IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Expressões usadas pelas mulheres e seus reais significados ...

Expressões usadas pelas mulheres e seus reais significados


01 - "Certo": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.

02 - "5 minutos": Se ela está se arrumando significa meia hora.
Conotação adequada: "5 minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.

03 -"Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento.
Se você perguntar "o que está havendo?" e ela responder "Nada", prepare-se!

04 - "Você que sabe": É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer ...e não diga que também não sabe!

05 - Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre "Nada".

06 - "Tudo bem": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher.
"Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.

07 - "Obrigada": Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga "por nada".

(Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga "MUITO obrigada" - isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÃO diga "por nada". Isso apenas provocará o "Esquece" - ver tradução em seguida)

08 - "Esquece": É uma mulher dizendo "FODA-SE !!"

09 - "Deixa pra lá, EU resolvo": Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma.
Isso resultará no homem perguntando "o que aconteceu?". Para a resposta da mulher, consulte o item 3.

10 -"Precisamos conversar!": Fodeu !!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda. Ou qualquer coisa pior como a relação continuar, mas...

11 - "Sabe, eu estive pensando..." : Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse...

Autor desconhecido

Quando me amei de verdade ...

Quando me amei de verdade


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!

Charles Chaplin

A nova pirâmide alimentar ...

A nova pirâmide alimentar



A dieta do Mediterrâneo é conhecida como a mais saudável do mundo. Agora, os italianos reformularam um novo cardápio e entregaram o ouro de bandeja

Há quase quatro décadas, fomos rendidas à praticidade dos junk foods, dos alimentos prontos e enlatados, além do delivery. O resultado não foi nada bom: aumento de doenças crônicas ligadas à obesidade, diabetes e colesterol, além de hipertensão, cânceres e doenças degenerativas. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis tiveram relação com a alimentação incorreta.

Para fugir desta estatística, os povos mediterrâneos criaram dietas e mais dietas. O Ministério da Saúde da Itália, por sua vez, foi mais além e reuniu alguns especialistas da área de nutrição e elaborou a "Pirâmide Alimentar Italiana". Apresentada em um Congresso de Nutrição no último mês de maio, em São Paulo, por Carlo Canella, professor da Universidade Sapienza de Rroma, a nova pirâmide prega o bem-estar acima de tudo.

Uma nova proposta A nova pirâmide divide os alimentos e a atividade física por "quantidade de bem-estar" (QB). A partir disso, são indicadas quantas porções de cada grupo alimentar devem ser consumidas para que a nossa alimentação seja variada, equilibrada e compatível com uma qualidade de vida saudável. Seguir o critério da QB na hora de escolher o alimento permite que os nutrientes sejam balanceados, sem precisar fazer cálculos com calorias. Isso mantém a eficiência do nosso organismo, que é feito para se movimentar e não para ser sedentário. Portanto, a QB de alimento e movimento - se devidamente adaptada para cada pessoa - evita o sobrepeso e combate a obesidade.

Pirâmide reformulada nova escalação está dividida em seis níveis, desde a base até o topo, de forma escalonada com os diferentes grupos alimentares. Cada nível está indicado com uma cor correspondente, caracterizado pelos nutrientes presentes. Na base da pirâmide encontram-se os alimentos de origem vegetal que são característicos da "dieta mediterrânea". Subindo de um nível a outro, encontram-se os alimentos de maior densidade energética que devem ser consumidos em menor quantidade, para evitar o sobrepeso. O vinho e a cerveja ganham lugares de destaque nesta nova pirâmide. A bebida oriunda da uva, principalmente, é valorizada por ser rica em polifenóis, antioxidantes capazes de prevenir alguns tipos de cânceres e o envelhecimento precoce. A quantidade recomendada é de uma taça (100 ml) de vinho e uma lata (330 ml) de cerveja diariamente. Ambas as bebidas devem ser consumidas durante a refeição. Já a água foi para a base da pirâmide, fato inédito em qualquer guia nutricional. O consumo recomendado é de 6 a 8 copos por dia.

Movimento é fundamental

Não é preciso se tornar uma maratonista ou atleta de triátlon para que sua saúde seja recompensada. Para acompanhar a nova pirâmide alimentar, foi elaborada outra pirâmide de atividades. Sua base é uma simples caminhada, seja ela no supermercado ou o caminho entre o estacionamento e o escritório. O importante é que se movimente por pelo menos 30 minutos, mesmo não sendo de forma contínua. A "quantidade de bem-estar" também é referência nesta nova pirâmide. Cada 15 minutos de atividade equivalem a 1QB, ou seja, a cada dia devemos realizar pelo menos 2QB de caminhada. Nos níveis acima estão indicadas as atividades mais intensas, que requerem um menor tempo de execução e/ou menor frequência semanal. O ideal é que se atinja 12QB semanais.

1 Pratique 6 vezes por semana uma caminhada de 30 minutos, mesmo não sendo de forma continuada. Por exemplo, estacione o carro mais longe do habitual, utilize transportes públicos, prefira escadas ao elevador, leve o cachorro para passear, cumpra as tarefas do lar, vá ao supermercado, e por aí vai.
2 Faça exercícios de 2 a 4 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora por dia. Dê preferência a atividades com gasto calórico médio: caminhada intensa, hidroginástica, natação, musculação, bicicleta, patins e ioga.
3 Execute atividade física 1 ou 2 vezes por semana, com cerca de 1 hora de duração. No topo da lista estão as atividades mais intensas, com gasto calórico alto: corrida, aeróbica, futebol, tênis e handball.

80% das mortes mundiais causadas por doenças crônicas não transmissíveis, em 2009, foram causadas por alimentação incorreta.

Dividida por porções, a quantidade dos alimentos corresponde às necessidades semanais. Para facilitar na hora de ir ao supermercado, trouxemos o peso equivalente para cada "quantidade de bem-estar" (QB).


por MARJORIE ZOPPEI

Procura-se...

Procura-se


Mais gente para trabalhar e menos gente para criticar.

Mais gente que faz e menos gente que fala.

Mais gente para dizer que vai dar certo e menos gente para dizer que é impossível.

Mais gente para inspirar o outro e menos gente para jogar baldes de água fria.

Mais gente para se envolver nos problemas e menos gente para ficar sentada à beira do caminho.

Mais gente para indicar o que é certo e menos gente para mostrar o que está errado.

Mais gente para acender uma luz e menos gente para amaldiçoar a escuridão.

Autor desconhecido

Saiba quais são as substâncias que a pessoa ingere quando fuma

Saiba quais são as substâncias que a pessoa ingere quando fuma


De acordo com o INCA, o total de fumantes no Brasil corresponde a 17,2% da população acima dos 15 anos. Um casal de fumantes pode gastar até R$ 1.543,20 por ano.

O nome do aparelho é cromatógrafo. É usado em laboratório para identificar qualquer tipo de elemento químico. Nossa reportagem queimou um cigarro dentro de um frasco. Na fumaça, a máquina identificou mais de 100 substâncias. Metais como manganês e níquel, usados na fabricação de pilhas e baterias. Combustíveis como o etanol, vários tipos de ácidos e até naftalina, o veneno contra inseto. A piridina é uma parte da nicotina - usada até em agrotóxicos. É ela que causa a dependência.

Cada cigarro tem, em média, um miligrama de nicotina o que daria para matar dez camundongos se fosse injetado diretamente no sangue. Três maços têm, em média, 60 miligramas de nicotina. Se essa dose fosse aplicada na veia poderia matar uma pessoa adulta.

Na opinião do pneumologista, Josias Cavalcante, a nicotina é o principal vilão do cigarro. “Cada tragada dá um impacto no sangue e cada tragada que você dá as artérias se contraem, depois volta. Agora, multiplique isso por vinte cigarros por dia: são duzentos impactos. Multiplique por vinte anos de cigarro: vai dar 74 mil impactos”.

O monóxido de carbono da fumaça é outra substância perigosa. É o mesmo gás que sai do escapamento de automóveis. O aparelho mede a presença do monóxido de carbono no pulmão. Uma pessoa que não fuma tem só uma partícula por milhão. Durante a tragada, o pulmão de Luiz Gonzaga de Lima, mecânico de refrigeração, tem 55 partículas por milhão. O índice aceitável é em torno de seis. "Preocupa um pouco. A gente sabe que faz mal”, diz.

No sangue, o monóxido de carbono ocupa o lugar do oxigênio. Provoca a famosa falta de fôlego no fumante e uma lista enorme de outras doenças. "A doença pulmonar obstrutiva crônica, que é caracterizada pela bronquite crônica e pelo enfisema, assim também para as doenças cardiovasculares como angina, infarto e os acidentes vasculares cerebrais", explica Penha Uchoa, pneumologista.

De acordo com a Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), preparada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), o total de fumantes no Brasil corresponde a 17,2% da população acima dos 15 anos. Os percentuais de fumantes são maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos (22,7%), entre os moradores da região Sul (19%), os que vivem em área rural (20,4%), os menos escolarizados (25,7%) e os de menor renda (23,1%).

Dados da PETab revelaram que uma família composta por um casal de fumantes, entre 45 e 64 anos, residente em uma cidade do Sudeste do país gasta, por mês, R$ 128,60 somente com a compra de cigarros. Por ano, a despesa chega a R$ 1.543,20.

Métodos para parar de fumar

- Parada imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

- Parada gradual (2 métodos)
Você pode reduzir o número de cigarros. Por exemplo: um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais; no segundo, 25; no terceiro, 20; no quarto, 15; no quinto, 10; no sexto, 5. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Outra forma é retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9h; no segundo, às 11h; no terceiro, às 13h; no quarto, às 15h; no quinto, às 17h; no sexto, às 19h. No sétimo dia seria a data para deixar de furmar e o primeiro dia sem cigarros.

A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.

Alessandro Torres Fortaleza, CE

As informações são do INCA.

O Pai e o Filho na montanha ...

O Pai e o Filho na montanha


De repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: - Ai!!!

Curioso o menino pergunta: - Quem é você?
E recebe como resposta: - Quem é você?
Contrariado grita: - Seu covarde!
E escuta como resposta: - Seu covarde!
O menino olha para o pai e pergunta, aflito: - O que é isso?
O pai sorri e fala: - Meu filho, preste atenção,
Então o pai grita em direção à montanha: - Eu admiro você!
A voz responde: - Eu admiro você!
De novo, o homem grita: - Você é um campeão!
A voz responde: - Você é um campeão!
O menino fica espantado. Não entende.
E o seu pai explica:

- As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA.

A VIDA lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mal aos outros. A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam.

Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.

Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade crie mais amor, compreensão e harmonia no seu coração.

Se agir assim, A VIDA lhe dará felicidade, sucesso e amor das pessoas que lhe cercam.

Autor desconhecido

Doenças transmitidas por animais domésticos ...

Doenças transmitidas por animais domésticos


Doenças transmitidas por animais domésticos

"Na maioria das vezes os animais domésticos fazem parte da família. Porém estes animais transmitem diversas doenças perigosas. Saiba quais são e como fazer para preveni-las".

Muitas pessoas, apesar de amarem os animais domésticos, têm receio das doenças transmitidas por eles. O pêlo, a saliva, as patas, as fezes e a urina de gatos e cachorros abrigam diversos microorganismos capazes de provocar doenças. Mas estas doenças não serão um problema se você souber como evitá-las. Basta tomar cuidados como vacinação e consultas periódicas ao veterinário, mesmo com seu animal sadio.

Entre os cuidados para evitar as doenças, alguns são fundamentais: não compartilhar alimentos ou cama com os animais, evitar carinhos como beijos ou lambidas muito próximas ao rosto, recolher rapidamente as fezes e urinas dos animais, procurar assistência médica imediata sempre que alguém for mordido.

A raiva

A doença mais conhecida e que mais causa medo é a raiva. Uma doença que mata em 100% dos casos. É provocada por um vírus que ataca o cérebro e os nervos, gerando distúrbios de comportamento, causando muita dificuldade para respirar e para engolir até mesmo água.

Este vírus é transmitido por cão, gato, primatas, cavalo ou morcego, tanto pela mordida quanto pela saliva, se esta entrar em contato com mucosas ou com alguma lesão de pele. Por isso existe a vacinação anual (a partir dos 4 meses de idade) dos animais domésticos. E por isso, se você ou qualquer pessoa for mordido por algum desses animais, deve entrar em contato urgente com o seu médico ou com o Posto de Saúde, para tomar as vacinas necessárias e receber a orientação adequada para evitar a doença. É preciso lembrar que o período de incubação é longo, de 10 – 40 dias até sete anos e que manifestações iniciais em humanos são inespecíficas. No entanto, duas são mais peculiares: alteração da sensibilidade da pele e insônia. O animal mordedor deve ser mantido preso, vivo e em observação. O cão raivoso perde o apetite, baba muito, anda sem rumo e tem crises de furor durante as quais morde as pessoas ou outros animais.

Alguns estudos mostram que as mordidas de animais são a quarta principal causa de acidentes em crianças menores de nove anos. Sendo assim, vale lembrar que, mesmo quando elas não provocam raiva, deixam feridas que podem se infectar e têm que ser cuidadas adequadamente.

As doenças de pele

A sarna é transmitida por cão, gato, coelho e cavalo, através do contato direto (pegar no colo, por na cama, etc) com o animal doente. Para evitá-la, mantenha seu animal sempre de banho tomado (pelo menos a cada 15 dias) e troque semanalmente os panos das caminhas/casinhas. Se ele apresentar coceiras, leve-o a um veterinário.

As micoses são transmitidas pelo contado direto com cão, gato ou coelho doentes. Para evitá-la, não deixe seu animal dormir em locais úmidos, e mantenha a casinha limpa. Caso apareça queda de pêlo, consulte um veterinário.

Mas as doenças mais comumente transmitidas por cães e gatos vêm dos pêlos e da saliva, que geram problemas alérgicos tipo bronquite asmática ou rinite alérgica.

Outras doenças transmitidas pelos animais domésticos

A brucelose é transmitida por vacas, cabras, porcos e cães através das secreções vaginais, fetos e restos de parto ou da ingestão de leite cru ou queijo fresco provenientes de animais contaminados. Os machos contaminam as fêmeas no acasalamento. Por isso você deve acasalar apenas animais não contaminados, usar luvas se for ajudar as fêmeas no parto, e fazer teste de brucelose antes do acasalamento.

A leptospirose é transmitida pela urina ou pela água contaminada com urina de cães, gatos ou ratos. As "leptospiras", que provocam a doença, penetram através das mucosas, de ferimentos da pele ou da ingestão da água contaminada. É comum aparecerem surtos de leptospirose em épocas de enchentes, quando as pessoas entram em contato com a água da chuva contaminada. Para evitá-la, evite deixar comida a noite para o seu animal (quando você pegá-la pela manhã, ela pode estar contaminada com urina). Combata ratos, vacine seus animais anualmente ou, se você for de uma região onde a doença é comum, a cada 6 meses.

A toxoplasmose é provocada por um germe que habita no intestino dos felinos - nas cidades, o principal é o gato - e chega ao homem pelo contato com as fezes do animal. As mulheres devem tomar um cuidado especial para não pegar esta doença, não ingerindo leite cru nem manipulando carnes cruas sem luvas durante a gravidez e, caso elas já tenham a doença, devem ter um cuidado ainda mais especial para o bebê não nascer com problemas. Os portadores do vírus da Aids também devem tomar muito cuidado, pois a toxoplasmose neles pode ter conseqüências graves e levar à morte.

A criptococose pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos, através da aspiração do pó com o criptococo. Para evita-la, não deixe que os pombos façam ninhos no forro de sua casa e, se for limpar os excrementos, use uma máscara.

A larva migrans, ou bicho geográfico, é adquirida através das fezes dos cães, principalmente na praia, escolas, prédios ou casas onde possa haver areia contaminada com estas fezes. Caso você crie cães, não deixe que eles evacuem nas praias, recolha suas fezes de gramados, parques e calçadas, e faça exames semestrais para tratar os animais doentes. Desta forma, você evita a contaminação de sua família e de outras pessoas.

Outros vermes podem ser transmitidos através das fezes e das lambidas os cães e gatos. O contágio também pode ser pela contaminação da água e dos alimentos com os quais os animais tenham tido contato, ou ainda pela areia contaminada com as fezes. Além disso, os animais contaminados eliminam constantemente ovos dos vermes que ficam aderidos aos pelos. As pulgas fazem parte do ciclo de transmissão, e a ingestão acidental de pulgas ou de ovos, principalmente por crianças, leva à contaminação. Além do exame de fezes periódico, você deve evitar a infestação de pulgas.

Finalmente, você deve saber que, se quiser realmente ter um animal de estimação, basta, como tudo na vida, cuidar bem dele e ele só lhe trará coisas boas. A sua precaução é que vai afastar o perigo das doenças.

Revista Boa Saúde

POR QUE IR À IGREJA?



POR QUE IR À IGREJA?

Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.

"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maiora deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:

"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4.4

Autor desconhecido

Quais são os esportes mais sedentários?

Quais são os esportes mais sedentários?


O bilhar é o esporte que gasta menos calorias, de acordo com o livro Fisiologia do Exercício, de William McArdle, mas é impossível definir um ranking oficial. “Existem centenas de variáveis envolvidas. Um mesa-tenista pode gastar mais calorias em uma partida do que um jogador de futebol em um jogo inteiro”, diz o médico Samir Daher, da Confederação Brasileira de Handebol. O ritmo com que o esporte é praticado, a frequência, o biótipo do praticante e o deslocamento exigido pelo jogo são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração. Assim, não há uma lista definitiva dos esportes mais e menos sedentários, e sim estimativas. A lista abaixo, por exemplo, estima quanto um indivíduo com 70 quilos gasta de calorias durante uma hora de atividade. Aliás, nem o conceito de esporte é consenso: aqui, consideramos esporte toda atividade física sujeita a regulamentos e que geralmente visa a competição. No futuro, quem sabe até jogar videogame vá ser considerado um esporte. Se isso acontecer, o Nintendo Wii pode entrar para a lista dos sedentários: em uma hora, ele queima 150 calorias, de acordo com um estudo da Universidade John Moores, na Inglaterra.

MOLEZA F.C.
Os esportes mais sedentários...

BILHAR (176 kcal)
É um esporte que requer mais concentração do que força física. Como há poucos deslocamentos – e, quando existem, são curtos e lentos –, não acelera muito o metabolismo.

CANOAGEM por lazer (185 kcal)
Na canoagem amadora, não é preciso lutar contra correntezas fortes – o esportista apenas segue o fluxo da água, sem contrações muito vigorosas para executar o movimento.

DANÇA LIVRE (214 kcal)
Por não ser profissional, requer só movimentos suaves, sem grandes deslocamentos ou movimentos complexos. Com isso, acaba gastando menos calorias.

VÔLEI (245 kcal)
Apesar de exigir saltos e movimentos intensos, tem deslocamentos extremamente curtos, de 2 a 3 metros, que reduzem o consumo calórico.

ARCO-E-FLECHA (273 kcal)
O esporte depende mais da parte psicológica. O esforço físico fica concentrado nos braços, que precisam segurar o arco corretamente e aguentar o tranco da flechada.


DUREZA F.C.
... e os que mais fazem suar

BOXE (932 kcal)
O esporte exige que o atleta se desloque bastante e dê vários pulinhos de um lado para outro para desviar do adversário, fora a energia gasta com os golpes.

SQUASH (890 kcal)
Bater a bolinha contra a parede parece brincadeira de criança, mas envolve muito deslocamento, velocidade, flexibilidade, força e resistência.

JUDÔ (819 kcal)
Assim como as outras artes marciais, é um esporte que exige força, daí sua queima calórica. Sua prática também requer flexibilidade e coordenação motora.

NATAÇÃO - CRAWL (655 kcal)
Ao nadar nesse estilo, também conhecido como nado livre, o esforço maior fica por conta das pernas, dos braços e das costas, apesar de o esporte trabalhar o corpo todo.

BASQUETE (580 kcal)
A queima de calorias é beneficiada principalmente pelo deslocamento em quadra. Cada atleta percorre, em média, 8 quilômetros durante uma partida.

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Victor Bianchin

Lei do Caminhão de Lixo...

Lei do Caminhão de Lixo


Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo de:

"A Lei do Caminhão de Lixo."

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar.

O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!

Livre-se do lixo!

Autor desconhecido

Exercícios que evitam o ronco...

Exercícios que evitam o ronco


Reduza a "sinfonia" noturna fazendo os movimentos certos com a língua três minutos todos os dias.

Como fazer os movimentos

1. Escove a língua
Passe a escova de dentes nas laterais da língua, sempre com movimentos da frente para o fundo.

2. Afile a língua
Coloque-a pra trás, até encosta-lá no céu (e no fundo) da boca.

3. Sugue
Erga a língua até o céu da boca e toque nos dentes da frente.

4. Contraia a "campainha"
Engula em seco e, logo em seguida, tente pronunciar "aaa".

5. Eleve o lábio
Erga o lábio de baixo (inferior) o mais próximo possível do nariz (fazendo careta). Segure e solte.

6. Force o maxilar
Force o maxilar para baixo enquanto o empurra, com a mão, para cima.

Tente evitar as causas do barulho

Álcool
Bebidas alcoólicas relaxam a musculatura do pescoço e fazem o ar entrar com dificuldade na garganta.

Barriga para cima
Dormir de barriga para cima deixa a língua caída, fechando a garganta. Uma boa alternativa é dormir de lado.

Gripes, alergias e resfriados
De nariz entupido, você respira pela boca - e isso é um passo para o ronco!

Obesidade
A obesidade provoca flacidez dos tecidos da garganta e também dificulta a passagem do ar.

Pescoço curto
Pessoas com pescoço grosso e curto têm mais dificuldade para respirar.

Verifique o resultado

. Os exercícios aqui apresentados são recomendados pelo pneumologista Geraldo Lerenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono, do Instituto do Coração, de São Paulo.

. Esses movimentos diminuem o ronco quase pela metade, mas não curam o problema se o paciente não tratar as causas.

. A ocorrência de apneia durante o sono é reduzida em até 60%.

. A circunferência do pescoço costuma diminuir cerca de 1 cm após quatro meses de exercícios.

Fonte: Revista Ana Maria

Sobre o Alzheimer...

Sobre o Alzheimer


Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranquilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!

Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor

Ter uma religião ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a imunidade

Ter uma religião ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a imunidade


Espiritualidade implica menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, além de melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação. Estudos comprovam benefícios de práticas como ioga e meditação à saúde.

A tradição diz que a fé move montanhas. E, além disso, ajuda a reduzir a ansiedade, segundo estudo publicado recentemente pela revista Psychological Science, dirigido por Michael Inzlicht, psicólogo da Universidade de Toronto, no Canadá.

O especialista aplicou um teste denominado Stroop, que utiliza eletrodos para controlar a cognição e avaliar respostas cerebrais a determinados estímulos num grupo de voluntários. E os resultados mostraram que quanto maior o nível de religiosidade, menor a atividade do córtex cingular anterior, vinculado ao controle inconsciente do perigo e dos problemas. O achado foi batizado de Marcador Neural de Convicções Religiosas.

O médico Mario Peres, pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, afirma que existem muitos estudos epidemiológicos que evidenciam os benefícios da fé, da espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais, menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação, e ainda melhor função imunológica.

“Como os dados recentes para o Brasil indicam que 92,6% da população possui uma religião, falar sobre o sentido do sofrimento, no contexto de um tratamento médico, é um novo paradigma que, se não colabora para a cura do paciente, lhe garante melhora da qualidade de vida”, diz o especialista.

“A medicina integrativa é uma abordagem medica que visa a cura, abordando a pessoa em seu todo, corpo, mente e espírito, enfatizando as relações terapêuticas entre médico e paciente”, explica o médico Paulo de Tarso Lima, coordenador do Setor de medicina Integrativa e Complementar do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Na prática, há um compromisso de comunicação entre o grupo de terapeutas envolvidos no tratamento, sem perder de vista a ideia de que a saúde do paciente não depende só desses profissionais”. “A meta comum deve ser estimular o autocuidado como valor para a vida, pois curar-se é também a capacidade de transcender a experiência do sofrimento”, conclui Lima.

Cristina Almeida - UOL Ciência e Saúde

Risco cardíaco é 60% maior para quem trabalha em excesso

Risco cardíaco é 60% maior para quem trabalha em excesso


O problema não é a carga horária, e sim o estresse, o sedentarismo e os maus hábitos

Quem trabalha de três a quatro horas a mais do que as oito regulamentares aumenta em 60% as chances de desenvolver doenças coronárias, em relação aos que batem o cartão na hora certa.

Esses profissionais estariam mais suscetíveis a sofrer de obstrução das artérias coronárias, desencadeando angina (dor no peito devido ao entupimento) e até infarto.
Os dados são de uma pesquisa publicada no "European Heart Journal", que seguiu 6.000 britânicos de meia-idade por 11 anos.

Segundo Luiz Antonio Machado Cesar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o que está por trás do resultado não é o trabalho em si, mas os fatores de risco que cercam quem trabalha demais.

"Essas pessoas são mais estressadas e têm menos tempo para praticar atividades físicas, se alimentar melhor e dormir melhor."

O cardiologista Hélio Castello, do hospital Bandeirantes, comenta: "A pressão arterial de quem trabalha demais tende a ser mais elevada, já que a pressão é maior em situações de alerta".

PREVENÇÃO
Se não dá para reduzir as horas de trabalho, Roberto Kalil Filho, diretor do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, recomenda uma dieta balanceada, uma hora diária de exercícios e exames periódicos.

"Há sempre um vácuo no dia em que as pessoas fazem coisas supérfluas e que poderia ser ocupado com exercícios", afirma. "O trabalho não mata ninguém. O que mata é não se cuidar."

Fonte: UOL - GUILHERME GENESTRETI

Como o cérebro mede o Tempo?

Como o cérebro mede o Tempo?


O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa...
São apagados de sua noção de passagem do tempo...

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos..

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras.. V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida..

ESCREVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE.... VIVA!!!!!!!!

Fonte: UOL

Envelhecer bem...

Envelhecer bem


Novo caminho para envelhecer bem

Descoberta de uma enzima que afeta a produção de placas no cérebro pode indicar um caminho para tratar o mal de Alzheimer, que afeta milhões de pessoas no mundo.

A doença de Alzheimer é uma das principais ameaças a uma velhice saudável. Ela provoca a perda de memória e da capacidade de cognição e afeta principalmente pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Há mais de um século o mal de Alzheimer desafia a ciência. Sua primeira descrição foi feita em 1906 pelo alemão Alois Alzheimer (1864-1915), a partir do grave quadro de demência que encontrou na paciente Auguste Deter, em 1901, e acompanhou até sua morte, aos 56 anos, em 1906.

Hoje, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sejam vitimadas pelo mal, que afeta sobretudo indivíduos com mais de 60 anos - um universo cada vez maior de pessoas, num mundo em que a expectativa de é vida crescente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê aumento de 66% na ocorrência de Alzheimer e outras formas demência até 2030, em comparação aos números de 2005.

Pesquisadores descobriram proteína ligada à produção do beta-amiloide no cérebro, elemento-chave para o mal de Alzheimer.
Pesquisas incansáveis buscam entender a doença, que ataca a capacidade cognitiva e causa a degeneração progressiva da memória. Agora, uma pesquisa publicada pela Nature nesta semana aponta um caminho promissor para se chegar a uma saída.

Pesquisadores norte-americanos descobriram uma nova proteína que está diretamente ligada à produção nociva do beta-amiloide no cérebro, um elemento-chave para o mal de Alzheimer.

O acúmulo do beta-amiloide, um segmento de proteína, é considerado um dos principais fatores associados à doença, compondo as placas senis que se formam no cérebro das vítimas da doença.

Um dos líderes da pesquisa, Paul Greengard, do Laboratório de Neurociência Molecular e Celular na Universidade Rockefeller, em Nova York, conta que já foram feitas muitas tentativas para reduzir a sua formação no passado. Mas a tarefa não é simples:

"Geralmente se procura conter sua produção a partir da inibição da gama-secretase, que é a enzima responsável pela produção do beta-amiloide", explica ele à CH On-line. "Porém, essas tentativas tiveram pouco sucesso, em parte porque a inibição de gama-secretase pode levar a efeitos colaterais graves, incluindo sangramento gastrointestinal e câncer de pele."

Inibição parcial

Explica-se: o beta-amiloide é um segmento proteico formado a partir da quebra (ou clivagem) de uma proteína transmembrana conhecida como APP. A quebra é feita por uma enzima - gama-secretase. Inibir esta enzima, assim, poderia impedir a produção indesejável do segmento proteico. Porém, a mesma enzima é indispensável para o desenvolvimento e equilíbrio do organismo, explica Greengard.

"A gama-secretase converte muitas proteínas precursoras em moléculas ativas que têm papel fundamental para manter o nosso sistema imunológico, o trato digestivo e para inibir o desenvolvimento do câncer", diz o neurocientista, um dos vencedores do Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2000.

Índices do beta-amiloide e desenvolvimento de placas ligadas ao Alzheimer diminuíram no cérebro de camundongos
E se fosse possível inibir a gama-secretase de forma seletiva, mirando apenas na formação do beta-amiloide? Foi mais ou menos esse efeito que os pesquisadores conseguiram obter a partir da nova enzima que descobriram, a GSAP - sigla em inglês para 'proteína ativadora de gama-secretase'.

A inibição da GSAP foi testada em camundongos, que tiveram o gene para a enzima silenciado. Passados seis meses, os pesquisadores verificaram que os índices do beta-amiloide no cérebro dos animais haviam diminuído significativamente (em torno de 40%), assim como o desenvolvimento das placas ligadas ao Alzheimer.

"Como a GSAP se mostrou muito seletiva em relação à formação do beta-amiloide sem influenciar outras funções da gama-secretase, ela oferece, potencialmente, uma abordagem muito mais segura para tratar a doença", considera Greengard. "Ainda há muito a fazer antes de testar seu efeito em humanos, mas estamos otimistas em função de seu mecanismo seletivo."

Remédio contra câncer

Os pesquisadores chegaram à nova enzima ao estudar os efeitos de um medicamento usado contra determinados tipos de câncer, o imatinib (conhecido como Gleevec, seu nome comercial). Em 2003, eles descobriram que o fármaco reduzia significativamente a produção do beta-amiloide, mas o mecanismo para tal era desconhecido.

"Agora, demonstramos que a GSAP é a proteína sobre a qual o medicamento influi para reduzir o beta-amiloide e a formação de placas. Assim, a enzima oferece um alvo terapêutico novo e imediato para o tratamento do mal de Alzheimer", ressalta.

"Estamos confiantes de que este novo caminho pode levar a tratamentos bem-sucedidos para essa doença intratável e importante"
Há, porém, uma barreira imposta pelo próprio organismo a se superar: o medicamento não consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica, a fronteira que 'filtra' as substâncias químicas presentes no sangue antes de chegarem ao sistema nervoso central.

Segundo Greengard, a equipe está procurando desenvolver derivados relacionados à droga que possam entrar no cérebro e reduzir a formação do beta-amiloide com eficácia. Outra opção, aponta, será silenciar o gene da GSAP para prevenir a produção de placas do beta-amiloide no cérebro.

Antes disso, porém, é preciso conhecer melhor os papeis desta enzima, sobre a qual pouco se sabe. "Temos que avaliar a fundo suas funções fisiológicas antes de adotar uma solução como esta", diz Greengard. "Ainda há um longo caminho para que as nossas descobertas se traduzam em práticas clínicas. Porém, estamos confiantes de que este novo caminho pode levar a tratamentos bem-sucedidos para essa doença intratável e importante", destaca.

Júlia Dias Carneiro
Ciência Hoje On-line

O livro da vida

O livro da vida


Cada dia a vida lhe oferece uma página em branco no livro da sua existência.
O seu passado já está escrito e você não pode corrigi-lo. Nas páginas amarelas, você pode encontrar a sua história, algumas com cores suaves,outras com cores escuras. Lindas recordações...

E páginas que você gostaria de arrancar para sempre.

Hoje você tem a oportunidade de escrever mais uma página.Você pode escolher as cores que usará. Mesmo que apareça algum impedimento, você pode matizar de serenidade para convertê-la em uma bela experiência.

Como você escreverá o dia de hoje?

Só depende de sua vontade que a página do dia de hoje no Livro de sua Vida seja uma bela recordação no futuro.

Se soubesse que só iria viver mais um dia, o que faria?

Sem dúvida, elevaria o seu pensamento em Deus. Desfrutaria os raios de sol, a suave brisa, a alegria dos seus filhos, o amor do(a) seu(sua) parceiro(a), tantas bênçãos que a vida põe ao alcance de nossas mãos e que muitas vezes não sabemos valorizar.

Desfrute este novo dia, faça um inventário de todas as coisas boas que existem em sua vida e viva cada hora com ânimo, dando o melhor de si. Não prejudique ninguém, sinta-se feliz por estar vivo, de poder presentear um sorriso, de oferecer sua mão e sua ajuda generosa.

Nunca é tarde para mudar o rumo e começar a escrever páginas de felicidade e paz no Livro da Vida.

Agradeça a Deus pelo presente que lhe dá hoje e pela oportunidade de converter este dia em uma página bela do Livro de sua existência. Lembre-se que apesar de todas as situações adversas, está unicamente em suas mãos viver o dia de hoje... como se fosse o primeiro, o último ou o único no Livro da sua Vida.

Autor desconhecido

Tipos de políticos ...

Tipos de políticos


Vou fazer este cordel
Vai lendo e meditando
Para os tipos de políticos
Que você está votando
Você vai ficar sabendo
E logo compreendendo
O que estou lhe falando.

Falo do Profissional
Este não é muito novo
É aquele que há tempos
Está governando o povo
Geralmente não é rapaz
Pois isto ficou pra trás
É mais ou menos idoso.

Falo do Interesseiro
Acha que tem o direito
De só querer governar
Só para o seu proveito
Preocupa com a eleição
E não com o cidadão
Pois é cheio de defeito.

Já o Exibicionista
Para sua autopromoção
Usa o recurso público
Enganando o cidadão
Esse rouba mais faz
Se achar fácil quer mais
E não tem vergonha não!

Este ainda é um tipo
Que vive comprometido
Com os grupos poderosos
Que vivem no seu partido
Fazendo a sua aliança
E também a traficância
Que tá com ele metido.

Tem o Engomadinho
Este fala bem bonito
Apresenta-se muito bem
Não é do tipo esquisito
Tem lá o seu estudo
Só não tem conteúdo
As palavras que tem dito.

Anda muito nos trinks
Parece um boneco novo
Não tem proposta séria
Da realidade do povo
Este é bem Engomadinho
Anda muito ligeirinho
Pra botar algum estorvo

O político de Promessa.
Este já promete tudo
Pra ganhar a eleição
Já fez até o estudo
Só lembra na eleição
Que existe cidadão
Isto é um absurdo!

Também anda abusando
Do meio de comunicações
Com propaganda enganosa
Para os seus anfitriões
Anda sempre com manha
Só usando as artimanhas
Nos dias das eleições.

Tem o Sem Identidade
Que faço continência
De partido sempre muda
Ele é de conveniência
Não quer se comprometer
O voto quer receber
E só vive na eminência.

Político Camaleão
É conhecido também
Anda sempre mudando
De acordo o que convém
Ir longe não precisa
Pra ver ele na ativa
Pode vir em Itanhém.

É também conhecido
Pela turma do plenário
De Político Macaco
Que pula de galho em galho
Quando não está bom lá
Passa pro lado de cá
Pra engordar o honorário.

O Político Copa do Mundo
Esse agente não esquece
É de quatro em quatro anos
Que nas eleições aparece
Aí ele vem sorrateiro
Com publicidade e dinheiro
Comprando de quem carece.

Negocia com o eleitor
Como uma mercadoria
Vem sem compromissos
Também sem ideologia
Doril também é seu nome
Ganhando ou perdendo some!
Só aparece no exato dia.

O Político Ideal
Não faz promessa mesquinha
Preocupa-se com o feijão
Que falta lá na cozinha
Cumpre com sua obrigação
O que prometeu na eleição
Logo de manhãzinha.

Ele é o defensor da vida
Mantém a palavra dada
Com responsabilidade
Respeita o que contra votou
E o livre arbítrio do eleitor
Respeita de verdade.

O eleitor consciente
Só votar em quem faz
Aquele que é curioso
Vota em quem trouxe e trás
São muitos para escolher
Em quem não merecer
Ele não vota jamais.

Airam Ribeiro

SUPÉRFLUO E NECESSÁRIO

SUPÉRFLUO E NECESSÁRIO


Supérfluo e necessário

Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.

Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior.
Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
Que possamos estar sempre atentos aos sinais e saber o que realmente se faz necessário.

Chico Xavier

Como melhorar o desempenho escolar do seu filho ...

Como melhorar o desempenho escolar do seu filho


Participe da vida escolar do seu filho

Confira se ele faz a lição de casa todos os dias.

Ofereça ajuda, mas lembre-se: ajudar não é fazer a lição pela criança.

Participe de todas as reuniões de pais e mestres.

Não deixe seu filho faltar nas aulas sem necessidade. Faltas dificultam a aprendizagem.

Pergunte diariamente o que ele aprendeu de novo na escola. Mostre empolgação.

Leia sempre. É bom para você e para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente.

Sempre que possível converse com o professor do seu filho e pergunte como você pode ajudar.

Fonte: www.educarparacrescer.com.br

Regras básicas da cidadania ...

Regras básicas da cidadania


Ser solidário
Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Prestar o bem aos semelhantes, ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter, uma ferramenta das mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

Ter respeito
Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus, respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

Ser sincero
Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos, em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade de outras pessoas.

Dizer sempre a verdade
Dizendo a verdade, ganha-se confiança. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessas qualidades.

Cooperar
Participar é sempre fundamental. A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

Não agredir seu semelhante
Seja por palavras ou fisicamente, violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência e agressão.

Ter bondade, educação e responsabilidade
Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas das virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações, com nossas responsabilidades.

Perdoar
Ao manter ressentimentos de alguém, nunca se tem o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar nenhum, apenas serve para criar mais problemas.

Dialogar
Muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse diálogo entre as pessoas envolvidas. Procure sempre conversar, trocar idéias, experiências, buscar explicações e, antes de tudo, aprenda a conhecer as outras pessoas.

Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais
Não estamos sozinhos no mundo, e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas. Aprender a conviver é essencial para melhor saborearmos nossa vida.

Fonte: www.revistaconstruir.com.br

Servir Mais...

Servir Mais


Efraim Ben Assef, caudilho de Israel contra o poderio romano, viera a Jerusalém para levantar as forças da resistência, e, informado que Jesus, o profeta, fora recebido festivamente na cidade, resolveu procurá-lo, na casa de Obede, o guardador de cabras, afim de ouvi-lo.

- Mestre - falou o guerreiro - não te procuro como quem desconhece a justiça de Deus, que corrije os erros do mundo, todos os dias... Tenho necessidade de instrução para minha conduta pessoal no auxílio do povo. Como agir, quando o orgulho dos outros se agiganta e nos entrava o caminho? Quando a vaidade ostenta o poder e multiplica as lágrimas de quem chora?

- É preciso ser humilde e servir mais - respondeu o Senhor, fixando nele o olhar translúcido.

- Mas, e quando a maldade se ergue, espreitando-nos a porta? Que fazer, quando os ímpios nos caluniam a feição de verdugos?

E Jesus:

- É preciso mais amor e servir mais.

- Senhor, e a palavra feroz? Que medidas tomar para coibi-la? Como proceder, quando a boca do ofensor cospe fogo de violência, qual nuvem de tempestade, arremessando raios de morte?

- É preciso mais brandura e servir mais.

- E diante dos golpes? Há criaturas que se esmeram na crueldade, ferindo-nos até o sangue... De que modo conduzir nosso passo, à frente dos que nos perseguem sem motivo e odeiam sem razão?

- É preciso mais paciência e servir mais.

- E a pilhagem, Senhor? Que diretrizes buscar, perante aqueles que furtam, desapiedados e poderosos, assegurando a própria impunidade à custa de ouro que ajuntam sobre o pranto dos semelhantes?

- É preciso mais renúncia e servir mais.

- E os assassinos? Que comportamento adotar, junto daqueles que incendeiam campos e lares, exterminando mulheres e crianças?

- É preciso mais perdão e servir mais.

Exasperado por não encontrar alicerces ao revide político que aspirava a empreender em mais larga escala, indagou Efraim:

- Mestre, que pretendes dizer por "servir mais"?

Jesus afagou uma das crianças que o procuravam e replicou, sem afetação:

- Convencidos de que a justiça de Deus está regendo a vida, a nossa obrigação, no mundo íntimo, é viver retamente na prática do bem, com a certeza de que a Lei cuidará de todos. Não temos, desse modo, outro caminho mais alto senão servir ao bem dos semelhantes, sempre mais...

O chefe israelita, manifestando imenso desprezo, abandonou a pequena sala, sem despedir-se.

Decorridos dois dias, quando os esbirros do Sinédrio chegaram, em companhia de Judas, para deter o Messias, Efraim Ben Assef estava à frente. E, sorrindo, ao algemar-lhe o pulso, qual se prendesse temível salteador, perguntou sarcástico:

- Não reages, galileu?

Mas o Cristo pousou nele, de novo, o olhar tranquilo e disse apenas:

- É preciso compreender e servir mais.

Chico Xavier

Mandamentos para lembrar a cada dia

Mandamentos para lembrar a cada dia


1. Amar e respeitar o filho pelo que ele é, e não pelo que você quer que ele seja.

2. Não sobrecarregar o filho com problemas e emoções com os quais ele não esteja preparado para lidar. Lembrem-se de que vocês são os pais, ele é o filho.

3. Quando for necessário impor disciplina, deixar claro para o filho que você desaprova o que ele fez, e não o que ele é.

4. Colocar limites para o filho e ajudá-lo a sentir-se seguro com a noção do que se espera dele.

5. Arranjar tempo para o filho e saborear os momentos de convívio, sabendo o quanto estes são importantes.

6. Criar um ambiente doméstico afetuoso e mostrar ao filho, sempre e como for possível, que ele é amado.

7. Certificar-se de que o filho está tendo espaço para crescer, sonhar, vencer e, até mesmo, errar.

8. Encorajar o filho a conhecer o mundo em todos os seus aspectos, guiando-o pelos diversos caminhos e esforçando-se para torná-lo cuidadoso, mas não medroso.

9. Cuidar de si física e emocionalmente para que o filho possa contar com os pais na hora em que precisar.

10. Esforçar-se para ser tudo o que vocês querem que o filho seja quando crescer — amoroso, decente, equilibrado, generoso e confiante.

Autor desconhecido

Escrito na areia ...


Diz a lenda que dois amigos caminhavam pelo deserto.

A certa altura da viagem começaram a discutir e um deles deu uma bofetada no outro.

Angustiado, mas sem dizer nada, escreveu na areia: "hoje o meu melhor amigo deu-me uma bofetada.

Seguiram pelo caminho e encontraram um oásis onde pararam para tomar banho.

O amigo que havia sido agredido começou a se afogar, mas seu amigo o salvou.

Depois de se recuperar, escreveu em uma pedra: "o meu melhor amigo salvou a minha vida hoje."

O outro, intrigado, perguntou: Quando estavas angustiado escrevestes na areia e agora escreves na pedra, por quê?

O amigo respondeu-lhe: "Quando alguém nos faz mal devemos escrever isso na areia para que o vento do perdão faça desaparecer a frase... Mas quando alguém faz algo de bom para nós, devemos gravar isso em pedra para que vento nenhum faça desaparecer."

Aprenda a escrever as tuas feridas na areia e a gravar em pedra as tuas venturas.

Autor desconhecido

Dicas para a criançada dormir mais e melhorar o boletim escolar

Dicas para a criançada dormir mais e melhorar o boletim escolar


Onde estou mesmo?

Por que seria melhor para a saúde dos adolescentes se o horário de ir para a aula fosse mais tarde? E por que os pais precisam cortar internet, videogame e celular até altas horas da noite? Para que a molecada possa dormir mais e melhorar tanto o boletim quanto o humor!

Cabeça no mundo da lua em plena sala de aula, notas em queda livre, falta de disposição para tudo e reclamações cada vez mais frequentes por bagunça, brigas e discussões em classe — se esse quadro lhe parece familiar, seu filho pode estar dormindo menos do que deveria. Ou na hora errada. De acordo com a recomendação de especialistas em sono, um adolescente necessita de pelo menos nove horas de repouso — isso mesmo, nove horas! — para garantir uma rotina saudável de estudos. Isso significa que, se o sinal de entrada do colégio soa às 7 horas, a garotada tem de estar contando carneirinho às 21 horas para acordar às 6 horas. O problema é que essa rotina mostra-se impraticável na maioria dos lares brasileiros. Daí a pergunta: qual seria o melhor horário para o jovem iniciar as atividades escolares?

Nos Estados Unidos, um trabalho piloto do Hasbro Children’s Hospital, de Rhole Island, propôs que uma pequena escola retardasse em meia hora o horário de entrada dos alunos, prorrogandoo das 8 para as 8h30. O resultado confirmou o que os médicos já esperavam: os minutos adicionais de sono garantiram benefícios para o estado de alerta, o humor e a saúde geral dos teens. Em outro trabalho americano, pesquisadores da Robert Wood Johnson Medical School, de Nova Jersey, mostraram que aquela sonolência diurna de muitos adolescentes está associada a um risco três vezes maior de o jovem apresentar sintomas de depressão.

No Brasil, uma investigação recém apresentada pelo Instituto Glia, em Ribeirão Preto, no interior paulista, mostra que crianças e adolescentes que dormem mais de oito horas por noite apresentam quase o dobro de chances de ter uma cuca mais sadia e um boletim nota 10, em comparação com os que descansam menos do que isso. “A falta de sono altera o humor, o comportamento e o aprendizado do jovem, além de baixar as defesas imunológicas do seu corpo”. resume a neuropediatra Márcia Pradella-Hallinan, responsável pelo Setor de Pediatria do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “As noites mal dormidas podem acarretar também problemas de estatura em adolescentes, por causa da alteração na produção do hormônio do crescimento, que acontece durante o sono e é responsável pelo estirão da puberdade.”

Além do horário escolar, outro fator parece contribuir bastante para o pensamento voar para as nuvens nas primeiras aulas do dia: os novos brinquedinhos eletrônicos da garotada. Com internet, telefone celular, videogame e a própria TV, os jovens, que já não deveriam deitar depois das 23 horas, acabam invadindo a madrugada no Twitter, mandando mensagens de texto, navegando na web, teclando com amigos online, disputando jogos virtuais ou simplesmente assistindo a um filme. “De segunda a sexta, 65% dos jovens brasileiros dormem apenas seis horas por noite”, revela a neurologista Andréa Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono. “E os responsáveis por isso não são apenas o horário escolar e as distrações eletrônicas. Muitas vezes os pais chegam tarde e a casa fica acesa até altas horas. Os filhos reproduzem esses hábitos. Paralelamente, o consumo de cafeína cresceu muito entre os jovens, em suas mais variadas formas, como refrigerantes, café, energéticos, pó de guaraná, chocolates e outros alimentos.”

Os problemas de nota baixa ligados à falta de sono têm a ver com a fadiga dos neurônios responsáveis pelo raciocínio. Se esses soldados do nosso sistema nervoso não estiverem descansados, vão comprometer a memória, a atenção e a percepção de todo o exército. Essa disfunção também leva a quadros depressivos, que se desdobram em vários outros problemas. “Irritação, agressividade, violência gratuita, problemas com alimentação, como obesidade ou anorexia, além de uma visão com perspectiva negativa do mundo e um estado de angústia permanente, contribuem para que muitos busquem uma saída nas drogas e no álcool”, elenca a psicopedagoga Nadia Bossa, diretora científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

Na opinião da especialista da ABPp, a solução para o impasse depende de um esforço conjunto. “Da parte da família, seria preciso organizar a vida doméstica da casa de modo a respeitar as necessidades naturais do corpo do adolescente, o horário escolar e a realidade da casa”, defende Nadia. Ou seja, precisaria haver uma nova disciplina com horários rígidos para os jovens conviverem com a família e terem tempo para se divertir, mas sem comprometer as preciosas horas de sono, sempre mantendo a rotina nos fins de semana. Nadia diz que cochilos de 30 minutos à tarde, depois do almoço, não resolvem o problema, mas ajudam a compensar a falta de sono noturno e até podem ser bem-vindos, desde que aconteçam sempre. “Já a escola poderia mexer no horário de entrada dos alunos, dando a eles um tempinho extra para dormir pela manhã”, sugere Nadia.

Em períodos de provas e durante o próprio vestibular, os problemas de falta de sono costumam se agravar. No ímpeto de tirar o atraso, não são poucos os que optam por varar a madrugada na véspera da avaliação para estudar tudo o que o professor passou. A neurologista Andréa Bacelar garante que esse é um erro enorme. “A consolidação da memória acontece quando a pessoa está dormindo. Se ela não dorme, muito do que estudou não vai ficar devidamente registrado, por mais que se esforce.” Além disso, segundo a médica, na hora da prova o aluno vai estar sonolento e com os reflexos neuronais lentos, o que comprometerá seu raciocínio.
A IDADE E O SONO

As diferentes necessidades para cada etapa da vida

CRIANÇA: MAIS DE 10 HORAS
A imaturidade neuronal faz com que ela precise de mais tempo de sono. Um recém-nascido chega a dormir cerca de 20 horas por dia. A partir dos 3 ou 4 anos de idade, são necessárias de 11 a 12 horas de repouso ininterrupto. Aos 9 anos, a criança já pode dormir só dez horas, mas não antes dessa idade.

ADOLESCENTE: DE 8 A 9 HORAS E MEIA
O desenvolvimento do cérebro prossegue acelerado na puberdade. Nessa fase, porém, o jovem depende do sono principalmente para crescer. É a idade daquele estirão, e o hormônio do crescimento, produzido durante a madrugada — e só com o organismo adormecido profundamente —, faz a diferença. Além disso, a garotada precisa estar descansada para administrar todas as transições da adolescência.

ADULTO JOVEM: DE 7 A 8 HORAS E MEIA
O sono perde sua função de maturação neuronal na fase adulta, mas continua sendo imprescindível para refazer os processos fi siológicos, mentais e cognitivos. Dormir o sufi ciente signifi ca se proteger de doenças e manter a capacidade de desempenhar funções corriqueiras, principalmente em relação ao aprendizado.

PESSOAS DE 60 ANOS OU MAIS: DE 6 A 7 HORAS E MEIA
Com o avanço dos anos, a necessidade de descanso diminui. Com pouco mais de seis horas de repouso por noite, pessoas com mais de 60 anos costumam viver bem, sem maiores défi cits.

A HORA DE IR PARA ESCOLA

Para a psicopedagoga Nadia Bossa, da ABPp, o ideal seria que os dois turnos escolares fossem abolidos e fundidos em um só. A melhor solução seria que as crianças entrassem às 9 e saíssem às 17. “Isso permitiria a integração de atividades físicas, cognitivas e artísticas, intercaladas com alimentação”, defende. “Os alunos poderiam começar com exercícios físicos para ativar o corpo e, depois, fazer trabalhos de raciocínio até o almoço. À tarde, voltariam com trabalhos artísticos e os professores fi nalizariam o dia com exercícios para recapitular o que foi ensinado pela manhã.” Considerando a manutenção dos turnos, os especialistas do sono defendem que qualquer atraso no início da aula no período matutino pode ser considerado saudável. “Às vezes, 15 a 30 minutos a mais de descanso matinal já fazem diferença para a saúde da garotada”, acredita a neuropediatra Márcia Pradella-Hallinan. Se as aulas matutinas do colégio do seu fi lho iniciam muito cedo e ele não dorme sem brigar com o travesseiro, cogite mudá-lo para o turno da tarde.

PARA DORMIR MAIS CEDO

Algumas estratégias que podem ajudar seu filho

1. MONITORES DESLIGADOS

Desativar tudo o que tem tela uma hora antes de dormir ajuda o organismo a se preparar para um sono tranquilo. Isso vale para celular, computador, smartphone, televisor e videogame — equipamentos, aliás, que idealmente nunca devem ficar no quarto.

2. BANHO MORNO

A boa e velha aguinha quente sobre os ombros é, sim, tiro e queda para os mais agitados. A ducha relaxa a musculatura, o que favorece os bocejos.

3. LUZ AZUL

Reduzir a luz ambiente também faz toda a diferença. O ideal é deixar apenas uma luz azul de baixa intensidade no quarto, se o adolescente tende à insônia. A luz dessa cor facilita a sincronização das ondas cerebrais para o sono.

4. UMA CEIA LEVE

Nunca deixe seu fi lho ir para a cama de barriga cheia: a digestão atrapalha o sono. E nada de estimulantes, como café ou refris tipo cola no jantar. Antes de ir para a cama, a melhor pedida é mesmo tomar um leite, uma vitamina de frutas ou, até mesmo, comer algumas torradas.

5. NADA DE EXERCÍCIO
Atividade física favorece o sono, é fato – mas só quando é feita durante o dia. À noite, no máximo alongamentos, ioga e outros exercícios relaxantes, se o jovem gostar disso. Música calma e leitura com luz indireta também ajudam a chamar o sono, o que favorece os bocejos.

Fonte: Revista Saúde - por GIULIANO AGMONT