IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Trabalhando com parlendas


Trabalhar com parlendas e cantigas é uma atividade muito divertida para os alunos e importante para a alfabetização.
Por isso, não deixe de ouvir e cantar com seus alunos as cantigas folclóricas e recitar as parlendas. Aproveite para brincar com eles de roda cantando, de amarelinha recitando parlendas, de brincadeiras que utilizem estes textos curtos.

Depois proponha atividades com as parlendas e cantigas, brincando com os alunos até se certificar de que já saibam de cor.
Estes textos curtos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
Com o texto escrito na lousa e com cópias da letra da música, leia com seus alunos e peçam para eles acompanharem a leitura com o dedo. Faça pausas na leitura e verifique se eles estão acompanhando.
Você também pode pedir para eles localizarem palavras no texto, pintando-as.

Estas atividades de leitura permitem que as crianças leiam antes de saber ler convencionalmente. Desenvolvem habilidades que se referem à aquisição do código linguístico.

Para os alunos já alfabéticos, trabalhe a mesma atividade, mas focando a escrita, pedindo para eles escreverem o texto, pois o desafio para eles é colocar em jogo as questões ortográficas.

Exemplo:


http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2016/03/trabalhando-com-parlendas.html