IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 7 de setembro de 2013

GRANDIOSA FESTA EM HONRA A FREI BRUNO NO DIA 8 DE SETEMBRO DE 2013 - DOMINGO. BAIRRO DIAMANTE - RODEIO.

HOMENAGEM ao Pe. FRANCISCANO 
FREI BRUNO LINDEN
08 de SETEMBRO de 
1876 – 2013 
( 137 Anos de Nascimento )
Relato Histórico do 
BUSTO de FREI BRUNO
De: Joaçaba para Rodeio
De: Rodeio para a Comunidade de Diamante 
Diante dos fatos e dada a importância da permanência do Pe. Franciscano Frei Bruno Linden no município de Rodeio, em meados do ano de 1956, cita sua última morada no município de Joaçaba, onde lá permaneceu por quatro anos.Com sua saúde debilitada, no dia 25 de Fevereiro de 1960, Frei Bruno entrega sua apostólica alma a Deus.
Após dois anos de sua morte ( 1962 ), os munícipes da cidade de Joaçaba, conjuntamente com o Bispo diocesano local, resolveram prestar ao zeloso Frade Franciscano uma homenagem – confecção de seu Busto em bronze que foi trazido por meio de um jeep do Liceu de Artes e Oficinas de São Paulo. Homenagem prestada ao Frei Bruno após sua morte.
O Busto de Frei Bruno em bronze foi posto em praça pública, ao lado da Catedral Santa Teresinha – como sinal de zelo e respeito às sua boas obras. Do mesmo molde, e subseqüentemente no mesmo ano porém, confeccionaram um outro Busto, mas este de gesso. Este porém foi enviado por meio de autorização do Sr: Bispo Diocesano de Joaçaba a Paróquia São Francisco de Assis – Rodeio no ano de 1965. O Busto foi entregue as mãos do então Pároco Sr. Frei José Bertoldi[1] – Homenagem prestada pelo povo e autoridades do Município de Joaçaba pela permanência dos quase vinte anos do Pe. Franciscano Frei Bruno Linden no Município de Rodeio. O Busto permaneceu guardado no depósito do Convento Franciscano por alguns meses... Até que na ocorrência da Celebração de uma Missa – Comunidade Diamante, Frei José Bertoldi, foi em direção aos Membros da Diretoria; na época ( 1965 ), representada por seu Presidente Sr. Tenente Coronel Artur Fronza e o fez a indagação se gostariam que o Busto de Frei Bruno viesse para a Comunidade, já que o padre Bruno como era conhecido havia passado nesta comunidade. No mesmo instante a questão foi apreciada e aprovada pelas famílias da Comunidade, pois os moradores indagavam que antes de sua morte Frei Bruno permanecera vivendo na Comunidade, cuidando porém dos atendimentos das missas, confissões dos doentes, na visita as famílias, tanto da própria Comunidade, como das comunidade vizinhas... Porém, foi no ano de 1965 então que o Busto de Frei Bruno foi translado ao Bairro de Diamante, onde permaneceu inicialmente em um altar construído no Galpão da Escola Isolada Diamante I. 
Da escola foi construída uma capelinha denominada de Capitel do Frei Bruno ao lado da Igreja e consequentemente pela necessidade de um espaço maior para realizar as orações e depositar os diversos objetos é que surgiu a discussão acerca da Construção do Novo Oratório – tudo isso porque esta obra deveria estar concluída até as proximidades da Festa de Frei Bruno que iria realizar-se nos dias 18 e 19 de Agosto de 2001. Foi então no mês de Abril de 2001, reuniram-se no Salão da Capela Santa Apolônia, os membros da Diretoria do CPC, representado por seu Presidente Sr. Bruno Dalmolin, ao qual lançou como ponto primeiro de pauta a discussão da proposta de se mobilizar para a Construção do Novo Oratório, visto que o anterior devido o crescente aumento do número de visitantes e em conseqüência de sua precariedade material e espacial; não mais comportava tais...
Porém foi lançada a semente e no Primeiro Domingo do mês de Maio, o questionamento foi apreciado por toda a comunidade, que via esta questão com bons olhos...
Diante disto é que se começou a campanha para a Construção do Novo Oratório para abrigar o Busto de Frei Bruno; que ao ver não somente mobilizou um pequeno grupo de pessoas, mas centenas que acreditaram que o Oratório pudesse acontecer... foi graças a isso que na Segunda quinzena do mês de Junho de 2001, depois de determinado o local para a construção, os trabalhos iniciaram. Os trabalhos foram incessantemente árduos, quase dois meses de trabalhos que mobilizaram as famílias da Comunidade, já que está obra deveria estar pronta dias antes da Festa de Frei Bruno “18 e 19 de Agosto de 2001”.
E... isso realmente aconteceu e tornou-se realidade. Foi no dia 16 de Agosto de 2001, que os últimos retoques foram dados para a conclusão da obra, bastando porém, somente o translado do Busto de Frei Bruno do antigo Capitel( ao lado da Igreja) para o Novo Oratório. 
Porém, no dia 17 de Agosto de 2001, Sexta-feira, diante de um dia majestoso e cintilante, às 17:05 horas pontualmente, o Busto de Frei Bruno foi translado do antigo Capitel para o Novo Oratório. O percurso do translado foi acompanhado pelos Membros da Diretoria, ajudantes da obra e demais populares que estavam presentes. O Busto de Frei Bruno Linden, foi dessa forma conduzido a sua morada definitiva, tendo o Novo Oratório um espaço físico muito superior ao antigo Capitel e proporcionando ao romeiro comodidade ao entrar no interior do mesmo, tendo dessa forma bancos para sentar e um espaço para acender as velas...

O Oratório foi inaugurado no dia 19 de Agosto de 2001, contando com a presença de centenas de pessoas.
Inúmeras pessoas o consideram Santo e atribuem a FREI BRUNO, espírito profético e às bênçãos e orações, valimento miraculosos no atendimento às suas necessidades espirituais e materiais. A confiança em sua poderosa intercessão continua depois de sua morte. Prova disto são as inúmeras visitas em seu busto, na comunidade de Diamante, onde as pessoas procuram dele sua Bênção, outros pedem a saúde por um doente ou ainda ajuda para resolver suas dificuldades. Muitas graças já foram alcançadas.



Que sua lembrança seja de bênção entre nós”.
Organizador do Relato:
Bruno Dalmolin
[1] FREI JOSÉ BERTOLDI, natural do Bairro de Diamante, fez simpatia para que o Busto viesse a Diamante.