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domingo, 24 de maio de 2015

COMO PASSAR NA PROVA DE DIREÇÃO

COMO PASSAR NA PROVA DE DIREÇÃO

Na vida de todos nós, chega um momento em que sentimos a necessidade de sair e explorar a estrada; é claro que é melhor o fazer dentro da lei, então você vai precisar dos seus papéis. A ideia de tirar carteira de motorista pode assustar um pouco, mas seguindo alguns passos simples, você estará na estrada para o sucesso!

Método 1 de 3: Se Prepare Para a Prova Escrita



1 - Providencie o guia para motoristas do seu país. Cada país tem o seu, onde você pode encontrar todas as informações que vão estar na prova teórica e prática.

Você vai aprender as regras básicas do trânsito, quando sair do caminho de veículos de emergência, limite de velocidade em várias regiões, o que fazer caso se envolva em um acidente e muito mais.
Leia o manual capítulo por capítulo, faça anotações que te ajudem a lembrar e peça para alguém te testar ao final de cada capítulo. Se puder responder 80% das questões, passe para o próximo capítulo.
Ao terminar de ler, peça para te testarem sobre todos os capítulos. Se não for bem em algum, revise. Se você ler o manual todo três vezes em três semanas, suas chances de passar – ou mesmo gabaritar – são bem altas.

Método 2 de 3: Se prepare para a prova prática



1 - Pratique dirigir. A maioria dos lugares exige certa experiência prática antes da prova. No Brasil, você é obrigado a fazer aulas práticas com um profissional.
Mesmo não te aprovando automaticamente, ser um bom aluno vai tornar a prova mais fácil para você.
Motoristas em treinamento ‘’devem’’ ter um motorista ao lado o tempo todo. No Brasil, é obrigatório que seja um instrutor licenciado. Essas regras estão no manual que você teve que estudar.



2 - Dirija nas rotas da prova para treinar. Descubra onde são os percursos de teste na sua cidade. Seu instrutor vai saber quais são.

Não é sempre necessário, a não ser que você não esteja seguro o suficiente para a prova. Nesse caso, é melhor não ter pressa.
Pratique as manobras básicas - Estacionar, sair, dar seta, baliza e obedecer à sinalização são muito importantes.
Uma das coisas mais importantes que o examinador vai verificar é o seu controle sobre o veículo. Ter com medo do carro, parar e arrancar de forma brusca e demonstrar falta de confiança em si mesmo conta pontos contra você.
Se você acelerar demais, passar no sinal vermelho, não olhar na placa de pare ou fazer cometer algum outro erro muito crasso, se prepare para refazer a prova.



3 - Se familiarize com os sinais. Conhecer sinais de rua, sinais de outros motoristas, saber quando passar e como e quando deixar veículos de emergência passarem são pontos a favor. Leia o manual! Conheça as regras e vai ficar tudo bem.



4 - Dirija um pouco com seus pais. Na manhã antes da prova, peça para eles te acompanharem em um trajeto curto, cheque todos os espelhos e faça todas as manobras corretamente. Isso vai te ajudar a ganhar mais confiança.


Método 3 de 3: Passar na Prova Prática



1 - Certifique-se de que o carro está em condições para a prova. Os pneus devem estar cheios e em boas condições, todas as luzes devem estar acendendo, o limpador de parabrisas deve estar funcionando, com água no reservatório e todas as funções devem estar bem reguladas.
Não pode haver rachaduras no para-brisa.
Certifique-se de que não está saindo fumaça do capô. Se o carro der qualquer sinal de não estar seguro, avise o instrutor.

Ajuste o banco de acordo com a sua altura e forma física. Você deve se sentar a pelo menos 25cm do volante e suas mãos devem fazer um ângulo de mais ou menos 45°, segurando o volante um pouco abaixo da metade. (Antes era um pouco acima, mas os airbags mudaram a regra).
Certifique-se de que seus pés alcancem os pedais e que você não tem que se esticar demais para alcançá-los nem está sentado encolhido.



2 - Chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. Leve todos os documentos necessários.



3 - Ao entrar no carro com o examinador. Relaxe e seja amigável. Você não vai perder pontos por ser antipático - em tese - mas se o examinador tiver de tomar alguma decisão mais complicada durante a prova, se pergunte: Você ajudaria uma pessoa legal ou uma antipática?
Faça qualquer pergunta que você tenha antes da prova ou durante, caso esteja confuso. O examinador ficará feliz em ajudar.



4 - Dirija dentro da velocidade segura o tempo todo. Perceba que isso não significa a velocidade permitida – as condições podem exigir uma velocidade mais baixa. Não ultrapasse o limite de velocidade de jeito nenhum.



5 - Pratique sua atenção ao dirigir. Cheque os espelhos regularmente. Exagere um pouco ao fazer isso, para que fique bem perceptível.
Mantenha a cabeça em movimento, olhe pelas janelas para os outros carros, pedestres, crianças, senhoras, etc.
Mantenha seus olhos na pista e não se distraia com uma pessoa bonita andando na calçada. Seu examinador também vai ver, e reparar onde está sua atenção: na pista ou na beleza. Se quiser passar, a resposta tem de ser “na pista".
Quando mudar de pista ou virar, vire um pouco a cabeça e olhe para trás. Os retrovisores são úteis, mas não são perfeitos. Uma combinação de olhos e espelhos é o ideal.



6 - Obedeça todas as placas. Pare completamente nas placas de “Pare”. Olhe para os dois lados antes de seguir em frente. Se houver mais gente na placa de “Pare”, cuide de sair do caminho propriamente - e só vá quando for sua vez.
Não se esqueça de dar seta em todas as curvas, mudanças de pista e sempre que quiser mudar de direção.



7 - Estacione com confiança. Pratique baliza com seus pais ou instrutor para estar confiante e fazer a prova com facilidade, em três ou quatro movimentos.
Faça a melhor baliza possível. Cuide de ligar a seta, pois esquecê-la provavelmente vai garantir seu fracasso na prova. Tente não bater na guia. Vá devagar e com cuidado, olhando para trás e para os lados.
Lembre-se que não tem problema encostar levemente na guia, o problema é subir. Você vai perder alguns pontos, mas é melhor que reprovar direto.



8 - Agradeça o examinador. Quando voltar ao pátio, ouça o que ele tem a dizer. Provavelmente vão te falar onde você errou e talvez onde acertou também.
Depois vão te falar se você passou ou não. Qualquer que seja a resposta, agradeça. Se tiver passado, vai ficar feliz e é sempre bom ser educado. Se não, você terá de voltar - e pode ter que fazer a prova com o mesmo instrutor. Se você perder a cabeça e chamar o examinador de “velhote roedor de unha que precisa de óculos novos”, ele provavelmente vai pegar bem mais pesado na próxima vez!

9 - Parabéns se passar! Se você ler esse tutorial e o manual com calma, é quase certeza que vai passar. Dirija com cuidado!

Dicas

Mantenha a calma e a concentração.
Nem todo examinador é simpático. Às vezes você pode pegar um examinador que grite com você ou faça comentários maldosos. Tente bloqueá-los, e o mais importante, se concentrar. Nunca leve as palavras duras a sério – eles podem ter brigado com a esposa – e só escute caso eles dêem bons conselhos.
Converse com um amigo de confiança que te dê algum conforto.
Não tenha medo de admitir que está nervoso.
Cumprimente o examinador e seja simpático. Dê um aperto de mãos no começo e responda se ele tentar conversar durante a prova/ De qualquer forma, tente não falar demais, pois pode te distrair.
Não conte para ninguém que você vai fazer a prova. Dessa forma, você não se sente pressionado a contar para todo mundo se não passar.
Um erro comum entre iniciantes é frear muito bruscamente. Certifique-se de tirar o pé do acelerador com antecedência e utilizar o freio para terminar suavemente. Se você for direto do acelerador para o freio, a freada vai ser brusca e você vai perder pontos. Se fizer a toda hora, pode acabar sendo reprovado só por isso.
Fique calmo e relaxe. Você é capaz.
Evite diminuir a velocidade antes de mudar de pista. Tente manter a velocidade constante para não atrapalhar o trânsito.
Faça mais horas de treinamento do que o obrigatório, você vai se sentir mais experiente e confortável.
Quando ou se seu instrutor te pedir para estacionar na ladeira, lembre-se das três palavras mágicas. Espelho, seta, ponto-cego.
Passando ou não, agradeça o instrutor. Principalmente se não passar: você pode ter deixado ele muito assustado!
Sempre saiba qual é a sua pista.
Faça um curso de educação no trânsito. Eles vão revisar o curso e você vai melhorar muito ao volante.
Tente não atropelar nada nem ninguém.
Sempre pare antes das marcações (você pode ir um pouco para frente depois de parar totalmente).
Quando fizer uma curva, olhe a toda sua volta para não bater em nenhum carro.
Se possível, marque seu teste para um horário com pouco trânsito.
Ser reprovado não é a pior coisa do mundo. Simplesmente remarque o teste. Não desanime! Você vai passar uma hora ou outra.
Se familiarize com a localização dos controles do carro usados na prova. Podem te pedir para apontar vários mecanismos (luz de emergência, limpador de para-brisa, farol alto, etc.)
Peça para seu instrutor testar o carro para você.
Se puder, faça a prova no mesmo carro em que fez as aulas. O veículo precisa estar em condições seguras.
Sinal verde nunca significa realmente “Pode ir” quando você faz uma curva. Se você for virar numa intersecção com sinal verde, espere e veja se está vermelho para os carros da outra pista.
Cuidado com os cones.

http://www.curiosoelegal.com/2015/05/como-passar-na-prova-de-direcao.html

Teste: Nissan March 1.0 S - Tudo pelo racional

Testes

Teste: Nissan March 1.0 S - Tudo pelo racional

15/05/2015 15:31  - Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Teste: Nissan March 1.0 S - Tudo pelo racional
Nissan March S 1.0 combina equipamentos funcionais e preço competitivo
por Márcio Maio
Auto Press

O mercado automotivo vive em constante mudança. Com consumidores cada vez mais exigentes, categorias que antes não recebiam grandes cuidados passam a ser alvo de mais atenção. Os hatches compactos, por exemplo, eram modelos comumente vistos há pouco tempo em versões de entrada “peladas”. Hoje, porém, essas configurações são quase escassas e aparecem praticamente apenas nos projetos mais antigos ou no catálogo da fábrica, para criar um preço inicial mais baixo. Na prática, o que se vê são modelos já com os itens de conforto considerados básicos. O Nissan March 1.0 S traz esses itens mas, ao mesmo tempo, evita quaisquer futilidades estéticas ou luxos sem função objetiva. A ideia da versão é primar pela racionalidade. 


Posicionada no meio das três opções com motor 1.0, a S traz ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, porta-malas com iluminação e abertura na chave, retrovisores elétricos, travas e os quatro vidros elétricos e alarme. Não há sistema de som, mas a fabricante entrega o modelo preparado para a instalação. Logo abaixo fica a versão Conforto, que perde a chave com telecomando, trio elétrico e revestimento de tecido nas portas e custa R$ 2 mil a menos – R$ 35.990 contra R$ 37.990. A topo entre os modelos 1.0 é a SV, que custa R$ 3 mil a mais e adiciona som, volante multifuncional, faróis de neblina, aerofólio com luz de freio e detalhes estéticos.


O motor 1.0 em questão é o moderno propulsor de três cilindros, 12 válvulas e sistema de partida a frio, fabricado pela Nissan no Brasil e adotado no hatch em março último. Com cabeçote e bloco em alumínio, ele usa uma corrente interna no lugar da famigerada correia dentada, o que reduz consideravelmente a manutenção. O motor atinge 77 cv e 10 kgfm de torque tanto com gasolina quanto com etanol no tanque e está sempre associado à transmissão manual de cinco marchas. Trata-se do mesmo trem de força usado no sedã Versa, que foi nacionalizado no final de março. 


A aposta na fabricação nacional de seus dois compactos faz parte da ambiciosa meta da marca nipônica de mais que dobrar sua participação de mercado, atualmente em 2,3%, para 5% até março de 2017. Pelo menos por enquanto, as vendas do March ainda não emplacaram o necessário para conduzir a esse objetivo. Nos primeiros quatro meses de 2015, a média foi de 2.151 emplacamentos mensais. Em seu melhor momento, ao longo de 2012, o hatch chegou a computar 33.149 vendas, ou seja, 2.762 por mês. A fabricante espera, no entanto, ampliar esses números em 2015 e 2016. Isso porque é patrocinadora das Olimpíadas, que serão realizadas no Rio de Janeiro, e acredita no sucesso de uma futura versão comemorativa para o evento.


Ponto a ponto

Desempenho – São 950 kg de peso e 77 cv de potência tanto com etanol quanto com gasolina no tanque, o que confere uma boa relação de 12,3 kg/cv à versão 1.0 S do Nissan March. O novo motor de três cilindros da marca nipônica se mostra esperto em giros menores e o torque de 10 kgfm aparece às 4 mil rotações. O modelo se sai melhor no tráfego urbano, mas ultrapassagens e retomadas são feitas de maneira eficaz quando se recorre às reduções de marchas. Nota 8.
Estabilidade – De maneira geral, a sensação é de se ter o carro controlado. As rolagens de carroceria são pouco perceptíveis e a direção, apesar de muito leve nas manobras de estacionamento, ganha mais peso conforme o ponteiro do velocímetro sobe. Nota 8.
Interatividade – O March 1.0 S é um carro funcional. Tem poucos comandos, mas todos bem posicionados. A maior sofisticação fica por conta do computador de bordo. A transmissão manual de cinco velocidades traz engates corretos e a retrovisão é boa, mas não há luxos nem enfeites. Nota 6.
Consumo – De acordo com a Nissan, o March 1.0 de três válvulas atingiu médias de 8,8/12,9 km/l com etanol em trecho urbano e estrada, respectivamente, no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Com gasolina, os números sobem para 10,3/15,1 km/l. O resultado foi a nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem, tanto na categoria quanto no geral. Na avaliação, com gasolina no tanque e em trânsito urbano, a média ficou em 12,6 km/l. Nota 9. 
Conforto – A suspensão absorve as irregularidades do terreno com eficiência e o espaço interno, apesar de não ser o maior da categoria, é suficiente para transportar de maneira honesta quatro ocupantes. Mas o isolamento acústico deixa a desejar, assim como a ergonomia dos bancos. Nota 6.
Tecnologia – O March ganhou face-lift ano passado e, neste ano, passou a contar com o novo motor 1.0 flex de três cilindros, uma derivação do 1.2 de três cilindros a gasolina adotado na Ásia. O propulsor é moderno e leve, com cabeçote e bloco em alumínio, e elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio. A direção elétrica é um trunfo neste segmento de veículos de entrada e, junto com os vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas e ar-condicionado, já sai de fábrica na versão S. Nota 7.
Habitabilidade – O ângulo de abertura das portas é bom e facilita o acesso. Os vãos para guardar objetos de uso pessoal são pouco funcionais -  com um rádio comprado como acessório, sobra um espaço abaixo que pode ser usado para guardar carteiras, mas é esteticamente condenável. O porta-malas leva modestos 265 litros. Nota 6.
Acabamento – Veículos de entrada de marcas generalistas normalmente são recheados de plásticos rígidos. Os encaixes, pelo menos, são bem feitos. Não há luxos, ao contrário, quase tudo no modelo tem mesmo aspecto de veículo de entrada e popular. Nota 5.
Design – O face-lift de 2014 modernizou a cara do March, com seu novo conjunto ótico e grade dianteira. É um design que não compromete, mas também não chega a destacá-lo frente à concorrência do segmento. Nota 7.
Custo/benefício – A Nissan cobra R$ 37.990 pela versão S do March. Na concorrência direta dos hatches 1.0, só o novo Uno Attractive é mais barato, por R$ 36.800, mas sem vidros traseiros elétricos. O Volkswagen Up se aproxima bastante do valor do March em sua versão de entrada, a Take, equipado à altura – também só conta com vidros elétricos dianteiros. Um Fiat Palio Attractive com nível semelhante de equipamento sai a R$ 39.628, enquanto o Ford Ka SE – que já traz rádio – parte de R$ 38.990 e Renault Sandero Expression, também com vidros traseiros manuais e rádio, começa em R$ 39.260. Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Gol só podem ser comparados com o March 1.0 S em versões que batem os R$ 42 mil. Nota 7.
Total – Nissan March 1.0 S somou 69 pontos em 100 possíveis.

 
Impressões ao dirigir

Medida certa

A principal estrela do March 1.0 é, sem duvida, o motor novo de três cilindros. Além dos 77 cv disponíveis tanto com etanol quanto com gasolina no tanque, sua curva de torque foi otimizada.  O torque máximo passou a ser entregue 350 giros antes do que no propulsor quatro cilindros e é ofertado com mais fartura desde as rotações mais baixas. Isso melhora as saídas de sinal, as ultrapassagens e as retomadas do modelo, fazendo-o se destacar principalmente no trânsito urbano. O câmbio manual de cinco marchas trabalha em boa sintonia com o motor, com engates precisos. 



Nas curvas, as rolagens de carroceria são controladas. Outro destaque da versão é a direção elétrica de série. Nas manobras de estacionamento e em velocidade baixa, é extremamente leve. Mas basta o ponteiro do velocímetro subir para que o volante ganhe peso e aumente a sensação de segurança – até 110 km/h, não há sinais de flutuação nem se fazem necessárias correções de trajetória. Uma vantagem do motor de três cilindros da Nissan é a ausência de trepidação. Ou seja, nada de parar no sinal e sentir o carro tremelicar.


Ficha técnica
Nissan March 1.0 S
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, acelerador eletrônico, sistema de partida a frio, sistema de variação contínua da fase de abertura das válvulas (CVVTCS).
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência: 77 cv com gasolina/etanol a 6.200 rpm.
Torque: 10 kgfm com gasolina/etanol a 4 mil rpm. 
Diâmetro e curso: 78 mm X 69,7 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 165/70 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD e assistência de frenagem.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco com cinco portas e cinco lugares. Com 3,83 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,53 m de altura e 2,45 m de entre-eixos. Airbags frontais. 
Peso: 950 kg. 
Capacidade do porta-malas: 265 litros.
Tanque de combustível: 41 litros.
Produção: Resende, Brasil.
Lançamento mundial: 2013.
Lançamento no Brasil: 2014.
Itens de série: Ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, desembaçador traseiro com temporizador, direção elétrica progressiva, porta-malas com iluminação, tampa de combustível com abertura interna, volante com regulagem de altura, chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas, retrovisores, travas e vidros elétricos.
Preço: R$ 37.990.


http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2015/05/15/teste-nissan-march-10-s-tudo-pelo-racional