IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 27 de março de 2014

Fãs de Schumacher devem se preparar para o pior, diz ex-médico da F1.

Conhecido como "Dr. F-1", Gary Hartstein, médico-chefe da Fórmula 1 entre 2005 e 2012, manifestou em seu blog toda a sua preocupação com a situação do ex-piloto Michael Schumacher, que sofreu grave acidente quando esquiava nos alpes franceses, no fim de dezembro de 2013. Enquanto o mundo aguarda novas informações oficiais sobre a situação do alemão, que está internado no Hospital de Grenoble, na França, ele afirmou que os fãs do heptacampeão da F-1 devem se preparar para o pior. E que já podem começar a se despedir do ex-piloto.

— Sempre soube que Michael era adorado. Passei anos em circuitos repletos pela cor vermelha (da equipe Ferrari) em bonés, bandeiras e camisetas. Ainda estou sensibilizado pela persistência do amor dos fãs dele. Enquanto ficava preocupado com o que vai acontecer, percebi que a falta de atualizações sobre o quadro clínico pode ser um indício para começarmos a nos despedir dele. De alguma forma, acho que os fãs vão ficar bem pois estão tendo tempo para processar tudo — escreveu.

Hartstein aproveitou para criticar a postura adotada pela assessoria de Schumacher. Segundo ele, a falta de informações e divulgação de boletins médicos estimulam o surgimento de boatos. O último comunicado oficial emitido por Sabine Kehm, assessora do ex-piloto, aconteceu no dia 12 deste mês. De acordo com ela, o alemão apresentou sinais encorajadores durante o processo de despertar do coma. No boletim, a família do heptacampeão da F-1 diz estar confiante de que ele irá acordar.

O "Dr. F-1" também escreveu sobre a possibilidade de Schumacher ficar em estado vegetativo pelo resto da vida. Segundo ele, a expectativa de vida pode variar de meses a alguns anos pois depende das condições físicas da pessoa e da qualidade dos cuidados médicos.

—Mas existem outros fatores imponderáveis. Eles geralmente morrem de infecções respiratórias ou urinárias. Sobrevivências mais longas já foram relatadas, mas são exceções— escreveu o médico.

FONTE:
LANCEPRESS

Poluição do ar matou 7 milhões de pessoas em 2012, afirma OMS.


A poluição do ar matou 7 milhões de pessoas em 2012, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O número é 4,5 vezes maior do que o de mortes causadas pela Aids e cerca de 10 vezes maior do que os óbitos por malária. Os resultados confirmam a poluição atmosférica como problema ambiental de maior impacto na saúde mundial, segundo a OMS. Uma em cada oito mortes no mundo pode ser atribuída à inalação de ar poluído.

O cálculo leva em conta causas de morte que podem ser diretamente relacionadas à exposição prolongada ao material particulado, ozônio e outros poluentes presentes no ar, principalmente nas grandes metrópoles, mas não apenas nelas. A maior parte das mortes está associada à poluição doméstica, produzida em ambientes fechados por fogões a lenha, carvão ou esterco ,muito usados em regiões pobres da Ásia, como fonte de aquecimento e para cozinhar. Cerca de 4,3 milhões de mortes foram causadas por esse tipo de contaminação do ar em 2012.

Outros 3,7 milhões de óbitos foram atribuídos à poluição atmosférica tradicional, também presente nas áreas rurais, mas mais concentrada nos centros urbanos, oriunda do trânsito e das indústrias. Dessas, 40% foram causadas por doenças cardíacas isquêmicas, 40% por derrames cerebrais e 20% por problemas pulmonares, como o câncer de pulmão. 

Uma parte das mortes é associada a ambas as formas de poluição (interna e atmosférica). Um estudo divulgado no ano passado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade calculou que mais de 17 mil pessoas morrem por ano no Estado de São Paulo em decorrência da poluição do ar , 4,6 mil só na capital. 

FONTE:

ESTADÃO

Aumenta número de catarinenses endividados.


Santa Catarina – A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores de fevereiro de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Santa Catarina e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revela que, na comparação entre o mês de março e fevereiro deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 1,4 pontos percentuais, passando de 51,1% para 52,5%.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 55% das primeiras apresentam dívidas, 51,8% das segundas estão na mesma situação.

Por outro lado o nível de endividamento das famílias diminuiu. A pesquisa mostra uma queda dos muito endividados passando de 8,3% em fevereiro para 7,5% em março. Na faixa dos mais ou menos endividados houve alta, passando de 19,2% para 20,1%. Quanto aos pouco endividados, passou de 22,9% para 24,9%.

O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 55,4% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo os financiamentos de carro (28%), terceiro os financiamentos de casas (13,1%), e quarto lugar os carnês (8,9%).

Conforme a pesquisa, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou leve queda na comparação mensal. De 13,2% de famílias com contas em atraso em fevereiro, temos em março 13%.

FONTE: Rádio Super Condá

Interessados em CNH gratuita podem se inscrever em empresas de SC.

Jovens de baixa renda podem se inscrever no programa do Sest/Senat. Período normal de inscrições terminou na quinta (20)

Um programa do Sest/Senat (Serviço Social e de Aprendizagem para o Transporte) oferece a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente a jovens de baixa renda de Santa Catarina. O período normal das inscrições encerrou na última quinta-feira (20), mas os jovens que ainda pretendem entrar no programa podem procurar empresas, sindicatos ou associações de transporte para realizar a inscrição. A data limite para essa modalidade de inscrições ainda não foi definida, de acordo com o Sest.

Ainda segundo o Sest, a intenção do programa é capacitar jovens para atuar na área de transportes, coletivo e de cargas. "A área tem hoje 100 mil postos de trabalho vagos, conforme explica a Patrícia Costa Ferreira, diretora do Sest/Senat Florianópolis". O candidato precisa ter entre 18 e 25 anos e renda familiar de até 3 salários mínimos.

"Além da carteira de motorista, o jovem passará por uma série de cursos de capacitação e simuladores de direção. Inicialmente a CNH é para a categoria B. Depois de dois anos, fará a troca de categoria para dirigir caminhões e ônibus", observa Patrícia.

As aulas serão realizadas em autoescolas, que serão escolhidas por licitação. "O programa é 100% gratuito, sendo que o beneficiado assinará termo de compromisso pelo qual se compromete com o reembolso dos custos da habilitação, caso desista dos cursos de capacitação ou não trabalhe na área de transportes", complementou Patrícia. O site do Sest traz mais informações sobre como se inscrever no programa.

Fonte: G1

Instalação da CPI do Ministério Público na Assembleia Legislativa gera expectativa.

Nova assinatura além das 18 já anunciadas é mantida em segredo até a oficialização.

A proposta já conta com a assinatura dos dez deputados da bancada peemedebista, sete deputados petistas, além do PSOL. A 19a assinatura não foi revelada pelo autor da CPI, que fez mistério sobre o nome do parlamentar. “É a surpresa de amanhã [hoje]”, despistou Jailson. O suspense do petista não é mero charme. O deputado passou o dia de ontem costurando novas assinaturas entre as demais bancadas com a intenção de que a CPI tenha mais representatividade partidária. “É para não dizerem que é coisa só do PT”, alegou Jailson.

Já não é mais só do PT, porém ausências enfraquecem a CPI, que precisa contar com a indicação de membros dos maiores partidos. O PSD informou que não fará parte da investigação. “Não vamos assinar, nem compor a CPI, protocolamos uma carta à Mesa Diretora hoje [ontem] afirmando esse posicionamento”, apresentou o deputado Ismael dos Santos (PSD).

Outro partido que assegura a ausência na comissão parlamentar é o PSDB. “A decisão da bancada é não assinar, não é assunto que cabe a nós, embora entendamos que possa haver irregularidades”, afirmou o líder da bancada tucana, Dóia Guglielmi. “O MP se mete em outros poderes, mas acho que isso não nos dá o direito de retrucar”, acrescentou Serafim Venzon (PSDB).

Bancadas fecham posicionamento

Até o fim da tarde de ontem as dúvidas sobre as assinaturas da CPI se limitavam a quatro parlamentares. Reno Caramori e José Milton Schaeffer, ambos do PP, não descartaram a possibilidade de referendo, mesmo após a afirmação do líder do partido, Valmir Comin de que a bancada não assinará a proposta. “Decidimos hoje [ontem] não assinar a CPI”, assegurou Comin. Questionados sobre a possibilidade de mudar de opinião, Caramori e Schaeffer foram reticentes. “Isso não posso dizer”, despistou o segundo. “Não decidimos ainda”, disse o primeiro, ao informar que surgiram dúvidas entre os progressistas depois do almoço de bancada.

Ângela Albino (PCdoB) afirmou que mantém a posição de não assinar o documento, porém admitiu que o assunto será discutido internamente no partido, o que também deixou dúvidas. O deputado Narcizo Parisotto (DEM) alegou não ter sido procurado por Jailson Lima e não revelou seu posicionamento. “Não fui consultado e minha assinatura agora não muda nada”, justificou. Já o representante do PPS, Sandro Silva, alegou que não participará pela sua condição de suplente. “Deixo a Casa no dia 16 [de abril], por isso não cabe a mim assinar a proposta, e sim ao titular do cargo”, informou.



Fonte: ND Online

Loja é condenada a indenizar empregado demitido por namorar colega de trabalho.


Orientação da empresa impedia relações amorosas entre superiores e subalternos.

Um empregado que trabalhou por 25 anos para as Lojas Renner receberá indenização de quase R$ 40 mil por danos morais por ter sido dispensado, por justa causa, após manter relacionamento amoroso no ambiente de trabalho. A condenação, decidida pela Segunda Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho), foi divulgada na segunda-feira (24).

Após ser demitido sem receber as verbas de rescisão, o trabalhador entrou com uma ação na Unidade Judiciária Avançada de Palhoça (SC), pedindo a conversão para rescisão sem justa causa e a indenização, dentre outras verbas trabalhistas.

De acordo com o tribunal, a empresa alegou em sua defesa que o empregado foi dispensado por ter praticado falta grave ao descumprir orientação, que não permitia o envolvimento, além da amizade, entre superiores hierárquicos e subalternos, mesmo fora das dependências profissionais.

Após a análise dos fatos, a juíza de primeiro grau considerou inconstitucional o código de ética da empresa e, por isso, declarou nula a dispensa motivada. Levou em conta o fato de o empregado ter prestado serviços à empresa, por mais de duas décadas, sem jamais ter sofrido uma única advertência ou suspensão.

Ao considerar o valor da reparação, fixado em quase R$ 39 mil, a juíza considerou fatores tais como a intensidade do sofrimento do ex-empregado, a importância do fato, a inexistência de retratação espontânea da dispensa pela Renner, o longo tempo dedicado à empresa e, ainda, o fato de o trabalhador ter concordado, em juízo, com a proposta de reintegração, que não foi aceita pela empresa.

Ao analisar o recurso ordinário da Renner, o TRT da 12ª região (SC) entendeu que a demissão por justa causa é medida extrema, prevista na CLT para quando os atos do trabalhador tornarem impossível a manutenção do contrato de trabalho, devido à quebra de confiança entre as partes envolvidas.

O Tribunal Regional entendeu, no entanto, que não houve erros na conduta do trabalhador, pois ele e a parceira se conheceram no ambiente de trabalho, mas namoraram fora dele.

— São vicissitudes da vida [que ocorrem, inclusive], com chefes de Estado e renomados políticos. É da natureza humana estabelecer relações, empatias e antipatias, encontros e desencontros, amores e desamores.

Ainda de acordo com a decisão do colegiado regional, a violação do código de conduta poderia causar uma punição, mas não a demissão por justa causa.

Outro aspecto considerado foi o fato de a despedida ter sido considerada discriminatória, pois a outra pessoa envolvida também foi dispensada, mas sem justa causa.

Desse modo, a conclusão do TRT-SC foi a de que a proibição do relacionamento afetuoso entre seus empregados fora do ambiente do trabalho caracterizou lesão moral, com ofensa do direito da personalidade humana, especialmente a intimidade e a vida privada.

Após a decisão, a Renner apresentou um instrumento durante o processo (agravo de instrumento), levando a ação para a Segunda Turma do TST.

O relator, ministro Renato Lacerda Paiva, destacou que o TRT de Santa Catarina “deu o exato enquadramento do caso concreto à norma legal (artigos 186 e 927 do Código Civil)”.

Fonte: R7

Alerta contra golpes no Imposto de Renda.

Chapecó - Quadrilhas especializadas em golpes pela internet causam transtorno à população, principalmente no período de declaração de imposto de renda. Os objetivos dos criminosos são, essencialmente, o roubo de dados, como informações fiscais e dados bancários. Na maioria das vezes, é solicitado ao contribuinte que clique em um link ou realize o download de um arquivo, ambos instalam programas no computador, criados para o roubo dessas informações.

A maioria dos golpes é aplicada via e-mail, entretanto, a Receita Federal alerta que não manda qualquer mensagem, via endereço eletrônico sem autorização, ou destina essa ação a terceiros. A única forma de comunicação digital com o órgão é através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Prevenção:

De acordo com a advogada Laura Cristina de Quadros Carvalho, evitar que o crime ocorra ainda é a melhor solução. “É necessário manter o computador e o sistema de antivírus atualizado, para que o próprio sistema bloqueie emails suspeitos”, explica. Entretanto, no caso de recebimento de uma mensagem com conteúdo suspeito, o ideal é não abrir e apagar imediatamente.

Em meio a pluralidade da internet, o melhor aliado da prevenção é o conhecimento. Dessa forma, se o contribuinte possuir informação referente aos crimes, evitar o golpe se torna mais frequente. “Possuir ciência do perigo é a forma mais eficaz de se defender, por isso a informação é essencial”, destaca Laura.

Legislação:

Segundo a advogada, atualmente o Brasil possui uma legislação penal contra os crimes cibernéticos, mas não uma legislação civil. A Lei 12.737, ficou conhecida como “Lei Carolina Dickman”, devido as fotos da atriz, que circularam ilegalmente na internet. O preceito foi instaurado em novembro de 2012 e reconhece como crime, a invasão de computadores para a violação ou roubo de dados ou arquivos.

O crime cibernético tem pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. Entretanto, se o golpe acarretar em um prejuízo maior, como divulgação de segredos comerciais e informações privadas, o criminoso pode ficar na cadeia no mínimo por seis meses e permanecer até por dois anos.

Ações:

No caso de ser vitima de um crime cibernético é necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e informar a entidade que também é afetada. No caso da declaração do imposto de renda, por exemplo, a Receita Federal deve ser informada, para que os procedimentos cabíveis sejam tomados.


Fonte: RedeComSC

Susto em Piratuba - SC.

Na tarde da terça-feira (25/03) por volta das 17h15 um veículo invadiuo pátio de uma construção na rua São Joaquim em Piratuba.

Segundo informações da Polícia Militar, o Fiesta Sedan, placas AVX 3239 de Almirante Tamandaré/PR, desengrenou e desceu a rua de ré. 

Quando os proprietários do veículo, um homem de 63 anos e uma mulher de 65 anos, que estava dentro casa, viram o Fiesta em movimento, saíram correndo e ainda tentaram segurá-lo. Os dois sofreram ferimentos leves e por pouco não foram atropelados.
2


Fonte: Rádio Aliança

Florianópolis é a cidade mais cara do Sul do país na refeição fora de casa.

Florianópolis é a quarta cidade mais cara do país para comer fora. Uma refeição completa na Capital custa em média R$ 36,1 por pessoa. O valor ganha ainda mais destaque se comparado aos preços das refeições no Sul, onde a alimentação fora de casa é a mais barata do Brasil, na média.

Com base nos restaurantes de sete cidades sulistas consultadas pelo Datafolha, o valor médio das refeições na região é de R$ 28,2. Em Florianópolis, o preço é 28% maior, o que coloca a cidade na primeira posição das mais caras para comer fora do Sul do país. Em relação ao Brasil, a Capital só é mais acessível que Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

A pesquisa do Datafolha foi encomendada pela Associação das Empresas de Alimentação para o Trabalhador (Assert). Entre 1º de novembro e 5 de dezembro de 2013, o levantamento consultou os preços de 4.681 restaurantes em 49 cidades brasileiras.

Para Fábio Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel), a soma de dois fatores principais destacam Florianópolis da média regional na alimentação fora de casa.

Em primeiro lugar, viria o custo de vida elevado, especialmente em relação ao preço dos imóveis. Segundo ele, 95% dos restaurantes da cidade operam em locais alugados e por isso precisam arcar mensalmente com custos altos. Na contrapartida, o movimento nos restaurantes da Capital seria insuficiente.

— O aluguel de um bom ponto em São Paulo garante que o movimento será alto todos os dias da semana. Já em Florianópolis, não há essa garantia. Poucos são os restaurantes que sempre têm fila de espera — diz, acrescentando que a temporada gera um pico de público durante somente 10 dias, em média.

O presidente da Assert, Artur Almeida, destaca que o preço das refeições apurado em Florianópolis teve uma influência significativa do prato "a la carte". Este tipo de refeição custa em média R$ 61,24 em Florianópolis, 38,4% a mais do que o prato a la carte na região Sul.

Alzir Francisco Krauss, dono do restaurante Imigrantes, no Centro, diz que além do preço dos imóveis, a mão de obra qualificada custa caro em Florianópolis. Segundo ele, o salário de um bom cozinheiro é de R$ 3 mil a R$ 4 mil.

A pesquisa considerou a refeição como a soma de prato principal, bebida, sobremesa e café, e comparou em cada cidade os preços do prato comercial, executivo, a la carte e bufê a quilo.

Brasileiros estão buscando alimentos mais saudáveis

A pesquisa do Datafolha identificou ainda que os brasileiros estão se alimentando de uma forma mais saudável. Nos 4.681 restaurantes consultados, a procura por frutas aumentou 61%, por verduras e legumes, 69%, e por sucos naturais, 70%. Os empresários avaliaram o aumento da procura com base no consumo dos clientes dois anos atrás.

O restaurante Central, que tem três unidades em Florianópolis, começou a usar ingredientes orgânicos há cerca de dois anos. E segundo a gerente Priscila Teixeira Araújo, 95% das refeições do restaurante hoje levam orgânicos. Para Priscila, é visível o maior interesse do público por uma alimentação saudável.

— Usamos orgânicos todos os dias, mas nunca ninguém elogia. Até que precisamos cortá-los do cardápio por uma semana e acabamos recebendo uma enxurrada de reclamações — conta.

De acordo com a gerente, o uso destes ingredientes encarece o valor das refeições. O presidente da Abrasel/SC, Fábio Queiroz, complementa que o aumento da demanda por frutas, verduras e legumes, ingredientes tradicionalmente baratos, não diminui os custos dos empresário. Pelo contrário, segundo ele, alimentos naturais, que não passam por uma preparação, exigem alta qualidade.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Horóscopo do dia 27 de março de 2014.

Razoável

Trabalho: preste atenção antes de falar, só assim evitará problemas por ser mal interpretado.
Amor: escute o que pessoas mais experientes lhe aconselham sobre sua vida afetiva.
Saúde: cuide sua postura. 512 – amarela. 



Difícil

Trabalho: você não está no clima de solucionar os problemas que lhe aparecerão, e esse é o maior problema.
Amor: não guarde dúvidas no coração.
Saúde: controle sua ansiedade. 474 – rosa.


Razoável

Trabalho: não reclame das situações difíceis, descruze os braços e busque soluções, e você sairá fortalecido.
Amor: tenha pulso firme ao tratar com pessoas teimosas.
Saúde: regular. 694 – creme.


Agitado

Trabalho: não adianta ficar remoendo problemas familiares para os quais você não pode fazer nada, isso prejudicará sua profissão.
Amor: problemas dificultando a rotina.
Saúde: trate dores nos pés. 247 – bordô.


Difícil

Trabalho: dia totalmente desfavorável para assuntos envolvendo assinatura de documentos.
Amor: cuidado com pessoas falsas ao seu redor.
Saúde: faça uma dieta com acompanhamento correto. 353 – caramelo.


Bom

Trabalho: sua atenção aos detalhes fará a diferença na hora de expor seus projetos.
Amor: seja mais carinhoso com sua paixão e será retribuído à altura.
Saúde: relaxe fazendo caminhadas. 682 – roxa.


Razoável

Trabalho: não empurre com a barriga as tarefas que estão em atraso, tente colocá-las em dia.
Amor: favorável para assumir compromisso sério.
Saúde: vigie o seu colesterol. 861 – bronze.


Variável

Trabalho: não tenha receio de pedir informações numa tarefa mais complicada.
Amor: converse abertamente sobre tudo que lhe aflige.
Saúde: estável. 161 – mostarda.


Razoável

Trabalho: uma atividade extra poderá ajudar você a levantar aquela quantia de dinheiro que tanto precisa.
Amor: aproveite um pouco mais a companhia dos familiares.
Saúde: boa. 027 – marrom.



Agitado

Trabalho: a falta de paciência poderá levá-lo a passar dos limites nas suas reclamações.
Amor: evite discussões com a pessoa amada.
Saúde: proteja-se de resfriados. 576 – marfim.


Perturbado

Trabalho: algumas fofocas poderão acontecer no ambiente profissional para prejudicar o seu desempenho.
Amor: você pode conquistar quem deseja.
Saúde: estável. 123 – cinza.


Favorável
Trabalho: apesar de um erro cometido, tudo sairá como você havia planejado.
Amor: receberá o devido valor que merece por parte da pessoa amada.
Saúde: consuma mais verduras e frutas. 505 – verde claro.

FONTE:
http://www.portalaconteceu.com.br/?page=2

Polícia Civil prende professor que armazenava pornografia infantil.


Araranguá - SC.

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá e da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), no início da tarde de hoje, 26, prendeu em flagrante o professor João Henrique Avila de Barros, de 39 anos, que armazenava fotografias de crianças e adolescentes em cenas de sexo explícito e pornografia.

O crime prevê punição de um ano e quatro meses de reclusão e as investigações começaram no início deste ano, quando os policiais foram informados de que um sujeito usando um telefone celular estava filmando as partes íntimas de mulheres e adolescentes em estabelecimentos comerciais.

No apartamento do suspeito, os agentes apreenderam um computador, um tablet, a câmera fotográfica utilizada para as filmagens, um binóculo e um espelho adaptado. Barros confessou o crime.

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”
http://www.portalaconteceu.com.br/

Preços de medicamentos terão reajuste de até 5,68%.


Anunciado no final de fevereiro, o aumento no preços dos medicamentos não deverá ficar acima da inflação. Nesta quarta-feira, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou os limites de ajuste permitidos para este ano aos fabricantes na definição do preço máximo dos produtos. A regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos e os aumentos são autorizados em três níveis, variando de 1,02% a 5,68%, conforme o perfil dos produtos.

A resolução com os percentuais de ajuste do valor teto de fábrica será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A partir de 31 de março, as farmacêuticas e distribuidoras já podem adotar os novos preços.

O governo federal autoriza o maior percentual aos medicamentos de maior concorrência, com maior participação de genéricos. No geral, estão nesta lista os produtos mais acessíveis.

Já os percentuais menores poderão ser aplicados aos mercados de média e baixa concorrência, incluindo produtos de alta tecnologia e geralmente mais caros. Mais de 40% dos medicamentos regulados estão na categoria nível três, de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço teto em 1,02%



ZERO HORA

Contran novamente autoriza carros rebaixados no País.


SC – Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, permite que os motoristas usem carros rebaixados e com suspensão regulável.

A resolução nº 479 altera a antiga, nº 262, que não permitia a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura. Agora, veículos com até 3.500 quilos poderão ter sistema de suspensão fixo ou regulável, com altura mínima permitida para circulação maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi.

Além disso, o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento. No entanto, essas mudanças serão aceitas apenas se forem inseridas no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Apesar das mudanças em relação ao artigo 6º da resolução, o artigo 8º continua sem alterações. Com isso, continua proibida a utilização de pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas; o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu; e qualquer alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos de suspensão.



Informações do Diário Catarinense.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 33 milhões no sábado.


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.585 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (26) em Osasco (SP).

O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 33 milhões no sorteio do próximo sábado (29), segunda a Caixa Econômica Federal.

Veja as dezenas: 02 - 43 - 47 - 48 - 49 - 55.

A Quina teve 103 acertadores e cada um vai levar R$ 28.656,30. Já a Quadra paga R$ 512,03 para cada um de seus 8.235 ganhadores.

Para apostar

A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.



Fonte: G1

​Justiça Federal absolve dupla presa com 650 quilos de maconha em Passo Fundo - RS.


A Justiça Federal absolveu o Ademilson da Silveira, de 30 anos, e o William da Silva, de 28 anos, presos em flagrante por tráfico de drogas no dia 15 de agosto do ano passado, no mato do Bertol, localizado nas margens do Km 310 da BR 285, no trecho Passo Fundo/Carazinho.

A sentença de absolvição foi proferida nessa terça-feira (25), pelo juiz federal Rodrigo Becker Pinto. O magistrado julgou improcedente a ação interposta pelo Ministério Público Federal, em que acusava a dupla por tráfico de drogas, associação ao tráfico, receptação de veículo e de instalação ou utilização de telecomunicação sem observância da lei, referente ao uso de rádio transmissor sintonizado na freqüência da polícia e que foi encontrado no veículo carregado de entorpecentes.

Ademilson e William haviam sido presos pelos integrantes do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, no momento em que os policiais realizavam buscas a duas caminhonetes roubadas. As viaturas acessaram o mato da Bertol e se depararam com os indivíduos fugindo em um automóvel Peugeot 207, em direção a Carazinho.

Com o apoio de guarnições de Carazinho a dupla foi abordada e conduzida novamente ao local de onde haviam escapado, onde foi encontrado um veículo Chevrolet Corsa, em ocorrência de roubo, e que estava carregado com 650 de maconha.

Naquela ocasião, os policiais deram voz de prisão para a dupla, que foi conduzida até a Delegacia da Polícia Federal, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas, e posterior foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.

O advogado Flávio Luís Algarve e as advogadas Gisiane Machado Silveira e Adriana Aparecida da Silva atuaram na defesa dos absolvidos, que são moradores de Foz do Iguaçu/PR.

Fonte: AU Online

Atividades para melhorar a letra.



Fonte: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola.

A identificação precoce de um possível ou suposto quadro de dislexia no ambiente escolar, sensibiliza os profissionais da educação ao exercício de um novo olhar: “olhar” mais cuidadoso, criterioso, investigativo e com mais participação na vida escolar dessa criança.
O diagnóstico que envolve a exclusão de outras condições e dificuldade por parte da criança, deve voltar-se para uma serie de sinais e sintomas muito peculiares, que podem sugerir a suspeita e levar a busca de profissionais especializados para tal diagnóstico.
Neste contexto, é difícil estabelecer critérios precoces para esta identificação, pois acompanhar o desempenho evolutivo de uma criança é um dos marcadores para inferir inadequações neste desenvolvimento. Sabemos que podem surgir atrasos no desenvolvimento motor e linguístico, inadequações nas fases desse desenvolvimento e superação delas em ambiente familiar estimulador ou não, além de outros fatores que possam implicar direta ou indiretamente no desempenho formal do aprendizado de leitura e escrita.
Estabelecer estratégias e metas novas e eficazes para que crianças desenvolvam o mais correto possível suas habilidades sensoriais e motoras para atingir o contexto formal escolar, sem grandes atribulações é fundamental já que, qualquer aprendizado pedagógico passa pela aprendizagem informal, aprendizado esse que depende do ambiente, da família, da sociedade e das particularidades individuais de cada ser.
Aprender é algo único, e neste aspecto devemos valorizar as pequenas e altas habilidades, pois deste modo, precocemente perceberemos aqueles com mais habilidades para raciocínio, cálculo, e aqueles com habilidades mais linguísticas e assim, facilitamos sua integração no contexto pedagógico formal.
Os processos cognitivos que resultam em aquisição do processo de leitura e escrita formam uma base, como apresentaremos:
(1) Conhecimento de (leitura) e (nome) dessas letras:
É importante que esse conhecimento não venha de uma sequência automática dememória do abecedário e sim de conhecimento e reconhecimento de grafemas e onome que esses grafemas possuem.
2) Consciência Fonológica:
Envolve a habilidade em que a criança aprende a ouvir com o Ouvido Neurológico, associando sons e letras e com essas transposições entre os sinais auditivos corresponder-se a símbolos gráficos, oriundos das unidades articulatórios da fala.
(3) Aptidões da Fala e Linguagem:
Direciona a criança para dentro de um processo de aprendizagem formal, e através dele podemos entender que, quando uma criança está na escola, ela já adquiriu a fala (oralidade), já possui uma estrutura linguística oral, e a partir deste processo adquirido irá construir um novo processo: a escrita, e em conseqüência, a leitura.
Quando esta criança não tem uma boa estrutura de linguagem oral que comporte uma estrutura textual, dificilmente conseguirá fazê-lo dentro de uma estrutura na escrita. Quando apresenta uma oralidade contaminada por substituições e omissões, essas trocas aparecerão no processo de aquisição da escrita, é necessário verificar suas estruturas anteriores (pré-requisitos) para que a possibilidade de transpor para leitura e escrita esteja adequada.
(4) Atenção Sustentada:
Nascemos com uma atenção automática que é uma resposta aos estímulos e estes provocam essa atenção para uma resposta a estímulos fortes, com grande intensidade, e estes fazem seus registros de automatismo. É essa atenção que persiste na criança durante o aprendizado informal.
Para integrarmos ao aprendizado formal (pedagógico) precisamos da extensão desta atenção voluntária, escolher o que queremos focar, saber relacionar com a situação e contexto escolar. Mais do que isso, se faz necessário uma sustentação para este foco, que é uma habilidade que depende da maturação do lobo frontal, de uma maturação neurológica, que depende de muito treino, adaptação, adequação, e intensa participação da criança.
Esta atenção sustentada é que mantém as zonas de associação com a atenção auditiva para o aprendizado, possibilitando a retenção, ou seja, a consolidação do conhecimento. Deste modo podemos compreender a necessidade e importância do treino dessa habilidade (talvez a que mais necessite de treino) na primeira infância (no ensino infantil pré-requisitos ligados a fase sensório-motor).
(5) Memória Operacional
Esta memória é que nos conduz a memória de trabalho, ou seja, é necessário muito treino com a memória operacional no período da aprendizagem informal para que através das habilidades exercitadas da criança, ela possa seguir para aprendizagem estrutural e assimilar o significado e significante dos símbolos sonoros. Essa correspondência se transformará em imagens mentais abstratas e concretas, em nomeação, relações de fatos com sons para que efetive as relações de oralidade e imagens (codificar e decodificar), estabelecendo significado ao que se aprende.
Neste processo complexo, a maturação neurológica, as zonas de aprendizado e as relações nas áreas frontotemporais são essenciais: a memória auditiva de curto prazo relacionando-se com muitas associações para que a memória de longo prazo efetive o conhecimento e dê seguimento ás próximas etapas linguísticas.




Das Dificuldades:
Como entender: os DIS? Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia...Para cada hipótese, temos um entendimento neurológico e evolutivo de cada expressão e seu respectivo significado:
1) Dislexia:


É a incapacidade de processar o conceito de codificar e decodificar a unidade sonora em unidades gráficas, (forma de grafemas) com capacidade cognitiva preservada (nível de inteligência normal). Os disléxicos têm capacidade para aprender todas as funções sociais e até altas habilidades, desde que, bem diagnosticado, seja trabalhado em suas áreas corticais favoráveis e com estratégias e intervenções adequadas. Essa intervenções devem valorizar suas funções viso-motoras, imagens com significado e significante associados a ritmo e memória visual auxiliando sua memória auditiva, para que desenvolva a capacidade por outras rotas (sabido que sua rota fonológica é prejudicada).






2) Disortografia:




Definimos como disortografia, os erros na transformação do som no símbolo gráfico que lhe corresponde. Nem sempre a disortografia faz parte da dislexia e pode surgir nos transtornos ligados á má alfabetização, na dificuldade de atenção sustentada aos sons, na memória auditiva de curto prazo (Déficit de Atenção) e também nasdificuldades visuais que podem interferir na escrita. Quando não estão co-morbidas à Dislexia, o prognóstico é melhor.




3) Disgrafia:




Não se pode confundi-la ou compará-la com disortografia, pois a disgrafia tem características próprias. A criança com disgrafia apresenta uma escrita ilegível decorrente de dificuldades no ato motor de escrever, alterações na coordenação motora fina, ritmo, e velocidade do movimento, sugerindo um transtorno práxico motor (psicomotricidade fina e visual alteradas).




4) Discalculia:




A Discalculia do desenvolvimento é uma dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir adequada proficiência neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação. Não é causada por nenhuma deficiência mental, déficits auditivos e nem pela má escolarização. As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que está sendo pedido nos problemas propostos pela professora. Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, diminuir, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para elas entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. Aproximadamente de 3 a 6% das crianças em idade escolar tem discalculia do desenvolvimento (dados da Academia Americana de Psiquiatria). De um modo geral, o prognóstico das crianças com discalculia é melhor do que as crianças com dislexia, ou pelo menos, elas tem sucesso em outras atividades que não dependam desta área de calculo numérico.

Todo trabalho escolar, da vida acadêmica de uma criança deve ser investigado precocemente, desde seus primeiros momentos em berçários, creches, escolas infantis, pois a detecção de falhas ou inabilidade no seu D.N.P.M. (desenvolvimento neuropsicomotor) será precioso para atendê-la melhor, até seu inicio ao ensino formal, respeitando seu ritmo, mas oferecendo-lhe oportunidade de uma boa intervenção, caso descubra-se precocemente esta falha ou incapacidade.
O pré-diagnóstico no âmbito escolar é excelente para o aluno, para a escola, para os pais e a sociedade, onde não se atropela o desenvolvimento e nem permite más condutas com gastos desnecessários no futuro.
Todos devem participar desse novo olhar: professores, direção de escola, pais, psicopedagogos, e outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente na alfabetização.


Lana Cristina de Paula Bianchi- Fonoaudióloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Atuaçao em Neurociencias em Crianças e Adultos na FAMERP- FUNFARME- Sao Jose Rio Preto- SP- Especialista em linguagem no Projeto Gato de Botas- Disturbios de Aprendizagem;www.projetogatodebotas.org.br; CRFa: 2907- 1982- PUCC- Campinas-SP- Profa na Disciplina de Psicologia-UNILAGO- São Jose Rio Preto-SP- Linguagem e Cogniçao- 2010- Orientadora em monografias no curso de pos-graduaçao de Psicopedagogia- Famerp- 2010- Campo de pesquisa: Linguagem infantil e adulto-


Vera Lucia de Siqueira Mietto, Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Neuropedagoga e Tutora EAD dowww.chafic.com.br e www.ceitec.com.br em Neurociencias, Dislexia e TDAH e docente da UNICEAD na pós graduação de Monte Claros-MG.


Referências bibliográficas:




“Leitura, Escrita e Dislexia” – Uma análise cognitiva – Andrew W. Ellis – 2ª edição – Editora Artmed


“Entendendo a Dislexia” – Um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura – Salley Shaywitz – Reimpressão 2006 – Editora Artmed


“Dificuldades de Aprendizagem” – detecção e estratégias de ajuda – Ana Maria Salgado Gomez
Nora Espinosa Tenan
Edição Mmix


“Transtornos de aprendizagem – Abordagem neurológica e multidisciplinar”
Newra Rotta
Lígia Ohhweiler
Rudimar dos Santos Riesgo
Ed Artimed, 2006


“Dislexias”
Arrne Van Hout
Françoise Estiene
Ed Arttimed, Porto Alegre, 2001


“Neurociência Aplicada à Aprendizagem”
Telma Pântano
Jaime Zorzi
Ed Pulso, São José dos Campos. 2009


Sites:
www.lerecompreender.com.br/palestras.asp- Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola”,2010
http://cursoschafic.com/dislexia.html,www.pedagogia.com.br/artigos/neurocienciaaeducacao

Atividades - circular as palavras que iniciam com as letras do alfabeto (PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS - RUTH ROCHA).

Textos para Caderno de Leitura
PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS - RUTH ROCHA
Exercícios - circular as palavras que iniciam com as letras do alfabeto
Fonte: http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/