IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 2 de junho de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - TRABALHANDO COM PARADIDÁTICOS



ANTES DE QUALQUER COISA VAMOS ENTENDER O QUE É UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Sequência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
As sequências didáticas são planejadas e desenvolvidas para a realização de determinados objetivos educacionais, com inicio e fim conhecidos tanto pelos professores, quanto pelos alunos.1Para compreender o valor pedagógico e as razões que justificam uma sequência didática é fundamental identificar suas fases, as atividades que a constitui e as relações que estabelecem com o objeto de conhecimento, visando atender as verdadeiras necessidades dos alunos. Para que uma sequência didática obtenha sucesso é necessário seguir alguns passos que, obrigatoriamente, devem ser respeitados:
1º passo - Apresentação do projeto: Momento em que o professor apresenta aos alunos a tarefa e os estudos que irão realizar.
2º passo - Produção inicial: Os alunos, já informados sobre o projeto, irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto, por meio de produção de texto, conversas, etc. A produção inicial trata-se de uma avaliação prévia e é através dela que o professor conhece as dificuldades dos alunos e obtém meios de estabelecer quais atividades deverão ser empregadas na sequência didática.
3º passo - Os módulos: Atividades (exercícios e pesquisas) planejadas metodicamente, com a finalidade de desenvolver as capacidades do aluno. Os módulos devem ser direcionados às dificuldades encontradas na produção inicial dos alunos e visando a superação dessas dificuldades, devem propor atividades diversificadas e adaptadas às particularidades da turma.
4º passo - Produção final: Avaliação do que conseguiram aprender no decorrer da sequência didática (comparação entre produção inicial e produção final).]


NAVEGANDO PELA NET ENCONTREI O BLOG EDUCANDO COM SIMPLICIDADE http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/ ONDE É FEITO UM LINDO TRABALHO SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. TRAGO PARA VOCÊS UM DESSES TRABALHOS. ESPERO QUE GOSTEM! EU AMEI!




Trata-se de um livro muito interessante e divertido. Suas imagens chamam a atenção, até por que o livro menciona segredos que precisam ser desvendados ao longo da leitura. É uma brincadeira com os contos de fadas tradicionais numa linguagem poética, rimada mesmo. É bem divertido!
























Montar com este material um livrinho juntos aos alunos. Lembrando que as frases e as imagens estão fora de ordem.
























Realizar pesquisas sobre outras frutas que se podem ter em um pomar. Esclarecer aos alunos sobre o que é um pomar. Confeccionar um mural explicativo do trabalho de pesquisa realizado.


Jogos da memória e dos sete erros. 
Brincando também se aprende.






http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/09/sequencia-didatica-trabalhando-com.html

ATIVIDADES DE HISTÓRIA/INTERPRETAÇÃO 4 E 5 ANOS



A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.


Essas atividades foram feitas com base nos conteúdos de História sobre a formação do povo brasileiro. Espero que gostem! 


DEIXE SEU COMENTÁRIO! É UM INCENTIVO PRA MIM! BEIJÃO!





http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/09/atividades-de-historiainterpretacao-4-e.html

SUGESTÃO DE CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO


Como eu já havia dito, trago uma sugestão para você montar o caderno de produções dos seus alunos. Esse eu montei com minha turminha! Antes vamos falar um pouco sobre a produção de texto.


Muitas crianças têm dificuldade para produzir textos criativos porque não tiveram acesso a livros, outras porque não tiveram acesso a contação de histórias ou não foram estimuladas a criar. Então, eis mais uma missão para os professores. Não basta que alfabetizem, que ensinem a ortografia e a estrutura textual, os professores devem, também, ajudar as crianças a aumentarem a imaginação, a escreverem com criatividade e prazer.
Consideramos que toda escrita do aluno é uma produção.Assim, desde as primeiras lições,os alunos são convidados a produzir textos.


Momentos em que são solicitadas produções escritas de textos com objetivos e organização diferentes - bilhetes, cartazes, listas, adivinha, contos, entre outros. Faz parte do letramento do aluno reconhecer o tipo de texto que vai utilizar em cada situação comunicativa. São propostas situações didáticas em que os alunos elaborarão textos: 


coletivamente, tendo o professor como escriba;
Em dupla ou em trios;
Individualmente.Se faz necessário compreender que as sugestões dadas aqui são o produto final de toda uma sequência didática. Espero que gostem!

SUGESTÃO DE CAPA







Aqui as crianças terão a oportunidade de dedicar suas produções as pessoas que quiserem. 




Iniciei as nossas produções com um conto de fadas que foi lido dramatizado e interpretado!Pedi que as crianças recontasse o conto e fizesse a reencrita.




Narração com início. Os personagens podem ser pessoas,animais ou objetos. É sobre eles que se conta alguma coisa.




Bilhete é uma mensagem escrita que mandamos para alguém. Geralmente ele é escrito em poucas palavras.


Anúncio - Quando queremos informar às pessoas sobre um produto, um acontecimento, um trabalho que realizamos, escrevemos um anúncio.



Receita 







http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-09-29T05:36:00-07:00&max-results=1&start=63&by-date=false

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO - CHAPEUZINHO AMARELO DE CHICO BUARQUE- RESENHA



A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. 
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. Mas é bom lembrar que resenha não é um mero resumo, é mais que isso, deve apresentar mais informações e criar o interesse do leitor.
Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho científico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico técnico ou mesmo visando divulgação de conhecimento ao grande público pela veiculação em mídia ampla. Nesses casos a resenha é, geralmente, feita por um cientista da mesma área de conhecimento do texto-base.
Além disso trata-se de um texto onde geralmente são sempre lidos por professores de diversas universidades, onde pontuam o grau de entendimento do mesmo para o assunto do texto compreendido.
No nosso caso a resenha apresentada tem como objetivo apresentar o livro de Chico Buarque - Chapeuzinho Amarelo. Espero que gostem! Beijos! Cris Costa





Sugiro que depois de trabalhado o gênero textual aqui colocado, que os alunos tenham a oportunidade de produzir sua própria resenha após a leitura de um livro indicado por você professor.


http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/09/atividade-de-interpretacao-de-texto.html

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 4 E 5 ANOS - CAPA DE REVISTA



Olá! Hoje Trago para vocês uma atividade de interpretação de texto com assuntos de capa de uma revista. Espero que gostem! Beijos! 


Na imensa variedade de gêneros que circulam no contexto social, as capas de revistas informativas, consideradas um gênero híbrido entre informação e publicidade, constituem um material importante de leitura, visto que antecipam de modo incisivo a leitura de suas reportagens internas. Por isso, analisar a forma como se estabelecem as relações verbo-visuais na composição do enunciado (imagem, diagramação, manchetes, cores e seus efeitos de sentido, bem como as motivações ideológicas da empresa, em relação aos fatos anunciados) constitui um material eficaz para trabalhar em sala de aula, com o intuito de despertar o olhar crítico do leitor. A leitura crítica das capas pode auxiliar no trabalho pedagógico de leitura e interpretação.


http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/10/interpretacao-de-texto-4-e-5-anos-capa.html

USO DO DICIONÁRIO - ATIVIDADE 4 E 5 ANOS



De acordo com o Ministério da Educação (MEC), fora ou dentro da escola, um dicionário pode prestar muitos e variados serviços; cada um deles associado a um determinado aspecto da descrição lexicográfica, ou seja, do conjunto de explicações que ele fornece sobre cada uma das palavras registradas. Vejamos os mais importantes desses serviços:

indicar o domínio, ou seja, o campo do conhecimento ou a esfera de atividade a que a palavra está mais intimamente relacionada; tal informação é particularmente importante quando uma mesma palavra assume sentidos distintos (ou acepções) em diferentes domínios, como "planta", em biologia e em arquitetura;
dar informações sobre as funções gramaticais da palavra, como sua classificação e características morfossintática (descrição gramatical);
indicar os contextos mais típicos de uso do vocábulo e, portanto, os valores sociais e/ou afetivos a ele associados (níveis de linguagem; estilo);
assinalar, quando é o caso, o caráter regional de uma palavra (informação dialetológica);
descrever a pronúncia culta de termos do português (ortoépia) e a pronúncia aproximada de empréstimos não aportuguesados;
prestar informações sobre a história da palavra na língua (datação; indicação de arcaísmos e de expressões em desuso)
revelar a origem de um vocábulo (etimologia).

Vejamos agora uma atividade tendo como base o dicionário.






http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/10/uso-do-dicionario-atividade-4-e-5-anos.html

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO 4 E 5 ANOS - CARTAZ




O Cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.

Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto. Compõem-se de uma linguagem verbal e não verbal, na qual as imagens deverão estar em consonância com o discurso, conferindo-lhe um aspecto visual atraente, no intento de despertar o interesse por parte das pessoas.
Trouxe para vocês uma atividade, tendo o cartaz como gênero textual. Espero que gostem! Beijos!!



http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2013/10/atividade-de-interpretacao-4-e-5-anos.html