IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Plaquinhas para banheiros infantis

http://profgege.blogspot.com.br/2009/02/plaquinhas-para-banheiros-infantis.html

Maneiras divertidas de treinar ditados:

Maneiras divertidas de treinar ditados:


O objetivo do ditado é fixar conhecimentos, descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos.
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, poderá utilizar-se dos seguintes meios:

Jogo:
Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos e Jogos da memória.

Dicionário:
Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.

Ditado escreve e apague:
O professor escreve a palavra na lousa , as crianças observam e leêm, em seguida o professor apaga e os alunos escrevem.

Listagem:
Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, alimentos, nomes etc.

Ditado em Colunas:
O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.

Ditado com gravuras:
Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade. Exemplos: Coelho; Palhaço; Abelha e Folha.

Auto-ditado:
A criança mesma escreve palavras e depois corrige em dupla com o colega.

Jogo Ortográfico:
Entregar a cada grupo de crianças uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.

Conceito:
O professor dá dicas e os alunos escrevem as palavras
Exemplo:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.

Objeto:
O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar os nomes . As crianças escrevem os nomes.
 
http://profgege.blogspot.com.br/2009/02/maneiras-divertidas-de-treinar-ditados.html

Aula: “Meu nome, Meu mundo”

Aula: “Meu nome, Meu mundo”

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe.


Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.





Neste sentido, objetiva-se:


- Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.


- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.


- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os mesmos.





Duração das atividades


1 Bimestre ou 1 semestre.





Estratégias e recursos da aula


• Autorretrato e escrita do nome:


- Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as “fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de fazer.


• História do nome:


- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois cada um registra o seu nome completo.


• Construção de crachá:


- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.


• Meu nome é uma arte:


- Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade. Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.


• Construção de alfabeto móvel:


- Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome, reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente, trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo educador.


• Alfabeto dos nomes:


- Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.


• Comparação de tamanho de nomes:


- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais. Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.


• Que letra falta?


- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais. Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta atividade pode ser feita em conjunto.


• Roda dos nomes:


- Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se utilizar o crachá como auxílio.


• Quebra-cabeça dos nomes:


- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio.


• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:


- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).


• Bingo dos nomes:


- Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.


• Palavras cruzadas:


- O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega, utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.


• Conjunto de nomes:


- Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então, dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se, inicialmente, com os seguintes elementos:


1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).


2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).


3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).


4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).


5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).


• Acróstico:


- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.


• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.


- Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.





Recursos complementares


Avaliação


Observar e registrar, diariamente, os avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento de outros nomes. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas, que abordam o tema trabalhado e assim, replanejar aulas que possam, desta forma, suprir dificuldades. Observar a participação nas atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o avanço, que cada aluno possui, na leitura de materiais relativos ao tema trabalhado.


*sugestões de: MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS


*retirado de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
 
http://profgege.blogspot.com.br/2009/02/aula-meu-nome-meu-mundo.html

Teatro sobre o Ciclo da Água




DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA


PERSONAGENS:Vários alunos.


DESENVOLVIMENTO


1ª Personagem — Uma menina representando a Água


FALA:— Há, como é triste ser Água...!


— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!


— Vejam como estou agora: * Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.


— Não sei o que fazer!


2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista


FALA:— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.


Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.


— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.


3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol


FALA:— É, eu estou decepcionado com a humanidade.


— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.


— Não consigo me controlar.


— Estou fazendo mal a terra, sem querer.


2ª FALA DA ÁGUA — Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...


— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.


-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor


-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.


--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.


— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.



RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.


Ao redor da água, começam a cantar:


A Água é minha amiga


Com ela posso contar


Pra lavar e tomar banho


E minha sede matar


Vamos todos protegê-la


E a natureza preservar


Resgatar suas a nascente


Para ela não faltar


Não fique triste amiga Água


De você vamos cuidar


Conscientizar a humanidade


Para a vida que nos dar.
 
http://profgege.blogspot.com.br/2009/04/teatro-sobre-o-ciclo-da-agua.html

Atividades sobre a Gripe Suína

http://profgege.blogspot.com.br/2009/08/atividades-sobre-gripe-suina.html

Dia da Gentileza...

Dia da Gentileza


Hoje é o dia da Gentileza.


Comemorado no dia do aniversário do Profeta Gentileza.


Não esqueça:


"Gentileza gera gentileza".

http://profgege.blogspot.com.br/2008/04/dia-da-gentileza.html

Atividade com rima...

http://profgege.blogspot.com.br/2008/04/atividade-com-rima.html

Atividades sobre Alimentação

http://profgege.blogspot.com.br/2008/04/atividades-sobre-alimentao.html

Atividades com Alimentos

http://profgege.blogspot.com.br/2008/04/atividades-com-alimentos.html

Atividades Festa Junina

Atividades Festa Junina




Poema: São João
(Fabiano Lozano)

Eu não solto mais bombinhas
Nem na noite de São João
A bombinha estoura – Pum!
Vai queimar a minha mão

Eu também balão não solto,
Nada quero com a brasa.
O balão, caindo à toa,
Poderá queimar a casa.
 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/atividades-festa-junina.html

Cruzadinha Junina

http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/cruzadinha-junina.html

Adivinha e Lista Festa Junina

http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/adivinha-e-lista-festa-junina.html

Barraquinhas de festa junina

http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/barraquinhas-de-festa-junina.html

Poemas Meio Ambiente -- Patrulha Ecológica...

Poemas Meio Ambiente


Patrulha Ecológica
Maria Dinorah

Ei, Coronel,
Cabeça de papel!
Deixa de moleza
E cuida da natureza!
Quem derrubou a mata?
Quem os peixes mata?
Quem polui o mar?
E envenena o ar?
Um, dois, três, quatro!
Salva peixe,
salva bicho,
Salva gente,
Salva mato!
Cinco, seis, sete e oito!
Depois da vigília
Café com biscoito.

Poema sobre a Natureza

Poema sobre a Natureza


A natureza
Rosângela Trajano

Rosas e margaridas são belas
Um enorme girassol
Dando bom dia ao sol
Há tantas abelhas e colméias!

Tudo é perfeito na natureza
Água doce e salgada
Espetáculo e proeza
Pelo homem invejada.

É o canto dos pássaros
É o arco-íris no céu
É o verde das florestas
São os animais em festas.

 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/poema-sobre-natureza.html

Poema sobre a Natureza

Poema sobre a Natureza


Aquarela bela

O azul não resistiu
Quando viu o papel fez o céu,
O branco por sua vez foi atrás
E fez nuvens de paz.
Ploft! Voou o amarelo
E fez esses raios de sol tão belos!
O rosa foi rapidinho e, com sua cor
Fez surgir uma linda flor!
O marrom foi atrás e blim!!!
Fez a terra do jardim...
O verde gostou da brincadeira
E, fez a folha da goiabeira...
O vermelho não deixou por menos e bum!!!
Fez meu coração bater. Tum!! Tum!!

 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/poema-sobre-natureza_17.html

Poema Cuidando da Natureza

Poema Cuidando da Natureza

Cuidando da natureza
(Leila Maria Grillo)

Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.

Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.

Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.

Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.
 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/poema-cuidando-da-natureza.html

Poema Paraíso

Poema Paraíso
Paraíso
José Paulo Paes

Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóveis matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.
 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/paraso-jos-paulo-paes-se-esta-rua-fosse.html

Música sobre Reciclagem...

Música sobre Reciclagem

MÚSICA: É preciso reciclar
(CD Planeta Terra – Turma da Mônica)

Reciclar o lixo
É a solução
Pra acabar de vez
Com a poluição.
O que é reciclado
Logo se transforma
E a gente reutiliza,
Mas de outra forma.
Plástico vira bola.
Papel vira sacola.
É só ter consciência
Com o que se joga fora.
Na hora de jogar
Separe o lixo direitinho
Assim você terá um mundo
muito mais limpinho.
Reciclar, reciclar
É preciso reciclar.
Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar.
E o lixo transformado
Não será mais despejado
Nos campos, nos rios,
Nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade
Reciclar, reciclar
É preciso reciclar.
Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar.

 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/musica-sobre-reciclagem.html

Atividade: Leitura e Escrita de Listas

Atividade: Leitura e Escrita de Listas

Leitura e Escrita de Listas

As listas são as primeiras formas expositivas de texto.

O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Objetivos:

Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as).

Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.

Sugestões de atividades.

Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas..

Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc..

Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola..

Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês..

 
http://profgege.blogspot.com.br/2008/05/atividade-leitura-e-escrita-de-listas_28.html