IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Saiba como combater o envelhecimento com saúde

Saiba como combater o envelhecimento com saúde

É impossível não envelhecer, mas com algumas dicas saudáveis é possível passar pelo processo natural da vida com mais saúde e vitalidade. Confira

É um processo contínuo que se inicia ao nascermos. Cada dia vivido é um micrograma de areia na ampulheta do tempo. O modo como cada pessoa age, os hábitos de vida que adquire e os cuidados que tem consigo serão decisivos para uma velhice penosa ou, ao contrário, para uma etapa de maturidade que não extingue o tempo das descobertas e da alegria de desfrutar a existência. O que torna esse processo um fardo para muitos é o medo das limitações impostas pelas perdas do organismo. De fato, quanto mais vivemos, maiores desgastes físicos impomos às nossas estruturas orgânicas. A pele perde gradualmente o frescor, a massa muscular e os ossos diminuem, enquanto a gordura corporal aumenta. Os sentidos antes aguçados agora precisam de artefatos (óculos, aparelhos para perda auditiva etc.). “As áreas mais afetadas vão depender de como a pessoa viveu ao longo do tempo”, diz o geriatra Venceslau Antonio Coelho, do serviço de Gerontologia no Hospital Sírio-Libânes. Exemplo: pele mais envelhecida e com manchas nos idosos que não usaram filtro solar, doença pulmonar e cardíaca nos tabagistas, colesterol alto, hipertensão e diabetes, naqueles que não adotaram hábitos alimentares saudáveis, dificuldades para andar, problemas vasculares e cardíacos nos obesos e sedentários.
Ativar o cérebro 
Por outro lado, na ausência de uma pílula mágica que nos mantenha como Dorian Gray, o personagem do livro homônimo do inglês Oscar Wilde, jovens no corpo físico, a receita consagrada hoje nos meios médicos consiste em comer menos, movimentar-se mais, ativar o cérebro, buscar a vida em grupo e perseguir alguma forma de espiritualidade. Coelho acrescenta a lista repetida como um mantra em consultas com geriatras: Não fumar, praticar atividade física, ingerir bebida alcoólica com moderação, controlar o estresse, buscar uma alimentação saudável e ter vida social. Solidão, portanto, é um fator que depõe a favor de um envelhecimento mais rápido. “É importante seguir estudando algo que sempre quis e não teve tempo ao longo da fase adulta, reinvestir em sonhos e desejos que ficaram esquecidos. É não deixar a mente envelhecer”, afirma a psicanalista Dorli Kamkhagi, autora do livro Psicanálise e velhice: sobre a clínica do envelhecer (Editora Via Lettera). Pesquisas já consagraram, em experimentos com roedores, que o cérebro ativado funciona melhor na maturidade. Leituras, conversas, jogos e palavras cruzadas são potentes estímulos para os neurônios. Venceslau Coelho lembra, ainda, que “indivíduos com maior nível educacional são menos suscetíveis a quadros demenciais do que pessoas com baixa escolaridade”. Há cerca de dois anos, uma pesquisa divulgada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) descobriu um crescimento relativamente grande nos dendritos sempre que estas células que compõem o sistema nervoso central eram utilizadas. Ou seja, quanto mais o cérebro trabalha, ativa mais neurônios, em um processo dinâmico.
Comer menos e malhar mais 
Estudo realizado desde 2002 pelo National Institute on Aging, nos EUA, confirma os efeitos dessa prática. Os pesquisadores concluíram que “comer menos” limita os danos provocados pelos temidos radicais livres. Esses elementos nocivos são produzidos pela conversão dos alimentos em energia que alimenta nossas células. Outro grupo de pesquisadores, da McMaster University, no Canadá, demonstrou na década passada que o envelhecimento muscular pode até ser revertido se a prática de atividade física for frequente. “Após os 30 anos, o corpo humano tende a perder 10% da massa muscular a cada década, e a única forma de evitar isso é fazer uso constante dos músculos. Com relação ao físico, o lema é ‘usar ou perder’”, comenta a psicoterapeuta Ana Carolina de Oliveira Costa, mestre em Envelhecimento e Sexualidade pela PUC-SP. A atividade física melhora não só a capacidade aeróbica, mas também a massa muscular, que vai diminuindo gradualmente, com o avanço da idade.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-como-combater-o-envelhecimento-com-saude/2128/ - Texto: Stella Galvão/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

10 hábitos comuns que fazem muito mal a você

10 hábitos comuns que fazem muito mal a você

Algumas coisas são tão comuns em nosso dia a dia que nunca paramos para pensar se elas realmente deveriam estar ali. Aposto que pelo menos 9 dos 10 hábitos da lista se encaixam nesse quadro. Veja:
10. Acordar com despertador
Tudo bem. Esse todo mundo sempre desconfiou. Afinal, uma coisa que faz você perder o final de um sonho épico não pode fazer bem a ninguém mesmo. Mas o fato é que existem evidências científicas de que tanto colocar o despertador para acordar durante a semana quanto compensar o sono perdido durante o fim de semana podem ser hábitos terríveis para você. Essa discrepância entre a quantidade de sono faz com que o metabolismo trabalhe mais devagar do que deveria e, consequentemente, aumenta o risco de obesidade.
E não para por aí!
Um estudo feito no Japão mostrou que o simples fato de acordar abruptamente, no susto, com o barulho do despertador, faz mal para o coração. A equipe que trabalhou nesse estudo reportou que esse susto matinal aumenta a pressão sanguínea e coloca o seu corpo em situação de alerta, o que não faz bem.
Mas e se eu preciso acordar cedo e não consigo ir dormir mais cedo?
Acontece com todo mundo. Seja por ansiedade, falta de sono, ou muitas coisas para fazer, às vezes apenas não é possível fazer com que o corpo pratique oito horas de sono por noite. Nesse caso, os pesquisadores japoneses aconselham: a melhor forma de acordar é usando métodos que façam você despertar gradualmente.
9. Cortar a grama
Quem diria que cortar a grama, uma atividade ao ar puro e livre, poderia dar as caras por aqui. Mas o problema não está exatamente em cortar a grama. Está no cortador de grama. Se você tem um lindo gramado em casa e corta sua grama regularmente com uma tesoura de jardim, bom… Isso provavelmente não fará muito bem a você por conta das bolhas que vão ficar em suas mãos. E se o dia estiver muito ensolarado, não fará bem também porque você provavelmente vai ficar horas e horas embaixo do sol. E se você cortar a grama com um cortador de grama, aí sim ficará em mais lençóis.
Isso porque os cortadores de grama são grandes poluidores de ar. Quão grandes? Mais que um carro.
Um estudo feito na Suécia mostrou que um carro teria que percorrer uma distância de aproximadamente 160 km para produzir a poluição que um cortador de grama produz em 1 hora. E como eles não contém catalisadores de ar, você fica ali inalando toda aquela poluição pelo tempo que estiver usando o equipamento.
8. Usar chinelos
Bonitinhos para os olhos, mas ordinários para os pés. Pesquisadores descobriram que o uso intensivo de chinelos muda a nossa maneira de andar e isso pode levar a severos problemas nas solas dos pés, tornozelos e calcanhares.
7. Ficar a maior parte do tempo sentado
Um estudo recente descobriu que homens que ficam mais de 23 horas por semana sentados têm muito mais chance de desenvolver algum tipo de doença cardíaca. Outras pesquisas também mostraram que não é só o fato de ficar sentado que aumenta esse risco, mas sim todo tipo de comportamento sedentário. É fundamental ter isso em mente: todas as partes do corpo precisam ser usadas constantemente para manterem uma boa forma. Quanto mais você se manter inativo, pior para o seu coração.
Se você obrigatoriamente trabalha sentado o dia todo, a dica é levantar, sacudir a poeira e fazer alguns alongamentos de tempos em tempos. Esticar as pernas e os braços é sempre bom.
6. Tomar muitos banhos
Sim, tomar banho é importante. Mas tomar MUITOS banhos pode não ser uma boa ideia. Pesquisas recentes mostraram que se lavar constantemente com água e sabão elimina as bactérias ruins, claro, mas também leva embora uma série de bactérias boas e óleos naturais que o corpo precisa. Inclusive, a desidratação causada por banhos constantes pode levar a doenças de pelo como eczema.
5. Usar mochila nas costas
Esse é um hábito típico de crianças em idade escolar, que precisam carregar livros e outros materiais que acabam pesando, e muito. E o problema que sai daí são dores nas costas, quando não problemas crônicos mais sérios. Anualmente, milhares de lesões são relatadas e a solução mais simples seria apenas não carregar tanto peso. Mas, como em muitos casos essa opção é impossível, a dica para amenizar dores é usar a mochila na posição correta. Seja em você, ou em crianças da família, fique atento: a posição ideal da mochila é a dois centímetros acima da cintura e todas as tiras devem ser devidamente apertadas.
4. Segurar espirro
Segundo o professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, segurar o espirro não faz nada bem a saúde. De acordo com o Dr. Drauzio Varella, o ar expelido pelo espirro por chiar a até 160 km/h, e segurar esse impulso pode:
Machucar o diafragma;
Romper um vaso de sangue na córnea, machucando seus olhos;
Romper seu tímpano, perdendo a audição ou, em casos menos graves, ficar com tontura;
Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação.
Viu só? Da próxima vez que você tiver vontade de espirrar, já sabe: o melhor a fazer é deixar acontecer naturalmente.
3. Deixar velas acesas
Durante muito tempo, as velas eram populares porque eram praticamente a única maneira de iluminar as coisas quando o sol não estava por perto. No entanto, desde a invenção da lâmpada, elas continuaram fazendo sucesso por conta de seus aromas agradáveis e efeito romântico. Infelizmente, elas não são só maravilhas. Velas podem facilmente causar um incêndio em casa e são responsáveis ​​por centenas de milhões em danos materiais a cada ano. E como se isso não bastasse, uma pesquisa recente descobriu que muitas velas à base de parafina estão realmente emitindo gases tóxicos, como benzeno.
Claro que uma vela perfumada de vez em quando não vai matar ninguém, mas os pesquisadores sugerem uso de ventilação adequada quando acendê-las.
2. Comer arroz
O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. No Brasil então, nem se fala. Por isso a ideia de que uma das bases da nossa alimentação faz mal para a gente pode soar um tanto absurda. Mas a verdade é que não é o arroz em si que nos faz mal, e sim os pesticidas e fertilizantes que são usados durante seu cultivo.
Alguns anos atrás, a Consumer Reports fez um estudo para verificar se havia arsênico nesse grão e descobriram que os produtos de arroz continham altos níveis de arsênico inorgânico, que é a variedade mais tóxica, assim como o arsênico orgânico. E para você que preza por uma alimentação mais saudável, os resultados são ainda mais preocupantes. Acontece que o arroz integral armazena mais arsênico do que o arroz branco.
Para piorar a situação, um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, detectou o uso de agrotóxicos não autorizados em lavouras de arroz no estado.
Para ficar longe desse mal, os pesquisadores que realizaram o estudo sugerem ​​limitar a ingestão de arroz para apenas cerca de uma xícara de arroz cozido por semana.
1. Ficar em gravidade zero
Isso pode não fazer parte do nosso dia a dia, mas fica a dica para se um dia você for convocado para uma missão espacial ou queira comprar um passeio pelo espaço, já que voos espaciais são uma tendência para o futuro. Além dos riscos óbvios, é importante saber que ficar em gravidade zero pode trazer algumas complicações para saúde que a ciência está apenas começando a entender.
Alguns astronautas voltam para casa com queixas de serem incapazes de se concentrar corretamente, e para alguns deles o problema nunca vai embora. Os médicos acreditam que a gravidade zero faz com que o sangue flua de forma inadequada, o que eleva a pressão na cabeça e pode acabar danificando permanentemente a visão.
E isso é só o começo dos potenciais problemas. Por isso, a melhor opção nesse caso é manter os pés no chão. [List VerseDrauzio VarellaG1]
Fonte: http://hypescience.com/10-habitos-comuns-que-fazem-muito-mal-a-voce/ - por Gabriela Mateos

Porque chocolate é bom para sua saúde

Porque chocolate é bom para sua saúde

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas chocolate amargo faz realmente bem para a saúde.

Segundo cientistas do novo estudo holandês, do Top Institute Food and Nutrition e da Universidade de Wageningen, chocolate amargo ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e previne as células brancas do sangue de grudarem nas paredes dos vasos sanguíneos. Tanto a rigidez arterial quanto a adesão de células brancas do sangue nas paredes do vaso são fatores conhecidos que desempenham um papel significativo na aterosclerose.

Além disso, os cientistas também descobriram que o aumento do teor de flavonoides do chocolate amargo não alterou este efeito.

“Nós fornecemos um quadro mais completo do impacto do consumo de chocolate na saúde vascular e mostramos que o aumento do teor de flavonoides não tem efeito benéfico sobre a saúde vascular. No entanto, este aumento do teor de flavonoides claramente afetou o gosto e, assim, a motivação para comer esses chocolates. Então, o lado amargo do chocolate é saudável”, explica Diederik Esser, um dos pesquisadores do estudo.

Para fazer esta descoberta, Esser e seus colegas analisaram 44 homens de meia-idade com excesso de peso ao longo de dois períodos de quatro semanas, conforme eles consumiam 70 gramas de chocolate por dia.
Os participantes receberam chocolate amargo, chocolate especialmente produzido com alto teor de flavonoides ou chocolate produzido regularmente. Os doces tinham um teor de massa de cacau similar.

Antes e depois dos dois períodos de estudo, os pesquisadores realizaram uma variedade de medições que são indicadores importantes da saúde vascular. Durante esse tempo, os participantes foram aconselhados a abster-se de certos produtos alimentares altamente energéticos para evitar ganho de peso. Os cientistas também avaliaram as propriedades sensoriais do chocolate com mais flavonoides e do chocolate regular, e pontuaram a motivação dos participantes em comer esses chocolates.

“O efeito que o chocolate amargo tem em nossos corpos poderia liderar o caminho para terapias que fazem a mesma coisa, mas com resultados melhores e mais consistentes”, afirmou Gerald Weissmann, editor-chefe do The FASEB Journal, onde a pesquisa foi publicada. “Até a ‘droga do chocolate amargo’ ser desenvolvida, no entanto, vamos ter que se contentar com o que a natureza nos deu”, brincou.

E, além de boa saúde vascular, há mais motivos para consumir (moderadamente) chocolate amargo: ele pode melhorar a visão, ajudar a reduzir a gordura corporalemagrecer ou manter o peso, deixar o coração mais saudável, proteger contra diabetes e derrame e te fazer relaxar. [MedicalXpress]
Fonte: http://hypescience.com/porque-chocolate-e-bom-para-sua-saude/ - Natasha Romanzoti

10 fatos surpreendentes sobre seu coração

10 fatos surpreendentes sobre seu coração

Assuntos do coração são discutidos na sociedade há muito tempo, não só por médicos e profissionais da saúde, mas também por escritores literários. Existem livros inteiros dedicados a ele e a, principalmente, o amor. Cada vez mais temos a certeza de que o coração é complexo; sem ele não podemos viver nem amar. Aproveite então para conhecer um pouco dos mistérios dessa máquina incrível da qual você depende totalmente:
10) Sex Appeal
Um estudo descobriu que ter um orgasmo pelo menos três vezes por semana corta pela metade a probabilidade de morte por doença cardíaca coronária. Além disso, o sexo pode ser uma ginástica e tanto. Estima-se que uma sessão de sexo vigoroso pode dobrar a ritmo do coração e queimar cerca de 200 calorias, ou o equivalente a uma corrida de 15 minutos. Assim, permanecer na cama pode ser exatamente o que o médico pediu.
9) Coração feminino
Durante décadas, doenças cardíacas e ataques do coração foram vistos como uma doença do homem, mas isso está longe da verdade. Doenças do coração matam 500 mil mulheres norte-americanas a cada ano, contra 50 mil homens. Outra diferença entre os sexos: mulheres não tendem a ter um ataque cardíaco padrão hollywoodiano em que a dor no peito lhe faz cair ao chão. Em vez disso, as mulheres relataram aperto, dor ou pressão no coração, além de outros sintomas como náuseas, dores nas costas e na mandíbula.
8 ) Remendo no coração
Um coração partido pode ser doloroso o suficiente para lhe fazer desejar um kit de reparação. Essa opção pode se tornar realidade um dia. Cientistas estão estudando a salamandra vermelha manchada para desenvolver terapias celulares para seres humanos com corações fisicamente danificados. Este anfíbio pode “renascer” suas células, como se elas fossem células-tronco, a fim de construir um novo músculo para o coração. Em outro estudo, cientistas projetaram um coração que bate a partir de células-tronco embrionárias em laboratório.
7) De coração para coração
Um olhar aparentemente tímido de um cachorro ou uma carícia de seu gato pode fazer você imaginar se seu animal de estimação pode se comunicar com você. Um estudo recente adiciona os cavalos na lista de animais sensíveis emocionalmente. Uma cientista verificou que o ritmo do coração de um cavalo reflete os seres humanos que os tocam. O detector de emoção do cavalo poderá um dia substituir os métodos utilizados para mensurar hormônios do stress em pacientes.
6) Coração grande
Algumas pessoas realmente têm corações maiores do que outros – e não tem nada a ver com o ditado “em coração de mãe sempre cabe mais um”. Ao invés de ser um sinal de afeto, o coração dilatado pode indicar doença cardíaca. O tipo mais comum, chamada cardiomiopatia dilatada, ocorre quando as câmaras do coração estendem e ampliam. A doença pode privar os órgãos do corpo de sangue suficiente. Se não for tratado, um coração grande pode levar à insuficiência cardíaca.
5) Rir faz bem pro coração
Uma gargalhada do tipo que lhe faz escorrer lágrimas pode fazer com que o revestimento das paredes dos seus vasos sanguíneos, chamado endotélio, relaxe, aumentando o fluxo de sangue por até 45 minutos após o ataque de riso. Porém, danos ao endotélio podem levar ao estreitamento dos vasos sanguíneos e, eventualmente, doenças cardiovasculares. Isso não é motivo para rir.
4) Bebida para o coração
Um copo de Merlot pode ir direto ao coração, segundo pesquisas. E isso também vale para a variedade branca. Os cientistas atribuem benefícios ao coração à pele da uva, repleta de certos antioxidantes. Desde que é a pele arroxeada que é removida para fazer Chardonnays, muitos cientistas assumiram que o vinho branco provavelmente não faria qualquer bom ao coração, mas um experimento com ratos de laboratório mostrou que a polpa de uva esconde compostos cardio protetores que rivalizam com os encontrados em vinhos tintos. Tinto ou branco? Basta seguir seu coração.
3) Poderosa bomba
Em menos de um minuto, seu coração pode bombear sangue para todas as células do seu corpo. E ao longo de um dia, cerca de 100.000 batimentos cardíacos bombeiam 2.000 litros de sangue rico em oxigênio, muitas vezes através de cerca de 96 mil quilômetros de ramificação de vasos sanguíneos que ligam as células dos nossos órgãos e partes do corpo. Trabalho pesado para um músculo do tamanho de um punho, não?
2) Coração partido
Segundo uma pesquisa, um rompimento com alguém querido ou a notícia de uma morte na família pode, literalmente, levar a corações partidos, sob a forma de maior risco de ataque cardíaco. Esse trauma também pode desencadear a liberação de hormônios do estresse na corrente sanguínea que temporariamente atordoam o coração. Os sintomas resultantes imitam aqueles de um ataque cardíaco – dores no peito e falta de ar – mas deste tipo de dores no coração você pode se recuperar em alguns dias.
1) Sinal de amor
Pesando cerca de 283 gramas, o músculo cheio de sangue chamado de coração se tornou o símbolo universal do amor. Os gregos acreditavam que o coração era a sede do espírito; os chineses o associaram ao centro de felicidade e os egípcios acreditavam que as emoções e o intelecto surgiram a partir do coração. Ninguém sabe ao certo a origem exata da associação do coração ao amor, no entanto. Uma ideia é que o coração tenha adquirido sua marca de “amor” na antiga cidade grega de Cirene, na Líbia. A colônia era conhecida por uma planta chamada Silphium, com casca de semente em forma de coração. A Silphium tinha propriedades medicinais, e possivelmente também foi utilizada como um contraceptivo de ervas. [LiveScience]
Fonte: http://hypescience.com/10-fatos-surpreendentes-sobre-seu-coracao/ - por Natasha Romanzoti

12 erros que toda mulher comete e que acabam com os cabelos

12 erros que toda mulher comete e que acabam com os cabelos

A falta de cuidados no dia a dia é a maior inimiga dos fios bem tratados
Pode acreditar, não há mulher neste mundo que não tenha alguma reclamação para fazer do próprio cabelo: oleosidade, pontas duplas, ressecamento, fios preguiçosos, cabelos quebradiços, opacos, muito volume, pouco volume e outros dramas de arrepiar as madeixas. O lado bom da história é que todo esse xororô pode ter fim. Bastam que os cuidados e as recomendações dos especialistas sejam seguidos à risca em casa. A seguir, você confere quais são os hábitos que mais detonam os fios e aprende como fazer para se livrar deles de vez.
Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.
Deixar o condicionador no cabelo: "Os xampus abrem as escamas dos fios, permitindo que o condicionador penetre entre elas, tratando e regenerando a estrutura capilar", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Outra função do condicionador e cremes de tratamento é fechar estas escamas, permitindo que o fio fique mais sedoso e protegidos das agressões externas. "No entanto, não enxaguar adequadamente os fios, deixando resquícios do produto, vai danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas", explica o especialista. O resultado aparece em forma de madeixas elásticas e quebradiças. Por isso, ao terminar a lavagem dos cabelos, certifique-se que a água que escorre saia cristalina e que o cabelo não esteja com restos do produto. 
Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.
Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.
Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César.

Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.
Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente.

"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.
Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.
Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.
Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.
Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.
Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.
Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/12119-12-erros-que-toda-mulher-comete-e-que-acabam-com-os-cabelos

Deseja melhorar o desempenho do seu cérebro? Faça exercícios físicos

Deseja melhorar o desempenho do seu cérebro? Faça exercícios físicos

Nos últimos anos, um tema muito discutido entre os cientistas são os benefícios que os exercícios físicos provocam no nosso corpo e mente. Por mais que você tenha preguiça, realizar pelo menos um pouco de exercício diariamente trará diversos ganhos para o seu dia a dia, principalmente para o seu cérebro.

Movimentar o corpo faz com que o seu foco e capacidade ficar atento aumente. Isso acontece porque os exercícios físicos aumentam fluxo sanguíneo de todo o corpo, inclusive o cérebro. Exercícios também liberam endorfina, um neurotransmissor que, além de deixá-lo mais relaxado, melhora a sua concentração.

Falando nisso, o seu humor pode ficar muito melhor depois de realizar uma série de atividades físicas. 

Exercícios liberam dopamina e serotonina, dois neurotransmissores que afetam diretamente a sua disposição. Se você está se sentindo deprimido ou ansioso, fazer uma corrida de meia hora irá deixá-lo mais disposto e feliz.

A atividade física também pode aumentar a sua produtividade. Quando o corpo se sente bem e a mente está tranquila, a sua disposição aumenta e, consequentemente, você consegue trabalhar mais e melhor. Estudos recentes provaram que existe uma relação consistente entre diminuição de estresse no ambiente de trabalho e exercícios físicos.

Além disso, movimentar o corpo pode melhorar a sua qualidade de vida. Um coração mais ativo aumenta o seu sistema imunológico e um cérebro saudável irá ajudá-lo a dormir melhor.

Agora não existem mais desculpas para não ir para a academia, não é? Passe a realizar exercícios físicos frequentemente e perceba como os seus resultados serão ainda melhores.

Universia Brasil  
Fonte: http://www.contadores.cnt.br/menu/boletim/bol

7 motivos para praticar esportes

7 motivos para praticar esportes

Se você ainda não está convencido de que a prática de atividades físicas pode combater o aparecimento de muitas doenças, conheça 7 motivos indicados por especialistas e comece e pratique já!
Alguns têm mais e outros menos disposição para fazer atividades físicas. Os motivos também podem variar: uns são inspirados pela estética; já outros prezam o bem-estar. Mas uma coisa é consenso entre o grupo de pessoas ativas: quem se exercita ganha inúmeros benefícios para uma vida mais saudável, inclusive a redução da incidência de fatores de risco de doenças cardiovasculares – como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e aumento dos níveis de colesterol. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício. O cardiologista Eduardo Nagib, diretor médico do Hospital TotalCor, do Rio de Janeiro, afirma que o sedentarismo é responsável por 13% das mortes no país, sendo 8,2% em decorrência de problemas no coração. “A ausência de atividades físicas causa um prejuízo acumulativo. Não praticar exercícios e associar essa rotina a má alimentação, tabagismo ou ingestão de bebidas alcoólicas pode ser altamente prejudicial à saúde em longo prazo”, reforça Nagib.
Porque praticar exercícios hoje 
1-O peso da inércia
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 64% da população brasileira é obesa. E o sedentarismo é o grande adversário da corrida contra a balança. Ficar parado sem se exercitar provoca lentidão no metabolismo, resultando em acúmulo de gordura corporal e perda de massa muscular. 
2-Coração de atleta
Segundo Nagib, a prática regular de exercícios afasta as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVCs) ou infarto, por exemplo. “Iniciar atividades físicas e dar continuidade a elas proporciona benefícios gradativos, que melhoram com o tempo e diminuem em até 54% o risco de morte por doenças cardíacas”, aponta o cardiologista.
3-Aliado contra o câncer
Para o diretor médico do TotalCor, o exercício físico é fundamental para ajudar no combate ao câncer. “Manter o corpo saudável e forte ajuda a enfrentar o tratamento de quimioterapia e minimizar seus efeitos colaterais”, afirma Nagib.
4-Diabetes controlada
A atividade física auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue, pois, durante o exercício, os músculos usam, inicialmente, a glicose da corrente sanguínea, reduzindo a reserva dessa substância armazenada na forma de glicogênio, o que ajuda a manter o nível glicêmico estabilizado. Eduardo Nagib alerta que, no entanto, os pacientes que utilizam doses de insulina devem manter a alimentação equilibrada para evitar episódios de hipoglicemia. Após iniciar um programa de exercícios regulares, esses pacientes devem procurar o endocrinologista para rever a dosagem de insulina mais adequada para o controle de seus níveis glicêmicos.
5-A democracia dos exercícios
De iniciantes a praticantes regulares, os benefícios da atividade física são para todos. Bastam 30 minutos de atividade moderada cinco vezes por semana e você será capaz de sentir os primeiros sinais, que são a evolução do condicionamento físico para realizar tarefas do dia a dia, como subir e descer escadas, ou fazer caminhadas longas. Já os praticantes assíduos de exercícios têm vantagens, como a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol e glicemia, que, consequentemente, reduzem as chances de problemas no coração.
6-Bom para o corpo, bom para a mente
Exercitar o corpo traz ganhos para a mente. Aumento da memória e disposição, diminuição da sensação de fadiga, liberação do estresse e melhora do humor por causa da produção de endorfina, que ajuda a combater a depressão e o baixo-astral, são alguns fatores que mantêm a mente sã.
7-Mobilidade garantida
A inatividade afeta também o sistema esquelético, provocando a perda de massa óssea e muscular e a degeneração de articulações. Nagib reforça que a prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância, com controle médico, pois garante mobilidade e flexibilidade.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/7-motivos-para-praticar-esportes/2139/ - Texto: Letícia Maciel/ Foto: Shutterstock

Dicas para combater o cansaço

Dicas para combater o cansaço

Bateu aquele cansaço durante o expediente? E aquela moleza no corpo durante a TPM? Confira algumas dicas para aliviar o cansaço

Na TPM 
Resista à tentação dos doces e reforce o cardápio com alimentos integrais. “Faça exercícios aeróbios (caminhada, bicicleta, natação ou dança). Além de diminuir a retenção de líquidos, eles favorecem a liberação de hormônios do bem-estar (endorfina), que diminuem a ansiedade e o estresse”, diz Fernanda Andrade.
Na gravidez
Prefira comer pequenas porções várias vezes ao dia. “Como o metabolismo está mais lento, a digestão também demora mais”, avisa a nutricionista Alessandra Rodrigues. Caminhadas, aulas de hidroginástica ou ioga, desde que haja consentimento do médico, ajudam a relaxar mais no fim do dia. “Experimente relaxar. Aromatize o quarto com óleo essencial de lavanda, coloque uma música calma e deite-se na cama com as pernas mais altas do que o corpo. Você se sentirá muito melhor ao se levantar”, garante Márcia de Luca, terapeuta do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (CYIAM), em São Paulo.
No trabalho
Num lugar tranquilo, silencie e faça alongamento. Tente uma técnica respiratória para recarregar as baterias. “Sente se com a coluna ereta e os olhos fechados. Com o polegar da mão esquerda, obstrua a narina esquerda e inspire pela direita. Troque a narina, obstrua a direita e expire pela esquerda. Volte a inspirar pela direita e expirar pela esquerda e assim consecutivamente. Faça dez ciclos”, fala Márcia. 
Antes de uma ação que pede concentração
Faça refeições leves, pobres em gorduras e açúcares, e beba mais água. “A desidratação causa cansaço e altera a atenção”, diz a nutricionista Lara Natacci, da Dietnet (SP).
Durante um congestionamento
Respire fundo, colocando todo o foco na respiração. “Inspire contando até seis e expire contando até oito. Esse exercício simples vai ajudá-lo a manter a situação sob controle, evitando a tensão excessiva do momento e o cansaço terrível depois”, diz a professora Wal Nunes, do Studio Yoga Integral. 
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/dicas-para-combater-o-cansaco/2153/ - Texto: Rita Trevisan/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

Como o álcool age no corpo?

Como o álcool age no corpo?

É no intestino que 75% das moléculas de etanol passam para o sangue

1. O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca

2. Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado - órgão cheio de vasos e membranas permeáveis

3. São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrarem na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu

4. Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água - órgãos como cérebro, fígado, coração e rins

5. No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas - quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo e causa os efeitos mostrados no infográfico da outra página
Os efeitos nos órgãos
Ação nos rins aumenta a produção de xixi em 50%
No cérebro
1. Quando o etanol carregado pelo sangue chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina. Esse neurotransmissor - substância que leva mensagens entre as células - serve para regular o prazer, o humor e a ansiedade. Por isso, um dos primeiros efeitos do álcool é deixar a pessoa desinibida e eufórica
2. Se a pessoa segue bebendo, outros dois neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que por sua vez regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado no cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalhar menos, a pessoa perde desde a coordenação até o autocontrole
No estômago
1. O etanol das bebidas irrita a mucosa do estômago, dificultando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico no órgão. Isso gera aquela sensação de enjôo e mal-estar dos "breacos" prestes a chamar o Hugo...
2. O vômito funciona como um mecanismo de autodefesa, comandado pelo cérebro, contra a ação agressiva do álcool no estômago. A pessoa se sente mais aliviada após vomitar porque termina a irritação da mucosa pelas moléculas do etanol
Nos rins
Quem bebe tem mais vontade de fazer xixi. E isso não rola só pela quantidade de líquido ingerido. O etanol age na hipófise, uma glândula no cérebro. Lá, ele inibe a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins. Com menos líquido absorvido, mais urina é eliminada, como mostra a comparação ao lado
No coração
Na ação do álcool nos rins a gente explica por que quem bebe faz muito xixi. E um efeito colateral do excesso de urina acaba atingindo o coração. É que pelo xixi são eliminados minerais como magnésio e potássio que ajudam a manter o batimento cardíaco. Durante e após uma bebedeira o ritmo do coração pode apresentar alterações
De gole em gole
Duas latinhas de cerveja já provocam os primeiros sintomas no cérebro
Levamos uma hora para processar 14 mg de álcool, o equivalente a:
350 ml de cerveja ou
150 ml de vinho ou
40 ml de uísque
QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 30 mg
EFEITOS NO CORPO - Sensação de euforia e excitação. São os primeiros efeitos no cérebro

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 50 mg
EFEITOS NO CORPO - Redução da coordenação motora e alteração de humor. É o início da fase 2 de ação no cérebro

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 60 mg
EFEITOS NO CORPO - No Brasil, é proibido dirigir acima desse limite de álcool no organismo

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 100 mg
EFEITOS NO CORPO - Diminuição da concentração, piora dos reflexos e perda de equilíbrio

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 200 mg
EFEITOS NO CORPO - Náusea e vômitos - olha o estômago se "irritando"... Fala arrastada e visão dupla

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 300 mg
EFEITOS NO CORPO - Sensação de anestesia, lapsos de memória e sonolência

QUANTIDADE DE ÁLCOOL NO SANGUE (Miligramas de álcool por decilitro de sangue) - 400 mg
EFEITOS NO CORPO - Insuficiência respiratória, coma e até possibilidade de morte
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-alcool-age-no-corpo - por Yuri Vasconcelos | Edição 67

Pense nisso

Foto

20 fatos interessantes sobre o amor

20 fatos interessantes sobre o amor

O amor pode ser muitas coisas: bom, bonito, doloroso, sufocante. A verdade é que nossas vidas dependem dele, e muitas vezes parece que nosso planeta pararia de girar sem ele.

Ao longo de nossa existência, tendemos a desmistificar esse sentimento precioso: aprendemos sobre os processos biológicos que causam reações específicas, sobre as influências culturais que mudam nossos pensamentos amorosos, sobre os processos psicológicos e fisiológicos que nos fazem apaixonar por alguém.

E assim achamos que não há mais lugar para o verdadeiro romance nessa vida explicada pela ciência.

Mas, basta um olhar para o nosso amado que todo esse conhecimento é empurrado para o fundo de nossas mentes; o sentimento prevalece (algo também explicado pela ciência, aliás).

Então, que tal conhecer 20 fatos e teorias interessantes sobre o amor que explicam muito desse fenômeno sem dissipar sua poesia?
1. Relações monogâmicas existem em todo o reino animal
A monogamia não é tão popular, mas de fato existe em diferentes espécies animais, não só entre os seres humanos. Lobos, cisnes, gibões, urubus, albatrozes e até cupins são alguns exemplos de animais que procuram um companheiro para a vida toda.
2. Leva apenas 4 minutos para você decidir se gosta de alguém ou não
Se você quiser fazer uma boa impressão em alguém, você só tem cerca de 4 minutos para alcançar seu objetivo. Essa impressão provavelmente tem muito mais a ver com a sua linguagem corporal, tom e velocidade de voz ao invés de com o que você diz, exatamente.
3. Quando dois amantes se olham nos olhos, a batida de seus corações sincroniza
Uma pesquisa descobriu que casais apaixonados em um relacionamento romântico sincronizam seus batimentos cardíacos depois de olhar nos olhos um do outro por três minutos.
4. Se apaixonar tem efeitos neurológicos semelhantes aos da cocaína
Apaixonar-se é muito parecido com se drogar com uma dose de cocaína, já que ambas as experiências afetam o cérebro de forma semelhante e provocam a mesma sensação de euforia. Estudos constataram que amar produz várias substâncias químicas indutoras de euforia, que estimulam 12 áreas do cérebro ao mesmo tempo.
5. Abraçar é um analgésico natural
A ocitocina, o chamado hormônio do amor, é produzida durante um abraço ou carinho. Ela é liberada no cérebro, ovários e testículos e os cientistas creem que está envolvida no processo de ligação entre duas pessoas. Pesquisas descobriram que uma dose de ocitocina diminui significativamente dores de cabeça, e, para alguns, até mesmo faz a dor desaparecer completamente após 4 horas. Definitivamente vale a pena tentar ficar de conchinha com seu amor antes de recorrer a analgésicos.
6. Mesmo uma foto de uma pessoa amada alivia a dor
A presença de uma pessoa amada na vida de pacientes pode ajudá-los a melhorar mais rápido, e pesquisas notam que mesmos imagens já auxiliam. Um experimento mostrou que, quando sentiam dor, participantes expostos a imagens de seu amado e jogos de palavras para distrair tinham menos dor do que aqueles expostos aos mesmos jogos de palavras, mas a fotos de apenas conhecidos.
7. Pessoas com o mesmo nível de atratividade são mais propensas a acabar juntas
Muitas pesquisas psicológicas e sociais indicam que existe um padrão significativo na forma como as pessoas escolhem com quem ter relações românticas. Este padrão é explicado pela hipótese de que as pessoas são mais atraídas por aquelas com quem compartilham um nível de atratividade, ou, em outras palavras, pessoas que são igualmente socialmente desejáveis. Mesmo se um casal diferir na aparência física, um deles geralmente compensa com outras qualidades desejáveis socialmente.
8. Casais que são muito semelhantes não são propensos a durar
Como já diz o ditado, os opostos se atraem. A pesquisa cientifica mostra que isso é parcialmente verdade. Casais que são muito semelhantes ou muito diferentes tendem a não durar muito tempo. Aparentemente, tem que haver uma base de semelhanças, mas também coisas que os dois podem aprender um com o outro.
9. Coração partido não é apenas uma metáfora
Pesquisas têm fornecido evidências de que eventos traumatizantes intensos, como uma separação, um divórcio, a perda de um ente querido ou uma traição podem causar dores físicas reais na área do coração. Esta condição é chamada de síndrome do coração partido. Sofrimento emocional profundo faz com que o cérebro libere determinados produtos químicos que enfraquecem significativamente o coração, levando a fortes dores no peito e falta de ar. A condição é muitas vezes diagnosticada erroneamente como ataque cardíaco e tende a afetar mulheres mais frequentemente.
10. Amor romântico eventualmente acaba, mas é seguido por amor comprometido
Casais no início de um relacionamento romântico ficam muito diferentes depois de um ano. Estima-se que o amor romântico – relacionado com a euforia, a dependência, as palmas das mãos suadas, as borboletas no estômago, etc – só dura cerca de um ano. Após esse tempo, começa a chamada “fase do amor comprometido”. A transição está relacionada com elevados níveis da proteína neurotrofina.
11. Pessoas apaixonadas têm componentes químicos semelhantes a pessoas com TOC
Estudos mostram que pessoas em um estágio inicial do amor têm níveis mais baixos de serotonina, associada com sentimentos de felicidade e bem-estar, e níveis mais altos de cortisol, associado com o estresse. Isto é muito semelhante a pessoas que têm transtorno obsessivo-compulsivo, o que explica por que agimos tão bestamente quando nos apaixonamos. Pessoas com níveis mais baixos de serotonina também se apaixonam e entram em relacionamentos sexuais mais rápido do que outras.
12. Pensar em amor e sexo influencia a criatividade e o pensamento concreto, respectivamente
Pesquisas descobriram que lembrar de amor influencia pensamento mais abstrato e criativo, porque está associado a considerações mais distantes e contemplativas – relacionamentos de longo prazo, dedicação, compromisso, intimidade. Lembretes de sexo desencadeiam pensamento concreto e fazem uma pessoa se concentrar mais em detalhes momentâneos do que planos ou metas de longo prazo.
13. Paixão + intimidade + compromisso = amor perfeito
A teoria triangular do amor sugere uma fórmula clara para diferentes tipos de amor. Existem três tipos, que são um produto de dois pares diferentes de três componentes básicos: o amor romântico = paixão + intimidade, o amor companheiro = intimidade + compromisso e o amor fátuo = paixão + compromisso. Sendo assim, o verdadeiro e mais forte de todos seria o amor perfeito, que consiste de todos os três componentes juntos = paixão + intimidade + compromisso.
14. Rosto atraente é preferível a corpo atraente para relacionamentos de longo prazo
Há evidências de que quando alguém procura um caso, o corpo ganha sobre o rosto em uma base de atração física. O oposto é verdadeiro, no entanto, para aqueles que estão à procura de um parceiro para um relacionamento de longo prazo.
15. Segurar a mão da pessoa amada alivia dor e estresse
Pesquisas mostram que os casais com ligações profundas e fortes podem acalmar um ao outro em situações de estresse ou quando um deles sente dor simplesmente segurando as mãos.
16. Expressar gratidão para com as pessoas que você ama provoca um pico imediato em sua felicidade
Não há necessidade de explicação. Abrace alguém que você ama e diga o quão agradecido está por qualquer coisa que ele ou ela tenha feito, e você vai entender.
17. Borboletas no estômago são reais e causadas pela adrenalina
Quando você se apaixona por alguém, não é capaz de evitar as borboletas voando, dançando e brincando em seu estômago. Elas são causadas pela adrenalina, que inunda o seu corpo durante situações em que você precisa reagir a algo.
18. Pupilas dilatadas mostram sua atração por alguém e te tornam mais atraente
Já em 1870, Charles Darwin propôs que nossas pupilas se expandiam durante um esforço de atenção e foco. Isso é verdade, e de fato ocorre quando olhamos para um objeto de desejo ou amado, mesmo que seja apenas uma foto ou um vídeo. Além disso, pessoas com as pupilas dilatadas parecem mais atraentes.
19. Olhar nos olhos de alguém pode fazer ambos se apaixonarem
Os olhos são o espelho da alma, então não é surpresa que simplesmente olhar nos olhos de alguém pode nos fazer nos apaixonar, mesmo que não sabemos nada sobre o outro. Quando alguém está olhando para você, o corpo da pessoa produz uma substância química chamada feniletilamina, associada com a resposta de luta ou fuga no nosso organismo. Então, se você decidir continuar olhando para o outro (enfrentar ao invés de fugir), você está pedindo pela flechada do Cupido.
20. O amor é realmente tudo o que importa
Um maravilhoso e longo estudo de 75 anos conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que o amor é realmente tudo o que importa na vida. As experiências ao longo da existência dos participantes revelaram que suas felicidades e o cumprimento de suas metas pessoais giravam em torno do amor ou de simplesmente procurar amor. [BoredPanda]
Fonte: http://hypescience.com/20-fatos-e-teorias-interessantes-sobre-o-amor/ - Natasha Romanzoti