IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Rodeio - SC: Homem é condenado a 13 anos de prisão pela morte de tabelião em Rodeio


Júri popular durou oito horas e meia no fórum de Ascurra

Marcelo Machado foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado por matar Humberto Silvio Scoz, tabelião de Rodeio morto a tiros em 2010. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira no Fórum de Ascurra e durou oito horas. Machado estava preso preventivamente desde 2011. A mulher de Scoz, Vilma Fachini Scoz, é acusada de ter encomendado a morte do marido por vingança.

O júri foi presidido pela juíza da comarca de Ascurra, Horacy Benta de Souza Baby, e o promotor João Luiz Carvalho Bottega trabalhou na acusação. O julgamento começou às 8h e terminou às 16h30min. Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por haver promessa de recompensa, já que ele receberia de Vilma para matar Humberto.

O crime ocorreu em julho de 2010 em Rodeio. Scoz foi assassinado com três tiros, dois nas costas e um na cabeça. Segundo a denúncia do Ministério Público, a ex-esposa descobriu a traição conjugal e teria planejado o crime e contratado dois homens para matá-lo, Marcelo Machado e José Leite de Oliveira, que também seria julgado nesta quinta-feira, mas se matou no presídio onde estava detido neste ano.

Vilma, que também seria julgada nesta quinta-feira, destituiu o advogado e foi intimada para constituir novo defensor em 10 dias.

A reportagem tentou entrar em contato com o advogado de Marcelo, Saulo de Lima, para saber se a defesa vai recorrer da decisão, mas as ligações não foram atendidas.



JORNAL DE SANTA CATARINA

"Hormônio do amor" tem efeitos similares aos do álcool --Ocitocina pode aumentar a confiança, as interações sociais e também a agressividade



Foto: Rafaela Enes / Destemperados



Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriram familiaridades significantes entre os efeitos comportamentais causados pelas bebidas alcoólicas e pela ocitocina — conhecida como o “hormônio do amor”. Mas engana-se quem pensa que essas consequências são apenas positivas. O “lado sombrio” dessa relação mostra que o hormônio, assim como o álcool, pode deixar as pessoas mais agressivas, prepotentes, ciumentas e invejosas.
A ocitocina é produzida no hipotálamo e armazenada na neuro-hipófise posterior. Pesquisas anteriores já tinha verificado o papel importante que o hormônio desempenha durante a gestação, nas interações sociais e nas respostas românticas aos parceiros. O hormônio do amor aumenta comportamentos sociais, como o altruísmo, a generosidade e a empatia, fazendo com que as pessoas fiquem mais dispostas a confiar nos outros e, consequentemente, com menos medo, ansiedade e estresse.

— Nós pensamos que era uma relação pouco explorada até reunirmos estudos tanto sobre a ocitocina quanto sobre o álcool. Ficamos impressionados com as semelhanças entre os dois — conta Ian Mitchell, professor de psicologia da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

O pesquisador explica que os compostos agem em receptores cerebrais diferentes, mas causam as mesmas ações nos circuitos neurológicos — responsáveis por controlar a nossa percepção ao estresse e à ansiedade, principalmente em situações de tensão, como em entrevistas de emprego ou na hora de convidar alguém para sair. É por isso que a ingestão de álcool ou a inalação de ocitocina tornam essas situações menos assustadoras.

Entretanto, pesquisadores afirmam que, como o álcool, o hormônio do amor também pode apresentar efeitos negativos. Agressividade, prepotência e inveja são alguns do comportamentos nocivos dos compostos, além da sensação de medo, que normalmente usamos como proteção para riscos desnecessários.


— A ocitocina é um composto que pode ser utilizado no tratamento de condições psicológicas e psiquiátricas, basta entender exatamente como o hormônio suprime certos modos de ação e altera nosso comportamento — afirma Steven Gillespie, pesquisador da Universidade de Birmingham.




DIÁRIO GAÚCHO

Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 5 de junho em SC

Até esta quinta (21) 60,26% do público alvo havia sido imunizado no estado.
Campanha nacional está prevista para terminar nesta sexta (22).


Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada em SC 

(Foto: Reprodução / RBS TV)



A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informou na tarde desta quinta-feira (21) que a campanha de vacinação contra gripe será prorrogada no estado por mais duas semanas, até o dia 5 de junho.

A Secretaria de Estado da Saúde e representantes de municípios catarinenses decidiram pela prorrogação independetemente de orientação do Ministério da Saúde. A campanha nacional está prevista para terminar nesta sexta (22). Apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingiram a cobertura mínima de 80% de imunizações.

Até esta quinta (21) haviam sido aplicadas 760.254 doses no estado, o que representa 60,26% do público-alvo da campanha em Santa Catarina. Crianças de até 5 anos, idosos e gestantes fazem parte do grupo prioritário.





Greve na Capital



A capital tem um dos índices mais baixos de imunizações do estado. Em Florianópolis, a campanha tem sido afetada pela greve dos servidores municipais iniciada na última quinta-feira (14). Dos 49 centros de saúde da capital, só metade está atendendo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (18) ao G1, 42% dos postos estão oferecendo as vacinas. Até a última segunda, 45.674 pessoas haviam sido vacinadas na Capital – a meta é alcançar 120 mil doses aplicadas.

“A gente precisa que as pessoas procurem os postos de saúde. A campanha oficialmente acaba na sexta-feira. Depois disso, as vacinas são recolhidas pelo Ministério da Saúde”, diz Ana Cristina Vidor, gerente de imunização da Secretaria Municipal da Saúde.

Na região serrana, apenas 41% do público-alvo buscou a imunização.

A campanha, que começou na segunda-feira (4), tem a meta de vacinar 80% dos 1.590.852 catarinenses que compõem a população-alvo da vacinação.





Público-alvo

Devem se vacinar crianças que tenham de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.





Vacina

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no estado, sendo dois pelo vírus A (H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis).





Prevenção contra a gripe

De acordo com a Dive, as pessoas podem tomar as seguintes medidas para evitar a doença:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
- Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.




G1 SC

Cruzeiro confirma fama de carrasco e supera River em Buenos Aires

Em pleno Monumental, Cruzeiro derrotou o River Plate e larga em vantagem na Libertadores da América

O Cruzeiro mostrou que é mesmo carrasco do River Plate vencendo os argentinos por 1 a 0, nesta quinta-feira, em pleno Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O resultado deixa a Raposa muito perto de uma vaga nas semifinais da Libertadores, situação que levou à loucura os celestes que marcaram presença na Argentina em bom número.

O gol do jogo foi anotado pelo atacante Marquinhos, que, na posição de centroavante, completou para as redes finalização de Gabriel Xavier. Com o triunfo, a Raposa fica muito perto das semifinais, precisando apenas de um empate jogando no Mineirão. Para o River Plate, a equipe terá que ganhar por dois gols de diferença dentro do Gigante da Pampulha para avançar. Se os argentinos devolverem o placar de 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

O duelo da volta entre os dois gigantes de Brasil e Argentina está marcado para a próxima quarta-feira, no Mineirão, que estará lotado para apoiar a Raposa. Antes do confronto contra o River Plate, porém, os celestes terão compromisso pelo Campeonato Brasileiro, medindo forças contra a Ponte Preta, no Gigante da Pampulha.





O jogo 


O torcedor do River Plate, que esperava o time pressionando o adversário desde o início do jogo viu a equipe com dificuldades e o Cruzeiro criando oportunidades. Com apenas quatro minutos, a Raposa já tinha concluído em gol duas vezes, cenário que diminuiu um pouco o ímpeto dos caciques, que gritaram muito antes de começar a partida.

Com dez minutos de jogo, o time da casa ainda não tinha ameaçado o goleiro Fábio, o que prova que os celestes dominaram as ações no Monumental de Nuñez. Com o passar do tempo, porém, o River Plate foi conseguido encontrar o posicionamento ideal, equilibrando as forças, mas com o Cruzeiro bem atento na marcação.

Taticamente ninguém ousou muito, o que produziu uma partida com poucos erros de ambos os lados. Uma das poucas falhas da defesa mineira aconteceu aos 16, quando Teo Gutiérrez saiu na cara de Fábio, que fez boa defesa. Para chegar ao gol adversário, o Cruzeiro apostou bastante nos tiros de média e longa distância e nos lances individuais, enquanto o River tentou as jogadas rápidas pelos lados campo.

Aos 27, o River Plate até chegou a mandar a bola para as redes com Teo Gutiérrez, mas a jogada já estava parada por impedimento. O panorama do jogo em Buenos Aires, que inicialmente se mostrava favorável ao time brasileiro sofreu alteração no fim da primeira etapa, com a equipe de Marcelo Gallardo fazendo uma leitura melhor do duelo, e tendo mais posse de bola.

Habilidoso, Martínez coordenou o meio-campo do River Plate e conseguiu colocar os companheiros na cara de Fábio em pelo menos dois lances que rasgaram a defesa cruzeirense, exigindo trabalho do goleiro. A pressão esperada pelos caciques só foi vistas nos instantes finais, mas sem a qualidade necessária para inaugurar o placar.

No retorno das equipes para o segundo tempo os argentinos adotaram uma estratégia bem mais agressiva, marcando a saída de bola do Cruzeiro, na tentativa de forças o erro. Acuada, a Raposa optou por redobrar os cuidados defensivos para suportar a blitz ofensiva do River Plate. Com isso, o time da casa teve as rédeas do jogo.

As coisas só começaram a melhorar para o Cruzeiro após os 15 minutos, quando o River Plate diminuiu o ritmo intenso, permitindo os celestes criar algumas boas jogadas ofensivas. Apagado no jogo, o uruguaio De Arrascaeta pouco produziu, e foi substituído por Gabriel Xavier, que se movimentou mais em campo.

Aos 18, o armador fez boa jogada e deixou para William em condições de marcar, o atacante cruzeirense tocou na saída de Barovero, mas Vangioni salvou quase em cima da linha, na melhor oportunidade dos brasileiros em toda a partida. Os argentinos tentaram dar a resposta rápida com Sánchez, mas Fábio defendeu chute colocado.
No momento em que parecia que o jogo não teria gols, brilhou a estrela do atacante Marquinhos, que completou chute de Gabriel Xavier e calou os mais de 50 mil torcedores no Monumental de Nuñez, colocando o Cruzeiro em enorme vantagem para chegar as semifinais da Libertadores. O River ainda tentou o empate, mas não teve forças para reagir.




YAHOO

Cafeína reduz o risco de impotência sexual, revela estudo



Pesquisadores da universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo de duas à três taças de café por dia (o equivalente à 85 e 170 miligramas) reduz em até 42% os riscos da tão temida disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual. De acordo com os cientistas, somente os homens diabéticos não poderiam se beneficiar dessas vantagens da cafeína. 


Mais benefício da cafeína
Muitos estudos já haviam comprovado que o café é um ótimo aliado da saúde e que ele possue propriedades importantes para a prevenção do mal de Alzheimer, de Parkinson, do câncer de fígado, do diabetes, da AVC, e no estímulo da atividade cerebral. Mas graça a uma pesquisa feita por cientistas norte americanos, o café foi relacionado à baixa dos riscos de disfunção eréril nos homens.



Três taças de café podem diminuir o risco de impotência sexual dos homens.

Os pesquisadores estudaram as análises clínicas feitas em cerca de 4 mil homens, levando em consideração o número de café, chá, refrigerante e bebidas energéticas que eles consumiam. Os resultados mostraram que os homens que beberam entre 85 mg e 170 mg de cafeína por dia tiveram 42% menos chance de risco de impotência que aqueles que não consumiram a substância.Os homens que ingeriram uma dose maior, entre 171 mg e 303 mg tiveram os riscos diminuídos para 39%.

Efeitos similares foram encontrados em homens obesos e com pressão alta. No entanto, os pesquisadores não encontraram nenhum efeito benéfico da cafeina em homens que sofrem de diabetes. Vale ressaltar que o diabete é um dos maiores causadores de impotência dos homens.




“A cafeína ativa uma série de efeitos farmacológicos que conduzem ao relaxamento das artérias helicinas do pênis e do músculo liso cavernoso, favorizando assim o aumento da circulação sanguínea do pênis“, explica Dr. David S. Lopez, autor principal do estudo.


O que é disfunção erétil?
A disfunção erétil, mais conhecida como impotência sexual, é a incapacidade constante ou reincidente de ter uma ereção peniana que permita uma relação sexual. Por conta do constragimento dos homens, esse problema foi visto como tabu durante muitos anos.

Existem diferentes fatores que levam o homem a ter impotência sexual. O emocional é, sem dúvida, o principal responsável por esse problema. Ele representa cerca de 70% dos casos. Outras disfunções orgânicas de origem arterial e hormonal, assim como alterações na anatomia do pênis podem também ser a origem da impotência.





No Brasil, cerca de 10 milhões de homens sofrem com a impotência sexual.
Em 1974, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalou a importância da saúde sexual para o bem-estar o qual cada indivíduo tem direito. De acordo com dados da OMS, a impotência sexual atinge cerca de 4% dos homens com mais de 50 anos, e sua incidência aumenta para 47% naqueles com mais de 75 anos. Esses números representam cerca de 155 milhões de homens.

No Brasil, os casos de disfunção erétil atinge aproximadamente 10 milhões de homens. Levando em conta a população adulta acima de 18 anos, estima-se que 52% dos homens têm algum grau de impotência sexual: 10% representam os casos graves; 25%, os de disfunção moderada e 17%, os de disfunção mínima.


DOUTÍSSIMA DO TERRA

Comando geral anunciará migração do Samu para quarteis dos bombeiros



O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina coronel Onir Mocelim estará no dia 02 do mes que vem no Extremo Oeste. 
De acordo com o comandante do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, major Marcelo Fiório, o comando vai tratar de assuntos polêmicos na região. 
Mocelim vai anunciar que, a partir de agora, as unidades de suporte avançado do Samu vão migrar para dentro dos quartéis do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina. 
A corporação vai assumir somente as unidades do Samu que possuem médicos. 
Conforme o comandante, na região só existem as unidades de São Miguel do Oeste e Chapecó. 
As demais são básicas, sem médicos, e permanecerão atendendo normalmente. 
O comandante reconhece que o assunto é polêmico e diz que o coronel Mocelim vai dar mais detalhes da situação no mês que vem. 
No dia da visita, o coronel vai fazer uma reunião no quartel durante a manhã e à tarde visitará o Exército de São Miguel do Oeste. 
Mocelim também visitará os quartéis de Guaraciaba e Iporã do Oeste.



Foto: Marina Baldissera / Portal Peperi

Colisão contra poste na Osvaldo Reis mata jovem e deixa 8 mil unidades sem energia em Itajaí e Balneário


Guilherme dos Santos Tomio teria perdido o controle do veículo e colidido contra um poste

Veículo ficou totalmente destruído na colisão 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí


Um grave acidente vitimou um jovem de 25 anos na madrugada desta sexta-feira em Itajaí. A Polícia Militar informou que Guilherme dos Santos Tomio seguia pelaAvenida Osvaldo Reis quando perdeu o controle de seu automóvel e colidiu contra um poste. A vítima morreu no local do acidente.
O impacto também deixou mais de 8 mil unidades consumidoras sem luz em Itajaí e Balneário Camboriú durante a madrugada. A energia já foi restabelecida.
De acordo com a PM, o condutor perdeu o controle de seu automóvel Citroën C4 por volta da 1h30, quando trafegava pela avenida na descida do Morro Cortado, sentido Itajaí-Balneário Camboriú. O motorista bateu em um poste da rede elétrica e ficou preso nas ferragens. 
O Corpo de Bombeiros Militar precisou usar umequipamento especial para retirar o jovem do veículo, pois foi necessário remover as portas, o volante e o teto do carro. A vítima, que fraturou as duas pernas e tinha suspeita de traumatismo craniano, não resistiu aos ferimentos emorreu no local.


Sem energia


A colisão deixou 8.665 unidades consumidoras de Itajaí e Balneário Camboriú sem energia elétrica. Os bairros mais afetados foram Cabeçudas, Centro e Praia Brava, em Itajaí, e Praia dos Amores e Pioneiros, em Balneário Camboriú.
Segundo a Celesc, 80% dos imóveis tiveram a energia restabelecida por volta das 2h. Nas outras 1.200 unidades a luz retornou por volta das 6h30, quando foi feita a troca do poste no local.



O SOL DIÁRIO

Três mortes no trânsito de SC -- Morre vítima de acidente entre três carros na BR-470 em Gaspar Francisca Zabel tinha 62 anos e conduzia um Ecosport


Morre vítima de acidente entre três carros na BR-470 em Gaspar
Francisca Zabel tinha 62 anos e conduzia um Ecosport


Veículos colidiram de frente no KM 47 da BR-470, em Gaspar 



Foto: Gilmar de Souza / Agência RBS





Morreu nesta sexta-feira Francisca Zabel, 62 anos, condutora do Ecosport, com placas de Blumenau, que se envolveu em um acidente nesta quinta-feira às 9h. O acidente, que ocorreu no Km 47 da BR-470, deixou outras duas mulheres feridas.




O acidente envolveu ainda um Peugeot, com placas de Florianópolis, que seguia no sentido contrário e um Grand Siena, que estava no mesmo sentido do Ecosport. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocupante do Peugeot, Carla Lídia Brumatti, 50 anos, a motorista do Ecosport, Francisca Zabel, 62, e a passageira, Ermelinda Zabel, 82, foram socorridas pelos bombeiros e Samu e foram encaminhadas ao Hospital Santa Isabel. O condutor do Grand Siena, Airton Vieira estava acompanhado pela esposa e pelo neto, de cinco anos, mas ninguém ficou ferido. 

Francisca Zabel faleceu na manhã desta sexta-feira. O Hospital Santa Isabel não informou o motivo da morte. 


Policial Civil morre em acidente de moto no bairro Coqueiros
Carlos Cezar Alves, 55 anos, teve a moto atingida por uma caminhonete







Um acidente no bairro Coqueiros na tarde de quinta-feira resultou na morte do policial civil Carlos Cezar Alves, 55 anos. De acordo com o delegado Ilson José da Silva, da Delegacia de Capoeiras, uma caminhonete que vinha daAvenida Ivo Silveira em direção ao bairro Estreito invadiu a preferencial colidindo contra a moto do policial, que se dirigia a Coqueiros. Ele não resistiu e veio a óbito no local. O acidente foi registrado na Avenida Max de Souza, próximo a Vila Militar.

O condutor do veículo não teve ferimentos, e foi conduzido para a delegacia e em seguida para o Instituto Geral de Polícia (IGP), onde passou por exames que não acusaram o consumo de álcool ou drogas. Após os procedimentos o homem foi liberado e o delegado abriu inquérito para investigar as circunstâncias do acidente. 

Carlos Cesar Alves estava desde 1985 na Polícia Civil, e atualmente atuava na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Ele deixa esposa e duas filhas. 


JORNAL DE SANTA CATARINA

Casan pede aumento de tarifa de água e esgoto em Santa Catarina -- Companhia quer acréscimo de 13,24% por aumento no custo de energia. Agesan deve dar resposta em junho; novo valor valeria a partir de agosto.


A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catariana (Agesan) analisa o pedido de ajuste no valor da tarifa de água e esgoto solicitado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para todo o estado.

Conforme a Agesan, a Casan pediu um acréscimo de 13,24%. A solicitação foi protocolada na segunda-feira (18) e tem prazo de 30 dias para análise. A nova tarifa deve ser aplicada sobre a conta a partir de agosto.

Em 2014, a Casan requeriu 11% de reajuste. A agência só concedeu 7%, equivalente a recomposição inflacionária. 

Segundo o diretor de regulação fiscalização Agesan, Silvio César dos Santos Rosa, para aprovação são analisadas justificativas como Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), folha de pagamento de trabalhadores e custos com outros materiais que influenciam na produção, como energia elétrica e combustível.

Por lei, a empresa pode solicitar o reajuste anualmente e precisa da autorização da Agesan para a aplicação. As mudanças só podem ocorrer sempre a partir de julho, data base da tarifa.


Justificativa do aumento

A Casan alega que o índice solicitado para este ano representa o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o impacto do aumento de energia dos últimos 12 meses.

A companhia alega que neste ajuste de 13,24% não estão incluídos fatores como a alta de combustíveis, o aumento do custo de produtos químicos aplicados na produção e nem um novo reajuste de luz previsto para este ano. 

A Casan prevê que gastará R$ 94 milhões com energia elétrica neste ano de 2015. Já em 2014, a empresa gastou R$ 53 milhões.




G1 SC

Anticoncepcional masculino será revolução no mercado


FOTO 
GETTY IMAGE 


Muitas vezes, os anticoncepcionais são relacionados às mulheres. A responsabilidade de uma gravidez indesejada, por exemplo, é colocada muitas vezes sobre o sexo feminino. O ideal seria que tanto o homem quanto a mulher pudessem dividir as responsabilidades e consequências quando o assunto é gravidez indesejada. Para isso a Fundação Parsemus com a sede nos Estados Unidos está criando um novoanticoncepcional masculino. No entanto, ele ainda está passando por fases de teste, sendo que será possivelmente aplicado no mercado em 2017.

Anticoncepcional masculino é inovaçãoO lado inovador desse método é que ele não possui nenhum tipo de aplicação de hormônio (como é o caso da pílula contínua), ele consiste em apenas uma aplicação de gel que impede a passagem de espermatozóides. Ele parece um pouco com a vasectomia, mas por usarem apensa um gel, ele pode ser dissolvido facilmente quando o indivíduo decide ter um filho. 
Gostou da ideia ? 


DOUTÍSSIMA - TERRA

Avaliação de ciências: Respiração – 5º ou 6º ano

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:

Avaliação de ciências
1) A energia é retirada do alimento pela respiração:
A) (    ) sim
B) (    ) não

2) O gás que reage com o alimento é o:
A) (    ) carbono
B) (    ) oxigênio

3) O movimento dos pulmões quando acontece a saída de ar chamamos de:
A) (    ) expiração
B) (    ) exportação

4) O local onde estão os alvéolos são:
A) (    ) promoção
B) (    ) pulmão

5) Qual é o órgão que capta o ar do meio ambiente?
R.:


6) Qual é o nome dos tubos resultantes da bifurcação da traqueia?
R.:

7) Onde ficam as cordas vocais?
R.:

8) Em que local do organismo o oxigênio reage com os alimentos?
R.:

9) Como se chama o movimento dos pulmões quando o ar entra?
R.:

http://www.acessaber.com.br/atividades/avaliacao-de-ciencias-respiracao-5o-ou-6o-ano

Interpretação de texto: A bola e o bolo branco – 5º ou 6º ano

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:

A BOLA E O BOLO BRANCO

    Tagobar era um ratinho bem pequeno.
    Por isso mesmo vivia ainda com sua mãe. E nunca havia saído da sua toca.
    Mas cresceu e cansou-se de ficar ali. Chegou para sua mãe e disse-lhe:
    – Mamãe! Quero sair e conhecer o mundo!
    – Meu filho. Sabia que isso iria acontecer qualquer dia. Não devo impedir-lhe. Pode ir. Mas devo dar-lhe alguns conselhos.
    A casa onde moramos é muito grande. E nossa toca fica na sala de visitas. Quando você sair vai encontrar muita coisa nova, móveis, tapetes, mesas, cadeiras e um enorme aparelho de televisão. Poderá percorrer todo o aposento e brincar a vontade.
    Mas muito cuidado quando você encontrar a bola branca. Chama-se novelo de lã. É da dona da casa que costuma tricotar. Mas perto dele costuma ficar um bicho muito feroz e perigoso que se chama gato. É o nosso maior inimigo.
    Quando você o avistar desvie e passe bem longe dele.
    O outro quarto que você vai entrar em seguida é a cozinha. Sei que você vai adorar porque tem bastante comida. Brinque e coma a vontade mas muito cuidado com o bolo branco. Chama-se queijo e é uma das coisas mais gostosas que existem.
    Mas, geralmente, perto dele costuma ficar uma arma terrível e extremamente mortífera. É a ratoeira. Afaste-se dela pois ela pode matar.
    Tagobar ouviu tudo direitinho e com muita atenção. Depois pegou sua mochilinha, despediu-se de sua mãe e saiu para conhecer o mundo.
    Ficou deslumbrado com a sala. Encontrou alguns móveis grandes que nunca imaginou pudessem existir. Brincou a vontade com tudo que achou, rolou e se divertiu a valer.
    De repente avistou a bola branca. O novelo de lã reconheceu!
    Bem ao seu lado um bicho peludo e feio que dormia.
    Esse é o gato que minha mãe contou.
    Resolveu sair logo dali, passando bem longe desse animal perigoso. E entrou num outro quarto bastante iluminado.
    Deve ser a cozinha, pensou.
    Gostou muito dela. Entrou em vários armários e achou comida a vontade. Divertiu-se bastante, roeu e experimentou um pouco de tudo. Comeu até demais.
    Foi quando viu o bolo branco. É o queijo, já sabia! E viu, bem ao lado uma máquina montada que poderia matar.
    Olhou-a de longe e resolveu ir saindo.
    Foi então que viu uma porta que dava para um corredor escuro. Engraçado, pensou. Minha mãe não falou dele. Aproximou-se com cuidado dessa entrada. Olhou bem, não viu nenhum perigo e, resolveu entrar.
    Era um pequeno corredor. A única coisa que tinha era uma comprida escada de madeira. E, no alto dela outra porta, pequena, também de madeira.
    Resolveu subir e investigar.
    Tagobar não sabia, mas era o sótão da casa onde estavam guardadas todas as bugigangas descartadas. Uma misturada de coisas de tudo que era tipo, bem velhas, todas com forte poeira a cobri-las.
    Tagobar sentiu-se em casa, pois era o que mais gostava para brincar.
    E divertiu-se a valer mexendo com tudo, divertindo-se e rolando a vontade.
    Entretanto, não sabia, mas não estava sozinho. Nesse local vivia um pequeno morcego.
    Que assustou-se com todo o movimento e confusão que Tagobar fazia. E começou a voar em círculos procurando um local para se esconder.
    Tagobar nunca vira nem ouvira falar desse bicho mas também se assustou.
    Saiu correndo pela porta. Desceu rapidamente a escada, passou pela cozinha e nem ligou para o bolo branco nem pela ratoeira armada. Entrou na sala e cortou caminho sem se importar com a bola branca, quase passando por cima do gato que ainda dormia.
    E entrou em casa chamando pela sua mãe.
    – Mãe! Mãe! Mãe!
    – Sim Tagobar! Porque está assustado? O que aconteceu?
    – Mamãe! A senhora não vai acreditar!
    – Mas eu vi um anjo!
Pedro Vicentini

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) Qual é o tema principal da história?
R.:
5) Quais são os personagens principais da história?
R.:
6) O que o ratinho queria?
R.:
7) Quais foram as duas principais recomendações da mãe?
R.:
8) Em que lugar estranho o ratinho entrou? E o que ele encontrou lá?
R.:
9) Quando ele chegou em casa, o que ele contou para a mãe que viu?
R.:
10) Faça uma ilustração da imagem.

http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-bola-e-o-bolo-branco-5o-ou-6o-ano

Interpretação de texto: A bola e o bolo branco – 5º ou 6º ano


ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:

A BOLA E O BOLO BRANCO

    Tagobar era um ratinho bem pequeno.
    Por isso mesmo vivia ainda com sua mãe. E nunca havia saído da sua toca.
    Mas cresceu e cansou-se de ficar ali. Chegou para sua mãe e disse-lhe:
    – Mamãe! Quero sair e conhecer o mundo!
    – Meu filho. Sabia que isso iria acontecer qualquer dia. Não devo impedir-lhe. Pode ir. Mas devo dar-lhe alguns conselhos.
    A casa onde moramos é muito grande. E nossa toca fica na sala de visitas. Quando você sair vai encontrar muita coisa nova, móveis, tapetes, mesas, cadeiras e um enorme aparelho de televisão. Poderá percorrer todo o aposento e brincar a vontade.
    Mas muito cuidado quando você encontrar a bola branca. Chama-se novelo de lã. É da dona da casa que costuma tricotar. Mas perto dele costuma ficar um bicho muito feroz e perigoso que se chama gato. É o nosso maior inimigo.
    Quando você o avistar desvie e passe bem longe dele.
    O outro quarto que você vai entrar em seguida é a cozinha. Sei que você vai adorar porque tem bastante comida. Brinque e coma a vontade mas muito cuidado com o bolo branco. Chama-se queijo e é uma das coisas mais gostosas que existem.
    Mas, geralmente, perto dele costuma ficar uma arma terrível e extremamente mortífera. É a ratoeira. Afaste-se dela pois ela pode matar.
    Tagobar ouviu tudo direitinho e com muita atenção. Depois pegou sua mochilinha, despediu-se de sua mãe e saiu para conhecer o mundo.
    Ficou deslumbrado com a sala. Encontrou alguns móveis grandes que nunca imaginou pudessem existir. Brincou a vontade com tudo que achou, rolou e se divertiu a valer.
    De repente avistou a bola branca. O novelo de lã reconheceu!
    Bem ao seu lado um bicho peludo e feio que dormia.
    Esse é o gato que minha mãe contou.
    Resolveu sair logo dali, passando bem longe desse animal perigoso. E entrou num outro quarto bastante iluminado.
    Deve ser a cozinha, pensou.
    Gostou muito dela. Entrou em vários armários e achou comida a vontade. Divertiu-se bastante, roeu e experimentou um pouco de tudo. Comeu até demais.
    Foi quando viu o bolo branco. É o queijo, já sabia! E viu, bem ao lado uma máquina montada que poderia matar.
    Olhou-a de longe e resolveu ir saindo.
    Foi então que viu uma porta que dava para um corredor escuro. Engraçado, pensou. Minha mãe não falou dele. Aproximou-se com cuidado dessa entrada. Olhou bem, não viu nenhum perigo e, resolveu entrar.
    Era um pequeno corredor. A única coisa que tinha era uma comprida escada de madeira. E, no alto dela outra porta, pequena, também de madeira.
    Resolveu subir e investigar.
    Tagobar não sabia, mas era o sótão da casa onde estavam guardadas todas as bugigangas descartadas. Uma misturada de coisas de tudo que era tipo, bem velhas, todas com forte poeira a cobri-las.
    Tagobar sentiu-se em casa, pois era o que mais gostava para brincar.
    E divertiu-se a valer mexendo com tudo, divertindo-se e rolando a vontade.
    Entretanto, não sabia, mas não estava sozinho. Nesse local vivia um pequeno morcego.
    Que assustou-se com todo o movimento e confusão que Tagobar fazia. E começou a voar em círculos procurando um local para se esconder.
    Tagobar nunca vira nem ouvira falar desse bicho mas também se assustou.
    Saiu correndo pela porta. Desceu rapidamente a escada, passou pela cozinha e nem ligou para o bolo branco nem pela ratoeira armada. Entrou na sala e cortou caminho sem se importar com a bola branca, quase passando por cima do gato que ainda dormia.
    E entrou em casa chamando pela sua mãe.
    – Mãe! Mãe! Mãe!
    – Sim Tagobar! Porque está assustado? O que aconteceu?
    – Mamãe! A senhora não vai acreditar!
    – Mas eu vi um anjo!
Pedro Vicentini

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) Qual é o tema principal da história?
R.:
5) Quais são os personagens principais da história?
R.:
6) O que o ratinho queria?
R.:
7) Quais foram as duas principais recomendações da mãe?
R.:
8) Em que lugar estranho o ratinho entrou? E o que ele encontrou lá?
R.:
9) Quando ele chegou em casa, o que ele contou para a mãe que viu?
R.:
10) Faça uma ilustração da imagem.

http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-bola-e-o-bolo-branco-5o-ou-6o-ano

Situações problema de matemática – 2º ou 3º ano

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:
SITUAÇÕES PROBLEMA

1) AUGUSTO ESTAVA CAMINHANDO PELA RUA E VIU 6 PNEUS PRETOS E 4 PNEUS BRANCOS. QUANTOS PNEUS AUGUSTO VIU?
R.:
RESOLUÇÃO




2) MARTELO É UM TUBARÃO QUE NÃO PERDE TEMPO, ELE PEGA TUDO QUE ESTA POR PERTO, TEVE UM DIA QUE TUBARÃO PEGOU 4 SARDINHAS E 3 CASCUDOS. QUANTOS PEIXES ELE PEGOU?
R.:
RESOLUÇÃO




3) OUTRO DIA TUBARÃO PASSOU PELO FUNDO DO MAR E TINHA 5 BOTAS E 2 SAPATOS.QUANTOS CALÇADOS TINHA NO FUNDO DO MAR?
R.:
RESOLUÇÃO




4) O POMBO LEVOU 4 SEMENTES PARA SEU NINHO, 2 SEMENTES ERAM PEQUENAS.QUANTAS SEMENTES ERAM GRANDES?
R.:
RESOLUÇÃO




5) DENTRO DO NINHO HAVIA 5 FILHOTES DE GAVIÃO, E3 SAÍRAM VOANDO.QUANTOS FILHOTES FICARAM NO NINHO?
R.:
RESOLUÇÃO




6) O POMBO TINHA 7 SEMENTES E COMEU 4 SEMENTES.COM QUANTAS SEMENTES ELE FICOU?
R.:
RESOLUÇÃO

http://www.acessaber.com.br/atividades/situacoes-problema-de-matematica-2o-ou-3o-ano

Atividade de matemática: Divisão e expressões numéricas

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:

Atividade de matemática
 
1) Marque os números abaixo que são divisíveis por 2:
A) (   ) 18
B) (   ) 135
C) (   ) 40
D) (   ) 780

2) Marque os números abaixo que são divisíveis por 3:
A) (   ) 276
B) (   ) 873
C) (   ) 945
D) (   ) 4700

3) Marque os números abaixo que são divisíveis por 5:
A) (   ) 1008
B) (   ) 267
C) (   ) 312
D) (   ) 5400

4) Marque os números abaixo que são divisíveis por 10:
A) (   ) 96
B) (   ) 800
C) (   ) 903
D) (   ) 12

5) Resolva as expressões abaixo:
A) 72 – 5 x ( 27 : 3 – 6 )





B) ( 20 : 5 + 3 ) x 22




C) 33 : { 10 + [ 6 : 3 + ( 1 + 2 ) ] – 4 }




D) 120 + { 560 : [ 40 + ( 300 : 10 ) ] – 19 }




E) 28 x [ 6 x ( 42 : 3 – 9 ) ]




F) 360 : { 100 – [ 50 – ( 2 x 3 + 4 ) ] } + 40




G) ( 36 – 54 : 9 ) x 2




H) ( 64 : 8 – 2 x 3 ) x 10




I) 46 + [ 5 + ( 42 : 6 – 4 ) ]
http://www.acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-divisao-e-expressoes-numericas