IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Denatran adia multa para extintor antigo; o novo está em falta. Extintor novo começou a equipar carros zero a partir de 2005. Pelos próximos 3 meses, infração não será punida, diz o órgão.

Extintor novo começou a equipar carros zero a partir de 2005.
Pelos próximos 3 meses, infração não será punida, diz o órgão.
Extintor do tipo ABC começou a equipar carros em 2005

(Foto: Karla Cabral/G1)


O Denatran anunciou nesta segunda-feira (5) que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1° e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.

O adiamento será por 90 dias, segundo o órgão. O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do Denatran, multas aplicadas a partir desta segunda não serão consideradas.




A medida foi tomada pelo Ministério das Cidades após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o equipamento à venda.

A procura cresceu com a divulgação de que a regra, estabelecida em 2009, passaria a resultar em multa a partir deste ano se fosse descumprida.

O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais. Ele começou a equipar carros fabricados a partir de 2005, porém, uma liminar chegou a derrubar essa exigência, que foi restabelecida em 2009.

O extintor antigo era do tipo BC, que combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.



Equipamento vencido

A procura por extintores também aumentou porque, ao verificar o equipamento nos carros, proprietários perceberam que o item estava fora da data de validade, que é de 5 anos, a partir da data de fabricação. Circular com extintor vencido também pode dar multa.




G1

Horóscopo - 07 de janeiro de 2015


Áries - de 21/03 a 20/04

Você vai se sair bem ao lidar com serviços ligados a entretenimento. Além disso, também conta com a sorte: bom momento para fazer uma fezinha. Não tenha receio de assumir novas responsabilidades. Na paquera, nada vai atrapalhar o seu brilho! Diversão nos momentos a dois. Cor: vermelho.

Touro - de 21/04 a 20/05

Trabalhar em casa também vai render mais e um hobby pode virar uma atividade lucrativa. Reserve um tempo para ficar perto da família, mas evite assuntos delicados. Na paquera, deixe o ciúme de lado se quiser se aproximar de alguém. O romance também pede mais confiança e harmonia. Cor: bege.

Gêmeos - de 21/05 a 20/06

Você, que já é muito comunicativa, terá ainda mais facilidade para mostrar o que pensa. Explore seu raciocínio rápido para resolver pendências. Bom momento para marcar reuniões e trocar ideias com os colegas. Há sinal de fofocas na paquera. Com a pessoa amada, evite temas sensíveis. Cor: bege.

Câncer - de 21/06 a 21/07

No trabalho, seu empenho será notado. Você não vai poupar esforços para atingir suas metas. Fique atenta e aproveite qualquer chance de melhorar os seus lucros. Só não vale gastar mais do que pode, só por impulso. A dois, reforce os laços e não dê espaço para a desconfiança. Cor: bege.

Leão - de 22/07 a 22/08

Com a Lua em seu signo, você vai se sentir renovada! Bom dia para priorizar seus interesses, explorar seus pontos fortes e correr atrás do que deseja, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Com seu charme, fará sucesso na conquista. Mas pode se sentir dividida entre dois amores. Cor: amarelo.

Virgem - de 23/08 a 22/09

Cuide das suas coisas de maneira discreta, não confie muito nos outros e ouça seu sexto sentido. Com esses cuidados, seu sucesso estará garantido! Já nos assuntos do coração, fique atenta com uma paixão proibida, que pode ser descoberta. A dois, vença a insegurança. Cor: cinza.

Libra - de 23/09 a 22/10

Não perca a chance de expandir seus horizontes e fazer planos a longo prazo. Os amigos estarão ao seu lado para o que precisar. Trabalho em equipe conta com boas energias. Seja responsável e seu empenho será notado. Interesse por um amigo pode crescer. Com o par, nada de cobranças. Cor: preto.

Escorpião - de 23/10 a 21/11

Na carreira, é hora de fazer planos mais ambiciosos. Trace suas metas com cuidado, cuide das suas responsabilidades e irá longe. Explore sua popularidade para fazer bons contatos. Na paquera, talvez não seja fácil se aproximar. No romance, é hora de pensar no futuro dessa relação. Cor:marrom.

Sagitário - de 22/11 a 21/12

Hoje, você estará mais disposta a agir em grupo. Faça contatos com clientes de fora: uma viagem a trabalho pode ter ótimos resultados. Bom momento para aprender tudo o que puder e começar um curso. A paquera deixa a desejar. Com o par, saia da rotina e demonstre o seu carinho. Cor: marrom.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01

Bom dia para quebrar padrões e tentar algo novo, de preferência, agindo a sós. Concentre-se no que precisa fazer e verá como o serviço vai render mais. Sedutora, envolvente e charmosa, vai se destacar na paquera. Mas evite assuntos delicados. A dois, a paixão vai pegar fogo! Cor: creme.

Aquário - de 21/01 a 19/02

No trabalho, procure investir em projetos que podem ser feitos em grupo. Se pensa em começar uma parceria, essa é a hora de dar o primeiro passo. Feche acordos e mostre que dá conta de qualquer tarefa. Se está só, vai querer um romance estável. Com o seu amor, não dê espaço para o ciúme. Cor: marrom.




Peixes - de 20/02 a 20/03


Bom dia para mostrar serviço. Você não vai desistir no meio do caminho e fará o que for preciso para terminar suas coisas. Alguém pode pedir a sua ajuda: dê uma mãozinha, por mais atarefada que esteja. Talvez os assuntos do coração fiquem um pouco de lado. Mas mostre que valoriza a união. Cor: creme.


João Bidú - Bonde

Vazamento de amônia atinge galpão de frigorífico em Rio do Sul. Cerca de 100 pessoas trabalhavam no local no momento do incidente; ninguém sofreu intoxicação grave.

Cerca de 100 pessoas trabalhavam no local no momento do incidente; ninguém sofreu intoxicação grave.
Um vazamento de amônia assustou trabalhadores do frigorífico Pamplona, em Rio do Sul, na noite desta segunda-feira. O incidente ocorreu por volta de 20h30min no depósito de refrigeração do Pamplona, que fica no bairro de mesmo nome.

Cerca de 100 funcionários trabalhavam no local na hora do vazamento, mas apenas cinco tiveram contato direto com o gás tóxico. Quatro foram medicados pelo Samu e liberadas na hora e o outro funcionário foi levado ao hospital por precaução, mas ele não apresentava sintomas graves de intoxicação, conforme os bombeiros.

O vazamento foi controlado por volta de 23h. Além do próprio galpão onde ocorreu o incidente, algumas casas vizinhas foram evacuadas para evitar riscos aos moradores. Por volta de 23h30 todos já tinham sido autorizados a retornar para as residências.

Bombeiros, Samu, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal atenderam a ocorrência. A causa do vazamento será confirmada após perícia, mas os bombeiros indicam que deve ter ocorrido um rompimento de algum registro. 


DIÁRIO CATARINENSE

Quem é o vilão: o açúcar ou a gordura? Os dois alimentos podem fazer bem à saúde, mas em quantidades e tipos errados pode levar a doenças sérias



Os dois alimentos podem fazer bem à saúde, mas em quantidades e tipos errados pode levar a doenças sérias


Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS


No princípio, o homem criou o açúcar e a gordura e eis que os dois passaram a fazer parte do dia a dia da alimentação da maior parte da população em todo o mundo. E aí vieram os problemas cardíacos e a obesidade e a hipertensão e a diabetes e, então, como o acúmulo de gordura no corpo é um dos causadores de tudo isso, ela foi considerada a grande vilã no prato das pessoas. Agora, o açúcar foi considerado o pior dos piores dos alimentos. Gordura ou açúcar: eis a questão.

– A associação dos dois em grande quantidade faz muito mal. Sabendo como e o quanto consumir, tanto a gordura quanto o açúcar podem fazer bem às pessoas – explica a nutricionista Danielle Matte.

É comum, entre as pessoas mais velhas, passarem por hipoglicemia, a baixa taxa de açúcar no sangue. Mas se engana quem acha que é porque o açúcar é essencial na vida da terceira idade.



– Eles ficam muito tempo sem comer, por esquecimento ou por não ter vontade, e isso faz com que a taxa de glicose no sangue diminua consideravelmente. Suor, fraqueza, visão turva e até convulsão estão entre os sintomas da hipoglicemia – afirma Debora Schneck, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento.

Também comum nas pessoas com mais de 50 anos é o diabetes, que acontece quando as taxas de glicose no sangue são muito altas em decorrência da falta ou incapacidade da insulina atuar no organismo. A medida correta, segundo Debora, é, uma vez que os açúcares estão presentes em diferentes alimentos, evitar consumi-lo nas formas clássicas.

Com o avanço da idade, o metabolismo vai ficando mais lento e a digestão não acontece da mesma forma. Por isso, o acúmulo de gordura e a obesidade são tão comuns e preocupam quando ocorrem nessa faixa etária. A gordura, portanto, precisa escolhida a dedo. Monoinsaturadas e polinsaturas são itens obrigatórios no prato de quem já passou dos 50. Escolha castanhas, amêndoas, linhaça, azeite de oliva, atum, sardinha, salmão. Esse tipo de gordura fornece energia e contribui para a absorção de vitaminas, segundo Danielle.

– A saturada pode ser consumida também, mas não deve ser o único tipo de gordura. 30% da alimentação de um adulto mais velho deve ser gordura. Se a ingestão de carnes vermelhas, manteiga e creme de leite representar uma pequena parte dessa porcentagem e o resto ser completado por gorduras insaturadas, tudo bem. No entanto, as gorduras trans sempre serão vilãs, em qualquer quantidade – diz.

Produzida por hidrogenação, ao sofrer um processo químico na indústria, a gordura trans é mais aderente e está presente em margarinas, biscoitos, batatas fritas, sorvetes e salgadinhos de pacote. Junto com as “trans”, Danielle conclui que o açúcar também é um vilão.

– Sendo um carboidrato simples, o açúcar está diretamente ligado à obesidade e outras doenças. Por isso, se precisar de um doce, opte por frutas. Além disso, alimentos salgados e sucos de caixinha têm altos índices de açúcares na fórmula.

Debora e Danielle são taxativas: olhar o rótulo dos alimentos mostra quem é realmente o vilão na alimentação. 




ZERO HORA

Estudo associa ingestão de grãos integrais a queda no risco de mortalidade





Pesquisa avaliou dados de mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos


Foto: Stock Photo / Divulgação


Comer mais grãos integrais pode reduzir o risco de morte — especialmente em decorrência de doenças cardíacas — em até 15%, de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health (HSPH). Segundo a pesquisa, o farelo, um componente de alimentos integrais, foi associado a efeitos benéficos semelhantes.

A ingestão do farelo de grãos integrais foi relacionada com uma diminuição de até 6% do risco de mortalidade total e de até 20% por doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado nesta segunda-feira no JAMA Internal Medicine, um portal que reúne as mais recentes descobertas médicas.
—Este estudo vai ao encontro das diretrizes alimentares atuais que promovem grãos integrais como um dos principais alimentos saudáveis para a prevenção das principais doenças crônicas — disse Qi Sun, autor da pesquisa.
Dados de mais de 74 mil mulheres e mais de 43 mil homens, colhidos entre 1980 e 2010, foram analisados. Os pesquisadores avaliaram informações como idade, tabagismo, índice de massa corporal, atividade física e dieta. Eles descobriram que a ingestão de grãos integrais foi associada a um risco de até 9% menos mortalidade geral e à diminuição de 15% do risco de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares.
Quem substituiu grãos refinados e carnes vermelhas por grãos integrais também teve benefícios para a saúde. A substituição de uma porção diária de grãos refinados por integrais reduziu a mortalidade em 8%. Já os que deixaram de comer carne vermelha para ingerir grãos integrais tiveram 20% menos chances de morrer em decorrência de doenças cardíacas.




DIÁRIO GAÚCHO 

Cientistas descobrem tratamento contra malária baseado em uso de planta.




Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamento contra a malária baseado no uso de Artemesia annua, conhecida popularmente como losna, uma planta da qual é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença, conforme a revista "Proceedings of the National Academy of Sciences"

Durante décadas, médicos e servidores de saúde pública em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a malásia frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamentos.

Mas a forma de combate à malária pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst.

Usar diretamente a losna é três vezes mais eficaz que utilizar a dose padrão dos remédios que contêm artemisina e que hoje constituem a forma mais comum de tratar malária em nível mundial, afirmam os cientistas. A aplicação direta da planta é ainda duas vezes mais eficiente, mesmo se a dose do medicamento for dobrada.

Para realizar a pesquisa, Rich e sua equipe realizaram uma série de experimentos para comparar os resultados do tratamento da malária com a planta e com os remédios.

Foram avaliados nos dois tipos de malária usados e que afetam os roedores o tratamento mais eficaz e quais parasitas resistiam, uma vez que tinham sido aplicados diferentes medicamentos.

Um dos tipos da doença testados é o que mais se assemelha ao Plasmodium falciparum, o mais mortal dos cinco parasitas da malária humana.

"Realizando esses experimentos com diferentes espécies da malária dos roedores, conseguimos uma prova sólida sobre o tratamento", afirmou Rich.


Para o cientista, o estudo tem importância especial porque 3,2 bilhões de pessoas correm risco de contrair malária, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas conclusões da pesquisa, os cientistas sugerem que futuros estudos explorem mais profundamente as possibilidades de tratar a doença com a planta, um método mais barato e não baseado em fármacos. 




EFE / TERRA

Radiação com terapia hormonal reduz morte por câncer de próstata



Idosos com câncer de próstata podem viver mais, se forem tratados com radiação e com terapia hormonal, mas muitos homens não recebem o tratamento correto - alertaram pesquisadores americanos nesta segunda-feira.

A terapia dupla salvou cerca de 50% mais vidas no grupo de homens entre 76 e 85 anos com câncer de próstata localmente avançado, em comparação com aqueles que fizeram apenas terapia hormonal, segundo o estudo publicado no "Journal of Clinical Oncology".

Trata-se da primeira pesquisa a se concentrar em homens da terceira idade com câncer de próstata localmente avançado. O trabalho foi feito com base nos resultados de dois testes clínicos, os quais mostraram que uma terapia combinada poderia salvar vidas, no caso de homens mais jovens.

O câncer de próstata localmente avançado acontece quando o câncer se espalhou para fora, perto da glande prostática, estimulando tumores mais agressivos. Estes tendem à metástase e se tornam fatais, afirmam os pesquisadores.

Estudos anteriores mostraram que, em média, 40% dos homens com câncer de próstata agressivo são tratados apenas com terapia hormonal. Há, portanto, um grupo significativo de pessoas que poderiam se beneficiar de uma terapia com radiação.

"Falhas no uso de tratamentos eficazes para pacientes mais velhos são uma preocupação dos Estados Unidos em matéria de qualidade do cuidado da saúde", disse o autor principal do estudo, Justin Bekelman, professor assistente de Oncologia Radioterápica, Ética Médica e Políticas da Saúde da Escola Perelman de Medicina e do Centro Abramson de Câncer, da Universidade da Pensilvânia.

No universo da pesquisa, foram considerados 31.541 homens com câncer de próstata, entre 65 e 85 anos de idade.




AFP / TERRA

Acidente com ônibus mata seis pessoas e deixa mais de 20 feridas no RS. Veículo tombou na ERS-030, que liga Gravataí a Glorinha.

Veículo tombou na ERS-030, que liga Gravataí a Glorinha.

O acidente aconteceu pouco depois de uma curva, na ERS-030, em Glorinha 

Foto: Claudio Rabin / Agência RBS
Cláudio Rabin e Fernanda da Costa



Um acidente com um ônibus na tarde desta terça-feira deixou seis mortos e pelo menos 20 feridos em Glorinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O veículo tombou na ERS-030, rodovia que liga Gravataí ao município.
O acidente aconteceu no quilômetro 22 da via, próximo à parada 117, por volta das 14h, na saída de uma curva. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) de Gravataí, cinco pessoas ficaram presas embaixo do veículo e morreram no local. Outra pessoa foi socorrida e encaminhada ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí, onde morreu pouco tempo depois. 
Ainda segundo a polícia, outras três pessoas sofreram ferimentos graves e pelo menos 20 sofreram ferimentos leves. 
A polícia informou que o coletivo da empresa Unesul estava lotado e fazia o trajeto de Porto Alegre para Tramandaí. O ônibus deixou a Capital por volta do meio-dia, com 27 passageiros. Como o veículo fez paradas durante o deslocamento, o número de passageiros no momento do acidente pode ser maior. 
Ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram os feridos e os encaminharam a hospitais de Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre, dependendo da gravidade dos ferimentos. 
A rodovia está totalmente bloqueada no ponto em que o acidente aconteceu. A orientação é de que os motoristas evitem a ERS-030. A rodovia é conhecida como Estrada Velha, pois era o principal caminho que ligava Porto Alegre ao Litoral Norte antes da construção da freeway. Conforme o CRBM, a rodovia é conhecida por possuir muitas curvas, o que exige atenção especial dos motoristas. 



ZERO HORA

Erika Moura é a nova Globeleza. A mulata de 22 aninhos revelou como faz para manter este corpão


A mulata de 22 aninhos revelou como faz para manter este corpão








Foto: Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação


Rosângela Monteiro



Apresentada como nova Globeleza no Fantástico do domingo passado, Erika Moura está arrebentando nas vinhetas do Carnaval da Globo. Desta vez, a escolha da Globeleza não teve participação do público, como no ano passado. Foi uma equipe da emissora carioca que visitou escolas de dança e quadras de samba até achar a representante perfeita para a folia! 


O PASSADO

Estava cursando Fisioterapia e trabalhava como jovem aprendiz na função de assistente administrativo de uma empresa. Depois da experiência, fui efetivada e fiquei mais um ano exercendo a função, mas, infelizmente, fiquei desempregada e tive que sair da faculdade. Depois, dei aulas (de dança) e participei de espetáculos de danças.


O CORPO

O meu exercício físico sempre foi a dança, mas, depois de saber que seria a Globeleza, passei a fazer musculação e ir à academia. 


ALIMENTAÇÃO

Adoro biscoito de chocolate (risos). Me alimento normalmente, não faço dieta. Acho que tenho sorte, pois não tenho tendência para engordar!



DIÁRIO GAÚCHO

Idades de estrelas são calculadas pela velocidade de rotação





Astrônomos conseguiram provar que podem calcular de forma precisa a idade de uma estrela pela velocidade com que ela gira.

Sabemos que as estrelas desaceleram com o tempo, mas até recentemente havia poucos dados para permitir cálculos exatos.

Pela primeira vez, uma equipe de pesquisadores americanos mediu a velocidade de rotação de estrelas que têm mais de um bilhão de anos - e os resultados correspondem ao que eles haviam previsto.

A descoberta resolve um desafio de longa data, permitindo que astrônomos estimem a idade de uma estrela com uma margem de erro de 10%.

O trabalho foi apresentado em Seattle em uma reunião da Sociedade de Astronomia Americana e também foi publicado na revista Nature.

Lacuna

Estabelecer a idade das estrelas é uma questão central na astronomia - assim como datar os fósseis é crucial para o estudo da evolução.

Este método aplica-se a "estrelas frias" - sóis de tamanho semelhante ao nosso, ou menores. Elas são as estrelas mais comuns na nossa galáxia e vivem muito tempo.

"Elas agem como postes de luz, iluminando até mesmo as partes mais antigas da nossa galáxia", diz o pesquisador Soren Meibom, do Centro Smithsonian de Astrofísica de Harvard.

Estrelas frias também são o astro central para a grande maioria dos planetas semelhantes à Terra de que temos conhecimento.

A maioria das propriedades de uma estrela como o nosso sol - tamanho, massa, luminosidade e temperatura - se mantêm as mesmas durante a maior parte de sua vida.


Isso faz com que descobrir a idade de uma estrela seja complicado.



A solução de medir a rotação foi proposta pela primeira vez na década de 1970 e foi apelidada de "girocronologia" em 2003.



"Uma estrela fria gira muito rápido quando é jovem, mas ela fica cada vez mais lenta quando envelhece", disse Meibom.

Mas é difícil ver uma estrela girando. Astrônomos usam manchas de sol, se deslocando pela superfície, já que elas só reduzem seu brilho em menos de 1%.

Estrelas velhas são particularmente problemáticas porque elas têm menos manchas e estas são menores, mais difíceis de serem acompanhadas.

A equipe de Meibom usou imagens do telescópio espacial Kepler, que é muito sensível e tem acompanhado o movimento da Terra ao redor do Sol desde 2009.

Eles conseguiram medir as velocidades de rotação de 30 estrelas de um grupo específico de 2,5 bilhões de anos.

Este grupo, conhecido como NGC 6819, preenche o que Meibom chama de uma "lacuna de quatro bilhões de anos" em nosso conhecimento da rotação estelar.

Método

Antes da missão Kepler, só tínhamos dados de estrelas muito frias em grupos muito jovens, todos com menos de 0,6 bilhão de anos e girando bastante rapidamente (cerca de uma vez por semana).

Em 2011, a equipe de Meibom usou imagens do Kepler para estudar um grupo de estrelas diferente, o NGC 6811, de um bilhão de anos. As suas estrelas frias giram cerca de uma vez a cada 10 dias.

Mas, além dessas, a única estrela sobre a qual se sabia tanto a velocidade de rotação quanto a idade era nosso próprio sol - 4,6 bilhões de anos, com um período de rotação de 26 dias.

"A construção do relógio de estrelas frias estava em compasso de espera", disse Meibom.


TERRA

HD externo é passado: Samsung lança "discos" SSD externos portáteis



Demorou mais do que esperado, mas a Samsung está ampliando a sua linha de produtos para incluir os discos de estado sólido (SSD) externos com uma nova linha de produtos Portable SSD T1.

Os discos leves possuem capacidades de até 1TB e são pequenos o bastante para caber no seu bolso. Eles são significativamente mais caros dos que os HDs magnéticos, que estão disponíveis em capacidades de até 6TB.

O SSD externo de 250GB custa 180 dólares nos EUA, enquanto que o modelo de 500GB sai por 300 dólares, e a versão de 1TB por 600 dólares. Em comparação, um HD magnético de 1TB sai por menos de 100 dólares nos EUA.

Os HDs externos são mais usados para backup de dados. Mas a demanda por esses aparelhos está crescendo à medida que os usuários baixam mais e mais conteúdos e programas multimídia. O armazenamento também é limitado em laptops e híbridos leves Chromebooks e Windows, por isso os usuários precisam se voltar para esse tipo de armazenamento.

Para quem não sabe, os discos SSD são mais rápidos para ler e escrever dados do que os HDs comuns. Os SSD também não possuem discos que rodam, que são comuns nos HDs padrão e podem “sugar” muita energia ao escrever e ler dados.

Os drives Portable SSD T1 vão se conectar aos computadores por meio de uma entrada USB 3.0. Eles terão velocidades sequenciais de leitura e gravação de dados de 450MB por segundo.




IDG NOW

Anunciadas mudanças em 14 cargos de comando na Polícia Civil





Quantidade de trocas chama a atenção na instituição


Diogo Vargas




O futuro delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, que será empossado no cargo nesta quarta-feira, em Florianópolis, promoverá a troca de 14 dos 39 ocupantes de cargos de comando no Estado.

Nos bastidores, a quantidade das mudanças surpreende por ser maior à esperada, o que indica possível renovação em algumas áreas e regiões.

Artur Nitz deixa a Diretoria de Polícia do Litoral para ocupar o cargo mais importante da instituição no lugar do delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, que ficou quatro anos na função e será o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública.
O delegado Marcos Flávio Ghizoni Júnior, atual diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol), vai ser o delegado-geral adjunto.

Na Corregedoria-Geral assumirá a delegada Sandra Mara, atual delegada-regional de São José.
Na Diretoria de Polícia do Litoral assume José Celso Correa, na Diretoria de Polícia de Fronteira entra Aden Claus Ceber Pereira e na Academia da Polícia Civil (Acadepol) o diretor será Vitor Bianco Junior.

Permanecem na função o diretor de polícia da Grande Florianópolis, Juarez de Souza Medeiros; o diretor de Inteligência, Alexandre Kale; o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Akira Sato e o diretor de Polícia do Interior, Antônio Carlos Pereira.
Nas delegacias regionais as mudanças atingem as cidades de São José, Itajaí, Tubarão, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Laguna, Araranguá e Porto União.
A solenidade das posses será às 16h na Acadepol.

Confira a lista:DPGF - Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis Juarez de Souza Medeiros 
DIPC - Diretoria de Inteligência da Polícia Civil Antônio Alexandre Kale 
DPOL - Diretoria de Polícia do Litoral JOSÉ CELSO CORREA 
DPOI - Diretoria de Polícia do Interior Assessor DPOI Antônio Carlos Pereira 
DEIC - Diretoria Estadual Investigações Criminais Laurito Akira Sato 
ACADEPOL - Academia da Polícia Civil VITOR BIANCO JUNIOR 
Diretoria de Polícia de Fronteiras ADEN CLAUS CEBER PEREIRA

Os regionais:1ª — DRP de São José FABIANO RIBEIRO DA ROCHA 
2ª — DRP de Joinville Dirceu Augusto Silveira Júnior 
3ª — DRP de Blumenau Rodrigo Emanuel Marchetti 
4ª — DRP de Itajaí MAURICIO PRETTO 
5ª — DRP de Tubarão ANDRE LUIZ BERMUDES PEREIRA
6ª — DRP de Criciúma Jorge Luiz Koch 
7ª — DRP de Rio do Sul Daniel Sclifo Zucon 
8ª — DRP de Lages Luciana Rodermel 
9ª — DRP de Mafra Rafaello Ross 
10ª — DRP de Caçador Fabiano Locatelli 
11ª — DRP de Joaçaba DANIEL SA FORTES REGIS 
12ª — DRP de Chapecó Ronaldo Neckel Moretto ( FOTO ) 
13ª — DRP de São Miguel do Oeste Henrique Gonçalves Muxfeldt 
14ª — DRP de Concórdia MARCELO SAMPAIO NOGUEIRA 
15ª — DRP de Jaraguá do Sul Uriel Ribeiro 
16ª — DRP de Xanxerê RICARDO MARCELO CASAROLLI 
17ª — DRP de Brusque Francisco Ari Plantes dos Anjos 
18ª — DRP de Laguna JOSE DAVID MACHADO 
19ª — DRP de Araranguá ARI JOSE SOTO RIVA 
20ª — DRP de Ituporanga Edson Antunes Jacques 
21ª — DRP de São Bento do Sul Rubens Almeida Passos de Freitas 
22ª — DRP de Canoinhas Wagner Valdivino Meirelles 
23ª — DRP de Porto União NILSON LUIS DE OLIVEIRA 
24ª — DRP de Curitibanos Roxane Favero Pereira 
25ª — DRP de Videira Ighor Siqueira de Araújo 
26ª — DRP de Campos Novos Thiago Fernando dos Santos Reis 
27ª — DRP de São Joaquim José Carlos Garcia 
28ª — DRP de São Lourenço do Oeste. Carlos Augusto de Andrade Morbini 
29ª — DRP de Balneário Camboriú Magali Nunes Ignácio 
30ª — DRP de Palhoça Beatriz Ribas Dias dos Reis 

Fonte: Polícia Civil



DIÁRIO CATARINENSE

Resolução do Ministério da Saúde estabelecerá normas de estímulo ao parto normal


Resolução do Ministério da Saúde e da ANS estabelece estímulo ao parto normalArquivo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicam amanhã (7) uma resolução que estabelece normas para o estímulo ao parto normal e a consequente diminuição das cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. As operadoras terão 180 dias para se adaptar às mudanças.

As novas regras ampliam o acesso à informação, já que as usuárias poderão solicitar aos planos os percentuais de cirurgias cesarianas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico obstetra. As informações deverão estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação. Em caso de descumprimento, será aplicada multa no valor de R$ 25 mil.
Operadoras de planos serão obrigadas a fornecer o cartão da gestante, documento com informações sobre todo o pré-natal     

Arquivo/Agência Brasil


Outra norma prevê a obrigatoriedade de as operadoras fornecerem o cartão da gestante, no qual deve constar o registro de todo o pré-natal. Dessa forma, de posse do documento, qualquer profissional de saúde terá conhecimento de como se deu a gestação, facilitando o atendimento à mulher quando ela entrar em trabalho de parto.

O cartão deverá conter a carta de informação à gestante, com orientações para que a mulher tenha subsídios para tomar decisões e vivenciar com tranquilidade o parto.

Caberá às operadoras a orientação para que os obstetras utilizem o partograma, documento gráfico em que são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto. De acordo com as novas regras, o partograma passa a ser considerado parte integrante do processo para pagamento do procedimento.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de partos cesáreos no Brasil chega a 84% na saúde suplementar. Segundo a pasta, a cesariana, quando não há indicação médica, aumenta em 120 vezes o risco de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe. Ao todo, cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no país estão relacionados à prematuridade.

"É inaceitável a 'epidemia' de cesarianas que vivemos hoje em nosso país. Não há outra condição, senão tratá-la como um grave problema de saúde pública. Em 2013, [foram feitos] 440 mil partos cesáreos. Não só temos um problema, mas um problema que vem se agravando ano a ano", avaliou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulga medidas para estímulo ao parto normal e redução do número de cesarianas desnecessárias entre usuárias de planos de saúde 


Elza Fiuza/Agência Brasil


Segundo ele, há uma grave distorção no Brasil que precisa ser revertida e abordada de forma estrutural. "Não dá para continuar tratando como normal aquilo que não é normal, que é o parto cesariano", disse Chioro.

O diretor-presidente da ANS, André Longo, lembrou que, no caso da obstetrícia, a decisão do tipo de parto sempre será do médico, em parceria com a gestante. Longo destacou que uma usuária de plano de saúde mais bem orientada poderá influenciar mais na decisão.


ANS: medidas de estímulo ao parto normal vão contribuir para a redução do número de cesarianas desnecessárias feitas no país 

Arquivo/Agência Brasil


"Acreditamos que essas medidas, em conjunto com outras, podem contribuir muito para que vençamos uma verdadeira epidemia de cesáreas na saúde suplementar, que influencia de forma negativa os números do Brasil como um todo", ressaltou Longo.

A elaboração da resolução normativa contou com a participação da sociedade, por meio de uma consulta pública feita em outubro e novembro do ano passado. Foram colocadas em consulta duas minutas de normas: uma sobre o direito de acesso à informação pela gestante, que contou com 455 contribuições, e uma sobre o cartão da gestante e a utilização do partograma, que registrou 456 contribuições.

Entre as ações previstas para este ano relacionadas ao incentivo do parto normal está a elaboração, por um grupo de trabalho, da Diretriz Clínica para o Parto e o estímulo à habilitação de hospitais privados à iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher.




AGÊNCIA BRASIL

Quina 3682; Confira o resultado da Quina do dia 06/01/2015


Quina 3682; Confira o resultado da Quina do dia 06/01/2015


Quina 3682 - Acumulou; A Quina sorteada hoje, 06 de Janeiro, tem 86 ganhadores com a quadra, o resultado da Quina pela faixa principal segue sem ganhadores com previsão de quase R$ 4 milhões.
Loterias: A Quina segue série de sorteios seguidos sem ganhadores com cinco acertos, prêmio tem seu maior valor do ano a ser sorteado no próximo concurso. Nesta terça-feira (06) prêmio da Quina 3682 foi sorteado pela Caixa e tem premiados apenas na Quadra. Veja o resultado da Quina
 
06/01/2015: Confira as dezenas sorteadas das principais loterias da Caixa.
 
Outros resultados da Quina - Clique no link: Veja os últimos resultados da Quina
 
 
Quina 3682: resultado da Quina do dia 06/01/2015.QUINACONCURSO: 3682
Sorteio realizado nos Estúdios da Caixa
Realizado dia: 06/01/2015

  • 13
  • 18
  • 39
  • 60
  • 68
« PRÊMIOS »
  • QUINA
  • 0 GANHADOR
  • R$ 0,00
  • QUADRA
  • 86 GANHADORES
  • R$ 7.189,36
  • TERNO
  • 6.179 GANHADORES
  • R$ 142,94
VALOR ACUMULADO: R$ 2.712.670,58
« PRÓXIMOS PRÊMIOS »
ESTIMATIVA DE PRÊMIO PARA O PRÓXIMO CONCURSO
Será realizado dia: 07/01/2015
R$ 3.600.000,00
VALOR ACUMULADO PARA QUINA DE SÃO JOÃOR$ 52.900.037,39
« VALOR ARRECADADO »
Arrecadação Total: R$ 8.026.186,00
PROBABILIDADE DE ACERTO NA QUINA
N° JogadosValor da ApostaProbabilidade de acerto
QuinaQuadraTerno
5R$ 0,7524.040.01664.106866
6R$ 3,004.006.69921.657445
7R$ 7,501.144.7629.409261
» Todos os resultados divulgados nessa página são fornecidos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL, único órgão responsável pelos sorteios.
» Você pode receber prêmios de até R$ 1.710,78 em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da CAIXA. Acima desse valor, somente nas agências da CAIXA.
» A programação das loterias está sujeita a alterações.
» Confira o bilhete impresso pelo terminal. Ele é o único comprovante para o recebimento do prêmio.
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/resultado-das-loterias/06012015-233632-quina-3682-resultado-da-quina