IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Diário Oficial da União publica lei que obriga presença de farmacêutico nas drogarias


Nova lei entra em vigor em 45 dias

Foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, a Lei 13.021, que torna obrigatória a presença de um farmacêutico em drogarias, durante todo o horário de funcionamento. 

Com a norma, as farmácias deixarão de ser apenas estabelecimentos comerciais e passarão à condição de prestadoras de serviços de assistência à saúde. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, medir pressão, glicemia, aplicar soro e vacinas estão entre os exemplos de serviços que a norma permite que sejam prestados nas farmácias. 

Outra função que caberá ao profissional é notificar os profissionais de saúde, órgãos sanitários e o laboratório industrial sobre efeitos colaterais, reações adversas, intoxicações e dependência de medicamentos. A nova lei, que entra em vigor em 45 dias, prevê ainda que as drogarias devem ter instalações adequadas sob o aspecto sanitário. 

Elas deverão ter equipamentos necessários à conservação de imunobiológicos, como vacinas e outros equipamentos exigidos pela vigilância sanitária. Há 20 anos no Congresso Nacional, a nova lei altera a Lei de Controle Sanitário do Comércio de Drogas e Medicamentos (Lei 5.991/1973), que atualmente exige a presença de "técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia", o que permitiu a interpretação de que os técnicos podem ser profissionais de nível médio. 

Além disso, admite a substituição por "prático de farmácia" ou "oficial de farmácia", em localidades sem o profissional exigido.

Agência Brasil

Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro?


Guarda um rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro.



Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!

As ações tem mais força quando se sabe sua origem.

Uma bela história...

Você conhece a história do rosário?

Eu sempre me perguntava: a quem ocorreu repetir as Ave Marias tantas vezes? Que sentido tem?

Agora se compreende que a cada vez que o rezem, cada Ave Maria é uma preciosa rosa para a Virgem. Estou seguro de que todos conhecemos esta bela oração que é o Santo Rosário.

Uma lenda conta que um Irmão Leigo (que não era sacerdote) da Ordem dos Dominicanos, não sabia ler nem escrever, por isso não podia ler os Salmos, como era o costume nos conventos da época. Então, quando terminava seus trabalhos pela noite (ele era o porteiro, o varredor, o hortelão, etc.) ia à capela do convento, ficava em frente da imagem da Virgem Maria, recitava 150 Ave Marias (o número dos salmos) e logo se retirava a sua cela para dormir. Pela manhã, de madrugada, levantava-se antes de todos os seus irmãos e se dirigia à capela para repetir seu costume de saudar a Virgem.

O Irmão Superior notava que todos os dias, quando chegava à capela para celebrar as orações da manhã com todos os monges, havia um delicioso odor de rosas recém cortadas. Curioso, perguntou quem se encarregava de adornar o altar da Virgem tão belamente, ao que a resposta foi que ninguém o fazia. E não se notavam flores faltando nos roseirais do jardim.

O Irmão leigo adoeceu com gravidade; os demais monges notaram que o altar da Virgem não tinha as rosas de costume, e deduziam que era o Irmão quem punha as rosas. Mas como? Ninguém lhe havia visto jamais sair do convento, nem tão pouco sabiam que comprara as belas rosas. Uma manhã, ao chegarem à Capela, viram o Irmão leigo ajoelhado junto da imagem da Virgem, recitando, em êxtase, suas Ave- Marias e, a cada uma, uma rosa aparecia nas floreiras. Ao terminar suas 150 preces, caiu morto aos pés da Virgem.

Com o correr dos anos, Santo Domingo de Gusmão, (se diz que por revelação da Santíssima Virgem) dividiu as 150 Ave-Marias em três grupos de 50 e os associou à meditação da Bíblia: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos, aos quais o Santo Papa João Paulo II adicionou os Mistérios Luminosos.


CARREGA TEU ROSÁRIO TODOS OS DIAS e terás a proteção da Virgem!

- Quando usas teu Rosário, Satanás colapsa

- Quando te vê rezando o Rosário ele fica sem ação

- A recitação do Rosário bloqueia seus malfeitos.

- Ao pensares em reenviar esta mensagem, Satanás vai tentar impedir-te, mas

repassando-a colaboras para acelerar o triunfo da Virgem Maria!

Envia a teus amigos e companheiros de oração e comprova logo como trabalha o Espírito Santo.



A Paz do Senhor! Mandada por uma internauta 






( V DM M ) de Chapecó

Paracetamol é ineficaz e causa efeitos colaterais graves

Segundo pesquisa, o uso do remédio durante a gravidez pode aumentar risco de criança ter transtorno de déficit de atenção e hiperatividade


Foto: Getty Images 

Você toma paracetamol a qualquer sinal de dor? Pois talvez seja melhor repensar esse hábito. Pesquisas têm indicado que o medicamento pode não ser tão eficaz e ainda causar efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos e renais.


Confira as curiosidades reunidas pelo jornal Daily Mail:


Dor nas costas

Estudo publicado no mês passado na revista The Lancet constatou que o medicamento não é melhor que um placebo para dor lombar. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, avaliaram mais de 1.650 pessoas que sofreram dor nas costas por variadas razões.
Um terço recebeu doses diárias de paracetamol, outro terço tomou o medicamento quando sentiu necessidade e o restante ingeriu placebo. Cada um dos grupos levou, em média, 17 dias para se recuperar. “Os resultados sugerem que é preciso reconsiderar a recomendação universal de fornecer paracetamol como um tratamento de primeira linha para dor nas costas”, disse o cientista Christopher Williams. 

Grávidas

Em fevereiro deste ano, um relatório na revista JAMA Pediatrics alertou que as crianças nascidas de mulheres que usaram o analgésico durante a gravidez podem ter um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros problemas comportamentais.
Os pesquisadores estudaram 64 mil mães dinamarquesas e seus filhos nascidos entre 1996 e 2002. A cada trimestre, todas tinham de dizer se haviam tomado paracetamol nos três meses anteriores. Quando as crianças completaram 7 anos, avaliaram o comportamento delas, assim como o uso de remédios para TDAH.
Paracetamol durante a gravidez foi associado com risco quase duplicado do problema e outras desordens relacionadas com hiperatividade. O efeito mais forte foi em mulheres que tomaram o analgésico durante todos os trimestres. Os médicos sugerem técnicas de relaxamento na gravidez para reduzir sensibilidade à dor.
Seif Shaheen, professor de epidemiologia respiratória da London School of Medicine, diz que ainda há a preocupação de que paracetamol possa aumentar o risco de crianças desenvolverem asma. “Desde que o nosso primeiro estudo com mães e crianças indicou que esse pode ser um problema, mais 20 estudos em todo o mundo descobriram ligações semelhantes.” Mais pesquisas precisam ser realizadas para comprovar a teoria.

Osteoartrite

O National Institute for Health and Care Excellence (Nice), do Reino Unido, declarou que estava “extremamente preocupado” sobre graves efeitos colaterais relatados que associam altas doses de paracetamol com um aumento do risco de ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca, hemorragia gastrointestinal e problemas renais. Isso veio junto com a orientação de evitar paracetamol para pacientes com osteoartrite, o que provocou protestos de médicos, que argumentaram que não haveria evidências para apoiar a declaração. Nice reverteu a declaração e agora recomenda o uso para esses pacientes.

Ibuprofeno

“Pesquisa mostra que o paracetamol pode atuar como um placebo no alívio da dor aguda e crônica. Mas não é um placebo seguro, como um comprimido de açúcar. Graças ao dano que pode causar para os rins e sistema cardiovascular, é pelo menos tão perigoso quanto tomar regularmente anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno”, disse o reumatologista John Dickson, que já foi conselheiro clínico da Nice para orientação em osteoartrite.
Dickson está particularmente preocupado com uma pesquisa que mostrou que o uso de paracetamol ao longo de meses ou anos provoca sangramento gástrico. “Isso é perigoso principalmente para os idosos, pois isso causa a perda de hemoglobina, a molécula presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. Prejudica significativamente a qualidade de vida, fazendo com que se sintam mal e apáticos.”

Pele

A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, tem emitido alertas sobre paracetamol e sua possível ligação com reações cutâneas raras, porém graves. “Essas reações podem ocorrer com o uso pela primeira vez do paracetamol ou a qualquer momento de seu uso. Qualquer paciente que desenvolve uma erupção cutânea ou reação ao usar paracetamol deve parar a droga e procurar atendimento médico urgente de imediato”, recomendou a instituição.

Câncer

Uma pesquisa americana ligou o uso em longo prazo de paracetamol com câncer de sangue. No levantamento com quase 65 mil pessoas, notou-se que tomar paracetamol por pelo menos quatro dias por semana, durante quatro anos, quase dobra o risco de ser diagnosticado com leucemia ou linfoma. O mecanismo que explica a situação não foi identificado.

Overdose

O perigo mais conhecido é uma overdose, seja ela intencional ou não. Excesso de paracetamol pode sobrecarregar a capacidade de processamento do fígado e causar danos, resultando em insuficiência hepática aguda, o que pode ser fatal.


Ponto a Ponto Ideias do TERRA

Anvisa proíbe a venda de emagrecedor em cápsulas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Seca Barriga em cápsulas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

O rótulo do produto informa ser fabricado por Laboratório Quallys Ltda, com CNPJ 01.170.992/0001-16, Inscrição Estadual 241379485 e localizado na Avenida Tiradentes, 1320, no centro de Rio do Campo, em Santa Catarina. Entretanto, encaminhamento da Diretoria de Vigilância Sanitária do estado informou a inexistência de CNPJ e inscrição estadual, além de endereço falso do fabricante.

Na mesma publicação, a Anvisa suspende, como medida de interesse sanitário, a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Extreme Liss Restore Argan Charis Professional, fabricado pela empresa Di Fiorena Indústria Cosmética Ltda. Epp, de Franca-SP.

Uma auditoria constatou que o produto tem ação alisante diferente da alegada pela empresa em notificação à Anvisa, que determina o recolhimento do estoque do produto existente no mercado.


Agência Brasil

Robin Williams se enforcou com cinto e tinha cortes no pulso, diz polícia

Segundo legista, exames toxicológicos serão divulgados em até 6 semanas.
Ator foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia, nesta segunda.

O departamento de polícia de Marin County, na Califórnia, confirmou que o ator Robin Williams, encontrado morto em casa aos 63 anos nesta segunda-feira, 11, se suicidou e exames preliminares mostram que ele morreu por asfixia sem sinais de luta. Segundo o tenente Keith Boid, assistente-chefe dos legistas, o ator se enforcou, com um cinto no pescoço, e tinha cortes superficiais nas partes internas do pulso esquerdo.

"Sua assistente o encontrou inconsciente, vestido, numa posição sentada e levemente suspenso do chão, com um cinto em volta do pescoço preso à porta de um dos cômodos da casa. Ele já estava morto nesse momento", disse o tenente, em entrevista coletiva. Exames toxicológicos serão realizados e o resultado divulgado entre duas e seis semanas. O corpo de Robin Williams já foi liberado pela polícia para a família, mas informações sobre o funeral ainda não foram divulgadas.

A polícia da cidade de Tiburon já havia dito que suspeitava de suicídio. Os investigadores disseram que Williams foi visto vivo pela última vez na noite de domingo (10). Ele estava em sua residência, em Tiburon, onde morava com sua esposa, Susan Schneider, e foi encontrado por sua assistente pessoal. Susan deixou sua casa na segunda de manhã para trabalhar. Enquanto esteve fora, a assistente de Robin bateu na porta, mas ninguém respondeu. Ela ficou preocupada porque o ator deveria estar lá. Então, entrou na casa e encontrou o corpo.

Luta contra a depressão

De acordo com a agente do ator, Mara Buxbaum, seu cliente estava lutando contra uma depressão severa. Ele já havia sido internado várias vezes em clínicas de reabilitação, por problemas com drogas, sendo a última vez em julho passado.

"Esta é uma perda trágica e repentina. A família respeitosamente pede privacidade para este período muito difícil", afirmou Mara. A esposa de Williams também divulgou um comunicado. "Perdi meu marido e meu melhor amigo, e o mundo perdeu um de seus mais queridos artistas e belos seres humanos. Eu estou totalmente inconsolável", disse.

"Em nome da família de Robin, pedimos privacidade durante esse período de profunda tristeza. Nossa esperança é que o foco não seja a morte de Robin, mas os inúmeros momentos de alegria e riso que ele deu a milhões de pessoas." Ele deixa três filhos, Zachary, Zelda e Cody.

G 1

SC pode registrar nesta semana a temperatura mais baixa de 2014. As temperaturas em Santa Catarina devem começar a cair a partir da tarde de quarta-feira (13).

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a previsão é de no amanhecer de quinta (14) possa ser registrado o maior frio do ano. As temperaturas devem ser aproximar de -7ºC a -5ºC nos pontos altos da Serra. Na segunda-feira (11) os termômetros marcaram 30ºC em algumas cidade do estado.

A quarta na temperatura terá um comportamento diferente em relação a maior parte dos dias. Segundo o meteorologista, a menor temperatura não deverá ocorrer no amanhecer, mas, sim no final do dia. Isso devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio polar que resultará na aumento do frio gradativamente ao longo do dia.

Por isso, o período da tarde será frio com temperaturas próximas de 11ºC na Serra, 14ºC no Oeste, 16ºC no Sul e Norte, 17ºC na Grande Florianópolis e 18ºC no Vale do Itajaí. Nos pontos altos da Serra, elas ficam abaixo de 10ºC.

A previsão para quarta é que o dia comece com muitas nuvens, mas com chance de chuva isolada só entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Essas regiões terão, ao longo do dia, diminuição da nebulosidade com o retorno do sol. Nas outras áreas, deve haver tempo seco com sol e nuvens todo o dia.

Amanhecer frio

O amanhecer de quinta (veja tabela ao lado) deverá ser tão ou até mais frio que os registrados nos dias 4 e 20 de junho, que tiveram as menores temperaturas de 2014 no estado. A previsão é de um dia de sol e algumas nuvens ao longo do dia. A geada deverá aparecer entre Serra, Norte e Oeste. Durante à tarde a temperatura sobe um pouco, mas ainda de inverno.

Tendência

A sexta (15) ainda amanhece fria, mas não tanto quanto na quinta. As temperaturas ao longo do fim de semana devem ser típicas de inverno, mas não muito intensas, conforme Puchalski. Provavelmente haverá novo aquecimento no início da próxima semana.

Regiões Temperatura
Serra -7ºC a -5ºC
Norte -2ºC a 0ºC
Oeste e Sul 2ºC a 4ºC
Litoral e
Vale do Itajaí 4ºC a 7ºC










G1 SC

"Não queremos banir o sal, mas evitar o consumo em excesso", diz ministro da Saúde

Acordo com indústria reduziu mais de 1,2 mil tonelada de sódio em três alimentos

Ministro Arthur Chioro disse que o objetivo não é banir o sal, mas evitar o consumo em excesso 

Ao comentar os primeiros resultados do acordo voluntário com a indústria para redução do sódio em alimentos, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta terça-feira, que o objetivo da iniciativa não é banir o sal, mas evitar o consumo em excesso. "O sal faz parte dos nossos hábitos alimentares”, afirmou.

"O sódio é um componente importante na nossa saúde. O grande problema é o excesso. Não se tratar de banir o sal da alimentação, mas de fazer com que tenhamos uma diminuição tanto nos produtos industrializados quanto naqueles aos quais adicionamos sal no dia a dia", disse Chioro.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no período 2011-2012, foram reduzidas 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. O brasileiro consome em média 12 gramas de sódio por dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo não ultrapasse 5 gramas.

"Apenas 15% da população brasileira acha que faz uso abusivo de sal, ou seja, a população acha que consome uma quantidade de sal que não é prejudicial à saúde. O inquérito que foi feito demonstra que fazemos um consumo excessivo de sal, muito acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde", ressaltou o ministro.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, acredita que a meta de reduzir o consumo de sal a 5 gramas até 2022 será "tranquilamente superada". Klotz lembrou os avanços já alcançados, por exemplo, na redução da gordura trans dos alimentos industrializados. "Tiramos ela completamente do mercado. Sobrou apenas um residual de 1% ou 2%", afirmou.


Fonte: Agência Brasil