cedinho levanta, tira leite, trata a criação, faz café e segue pra roça “co’a” criança no colo e deixa-a na sombra brincando, enquanto cultiva o “pão nosso de cada dia”. Volta ao meio-dia pra casa e faz almoço; enquanto os outros descansam, lava a roupa e logo vai junto pra lida. De noite, dá banho nos filhos, alimenta a todos, só depois vai descansar. Mãe da roça, mulher sagrada. Bendita seja.

Mulher operária, antes de ir pra parada do ônibus tem que deixar almoço pronto pros filhos e ajeitar as coisas pra mandá-los à escola e só depois, inda madrugada, pega sua marmita e vai pro ônibus que, bem sabe ela, como sempre, está lotado. Depois do dia inteiro de trabalho pesado e sem poder conversar com ninguém (conforme ordem do patrão, pra que ninguém se distraia e produza mais), volta pra casa (de pé no ônibus), sempre pensando nas contas a pagar, no barraco que tá pra despencar a qualquer enxurrada, no filho que vai mal na escola, no marido que não arruma emprego. Melhor nem pensar. Mulher guerreira, tem coragem pra viver. Mãe de garra. Bendita seja.

Mulher índia, um dia foi dona destas terras. Hoje sem terra, sem teto, sem comida e sem o direito de viver sua cultura. Com os filhos pendurados no colo, vai pra calçada vender seus cestos, viver das migalhas da cultura que vem lhe matando há muitos anos, negando-lhe o direito de ser índia simplesmente. Mulher sofrida. Mãe índia - Mãe natureza. Bendita seja.

Mulher Ana, Joana...; levando o filho na carrocinha, de sol a sol. Mãe Odete, Claudete...; desempregada, catando as sobras do lixo pra matar a fome do filho. Marina, Mariana...; fugindo da guerra, um filho em cada braço e outros atrás. Mães nordestinas, retirantes, fugindo da seca, seguindo a esperança... Mãe Gaia de todos nós, “Marias” santas. Benditas sejam todas as mães e bendita seja a luta diária de cada uma, em busca de uma vida digna a cada filho que sobre esta terra nasceu.

Oxalá que um mundo novo possa ser gestado no ventre fecundo das mães, pais e filhos que, na luta diária da vida, acreditam na justiça, no respeito às culturas e no grande amor universal que traz paz à humanidade.

.......................................

Questões para debate:

1 - Você já parou para perguntar à sua mãe sobre sua história de vida e sobre os desejos e sonhos que ela trazia e traz no coração, a respeito de você?

2 - O que você pode fazer para estreitar os laços de amizade com sua mãe, estabelecendo diálogo, de forma que você e ela possam compreender mais?

3 - Que gestos simples poderiam ser feitos para o dia em que se comemora por “Dia das mães” seja mais humano e afetuoso, não tanto voltado a presentes?

Talvez fazer uma cartinha à sua mãe, ou acordá-la declamando uma poesia, ou uma canção ensinada por ela.

FONTE:

Dinâmica das Mães!


Ser mãe e pai, num contexto de mudanças.


Com a saída da mulher para o mercado de trabalho, muita coisa mudou. Não se sabe até que ponto a família ganhou com essa mudança, principalmente os filhos, que passaram a ter uma formação totalmente diferente de alguns anos atrás, quando a mulher até era a “dona da casa”, também conhecida como “a rainha do lar”.

A família é a base para a formação do caráter das pessoas. Em qualquer época, situação e cultura, ela sempre foi de fundamental importância para que os indivíduos encontrassem seu ponto de equilíbrio e definissem os seus papéis dentro da sociedade. A maneira com que uma pessoa se comporta, suas atitudes e a maneira de se relacionar com os outros depende diretamente do meio familiar no qual foi criada.

Ao longo dos anos, porém, a família vem mudando, ou melhor, as pessoas que dela fazem parte vêm desempenhando papéis diferentes daqueles que nossos pais desempenhavam quando nos criavam.



Trabalho em equipe

O tempo que era totalmente dedicado à administração do lar e à educação dos filhos ficou bastante reduzido, sobrando pouca disponibilidade para o diálogo, tão necessário. Neste ponto também o pai deve, na conjuntura atual, estar mais presente, dividindo com a mãe a complexa tarefa de orientar seus filhos. Ainda mais no mundo de hoje, quando os jovens sofrem tantos apelos da mídia e da sociedade consumista e modista em que vivem.

O papel da mulher como mãe continua o mesmo, de orientação e de criação de seus filhos. Mas a este somam-se tantos outros provenientes da sua posição profissional. Para conseguir dar conta de tantas atribuições e acompanhar essa mudança de papel dentro da sociedade, é necessário que seus companheiros (e também os seus filhos homens) evoluam no sentido de dividir tarefas e entender a importância do trabalho em equipe (por parte de todos os componentes da família, é claro).

Os homens de hoje não podem esperar que as mulheres se comportem como as suas mães, em relação ao convívio com seus pais. As mulheres, por sua vez, não podem criar seus filhos (principalmente os homens) como suas mães faziam.

Os filhos, que agora já não têm mais os cuidados maternos 24 horas por dia, devem preparar-se para uma vida mais independente, aprendendo a se virar desde cedo, mesmo porque, se tiverem irmãs, também mulheres modernas, estas não vão querer dar mole pra marmanjo.

Essa mudança de paradigmas não é fácil para nenhum dos dois (pai e mãe), mas com boa vontade e disposição pode-se encontrar a maneira certa de se conviver de acordo com as novas exigências. Muita coisa já mudou, mas muito ainda precisa mudar. Alguns homens (pais e filhos) já entenderam que é preciso cooperar com as tarefas domésticas, porém a maioria ainda se faz de desentendido ou ainda traz consigo aquela idéia bastante antiga de que só às mulheres competem esses afazeres e o cuidado com os filhos.



Educação diferente

Ao longo dos anos essa situação deve modificar-se e um grande número do gênero masculino deixe o machismo de lado e colabore de forma significativa com suas companheiras e suas mães. As mulheres também podem colaborar na medida em que começarem a educar seus filhos homens de forma diferente e não perpetuando convicções bastante antigas como as que vimos anteriormente. Elas não podem aceitar o que ainda vem acontecendo, em grande escala, nos dias atuais, quando estas têm jornada dupla de trabalho.

E os homens, por acaso, também não deveriam ser donos de suas casas e se sentirem igualmente responsáveis pela manutenção da mesma? Sim, porque quando a mulher não trabalhava fora, cabia ao homem apenas a manutenção no que diz respeito à parte financeira, pois as mães tinham todo o dia disponível para cuidar dos outros aspectos. Agora, quando elas têm as mesmas 24 horas para dividir entre tantas outras ocupações, cabe, como atitude mais plausível, a divisão de tarefas igualmente entre os membros da família, independente do gênero ao qual pertencem.


DINÂMICA

Aprender sobre a vida no contexto familiar

Objetivo:

A partir da história familiar de cada um, fazer com que os participantes reflitam sobre a própria existência.

Desenvolvimento:

1) O facilitador solicita que os participantes se organizem em grupos de quatro pessoas. Em seguida, pede que cada um conte aos demais alguns fatos de seus antepassados (relacionamentos, dificuldades, conquistas, mortes, migrações, separações), até chegar ao seu núcleo familiar.

2) Em seguida, ele convida os integrantes do grupo a comparar suas histórias, refletindo sobre a influência desses fatos em suas vidas.

3) Ao final, o animador incentiva os participantes a refletir sobre a relação entre a atividade proposta e a família na atualidade.


Fonte: Márcia Campos Andrade, psicóloga, Patos, MG.

FONTE:

Jogral para o Dia das Mães.



1.2º Domingo de Maio
mais um dia a comemorar
honrosamente dou esta flor
para minha mãe homenagear


2.Feliz e agradecido ficamos
Por nossa genitora sofrida
Temos muito a saudar
A dona de nossa vida


3.Muita luta ela enfrenta
No dia-a-dia corrido
Acorda de madrugada
Pensado em seu filho querido


4.Mãe, no mundo da lua
Parecer viver
Fala com o recém nascido
Como se ele fosse entender.


5.Tem horas que me intrigo
Mãe tem gosto esquisito
Acha o filho dos outros feios
E o seu muito... mas muito bonito.


6.Alguém ao seu filho
Às vezes quer machucar
A briga logo acontece
As contas tem que acertar.


7.Mãe é mesmo uma graça
Mulher serena e fina
Brinca com seu filho
Como ela ainda fosse menina.


8. Ações do filho são diversas
A mãe enxerga com espanto
Ou meu filho é um gênio
Ou mesmo um santo


9.A moda fica para trás
Devido aos tempos mudados
Lembra somente da cria
Mesmo com o bolso furado


10.Com pouca comida na casa
Seu almoço não convém
Passa fome ou come osso
Mas o filho fartura tem


11.A doença é um fato
No filho tem que sarar
O desespero é enorme
Remédio não pode faltar


12.Sai de baixo minha gente
Meu filho está doente
Quem quiser que se meta a besta
Virei fera, estou valente.


13.Chega a época da escola
O orgulho logo cresce
Deixa seu filho bonito
Com o luxo que merece


14.O tempo vai passando
A escola é frequente
Lutas novas são feitas
Com o filho adolescente


15.A adolescência vem surgindo
O namoro vem brotando
Eta que preocupação
O moleque tá amando


16.O namoro fica sério
O cabelo embranquece
O danado chega tarde
Alguma coisa acontece


17.Ciúme a mãe não precisa
De seu filho agora ter
O namoro é uma fase
Mas amor materno é pra valer.


18.O menino quer ser homem
Às vezes levanta a crista
A mãe lhe baixo o facho:
“Se não quer, pegue a pista.”


19.A criança vira adulto
Mas o dengo ainda é forte
Coça a cabeça do filho
Com desejos de sorte.


20.Nossa genitora é tão sagrada
Que nada no mundo lhe detém
Deus protege a natureza
Com o sentimento que a mãe tem.


21.A dedicação é tamanha
Que a própria vida abandona
Lutando por seu filho
Que às vezes decepciona


22.Sabemos do valor
Das mães desse mundo
Por isso que agradecemos
Por seu amor profundo


23.2º Domingo de Maio
Mais um dia a comemorar
Honrosamente damos flores (TODOS)
Para nossas mães homenagear.


Oderval Duarte Nascimento,Andorinha - BA - por correio eletrônico.

FONTE:

Duas pessoas morrem em um grave acidente próximo à empresa Bunge em Gaspar. O acidente envolveu um carro Corsa e um Tucson de Blumenau. O motorista e o passageiro do Corsa morreram no hospital. Fotos do internauta Dj Eddy.

 Duas pessoas morrem em um grave acidente próximo à empresa Bunge em Gaspar. 
O acidente envolveu um carro Corsa e um Tucson de Blumenau. 
O motorista e o passageiro do Corsa morreram no hospital. Fotos do internauta Dj Eddy.
Foto do internauta DJ Eddy de Blumenau
O acidente aconteceu neste domingo às 14h30 próximo à empresa Bunge.
Gilmar Tertuliano Dias, 39 anos, e Vilson Mello, 43 anos, estavam no Corsa e morreram no hospital de Gaspar. Ele foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar. 
A motorista do Tucson de Blumenau teve ferimentos leves.
Foto do internauta DJ Eddy de Blumenau
FONTE:

Sugestões de Lembranças para as Mamães criativas e que adoram fazer artes....




FLORES DE EVA

Para obter este resultado de pétalas, precisam ser feitas em moldes de chapa quentes. São moldes próprios para fazer flores de todos os tipos. Depois de prontas.... é só criar os arranjos!

ROSA PRA MAMÃE COM BOMBOM!!


Outra novidade é que para fazer essas flores, só utilizamos EVA branco e que depois de ser colocado no molde e esquentado, pintamos da cor que desejamos.





Além do EVA, utilizamos arame fino, Super Bonder e pistilo para decorar. A cola quente fica um "pouco grosseira"!


Vou postar fotos dos moldes/formas para que vocês possam entender melhor o resultado final.

FONTE:

Mamãe é uma flor! + KIT DA MAMÃE + Protetor para descansar os olhos da mamãe! Que chique...


O pratinho de bolo se transforma em uma flor para a mamãe.... Colamos a foto no meio, as crianças decoraram com cola colorida e enrolaram o palito de churrasco para fazer o caule. Por fim, as mãozinhas se transformaram em folhas.




Acabei de fazer.... Vou presentear minhas lindas funcionárias mamães com esse Kit: protetor para olhos e porta absorvente, assim nos dias de TPM elas ficarão mais calmas e relaxadas!rsrsrrs



Estou fazendo esses protetores de olhos!!!
Toda mãe precisa relaxar um pouquinho, né?
Além de serem feitos de EVA, são super gostosos e confortáveis, além de fáceis e práticos de fazer!!!
AINDA DÁ TEMPO!!!!!



FONTE:

MURAL DA MAMÃE + FLOR DE BOMBOM:







FONTES: