IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Horóscopo 4ª feira dia 24 de setembro de 2014.

Nem tudo é aplausos e sorrisos, há também críticas e momentos difíceis. Porém, as pessoas são paraíso e inferno ao mesmo tempo, você não deve julgá-las com rigor excessivo, você precisa delas e elas precisam de você.
Enquanto você tiver em mente qual é a sua utilidade e para que você serve ao mundo e às pessoas, então não haverá nenhum problema em passar por momentos desorientados. Esses se extinguirão e você voltará ao normal.
Este é um daqueles raros momentos que junta a vontade e a oportunidade, o que haveria de melhor? A convergência é rara e, por isso, você precisa aproveitá-la da melhor maneira possível, utilizando sua liberdade.
De certa maneira, muita coisa está adquirindo uma tonalidade definitiva que há de ser celebrada, porque tirará de suas costas o peso das idas e vindas e das indefinições. Aceite essa onda definitiva e siga em frente.
Muitas coisas poderiam ser ditas para explicar o inexplicável, mas os fatos sempre serão preferidos por todos para entender o que acontece. Ainda que sua capacidade de comunicar seja excelente, nada supera o poder dos fatos.
Os problemas são temporários e as vantagens permanentes, porém, é tudo uma questão de fazer com que as coisas entrem em modo convergência, e que quando você tiver vontade de fazer algo, isso seja sincrônico com a oportunidade.
Você não deve buscar granjear a simpatia de todos, pois é impossível agradar gregos e troianos, ainda que você faça tudo com máxima perfeição, sempre haverá por aí um espírito de porco que achará tudo errado.
Deixe acontecer, pois mesmo que isso pareça contrariar seus planos, no momento atual seria melhor ter seus planos contrariados do que forçar para que tudo se ajuste aos seus anseios. Isso seria contraproducente.
Às vezes as coisas têm de chegar no seu ponto de ruptura para a alma humana saber valorizá-las. Porém, não deveria ser assim, sua alma precisaria estar atenta para preservar as conexões que, agora, são tão importantes.
A oportunidade de avançar é real, mas como sempre, sua ansiedade tentará falar mais alto, indicando que esse panorama é ilusório, e que você deveria continuar esperando por um momento melhor. Agora é o momento.
Está tudo bem, nem sequer a rotina anda numa de suas fases maçante, há até a possibilidade de alguma aventura se tornar disponível e você participar dessa. Está tudo bem, conte com isso e siga em frente com sua vida.
Melhor não se esbaldar demais em drama algum, a vida atual requer algumas decisões de ordem prática que não são compatíveis com o tempo que normalmente você gastaria fazendo drama sobre os acontecimentos. Foco!

Oscar Quiroga do CLICRBS

Saiba por que as alergias se intensificam na primavera

Saiba quais são as causas da rinite e da asma e como se prevenir

Foto: Divulgação / Divulgação

A primavera chegou e, com ela, aquele festival de espirros. No ZH Explica de desta segunda-feira, a Dra. Renata Dutra de Moricz, diretora assessora da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, explica os motivos de termos reações alérgicas nesta estação, principalmente, rinite — que é a mais comum: 

Existe predisposição genética para a alergia?

Sim. A alergia obedece uma herança genética multifatorial. O que se herda é a tendência para manifestar doenças alérgicas (asma, rinite, dermatites).
Por exemplo: mãe asmática pode ter filho que manifesta a rinite alérgica.

A alergia é a resposta exagerada do sistema imunológico à substâncias estranhas ao organismo (alérgenos).

Quais as causas da rinite?

Existem vários tipos de rinites. Portanto, a causa vai variar de acordo com o tipo. Rinite é a inflamação da mucosa nasal. Esta inflamação pode ocorrer por diversas etiologias:

— infecciosa: viral, bacteriana, outros agentes (ex:gripes e resfriados);
— alérgica: inflamação da mucosa resultante de reações mediadas por imunoglobulinas E(IgE), é uma manifestação de hipersensibilidade;
— hormonal: rinite gestacional (por aumento de estrógeno);
— indução por drogas: o mais comum é o AAS (aspirina);
— ocupacional: agentes irritantes presentes no ar do ambiente, por exemplo: produtos de limpeza, fumaça de escapamentos e cigarro, inseticidas, perfumes diversos, tolueno;
— emocional;
— atrófica: atrofia da mucosa nasal muito comum no paciente idoso.



Os sintomas pioram na primavera? Por quê?



Sim. Podem piorar na primavera pela presença de grãos de pólen no ar, que são importantes causadores de rinite alérgica sazonal. Mas, em países que têm as estações mais definidas, locais de clima temperado, mais comum no Hemisfério Norte. No nosso país, a rinite causada por pólen não é freqüente, e pode aparecer nos Estados da Região Sul.



Rinite e asma são a mesma doença?



A rinite e a asma são manifestações de uma mesma doença das vias aéreas. Estudos demonstram que ambas estão associadas a um processo inflamatório contínuo, que envolve as vias aéreas integralmente. O diagnóstico, a terapêutica e a prevenção devem ser integradas quando o paciente é portador das duas manifestações. Pois já é comprovado que o controle adequado da rinite alérgica facilita o controle da asma.



A rinite tem cura?



A rinite alérgica não tem cura. Alguns tipos de rinite sim. O objetivo do tratamento da rinite alérgica é o controle da doença, o que diminui o aparecimento de comorbidades e melhora a qualidade de vida do paciente.



O que pode ser feito para preveni-la?



A prevenção das crises alérgicas e comorbidades deve ser feita com acompanhamento médico adequado e baseia-se primeiramente em um controle ambiental individualizado, medidas factíveis e compreensíveis pelo paciente. A prevenção, em muitos casos, deve ser feita com o uso de medicamentos que diminuam a sensibilidade da mucosa respiratória, o que diminui a reação inflamatória desta mucosa e, consequentemente, os sintomas como coriza, espirros, prurido e obstrução nasal.

Exemplos de medidas de controle ambiental:

— usar pano úmido para limpeza da casa no lugar de vassouras de pelo e espanadores;
— manter ambientes arejados;
— guardar brinquedos de pelúcia encapados ou lavá-los com frequência;
— manter animais de estimação fora do quarto;
— não deixar comidas expostas; 
— combater "pragas urbanas" (baratas e ratos);
— evitar contato com irritantes: fumaça, odores fortes;
— encapar travesseiro e colchão com capas impermeáveis.




ZERO HORA

Calvície pode indicar diversos problemas de saúde

Os homens podem temer a calvície, mas pelos menos sabem que ela não pode matá-los. Será mesmo? Na semana passada, uma nova pesquisa sobre calvície masculina – que afeta cerca de metade dos homens na faixa dos 50 – ligou o problema à uma forma agressiva de câncer de próstata. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

O estudo americano, publicado no Journal of Clinical Oncology, descobriu que aqueles que perderam cabelo na frente da cabeça eram 40% mais propensos a desenvolver este tipo de tumor.

E não só os homens são afetados. Cerca de oito milhões de mulheres britânicas sofrem com a perda de cabelo. Confira, a seguir, o que os especialistas dizem sobre a ligação do quadro com a saúde.

Doença cardíaca 

Homens carecas parecem ter maior risco de desenvolver doença cardíaca. A condição, que faz com que a oferta de sangue do coração seja reduzida devido à obstrução das artérias, é a causa mais comum de morte no Reino Unido, matando cerca de 180 mil pessoas por ano.


Os homens são mais propensos a morrer de doença cardíaca. Um estudo de 2013 mostrou que homens que haviam perdido a maior parte do seu cabelo se mostraram 32% mais propensos a apresentar a doença.


Aumento da próstata


Estudos sugerem que a calvície tem laços estreitos com a saúde da próstata – a glândula que secreta o líquido seminal e é enrolada em torno da uretra.

Assim como o câncer de próstata, a perda de cabelo tem sido associada ao aumento desta glândula, uma condição que afeta 40% de homens acima dos 50 anos e que pode levar a sintomas como dificuldade para iniciar ou parar de urinar.

Um estudo feito com 30 homens, por pesquisadores espanhóis, mostrou que homens calvos apresentaram glândulas 34% maiores do que os que não sofriam do problema.

Estresse

Homens e mulheres estressados produzem grande quantidade de adrenalina, cortisol e testosterona. Eles fazem com que os folículos capilares entrem na fase de ‘descanso’, quando o fio cai e o folículo permanece inativo por três meseses.


Segundo o clínico Philip Kingsley, o estresse está associado também a condições como a alopecia, quando a perda de cabelo é dramática e repentina.



Diabetes do tipo 2

Algumas pessoas com diabetes do tipo 2, que acontece quando o corpo para de produzir insulina, reportam queda de cabelo.


Embora as evidências ainda não sejam suficientes, os especialistas acreditam que os níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos que alimentam os folículos capilares com oxigênio e nutrientes, levando à perda de cabelo.

Períodos irregulares

A perda de cabelo em mulheres pode estar relacionada a níveis excessivos de testosterona. “Mulheres que sofrem com perda de cabelo nos seus anos reprodutivos podem ter problemas que afetam sua fertilidade, em especial a doença do ovário policístico”, diz Kinglsey. 


A condição, em que múltiplos cistos são formados nos ovários, desencadeia sintomas como acne, excesso de pelos ou a queda de cabelos, períodos menstruais irregulares e infertilidade.

Um projeto de pesquisa do Imperial College London, de 2003, mostrou que 68% das mulheres com a condição também tiveram queda de cabelo, relacionada a altos níveis de hormônios.


Tireóide anormal

Manchas no couro cabeludo e queda de cabelo podem ser um sinal de anormalidade na glândula da tireoide, especialmente em mulheres.


A glândula, que fica no pescoço, libera hormônios que regulam funções vitais do corpo, incluindo o crescimento do cabelo.

Problemas no sistema imunológico

A calvície pode ser causada pelo lúpus, doença autoimune que provoca inflamação por todo o corpo e afeta mais de 15 mil pessoas no Reino Unido. “A perda de cabelo pode ser o primeiro sintoma de doença”, diz Geraldine Leonard, da instituição Lupus UK. “O sistema imunológico do corpo pode atacar os folículos capilares”, reforça.


Perder o cabelo nem sempre aumenta o risco de doenças. Um estudo americano de 2010 mostrou que homens calvos tinham menor probabilidade de desenvolver tumor no testículo.

Além disso, ser careca pode ser uma boa notícia para a vida sexual. Altos níveis de testosterona, que danificam os folículos capilares, também são associados a uma maior libido masculina.


TERRA

Enxaqueca dobra risco de diagnóstico de Mal de Parkinson

Pessoas que sofrem de enxaqueca na meia idade têm duas vezes mais chances de serem diagnosticadas com Mal de Parkinson, concluiu um novo estudo americano. Os pacientes que têm enxaqueca com aura, um tipo que inclue outros sintomas como a visão de luzes piscantes, sofrem ainda mais riscos. As informações são do site inglês Daily Mail.

Os especialistas afirmam que a causa seja um desequilíbrio na dopamina, um dos neurotransmissores que trabalha no controle de funções mentais e motoras. 

"A enxaqueca também já foi vinculada a aumento de riscos de doenças vasculares e cardíacas. Esta nova associação mostra a necessidade de estudo para entender, prevenir e tratar esta condição, que é a desordem cerebral mais comum em homens e mulheres", explica a Dra. Ann Scher, especialista da Uniformed Services University, da região de Bethesda, nos Estados Unidos. 

Ela explica ainda que a disfunção da dopamina é relacionada ao Parkinson, a Síndrome das Pernas Inquietas e, por muito tempo, tem sido ligada à enxaqueca. Além disso, a estimulação destes neurotransmissores pode ser a causa dos sintomas da doença, como excesso de bocejos, naúseas, vômitos, entre outros.



O estudo, publicado no jornal American Academy of Neurology, analisou 5.620 pessoas com idade entre 33 e 65 anos ao longo de 25 anos. 

publicidade
Mas, apesar dos resultados, o número de casos é consideralvemente pequeno. Apenas 2,4% das pessoas com enxaqueca com aura foram diagnosticadas com Parkinson, enquanto este número é de 1,1% entre quem tem apenas dores de cabeças ocasionais. "As pessoas não devem se preocupar com esta pesquisa. Apesar do risco, ele é baixo demais", explica o professor David Burn, diretor da Parkinson's UK Clinical.

O Serviço de Saúde Pública do Reino Unido estima que uma em cada cinco mulheres sofra com enxaqueca, enquanto este número é de um para cada 15 homens.

As causas da doença são desconhecidas, mas os médicos sugerem que a dor exista como resultado de mudanças temporárias nos processos químicos e da irrigação de sangue nas veias do cérebro. Além disso, a genética também conta, já que metade das pessoas com a doença têm um parente próximo na mesma condição.




TERRA

Motorista morre e outras cinco pessoas ficam feridas em colisão frontal em Tijucas

Acidente entre Kombi de Blumenau e um caminhão caçamba de Tijucas ocorreu na manhã desta terça-feira na SC-410
Colisão frontal matou o motorista da Kombi na SC-410 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


Um acidente grave entre uma Kombi de Blumenau dirigida por Ademir Antônio Ortiz de 37 anos e um caminhão caçamba de Tijucas dirigido por Jair Rodrigues Podiatski de 27 anos matou uma pessoa e deixou cinco feridos em Tijucas nesta terça-feira. Conforme informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a colisão frontal ocorreu na SC-410, por volta das 11h30min.
O motorista da Kombi morreu no local. Os bombeiros de Itapema e o helicóptero Arcanjo também foram acionados e prestaram apoio na ocorrência.



O SOL DIÁRIO / PMRv

Obesidade combinada com estresse oferece duplo risco à saúde

Pesquisadores estudaram a relação entre o peso as doenças induzidas pelo estresse
Foto: Sergey Poluyan / Dreamstime

Pessoas acima do peso têm maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao estresse, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e câncer, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade Brandeis, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, já se sabia que o estresse psicológico pode desencadear respostas biológicas semelhantes aos efeitos de uma doença ou lesão — como inflamações, por exemplo. Embora a inflamação normal seja importante para verificar a resposta de cura do nosso corpo, o problema pode contribuir para doenças crônicas e com risco de vida.

Os pesquisadores de Brandeis observaram que as pessoas com sobrepeso e obesas têm níveis mais elevados de inflamação proveniente do estresse do que aquelas dentro do peso.

— Sabemos que os indivíduos com sobrepeso e obesidade já têm alguma inflamação crônica de baixo grau. Agora, parece que quando você adiciona estresse à mistura, forma uma dupla perigosa — diz o professor de psicologia Nicolas Rohleder.

Os cientistas mediram a interleucina-6 (IL-6), um agente inflamatório ligado ao stress, para avaliar os níveis de inflamação em pessoas com peso normal e em obesos.

No primeiro dia de teste, os indivíduos magros e obesos reagiam de maneira semelhante ao estresse . No segundo dia, no entanto, os níveis de IL-6 dos participantes com excesso de peso estava quase duplicada, enquanto que os níveis dos participantes mais magros permaneceram os mesmos que no dia anterior.

— Parece que cada ponto percentual de gordura corporal faz com que a pessoa seja mais suscetível à inflamação — diz o pesquisador McInnis.


A NOTÍCIA

Entenda por que a vontade de comer doces aumenta à noite.


Entre as "porcarias" mais desejadas à noite, estão sorvetes, barra de chocolates, bolinhos e batatas fritas
Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS


Se você tem vontade de atacar a geladeira e comer um pote de sorvete ou uma barra de chocolate sozinho à noite, antes de dormir, provavelmente não está sozinho nesta. Segundo um levantamento americano, quando escurece é que nosso desejo por doces, salgadinhos e frituras aumenta.
A pesquisa foi realizada por uma empresa de São Francisco, nos EUA, que desenvolve produtos para o sono, atividades físicas e alimentação, a Jawbone. A organização montou uma espécie de cardápio guiado por nossas vontades. Por exemplo, de manhã, as pessoas são mais propensas a tomar iogurtes e leite e comer frutas. A cerveja, que passou o dia inteiro "esquecida", começa a ter um pico de consumo a partir das 20h.
Entre as "porcarias" mais desejadas à noite, estão sorvetes, barra de chocolates, bolinhos e batatas fritas. 
Segundo o jornal The Atlantic, a ciência explica o "assalto à geladeira" baseada no cortisol — hormônio que controla o açúcar que é liberado no sangue pelo fígado. Como não precisamos de tanta energia à noite, os níveis de cortisol diminuem, tentando passar a mensagem para o corpo que é hora de ir dormir. Quando ficamos acordados, porém, tentamos compensar a queda de açúcar no sangue com a ingestão desses alimentos
Outra razão cogitada por especialistas é que o cansaço do fim do dia aumenta a tentação. Quando estamos cansados, produzimos menos leptina, hormônio que provoca sensação de saciedade, e mais grelina, o hormônio da fome.

A NOTÍCIA

23 de Setembro Dia do Soldador

23 de Setembro Dia do Soldador

A profissão de soldador exige perícia e cuidados. A evolução tecnológica obrigou cada vez mais que as técnicas de soldagem fossem refinadas e melhoradas, e mesmo criadas. Alguns tipos de soldagem:
Soldagem à chama
A fusão origina-se do calor gerado pela queima de um gás, com o material de adição introduzido separadamente. É atualmente o processo mais rudimentar de soldagem.
Soldagem elétrica a arco voltaico
A fusão origina-se da ação direta e localizada de um arco voltaico.
Vantagens
O arco permite obter elevadas temperaturas num pequeno espaço, limitando a zona de influência calorífica. Permite o uso de qualquer atmosfera gasosa, que quando neutra, proporciona menor contaminação do banho metálico.
Origens e evolução
O arco voltaico aplicado à soldagem foi introduzido por N.R.Bernardos em 1887. O princípio era um arco voltaico entre um eletrodo de carvão e a peça. Fundia-se o material da zona a unir sem consumir o eletrodo. O material de adição era introduzido separadamente.
Em 1889, Zerener introduziu no processo um segundo eletrodo, fazendo o arco entre os dois eletrodos, sendo que a corrente não mais percorria a peça, permitindo, portanto a soldagem de materiais não condutores.


https://www.facebook.com/DatasComemorativas/timeline

23 de Setembro Dia do Técnico Industrial e Técnico em Edificações.

23 de Setembro Dia do Técnico Industrial e Técnico em Edificações.

O Técnico em Edificações poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, escritórios de projetos da área de construção civil e em Canteiros de obras. Atua no desenvolvimento e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Por isto o dia 23 de Setembro é dedicado a este profissional tão importante nos dias atuais.
https://www.facebook.com/DatasComemorativas/timeline

23 de Setembro Dia Nacional do Sorvete.

23 de Setembro Dia Nacional do Sorvete.

Desde 2002 o dia 23 de setembro é o Dia Nacional do Sorvete. Essa celebração, instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes – é comemorada justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época que normalmente é acentuado o consumo de sorvetes.
Mesmo sendo um país tropical, o Brasil ainda tem números modestos, se comparado com outros países: por exemplo, o consumo nacional per capita, de menos de 3 litros, é menos de um quarto do consumo dos países nórdicos, que gira em torno dos 20 litros por pessoa/ano. Além disso, ainda mantém a tradição de que sorvete é um produto exclusivo dos meses de verão. Por causa disso a ABIS tem se empenhado para modificar essa realidade sazonal e conscientizar a população que sorvete é alimento e deve ser consumido o ano todo, como acontece nos países nórdicos.
“Os brasileiros são educados a acreditar que tomar sorvete no inverno faz mal, provoca gripes e resfriados. Essa é uma idéia falsa. O sorvete é um alimento importante e necessário à dieta diária”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.
O sorvete é considerado um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico, pois esse valor depende da sua composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura comparativamente a um sorvete que utiliza água.


https://www.facebook.com/DatasComemorativas/timeline

23 de Setembro é Dia Mundial do Filho.

23 de Setembro é Dia Mundial do Filho.

Filhos, com eles veem seus primeiros chorinhos, passinhos, primeiras falas, primeiro dia na escolinha, primeira queda de bicicleta e consequentemente o primeiro dente quebrado, noites que acordava com choros de cólicas, mas podemos comemorar esse dia também, afinal todos somos filho (a) ... 
Ser filho é muito gratificante, pois sabemos que se estamos aqui hoje, é porque alguém se esforçou pra que pudéssemos ser, aquilo que hoje somos.
E esse dia vem, para nos mostrar que devemos largar de sermos egoístas, e muitas vezes achar que as pessoas que nos tratam como filhos, estão contra nós. Ninguém dá conselhos porque não gosta, porque espera que seguimos outro caminho e acabamos por desabar. Dão-nos conselhos, pois querem nossa felicidade, querem nos ver de cabeça erguida e sabemos o quanto muitas vezes custamos a entender isso e não reconhecemos seus esforços.
Temos que dar valor as pessoas que nos apoiam, pois necessitamos também desse apoio e sabemos que precisamos também apoiá-los. 
Por isso e por tantos outros motivos, temos mais é que comemorar, pois a vida é feita de sonhos e nós somos buscadores dessas realizações.
Feliz dia do Filho!!!

https://www.facebook.com/DatasComemorativas/timeline

23 de Setembro Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito.

23 de Setembro Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito.
A fim de reforçar institucionalmente o reconhecimento que deve haver por essa atividade, a Presidência da República sancionou, no dia 5 de junho de 2013, a Lei nº 12.821. Com isso, instituiu-se a data de hoje, 23 de setembro, como o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro, criado em 1997, é a lei que regulamenta o trânsito em todo o território nacional. Mas é responsabilidade de cada município gerenciar o funcionamento do trânsito dentro de seu território. A figura do agente é imprescindível. É ele quem organiza o trânsito e o torna mais humano, além de fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro.
https://www.facebook.com/DatasComemorativas/timeline

HISTÓRIA - A CULTURA E A HUMANIDADE, A CULTURA E A HISTÓRIA, OS GRUPOS SOCIAIS, AS DIFERENÇAS SOCIAIS, AS FACES DA SOCIEDADE E AS IDEIAS SOCIAIS

 HISTÓRIA - A CULTURA E A HUMANIDADE, A CULTURA E A HISTÓRIA, OS GRUPOS SOCIAIS, AS DIFERENÇAS SOCIAIS, AS FACES DA SOCIEDADE  E  AS IDEIAS SOCIAIS
 FONTE: