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terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quina 4182 --- CONCURSO 4182 DATA 13/09/2016

Quina 4182

O sorteio da Quina 4182 ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016, terça-feira, prêmio estimado de R$ 6.300.000,00 (seis milhões e trezentos mil reais). A Quina 4182 será realizada em Carlos Chagas, Minas Gerais, e o resultado da Quina 4182 será divulgado a partir das 20:00 horas. Acesse o sorteio da Quina 4182 para mais informações sobre este concurso.
A Quina foi lançada em 13 de março de 1994 pela Caixa Econômica Federal e é a mais tradicional das loterias. Com 80 números disponíveis no volante de apostas, de 01 a 80, você pode marcar de 5 a 15 números e ganha se acertar 2 (Duque), 3 (Terno), 4 (Quadra) ou 5 (Quina) números. O custo de uma aposta com 5 números é de R$ 1,50 e a probabilidade de acertar todos os 5 números é de 1 em 24.040.016.
No painel de resultados do GIGA-SENA abaixo, você confere hoje o resultado da Quina no último sorteio. Os resultados dos sorteios anteriores você confere nas páginas dos respectivos números dos concursos no menu a esquerda ou utilizando o campo de busca para concursos mais antigos.
CONCURSO 4182 DATA 13/09/2016
03
07
38
41
46
 
QUINAQUADRATERNODUQUE
prêmio
0,004.987,07101,042,32
ganhadores
x 0x 116x 8.609x 206.221
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 14/09/2016Prêmio Estimado: R$ 8.000.000,00
[AVISO] A QUINA AGORA PAGA 2 ACERTOS!

Timemania 929 --- CONCURSO 929 DATA 13/09/2016...

Timemania 929

O sorteio da Timemania 929 ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016, terça-feira, prêmio estimado de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A Timemania 929 será realizada em Carlos Chagas, Minas Gerais, e o resultado da Timemania 929 será divulgado a partir das 20:00 horas. Acesse o sorteio da Timemania 929 para mais informações sobre este concurso.
A Timemania foi lançada em 01 de março de 2008 pela Caixa Econômica Federal. Com 80 números disponíveis no volante de apostas, de 01 a 80, você deve marcar 10 números e um time de futebol dentre os 80 clubes disponíveis. Ganha se acertar 7, 6, 5, 4 ou 3 números ou o Time do Coração. O custo de uma aposta é de R$ 2,00 e a probabilidade de acertar todos os 7 números é de 1 em 26.472.637.
No painel de resultados do GIGA-SENA abaixo, você confere hoje o resultado da Timemania no último sorteio. Os resultados dos sorteios anteriores você confere nas páginas dos respectivos números dos concursos no menu a esquerda ou utilizando o campo de busca para concursos mais antigos.
CONCURSO 929 DATA 13/09/2016
11
15
19
24
26
55
60
Time do Coração
CRUZEIRO/MG
 
7 acertos6 acertos5 acertos4 acertos3 acertosTime
prêmio
0,006.419,80423,286,002,005,00
ganhadores
x 0x 9x 195x 2.759x 23.694x 12.874
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 15/09/2016Prêmio Estimado: R$ 600.000,00

Dupla Sena 1543 --- CONCURSO 1543 DATA 13/09/2016...

Dupla Sena 1543

O sorteio da Dupla Sena 1543 ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016, terça-feira, prêmio estimado de R$ 4.300.000,00 (quatro milhões e trezentos mil reais). A Dupla Sena 1543 será realizada em São Paulo, Capital, e o resultado da Dupla Sena 1543 será divulgado a partir das 20:00 horas. Acesse osorteio da Dupla Sena 1543 para mais informações sobre este concurso.
A Dupla Sena foi lançada em 06 de novembro de 2001 pela Caixa Econômica Federal e é uma versão da Mega Sena com mais chances de acertar. Com 50 números disponíveis no volante de apostas, de 01 a 50, você pode marcar de 6 a 15 números e ganha se acertar 3 (Terno), 4 (Quadra), 5 (Quina) ou 6 (Sena) números. O custo de uma aposta com 6 números é de R$ 2,00 e sua aposta participa de 2 sorteios no mesmo concurso. A probabilidade de acertar todos os 6 números é de 1 em 15.890.700.
No painel de resultados do GIGA-SENA abaixo, você confere hoje o resultado da Dupla Sena no último sorteio. Os resultados dos sorteios anteriores você confere nas páginas dos respectivos números dos concursos no menu a esquerda ou utilizando o campo de busca para concursos mais antigos.
CONCURSO 1543 DATA 13/09/2016
1º Sorteio
17
21
23
42
44
45
 
SENAQUINAQUADRATERNO
prêmio
0,004.965,4171,231,94
ganhadores
x 0x 18x 1.434x 26.294
ACUMULOU!
2º Sorteio
01
03
08
17
25
38
SENAQUINAQUADRATERNO
0,002.773,7865,141,89
x 0x 29x 1.568x 27.010
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 15/09/2016Prêmio Estimado: R$ 4.600.000,00
[AVISO] A DUPLA-SENA AGORA PAGA 3 ACERTOS!

Lotomania 1692 -- CONCURSO 1692 DATA 13/09/2016

Lotomania 1692

O sorteio da Lotomania 1692 ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016, terça-feira, prêmio estimado de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais). A Lotomania 1692 será realizada em Carlos Chagas, Minas Gerais, e o resultado da Lotomania 1692 divulgado a partir das 20:00 horas. Acesse oresultado da Lotomania 1692 para mais informações sobre este concurso.
A Lotomania foi lançada em 02 de outubro de 1999 pela Caixa Econômica Federal. Com 100 números disponíveis no volante de apostas, de 01 a 00, você deve marcar 50 números e ganha se acertar 20, 19, 18, 17 ou 16 números e também se não acertar nenhum. O custo de uma aposta é de R$ 1,50 e a probabilidade de acertar todos os 20 números é de 1 em 11.372.635.
No painel de resultados do GIGA-SENA abaixo, você confere hoje o resultado da Lotomania no último sorteio. Os resultados dos sorteios anteriores você confere nas páginas dos respectivos números dos concursos no menu a esquerda ou utilizando o campo de busca para concursos mais antigos.
CONCURSO 1692 DATA 13/09/2016
03
06
15
28
33
37
46
47
51
56
63
65
67
70
74
80
84
87
93
00
 
20 acertos19 acertos18 acertos17 acertos16 acertos15 acertos00 acertos
prêmio
0,0027.175,031.687,89137,2422,495,080,00
ganhadores
x 0x 8x 115x 990x 6.041x 26.720x 0
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 16/09/2016Prêmio Estimado: R$ 1.800.000,00

Plano de aula com jogos


Atendendo aos pedidos, vou postar alguns Planos de Aula como exemplos. Não se esqueça de que todo Plano de Aula tem que ter objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliação.

PLANO DE AULA


MATEMÁTICA: JOGO TANGRAM


OBJETIVOS:
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria.
· Mostrar que a Matemática pode ser divertida.


CONTEÚDO:
. Figuras geométricas.


MATERIAL:
- Um tangram para cada criança, que pode ser reproduzido em cartolinas coloridas.
- giz de cera, canetinhas, cola, papel sulfite


PROCEDIMENTOS:
- Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos;
- Distribuir um tangram para cada aluno;
- Conversar sobre a origem do tangram e como se joga.
- Os alunos vão construir figuras usando todas as peças do tangram.
- Distribuir exemplos de figuras formadas para tentar reproduzir
- Depois de montada a figura a criança deve colar na folha de sulfite e desenhar montando um cenário.
- Construir um mural com todas as figuras formadas para socialização no grupo.


AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade, a participação e o interesse.




PLANO DE AULA


PORTUGUÊS: JOGO - DESCUBRA SEU NOME


OBJETIVOS:
Identificar seu nome e/ou de seus colegas
Ampliar o repertório de palavras estáveis (nomes).


CONTEÚDO:
- Nomes próprios


DESENVOLVIMENTO:
Os alunos são divididos em dois grupos. É apresentado a um aluno de um grupo as tiras de nomes e o aluno deverá reconhecer o seu nome e mostrar aos outros colegas.
Se acertar marcará um ponto para sua equipe.
Vence a equipe que marcar mais pontos.
Depois do jogo as fichas com os nomes ficarão expostas no cartaz de chamadinha.
Variação:
O aluno deverá identificar em um dos cartões o nome de um colega.


MATERIAL:
Fichas de cartolina azul (meninos) e rosa (meninas) com os nomes dos alunos.


AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/06/plano-de-aula-com-jogos.html

Consciência fonológica


A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.

A criança desenvolve a consciência fonológica no contato com o mundo linguístico, na inserção na cultura onde são privilegiadas diferentes formas linguísticas, entre quais destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita. 

Atividades Pedagógicas:


CONSCIÊNCIA DE PALAVRA: contar o número de palavras numa frase, referindo-o 
verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas. 

CONSCIÊNCIA DA SÍLABA: contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos. 

CONSCIÊNCIA FONÊMICA: dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra; descobrir qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra.


Todas as atividades descritas abaixo são orais. 
O importante é brincar com as sonoridades das palavras, que devem ser retiradas dos textos trabalhados em sala.
Exemplos de atividades:


- Após a leitura de um texto, escolher uma palavra e escrevê-la na lousa, fazendo um trabalho de consciência fonológica de som inicial, media e/ou final. 


- Cartazes com figuras – separar as figuras que começam com a mesma letra. 


- Dicionário ilustrado – pedir as crianças que procurem em casa, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente. 


- Bingo fonético – cartão com letras: o professor mostra a figura, as crianças pensam com que letra começa e marcam na cartela.


-Adição ou subtração de sons: 
MANGA + BA = MANGABA / MANGABA – BA = MANGA. 

-Onde está a letra S nas palavras SAPO – LÁPIS. 

-Falar de trás para frente: 
JUCA – CAJU / SACA – CASA. 

- Nomes com a mesma letra inicial. 

-Alimentos que começam com a mesma letra como ARROZ, AÇÚCAR. 

-Frutas que começam com a mesma letra como mamão, maçã, melão. 

-Brincar com rimas de cantigas, parlendas etc. 

Outro exemplo de atividade:



http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/06/consciencia-fonologica.html

Participação dos pais na educação dos filhos


Como os pais podem ajudar seus filhos:

• Lendo atentamente todas as comunicações enviadas pela Escola e comentando-as com seus filhos;

• Participando de todos os eventos relacionados com seu filho, com a classe de seu filho e com a Escola como um todo;

• Ajudando seu filho(a) a organizar o seu dia, para que venha à Escola com um bom estado de espírito. Para tanto faça que ele tenha uma boa noite de descanso, tenha horários regulares e bem distribuídos para fazer a tarefa de casa, brincar e outras atividades;

• Utilizando a agenda de seu filho para ajudá-lo na organização de suas responsabilidades escolares, bem como para receber ou mandar comunicados para a Escola;

• Providenciando para que seu filho tenha sempre o uniforme completo e adequado;

• Contribuindo para que ele tenha o hábito de arrumar sua mochila antes de vir para a Escola, para que ele não esqueça suas tarefas ou materiais necessários para as aulas;

• Mostrando um sincero interesse por aquilo que estiver aprendendo na Escola, comentando, discutindo, acrescentando informações, providenciando fontes de informação;

• Participando junto com seu filho de momentos prazerosos de leitura em casa;

• Ajudando na lição de casa. Quando o assunto é lição de casa, fala-se muito em lugar adequado, escrivaninha organizada, horário combinado.

"Numa família onde todos se querem e todos se respeitam, a educação torna-se mais fácil, muito menos espinhosa".
Raquel de Queiroz

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/06/participacao-dos-pais-na-educacao-dos.html

TRABALHO COM ORTOGRAFIA


Tradicionalmente, ensina-se ortografia – a maneira correta de grafar as palavras – apresentando e repetindo as regras ortográficas para a classe. Tudo se dá na base da decoreba.

Depois se o aluno desobedecer às tais regras em uma redação por exemplo, o professor corrige o erro, e pode até sugerir que o estudante copie várias vezes a versão correta das palavras que foram escritas de maneira errada. Muitos alunos decoram tais regras, mas na hora da redação continuam escrevendo errado.

Muitas regras ortográficas têm de ser mesmo decoradas. Mas isso não quer dizer que aprender a escrever certo seja um processo passivo.

É fundamental, para o trabalho do professor, que ele saiba quais palavras seus alunos usam frequentemente, pois eles apresentam suas hipóteses de como tais palavras devem ser escritas. A partir dessas suposições, levar o aluno a refletir sobre as possíveis alternativas de grafia e reconstruir as regras de ortografia das palavras.

Por outro lado, entender que a ortografia de algumas palavras não é definida por regras faz com que os alunos vejam a importância de consultar fontes de registro ortográfico da língua portuguesa, como os dicionários e reconheçam a importância da memorização.

A Apostila de Ortografia contém atividades que levam o aluno a refletir sobre a grafia das palavras, além de levá-lo a reconstrução das regras, a fim que o aluno possa fazer uso delas em suas produções de texto.


Exemplo de atividade:


http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/08/trabalho-com-ortografia.html

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS


Para trabalhar a interpretação, os textos devem considerar as situações de práticas de leitura e escrita. 

Algumas situações práticas de leitura e escrita:
- Seguir instruções (receitas, manuais de jogo), 
- Comunicar-se (recado, bilhete, carta, anúncio, convite), 
- Divertir e emocionar-se (poema, conto, fábula, lenda), 
- Informar (notícia), 
- Orientar-se no mundo (tabela, mapa) 
entre outros tipos.

Trabalha-se a interpretação de textos desde a educação infantil. Nesta fase, como os alunos ainda não sabem ler e escrever, as crianças interpretam os textos oralmente. 

Na alfabetização, quando os alunos já passaram para a escrita alfabética, a leitura e interpretação se tornam mais presentes nas práticas de escrita. A interpretação de textos é feita através de questões orais e escritas.

Veja abaixo alguns exemplos de interpretação de textos:


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Estes textos fazem parte das Apostilas de Interpretação de Textos Volume I e II. Caso tenha interesse em adquirir, favor entrar em contato por e-mail:

Dia das crianças...



Sugestões de atividades para a Semana da Criança, para seja cheinha de novidades e muita diversão.

- PIQUENIQUE:
Que tal um piquenique fora da sala de aula, em que as crianças podem compartilhar seus lanches com os colegas?

- FESTA A FANTASIA
As crianças podem se fantasiar do que quiserem. As melhores fantasias serão premiadas.

- CINEMA:
Uma sessão de cinema, com direito a pipoca, mega projeção, home theater e tudo mais para uma experiência emocionante.

- DIA DO BRINQUEDO:
Cada aluno pode levar um brinquedo. A ideia é trocar os brinquedos e se divertir com todas as crianças na escola.

- LANCHE ESPECIAL:
Cada aluno vai levar um lanche gostoso para compartilhar com os colegas. A festa pode ter muito balão, docinhos, balas, jujubas, salgadinhos,... vai ser permitido tudo que criança adora!

- TEATRO
As professoras podem fazer um teatro para as crianças com histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos etc.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/09/dia-das-criancas.html

Semana das Crianças



Para homenagear os pequenos, trago sugestões de um cronograma de atividades para que essa semana seja cheia de novidades e muita diversão.

Cronograma:


1º dia: Oficina de artes
Pintura, trabalho com sucata, dobradura, teatrinho.

2º dia: Cinema na escola
Vídeo escolhido pelas crianças, com direito a pipoca e refrigerante.

3º dia: Brincadeiras antigas
Amarelinha, roda, corda, bambolê, bolinha de gude etc.

4º dia: Gincana
Brincadeiras como corrida do saco, dança das cadeiras, estourar bexigas etc.
Brindes para as crianças.

5º dia: Festa
Festa das crianças com doces e salgados trazidos pelas crianças, danças de músicas preferidas e no final entrega das lembrancinhas.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/09/semana-das-criancas.html

Jogos para a alfabetização

DOMINÓ DE LETRAS 
Através desse jogo, crianças a partir de 5 anos aprendem a diferenciar letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto.
Material:
Confeccionar 24 peças tipo dominó, uma parte com letra maiúscula e a outra com letra minúscula.
A primeira peça terá a mesma letra nas duas partes, porém as demais em peças diferentes.
Como jogar:
Poderão participar até 4 jogadores. Embaralhar as peças e dividir em número igual aos participantes. O primeiro a jogar será o jogador que tiver a peça A a.
O próximo será o jogador que tiver a peça com a letra “A” maiúscula.
Os Jogadores deverão encaixar sempre as letras minúsculas nas maiúsculas.
Sempre que for a vez de um jogador e ele não tiver a peça que encaixa, ele
deverá passar a vez para quem tiver.Vencerá quem encaixar todas as peças no jogo primeiro.

FORCA
O jogo é simples. Colocar na lousa as lacunas da palavra e desenhar a forca.
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra.
Duas modalidades do jogo:1) Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.


ALFABETO ILUSTRADO
Promove a associação significativa entre imagem e palavra. Ideal para crianças em fase de alfabetização.
Material: Confeccione 23 palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões com o desenhos das palavras.
Como jogar: Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de associações.


BINGO DE PALAVRAS
Material: cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais,
frutas, flores, brinquedos, etc.)
Como jogar:
Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.
Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.
Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando com
tampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela.


JOGO DE RIMAS
Leva a criança a conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si.
Material:
Lápis, papel e relógio
Como executar:
O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras que
tenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc. )
Este jogo poderá ser individual ou em grupo.
O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.
No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.
Vence quem conseguir o maior número de palavras.


A PALAVRA É...
Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou
palavras que fazem parte do conhecimento da criança.
Como jogar:
Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.
O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.


PIF DE PALAVRAS
Os alunos em fase de alfabetização vão adorar este jogo em que o objetivo é montar palavras usando cartões com letras.
Material: Desenhe no papel branco 112 quadros de 3,5 por 3,5 cm. Neles, escreva quatro alfabetos completos. Faça ainda oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal. Esse número de cartas é ideal para três jogadores.
Como jogar: Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas. Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte. Vence quem primeiro formar três palavras usando as onze letras. Não importa o número de letras de cada palavra. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos, mas que não lhe serve. O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte. Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/10/jogos-para-alfabetizacao.html

Projeto de leitura

Reportagem publicada na Revista Profissão Mestre:


APRENDENDO COM OS SUSTOS

O conto é um dos formatos de literatura mais conhecidos e populares, por ser um texto mais curto e conciso, ideal para leitura rápida. Mesmo sendo de curta duração, os contos possibilitam que o leitor reflita sobre o que acabou de ler e aprenda com isso. Por essa série de fatores, esse gênero textual é indicado para o trabalho com crianças e jovens de várias idades.



Para desenvolver atividades com esse tema, Glauce Rossi Quilici, professora de Língua Portuguesa, elaborou um projeto que aborda um grupo específico de contos: os de assombração.


O projeto é voltado para alunos do 4º ano do ensino fundamental e tem duração prevista de sete aulas. Apesar de ser focado no trabalho com contos, o início das atividades acontece bem longe dos livros: na televisão. A educadora optou por começar as práticas exibindo o filme A noiva cadáver (2005), animação de Tim Burton baseada em um conto russo-judaico do século XIX. A exibição do filme tem como objetivo aproximar as crianças da temática, uma vez que, devido à faixa etária dos alunos (de 9 a 11 anos), seja possível que eles não tenham muito contato com o tema.


Após a exibição do filme, Glauce usou a história contada no longa-metragem para conversar com os alunos sobre como são os contos de assombração. Durante o bate-papo, a professora aproveitou para descobrir se os alunos já conheciam outras histórias com o mesmo terror e quais contos são conhecidos pelos estudantes. Em seguida, os alunos tiveram a tarefa de conversar com seus pais e familiares sobre os contos de assombração que são conhecidos por eles.


A etapa seguinte do plano de aulas é a conclusão das atividades do projeto e compreende a seleção das histórias mencionadas pelos alunos, que depois serão lidas e debatidas pela classe. “O objetivo do plano de aulas é apropriar-se da linguagem escrita dos contos, especificamente dos de assombração afirma a professora Glauce, que destaca a boa aceitação das atividades pelos alunos. 


“Os alunos tiveram bastante interesse nas aulas, principalmente porque utilizei o vídeo como ponto de partida para inserir o tema”, conta. E completa: “a participação ativa e o desempenho dos alunos nas atividades propostas superou as minhas expectativas. “Mesmo depois dessas aulas, os alunos pediram para continuarmos lendo outros contos de assombração durante o ano letivo”, revela a educadora.



Projeto Contos de Assombração
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Contos
Etapa de ensino: 4º ou 5ºano do ensino fundamental
Duração: 7 horas/aulaRecursos utilizados: livros de contos, filme A noiva cadáver (2005) e aparelho de TV.

Etapas do Plano de Aulas:

• Exibição do filme A noiva cadáver;
• Conversa sobre o filme e suas características;
• Levantamento de contos de assombração conhecidos pelos alunos;
• Entrevista sobre os contos de assombração com a família;
• Seleção pelos alunos dos contos que serão lidos;
• Leitura de contos de assombração selecionados;
• Conversa sobre as características do gênero.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2015/10/projeto-de-leitura.html