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domingo, 5 de outubro de 2014

Sugestões Para o Dia das Crianças
















FONTE:
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2011/09/sugestoes-para-o-dia-das-criancas.html

Lembrancinhas Para o Dia das Crianças Com Corações


O Dia das crianças já está chegando, vamos fazer lindos apliques de corações?
Confeccione, elefante, ratinhos, peixes, flores, borboletas e muito mais, usando moldes de corações de vários tamanho e criatividade.


Molde dos corações:




Depois dos apliques feitos é só colar em sacolinhas, pirulitos, caixas, latinhas e etc.
Fontehttp://krokotak.com/

Passo a Passo de Caixa Para Lembrancinha de Dia Das Crianças




Neste projeto,além de reciclar caixas de leite ou suco, ou qualquer outro tipo de caixa, você estará confeccionando uma linda embalagem para colocar o presente ou guloseimas para a criançada. Você pode embrulhar as caixas da sua forma preferida, ou transformar a embalagem em uma casa ou um relógio de cuco. Ou também transformar a sua caixa de leite em uma caixa de correspondências de sala de aula bem divertida.


Confira nas imagens abaixo o passo a passo de caixa para lembrancinha de dia das crianças:












Corte os recortes, depois cole-os na caixa para fazer uma casa ou um relógio cuco. Você também pode fazer suas próprias decorações. 




Aberturas da casa para imprimir:


Recortes do relógio Cuco para imprimir:


Fonte: http://www.auntannie.com/

Sacola de Guloseimas Para o Dia das Crianças - Gato e Gata









Confeccione sacolinhas de gatinha e gatinho para colocar as guloseimas para lembrancinha de dia das crianças.

Materiais: sacos de papel rosa e laranja, cola, cartolina, canetinha de hidrocor.





Fonte:http://www.etsy.com/


Sacola de Guloseimas Para o Dia das Crianças - Macaco



Confeccione lindas sacolas de macaco para colocar as guloseimas para lembrancinha de dia das crianças.
Materiais: sacos de papel marrom, cola, cartolina, canetinha de hidrocor.




Fonte:http://www.etsy.com/

Sacolas de Guloseimas Para o Dia das Crianças - Coruja




Confeccione lindas sacolas de corujas para colocar as guloseimas para lembrancinha de dia das crianças.
Materiais: sacos de papel marrom, cola, cartolina, pincel atômico.




Fonte:http://www.etsy.com/

Lembrancinha de Borboleta Para o Dia das Crianças




Para lembrancinha de dia das crianças uma boa sugestão é confeccionar borboletas como estas.


Materiais:
- ganchinhos de roupa
- tesoura
-fita adesiva
-olhos móveis
- pincel
- gominhas
- saquinhos transparente pequenos
- cola quente















http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/09/lembrancinha-de-borboleta-para-o-dia.html

Aulas Maravilhosas Sobre Consciência Negra


Olá amigos, para trabalhar a Consciência Negra (postagem pré la de atrasada), vejam o que fiz.
Durante toda semana li histórias relacionadas, assistimos vídeos, textos, músicas e poemas.
Um dos poemas trabalhados o foi da querida colega Gi Barbosa, onde depois de eu o ler, dividi a turma em equipes para que através de recorte e colagem cada equipe ilustrasse sua parte do poema.


O mural ficou muito bom e todos só receberam elogios.

Outra aula que realizei foi promover a reflexão e a discussão sobre uma expressão sobre cor muito utilizada pelas crianças a bendita COR DE PELE, em atividades anteriores era só pedir para desenhar uma pessoa, que o alvoroço estava formado, atrás do lápis portador desta única e exclusiva cor com o dom de pintar qualquer desenho de pessoa do mundo.


Pedi para elas tirarem de penais, este lápis cor de pele ou cor da pele, de posse de seu lápis, pedi para observarem a cor do lápis e de suas peles. Quais tem a pele que realmente seja da cor deste lápis que chamamos de cor de pele? Vamos observar a pele de todos os colegas para entendermos que cor é, a cor para pele? Asim as crianças constataram que não é apropriado ficar preso à um único tom para colorir os seres humanos, pois somos formados por diversas etnias e cada uma tem suas características.


Nosso Mural Cor da Pele:
Cada criança fez o contorno da palma da sua mão e pintou com uma cor semelhante a tonalidade se sua pele. Recortaram e montaram o mural, escolheram uma das frases criadas, sobre o tema e professora a escreveu no mural.

"Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade." 
Salmos 145:8

http://cantinholudicodagre.blogspot.com.br/2012/12/aulas-maravilhosas-sobre-conciencia.html

Agressividade infantil - Como lidar com a agressividade infantil

Apesar da preocupação que causa em pais e professores, a agressividade tem um importante papel na vida de todos: sem ela não haveria possibilidade de lutar pelo nosso espaço, de competir e de assegurar nosso lugar no mundo, desde a infância. Assim, o que se deve controlar é a agressão, a violência e o descontrole que prejudicam o convívio em sociedade e não a agressividade natural que impulsiona para a vida. Inibir por completo as manifestações agressivas causa retraimento e torna a pessoa geralmente apática e sem iniciativa.

Ao longo da vida, a agressividade adquire formas diferentes de expressão. O bebê, por exemplo, usa o choro para comunicar seu desconforto, incluindo a agressividade. Aos poucos, adquire outros recursos para se manifestar e conhecer o mundo, tais como: colocar tudo na boca e morder, dar tapas, tocar e puxar. Esses comportamentos vistos como agressivos pelos adultos nada mais são do que a forma que o bebê possui de descobrir as coisas. Mais tarde, vendo como os pais reagem frente a esses comportamentos é que as criançasaprendem que puxando o cabelo da mãe ou empurrando um coleguinha conseguirão a atenção dos cuidadores. Outra questão é o aumento da necessidade da criança de testar os adultos e as regras: “até onde posso ir?”, “eles continuarão me amando se eu desobedecer?” Com o desenvolvimento da criança, a agressividade passa a ser utilizada também para chamar a atenção e marcar o seu espaço, por exemplo, frente ao nascimento de um irmão. Quando isso acontece, a criança imagina que vá perder o amor dos pais para o bebê e pode reagir tendo crises de agressividade, sendo essa uma tentativa de chamar a atenção dos pais e de demonstrar seu descontentamento.

Chorar, bater, morder, se jogar no chão e espernear são, portanto, as maneiras que as crianças têm de demonstrar que estão incomodadas com algo. A função de ensiná-las outras formas de expressar a insatisfação (que não seja a agressão) e de controlar os sentimentos de raiva é dos adultos que a cercam.Educar uma criança significa mostrá-la maneiras eficazes de lidar com o que sente para que ela possua outros recursos tal como a fala, além das conhecidas crises de choro e de gritos. Esse ensinamento é feito com palavras, mas principalmente com exemplos práticos de comportamento (não adianta um discurso de não violência se, por exemplo, a criança vivencia constantemente o pai tendo crises de descontrole no trânsito).

Para ensinar uma criança a “domar” sua agressividade, algumas dicas são relevantes. Os adultos devem manter a calma frente à situação em que a criança se descontrolou. Deve-se explicar claramente para ela o que aconteceu, apontando as responsabilidades dela, as causas e conseqüências do fato ocorrido. Isso tende a ajudá-la a se controlar da próxima vez. É fundamental que ela peça desculpas quando seu descontrole tiver prejudicado alguém – mesmo que o pedido pareça forçado, ela vai aprendendo o que esperam dela. Nesse sentido, quando os pais ou educadores perdem a paciência, vale também uma conversa posterior com a criança, seja para pedir desculpas ou simplesmente esclarecer o ocorrido. Além disso, criar alternativas para que a criança possa descarregar sua agressividade, como brincadeiras e esportes, tende a ser muito proveitoso.Finalizando, é preciso esclarecer que, mesmo sendo parte do desenvolvimento normal, ataques recorrentes de agressividade podem ser um pedido de atenção e de ajuda. Devemos, nesses casos, antes de mais nada, refletir sobre quanto carinho e atenção estamos dando para essa criança. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar quando pais e educadores não conseguem resolver sozinhos a situação.

http://panila.multiply.com/journal/item/45/Como_lidar_com_a_agressividade_infantil

Educação alimentar começa em casa


A alimentação permanece na lista das maiores preocupações dos pais. Talvez por saber que muitas doenças podem ser provocadas pelos maus hábitos alimentares. Falta de disposição para etudar, noites mal dormidas ou problemas de visão podem ser causados por escassez de nutrientes na alimentação, importante para o desenvolvimento saudável e o crescimento.


A infâcia pode ser um período de investimento em boa alimentação caso os pais sigam alguns critérios como selecionar o que entra no carrinho do supermercado. Sabemos que não é fácil a tarefa de introduzir novos sabores nas refeições dos filhos, uma vez que quase batalhamos sozinhos, contra o bombardeamento das propagandas de TV e das modas de fast-food. Mas, se colocarmos esse assunto como prioridade, funciona.


Vale sempre ressaltar que nenhum empenho é em vão, quanto mais cedo você acostumar a criança a ingerir frutas e verduras, mais abertas a essas escolhas elas estarão. E isso não significa que não vão gostar. Se acontecer muita birra, várias receitas podem incluir legumes, verduras ou frutas em suas composições sem destacar tanto o gosto particular de cada item, em especial no caso dos alimentos cujo sabor não é o predileto das crianças.


As frutas, além de serem ótimas sobremesas in natura, ganham ainda mais sabor em sucos frescos, compotas, doces ou sorvetes caseiros. O Brasil tem a vantagem de ter uma vegetação variada, assim como o clima em diversas partes o que favorece ao plantio de diferentes tipos de frutas, comuns a regiões, certamente na sua cidade você encontrará uma grande oferta delas.


Se os pais tiverem em mente que quanto antes melhor no futuro, logo que a criança começa a experimentar outros alimentos, é possível e vantajoso incluir novos sabores. As sopinhas trituradas são um ótima opção para incluir proteínas e vitaminas no cardápio. Especialistas apontam que uma alimentação variada reduz a possibilidade de contrair doenças, desde uma simples gripe até outras que causam piores consequências e esse ponto é que difere na economia da saúde, quando se coloca lado a lado o comportamento da saúde e sua assistência.


Não há como proibir os lanches em shopping e o hambúrguer no fim de semana, mas que ao menos a criança tenha em casa a chance de ter alimentos saudáveis. Por fim, não vamos esquecer, o quanto é importante o aleitamento materno, pelo menos, nos 6 primeiros meses de vida.


Qual importância você dá a alimentação do seu filho?

http://cantinholudicodagre.blogspot.com.br/2014/06/educacao-alimentar-comeca-em-casa.html

DIA DAS CRIANÇAS - Declaração dos Direitos da Criança. ENSINO RELIGIOSO:

Declaração dos Direitos da Criança 


1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

LIVRINHO " DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS"


Fonte: anjinhos de pijama*

http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/direitosdacrianca.shtml

Dia das Crianças - Uma boa alternativa - P I Q U E N I Q U E

Dia das Crianças - Uma boa alternativa para o dia 12
P I Q U E N I Q U E 

Programe o seu e divirta-se
O tradicional e conhecido piquenique é uma boa opção para quem pretende fazer um programa gostoso no Dias das Crianças. E para isso não é preciso roupa nova nem muito dinheiro. Confira algumas dicas a seguir.

BRINQUEDOS E ROUPAS
Cumprida essa etapa, negocie com as crianças o que levar. Bicicleta, patins, bola de futebol. Um carrinho de boneca para passear com a "filhinha"? Libere o máximo que puder. Vista as crianças como se vocês estivessem partindo para uma "aventura radical". Afinal, eles precisam estar à vontade para correr, rolar na grama e se sujar. Isso é saudável.

O QUE LEVAR PARA COMER E BEBER
Para montar a cesta de piquenique, sua imaginação é o limite. Para os sanduíches, evite maionese, pois ela estraga rápido fora da geladeira. Se for levar pães de forma, embrulhe-os com papel alumínio. Eles ficarão fresquinhos até o momento de serem "devorados". Abuse das frutas. Maçãs e laranjas são ideais, pois não ficam amassadas e são altamente hidratantes. Não se esqueça dos sucos, da água ou dos refrigerantes.

QUAL O MELHOR TEMPO?
Se o dia estiver nublado, comemore, pois assim não vai precisar ficar "torrando" no sol. Se estiver fazendo sol, não se esqueça do filtro solar para evitar queimaduras indesejáveis.

Fonte: Jornal do Consumidor - N. 521 - de 04 a 10 de outubro de 2003
Informativo Semanal da Prefeitura da Cidade de São José dos Campos - SP
http://www.sjc.sp.gov.br