IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Cachorro Quente Fácil, Rápido e Supergostoso

Cachorro Quente Fácil, Rápido e Supergostoso

Faço esta receita há muitos anos, e não recordo se a retirei de alguma parte ou se foi ideia minha. Afinal, algo tão simples, é muito fácil de criar e de ir aperfeiçoando com o tempo. Espero que vocês gostem, tanto quanto nós e os amigos da casa apreciamos, para um lanche simples e descontraído.
Ingredientes  *Xícara: 200ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 10 salsichas de peru (uso Sadia)
2. 1 caixa grande de Pomarola Mais Manjericão (520g)
3. ½ xícara de chá de água (100ml)
4. 1 colher de sobremesa de azeite
5. 2 pitadas generosas de orégano 
6.1 pacote grande de Hot Dog (10 pães)
7.1 pacote grande de Batata Palha para acompanhar*
Preparo
Numa panela média, ponha o Pomarola Mais Manjericão, a água, o azeite e o orégano; misture com uma colher de sopa. Acrescente as salsichas inteiras, mexa cuidadosamente, tampe a panela e ponha em fogo baixo. Deixe ferver por, aproximadamente, 5-7 minutos ou até que as salsichas inchem, aumentando de tamanho. Mexa, delicadamente, vez por outra para que as salsichas não grudem no fundo da panela. 
Quando as salsichas incharem, verta numa tigela e sirva com o pão Hot Dog cortado ao meio, arrumado numa cesta de pão, e a batata palha numa tigela bonita. E é bom deixar que cada um faça o seu, como mais apreciar!
*Usei a batata palha extra-fina para experimentar, mas a tradicional é melhor, pois fica muito mais crocante.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2015/02/cachorro-quente-facil-rapido-e.html

Torta Três Queijos Fácil

Torta Três Queijos Fácil

Que tal uma receitinha fácil e gostosa para comer nestes feriados? Desejo um ótimo carnaval para todos vocês! Beijo fraternal, Laura Lucia
Créditos: Receita de Torta de 3 Queijos do blog Cozinhando o 7. Fiz  algumas alterações na receita original.
Receita de Torta Três Queijos Fácil

Ingredientes  *Xícara de chá: 200ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 3ml
1) Massa
1. 3 ovos médios (150g sem casca) 
2. 450g de leite (465ml) 
3. 100g de manteiga derretida
4. 3 xícaras de chá de farinha de trigo (315g) (use farinha de trigo para bolo, a qual tenha 10% ou menos de proteína) 
5. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
6. 2 colheres de chá rasas de sal (colher de 3ml)
7. 50g de queijo parmesão ralado
2) Recheio
1. 150g de queijo do reino ralado 
2. 1 copo de requeijão cremoso (200g)
3. 200g de queijo mussarela ralado grosso ou fatiado e cortado em quadradinhos de           aproximadamente 1,5x1,5cm ou um pouco mais
4. Orégano para polvilhar 
Preparo
1. Acenda o forno a 190º.
2. Unte com um pouquinho de margarina o fundo de uma forma redonda de 26 x 5cm (usei da Ironte) e forre-o com papel manteiga; unte então o fundo e as laterais da forma com margarina. RESERVE.
3. Massa*: Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal; adicione o parmesão ralado e misture. No liquidificador: Bata os ingredientes líquidos 1 a 3 durante 2 minutos, em velocidade média. Verta, aos poucos, sobre os ingredientes secos, misturando com uma colher de pau ou um fouet (a massa é bem líquida). RESERVE.
4. Montagem: Despeje metade da massa na forma, espalhe o queijo do reino e, a seguir, distribua o requeijão cremoso às colheradas. Espalhe por cima a mussarela ralada e polvilhe o orégano (esqueci deste detalhe). (Tenha o cuidado de deixar os ingredientes do recheio afastados 1cm das laterais da forma, que é para as duas metades de massa se unirem nas bordas). Despeje por cima a outra metade da massa.
5. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos. Aos 25 minutos gire a parte da frente para trás para corar por igual. Se necessário, aumente a temperatura para 220º no final, e deixe uns 5-10 minutos, somente para corar (eu aumentei). Quando retirar, ponha sobre uma grade, aguarde uns 3 minutinhos, desenforme e sirva a seguir. Fica super-saborosa!!!
*Da segunda vez que fiz, coloquei todos os ingredientes da massa no processador e liguei 2 minutos em velocidade baixa, usando a lâmina. Achei muito prático e a massa ficou bem mais delicada. No processador, pode-se colocar todos os ingredientes de uma só vez porque ele não bate a massa, ele corta-a; portanto, a formação de glúten é bem pequena e a massa fica muito leve. No liquidificador, o qual tem a função de bater, se os ingredientes da massa forem colocados todos juntos para bater, a massa ficará dura devido à formação de muito glúten. 
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2016/02/torta-tres-queijos-facil.html

Pão Fofo de Parmesão e Orégano MFP: Ideal para Acompanhar Vinho

Pão Fofo de Parmesão e Orégano MFP: Ideal para Acompanhar Vinho

Um pão fácil e mui delicioso, especial para acompanhar um vinho com os familiares e amigos, barrado com um patê suave de queijo ou Cream Cheese.


Créditos: Baseado na massa da receita de Pão de Salame e Queijo Coalho da Mamãe (ainda não publicada).

Receita de Pão Fofo de Parmesão e Orégano

Ingredientes: Colher de sopa: 15ml
1. 285g de leite integral em temperatura ambiente 
2. 1 ovo grande (61g, pesado com casca) 
3. 130g de manteiga  
4. 4g de sal 
5. 2 colheres de sopa rasas de açúcar (14g)
6. 520g de farinha de trigo para bolo (uso Dona Benta)*

7. 3g de fermento biológico instantâneo seco 

8. 100g de queijo parmesão ralado (uso Faixa Azul)
9. 2/3 de colher de sopa rasa de orégano 


PREPARO: CICLO PÃO SANDUICHE (nº 11)- Veja tabela explicativa abaixo

Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 6, nesta ordem. Cave um buraco na farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina, escolha o ciclo 11 (Pão Sanduíche) e ligue-a. Assim que iniciar a 1ª MISTURA – que é de 15 minutos – marque 10 minutos num timer. Quando o timer alarmar, adicione o parmesão e o orégano e deixe completar os 15 minutos de mistura.  Espere, então, o ciclo terminar (são 3 horas no total). Desligue a tomada da máquina. Usando luvas térmicas, retire a cuba e desenforme imediatamente: coloque o pão sobre uma grade deitado sobre uma das laterais maiores, pois ele é bem mole. Com 10 minutos, vire para a outra lateral maior e com mais 10 minutos coloque-o em pé na grade. Aguarde amornar e sirva acompanhado com Cream Cheese ou com um patê de queijo suave. Lembre-se de cortar delicadamente usando uma faca de pão amolada.


       Tabela do Ciclo Pão Sanduíche: Panificadora Britânia Multipane 2P

1ª MISTURA
1º DESCANSO
2ª MISTURA
3º e 4º Descanso + assar
15 minutos de sova
Aos 10 minutos: adicionar queijo e orégano
  40 minutos
   5 minutos  
(desgasificação)
65 minutos o total dos 2 descansos + 55 minutos  para assar


*Dica: a farinha de trigo para fazer alguns pães doces ou salgados muito fofos deve conter menor percentagem de proteínas para formar menos glúten que nos pães tradicionais. Para saber qual a melhor farinha de trigo esses tipos de pão, veja no quadro Informação Nutricional, impresso atrás da embalagem, a quantidade de Proteínas em 50g gramas de farinha. Se está escrito 5g, então há 10% de proteínas, sendo esta farinha boa tanto para bolos como para pães fofos, onde se deseja pouco glúten. Se está escrito 6g, então há 12% de proteínas, sendo ela ideal para fazer pães tradicionais devido à maior quantidade de glúten que pode ser gerado. 

http://soreceitassimples.blogspot.com/2016/06/pao-fofo-de-parmesao-e-oregano-mfp.html

Torta de Pêssego

Torta de Pêssego

Uma das minhas frutas prediletas é o pêssego.  Amo seu visual de veludo, seu aroma delicado e seu gosto suave e inconfundível. Lamentavelmente, aqui em Fortaleza é raro conseguir um pêssego fresco bom. Então o jeito é recorrer às compotas enlatadas que, para mim, são deliciosas, embora com paladar bem diferente da fruta fresquinha.
Navegando na net, vi uma torta de pêssego em calda no Receitinha Caseira, que me chamou atenção pela decoração singela, terminando ao centro com uma aparência de flor. Fiquei louca para fazer uma que tivesse o mesmo aspecto, mas que a base de biscoito e o recheio fossem diferentes do comum. Ao final, decidi usar uma base de biscoito Wafers de chocolate, só que troquei a margarina pela mesma quantidade de creme de leite e optei pelo meu recheio predileto, de Catupiry com leite condensado. Gostei muito do resultado e todos os que provaram acharam-na mui interessante, todavia o que foi mais aclamado foi a beleza resultante da forma de flor, dada pelos pêssegos, no centro da torta -- mérito total do blog Receitinha Caseira.  
Créditos: A ideia de usar Wafer como base da torta veio da Torta-mousse de Chocolate do Cyber Cook, e para a decoração da torta inspirei-me na Torta de Pêssego do site Receitinha Caseira.
Receita de Torta de Pêssego

Ingredientes *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 3ml
Massa
1. 3 pacotes de biscoitos Wafer de chocolate meio amargo (usei Bauduco)*
2. 1 caixinha de creme de leite (200g) 

Recheio
1. 65g de raspas de chocolate meio amargo (uso Amaro da Lacta)
2. 1 caixa de requeijão cremoso Catupiry (410g)**
3. 1 lata de leite condensado
4. 3 colheres de sopa de suco limão coado (45ml) 
5. 2 colheres de chá de essência de baunilha (6ml)

Cobertura
1. 1 lata de pêssego em calda drenada (450g - usei La Violetera)
2. 2 caixas de gelatina sabor pêssego
3. 500ml de água


PREPARO
Massa
Numa tigela média, esfarele os biscoito com a mão, acrescente o creme de leite e amasse bem até obter uma massa bem ligada. Espalhe com as mão esta massa no fundo de um marinex de 25x5cm e nivele com uma colher de sopa.

Recheio
Na batedeira: ponha o requeijão e o leite condensado e bata por 2 minutos na velocidade máxima. Adicione aos poucos o suco de limão e depois a baunilha, e bata por 2 minutos até obter um creme homogêneo e um pouco espesso. Espalhe um terço do creme sobre os biscoitos Wafer. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com o restante do creme. Limpe as bordas do marinex com um papel-toalha seco e depois, com um umedecido. Leve ao freezer durante 30 minutos para endurecer a superfície do creme de queijo e poder colocar os pêssegos sobre ele.

Cobertura
Enquanto espera o creme endurecer, faça a gelatina da cobertura: dissolva as 2 gelatinas com 250ml de água fervendo, misture bem para dissolver e acrescente mais 250ml de água gelada, e leve à geladeira. Mexa de 10 em 10 minutos até que a gelatina fique com consistência de uma clara de ovo. 

Quando a gelatina começar a engrossar, fatie os pêssegos. Arrume primeiro a parte perto das bordas, ao redor de todo o marinex, e depois a do centro, conforme foto 1. RESERVE.

Quando a gelatina atingir a consistência de clara de ovo, verta-a sobre os pêssegos com o auxílio de uma colher até cobri-los por completo. Não use toda a gelatina, pois impede de ver bem o desenho formado pelas fatias de pêssego. Leve novamente para a geladeira durante 2-3 horas ou até a gelatina ficar bem firme e sirva. 

*Usei 1 caixinha de creme de leite (200g), mas ficou muito doce. Com margarina, devido ao sal, fica melhor. Achei a quantidade de massa de biscoito excessiva. Acho que fica melhor reduzir para 2 pacotes de wafer e 2/3 da caixa de margarina (133g).
**Se usar outra marca de requeijão cremoso que não seja Catupiry, reduza o suco de limão para 1,5 colher de sopa. Fiz uma vez com outra marca e, na terceira colher de suco de limão, o creme desandou e ficou mole demais, significando que tem maisena na composição, pois o limão afeta o amido de milho.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2016/07/torta-de-pessego.html

Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno

Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno

Este foi um bolinho rápido e mui gostoso que aprendi há pouco tempo. Como sempre, vou modificando a receita para ficar ao gosto do meu paladar. Neste bolo, reduzi bastante o leite condensado para untar a forma, pois achei que ficava muito doce com meia lata. Agora sim, está do jeito que aprecio, e tenho certeza de que você irá gostar.
Receita de Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno
A) Ingredientes *Xícara de chá: 200ml *Colher de chá: 3ml
1. 1 litro de leite de gado bem quente, quase fervendo
2. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
3. 500g de tapioca granulada (uso Yoki, veja foto 3)
4. 3 colheres de chá rasas de sal 
5. 1 vidro de leite de coco pequeno (200ml) (uso Sococo)
6. 1 lata de leite condensado
7. 100g de coco ralado (uso Sococo)
B) Para untar a forma
. 1/3 de lata de leite condensado (130g)
C) Para polvilhar
. 1 pacote pequeno de coco ralado em flocos (50g)(uso Sococo)
D) Preparo
1. Na tigela grande da batedeira: adicione o açúcar e a tapioca; verta o leite quente, quase fervendo, misturando bem com uma colher de pau. Quando começar a ficar cremoso, deixe descansar por 10 minutos coberto com pano de prato, pois a tapioca vai crescer um pouco;
2. Após os 10 minutos de descanso: acrescente o sal, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado, mexendo bem até obter uma mistura homogênea. PROVE O SAL;
3. Unte uma forma de anel de 24cm de diâmetro, preferencialmente de silicone (desenforma mais fácil), com 1/3  da lata de leite condensado e coloque a massa, apertando-a com a colher de pau. Leve à geladeira por 2 horas. Retire da geladeira, desenforme, e polvilhe com o coco em flocos. Está pronto para ser servido!
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2016/12/bolo-de-tapioca-cremoso-nao-vai-ao-forno.html

Filé de Frango a Pizzaiolo SEM Fritura

Filé de Frango a Pizzaiolo SEM Fritura

O meu filé, que era a parmegiana, mas que fiz com molho Pomarola Pizza, mussarela e orégano ficou um verdadeiro pizzaiolo. Mudei o nome, então. E aí está o melhor filé de frango de forno que já comi na minha vida. Convido você a testá-lo, que tal?
A todos vocês, meus amigos e visitantes, desejo um natal pleno de luz, e que o ano novo chegue repleto de alegrias, paz e muito amor. Beijo carinhoso, Laura Lucia
Créditos: Receita de Frango à Parmegiana no Forno do site Tudo Gostoso. 
Receita de Filé de Frango a Pizzaiolo SEM Fritura
Ingredientes **Xícara de chá: 200ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 1 kg de filé de peito de frango
2. 2 dentes de alho (não usei)
3. Sal* 
4. Pimenta do reino a gosto
5. 3 colheres de sobremesas cheias de maionese (usei Arisco)
6. 1 ½ xícara de chá de farinha de rosca** 
7. Manteiga para untar (30g)
8. 1 sachê de molho de tomate sabor pizza (300g) (usei Pomarola Pizza)
9. 250g de mussarela fatiada (12 fatias grossas)
10. Orégano para polvilhar
* Ponha o mínimo de sal, pois o molho e a mussarela têm bastante sal.
** Use a de padaria, que é mais nova e saborosa do que a de supermercado.
Preparo
1. Coloque os filés entre dois filmes de PVC e bata suavemente com o martelo de carne para ficarem, aproximadamente, com a mesma espessura (bati levemente sem o filme de PVC). Se eles forem muito grossos em alguma parte, corte com a faca fazendo um pequeno filé e bata com o martelo onde for preciso. Os meus eu fiz assim: deram cinco filés grandes e três filés pequenos (os quais cortei de três peitos altos), dois dos quais deixei juntos para formar o sexto filé.
2. Tempere os filés com o alho, o sal e a pimenta. Ponha a farinha de rosca num prato fundo e a maionese numa tigelinha. RESERVE. 
3. Unte com manteiga um marinex médio de 30x20x4cm.
4. Acenda o forno a 200º.
5. Passe a maionese em todos os filés usando as costas da colher de sobremesa e, depois, passe os dois lados na farinha de rosca. Arrume os filés no marinex.
6. Leve ao forno por uns 30 minutos. Gire a parte da frente do marinex para trás e aumente, então, a temperatura para 220º, e deixe mais 5 minutos ou até os filés corarem um pouco na parte de baixo e ficarem macios (teste com um garfo). 
7. Retire o marinex do forno, e vire a parte de cima dos filés para baixo com ajuda de um garfo e de uma colher de sopa. Volte os filés para o forno e deixe mais uns 4-5 minutos para corarem um pouco na parte inferior. Retire novamente do forno, cubra com o molho de tomate e a mussarela, e polvilhe com orégano. Retorne ao forno só para derreter a mussarela (uns 3 minutos). Sirva com uma salada verde e arroz. É simplesmente divino!!!
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2016/12/file-de-frango-pizzaiolo-sem-fritura.html

Bolo de Batata Doce

Bolo de Batata Doce

Uma receitinha excelente para este período de carnaval. Que tal?
                                      Receita de Bolo de Batata Doce
Ingredientes *Xícara de chá: 200ml
Mistura 1
1. 1 kg de batata doce cozida e já sem casca, cortada em rodelas
2. 1 garrafinha de leite de coco (200ml) (era leite de gado)
3. 1 xícara de açúcar refinado(150g)
4. 100g de manteiga
5. 4 ovos médios (228g com casca) 
6. 1 lata de leite condensado
Mistura 2
1. 1 xícara de farinha de trigo (105g) (usei Dona Benta)
2. 1 pacote pequeno de coco ralado (50g)*
3. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Preparo
1. Acenda o forno a 190º.
2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x8cm;
3. No liquidificador: bata os 6 ingredientes da mistura 1 até obter uma mistura homogênea. RESERVE;
4. Na tigela grande da batedeira: misture os ingredientes secos 1 a 3 da mistura 2;
5. Derrame, aos poucos, a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos da tigela grande e misture com uma colher de pau até homogeneizar;
6. Verta na forma e leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Aos 40 minutos gire a parte da frente para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, aguarde amornar sobre uma grade e desenforme. 
*Usei 100g de coco ralado, mas achei que foi muito. Melhor usar 50g.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/02/bolo-de-batata-doce.html

Bolo de Laranja da Mamãe

Bolo de Laranja da Mamãe

Este bolo de laranja não tem segredo. É um bolo tradicional em que se substitui o leite pelo suco de laranja. 
Não usei raspas de casca de laranja na massa, optando por fazer metade do bolo sem calda e metade com calda e raspas de laranja para agradar a todos os paladares. 
Beijo carinhoso, Laura Lucia
Foto 2: Metade do bolo sem raspas da casca da laranja.
Foto 3: Metade do bolo com calda e raspas de laranjas
Receita de Bolo de Laranja da Mamãe
Ingredientes  *Xícara de chá: 200ml *Colher de Sopa: 15ml *Colher de chá: 3ml
Massa
1. 2 xícaras de chá rasas de açúcar refinado (300g) 
2. 1 colher de chá de sal 
3. 200g de manteiga
4. 4 gemas (de ovos médios)
5. 3 xícaras de chá rasas de farinha de trigo (330g)
6. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó 
7. 1 xícara de chá de suco puro de laranja (umas 4 laranjas grandes)
8. 1 1/2 colher de sopa rasa de raspa de casca de 1 laranja (não usei)
9. 4 claras em neve (de ovos médios)
Calda (opcional)
. 1 xícara de chá de suco de laranja
. ½ xícara de chá de açúcar refinado
. Raspa de uma laranja pequena (se usar raspas na massa, não as use na calda, pois o sabor de casca de laranja fica forte)
Preparo 
Massa
1. Esprema as laranjas, coe o suco e meça uma xícara de chá. RESERVE.
2. Peneire a farinha de trigo e o fermento numa tigela média. Misture bem. RESERVE.
3. Acenda o forno a 190º.
4. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x9cm -- usei da Ironte (ou Alumínio Ceará).
5. Na batedeira: adicione o açúcar, o sal e a manteiga na tigela grande, e bata bem até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicione as gemas uma a uma e bata após cada adição, obtendo no final um creme fofo. Desligue a batedeira.
6. À Mão: acrescente, aos poucos, a mistura de farinha e fermento, alternando com o suco de laranja, e misturando com uma colher de pau.
7. Bata as claras em neve na batedeira (velocidade média) só até obter picos consistentes. Adicione-as à massa e misture delicadamente com uma colher de pau.
8. Despeje a massa na forma e leve para assar por 45 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Gire a parte de trás da forma para a frente aos 35 minutos para corar por igual (forno a gás). Quando retirar do forno, ponha sobre uma grade. Após 15-20 minutos, desenforme o bolo no prato de servir, fure metade do bolo em várias partes com um palito de dentes e derrame a calda aos poucos com ajuda de uma colher de sopa.
.Calda (faça uns 7 minutinhos antes de desenformar)
     Numa panela pequena, misture o suco de laranja, o açúcar e as raspas de laranja. Leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe ferver 5 minutos. Está pronta para cobrir a metade do bolo. 
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/03/bolo-de-laranja-da-mamae.html

Pizza da Mamãe ou Pizza com Massa Alta

Pizza da Mamãe ou Pizza com Massa Alta

Esta pizza, para quem aprecia uma massa alta é excelente. 
Ingredientes *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml
Massa 
1. 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g)
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar
3. 300g de água morna (quebrada o frio)
4. 2 colheres de café rasas de sal
5. 5 colheres de sopa de óleo (usei Equilíbrio)
6. 400g de farinha de trigo (uso Finna)
Cobertura
. 1 sachê de Molho de tomate Pomarola Pizza*
. 9 fatias de presunto de peru fatiado grosso
. 9 fatias de mussarela fatiada grossa
. Orégano para polvilhar
*Use apenas o que for necessário para passar o molho na massa toda.
Preparo
1. Numa tigela média ponha o fermento e o açúcar. Verta a água e misture. Tampe com um pano de prato ou com a tampa da tigela e deixe crescer num local sem vento durante 15-20 minutos ou até duplicar de volume. 
2. Enquanto espera o fermento crescer: unte com óleo uma assadeira retangular grande de 40x26x3,5cm. 
3. Quando o fermento crescer: verta-o numa tigela grande. Acrescente então o sal, o óleo e 2/3 da farinha de trigo. Misture bem e vá acrescentando o restante da farinha aos poucos. Verta a massa no centro da assadeira e espalhe com os dedos untados em óleo. Tenha paciência, pois o glúten é elástico e dificulta estender a massa. 
4. Quando terminar de estender a massa: ponha a assadeira num local sem vento e deixe descansar 5 minutos.
5. Assim que iniciar o descanso da massa: acenda o forno a 200º.
6. Após o descanso da massa: Espalhe o molho de tomate com ajuda de uma colher de sopa, em seguida distribua as fatias de presunto e cubra com as fatias de mussarela. Polvilhe com orégano.
7. Leve para assar durante uns 18 minutos. Gire a parte da frente da forma para trás aos 15 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno, ponha sobre uma grade e sirva.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/05/pizza-da-mamae-ou-pizza-com-massa-alta.html

Pão Fácil Temperado, feito com Fermento Instantâneo Seco

Pão Fácil Temperado, feito com Fermento Instantâneo Seco

Esta receita foi publicada aqui no blog, há muito tempo atrás. Como resolvi experimentá-la com fermento instantâneo seco, o qual encontro facilmente, estou publicando-a novamente. Espero que você goste, pois aqui em casa é sucesso garantido!
CRÉDITOS: Receita de Pão Fácil Temperado, no Blog Amehlia Digital
Receita de Pão Fácil Temperado, feito com Fermento Instantâneo Seco
Ingredientes *Xícara Americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml 
Massa
1. 3 ½ xícaras de chá rasas de farinha de trigo (420g) 
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar
3. 1 xícara de chá de leite  
4. 3 ovos médios (171g, pesados com casca) 
5. 2/3 de xícara de chá de óleo (160ml)
6. 1 ½ colher de sobremesa rasa de sal
7. 1 pacote de fermento biológico instantâneo seco (10g) 
Para polvilhar
1. 50g de queijo parmesão ralado fino 
2. 1 colher de sopa rasa de orégano
Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de funil de 24x9cm.
2. Meça ou pese a farinha de trigo. RESERVE.
3. No liquidificador: ponha os ingredientes 2 a 7 e bata em velocidade baixa só até obter uma mistura homogênea. Derrame esta mistura numa tigela grande e acrescente a farinha de trigo de uma só vez, misturando bem com uma colher de pau. A massa fica pegajosa, mas é assim mesmo. Verta-a na forma às colheradas, usando uma colher de sopa; nivele a superfície com a colher de sopa e cubra a forma com um filme de PVC. Ponha num local sem vento e deixe crescer por 30 minutos ou até quase dobrar de volume.
4. Após 15 minutos de crescimento da massa: acenda o forno a 210º. 
5. Após os 30 minutos de crescimento da massa ou de quase dobrar de volume: polvilhe-a com o parmesão e orégano, nesta ordem. Leve para assar por 25 minutos ou até dourar. Aos 20 minutos, gire a parte da frente da forma para trás. Quando corar, retire e desenforme-o, colocando-o sobre uma grade: para ficar com o lado corado para cima, primeiro desenforme numa assadeira de pizza e depois, na grade. Após amornar, passe para o prato de servir. Coma quente com uma "manteiguinha" escorrendo em cima... ou frio, se preferir. É divino!
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/10/pao-facil-temperado-feito-com-fermento.html

Pão de Coco e Leite Condensado, Sovado na MFP

Pão de Coco e Leite Condensado, Sovado na MFP

Créditos: Massa retirada do:
1) Pão de Leite Condensado com Frutas Secas, que veio do
Pão de Leite Condensado de Liquidificador do site Tudo Gostoso (modifiquei)

2) RECHEIO de cocada na panela de pressão, que encontrei no site Tudo Gotoso(mudei: não usei açúcar e só coloquei 1 pacote de coco ralado
Massa
1. 185g de água em temperatura ambiente (185g)
2. 198g de leite condensado (1/2 lata) (53,4g) 
3. 1 ovo médio (59g com casca) (39g)
4. 5g de sal
5. 100g de manteiga (16g)
6. 550g de farinha de trigo 
7. 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
8. 40g manteiga derretida para pincelar duas vezes
9. 20g açúcar de açúcar de confeiteiro p/ polvilhar quando sair do forno
Recheio (Cocada na panela de pressão)
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 pacote de 100g de coco ralado (usei flocos de coco, da Sococo)
3. 2/3 de xícara de água (150ml)
4. 1 colher de sobremesa cheia de manteiga (25g)
Preparo
1. Inicie pelo recheio: Coloque tudo na panela de pressão, misture bem, feche a panela. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe por 2 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão e abra a panela. Misture e raspe as laterais da panela. Se achar muito mole, peneire 1/2 colher de sobremesa de farinha de trigo, volte a cocada para a panela, acenda o fogo, misture até engrossar e cozinhar a farinha. RESERVE.
2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande, de borda baixa, de 40x27x1,5cm (ou de 40x26x3,5 cm) ou forre-a com um silpat de 40x30cm.
3. Na MFP (CICLO MASSA, nº 8): Acrescente na cuba da MFP os ingredientes 1 a 6, nesta ordem. Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Escolha a Opção 8 (Ciclo MASSA) e ligue a máquina: 
Com 13 minutos do tempo de mistura/sova, tire um pedaço de massa e veja se está em ponto de véu. Se não estiver, deixe sovar por mais 1-2 minutos. Desligue a TOMADA da máquina, retire a massa e o batedor da cuba, passe ÓLEO na cuba com um pincel e também na massa. Volte a massa p a cuba, cubra com um filme de PVC, e deixe descansar por 30-40 minutos ou até QUASE dobrar de volume num local sem vento. 
4. Após o crescimento da massa: Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo, achate a massa para eliminar as bolhas de ar grandes. Dê, com as mãos, o formato de um retângulo e abra-a com um rolo, mantendo esse formato, numa espessura de uns 5mm  e com dimensões aproximadas de 36x40-43cm. Espalhe o recheio, deixando livre 4cm num dos lados de 36cm (que será o final do rocambole) e 2cm nos outros 3 lados (Fotos 3 e 4). Enrole como rocambole pelo lado mais estreito de 36cm. Aperte a emenda para unir com a massa do rocambole e dobre as pontas dele para baixo.  Transfira-o (com a emenda para baixo) para a assadeira; pincele-o com manteiga, e deixe descansar, num local sem vento, por uns 30 minutos ou até QUASE dobrar de volume.
5. Após 10-15 minutos de crescimento do pão: acenda o forno a 190º. 
6. Quando terminar o crescimento do pão: Leve-o pra assar por 25-30 minutos. Gire a frente da assadeira para trás aos 20-25 minutos. Quando retirar, pincele novamente com manteiga derretida e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Aguarde amornar e sirva.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/10/pao-de-coco-e-leite-condensado-sovado.html

Bolo de Frutas Português

Bolo de Frutas Português

Dos bolos de frutas que fiz para o blog, foi este o que levou maior quantidade de frutas e frutos secos. E ficou simplesmente sensacional!!! Experimente, e depois me diga se não tenho razão.
Receita de Bolo de Frutas Português
Ingredientes *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 200g de melaço de cana
2. 120g de açúcar
3. 150g de manteiga
4. 8 ovos médios (57-58g pesados com casca)
5. 300g de farinha de trigo
6. 3 colheres de sobremesa rasas de fermento em pó
7. 150g de frutas cristalizadas
8. 120g de ameixa seca picada
9. 100g de nozes picadas grosseiramente
10. 100g de passas pretas sem sementes (eram brancas)
11. 100g de castanha do Pará picadas grosseiramente  (eram pinhões) 
12. 100g de avelãs picadas grosseiramente  (eram amêndoas)
13. Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo pronto (não usei)
• Papel-manteiga
• Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar. 
PREPARO
1. Unte ligeiramente com manteiga (só para pregar o papel) o fundo de uma forma grande de bolo inglês de 28x11cm e forre com papel-manteiga. Unte toda a forma com manteiga, inclusive o papel-manteiga, e polvilhe com farinha de trigo.* RESERVE.
2. Retire as cascas das castanhas do Pará e das avelãs. Para tanto, use um descascador de verduras como o mostrado na foto 4. Pique grosseiramente os frutos secos, excetuando as passas.
3. Hidrate as passas com 1 colher de sopa de conhaque ou de água.** RESERVE.
4. Tire 3 colheres de sopa rasas da farinha de trigo do bolo para os frutos secos. RESERVE. 
5. Peneire a farinha de trigo junto com o fermento e misture. RESERVE.
6. Acenda o forno a 180º. 
7. Numa tigela, ponha os ingredientes 7 a 12 e misture; adicione as 3 colheres de sopa de farinha trigo e mexa bem até que todos os frutos estejam envolvidos pela farinha. 
8. Na batedeira: bata os ingredientes 1 a 3 até obter um creme liso (uns 3 minutos em velocidade média/alta).  Adicione os ovos um a um, batendo após cada adição até incorporá-lo.  Desligue a batedeira. Acrescente aos poucos a mistura de farinha de trigo/fermento reservada, misturando com uma colher de pau até incorporá-la.
9. Junte aos poucos os frutos secos à massa, misturando até envolver todos os frutos.
10. Verta a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 1h e 10 minutos.*** O palito enfiado no centro do bolo deve sair com alguns pedacinhos de massa pregados. Aos 40 minutos de forno, baixei a temperatura para 160º porque achei que estava muito escuro nas laterais. Aos 60 minutos, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Desenforme morno.
*Fiz em duas formas, uma grande e outra pequena, porque queria dar um presente. 
**Não hidratei as passas e o bolo ficou um tanto seco, pois as passas roubam a umidade da massa. 
***O tempo de assar o bolo usando somente a forma grande, não pode ser considerado correto, já que retirei parte da massa para a forma pequena. 
Obs.: Retirei a forma pequena aos 40 minutos, pois a diabinha é recoberta por teflon cinza escuro – que odeio! --, o qual retém muito calor e faz o bolo ficar muito assado (escuro) nas laterais.
Obs.: O bolo da foto 3 foi uma receita pequena feita com as passas hidratadas, mostrando boa umidade na massa.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/10/bolo-de-frutas-portugues.html

Cuca de Banana com Caramelo

Cuca de Banana com Caramelo

De todas as cucas que fiz, esta é a mais saborosa. A banana e o caramelo formam uma combinação especial, e tornam esta cuca simplesmente maravilhosa, perfeita mesmo. Experimente!
Créditos: Cuca Alemã com Massa Fermentada do Blog Zakuskas


Ingredientes
Massa 
1. 15g de fermento biológico fresco 
2. 125g de açúcar
3. 6g de sal 
4. 375g de leite integral 
5. 1 ovo médio (57g, pesado com casca)
6. 50g de manteiga SEM sal em temperatura ambiente 
7. 625g de farinha de trigo (fui pela dica da Sandra e usei menos, para que ela ficasse bem mole e grudenta).

Cobertura
• 6 bananas nanicas em rodelas 

Caramelo *Xícara de chá: 200ml
1. 1 xícara de chá açúcar refinado (150g)
2 .½ xícara de água (100ml/100g)
3. 1 caixinha de creme de leite  

Farofa *Xícara de chá: 200ml
1. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
2. 1 xícara de chá de farinha de trigo para pão (115g)
3. 100g de manteiga gelada

PREPARO
Massa
1) ESPONJA: Numa tigela grande, dissolva o fermento e o açúcar no leite morno. Deixe fermentar 15 minutos.

2) Após os 15 minutos de fermentação, acrescente à esponja a manteiga, o sal e o ovo. Junte a farinha, aos poucos, mexendo com colher de pau, até ficar difícil de mexer. Passe, então, a trabalhar a massa com as mãos enfarinhadas, juntando o resto da farinha, aos poucos, só até formar uma massa homogênea e muito macia. Não deve ser firme como a de pão nem mole como de bolo. Também não precisa ser excessivamente trabalhada. Cubra com pano e deixe crescer até dobrar de volume.

3. Enquanto espera a massa crescer, faça o Caramelo: Ponha o açúcar e a água num papeiro e leve ao fogo alto, sem mexer (se mexer, vai açucarar). Quando começar a fervura com bolhas grandes (leva uns 3 minutos), abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar dourado. Quando o mel começar a dourar nas bordas (9 a 10 minutos após baixar o fogo), mexa o papeiro de um lado para o outro para ir misturando o mel dourado das bordas com o mais claro do meio do papeiro. Volte o papeiro ao fogo e, quando as bordas voltarem a dourar, faça o mesmo procedimento de mexer o papeiro. Repita esta operação umas 3 vezes para obter um mel de cor âmbar. ABAIXE o fogo o máximo possível (use a técnica de voltar o botão em direção à posição de apagar: dica do chef Álvaro Rodrigues). Adicione, então, o creme de leite aos poucos, mexendo vigorosamente com um fouet (use luva na mão que vai misturar e adicione o creme leite com a outra mão). Deixe ferver 1-2 minutos, só até ficar uma mistura homogênea e retire do fogo. 
Corte, então, as bananas em rodelas grossas de 7-10mm e espalhe no fundo de uma panela grande de 23cm. Derrame o caramelo por cima, misture delicadamente com uma colher de sopa e leve ao fogo alto até o caramelo ferver por 1 minuto.  Retire do fogo e ponha a panela dentro de numa bacia com água fria para amornar. RESERVE.

4. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular média de 35x22x5cm. 

5. Após o 1º crescimento da massa: Espalhe-a na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de volume. 

6. Faça a Farofa: misture com as mãos 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e os 100g de manteiga gelada. RESERVE.

7. Depois do crescimento da massa na assadeira: distribua as bananas e, por cima, espalhe o caramelo já frio. A seguir, espalhe a farofa.

8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170º por 1 hora ou até a farofa ficar dourada por cima. Sirva morna ou fria.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com/2017/12/cuca-de-banana-com-caramelo_10.html