IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 15 de novembro de 2014

BENEFÍCIOS E TIPOS DE VITAMINA D: VITAMINAS D2 E D3


Além do sol, alguns alimentos são fontes de vitamina D.

Todas as formas de vitamina D proporcionam vários benefícios para a saúde, contudo, poucas pessoas sabem que as vitaminas D2 e D3 possuem algumas diferenças importantes.

A vitamina D é muitas vezes conhecida como a vitamina do sol, sendo que somente a vitamina D3 (colecalciferol) é produzida por meio da síntese natural da luz solar sobre a pele, sendo a mesma um subproduto da síntese dos raios ultra-violeta B (raios UVB) do sol na superfície da pele, sendo abundante na superfície da pele de animais e na lã de ovelhas. Por outro lado, plantas e fungos são capazes de produzir vitamina D2, conhecida como ergo-calciferol (ergocalciferol).
Vitamina D2

A vitamina D2 é muito encontrada em alimentos como o leite, ovos, cereais, pães e peixes como o arenque, atum, cavala, sardinha e salmão. O Salmão é uma importante fonte de vitamina D2 e outras vitaminas D. Grelhar ou assar levemente salmão é uma maneira de assegurar que níveis elevados de vitamina D2 não se percam. O salmão é freqüentemente chamado de alimento anti-envelhecimento, porque contém muitos nutrientes assim que ajudam a evitar a inflamação e protegem as células, como ácidos graxos omega 3, vitamina A e vitaminas D.
Vitamina D3

A vitamina D3 é considerada o tipo de vitamina D que traz mais benefícios para o corpo, vez que regula o nível de cálcio e fósforo no sangue, sendo vital para o desenvolvimento e crescimento dos ossos. A vitamina D3 pode ser armazenada no tecido adiposo até que o organismo veja que é necessário utilizá-la. A vitamina D2 não é uma forma natural no organismo humano, cabendo as plantas e outros animais sintetizá-la. Além disso, a vitamina D2 não é tão facilmente absorvida pelos receptores no corpo, resultando em menos efeitos positivos quanto a vitamina D3.

Saiba mais

Ambas as versões das vitaminas D são disponíveis como suplementos alimentares em comprimidos ou líquidos. A vitamina D3 tem vida útil mais longa e são feitas a partir de fontes animais, ao contrário dos suplemento feito de vitamina D2, que geralmente são produzidos a partir de fontes vegetais. Há pelo menos cinco formas diferentes de vitamina D, chamadas de vitamina D1, D2, D3, D4 e D5.

DICAS PARA PERDER PESO E MELHORAR HÁBITOS ALIMENTARES

É mais do que sabido que alguns péssimos hábitos de alimentação das pessoas começam justamente porque várias pessoas têm dificuldade em dizer “não” para os outros. Esse tipo de situação é muito comum no dia a dia, e o que as pessoas deveriam lembrar é que uma simples exceção pode acabar virando um péssimo hábito alimentar. Para ilustrar a situação, é muito comum em festas e recepções na casa de amigos, as pessoas, com o objetivo de não fazer qualquer tipo de desfeita para com a outra, abrirem várias exceções alimentares, o que dependendo da pessoa, pode se tornar um hábito comum.

Outro hábito comum são das pessoas que começam a consumir bebidas alcoólicas apenas para “acompanhar” os amigos e tempos depois começam a ingerir freqüentemente esse tipo de bebidas.

Na nossa cultura, várias pessoas apresentam dificuldades em dizer “não” as outras com medo de causarem má impressão, principalmente quando o “não” em questão se refere à comida, que contem todo um significado em si, pois passa uma grande impressão de rejeição à refeição ou então mesmo de desdenha à própria pessoa que oferece tal refeição. Para muitas pessoas, dizer “não” às outras pode significa um isolamento social.

Admitir que você não consegue dizer “não” (pelo menos como deveria) é o primeiro e importante passo para conseguir evitar ingerir alimentos que contribuam para o aumento de peso. Isso ajudará muito na hora de diferenciar os hábitos saudáveis (que ajudaram você a perder peso) daqueles que irão tão somente prejudicar sua saúde. Por mais que isso seja difícil, para conseguir bons resultados com relação à perda de peso, será extremamente necessário que você consiga alimentar saudavelmente.

Parte do treinamento deve ser feito sozinho. Você deve aprender o poder de dizer “não” ou “não, obrigado”. É importante que você seja firme e ao mesmo tempo educado quando for dizer isso, para não dar margem à possíveis insistências. Uma boa dica é antecipar um comentário (bem-humorado) elogiando à comida que deve ser evitada por aqueles que querem perder peso, elogiando-a, mas ressalvando que devido à algum motivo (dieta, recomendação médica) infelizmente não poderá saboreá-la naquele momento. O importante é saber dizer não, de forma que de forma alguma ofenda à aquele que generosamente lhe ofereceu algo.

Essa aprendizagem é essencial para aqueles que querem perder peso e manter hábitos saudáveis. Além disso, tal aprendizado não se restringe tão somente as boas maneiras de alimentação. Aprender a dizer não o ajudará em diversas ocasiões. Pense nisso.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/dicas-habitos-reeducacao-alimentar.html

MEGA SENA 1653 - ACUMULOU



DEZENAS SORTEADAS

01
21
22
27
32
45

MEGA SENA - 0
QUINA - 134 - 39.421,72
QUADRA - 12.071 - 625,17

No próximo sorteio, que vai acontecer na quarta-feira (19), a previsão é que o prêmio chegue a R$ 80 milhões.

GIGA SENA

Horóscopo sábado 15 de novembro de 2014

Sentimentos profundos e intensos precisam de muito tempo para ser verdadeiramente compreendidos. Você tem toda a vida pela frente para compreender o que sentiu, o que sente e o que ainda produzirá sentimentos incríveis.

Pessoas de outros tempos voltam e parece como se nunca tivessem se afastado. Essa magia do reconhecimento não deve ser tratada como um fato qualquer, porque encerra em seu ventre uma magia que pode trazer grandes benefícios.

O que está acontecendo não poderia ser chamado de golpe de sorte, isso diminuiria a importância do que está em andamento. Talvez seja melhor nem tentar descrever o momento, mas dedicar-se a aproveitá-lo com intensidade.

Há momentos muito inspirados, nos quais você, ao falar, percebe que diz coisas que não sabia que sabia. Esses momentos precisam ser lembrados sempre, pois denunciam que nossa humanidade está conectada com algo maior.

Querer o que não se pode obter de imediato não é algo que deva ser rejeitado, só porque criaria dificuldades. Afinal, é disso que se trata a experiência humana, inventar o que por enquanto não existe e lutar para realizá-lo.

Nenhum ser humano é completamente normal. Prefira, por isso, quem não faz questão de parecer normal, porque esse tipo de pessoa costuma ter mais flexibilidade em relação a qualquer assunto complicado que acontecer.

No meio das coisas corriqueiras você encontrará o insólito, o extravagante, aquilo que será surpreendente o suficiente para você cair na real e perceber que não há nada parecido com uma vida normal, tudo é especial.

Melhor não se convencer de que sonhar não custaria nada. À primeira vista, pareceria isso mesmo, mas na prática cada sonho que você venerar criará situações e fará você se movimentar pela vida afora em busca de satisfação.

Faça com que as coisas sejam serenas e prazerosas no âmbito onde você passa a maior parte do tempo e com as pessoas mais próximas. Porém, tenha cuidado para não exigir nada disso, mas tente manobrar com carinho.

Abra seu coração, fale das coisas que realmente tocam você. Porém, escolha bem seus interlocutores, pois se essas informações forem recebidas por pessoas que não as compreendam, certamente se transformarão em fofocas.

Suas preocupações são reais, porém, exageradas também. É necessário voltar tudo às proporções originais e realistas, para assim não gastar vitalidade com ansiedade e preocupações inflacionadas. Será melhor assim.

Tudo que você precisa para orientar-se é reconhecer o ardor de seu próprio coração, aquele anseio sem o qual você não seria você. Além de reconhecê-lo você precisa colocá-lo em prática e fazer desse a sua vida.



Oscar Quiroga do CLICRBS / ZERO HORA

Júri: 10 anos de prisão


Morte durante fuga
Maico Ignácio Hipólito foi réu de júri popular nesta sexta (14) em Seara. A sessão começa às 9h30 no Fórum daquela cidade e terminou às 18h30min. Maico, que aguardava este momento preso no Presídio Regional de Concórdia foi condenado a 10 anos e 15 dias e retornou à prisão. Ele era acusado por homicídio no trânsito. Acabou sendo condenado por homicídio simples, direção perigosa, omissão de socorro e porte ilegal de arma e corrupção de menores.

Conforme o processo, no dia 20 de novembro de 2013, por volta das 23h30, ou seja, há quase um ano, Maico e outro elemento estavam em Vectra que não parou em operação da Polícia Militar. A dupla fugiu com o carro pela SC 283 na saída para Chapecó enquanto jogavam fora dois revólveres. Na sequência, conforme a denúncia, os dois, conscientes e assumindo o risco de produzir resultado, com o Vectra em alta velocidade e na contramão, colidiram frontalmente com a moto placa MEE 7619 conduzida por Felipe Erig e Josemar Raber, matando Felipe e causando lesões corporais graves em Josimar.

Presidiu a sessão a juíza Maria Luiza Fabris. Atuou na acusação o promotor Michel Eduardo Stechinski. A defesa ficou a cargo dos advogados Juarez Cecon, Jaime Cecon e Alexandre Amorim. 


Rural / ATUAL FM

Trio de canibais é condenado em júri popular no Fórum de Olinda, PE



Jorge Beltrão pegou 23 anos; Bruna e Isabel foram condenadas a 20 anos.
Eles ainda responderão por outras duas mortes ocorridas em Garanhuns.

Trio ficou de pé para escutar decisão no Fórum de Olinda (Foto: Anna Tiago/G1)Trio ficou de pé para escutar decisão no Fórum de Olinda (Foto: Anna Tiago/G1)

O trio de canibais foi condenado, na noite desta sexta-feira (14), por homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio (violação) e ocultação do cadáver de Jéssica Camila da Silva Pereira, 17 anos. O crime ocorreu em maio de 2008. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira pegou 21 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção, totalizando 23 anos. Já as rés Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva pegaram 19 anos de reclusão e um ano de detenção, totalizando 20 anos cada. A sentença foi lida pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima, que presidiu o júri popular no Fórum de Olinda, Grande Recife. A defesa dos réus informou que vai recorrer da decisão.
Sentença foi lida pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima, que presidiu o júri popular no Fórum de Olinda 


"Os jurados entenderam que os réus são culpados e, com base no artigo 59 do Código Penal, foi aplicada uma pena determinada a casa um deles, especificamente depois de analisar todos os antecedentes, culpabilidade, comportamento", disse a magistrada, acrescentando que, nesse caso, não coube a pena máxima. "Pena máxima a gente aplica quando tem condenação e outros processos já julgados, o que não é o caso deles. Um [Jorge] responde a outro processo, mas não tem condenação. No caso dos outros crimes que ele responde na cidade de Garanhuns, pode ser que isso desfavoreça a pena dele", explicou.

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelo menos um sexto da pena de reclusão só pode ser cumprida em regime fechado. Já no caso da detenção, essa pena pode ser cumprida em regime semiaberto ou aberto. A decisão levou em conta quatro agravantes do homicídio (motivo fútil, emprego de meio cruel, sem dar chance de defesa à vítima e para assegurar impunidade).

Jorge Beltrão ainda foi condenado a pagar 320 dias-multa e as rés, 120 dias-multa. O valor será estabelecido pela Vara de Execuções Penais e pode ser cobrado depois do cumprimento das penas. A multa será paga ao Fundo Penitenciário.

Inicialmente, Jorge Beltrão Negromonte da Silveira volta ao Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, mas deverá cumprir a pena na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana, quando não couber mais recurso. Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva serão encaminhadas à Colônia Penal de Buíque, no Agreste.

A promotora Eliane Gaia lamentou a redução da pena, mas estava satisfeita com a decisão do júri. "O MPPE [Ministério Público de Pernambuco] fez o seu trabalho junto à sociedade e o corpo de jurados nos atendeu. A pena faz parte do nosso código e a confissão ajudou na redução", afirmou. Ela não pretende recorrer da sentença.

A vítima era moradora de rua, tinha 17 anos, uma filha de um ano e aceitou viver com os acusados. Eles planejaram ficar com a criança depois de matar a mãe, segundo a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os três réus foram acusados de terem guardado a carne da jovem para consumo humano, além de ter ocultado os restos mortais.
Começa o segundo dia de julgamento de Jorge, Isabel e Bruna (Foto: Katherine Coutinho/G1)Jorge, Isabel e Bruna ainda serão julgados por outros dois crimes (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Julgamento em dois dias

O júri foi realizado em dois dias. Teve início na quinta (13), mas foi suspenso à noite a pedido do MPPE e da defesa dos réus. Recomeçou na manhã desta sexta e terminou por volta das 19h30.

No primeiro dia, o trio foi hostilizado ao chegar ao Fórum de Olinda e trocou acusações entre si durante os depoimentos. Eles contaram detalhes macabros da ação e uma das rés, Bruna Cristina, disse que “Jogos Mortais perdia” ao descrever o assassinato de Jéssica. A mulher afirmou que chegou a comer a carne da vítima por causa do ritual.

Nesta sexta, Jorge Beltrão foi o primeiro dos réus a chegar ao Fórum para o segundo dia da sessão. Às 9h30 chegaram as outras duas rés, Isabel Cristina e Bruna Cristina. Antes do julgamento começar, Bruna mostrou um papel a Jorge. Isabel estava chorosa e parecia bastante nervosa.

A fase de debates no último dia começou por volta das 9h40. A sustentação oral da representante do Ministério Público de Pernambuco durou 2h30, mesmo tempo destinado aos defensores dos réus. Houve réplica e tréplica. Terminada essa etapa, os sete jurados que compunham o Conselho de Sentença reuniram-se para responder a quesitos e votar pela absolvição ou condenação. Com base na votação, a juíza realizou a dosimetria da pena e leu a sentença em plenário.

Caso deve virar filme


O julgamento do trio acusado de canibalismo atraiu a pesquisadora e escritora Ilana Casoy a Pernambuco. Uma das maiores especialistas em serial killers do Brasil, ela pretende fazer um documentário sobre a história que chocou o país em 2012, com a descoberta de outros dois homicídios atribuídos ao trio em Garanhuns, no Agreste do estado.

A especialista já colaborou com a Polícia Civil e Técnico-Científica, Ministério Público e advogados de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Têm quatro livros publicados: “Serial Killer – Louco ou Cruel? “ e “Serial Killers – Made in Brazil”, “O Quinto Mandamento” e “A Prova é a Testemunha”.

Casoy acompanhou o caso desde o início, tendo tido inclusive a chance de entrevistar os réus. “Todos os crimes com mais de duas vítimas que envolvem um ritual me chamam atenção. Neste caso, o que se destaca é que a gente tem três assassinos e três versões diferentes. Aqui [no julgamento], eles já têm outras versões, que não foram as que eu ouvi antes, então são seis ao todo. [As versões] não são controversas, às vezes são até complementares, mas é difícil saber exatamente o que aconteceu, o que é verdade e o que não é”, disse. 


G 1

Morre ex-ministro Adib Jatene em SP

Segundo o Hospital do Coração, ele teve um infarto agudo do miocárdio.
Um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, Jatene tinha 85 anos.
Morreu na noite desta sexta-feira (14), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Segundo o Hospital do Coração, em São Paulo, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. O velório será realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15).

Em 22 de setembro deste ano ele havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

Adib Jatene em foto de janeiro de 2011

(Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

Médico e ministro

Acriano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.

Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Secretário da Saúde lamenta

Por meio de nota, o secretário de Estado de Saúde de São Paulo, David Uip, disse que a "perda do professor e ministro Adib Jatene é motivo de absoluta tristeza" e que "a saúde pública está em luto". O secretário ainda destacou o papel de Jatene "para a consolidação do SUS em São Paulo e no Brasil".


G 1

'Mais bem' ou 'melhor'? 'Menos' ou 'menas'? Saiba qual é a forma correta


DICAS DE CONCORDÂNCIA



1. MELHOR ou MELHORES?

A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.”

A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

Usamos a forma MAIS BEM antes de particípios verbais: “Os fatos foram MAIS BEM analisados”; “Estes são os esqueletos de macaco MAIS BEM preservados(...) será possível estudar MELHOR seus hábitos...”; “O Corinthians tem vinte e oito pontos e completa o grupo dos oito MAIS BEM colocados”; “Aquele projeto é o melhor, o MAIS BEM planejado”; “O melhor jogador do mundo não é o MAIS BEM pago”; “Ele provou que estava MAIS BEM preparado”; “Quem será o brasileiro MAIS BEM colocado?”

A mesma regra se aplica a MAIS MAL, MENOS BEM e MENOS MAL: “Ele é o jogador MAIS MAL pago do futebol brasileiro”; “Nunca vi termo MAIS MAL utilizado que esse.”



2. MENOS ou MENAS?

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.



3. MESMO ou MESMA?

MESMO (=próprio) é pronome e deve concordar: “Andreia se refere à salada e o brigadeiro é ela MESMA que faz”; “Nós MESMOS resolvemos o caso”; “As meninas feriram a si MESMAS”.

MESMO (=até, inclusive) é invariável: “MESMO a diretoria não resolveu o problema”; “MESMO os professores erraram aquela questão”.



VOCÊ SABE...



...de onde vem a palavra vilão?

Aldeão é quem vive numa aldeia e vilão era quem vivia numa vila. Na sua origem, vilão era o nome utilizado para o cidadão que morava na vila. Era o urbano, o homem da vila, da cidade.

Segundo o professor Paulo Flávio Ledur, no seu simpático livro Os Pecados da Língua, “talvez pela falta de confiança do homem do campo nas suas relações com o vilão, o termo adquiriu o sentido pejorativo que hoje possui”.

No mesmo livro, podemos constatar outras duas curiosidades:

1a) “A equipe perdeu em pleno Maracanã.” É interessante lembrar que pleno significa “cheio, completo”. Em geral, no jornalismo esportivo, “pleno Maracanã” não quer dizer necessariamente que o estádio esteja lotado, e sim que o Vasco ou o Flamengo perdeu “dentro de casa”, ou seja, no seu estádio, na sua cidade. Ironicamente, em breve será possível que uma equipe perca o jogo em “pleno Maracanã” vazio.

2a) “Vivemos num ciclo vicioso de corrupção.” Talvez o jornalista estivesse se referindo ao período (=ciclo) em que estava ocorrendo a corrupção. O mais provável, porém, é que estivesse confundindo ciclo comcírculo. Quem está viciada é a expressão “ciclo vicioso”. Infelizmente, a verdade é que “vivemos num círculo vicioso de corrupção”.

E para terminar, um historinha que o professor Ledur me contou e garante ser verdadeira. Teria acontecido numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Candidato à sucessão, em defesa do prefeito do seu partido, teria dito em discurso na reinauguração de uma estrada cheia de curvas e de terra batida, que recebera algumas melhorias feitas pelo prefeito: “O nosso prefeito já arretou e apedrejou esta estrada, e agora vaiparalelipeidar todas as ruas da nossa cidade.”



DESAFIO

Talassoterapia é tratamento...

a) pela água;

b) pelo sono;

c) pela água do mar.



Resposta: letra (c): Talassoterapia é o tratamento (=terapia) pela água do mar. “Talasso” vem do grego e significa “mar”.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/mais-bem-ou-melhor-menos-ou-menas-saiba-qual-e-a-forma-correta.html

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C.



Uma quantidade diária de 60 mg de vitamina C por dia é apenas o suficiente para evitar doenças causadas pela deficiência desta vitamina.A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente muito importante para a saúde do corpo. Além de fortalecer o sistema imunológico contra a gripe e resfriados comuns, ajuda a reconstruir tecidos, vasos sanguíneos e ossos danificados, além de melhorar a sintetização de cálcio e outros minerais.

A vitamina C protege o coração de doenças cardiovasculares e combate os radicais livres, o que pode significar a diminuição do risco de contração de certos tipos de cânceres. Consumir alimentos ricos em fonte de vitamina C ajuda o corpo a atingir a ingestão diária recomendada, vez que o organismo não produz vitamina C naturalmente, desta forma, uma ingestão adequada de vitaminas deixa o corpo mais saudável e o sistema imunológico mais efetivo.

Os benefícios da vitamina C também são estendidos para a aparência geral da pele, vez que o nutriente auxilia na produção de colágeno. Alguns estudos apontam que a vitamina C também pode ser um queimador de gordura eficaz.

Uma quantidade diária de 60mg de vitamina C por dia é apenas o suficiente para evitar doenças causadas pela deficiência desta vitamina, tais como o escorbuto, feridas que não cicatrizam e sangramento nas gengivas. Para desfrutar de qualidade de vida e saúde plena, a quantidade recomendada para mulheres é de 75mg, enquanto que para os homens o valor aumenta para 90 miligramas. No caso de fumantes, uma quantidade diária de 110mg para mulheres e 125mg para homens é sugerida. Níveis mais elevados de vitamina C são necessários quando o paciente está em condição de febre, trauma ou infecção.
20 alimentos naturais ricos em fontes de vitamina C
Abacaxi: 1 abacaxi de aproximadamente um quilo possui cerca de 500mg de vitamina C, além de outros nutrientes como fibras, cálcio e potássio. O abacaxi fresco também possui um baixo teor de gordura e colesterol.
Acerola: 100 gramas de acerola possuem cerca de 1.677mg de vitamina C. A acerola também contém vitamina A, folato (uma vitamina hidrossolúvel do complexo B), niacina e outros nutrientes.
Alho-poró: 100 gramas de alho-poró possui 118mg de ácido ascórbico.
Bananas: são ricas em diversas vitaminas, incluindo a vitamina C.
Batata: 100 gramas de batata cozida, seca ou em forma de purê contém aproximadamente 81mg.
Brócolis: 1 xícara de chá de brócolis cru contém 231 mg de vitamina.
Caqui: um caqui contém cerca de 66mg da vitamina.
Cebolinha: 100 gramas de cebolinha contém 660mg de vitamina C, além boas quantidades de vitaminas A, B6, niacina, riboflavina, tiamina, ácidos graxos polinsaturados, fibra dietética etc.
Couve-flor: um pé grande de couve-flor pode chegar a concentrar mais de 450mg de vitamina c.
Goiaba: 100 gramas de goiaba contém 228mg de vitamina C, além de vitaminas A, B-6, E e K, niacina, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, dentre outros.
Kiwi: 1 kiwi contém aproxidamente 105 miligramas de vitamina C.
Lichia: 100 gramas de lichia seca possui 183mg e mais de 3g de niacina.
Laranja: 100 gramas de laranja possuem cerca de 136mg de vitamina C. O suco de laranja concentrado possui quantidades superiores de vitaminas. A laranja também contém outros nutrientes como vitamina A, vitamina B6, niacina, riboflavina, cálcio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Uma laranja pequena possui cerca de 50 mg de vitamina C e 42 calorias.
Limão: a vitamina C é mais concentrada na casca de limão, sendo recomendado o consumo do suco de limão batido com a casca (também conhecido como limonada-suíça), que chega ter até 129mg de vitamina C a cada 100 gramas, além de boas quantidades de cálcio e potássio.
Morango: Apenas uma porção de morangos já fornece grande parte da exigência diária de vitamina C do corpo, além de reduzir o estresse por causa de seu alto teor de fibras e antioxidantes, que também ajudam na prevenção de doenças cardíacas.
Pêssego: 5 fatias de pessêgo possuem cerca de 73mg de vitamina C.
Pimentas: as pimentas são os alimentos com maiores concentrações naturais de vitamina C. Várias pimentas verdes e vermelhas podem conter mais de 20% dessa vitamina em sua composição.
Salsinha: 1 xícara de chá de salsinha fresca (250ml) possui em 335mg de vitamina C, 3300mg de niacina, 21 gramas de vitamina A, 4 gramas de vitamina K e 15.62mg de ferro.
Tomate: cada grama de tomate tem 1mg de vitamina C, além de boa quantidade de boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados.
Tomilho: 1 colher de chá de tomilho fresco possui 1.3mg de ácido ascórbico e mais de 38mg de vitamina A.

*OBS: os valores nutricionais são aproximados, vez que a quantidade de nutrientes contidas em cada alimento é variável de acordo com a espécie, variedade, tamanho, dentre outros fatores biológicos. Os valores utilizados foram baseadas em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

VÍDEO – ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alimentos-ricos-em-fontes-de-vitamina-c.html

BENEFÍCIOS DA DIETA DO ABACAXI PARA EMAGRECER


A dieta do abacaxi pode ser uma boa alternativa para pessoas que desejam emagrecer consumindo menores quantidades de açúcar ao substituir o consumo de doces pela fruta fresca.O abacaxi (Ananas comosus) é um dos frutos mais populares consumidos em todo mundo. O abacaxi pode ser cortado e servido de várias formas, sendo utilizado como complemento para saladas de frutas, sobremesas, geleias e outras receitas ou até mesmo sendo consumido em forma de suco natural refrescante.

Benefícios da dieta do abacaxi para emagrecer


A fruta fresca do abacaxi, apesar do sabor realmente doce, possui menos valor calórico e quantidade de gorduras do que a maioria dos outros doces confeitados disponíveis no mercado, sendo uma ótima opção de sobremesa em dietas para perda de peso. Uma fatia de abacaxi contém cerca de 40 calorias provenientes do açúcar da fruta, sendo praticamente isento de gordura. O abacaxi também possui fibras, vitaminas A e C, manganês, antioxidantes, polissacarídeos (pectina) e enzimas digestivas naturais (bromelina).

A fibra ajuda a promover uma sensação de saciedade para o corpo, assim como o alto teor de água da fruta. O abacaxi é uma das maiores fontes vegetais de manganês, capaz de suprir quase toda a necessidade diária do mineral, que fortalece os ossos e tecidos do corpo. Há também a pectina, que juntamente com a vitamina C, previne o inchaço. O abacaxi também contém bromelaína, que promove a força e elasticidade muscular, sendo conhecida para evitar o aparecimento da celulite.

A ação antixiodante do abacaxi se deve a grande disponibilidade de enzima superóxido dismutase, que combate os radicais livres que causam danos às células do corpo. O abacaxi também possui cobre e tiamina, além de uma considerável quantidade de vitamina C. A bromelina, uma das principais enzimas presentes no abacaxi, é um catalisador natural que ajuda na digestão e decomposição de proteínas. A bromelaína é um suplemento dietético popular, mas há muito pouca investigação científica que suporta todos os usos relacionados com a saúde da bromelina, sendo uma enzima proteolítica, o que significa que digere proteínas.

Para obter todos os benefícios da dieta do abacaxi, é necessário saber escolher a melhor fruta. Um abacaxi maduro libera um aroma doce desde sua base (exceto quando é mantido condicionado em temperaturas mais frias). A escolha do melhor abacaxi não deve ser feita pela cor, vez que vários abacaxis maduros possuem variedades de cores diferentes.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/abacaxi-emagrece-dieta-do-abacaxi-emagrecer.html

BENEFÍCIOS DAS SEMENTES DE CHIA


Sementes de chiaA sementes de chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que possui a concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. A semente também possui antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. A chia é nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México, onde foi muito valorizada como fonte de alimento pelos Astecas.


Benefícios das sementes de chia

As serem embebidas em água por alguns minutos, as sementes de chia formam um gel rico em fibras solúveis que absorvem grande quantidade de liquidos, permitindo que o corpo se mantenha hidratado por mais tempo, o que também facilita a prática de exercícios físicos de maior intensidade e duração. No estômago, misturadas com suco gástrico, as sementes de chia se tornam gelatinosas, criando uma barreira entre as enzimas digestivas e carboidratos, que são absorvidos mais lentamente.

A semente de chia absorve mais de 9 vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada de saciedade. Consumida no café da manhã ou antes das refeições, a chia pode reduzir a vontade de comer açúcares, o que a torna ideal em dietas para perda de peso. Além de misturada em água, a chia também pode ser embebida em outras líquidos saudáveis, incluindo sucos naturais.

Muitos praticantes de corridas de longa distância em algumas partes do mundo consomem a chia regularmente, vez que ela aumenta a resistência muscular, inclusive na prevenção e recuperação de lesões, e beneficia o condicionamento físico. O gel das sementes da chia cria uma barreira entre as enzimas e os hidratos de carbono que permitem converter carboidratos em açúcar lentamente, e dá o impulso da energia por um longo período de tempo, ajudando a amentar a resistência do corredor ou de qualquer outro praticante de esporte.

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos omega-3, ferro, magnésio e outras vitaminas e mineirais, como o cálcio, que tornam os ossos mais fortes, beneficiando toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo. A chia também é muito útil na perda de peso, vez que a mesma dá uma maior sensação de saciedade e nutrição ao corpo.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/sementes-de-chia-beneficios.html

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALHO EM CÁPSULAS E CRU


O óleo de alho é encontrado em cápsulas de alho extraídas de destilação a vapor ou forma líquida.O óleo de alho, suplemento nutricional muito popular, tem sido produzido nos últimos 80 anos. Misturado com óleo vegetal – oléo de alho cru – ou sendo processado em forma de cápsulas de óleo de alho. Possui rica composição de vitaminas A1, B2, B6, C, aminoácidos, adenosina, enzimas e sais minerais como ferro, selênio, silício e iodo, além de alicina, ajoeno e outros compostos. Também é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e previnem contra o aparecimento de vários tipos de doenças. O alho tem sido usado pelo homem há séculos como um remédio natural para uma variedade de problemas médicos, tais como infecções respiratórias, problemas intestinais, doenças de pele e vermes. Durante as guerras, o alho foi utilizado para o tratamento de feridas e para combater infecções, por meio de aplicação direta.

O óleo de alho cru é feito do alho picado, amassado e marinado em óleo vegetal por pelo menos 24 horas. O outro método de produzir o óleo de alho é retirando o óleo natural do alho por meio de destilação a vapor. Já a vantagem de se preferir tomar cápsulas de alho se dá justamente pelo fato de que o “bafo de alho” é praticamente inexistente neste caso. O alho e seus subprodutos são famosos por seus benefícios de saúde.
Benefícios do óleo de alho

O alho ajuda a regular o colesterol, reduzindo os níveis de LDL – o mau colesterol – e aumentando os níveis de HDL – o colesterol bom – fator importante para quem pretende emagrecer, além de beneficiar o sistema imunológico e oferecer proteção contra doenças cardíacas, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames, fator de risco principalmente para pessoas com sobrepeso. O consumo em forma de cápsulas pode evitar problemas de indigestão, que podem ocorrer em algumas pessoas que consomem o alho fresco.

Ambas as variantes do óleo de alho possuem seus próprios benefícios medicinais. O óleo de alho derivado do método de destilação a vapor – alho em cápsulas – contém DADS e DATs (sulfetos antioxidantes). Os sulfetos contém algumas propriedades antibióticas, ajudam a combater o câncer e fortalecer o sistema imunológico. Esses sulfetos são distribuídos por todo o corpo pelo sistema linfático.

O óleo de alho decorrente do método da marinação não contem muitos sulfetos antioxidantes como as cápsulas de alho, mas em contrapartida, possui grandes quantidades de propriedades antibióticas, assim como uma forte capacidade de inibir a formação de coágulos sanguíneos, devido ao composto químico conhecido como ajoene. O óleo de alho em forma líquida também proporciona benefícios para o sistema circulatório, além de ajudar o coração.

O óleo de alho possui a capacidade de prevenir o desenvolvimento de tumores. É especialmente eficaz contra o desenvolvimento dos cânceres de próstata e estômago. Realizado nos Estados Unidos, o “Estudo Iowa de Saúde da Mulher” monitorou 41 mil mulheres e seu consumo de alho. As mulheres que tomaram alho apresentaram 35% de chance menor de contrair cancro do cólon.
Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de alho

O consumo de suplementos de alho em combinação com o uso de alguns remédios diluentes de sangue, como a aspirina, pode causar efeitos colaterais adversos, vez que o alho é um afinador natural do sangue, sendo recomendado a cessação imediata do uso ao qualquer sinal aparecimento de sintoma adverso. O grande perigo da fabricação e consumo do óleo de alho caseiro é que a toxina do botulismo pode se desenvolver no alho cru quando o óleo é armazenado de forma inadequada por longos períodos de tempo.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/oleo-de-alho-beneficios.html

BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA-3


Fontes naturais de ômega-3

O ômega-3 é um ácido graxo poliinsaturado que oferece excelentes benefícios para a função cognitiva e cérebro, reduz o risco de doenças vasculares e até pode auxiliar no combate a alguns tipos de câncer. O ômega-3 também é assemelhado ao bom desenvolvimento do bebê durante a gravidez, saúde mental, humor, perda de peso e no tratamento de várias condições de saúde, incluindo dores nas articulações e Mal de Alzheimer, além de beneficiar a saúde geral do corpo.
Fontes naturais de ômega-3 e ômega-6






O ácido graxo omega-3 é encontrado predominantemente no óleo de peixes, no entanto, alguns abacates, ervas e outros alimentos também possuem o ácido graxo. O óleo da abóbora (Cucurbita pepo) é uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais incluindo ômega-3 e ômega-6. A linhaça (Linum usitatissimum), portulaca (Portulaca pilosa) e as sementes de chia (Salvia hispanica) também possuem ômega-3 e ômega-6. A adição destes ácidos graxos na dieta aumenta a energia, foco mental e vitalidade.
Os benefícios do ácido graxo ômega-3 para perda de peso

Pesquisadores japoneses descobriram que rico óleo de peixes omega-3 pode reduzir o ganho de peso corporal, aumentando o metabolismo da gordura. Camundongos de laboratório que foram alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com oito por cento de óleo de peixe ganharam menos peso e mais gordura metabolizada do que suas contrapartes que não receberam o suplemento.

Os pesquisadores relataram que o grupo suplementado com o omega-3 apresentou aumento dos níveis de genes relacionados ao metabolismo lipídico, incluindo carnitina, citocromo e enzima málica. Além disso, a ingestão de ômega-3 aumentou a atividade das enzimas relacionadas ao metabolismo, especificamente as enzimas relacionadas com a beta-oxidação de ácidos graxos, ômega-oxidação, e málico foi maior na dieta com suplementação de ômega-3 em comparação àqueles que receberam apenas a dieta rica em gordura.

Investigadores australianos relataram que uma combinação de suplementos de óleo de peixe e exercícios físicos conduziu a uma redução da massa gorda em cerca de 1,5 kg, bem como indicou marcadores de melhora na saúde do coração. Os pesquisadores da University of South Australia, em Adelaide, estudaram 75 adultos com sobrepeso e faixa etária entre 25 e 65 anos. Foi relatado que os que receberam suplementação de ômega-3 diariamente (260mg de ácido docosahexaenóico (DHA) e 60mg de ácido eicosapentaenóico (EPA) apresentaram diminuição em cerca de 14 por cento dos níveis de triglicerídios no sangue e aumento de dez por cento dos níveis plasmáticos de colesterol HDL em relação ao montantes iniciais¹.
Benefícios do ômega-3 Para a saúde das articulações

O ômega-3 cada vez mais tem sido relatado como um suplemento útil para beneficiar a saúde das articulações. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ser a razão disto. Um estudo recente mostrou que os ácidos graxos omega-3 combinados com glucosamina pode ter mais benefícios do que o uso isolado da glucosamina.

Os resultados mostraram que a combinação de sulfato de glucosamina (1.500 mg por dia) e os ácidos graxos ômega-3 (que fornecem 444mg de óleo de peixe, dos quais 200 mg, foram os ácidos omega-3), reduziram significativamente a dor, em comparação ao uso isolado da glucosamina. A glucosina e ômega-3 agiram sinergicamente. Ao mesmo tempo que os ácidos graxos ômega-3 inibiram o processo de inflamação na osteoartrite, o sulfato de glucosamina apoiou na reconstrução da substância da cartilagem que havia sido perdida.²
Benefícios do ômega-3 na prevenção do Mal de Alzheimer

Pesquisadores americanos descobriram que um aumento da ingestão do ácido graxo ômega-3 e do ácido docosahexaenóico (DHA) pode impulsionar a produção de uma proteína conhecida por destruir as placas associadas com a doença de Alzheimer.

Células de seres humanos foram usados pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) para mostrar que a produção de DHA induzida da proteína LR11 pode reduzir o acúmulo de placas de depósitos de beta-amilóide, que resultam em danos às células do cérebro e ao surgimento do Mal de Alzheimer.

Um novo estudo investigou se o ômega-3 e o DHA podem aumentar os níveis de LR11, vez que altos níveis de proteína LR11 foram relatados para evitar a formação de placa, enquanto os baixos níveis nos pacientes pode ser um fator causador da doença. Os pesquisadores descobriram que mesmo baixas doses de DHA aumentaram os níveis de LR11 em neurônios de ratos. Além disso, o DHA na dieta aumentou os níveis de proteína LR11 em cérebros das cobais mais velhas que foram geneticamente modificadas para desenvolver o Mal de Alzheimer.

Os efeitos positivos dos níveis de LR11 e DHA e à proteção contra o Alzheimer também foi encontrada nos testes usando a linha de neurônios humanos. Coincidentemente, as pessoas que vivem sob a égide da dieta do Mediterrâneo, rica em ômega-3 possuem a menor incidência do Mal de Alzheimer.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/beneficios-alimentos-omega-3.html

LEITE DE SOJA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Leite de SojaO leite de soja é consumido há séculos, sobretudo por pessoas sensíveis ou intolerantes à lactose ou por aquelas que bebem por motivos pessoais, vez que o leite de soja beneficia o bem-estar e a saúde, além de possuir menos colesterol do que o leite de vaca e de outros animais.

O leite de soja é uma alternativa popular entre os laticínios no Ocidente, além de ser uma bebida tradicional na China, Japão e outras regiões da Ásia. O leite de soja é obtido a partir de grãos de soja que são mantidos durante muitas horas de molho em água, sendo triturados e aquecidos logo em seguida. O leite de soja é um produto que pode facilmente substituir o leite de vaca, vez que possui todas as propriedades, além de trazer uma composição importante de vitaminas, cálcio e gordura vegetal.
Benefícios do leite de soja

O leite do soja é rico em proteína de soja, considerada de alta qualidade, vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Os aminoácidos de soja combinam muito bem com os aminoácidos dos cereais. Os derivados de soja são uma boa fonte de lecitina e vitamina E, um antioxidante natural. A partir da pasta e do leite de soja, um grande número de produtos pode ser preparado, incluindo queijos, almôndegas, pudim, sorvete, patê, iogurte, kefir, cremes diversos, chocolate, sopa, bife, maionese, biscoitos e pães.

Vários estudos indicam que a ingestão regular de alimentos de soja, como o leite de soja, podem ajudar a prevenir câncer de hormônios relacionados, tais como câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon. A soja contém compostos chamados isoflavonas naturais, conhecidos como estrógenos, que proporcionam muitos benefícios à saúde. O leite de soja possui todo o valor nutricional do leite de vaca (incluindo cálcio) sem os antibióticos, hormônios, gordura, colesterol, excesso de proteínas, ou ligações com diabetes e outras doenças.

Além disso, os fitoquímicos encontrados em abundância no leite de soja servem para reduzir o risco de cancro, especialmente as isoflavonas genisteína e daidzeína. Também há evidências de que as isoflavonas em particular, auxiliam na prevenção da osteoporose e redução da perda de cálcio dos ossos. O leite de soja também tem estrogênio e pode reduzir os efeitos dos sintomas da menopausa. O consumo da proteína da soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol e diminuir a incidência de aterosclerose. A soja também tem sido um meio eficaz de gestão da diabetes através da sua capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/leite-de-soja-beneficios-propriedades.html

GUARANÁ EM PÓ: BENEFÍCIOS PARA EMAGRECER


Guarana em póO guaraná (Paullinia cupana) é uma planta nativa da Amazônia, sendo muito conhecida por suas propriedades estimulante. Em forma de cápsulas ou pó de guaraná é muito indicado por nutricionistas em dietas para perda de peso.


Benefícios do guaraná em pó

O ingrediente principal do guaraná em pó é a guaranina, um alcaloide que possui propriedade quase idêntica à cafeína. O guaraná possui aproximadamente o dobro da dose de guaranina (cafeína) dos grãos de café. Nas plantas, a cafeína funciona como um mecanismo de proteção contra patógenos e insetos que poderiam prejudicar o desenvolvimento do vegetal. O guaraná em pó tem sido utilizado como um agente emagrecedor devido aos seus efeitos termogênicos.

A guaranina é um estimulante natural do sistema nervoso, que provoca a liberação de adrenalina no organismo. A adrenalina (epinefrina) é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor secretado pelas glândulas suprarrenais que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. A atividade causada pela adrenalina promove a queima de gordura e aumenta a frequência cardíaca. Estas qualidades são ideias para auxiliar na perda de peso quando acompanhadas de exercícios, como caminhadas ou academia. Além da guaranina, o guaraná também contém outros compostos da família xantina, como a teobromina e a teofilina, que contribuem para o seu efeito estimulante. Outros componentes incluem taninos, polifenóis e amido. O pó de guaraná é feito pulverizando os frutos secos, que se transforma em um pó fino.

Um estudo sobre perda de peso com 67 pessoas durante 8 semanas realizado pelo Centro de Pesquisa de Obesidade do St. Luke’s-Roosevelt Hospital Center e do Departamento de Medicina, comprovou que o grupo que tomou 800 mg de guaraná antes de cada refeição perdeu mais peso e gordura corporal do que o grupo que consumiu placebo (fármaco ou procedimento inerte que pode apresentar efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).
Contraindicações e efeitos colaterais do guaraná em pó

Apesar de ser um estimulante que acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso, o guaraná, assim como outros estimulantes do sistema nervoso, pode causar efeitos colaterais desagradáveis em algumas pessoas, incluindo batimentos cardíacos irregulares, aumento do ritmo cardíaco, palpitação e elevação da pressão arterial.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/guarana-em-po-beneficios-emagrecer.html

ALHO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Alho – Allium sativumO alho (Allium sativum) é uma planta medicinal também conhecida como garlic (inglês). Pertence a família das Liliáceas.


Benefícios do alho

Alguns médicos já o usaram para tratar cólera, febre tifóide e infecções de tifo. O alho ajuda a proteger o organismo de muitos tipos de doenças infecciosas e da ação de vírus e bactérias, como é o caso da Salmonella. Pessoas que consomem alho em doses adequadas diariamente são muito menos passíveis de serem vítimas de resfriados comuns do que aqueles que não consomem. O alho é usado no tratamento de muitos problemas do sistema circulatório, pois ajuda prevenir a agregação de plaqueta sanguínea.

Na medicina popular, é usado em forma de enema para disenteria. O óleo de alho diluído é utilizado em infecções no ouvido. Em forma de lavagem para feridas gangrenosas e picadas de cobra. A lavagem no pé combate o fungo pé-de-atleta. Na culinária, o bulbo do alho é usado para temperar carnes, sopas, saladas, pães e vários outros tipos de preparos.
Contraindicações e efeitos colaterais do alho

O uso excessivo de alho pode provocar irritabilidade emocional e irritar um pouco o estômago e os rins. O óleo ao ser aplicado diretamente na pele deve ser sempre diluído em óleo vegetal, pois caso seja aplicado puro, com o passar dos minutos, pode queimá-la. Doses grandes durante a gravidez e a fase de amamentação devem ser evitadas. Alguns profissionais de saúde alertaram que o alto teor de enxofre no alho pode causar dermatite e colite, além de destruir a flora natural do intestino.

História e curiosidades

O nome popular em inglês da planta, garlic, deriva do termo anglo-saxão garleac, onde leacsignificava “erva-de-panela” e gar significa “forma de lança”. Os escravos que construíram a piramide de Quéops no Egito eram alimentados com alho para conseguirem obter força adicional. Foi usado também para proteger as pessoas da peste bulbônica (Peste Negra) durante a Idade Média. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a escassez de antibióticos, o alho foi usado como substituto barato. O Allium sativum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alho-beneficios-allium-sativum.html

AZEITE: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Cada tipo de azeite traz benefícios diferentes para a saúde.

Os azeites são excelentes ingredientes na culinária, vez que proporcionam muito sabor e textura aos alimentos. Hoje em dia existe uma grande variedade disponível à venda nos supermercados, incluindo os azeites de oliva, milho, amendoim, sésamo, girassol, dentre outros, cada um com suas próprias características.

Todos os azeites são de origem vegetal e cada um deles tem um uso especial na cozinha. Mais saudáveis e puros que os óleos de cozinha, os azeites são um excelente substituto na culinária, quando usados com sabedoria e moderação. Os azeites possuem ácidos graxos insaturados que ajudam muito a manter a saúde do coração, além disso, a maioria é rica em vitamina E, um excelente antioxidante para a saúde do corpo, sobretudo para os cabelos, unhas e pele.

Quanto quanto ao grau acidez e pureza, se obedece os seguintes critérios:
azeite extra-virgem – acidez igual ou inferior a 1%;
virgem – acidez entre 1,1% e 2%;
virgem comum – acidez entre 2,1% e 3,3%;
impróprio para o consumo – acidez superior a 3,3%. Neste caso, o azeite “perde” a virgindade e deve ser refinado. Como o azeite refinado perde o aroma de azeitona, ele geralmente é misturado com um pouco de azeite virgem para ser rotulado como azeite de oliva, sem adjetivo algum.

Apesar de todos esses benefícios, deve-se sempre lembrar que a maioria dos azeites possui bastante gordura e não deve ser consumido indiscriminadamente. Abaixo, veja alguns tipos de azeites que você pode encontrar e consumir no seu dia a dia, observando as características próprias de cada um deles e seu uso na culinária.
Azeite de oliva

Azeite de oliva

Possui sabor muito característico e forte. É extraído do fruto da oliveira, a azeitona. Os tipos de azeite de oliva encontrados (extra virgem, virgem e puro) se referem à acidez e a preservação das propriedades aromáticas de cada tipo. O azeite de oliva puro é o que possui o sabor mais suave e contém uma grande quantidade de ácidos graxos monossaturados e polissaturados. É muito utilizado como tempero para saladas, contudo, deve-se ter atenção ao utilizá-lo para frituras, vez que o alto calor pode destruir características nutricionais dos alimentos.
Azeite de milho

Azeite de milho

Possui um sabor quase imperceptível, o que faz dele ideal para ser usado em quase toda preparação de alimentos na cozinha, seja para fritar ou assar seus pratos preferidos.
Azeite de amendoim

Azeite de amendoim

A capacidade do azeite de amendoim suportar o calor é muito grande, o que permite utilizá-lo para fritar alimentos sob altas temperaturas. Seu sabor é muito forte e o mesmo é utilizado em maior escala na culinária oriental. Não é aconselhável o uso por pessoas alérgicas ao amendoim.
Azeite de sésamo

Azeite de sésamo

Possui sabor extremamente forte, semelhante ao sabor de uma noz. É utilizado em algumas receitas da culinária asiática e ainda pouco conhecido no Brasil. Também pode ser utilizado como tempero para saladas.
Azeite de girassol

Azeite de girassol

Também conhecido como óleo de girassol, é uma opção cada vez mais popular no Brasil. Possui a maior quantidade de vitamina E em comparação aos outros azeites vegetais. É versátil e possui sabor suavizado. É um antioxidante natural que protege as células contra os radicais que causam câncer, além de prevenir contra infecções e doenças. O azeite de girassol é rico em calorias e deve ser consumido em pequenas quantidades.¹.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/

DIABETES MELLITUS: CAUSAS E TRATAMENTO NATURAL

Diabetes mellitus

O diabetes (Diabetes mellitus) é uma doença metabólica crônica que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge cerca de 6% da população mundial. É caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar do sangue. Em casos de falta ou tratamento inadequado pode causar vários outras complicações, como insuficiência renal, infartos, derrame cerebral, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.
Causas do diabetes

Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem ser herdáveis, contudo, o tipo 1 é mais comum no quesito herança genética, atingindo cerca de 10% dos casos. O tipo 2 é geralmente contraído por excesso de hábitos não saudáveis e atinge principalmente obesos e hipertensos, sendo mais comum com o avanço da idade. Tem como causa principal a autoimunidade das células à insulina e compreende cerca de 90% de todos os casos de Diabetes mellitus.

O diabetes tipo 2 costuma ser mais complicado que o tipo 1. O termo diabetes geralmente se refere à Diabetes mellitus, mas existem muitas outras condições mais raras da doença. A mais comum delas é a diabetes insípida (diabetes insipidus) e sintomas são similares aos da diabetes mellitus, com a distinção de que não ocorre a glicosúria e não há hiperglicemia. A diabetes gestacional também envolve uma combinação de secreção e responsividade de insulina inadequados, assemelhando-se à diabetes tipo 2 em diversos aspectos. Ela se desenvolve durante a gravidez e pode melhorar ou desaparecer após o nascimento do bebê. Requer supervisão médica cuidadosa durante a gravidez.

Como viver bem com o Diabetes mellitus?

É extremamente importante a educação, o acompanhamento da dieta, exercícios físicos e monitoração própria dos níveis de glicose, com o objetivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequados. Um controle cuidadoso é necessário para reduzir os riscos das complicações a longo prazo.

Tal controle pode ser alcançado com uma combinação de dietas, exercícios e perda de peso (tipo 2), várias drogas diabéticas orais (tipo 2 somente) e o uso de insulina (diabetes tipo 1 e 2 que não estejam respondendo à medicação oral). Além disso, devido devem ser feitas modificações no estilo de vida de modo a controlar a pressão arterial e o colesterol, se exercitar mais, fumar menos e consumir alimentos apropriados para diabéticos, e se necessário, tomando medicamentos para reduzir a pressão.

Existem algumas ervas medicinais, remédios naturais e suplementos que são benéficas para diabéticos, vez que regulam a taxa de açúcar no sangue e podem substituir o açúcar e outros adoçantes. Ervas para diabetes como o mirtilo, ginseng, gymnema sylvestre, chicória, jamelão e melão-amargo são muito populares no tratamento natural do diabetes.

Saiba mais

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/canela-planta-emagrecer-diabetes.html

PSORÍASE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO NATURAL


Fotos de pacientes com psoríase.A psoríase é uma doença crônica inflamatória genética autoimune que ocorre na pele (autoimunidade é a falha de um organismo em reconhecer as suas próprias partes constituintes, permitindo uma resposta imunológica contra as suas próprias células e tecidos). A psoríase afeta quase 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. É mais incidente em pessoas de pele mais clara, entre 20 e 50 anos, sem distinção entre homens, mulheres e até mesmo crianças.


Causas da psoríase

As causas do aparecimento da psoríase ainda não foram totalmente explicadas, mas se sabe que ela altera o sistema imunológico, o que a torna uma doença autoimune, o que faz com que as células de defesa do corpo ataquem equivocadamente as células do corpo saudáveis. Isso ocorre porque algumas células-T (leucócitos), são estimulados em excesso e atuam de forma até dez vezes mais rápida que o normal.
Sintomas da psoríase

A psoríase é uma doença de pele que afeta o ciclo de vida das células da pele. A psoríase provoca o acúmulo rápido de células na superfície da pele, formando grossas escamas e manchas pruriginosas, secas e avermelhadas, que são, por vezes, dolorosa. As manchas na pele aparecem, em geral, no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, sendo que em alguns casos podem se espalhar por toda a pele e causar coceiras e desconforto, no entanto, a psoríase não é contagiosa.
Tratamento natural para psoríase

Ainda não existe cura definitiva para a psoríase, mas vários tratamentos podem oferecer alívio significativo. Mudanças no estilo de vida, tais como a utilização de cremes de cortisona, menor exposição da pele a luz natural, além de remédios naturais, plantas medicinais e outros medicamentos podem aliviar os sintomas da psoríase.

Remédios, loções, pomadas e cremes a base de vegetais (ervas curativas) aplicados diretamente na pele podem limpar a pele irritada e diminuir a coceira e, dependendo do caso, reduzir o inchaço, desobstruir os poros da pele, diminuir a taxa de crescimento das células e suprimir o sistema imunológico do paciente.
Cortisona



CortisonaA cortisona e os esteróides mais novos (medicamentos à base de hormônios) podem remover as placas em quase metade dos casos cerca de 50% dos casos quando aplicados diretamente na pele afetada.


Ácido fumárico



Ácido fumáricoHá uma evidência crescente de que o ácido fumárico pode ajudar a manter a psoríase sob controle. Este tratamento envolve o uso de um éster de ácido fumárico, comumente usado na indústria alimentícia como aditivo alimentar, em substituição ao ácido cítrico. As cápsulas de éster de ácido fumárico têm sido utilizadas em ensaios clínicos na University Medical Centersna Suíça, Alemanha, Japão e Holanda. Em um estudo recente, 80 por cento dos 285 pacientes envolvidos relataram melhora acentuada, e 52 por cento dos pacientes estavam completamente livre de lesões psoriática.



Vitamina E


Vitamina EA vitamina E sempre foi valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele.



Cartilagem de tubarão


Cartilagem de tubarãoA cartilagem de tubarão é muito útil porque possui propriedades anti-inflamatórias. Ela impede a formação de novos vasos sanguíneos que são conhecidos por agravar a psoríase.


Ervas medicinais para psoríase



Ervas medicinais para psoríaseApesar de ervas medicinais serem usadas há muito tempo no como tratamento alternativo da psoríase na medicina natural, todo e qualquer uso de medicamentos, sejam eles naturais ou não, devem ser realizados com a supervisão médica. Várias ervas medicinais são usadas no tratamento natural da psoríase, dentre elas: altea (Althaea officinalis), aparine (Galium aparine), arruda-síria (Peganum harmala), babosa (Aloe vera), centelha (Centella asiatica), copaíba (Copaifera officinalis), linhaça (Linum usitatissimum), morugem (Stellaria media, pinheiro-bravo (Pinus sylvestris), poejo (Mentha pulegium), salsaparrilha (Smilax officinallis), vidoeiro (Betula alba), zimbro (Juniperus communis), dentre outras inúmeras ervas medicinais.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-psoriase.html

HALITOSE: TRATAMENTO DO MAU HÁLITO COM ERVAS

O mau hálito, também conhecido como halitose, se caracteriza pelo cheiro desagradável expelido na respiração ou fala de uma pessoa. O número exato de pessoas com halitose não é conhecida, mas sabe-se que é um problema muito comum. Um teste simples para descobrir se você possui mau-hálito é lamber o interior do próprio pulso. Após a saliva secar, basta cheirar a parte lambida. Se for detectado um cheiro desagradável, isso é sinal de que a pessoa é susceptível a ter mau hálito. Outra forma simples é a de perguntar ao próprio dentista, que ainda será capaz de aconselhar sobre o tratamento adequado para se tomar.

A maioria dos casos de mau hálito vem de bactérias (germes) ou detritos que se acumulam dentro da boca. Além disso, após uma noite de sono, a maioria das pessoas têm algum grau de mau hálito. Isso é normal e ocorre porque o boca tende a ficar ressecada e estagnar durante a noite. Geralmente desaparece com o decorrer do dia.

O mau hálito (xerostomia) associado com a boca seca é causada por uma redução no mecanismo de limpeza da boca, como resultado da redução do fluxo de saliva. Há muitas causas de uma boca seca. A causa mais comum é após uma noite de sono (como mencionado acima). Outras causas de boca seca incluem: desidratação, efeito colateral de alguns medicamentos (por exemplo, antidepressivos tricíclicos), sintoma de alguma doença, radioterapia na região da cabeça e pescoço.

Produtos químicos nos alimentos podem entrar na circulação sanguínea e, em seguida serem respirados para fora dos pulmões. A maioria das pessoas está familiarizada com o cheiro do alho, alimentos picantes e bebidas alcoólicas na respiração de pessoas que tenham recentemente comido ou bebido estes. Vários outros alimentos e medicamentos podem causar cheiros. Este tipo de mau hálito é temporário e facilmente curado.

Além disso, o cigarro e outros fumos, além de outras causas médicas mais incomuns, causam mau hálito. Veja abaixo algumas ervas que podem ser úteis no combate ao mau hálito.
Alfafa – A raiz pode ser descascada, seca e desfiada (batendo com um martelo por exemplo) para ser utilizada como uma espécie de escova de dentes, vez que a planta possui propriedades para combater a halitose.
Anis-Estrelado – Basta mastiga um pedaço de Anis-Estrelado logo após as refeições para refrescar a respiração.
Cardamomo – Como o Cardamomo refresca a respiração, muitas pessoas mastigam a plantas logo após ingerirem álcool, para esconderem seu estado etílico.
Cravo-da-Índia – Durante a dinastia Han na China (207 a.C. – 220 d.C.), todas as pessoas que se dirigissem diretamente ao imperador deveriam segurar o Cravo-da-Índia em suas bocas, para não ofendê-lo com suas respirações. É dito que a sucção de dois Cravos-das-Índias inteiros sem mastigar ou engolir ajuda a restringir o desejo para ingerir álcool.
Endro – As sementes do Endro são mastigadas e engolidas para refrescar a respiração.
Hortelã – Para livrar-se do mau hálito, é aplicado uma gota do óleo essencial puro do hortelã-pimenta diretamente na língua. Ele pode refrescar a respiração de forma rápida e natural. O gargarejo, várias vezes ao dia, deixando o líquido o maior tempo possível na boca de cada vez, também ajuda na cura da halitose.
Mirra – O líquido da planta é usado para limpeza bucal para halitose.
Orris- A planta é mastigada para refrescar a respiração.
Sene – Usada como líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-halitose-mau-halito.html