IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 4 de março de 2015

Em votação, professores de SC aprovam indicativo de greve. a categoria enviará proposta de reajuste ao plano do magistério ao governo. Caso não haja negociação até dia 10, docentes devem entrar em greve.



a categoria enviará proposta de reajuste ao plano do magistério ao governo.
Caso não haja negociação até dia 10, docentes devem entrar em greve.


Professores começaram a se reunir no início da tarde desta terça, na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis 

(Foto: Gabriela Machado/RBS TV)



Em votação na tarde desta terça-feira (3), os professores estaduais de Santa Catarina decidiram por um indicativo de greve. Eles enviarão proposta ao governo e, caso não haja negociação, começarão a paralisação a partir do dia 10 de março.

Mais de 5 mil professores participaram da assembleia em Fpólis, vindos de todas as áreas do estado. Segundo a secretária da região Macro-Oeste do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), Alvete Bedin, cerca de 99% dos docentes presentes votaram pelo indicativo de greve.

Na quarta (4), o documento com as propostas do professores deve ser encaminhado à Secretaria de Estado da Educação. Conforme Bedin, a categoria está aberta a negociações.

A votação começou por volta das 14h e terminou perto das 16h40. Após a assembleia, os docentes iniciaram um ato, em que caminharão da praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) até a Secretaria de Estado da Educação, no Centro da capital.





Proposta dos professores



Entre as propostas do sindicato, estão seis níveis de carreira, com direferenças salariais entre eles, jornada integral de 40 horas/aula, dois cargos para o magistério catarinense, sendo um professor e ou outro administrativo e garantia de licença remunerada para mestrado e doutorado





Confusão na Alesc



Professores ocuparam a Alesc na manhã desta terça e houve confusão e invasão nos corredores do local. Nesta terça ocorreria a votação da medida provisória que muda a forma de remuneração de professores temporários no estado. A proposta foi tirada de pauta na sessão, pelo conflito.

Antes da sessão começar, o hall da Assembleia já estava lotado. Muitos professores de várias regiões do estado foram acompanhar os debates. Por conta da quantidade de pessoas, um cordão de isolamento foi feito próximo a sala das comissões.

Alguns professores tentaram passar dessa área isolada e houve confusão (veja vídeo acima). Os manifestantes pediram que a medida provisória não fosse aceita.

O assunto foi retirado de pauta e o secretário de Educação do estado, Eduardo Deschamps, precisou sair da sala de reuniões com auxílio de seguranças.





Medida provisória

A medida provisória 198/2015 "fixa os salários dos profissionais contratados em regime temporário pela rede pública estadual de ensino", segundo a Alesc. Ela tem como objetivo adequar as remunerações à Lei do Piso Nacional do Magistério. "Para isso, os vencimentos dos professores temporários serão compostos pela soma do vencimento, mais a hora-atividade, mais o incentivo à produtividade em sala de aula", informou a assessoria de comunicação da Assembleia.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, apenas os contratados após a aprovação da MP serão atingidos pelas mudanças. Conforme a categoria, a decisão fragmenta a carreira. Além disso, eles alegam que não respeita a lei nacional.

"E discrimina os ACTs ao transformar os professores contratados em módulos de 10, 20, 30 ou 40 horas em profissionais horistas”, defende o coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte/SC), Luiz Carlos Vieira.

“Os professores são uma única categoria. Todos têm que ter o mesmo vencimento, o mesmo tratamento, e isso só será possível se os professores temporários tiverem oportunidade de um concurso público para sua efetivação. Não dá para tratar os professores de forma diferenciada”, concluiu o coordenador do Sinte durante o protesto, na manhã desta terça.




G 1 S C

Paracetamol em excesso expõe pacientes a riscos, alertam cientistas


Doentes crônicos que recorrem ao medicamento tendem a aumentar o risco de morrer ou então desenvolver problemas renais, intestinais e cardíacos, afirmaram os estudiosos

Médicos avaliam os riscos de tomar paracetamol para curar a ressaca 

Foto: Stock.xchng / Divulgação



Pesquisadores ingleses alertaram, nesta terça-feira, para a possibilidade de médicos subestimarem os riscos a que estão expostos seus pacientes com o uso prolongado do paracetamol, o mais popular entre os analgésicos.

Doentes crônicos que recorrem ao medicamento — usualmente, pessoas que costumam ingeri-lo diariamente e em grande quantidade por vários anos — tendem a aumentar o risco de morrer ou então desenvolver problemas renais, intestinais e cardíacos, afirmaram os estudiosos.


Liderada por Philip Conaghan, no Instituto de Medicina Reumática e Músculo-esquelética, a equipe analisou dados a partir de oito estudos já publicados sobre o uso frequente de paracetamol. As informações disponíveis referem-se apenas a pessoas que tiveram o remédio receitado por um médico e não incluíram quem compra na farmácia por conta própria.

Um desses oito estudos tinha constatado uma taxa maior de letalidade, de até 63%, comparando usuários do paracetamol com quem não tinha sido receitado no período em que o estudo foi realizado. Outras quatro pesquisas concluíram elevado risco de problemas cardiovasculares, variando de 19% a 68%. O risco de hemorragia gastro-intestinal e outros efeitos colaterais no intestino chegou ao máximo de 49%.

Por fim, em três dos trabalhos acadêmicos referenciados houve acordo quanto à ingestão de paracetamol causar problemas no sistema renal. Em todos os casos, os riscos se relacionavam com a quantidade de remédio ingerido — em outras palavras, quanto maior a dose, maior o risco, como publicado no jornal britânico Annals of the Rheumatic Diseases (Anais de Doenças Reumáticas).
"Mesmo o risco sendo baixo na maior parte das vezes, os médicos deveriam ser cautelosos ao receitar a droga", alertaram os pesquisadores. 
Eles explicaram que a análise não foi conclusiva a respeito do fato se morte prematura e problemas de saúde seriam causados por uma doença subjacente mais do que pelo paracetamol.
— O paracetamol ainda é o analgésico mais seguro, e este estudo não deveria fazer com que as pessoas parem de tomá-lo. De posse desses resultados, é aconselhada a menor dosagem em um tempo mais curto e necessário — disse Nick Bateman, professor em toxicologia clínica na Universidade de Edimburgo (Escócia).
Outro especialista no tema, o professor Seif Shaheen, na área de epidemiologia respiratória na Universidade Queen Mary, em Londres, concordou com Bateman ao afirmar que "a revisão sobre os efeitos do remédio, dadas as limitações, não fortaleceu a evidência de efeitos prejudiciais causadas pelo paracetamol".
— Porém, seria prudente realizar novas e rigorosas pesquisas sobre possíveis efeitos prejudiciais em torno da droga, usada com frequência — acrescentou. 
Amplamente recomendado como o primeiro passo para acabar com várias dores, o paracetamol é tido por muitas pessoas como mais seguro do que aspirina e ibuprofeno. O novo estudo levou a outras conclusões na pesquisa: na comparação com outros remédios, o paracetamol pode não ter qualquer vantagem para o tratamento de osteoartrite, reumatismo e dores agudas na coluna lombar.
À luz disso, "deve-se levar em conta um uso mais cauteloso", como sustentado no artigo. "Os médicos devem estar atentos às reações individuais de cada paciente ao paracetamol, observando o aumento no grau de toxicidade quando a dosagem for maior e por um período regular".



AFP / DIÁRIO CATARINENSE

Família gaúcha grava em vídeo manobras perigosas de ônibus em SC






Gravação foi feita na BR-153. Motorista foi demitido


Uma família erechinense que viajava no inicio da tarde desta terça-feira(3) pela BR 153, em Santa Catarina, se surpreendeu com a irresponsabilidade de um motorista da empresa Reunidas, cujo ônibus de prefixo 24229 transitava no sentido norte/sul, entre os municípios de Irani e Concórdia e resolveu gravar a situação.
Segundo o motorista do carro, o ônibus fazia uma média de 110 km/h, conforme acompanhava pelo velocímetro do automóvel, não importando se era numa reta ou em curvas. 
O veículo de passageiros frequentemente invadia o acostamento da rodovia e em curva de faixa dupla realizou ultrapassagem, manobra proibida por lei.
O carro tentou seguir o ônibus, até perdê-lo de vista próximo a Concórdia, onde possivelmente deve ter entrado. É possível ouvir as expressões assustadas dos passageiros do carro enquanto filmavam o espetáculo de infrações promovidas pelo motorista enquanto colocava seus supostos passageiros em iminente risco de vida.
Não se sabe se a empresa foi denunciada junto à Polícia Rodoviária Federal.




Nota à imprensa



A Reunidas S.A. repudia a atitude do motorista que conduzia o ônibus filmado. A empresa reforça que atitudes como essa não condizem, em aspecto algum, com a conduta adotada pela empresa e com a orientação passada aos funcionários. Assim que soube do ocorrido, a Reunidas S.A tomou todas as medidas legais para afastar o motorista do quadro de funcionários da empresa.


Fonte: AU Online / Caco da Rosa

Dilma defende necessidade de ajuste fiscal em reunião com senadores. No entendimento da presidente, os tucanos não apresentam "início de prova que pudesse justificar o prosseguimento de ação"


No entendimento da presidente, os tucanos não apresentam "início de prova que pudesse justificar o prosseguimento de ação"

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR


Em discurso para os senadores líderes dos partidos da base aliada, no Palácio do Planalto, há pouco, a presidente Dilma Rousseff defendeu a necessidade de aprovação das medidas que estão em tramitação para garantir o ajuste fiscal. 

— Ela falou da importância do ajuste e mostrou que, no segundo trimestre, com as contas alinhadas, o Brasil voltará a crescer — disse o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), um dos nove senadores presentes ao encontro, que durou uma hora e meia. 

Dilma mostrou-se disposta a conversar com mais frequência com os parlamentares e marcou para segunda-feira, às 17h, novo encontro com os senadores.

Em sua fala, a presidente destacou a importância da aprovação das medidas que já foram encaminhadas ao Congresso e da necessidade de elas serem aprovadas o quanto antes. 

— A presidente disse que mandou o projeto de lei das desonerações para ser discutido e debatido, mas ajuste é necessário e é importante para o país — insistiu Dilma, segundo Gurgacz.

Na reunião, a presidente Dilma foi advertida ainda pelos senadores sobre a pressão que os parlamentares estão sofrendo das ruas. O senador Blairo Maggi (PR-MT) foi quem mais bateu nesta tecla, ressaltando que o governo precisa estar mais atento à comunicação. Os senadores falaram ainda do problema enfrentado pelos caminhoneiros, que lembraram ser uma categoria importante, que precisa de uma atenção especial porque eles mobilizam o País, já que a maior parte dos produtos do é transportado por estradas. Dilma apenas teria ouvido as observações.

Depois de Dilma, foi a vez do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, defender as Medidas Provisórias que tornam mais rigoroso o acesso a benefícios sociais. Segundo o senador Gurgacz, Mercadante ressaltou que "o governo não está mexendo em direitos trabalhistas, mas corrigindo excessos". 

Na reunião, os senadores citaram que talvez este prazo de 18 meses para o início da concessão do seguro desemprego seria longo demais, sugerindo que ele fosse reduzido. O senador Gurgacz, por exemplo, defende 12 meses. Este assunto voltará a ser tratado na nova reunião de segunda-feira, com senadores, no Planalto.





Estadão Conteúdo

"Desabamento" de túmulos deixa feridos no enterro de José Rico






Fãs e curiosos subiram nas lápides para acompanhar cerimônia.
Ao menos duas pessoas precisaram ser levadas para hospital.






Sepulturas "desabaram" no Cemitério da Saudade, em Americana (SP), e ao menos duas pessoas ficaram feridas durante o enterro do cantor José Rico, nesta quarta-feira (4), informou a prefeitura. As tampas de granito não suportaram o peso dos fãs e curiosos que subiram nas lápides para acompanhar a cerimônia. As vítimas caíram dentro das covas. 

Ainda segundo a prefeitura, os feridos foram levados para o hospital municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A administração não soube informar o estado de saúde e nem o tipo de ferimento que sofreram.

No vídeo é possível ver um dos feridos, um homem, dentro da cova, após a queda. Pessoas ao redor tentam ajudá-lo. Aproximadamente 3,5 mil acompanharam a cerimônia, segundo a administração do cemitério.
As duas covas, uma de tamanho adulto e uma infantil, foram cobertas com laje após os acidentes, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Morte de José Rico

A morte do músico, de 68 anos, ocorreu na tarde de terça-feira. Ele estava internado há dois dias no hospital Unimed de Americana, cidade onde morava há 30 anos. Segundo o boletim médico, José Rico teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca. O cantor era casado com Berenice Martins Alves dos Santos e tinha dois filhos gêmeos, Samy e Sara.


G 1

DOIS MORTOS em acidentes nas rodovias de SC




Duas pessoas morreram em acidentes nas BRs do Estado durante esta quarta-feira, 04 de março.



O primeiro foi capotamento no km 173,7 da BR 282 às 11h30min em Bocaína do Sul. Envolvido Renault Logan de Forquilhinha dirigido por Alcione Soares, vítima fatal, e o passageiro Daniel Silva teve ferimentos leves; e caminhão VW 24.220 de Antonio Carlos dirigido porEmilson Borges, ileso.

E o segundo foi colisão traseira e ocorreu no km 210,3 da BR 101 às 16h00min em São José. Envolvidos Ford Fiesta de Florianópolis dirigido por Helena Kazue Uda, ilesa; e motocicleta BMW S 1000 R de Palhoça pilotada por Carlos Alberto Machado, vítima fatal.



PRF SC