IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

LENDA AFRICANA -- Por que a galinha-d'angola tem pintas brancas?

LENDA  AFRICANA -- Por que a galinha-d'angola tem pintas brancas?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBHnLMd2lqBwd3loSqbzcFqR48lnaceLtSDGNQKzFASedhwvO6r4IwDOgUIvcRKyhBIpPMcwrXoAd0l642VwILNaLMnb7gz04OQQZWNo-1nhiDHAl8XVwyIdhq1tlsWK6DOt6tnnrKjrZI/s400/fab+002.jpg

Os mais antigos contam que esta história aconteceu durante uma das piores secas ocorridas nas savanas ao Sul da África. 

O sol, inclemente, castigava todos os seres vivos: plantas e animais. 


Logo os rios e lagos secaram, aumentando o sofrimento. O calor abria fendas no solo e levantava uma espessa poeira que borrava de cinza o céu borrado de azul.
 

Os habitantes dos vilarejos, desnorteados, fugiram para as montanhas, rogando por chuvas, mas não havia prece que desse jeito na calamidade.
 

Um dia, porém, uma mancha escura despontou no horizonte. Todos ficaram excitados. Sinal de que as chuvas estavam se aproximando. 


Só que um elefante, desengonçado, atrapalhou tudo. Afugentando a nuvem.
 

A galinha-d'angola que, naquela época, além de uma crista avermelhada no alto da cabeça, tinha as penas inteiramente pretas, não se conteve. Indignada com a atitude do paquiderme, correu horas e horas atrás da nuvem, suplicando para que ela retornasse, sem se importar com os espinhos que iam rasgando-lhe as pernas desnudas.
 

- Por favor, Senhora, volte. Por favor, Senhora, volte – repetia sem cessar, enquanto o sangue escorria por suas feridas.
 

A Dona das Águas, finalmente, parou e disse:
 

- Por causa de sua perseverança, da sua dor e da sua preocupação com o destino de todas as outras criaturas, eu regressarei. Graças aos meus poderes, interromperei a seca.
 

- Obrigada - agradeceu a ofegante corredora.
 

- E, como você se dirigiu a mim de um modo tão respeitoso, receberá de presente o brilho das gotas da chuva, que cairão sobre o seu corpo. Assim, será uma das aves mais bonitas da terra.
 

Não demorou muito para desabar um temporal, em meio a raios e trovões. A galinha,d'angola, toda molhada, ganhou como ornamento os pingos que foram resvalando em suas penas, transformando,a, como fora prometido, em uma das aves mais lindas de toda a África.
 

Devido à canseira da galinha-d'angola, suas descendentes ciscam por vários cantos do planeta, agitando a penugem de cor negra, como a pele da maioria dos povos de seu extenso continente. Enquanto exibem as penas salpicadas de pintas brancas} as galinhas-d'angola cacarejam como se estivessem expressando, até hoje, o esforço empreendido por sua ancestral: 


_ Tô fraca, tô fraca, tô fraca, tõ fraca!
 


( Outros contos africanos para crianças brasileira – Rogério AndradeBarbosa)

Interpretação  do texto:

1- Gostaram da história? Essa galinha é mesmo uma das aves mais bonitas?

2- Angola é o nome de um país da África, então, essas aves são naturais de lá. A língua que se fala nesse país é, também o português. Verifiquem no mapa-mundi, onde angola está localizada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHWXzuHaEWLNCpQJzGhVe_sOryxqJPfBgFIfxyLxUFchezFWHKYMshKmpTfl4D6kDbdijcGAdCx9_C7bqfxT-Vm1GtOVpyfKaTPmD8cf3dfvprvUFRm_WM-FoiKe3ZVzR1y3A6y3J_70VL/s1600/mapa_mundi_1_jun.jpg 

3- se vocês fossem a Dona das Águas, como teriam presenteado a galinha pelo esforço que fez para acabar com a seca?

4- Quando as galinhas-d"angola cantam, parece que dizem o quê?

5- Que  outra(s) ave(s) que vocês conhecem parecem dizer palavras da nossa língua?

6-  Nessa história, os fatos acontecem em dois momentosbem diferentes: em tempo de seca e no momento de chuva.Complete as colunas, como eram os elementos antes e depois da chuva.

Elementos                        Época da seca                            Com a chuva  

 Rios                            ____________________                  _____________________
Sol                               Muito forte                                  _____________________
Chão                            ____________________                  _____________________
Ar                                ____________________                  _____________________
Pessoas                         ____________________                  _____________________
Galinha                         ____________________                  _____________________

7- O que fez com que a Dona das Águas atendesse o pedido da galinha-d"angola?

8- O canto apresenta uma explicação mágica para a plumagem das galinhas-d'angola. Como é explicado o fato delas terem pintas brancas?

9- Vinícius de Moraes, um  poeta brasileiro, escreveu um poema sobre a galinha-d"angola.

 A Galinha d' Angola
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! 
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!

10- Tanto o conto como o poema são textos literários, ou seja, neles não há compromissos com a veracidade dos fatos. Então, a finalidade deles é:
(   ) informar          (   ) entreter e emocionar        (   ) opinar

11- Os textos literários, em sua maioria, são publicados em:
(   ) enciclopédias       (   ) gibis       (   ) livros
 
http://gutarocha.blogspot.com.br

PLANEJAMENTO PARA FORMATURA EDUCAÇÃO INFANTIL -- Achados da net

PLANEJAMENTO PARA FORMATURA EDUCAÇÃO INFANTIL --
Achados da net
A formatura da Educação Infantil é um momento que deve ser marcante na vida dos alunos, pais, familiares e demais presentes. Por isso, é fundamental que haja planejamento para esse dia tão especial. Então  quero compartilhar alguns roteiros ou projetos de formatura.

Programação da Formatura (MODELO 1)
*Boas- vindas (mestre de cerimônias ou o diretor);
*Entrada das crianças ;
*Cantar o Hino Nacional;
*Dar início as apresentações. Leitura do seguinte texto:
 
Muitos anos se passaram até que  este dia tão esperado acontecesse. Durante todo este tempo todos os dias os pais e familiares acordavam, se organizavam para levarem os seus filhos para a escola. A escola se tornou para os nossos pequeninos um lugar cheio de magia, alegrias e  muito aprendizado, eles aprenderam a conhecer as letras e a decifrá-las, dividir os seus brinquedos e muitas vezes suas  tristezas e frustrações. Gostaríamos que vocês conhecessem um pouco desta escola tão amada por todos. (Neste momento as crianças se  organizam para a primeira apresentação).
*Segue as apresentações de todas as músicas na sequência;

  1. Marcas do que se foi
  2. Semente do amanhã 
  3. É Natal (Angélica)
*Após as apresentações de todas as músicas, pedir às crianças que posicionem- se no palco  para:

Juramento

Uma criança fala e as outras repetem:

Eu prometo ao sair do pré- escolar,
cumprir fielmente tudo
que aqui eu aprendi:
Amar e respeitar meus
pais e mestres,
ser bom filho e bom aluno
ter sempre em meu coração
a presença amiga de todos
que ajudaram
na minha formação.
A todos, eterna gratidão!
Agradecimento
* Agradecimento em forma de jogral
Neste momento tão belo
quero agradecer a Deus
a oportunidade que estou tendo.
Venci a primeira barreira,
estou alfabetizado e tenho em mãos
a grande arma contra a dominação.
Agradeço aos meus pais
que deram-me a oportunidade de:
nascer, crescer, ser gente, educado(a),
equilibrado e feliz
aos meus professores um agradecimento especial por terem alimentado a minha
vontade de aprender.
Pela paciência que tiveram comigo,
pelo carinho e amor;
meu muito obrigado!!

Mensagem aos Pais

" Haverá um dia onde vocês não mais encontrarão os brinquedos espalhados pela casa; não se sentirão mais irritados ao verem aquela parede limpinha toda rabiscada com lápis de cor; nem precisarão mais recolher os travesseiros e almofadas, nem desmancharem a cabaninha feita com os lençóis; não precisarão mais  levá-los nem buscá-los na porta da escola; não receberão mais reclamações sobre as mordidas dadas nos coleguinhas e provocações do dia a dia; não precisarão ir às reunião de Pais nem discordarem dos professores. 
    E quando esse novo tempo chegar vocês poderão descansar em paz , na certeza de que ofereceram tudo para que seus filhos se tornassem pessoas iluminadas e que com certeza, eles iluminarão o mundo na construção de novos tempos: tempo de Paz, alegria e Fraternidade entre os povos".

Entrega dos certificados e lembranças pelas professoras

*Encerramento e agradecimento.


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE FORMATURA -( MODELO 2)

BOAS VINDAS! 

BOA TARDE! SEJAM TODOS BEM-VINDOS A ESSA GRANDE SOLENIDADE.
É COM ALEGRIA QUE, HOJE A NOSSA ESCOLA, PROMOVE ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL PARA NOSSOS ALUNOS DO 3º PERÍODO (OU JARDIM II),  PARA ELES ESTA ETAPA NÃO É O FIM, MAS O PRINCIPIO DE UMA LONGA CAMINHADA CHEIA DE SONHOS E CONQUISTAS.

ENTRADA DA PROFESSORA
GOSTARÍAMOS DE CONVIDAR NESTE MOMENTO A RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS
  • A PROFESSORA .........
CONVIDAMOS AGORA PARA ENTRAR, AQUELES QUE HOJE, SÃO AS “ESTRELAS”, NOSSOS PEQUENOS FORMANDOS.

HINO NACIONAL

PARA NOSSA VIDA É FUNDAMENTAL APRENDER DESDE PEQUENO A SER PATRIOTA. POR ISSO CONVIDAMOS AGORA, OS ALUNOS  ______ E _______, PARA ERGUEREM A NOSSA BANDEIRA E PEDIMOS A TODOS PARA SE LEVANTAREM E JUNTOS CANTARMOS O HINO NACIONAL. LEMBRAMOS A TODOS QUE EM SINAL DE RESPEITO APÓS O HINO NACIONAL 


MENSAGEM DOS ALUNOS
OS ALUNOS DO 3º PERÍODO DURANTE ESTE ANO APRENDERAM MUITAS COISAS, ELES ENTRARAM NO MUNDO DAS LETRAS, ENFIM ELES DESCOBRIRAM  A LEITURA E A ESCRITA. NESTE MOMENTO VAMOS CONVIDAR OS ALUNOS ________ E _______ PARA  LEREM A MENSAGEM  DA SUA TURMA PARA TODOS OS PRESENTES.
(MÚSICA DE FUNDO)
DURANTE OS ANOS QUE PASSAMOS NA ESCOLA APRENDEMOS MUITAS COISAS.  OUTRAS FICARAM MARCADAS PARA SEMPRE EM NOSSAS VIDAS, É COMO UM REINO ENCANTADO, CHEIO DE SURPRESAS: O REINO DAS PALAVRAS ESCRITAS, REPLETO DE CONTOS DE FADAS!
NESSE REINO PODEMOS TUDO: CRIAR, LER NOSSOS PENSAMENTOS, TRANSFORMAR UMA ABOBORA EM CARRUAGEM OU MESMO DE UM “S” FAZER UMA LINDA ESTRADA!
BASTA ESCREVER QUE JÁ VIRA CRIAÇÃO. É COMO UMA MÁGICA!
DEPRESSINHA VOCÊ DESCOBRE QUE ESSA HISTÓRIA DE “LER E ESCREVER” É SÓ MAIS UMA GOSTOSA MANEIRA DE FICARMOS AINDA MAIS FELIZES.  

JURAMENTO

QUEM DISSE QUE A VIDA DE CRIANÇA É SÓ BRINCADEIRA?
MESMO COM ESTE JEITINHO MAROTO, VAMOS AGORA FALAR DE COISA SÉRIA. CHEGOU A HORA DO NOSSO JURAMENTO. CONVIDAMOS O(A) ALUNO (A) _______________PARA FAZER O JURAMENTO DA SUA TURMA
(MÚSICA ESPECIAL )
CHEGOU A HORA DE MOSTRARMOS A TODOS, UM POUQUINHO DOS NOSSOS DONS. NÃO SOMOS AINDA, ESTRELAS DE TELEVISÃO, MAS COM CERTEZA VAMOS DEIXAR NOSSA PEQUENA PLATÉIA EMOCIONADA E VAMOS SAIR DAQUI COM ALGUNS FÃS.  COM VOCÊS OS ALUNOS DO 3º PERÍODO.
AGRADECIMENTO DOS ALUNOS
NA VIDA É PRECISO SEMPRE AGRADECER, PRINCIPALMENTE QUANDO OS NOSSOS PEQUENOS SONHOS SÃO REALIZADOS.
EM NOME DA TURMINHA DE FORMANDOS, CONVIDAMOS PARA FAZER O AGRADECIMENTO OS ALUNOS: ______________________
ADEUS
PARA OS ALUNOS DO 3º PERÍODO, HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL, POIS ELES DEIXAM PARA TRÁS O JARDIM DE INFANCIA, CONVIDAMOS TODOS OS ALUNOS DA  PROFESSORA__________PARA SUBIREM AO PALCO E CANTAREM A SUA MÚSICA DE DESPEDIDA.
ENTREGA DE DIPLOMAS E LEMBRANCINHAS
AGORA CHEGOU A HORA DA PERNINHA TREMER... DE TODO CORAÇÃO BATER... DAS MÃOZINHAS SUAREM... DE O SORRISO APARECER... CHEGOU, ENFIM, A HORA DO DIPLOMA RECEBER.
 
(NOMES DOS ALUNOS EM ORDEM ALFABÉTICA)

HOMENAGEM
ENCERRAMENTO

A NÓS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ___________, FOI CONFIADA A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS TAREFAS: A DE EDUCAR. E EDUCAR É TAREFA MUITO DIFÍCIL  QUANTOS ESPINHOS ENCONTRAMOS NESSA MISSÃO... MAS É COMPENSADOR QUANDO DIANTE DE NOSSOS OLHOS ENCONTRAMOS TAMBÉM FLORES, NOS PEQUENOS ROSTINHOS QUE NOS CERCAM. AGRADECEMOS AOS PAIS PELO APOIO, COMPREENSÃO E RESPEITO DEDICADOS AO NOSSO TRABALHO.
O NOSSO MUITO OBRIGADO!



FONTE:http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/10/modelos-de-planejamentos-e-roteiro-para.html

O MENINO MARROM - ZIRALDO -- Basta usar a criatividade e trabalhar de maneira interdisciplinar...


O MENINO  MARROM - ZIRALDO --

Basta usar a criatividade e trabalhar de maneira interdisciplinar


Pelo tipo de coisa que aconteceu aquele dia na escola, eles já estavam no primeiro grau. Sem dúvida: estavam. Foi uma tarde, os dois brincavam com suas cores, quando o menino marrom misturou todas as tintas que tinha na caixinha de aquarela, todas as cores do arco-íris.
E aí, sabe o resultado que deu? A mistura das cores todas deu um marrom. Um marrom forte como o do chocolate puro. O menino marrom olhou para aquela cor que ele tinha inventado e falou: “Olha aí, é a minha cor!”

Os olhinhos do menino cor-de-rosa brilharam como eles brilhavam diante de suas descobertas. E ele disse: “Sua cor é a soma de todas as cores!”
O menino marrom ficou todo feliz. Criou sua cor e achou que era bom.
Justo no dia seguinte, na escola, a tia levou toda a turma para o laboratório do colégio para dar algumas explicações sobre cores. Quando os dois souberam que assunto era cor, ficaram, muito excitados. É que eles iam revelar aos coleguinhas sua grande descoberta.

“Eu chego e conto?” perguntou o menino cor-de-rosa.

“Não” disse o menino marrom.

“Deixa a professora falar primeiro, depois nós damos o nosso show.”

Eles estavam convencidos de que iriam brilhar na visita ao laboratório da escola. E, enquanto todo mundo ria, falava, mexia nas cores, acendia luzes, desligava projetores, eles estavam caladinhos num canto num canto para fazer a grande revelação na hora exata.

Aí, chegou a hora. A professora resolveu mostrar para eles o Disco de Newton. Todo mundo conhece o Disco de Newton, não é verdade? Todo mundo já foi ao laboratório da escola, certo? Ou sua escola não tem laboratório.
Bem, essa é uma outra história e é o Ministério da Educação que tem que resolver. Deixa a gente contar a nossa, que felizmente tem um laboratório instalado na escola. E ali tinha o Disco de Newton.

O Disco de Newton é o seguinte: um pequeno círculo de metal, plano como um disco comum, dividido em raios (como uma roda de bicicleta). São sete espaços entre os raios, cada espaço com uma das cores do arco-íris. O disco gira em pé, como uma pequena roda-gigante, tocado por uma manivela. Você toca a manivela bem depressa, o disco vai girando, girando e aí, o que acontece com as sete cores? O quê?
Isto é o que os meninos iam descobrir naquela manhã, na escola. A professora mostrou o disco para eles – tinha uns meninos pequenininhos, tão agitadinhos que nem estavam ligando para aquela história – e perguntou: “Se eu misturar todas essas cores, o que é que elas viram?”

O menino marrom gritou, rápido: “Viram marrom!” E olhou orgulhoso para os outros. Só que ele esperava aplausos e levou o maior susto. A professora disse: “Não.” E continuou: “Vejam: eu vou rodar este disco bem depressa e vou misturar todas as cores nesta rodada. Prestem atenção, fiquem de olho no disco.”
E todos prestaram atenção. O disco foi girando, girando, e de repente, ficou todo branco. E a professora explicou: “Viram? O branco não é uma cor. O branco é a soma de todas as cores em movimento.”
“Com esta eu não contava” falou o menino marrom.
“Nem eu” falou o menino cor-de-rosa.

Os dois voltaram para casa calados, com a cabecinha fervendo.
A coisa tinha ficado desse jeito: se misturar todas as cores e elas não girarem, elas ficam marrom. Se misturar todas cores – em parte iguais _ e botá-las para rodas, elas viram o branco.

Estava tudo assim, quando, de repente, o menino marrom falou para o menino cor-de-rosa: “Quer dizer que eu sou todas as cores paradas e você é todas as cores em movimento?”
O menino cor-de-rosa pensou um pouco e respondeu: “Só um detalhe: eu não sou branco!”
Pronto. Agora, é que as coisas complicaram de vez...


Fonte: http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/2009/11/18/contando-historias-com-o-menino-marrom

OBSERVANDO  DETALHES


1-DESCREVA  CADA PARTE DOS PERSONAGENS
a) pele_______________________________
b)olhos_______________________________
c)cabelos_____________________________

2- O objetivo desse texto é:
(   ) narrar uma história sobre o menino marrom.
(   ) descrever as características do menino marrom.
(   ) apresentar um poema a respeito do menino marrom.

3- Justifique sua resposta com alguma passagem do texto.

4- Qual o tema principal desse texto?

5- Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês Sir Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol ser composta pelas cores do arco-íris.
Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando a sensação de mistura.



Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris. 

COMO  FAZER:
Materiais: - cartolina branca - lápis de cor - compasso - lápis preto - régua - borracha
Estratégias:
1. Deve-se realizar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
2. Dividir o círculo em sete partes iguais.
3. Pintar utilizando as cores: verde, amarelo, vermelho, violeta, verde-água, roxo, laranja e azul-marinho.
4. Realizar um furo no centro do círculo e acrescentar um lápis, com o intuito de girá-lo velozmente, observando assim o aparecimento da cor branca.


Povos no Brasil

As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado.
A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:

Cabloco = branco + índio
Mulato = negro + branco
Cafuzo = índio + negro

Outros Grupos

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira. São os italianos, em seguida, o grupo que tem maior participação no processo migratório, com quase trinta por cento do total, concentrados sobretudo no estado de São Paulo, onde se encontra a maior colônia italiana do país. Seguem-se os espanhóis, com mais de dez por cento, os alemães, com mais de cinco, e os japoneses, com quase cinco por cento do total de imigrantes.



 
EDUCAÇÃO S/A