IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SEQUÊNCIA DE IMAGENS - ANIVERSÁRIO









As imagens acima podem ser exploradas de diversas maneiras, além da tradicional produção de texto a partir de figuras. Veja as sugestões:

* Trabalhe leitura e escrita de receitas: bolo, brigadeiro...;

* Trabalhe com escrita e leitura de listas de coisas que têm no aniversário;

* Atividade de escrita espontânea: peça aos alunos que escrevam a música "Parabéns pra você" (com lápis e papel, com alfabeto móvel...);

* Atividade de leitura: entregue a música "Parabéns pra você" para os alunos organizarem (em versos ou palavras, dependendo da hipótese de escrita de cada um);

* Em matemática, crie situações-problema, como:

1- Para a festa do aniversário de Cláudia, foram convidados 25 amiguinhos. Mamãe fez 60 brigadeiros. Cada convidado poderá comer 2 brigadeiros?

2- Em seu aniversário, Cláudia cortou o bolo em 30 pedaços. Quantos pedaços cada um de seus 25 convidados poderá comer? Sobrará algum pedaço? Quantos?

3- Com uma garrafa de refrigerante, mamãe encheu 5 copinhos. Quantos copinhos ela conseguirá encher com 8 garrafas?

4- Cada convidado da festa ganhou uma sacolinha surpresa com 6 brindes. Quantos brindes foram distribuídos na festa, sabendo que havia 25 convidados?

5- Caio, Júlia e Felipe são irmãos. Cada um levou para casa uma sacolinha surpresa. Quantos brindes os três levaram juntos?

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/sequncia-de-imagens-aniversrio.html

Resultado da Quina 3714, quinta, 12/02/2015

Resultado da Quina 3714, quinta, 12/02/2015

O resultado da Quina 3714 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 12/02/2015, quinta-feira, a partir das 20:25 horas.

A Quina 3714 ocorrerá no dia 12 de fevereiro de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 2.200.000,00 para quem acertar o resultado da Quina 3714. Quem acertar a QUADRA com 4 números ou o TERNO com 3 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 5 números no resultado da Quina concurso 3714 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Quina 3715.
Os valores de cada prêmio da Quina 3714 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 3714 DATA 12/02/2015
19
23
26
53
56
 
QUINAQUADRATERNO
prêmio
1.116.044,512.375,1684,44
ganhadores
x 2x 263x 10.567
Mapa : atualizando em 50 segundos
Próximo Sorteio: 13/02/2015Prêmio Estimado: R$ 500.000,00
 
 
  

Sorteio da Quina 3714

O sorteio da Quina 3714 será realizado em Osasco, São Paulo, nos estúdios da Rede TV ao vivo, e o resultado da Quina 3714 será divulgado a partir das 20:25 horas no painel de resultado do GIGA-SENA.
Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.

O resultado da Quina é divulgado de segunda à sábado, todas as semanas. Quando feriado o sorteio é transferido para o dia seguinte. Se o dia seguinte ao feriado for um domingo o dia de transferência do sorteio da Quina passa a ser a segunda-feira.

Apostando no concurso da Quina 3714

Para apostar no concurso da Quina 3714 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80. Em um único jogo você pode escolher entre 5 e 7 números com os respectivos custos de aposta por jogo:
  • 5 números: R$ 1,00
  • 6 números: R$ 4,00
  • 7 números: R$ 10,00
As probabilidades de acerto na Quina das apostas acima são:
ApostaQuinaQuadraTerno
5 números1 chance em 24.040.016 jogos1 em 64.1061 em 866
6 números1 chance em 4.006.669 jogos1 em 21.6571 em 445
7 números1 chance em 1.144.762 jogos1 em 9.4091 em 261
Em um único volante de apostas da Quina é possível marcar até 2 jogos. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Quina em branco e marque entre 1 e 8 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Quina. Basta marcar 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos.

Se desejar apostar em grupo na Quina 3714 você ainda pode fazer o Bolão CAIXA para dividir em cotas por apostador. Assim, cada apostador recebe um bilhete de apostas com todos os jogos realizados para conferência e se ganharem cada um pode retirar a sua parte no prêmio individualmente. A Caixa irá garantir que cada apostador receba a parte do prêmio a que tem direito.
O valor mínimo do Bolão da Quina 3714 é de R$ 10,00, ou seja, 10 jogos de 5 números, e cada cota não pode ser inferior a R$ 3,00 com o mínimo de 2 e máximo de 25 cotas. No volante de apostas da Quina há um campo onde se marca o número de cotas.
Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas próprias Casas Lotéricas onde poderá ser cobrada Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor de cada cota.

Aos ganhadores da Quina 3714

Caso você seja um dos ganhadores da Quina 3714 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.787,77. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Quina 3714 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Quina 3714. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Quina 3714 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Quina 3714 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Quina 3714 não foi retificado.

Resultado da Timemania 688, quinta, 12/02/2015

Resultado da Timemania 688, quinta, 12/02/2015

O resultado da Timemania 688 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 12/02/2015, quinta-feira, a partir das 20:10 horas direto do Caminhão da Sorte.

A Timemania 688 ocorrerá no dia 12 de fevereiro de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 1.600.000,00 para quem acertar o resultado da Timemania 688. Quem acertar 6, 5, 4 ou 3 números, ou o Time do Coração, também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 7 números no resultado da Timemania concurso 688 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Timemania 689.
Os valores de cada prêmio da Timemania 688 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 688 DATA 12/02/2015
26
33
37
38
46
64
74
Time do Coração
PORTUGUESA/SP
 
7 acertos6 acertos5 acertos4 acertos3 acertosTime
prêmio
0,00103.038,30981,316,002,005,00
ganhadores
x 0x 1x 150x 3.051x 30.368x 8.195
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 14/02/2015Prêmio Estimado: R$ 1.900.000,00
 
 
  

Sorteio da Timemania 688

O sorteio da Timemania 688 será realizado no Caminhão da Sorte em Porto Seguro, Bahia, Praça do Relógio, Centro, e o resultado da Timemania 688 será divulgado a partir das 20:10 horas no painel de resultado do GIGA-SENA. Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Timemania é divulgado na terça-feira, quinta-feira e sábado, todas as semanas. Quando feriado, o sorteio é transferido para o dia seguinte.

Sobre a premiação na Timemania

Os valores dos prêmios para quem acertar 3 ou 4 números, ou o Time do Coração, são fixos:
  • 3 números: R$ 2,00
  • 4 números: R$ 6,00
  • Time do Coração: R$ 5,00
Somente após definido o valor total dos prêmios fixos é que os prêmios para quem acertar 5, 6 ou 7 números são apurados pela Caixa. Deste valor a Timemania acumula 10% da premiação dos concursos de final 1, 2, 3 e 4 para o prêmio principal do concurso de final 5 e o mesmo percentual da premiação dos concursos de final 6, 7, 8 e 9 para o prêmio principal do concurso de final 0.

Apostando no concurso da Timemania 688

Para apostar no concurso da Timemania 688 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80 e 80 Times de Futebol. Em um jogo você deve escolher 10 números e um Time de Futebol ao custo de R$ 2,00 a aposta. As probabilidades de acerto são:
7 Acertos6 Acertos5 Acertos4 Acertos3 AcertosTime do Coração
1 chance em 26.472.637 jogos1 em 216.1031 em 5.2201 em 2761 em 291 em 80
Em um volante de apostas da Timemania você marca apenas 1 jogo. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Timemania em branco e marque entre 1 e 9 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Timemania. Basta marcar 2 ou 4 concursos.

Aos ganhadores da Timemania 688

Caso você seja um dos ganhadores da Timemania 688 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.787,77. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Timemania 688 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Timemania 688. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Timemania 688 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Timemania 688 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Timemania 688 não foi retificado.

ATIVIDADE DE ESCRITA: RECEITA



http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/atividade-de-escrita-receita.html

ATIVIDADES PARA 1ª SÉRIE (2º ANO)





http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/02/atividades-para-1-serie-2-ano.html

SUGESTÕES: CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS



* Para a amiga que pediu sugestões de atividades para trabalhar esse conto, com seus pequenos da Educação Infantil. Espero que goste!


** FANTOCHES **

** MÚSICA **

**ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - OS SENTIDOS **
** CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA **



** ATIVIDADE DE MATEMÁTICA **




** DISCRIMINAÇÃO VISUAL **

FONTE: O BÁU DO PROFESSOR - ED. FAPI

ATIVIDADES A PARTIR DE CONTO - CONTO: "A SOPA DE PEDRA"


CONTO: "A SOPA DE PEDRA"






FONTE: O BAÚ DO PROFESSOR - ED. FAPI

OBS: AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM ELABORADAS POR MIM:


* ATIVIDADE DE ESCRITA *



* ATIVIDADE DE LEITURA *




http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/02/atividades-partir-de-conto.html

SUGESTÕES - PRODUÇÃO DE TEXTO






* FONTE: OFICINA DE TEXTOS - ED. FAPI

NOMES PRÓPRIOS - TRABALHO PEDAGÓGICO COM NOMES PRÓPRIOS


TRABALHO PEDAGÓGICO COM NOMES PRÓPRIOS
Rosa Maria Antunes de Barros


O conhecimento do próprio nome tem duas conseqüências importantes para os alunos que
estão se alfabetizando:
• é uma escrita livre de contexto;
• é uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras.
A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões:
• tanto do ponto de vista lingüístico como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável;
• o nome próprio é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina, para a criança, a ambigüidade na interpretação;
• o nome próprio tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor;
• do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos com nomes faz parte dos intercâmbios sociais da nossa cultura;
• do ponto de vista da estrutura daquilo que está escrito, a pauta lingüística e o referente coincidem.
A escrita de nomes próprios é uma boa situação para trabalhar com modelos de escrita, e isso é conveniente porque esse tipo de modelo oferece informação à criança sobre:
• a forma e o valor sonoro convencional das letras;
• a quantidade de letras necessária para escrever os nomes;
• a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional;
• a realidade convencional da escrita, o que serve de referência para checar as próprias hipóteses.

Algumas atividades

No que se refere ao trabalho pedagógico, têm se mostrado produtivas as situações em que as crianças precisem:
• Consultar listas de nomes ou apelidos.
• Reconhecer a escrita dos nomes dos colegas.
*Identificar diferentes segmentos constituintes dos nomes (sílabas, fonemas/letras), fazendo uso desse conhecimento em outras situações.
• Identificar, em fichas ou cartões, o próprio nome, o dos colegas ou outros.
• Usar/ver a utilização de nomes para marcar desenhos, objetos, utensílios, roupas, trabalhos de classe.
• Copiar nomes em situações em que isso é necessário e/ou faz sentido.
• Montar um nome com letras fornecidas pela professora, em número exato e sem modelo.
• Escrever nomes com letras móveis, sem modelo, selecionando-as dentre um conjunto de letras.
• Escrever o nome do colega nos trabalhos feitos por ele.
• Organizar agenda telefônica, estabelecendo correspondência entre os nomes e os respectivos números de telefone.
• Participar de jogos dos seguintes tipos:
* “forca” com nomes;
* jogo da memória (relacionando fotos e nomes);
* bingo de nomes;
* adivinhações, como por exemplo: “Tenho um cartão com um nome de seis letras, que começa com a primeira letra do nome do Fábio. Qual é?”.
• Participar de outras situações desafiadoras, tais como:
* A professora coloca na mesa as letras dos nomes de quatro alunos: cada um deve encontrar as que pertencem ao seu próprio nome e, depois, com o grupo, procurar quais são coincidentes com as dos outros nomes.
* Descoberta dos nomes que vão sendo escritos na lousa pela professora, a partir das orientações que ela oferece: “Primeiro o S, depois o A… De quem será este nome?” (entre outras possibilidades).
* Utilização de cartões com o nome dos personagens das histórias lidas, misturados a outros com os nomes das crianças, para classificar e analisar, por exemplo:
- quais são os nomes que começam como o de Branca de Neve;
- quais os que têm mais letras que o nome do Pinóquio;
- quais são escritos como o de Chapeuzinho Vermelho.


* FONTE: COLETÂNEA DE TEXTOS - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES - M2U3T4

DOMINÓ - CONTOS DE FADAS



Achei este dominó em um livro didático (PORTUGUÊS - UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO - ED. MODERNA) e não podia deixar de compartilhar com vocês... Dá para ser usado em uma atividade de leitura, onde os alunos ficarão bastante envolvidos (já que o tema é de interesse comum), portanto, a aula ficará mais prazerosa! Além do mais, os alunos terão um importante desafio pela frente (ler sem saber ler), onde terão que usar as estratégias de leitura para descobrir os nomes dos personagens, e com isso estarão avançando em suas hipóteses.
Pode-se aproveitar outro momento e fazer uma lista dos personagens dos contos, bingo...

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/03/domino-contos-de-fasdas.html

ATIVIDADES - CONTOS DE FADAS

ATIVIDADES - CONTOS DE FADAS

* ATIVIDADES DE LEITURA *





* ATIVIDADES DE ESCRITA *










* FONTE: NOVOS CAMINHOS - 1º ANO (ED. DCL)

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO





http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/03/atividades-de-alfabetizacao.html

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO II




















http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/03/atividades-de-alfabetizacao-ii.html

ATIVIDADE 3 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO - Usos do Q

ATIVIDADE 3 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO -
Usos do Q

Caso seus alunos ainda tenham dúvidas quanto aos usos do Q, cometendo erros como a escrita de CEIJO em vez de QUEIJO, PORCINHO em vez de PORQUINHO, ou ainda deixando de incluir o U após a letra Q, proponha esta atividade de releitura com focalização, usando o texto sobre as tartarugas marinhas do projeto de animais marinhos.

Objetivos
* Desenvolver uma atitude de dúvida diante de questões ortográficas.
* Refletir sobre o uso da letra Q.

Planejamento
* Quando realizar? Após a leitura do texto de divulgação científica sobre as tartarugas marinhas.
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais os materiais necessários? Cópias do texto.
* Qual é a duração? Cerca de 40 minutos.

Encaminhamento
* Leia o texto com antecedência, observando a ocorrência de palavras com essa questão. Para facilitar, marcamos as palavras que você pode propor para os alunos discutirem.
* Providencie cópias do texto, no mínimo uma para cada dupla de alunos, permitindo que entrem em contato com a forma escrita das palavras. Explique que vocês farão uma nova leitura do texto, agora observando o uso do Q, pois alguns alunos ainda têm dúvidas. A cada vez que surgirem palavras em que aparece o Q, faça uma interrupção e discuta com eles a forma escrita das palavras.
* Ao finalizar, sugira que discutam com os colegas o que observaram e registrem as conclusões em seus cadernos. Em seguida, socialize as descobertas do grupo e combine com a classe a criação de um lugar especial para registrar essas “descobertas ortográficas”.
* Sugerimos que as descobertas ortográficas sejam anotadas em um cartaz ou em uma parte dos cadernos das crianças.
* Espera-se que os alunos percebam que a letra Q sempre deve ser acompanhada da letra U. Mas não se preocupe se eles não verbalizarem exatamente dessa forma. O essencial é que percebam essa regularidade.
* Atividades desse tipo oferecem oportunidades aos alunos de avançar em seu olhar sobre as normas ortográficas. Procure propor releituras similares para diferentes questões ortográficas.


*FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS - PROFº 2ª SÉRIE (SEE)

ATIVIDADE 2 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO - Usos do G

ATIVIDADE 2 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO - 
Usos do G

Se, no levantamento que você fez sobre os conhecimentos ortográficos de seus alunos, ficar evidente que eles ainda não usam o GU adequadamente, proponha a atividade a seguir.

Piratas
Sérgio Caparelli
Ao cair da tarde
o silêncio geme com o vento
e navegamos no dorso do muro
rumo à Ilha do Tesouro.
Na frente vai Lico,
eu, no meio, a perna bamba
às vezes tocando com a minha a mão de Mariana
que vem atrás.
— Perigo à vista!
Embaixo, no quintal,
um feroz cão policial
rosna, sanguinário, eriçando o pêlo.
Eu, que não temo nada,
tiro da cinta minha espada
e o chamo à luta.
Maior do que eu, cara de serpente,
o cão se ergue nas patas de trás
e me mostra afiados dentes.
Eu pisco pra Mariana, como a dizer,
“Vê, minha namorada, não tenho medo
de nada”.
Logo seguimos em frente,
rumo à ilha do mar baldio
onde enterramos nossos brinquedos
e ainda escuto o rosnado
do cãozinho na corrente.

Objetivos
* Desenvolver uma atitude de dúvida diante de questões ortográficas.
* Refletir sobre os usos da letra G.


Planejamento
* Quando realizar? Após a leitura do texto.
* Como organizar os alunos? Coletivamente.
* Quais os materiais necessários? Você pode fazer cópias do poema para distribuir aos alunos ou escrevê-lo na lousa.
* Qual é a duração? Cerca de 40 minutos.


Encaminhamento
* Explique aos alunos que você vai reler o poema, que já deve ter sido lido e apreciado em uma aula anterior. Eles deverão interromper todas as vezes que surgirem palavras em que apareçam as letras GU.
* Leia o poema, verso por verso. A cada vez que surgirem palavras com GU, interrompa a leitura e pergunte:
- Como esta palavra foi escrita?
- Uma criança que aprendeu a escrever recentemente poderia se enganar? Como?
- Se essa palavra for escrita sem o U, como será lida?
* No final, converse com os alunos sobre o que perceberam no uso do G: o que acontece com seu som quando está junto do U? E quando este não aparece?
* As conclusões podem ser registradas entre as descobertas ortográficas.

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/