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domingo, 9 de março de 2014

Regras de Saúde e Higiene do Sistema Respiratório.

Inspira pelo nariz e expira pela boca;
Evita ambientes poluídos e fechados;
Faz exercício físico, de preferência, ao ar livre;
Brinca ao ar livre;
Areja a tua casa;
Mantém os teus brinquedos limpos, especialmente os peluches;

Sistema Circulatório

A aula da professora Henriqueta

A professora Henriqueta iniciava mais uma aula com os seus meninos do 3º ano. Após a habitual revisão sobre as aprendizagens realizadas no dia anterior, iniciou o tema da função do Sistema Circulatório.
De repente, ouve-se a voz do Afonso:
- Ó professora, não entendo uma coisa!
- Diz lá, o que não entendes. – disse a professora Henriqueta.
- É verdade que nós temos sangue azul?
- Não, nós não temos sangue azul. Todo o sangue que circula no nosso corpo é vermelho. O que acontece é que o sangue que circula nas veias é mais escuro do que o sangue que circula nas artérias. O que tu queres dizer é que já viste imagens de modelos de representação do corpo humano, em que as veias têm uma cor azul e as artérias têm uma cor vermelha. Essas cores servem apenas para fazer a distinção entre o sangue venoso e o sangue arterial. – explicou a professora.
Nisto, intervém a Joana Filipa:
- Ó professora! Eu já li nas enciclopédias que o sangue venoso é o sangue que está carregado de dióxido de carbono e o sangue arterial é o sangue rico em oxigênio.
- Tens toda a razão Joana. – concordou a professora.
- Mas como é que isso acontece? Como é que o sangue fica com essas substâncias todas? – perguntou o André muito curioso.
O coração bombeia o sangue com muita força. O sangue segue através das artérias e chega a todas as partes do corpo onde deixa ficar as substâncias nutritivas e o oxigénio. É o chamado sangue arterial. Aí recebe as impurezas entre as quais o dióxido de carbono. O sangue já carregado de dióxido de carbono regressa ao coração através das veias. Chamamos a este sangue, sangue venoso. Depois, esse sangue vai do coração até aos pulmões, onde recebe o oxigénio e liberta o dióxido de carbono. O sangue oxigenado volta ao coração que o empurra novamente através das artérias para todas as partes do corpo. A esse movimento do sangue através do corpo chamamos circulação.
- Ah! Agora já percebi! – exclamou o André todo satisfeito.
- Muito bem, então não há mais dúvidas em relação à matéria de Estudo do Meio? – perguntou a professora.
- Não. – respondeu o Afonso.
- E quanto à aula de Matemática? – questionou a professora Henriqueta.
- Eu percebi muito bem as operações da adição e da subtração que aprendemos ontem. – comentou o Otávio.
- Pois, a Matemática sempre foi o teu forte. – acrescentou a professora.
- Mas ó professora, eu tenho dificuldade em distinguir quando a operação é uma adição ou uma subtração. – disse a Sara ansiosa.
- Quanto a isso, só tens que estar atenta ao enunciado do problema e tentares perceber o que ele pede. – aconselhou a professora.
- Pois é, a Matemática não é nenhum bicho de sete - cabeças como todos dizem. – afirmou o Vasco com convicção.
- Muito pelo contrário meninos! A Matemática é muito importante e essencial às nossas vidas. Já que estamos a falar nisso, vamos resolver umas situações problemáticas que eu trouxe. – rematou a professora Henriqueta.
- Sim!!! – responderam todos os alunos ao mesmo tempo.




Função do Sistema Circulatório


A função do Sistema Circulatório é levar o sangue que contém as substâncias nutritivas (proteínas,vitaminas,glúcidos (acúcares), lípidos (gorduras), sais minerais´, água) e o oxigénio a todas as células do nosso corpo e recolher as impurezas, entre as quais o dióxido de carbono, para serem expulsos do nosso organismo.

Funcionamento do Sistema circulatório

O coração bombeia o sangue com muita força. O sangue segue através das artériase chega a todas as partes do corpo onde deixa ficar as substâncias nutritivas e o oxigénio. É o chamado sangue arterial. Aí recebe as impurezas entre as quais o dióxido de carbono. O sangue já carregado de dióxido de carbono regressa ao coração através das veias. Chamamos a este sangue, sangue venoso. Depois, esse sangue vai do coração até aos pulmões, onde recebe o oxigénio e liberta o dióxido de carbono. O sangue oxigenado volta ao coração que o empurra novamente através das artérias para todas as partes do corpo. A esse movimento do sangue através do corpo chamamos circulação.

Regras de Saúde e Higiene do Sistema Circulatório
Pratica desporto porque o exercício físico faz bem ao coração;
Não uses vestuário muito apertado;
Evita os alimentos com excesso de sal e gordura;
Não faças esforços em demasia.

FONTE: 


http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/

Substantivos Concretos e Abstratos.












FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Adjetivos Para 4º Ano.






FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sinais de Pontuação-Significado.


Sinais de pontuaçãoPara facilitar a leitura e ajudar à compreensão dos textos, na linguagem escrita usam-se sinais de pontuação:
ponto final - usa-se no final da frase e obriga o leitor a uma paragem;
vírgula - separa os elementos da frase; marca uma pequena pausa;
dois pontos - usam-se antes de uma citação ou de uma enumeração;
ponto e vírgula - usa-se para separar orações coordenadas; obriga a uma pausa mas não termina a frase;
ponto de exclamação - utiliza-se quando se deseja exprimir surpresa, receio, admiração, etc.;
ponto de interrogação - usa-se para fazer uma pergunta;
reticências - indicam que a frase está incompleta; assinalam uma hesitação ou uma pausa;
travessão - utiliza-se nos diálogos para indicar a fala das personagens;
aspas - introduzem palavras ou citações de outros textos;
parêntesis - assinalam informações diversas.

FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sinais de Acentuação

Na linguagem escrita utilizamos três sinais de acentuação (acentos):
agudo - como em há
grave - como em à
circunflexo - como em experiência
Existem ainda os seguintes sinais auxiliares da escrita:
til - como em mãe
cedilha - como em peça

FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Ditongos e Dígrafos

Ditongos e dígrafos
Chama-se ditongo à combinação de duas vogais que se pronunciam ao mesmo tempo, formando uma só sílaba, e que podem ser orais ou nasais.
São orais os ditongos que se pronunciam apenas através da boca.
São nasais os ditongos em que, ao pronunciarem-se, o som sai pela boca e pelo nariz, simultaneamente.
Também há conjuntos de duas consoantes ou consoante e vogal que se lêem de uma só vez para formarem um novo som - são os dígrafos.
Os ditongos são sons vocálicos por serem formados por vogais. Os dígrafos são sons consonânticos.


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sílaba e Divisão Silábica.

Sílaba e divisão silábica
As palavras são formadas por sons ou fonemas que, por sua vez, formam sílabas. Chamamos sílaba a um conjunto de letras que se pronuncia de uma só vez. Uma palavra pode ter uma, duas ou mais sílabas.
Quanto ao número de sílabas, as palavras classificam-se em:
monossílabos - quando têm só uma sílaba, como em pai;
dissílabos - quando têm duas sílabas, como em casa;
trissílabos - quando têm três sílabas, como em escola;
polissílabos - quando têm mais de três sílabas, como em automóvel.
Em todas as palavras há uma sílaba que se pronuncia com mais força - é a sílaba tônica. As restantes sílabas chamam-se sílabas átonas. A sílaba tônica de uma palavra pode ser a última, a penúltima ou a antepenúltima.
Conforme a posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em:
agudas - quando a sílaba tônica é a última, como em boné;
graves - quando a sílaba tônica é a penúltima, como em foca.


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Alfabeto Cursivo Páscoa.






























Andreza Menezes 
FONTE: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2014/03/alfabeto-cursivo-pascoa.html