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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Câmbio CVT: Como você lida com essa transmissão alienígena?

Elimina a embreagem e torna o carro mais econômico – e chato?

Estive me lembrando que na empresa em que trabalho tínhamos um Honda Fit de primeira geração com seu tradicional câmbio automático continuamente variável, ou CVT de acordo com a sigla em inglês. A minha sensação era que dirigia um carro mais sem alma do que qualquer jogador do Botafogo, ao passo que bebia menos que o Axl Rose no backstage de um show.

Ok, o Axl Rose não é um bom parâmetro. Bebia menos que uma freira, então.

Sim, muitos de nós preferirão sempre uma boa transmissão manual, mesmo que seja a de um FNM com duas alavancas acompanhado do suor inerente da atividade. Só que a grande maioria já não se importa com isso e a cada dia o número de carros com câmbio automático aumenta na República de Geisy Arruda. Desde o Fit lançado em 2003, o CVT está presente como método construtivo alternativo à caixa automática tradicional, com suas engrenagens epicíclicas e conversor de torque.

A vantagem real do CVT é sua eficiência no que se refere à economia de combustível, ainda mais acentuada pela tradicional aplicação dessa transmissão em motores menos potentes. Mas hoje há motores potentes associados a sistemas CVT, como em alguns Audi – que vai abandonar o sistema –, mas nada supera os 280cv do recente Subaru Forester tS 2015, no Japão.

Entretanto, o CVT tem para mim um defeito crucial. Exceto nos modelos onde o CVT possui um parâmetro de parada, ou seja, simula marchas pré-estabelecidas, como Toyota Corolla, Renault Fluence e Honda City, a experiência de condução se assemelha a ligar um liquidificador, andar de elevador ou de metrô, com rotação sempre estabelecida e o mundo passando a seu redor. Ao subir o morro o sistema diminui a relação para aumentar os giros. Ao descer, diminui a relação para reduzir os giros. Eis o ônus da variação contínua da relação: trava a velocidade de funcionamento do motor e muda a relação para que o carro desenvolva. 
Como sempre falamos em nossas avaliações, carros com CVT não são tão empolgantes mas o consumo é sempre exemplar. Eu gosto um pouco de vida na minha caixa de velocidades, mesmo quando ele está fazendo o seu trabalho por conta própria. O já extinto Fit CVT da empresa, extremamente hábil em se mover com a menor quantidade de gasolina possível, tinha a mesma emoção de condução do que ver um jogo de golfe depois de uma feijoada.

E é claro que hoje nós estamos interessados em seu ponto de vista, e, como tal, nós queremos que você avalie o CVT. Você já dirigiu um? O que você acha deles? Algo que eu não sabia e vossa excelência queira me ensinar?

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Peugeot 2008 brasileiro tem interior revelado

Painel lembra o do hatch 208; SUV compacto chega no início de 2015

O Peugeot 2008 esteve no Salão do Automóvel, mas inacessível aos curiosos. Só agora a Peugeot deixou ver como será o painel da versão brasileira do SUV compacto, revelando características também presentes no hatch 208, que são o quadro de instrumentos em posição elevada e o volante com raio menor.

A tela de 7 polegadas do sistema de entretenimento fica em destaque no painel, mas neste carro o que mais chama atenção é o freio de mão que parece um manche. Logo à frente está o seletor do Grip Control, sistema que contorna a falta de tração integram com bloqueio do diferencial dianteiro, jogando a força para a roda que estiver com mais aderência, como faz o sistema Locker da Fiat.
Versões mais caras terão teto de vidro panorâmico e forração dos bancos em couro de dois tons, preto e marrom. Ao todo serão cinco versões, distribuídas entre os motores 1.6 16V de 120cv e 1.6 THP flex de 173cv, com câmbio automático de quatro para o primeiro e de seis marchas para o segundo. O lançamento acontece no primeiro trimestre de 2015.

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Mitsubishi XR-PHEV dá ideia de como será novo crossover da marca

Conceito tem nova geração do sistema híbrido PHEV
Enquanto trabalha no desenvolvimento de formas de propulsão alternativas, a Mitsubishi também se empenha em seus futuros carros. O conceito XR-PHEV mistura as duas vertentes antecipando um futuro crossover compacto movido por um conjunto híbrido do tipo plug-in, ou seja, que pode ser recarregado em tomadas.

O visual agressivo deverá inspirar um novo utilitário urbano. Há elementos interessantes como os faróis grandes e estreitos interligados à grade e a linha de cintura exageradamente alta. Mas, em geral, é um conceito bastante futurista bem ao estilo do que a Mitsubishi gosta de fazer.

Há equipamentos interessantes, como o detector de colisão traseira, que prepara o veículo para uma batida iminente na parte posterior, frenagem automática diante de pedestres, aviso de possível acidente frontal, farol alto com acionamento automático e alerta de pontos cegos. Isso sem contar com o UVMOC, que usa sensores para identificar uso indevido do acelerador, evitando batidas leves em filas ou engarrafamentos, além do Drive Monitor, que observa as condições do motorista identificando se está como sono e desatento. 
Mas o mais interessante é o conjunto mecânico que representa uma evolução do sistema PHEV da marca. Desta vez combina um motor 1.1 de três cilindros turbo de 134cv com um elétrico de 161cv. Este último é alimentado por baterias de lítio que podem ser recarregadas em tomadas. Os dois motores podem trabalhar em três modos: Elétrico, Híbrido em Série e Híbrido em Paralelo.

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Honda lança City híbrido com câmbio de dupla embreagem por R$ 42,1 mil no Japão

Sedã japonês tem consumo médio de 34,4km/l

A Honda lançou no Japão a versão híbrida do sedã City - chamado de Grace no mercado local. O Grace Hybrid conta com um motor a combustão e um elétrico. Os propulsores estão associados ao câmbio automático de dupla embreagem - DCT - com sete velocidades. O conjunto faz com que o sedã alcance um consumo médio de 34,4km/l. E, enquanto o brasileiro paga a partir de R$ 53 mil por um Honda City com motor flex, os japoneses conseguem o híbrido por cerca de R$ 42.150 - 1.950.000 ienes.

Por fora, o carro tem praticamente a mesma aparência do modelo vendido no Brasil. Os destaques estão na grade dianteira, banhada em platina, e nos faróis de LEDs opcionais. Há ainda rodas de liga leve de cinco raios e alguns detalhes cromados na traseira. Já no interior, a Honda destaca o espaço para os ocupantes do banco traseiro, que garante ser semelhante ao do Accord.

Sob o capô está o 1.5 DOHC i-VTEC, com 110cv de potência e 13,6kgfm de torque. Os números somam-se aos 108cv (81kW) e 16,3kgfm entregues pelo motor elétrico. Há ainda uma versão com tração integral. Nesta configuração, a média de consumo cai para 29,4km/l.

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Pudim de milho: receita do Rodrigo Hilbert. Com coco ralado e leite condensado, sobremesa é facílima de fazer.

Pudim de milho: receita do Rodrigo Hilbert.
Com coco ralado e leite condensado, sobremesa é facílima de fazer.
Pudim de milho (Foto: Arthur Sherman)

Tempo de preparo: aproximadamente 2 horas
Rendimento: 5 porções
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:
1 lata de milho
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco
1 pacote de coco ralado
2 latas de leite condensado
6 ovos

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Coloque em uma forma de pudim untada com manteiga e farinha e leve ao fogo a 180ºC por uma hora. Deixe esfriar e desenforme depois.

http://gnt.globo.com/p/receitas/t/liquidificador

Bolinho de milho com queijo. Petisco frito com milho e recheio de queijo derretido é de comer rezando.

Bolinho de milho com queijo.
Petisco frito com milho e recheio de queijo derretido é de comer rezando.

Bolinho de milho com queijo (Foto: Arthur Sherman)

Tempo de preparo: aproximadamente 20 minutos
Rendimento: 5 porções
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:
1 lata de milho
1/2 cebola
2 dentes de alho
Sal e queijo (a gosto)
1 copo de água
1 copo de farinha de trigo
2 ovos
Farinha de rosca


Modo de preparo:
Faça um refogado com a cebola e o alho picado. Quando dourar, adicione o milho. Misture bem. Adicione um copo de água e bata no liquidificador. Devolva à panela e adicione a farinha de trigo com o fogo bem baixo. Misture bem para não embolotar e até desgrudar da panela. Deixe esfriar.

Abra a massa em um espaço com farinha de trigo. Faça bolinhas e recheie com o queijo. Em um recipiente, coloque os ovos batidos. Em outro, a farinha de rosca. Molhe o bolinho no ovo e na farinha e frite a seguir.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bolinho-de-bacalhau-veja-a-receita-de-rodrigo-hilbert.htm

Pernil assado com molho de cerveja preta. Rodrigo Hilbert compartilha suas receitas para a ceia de Natal.

Pernil assado com molho de cerveja preta.
Rodrigo Hilbert compartilha suas receitas para a ceia de Natal.
Pernil assado com molho de cerveja preta (Foto: Reprodução / GNT)

Nível de dificuldade: médio
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: aproximadamente 17 horas

Ingredientes:
1 pernil inteiro
250ml de cerveja preta
10 dentes de alho
1 cebola
Sal, pimenta-do-reino, azeite e folhas de louro (a gosto)

Modo de preparo:
Em um amassador de alho coloque os dentes de alho, sal, pimenta e azeite. Amasse e misture tudo fazendo uma pastinha. Coloque essa pastinha no pernil.Adicione também cebola, folhas de louro, cerveja preta e sal. Deixe descansar por 12 horas. Faça furos na carne, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cinco horas.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/pernil-assado-com-molho-de-cerveja-preta.htm

Ducati abre loja dentro de shopping em São Paulo

Ducati abre loja dentro de shopping em São Paulo
Após ficar um período sem representante em São Paulo, a Ducati está de endereço novo por meio da rede Caltabiano: loja 208 do shopping JK, um dos mais chiques da capital paulista, onde clientes e admiradores da marca poderão apreciar e comprar as motocicletas da marca, além de roupas e acessórios. Os serviços de oficina acontecem na Ducati Service Santana, situada na rua Damasio Mascarenhas, 110, no bairro de mesmo nome.

O maior diferencial da nova loja é justamente o fato de estar num shopping, funcionando inclusive no mesmo horário (10h às 22h). Trata-se de um show room não apenas para realizar vendas, mas principalmente para fortalecer a marca. O grupo Caltabiano promete para 2015 a inauguração de uma nova loja da Ducati com infraestrutura para vendas e serviços, em local a ser anunciado.

Fundada em 1926 e desde 1946 produzindo motocicletas esportivas, a atual Ducati Motor Holding S.p.A é uma empresa do Grupo Audi. Presentes em 90 países no mundo, tem sua linha de motocicletas dividida entre as famílias Diavel, Hypermotard, Monster, Multistrada, Streetfighter e Superbikes.
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Texto e fotos: Eduardo Silveira

http://carplace.virgula.uol.com.br/ducati-abre-loja-dentro-de-shopping-em-sao-paulo/5/

Que tal um Fusion ST? Irmão Mondeo já teve versão esportiva

Que tal um Fusion ST? Irmão Mondeo já teve versão esportiva

Agora que o Fusion norte-americano e o Mondeo europeu se tornaram basicamente o mesmo carro, seguindo a filosofia global da Ford, começam a surgir especulações sobre uma versão esportiva do sedã. Vale lembrar que o antigo Mondeo teve configurações ST com motores a gasolina e até a diesel.

Diante disso, o designer digital Theophilus Chin já criou o que seria um possível novo Mondeo/Fusion ST. Tendo como base um modelo fastback europeu (no qual o vidro traseiro abre junto com a tampa), ele adicionou rodas maiores pintadas de preto, para-choque dianteiro modificado (com detalhes em fibra de carbono) e luzes de neblina em novo formato. Atrás, o para-choque é mais sarado e tem um extrator, além de quatro (!) saídas de escape.


Na terceira geração, o Mondeo ST teve um motor 3.0 V6 aspirado de 220 cv e um 2.2 turbodiesel de 155 cv. O sucessor passou a um 2.5 turbo de 220 cv, propulsor que foi substituído pelo atual 2.0 EcoBoost de 240 cv. Para um Fusion ST da nova geração, seria preciso pelos menos uns 300 cavalinhos, né? Fica a dica para a Ford!


Sedãs compactos: City cresce 25% no ano e passa de 3 mil unidades

Sedãs compactos: City cresce 25% no ano e passa de 3 mil unidades 

Apesar de ter sido o único dentre os primeiros colocados a registrar queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado (-0,6%), o Chevrolet Cobalt fechou novembro novamente na liderança entre os sedãs compactos, com 4.407 emplacamentos.


Quase 1,4 mil unidades atrás do líder, o novo Honda City subiu uma posição em relação a outubro graças à preferência de 3.077 consumidores, 25% a mais do que há um ano, atingindo seu melhor desempenho desde dezembro de 2013 (3.175).

Vice-líder no mês anterior, o Toyota Etios Sedan (2.822) completou o pódio alcançando seu segundo melhor resultado no ano e, de quebra, crescendo mais do que os rivais em relação a novembro passado (+47,5%).


Com 1.972 emplacamentos, o Nissan Versa, avançando mais de 22% no período, repetiu a quarta posição em seu melhor mês desde agosto do ano passado (2.141). O top 5 foi completado pelo Ford New Fiesta (998) em desempenho mais fraco neste segundo semestre.


Logo atrás do veterano VW Polo Sedan (393), o novato Lifan LF530 (92) se aproximou das cem unidades em seu segundo mês de mercado e ficou à frente do também chinês JAC J3 Turin (82), em queda superior a 68%. Já com importação suspensa pela Chevrolet, o Sonic Sedan fechou o mês com apenas 16 unidades registradas.

LIFAN 530 2015

Num mês caracterizado pela queda generalizada na maioria dos segmentos, as vendas de sedãs compactos atingiram 13.861 unidades e cresceram quase 5% na comparação com as 13.237 unidades de outubro. Em relação ao ano passado, o avanço também se aproximou dos 5%.

http://carplace.virgula.uol.com.br/sedas-compactos-city-cresce-25-no-ano-e-passa-de-3-mil-unidades-mensais/

Volkswagen vai mostrar conceito de crossover no Salão de Detroit

Volkswagen vai mostrar conceito de crossover no Salão de Detroit

Um novo conceito de crossover será revelado pela Volkswagen no Salão de Detroit, que acontece em janeiro de 2015. Duas fontes ligadas à marca disseram a agência Reuters nesta segunda (9), que o conceito será uma versão de cinco lugares do já previsto SUV para sete pessoas (baseado no Cross Blue Concept) que a marca confirmou para o fim de 2016.

Sem revelar mais detalhes, as fontes disseram que o conceito “está aprovado para ser produzido em 2016/2017″ e faz parte dos planos da marca para ampliar sua gama de SUVs/Crossovers na América do Norte, onde atualmente só oferece dois modelos, Tiguan e Touareg.


Lembrando que recentemente, a Volkswagen apresentou no Salão de Xangai um conceito de cinco lugares com visual mais esportivo chamado CrossBlue Coupe Concept. Ambos os modelos conceituais são construídos sobre a plataforma MQB. Isso levanta a questão sobre o conceito que será revelado em Detroit. Poderia até ser uma versão modificada deste Coupe Concept.

Mais informações devem ser divulgadas em datas próximas a do salão norte-americano.

http://carplace.virgula.uol.com.br/volkswagen-vai-mostrar-conceito-de-crossover-salao-de-detroit/

Picapes: Saveiro sobe 54% e reduz vantagem da Strada; Hilux encosta na S10

Picapes: Saveiro sobe 54% e reduz vantagem da Strada; Hilux encosta na S10

O mês de novembro foi histórico para a Saveiro. Após registrar recordes consecutivos de vendas em setembro e outubro, a picape pequena da VW, agora com o auxílio da versão com cabine dupla, repetiu a dose no mês passado com 8.643 emplacamentos, quase 54% a mais do que no ano passado.


Completando um ano consecutivo com vendas mensais acima de cinco dígitos, a líder Fiat Strada (11.435), embora tenha visto uma vantagem de quase cinco mil unidades no mês anterior cair para pouco menos de três mil, registrou a maior evolução na comparação com 2014 (+64,4%), período em que a linha atual estava chegando às concessionárias da marca.

Em queda de quase 25% na comparação com outubro, quando registrou seu melhor desempenho em um ano, a Chevrolet Montana (3.258) completou o pódio. Empatadas com apenas três unidades cada, Hafei Mini e Peugeot Hoggar fecharam a lista, ambas com quedas superiores a 89%.


Já entre as picapes maiores a briga foi mais acirrada. A Chevrolet S10 (3.922) se manteve à frente, mas se aproveitando de uma queda de 7% da líder e de seu crescimento de quase 3%, a Toyota Hilux (3.697) reduziu para menos de 300 unidades uma diferença de quase 600 unidades em outubro.


A Ford Ranger, com 1.906 emplacamentos, manteve uma vantagem superior a 300 unidades sobre a Mitsubishi L200 na disputa pela última posição do pódio. Novamente campeã de queda entre as líderes (-35%), a VW Amarok (1.370) ao menos abriu vantagem sobre a Nissan Frontier (944) na disputa pelo quinto lugar.


O segmento de picapes pequenas, com 23.342 unidades emplacadas em novembro, cresceu quase 41% em relação a 2013, embora tenha recuado quase 11% na comparação com outubro (26.133). Entre as médias, responsáveis por 13.592 unidades, queda de mais de 7% sobre 2013 e de 8% sobre o mês anterior.



Fonte: Fenabrave

Sedãs pequenos: HB20S bate recorde e chega ao pódio; Prisma derrota Siena

Sedãs pequenos: HB20S bate recorde e chega ao pódio; Prisma derrota Siena

Pelo segundo mês seguido, o segmento de sedãs pequenos teve o Chevrolet Prisma comandando as ações. Com 7.658 emplacamentos em novembro, 10% a mais do que no mesmo período de 2013, o modelo garantiu uma vantagem inferior a 200 unidades sobre o rival mais próximo.


Em queda de quase 36%, o Siena (7.464), campeão no acumulado do ano, veio em seguida. Este foi o pior desempenho do carro da Fiat desde fevereiro do ano passado (6.819).


O destaque do mês, entretanto, foi o HB20S: com 6.189 unidades, 41% a mais do que no ano anterior, o Hyundai registrou seu novo recorde de vendas e pela primeira vez garantiu lugar no pódio da categoria, à frente do VW Voyage (5.195).

Mais uma vez separados por pouco mais de 400 unidades, Chevrolet Classic (3.398) e Renault Logan (2.949) vieram em seguida, com o modelo da marca francês sendo novamente o campeão de crescimento no período (+167,9%).


Em seu primeiro mês cheio, o novo Ford Ka+ fechou novembro com 1.972 emplacamentos, um avanço de 120% em relação ao mês anterior. A lanterna coube ao Ford Fiesta Sedan, com apenas 86 unidades.


As vendas do segmento recuaram mais de 6% em relação a 2013. Com 34.911 emplacamentos em novembro, o recuo foi de quase 6% sobre outubro.

Observação:
– As vendas do Fiat Siena também incluem a versão Grand Siena, já que a Fenabrave não segrega as vendas do modelo.

Fonte: Fenabrave

Onix é o que menos desvaloriza no Brasil, informa Autoinforme

Lista traz outros doze vencedores em categorias diferentes
Na hora de comprar um carro – principalmente quando novo –, quase sempre a maior preocupação do comprador é quanto o modelo desvalorizará dentro de algum tempo. E para saber quais os modelos que desvalorizam mais ou menos é que a agência Autoinforme, que divulgou o primeiro Prêmio Maior Valor de Revenda, que mostra a depreciação entre os carros mais vendidos no mercado com 1 ano de uso (período de novembro de 2013 a novembro de 2014).

O campeão foi o Chevrolet Onix, que desvaloriza apenas 8,5% em um ano. E, embora os estudos sejam realizados há dez anos, a partir dos levantamentos da Molicar, pela primeira vez a Autoinforme realiza a premiação, objetivando estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos dos consumidores finais. 
O idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite, a ideia era fazer um reconhecimento maior dos veículos, indo além dos resultados divulgados anualmente, para que “em vez de questionar por que um carro perde valor, deveríamos perguntar por que um carro mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”, como ele mesmo diz. E, segundo ele, alguns critérios podem definir bem a depreciação (ou não) do modelo, como o tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. 
O estudo da Autoinforme se valeu de os preços praticados no mercado de carros zero em novembro de 2013 e não os preços de tabela. Também foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis no período de um ano, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo. Como critério de escolha dos participantes, foram considerados os 100 carros mais vendidos no Brasil. 

Confira abaixo a lista dos vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda:

Chevrolet Onix (Hatch – 8,5%) 
Renault Master (Comercial – 10,7%) 
Fiat Palio Fire (Entrada – 10,9%) 
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10,3%) 
Fiat 500 (Hatch Premium – 12,4%) 
Chevrolet Spin (Minivan – 12,7%) 
Honda Fit (Monovolume – 11,7%) 
Fiat Palio Weekend (Perua – 13,8%) 
Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%) 
Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%) 
Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 11,6%) 
Toyota Corolla (Sedã Médio – 12,7%) 
Ford Fusion (Sedã Grande – 13,1%)



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