IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

DATAS COMEMORATIVAS DE NOVEMBRO DE 2017

 DATAS COMEMORATIVAS DE NOVEMBRO DE 2017


 01 · Dia de Todos os Santos
 02 · Dia de Finados
 03 · Dia do Cabeleireiro
 03 · Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)
 04 · Dia do Inventor
 05 · Dia da Ciência e Cultura
 05 · Dia do Cinema Brasileiro
 05 · Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica
 05 . Dia Nacional do Designer
 07. Dia do Radialista
 08 · Dia Mundial do Urbanismo
 08 . Dia do Radiologista
 09 · Dia do Hoteleiro
 10 · Dia do Trigo
 11 · Dia do Soldado Desconhecido
 12 . Dia do Diretor de Escola
 12 · Dia do Supermercado
 14 · Dia Nacional da Alfabetização
15 · Proclamação da República
 16 · Semana da Música
 17 . Dia da Criatividade
 18 . Dia do Conselheiro Tutelar
 19 · Dia da Bandeira
 20 · Dia do Auditor Interno
 20 · Dia Nacional da Consciência Negra
 20 . Dia do Esteticista
 20 . Dia do Biomédico
 20 . Dia do Técnico em Contabilidade
 21 · Dia da Homeopatia
 21 · Dia das Saudações
 22 · Dia do Músico
 25 · Dia Nacional do Doador de Sangue
 27 . Dia do Técnico da Segurança do Trabalho
 28 · Dia Mundial de Ação de Graças 

http://www.arteducacao.pro.br/calendario-2017.html

Como ocorre um ataque cardíaco?

Como ocorre um ataque cardíaco?


1. Tudo começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que têm apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração. A formação das placas é um processo lento - pode levar anos, causado principalmente pelo excesso de LDL, o colesterol "ruim", no sangue.

2. À medida que a placa de gordura aumenta de tamanho, o calibre interno da artéria fica mais estreito. Isso dificulta o fluxo do sangue, fazendo o músculo cardíaco funcionar a meia bomba. O esforço extra gera a dor no peito, um dos primeiros sintomas do infarto do miocárdio.

3. A placa de gordura tem uma capa dura por fora, mas é mole por dentro. Como o sangue continua a passar mesmo com a placa, a superfície dura se rompe e libera a gordura. Em segundos, as plaquetas (células do sangue) aderem ao local para tapar o buraco.

4. As plaquetas tapam o buraco formando um coágulo. Por ser muito volumoso, ele acaba entupindo a artéria e bloqueia a passagem do sangue, que é obrigado a fazer o caminho de volta. Resultado: a região do músculo cardíaco que receberia esse sangue deixa de ser irrigada.

5. Sem oxigênio e nutrientes, a parte afetada começa a necrosar. Esse processo começa quando o fluxo sanguíneo é interrompido, e o estrago tem até seis horas para ser revertido. Se nada for feito, o coração bate descompassadamente ou pára de bombear sangue, podendo causar a morte.

Haja coração!

Outros tipos de infarto podem parar o músculo cardíaco mesmo sem a presença de gordura nas artérias

Espasmo
Ocorre quando as artérias coronárias se contraem violentamente, produzindo um déficit de sangue e interrompendo a irrigação do coração. Esse espasmo, que dura menos de um minuto, é causado por uma súbita liberação de adrenalina na corrente sanguínea. Os principais motivos para isso são o uso de drogas, como cocaína, estresse e até o recebimento de uma má notícia.

Hemorragia
Um ataque cardíaco também pode ser causado pelo rompimento de uma das duas artérias coronárias responsáveis pelo suprimento de sangue ao coração. Pancada no peito, tiro ou outro tipo de trauma, bem como algumas doenças que fragilizam a estrutura das artérias, podem provocar essa ruptura. Ela causa uma hemorragia interna e deixa o músculo sem irrigação.

Gordura viajante
Além da artéria coronária, a placa de gordura pode se formar em outras partes do corpo, como na perna e no caminho para o cérebro.

Trombose
Quando a placa de gordura se aloja na artéria femural, que leva o sangue para as pernas, a pessoa pode sentir dor durante a caminhada e sensação de frio na ponta dos pés. Se o problema não for tratado a tempo, pode levar à amputação da perna por gangrena.

Derrame
A placa de gordura pode grudar em uma artéria do cérebro ou na carótida, vaso que fica no pescoço e que leva o sangue à cabeça. Isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame. Ele é causado pelo entupimento das artérias do cérebro por pedaços de gordura que se desprenderam da placa ou por coágulos que se deslocaram para lá.

Fonte: Revista Super Interessante - por Yuri Vasconcelos

Revolução da alma

Revolução da alma


Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto no ano 360 A.C..

"Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregues a tua alegria, a tua paz, a tua vida, nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti. Pára de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.

A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti. Pára de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.

Não coloques objetivos longe demais de tuas mãos, abraça os que estão ao teu alcance, hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares...
busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Pára de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

Busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Pára de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.
Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de ti e tu estarás afirmando para ti mesmo, que estás “pronto“ para ser feliz.

Trabalha, trabalha muito a teu favor.
Pára de esperar a felicidade sem esforços.
Pára de exigir das pessoas, aquilo que nem tu conquistaste, ainda.
Critica menos, trabalha mais.

E não te esqueças, nunca, de agradecer.
Agradece tudo que está na tua vida neste momento, inclusive a dor.
A nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida."

Segredo da juventude

Segredo da juventude


OS 22 PONTOS IMPORTANTES DO SEGREDO DA JUVENTUDE

1. A paciência, a bondade, o amor, a boa vontade, a alegria, a felicidade, a sabedoria e a compreensão são qualidades que nunca envelhecem. Cultive-as e professe-as - e permaneça jovem de espírito e de corpo.

2. Alguns médicos dizem que o medo neurótico dos efeitos do tempo pode muito bem ser a causa do envelhecimento precoce.

3. A velhice não é o vôo dos anos - é a madrugada da sabedoria na mente do homem.

4. Os anos mais produtivos da sua vida podem situar-se entre os 65 e os 95.

5. Dê boas-vindas aos anos avançados. Significam que você caminha mais adiante na senda da vida que não tem fim.

6. Deus é Vida e esta é agora a sua vida. A vida sempre se renova, é eterna e indestrutível, é a realidade de todos os homens. Você vive eternamente, porque sua vida é a vida de Deus.

7. A prova da sobrevivência após a morte é inegável. Examine as Atas da Sociedade de Pesquisa Psíquica da Grã-Bretanha e da América. A obra está baseada nas pesquisas científicas realizadas por eminentes cientistas durante mais de 75 anos.

8. Você não pode ver sua mente, mas sabe que possui uma mente. Você não pode ver o espírito, mas sabe que o espírito da pessoa corajosa, o espírito do artista, o espírito do músico, o espírito do orador, todos são reais. Da mesma forma, o espírito da bondade, da verdade e da beleza que vive em sua mente e em seu coração também é real. Você não pode ver a vida, mas sabe que está vivo.

9. A velhice pode ser considerada como a contemplação das verdades de Deus do mais alto ponto de vista. As alegrias da velhice são maiores que as da juventude. Sua mente está empenhada em exercícios mentais e espirituais. A natureza diminui o ímpeto do seu corpo, de maneira a que você tenha a oportunidade de meditar sobre as coisas divinas.

10. Não contamos os anos de um homem até que ele nada mais tenha a contar. Sua fé e convicções não estão sujeitas à decadência.

11. Você é tão jovem quanto pensa que é. Você é tão forte quanto pensa que é. Você é tão útil quanto pensa que é. Você é tão jovem quanto os seus pensamentos.

12. Seus cabelos grisalhos são um predicado. Você não vende os seus cabelos grisalhos - vende o seu talento, as suas habilidades e a sabedoria acumulados através dos anos.

13. Dietas e exercícios não o mantêm jovem. Como um homem pensa, assim ele é.

14. O medo da velhice pode acarretar deterioração física e mental. A coisa que mais temia aconteceu-me.

15. Você envelhece quando deixa de sonhar e perde o interesse pela vida. Você envelhece se vive irritado, se é extravagante, irascível e rabugento. Ocupe a sua mente com as verdades de Deus e irradie a luz do Seu amor - isso é juventude.

16. Olhe para a frente - pois em todas as ocasiões você estará contemplando a vida infinita.

17. Sua aposentadoria é uma nova aventura. Faça novos estudos e tenha novos interesses. Você pode agora fazer as coisas que sempre desejou fazer quando estava muito ocupado ganhando a vida. Dedique toda a sua atenção à própria vida.

18. Torne-se um elemento produtor e não um prisioneiro da sociedade. Não esconda a sua luz..

19. O segredo da juventude é o amor, a alegria, a paz interior e o bom humor. N'Ele há alegria plena. N'Ele não há escuridão alguma.

20. Você é necessário. Alguns dos grandes filósofos, artistas, cientistas, escritores e outros realizaram suas maiores obras depois dos 80 anos de idade.

21. Os frutos da velhice são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fé, a mansidão e a temperança.

22. Você é filho da Vida Infinita que não conhece fim. Você é filho da Eternidade. Você é maravilhoso. Você é filho de Deus!

“Trecho tirado de uns dos grandes livros de autoria de: Joseph Murphy”

Os símbolos do Natal

Os símbolos do Natal


Árvore de Natal
É simbolizada pelo pinheiro e representa a vida renovada, o nascimento.
A decoração da árvore de natal é motivo de muita alegria, principalmente para as crianças. Ela pode ser ornamentada com enfeites de natal diversos, como as tradicionais bolas coloridas, bonecos de neve, estrelas, anjos, papai Noel, laços, fitas decoradas e muito mais.

Bolas
Por seu formato e pelo colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”. É o enfeite tradicional da Árvore de Natal. Existem em várias cores, e geralmente são feitas de vidros. Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Nossas atitudes são os frutos de nossa vida; como as bolas, refletem o que somos. Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos. A cada ano se desgastam no brilho, mas estarão cada vez mais cheias de lembranças e emoções acumuladas.

Estrela
É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas, representando o norte, o sul, o leste e o oeste. A misteriosa Estrela de Belém é citada na Sagrada Escritura em Mateus, capítulo 2, versículos 2, 9 e 10 (Mt 2, 2.9.10). É sempre usada como símbolo de alegria, de guia, para despertar e atrair. A estrela é luz permanente. Representada com cinco pontas lembra o ser humano: braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade. Também é encontrada com seis pontas, que é sinal de paz.

Sinos
Os sinos emitem sons agradáveis e audíveis à distância, e são tocados em ocasiões geralmente festivas. Fazem parte do campanário das igrejas e também têm uso particular. Servem para enviar mensagens pelo ar. De modo geral, o seu toque é festivo. Tocado por ocasião do Natal, lembra-nos o fato de termos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.

Velas
Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente as suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando a sua cor natural. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina o nosso ser.

Missa do Galo
No início havia três missas: ao pôr-do-sol do dia 24, à meia-noite e a Missa de Natal, dia 25 pela manhã. Foi o Papa Telésforo quem teve a idéia na escolha do horário de meia-noite, a hora do cantar do galo. Ir à Missa do Galo é uma manifestação de fé cristã e de união familiar. É o compartilhar deste dia especial.

Papai Noel
A origem desse personagem surgiu inspirado em São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as famílias mais necessitadas da região em que vivia.
O trenó, as renas, a chaminé, a barba branca e as roupas vermelhas, ao longo dos anos, foram adicionados à essa lenda que ficou gravada no imaginário de todos nós e, é assim que o bom velhinho participa das festas de fim de ano no Brasil e no Mundo.

Presépio
Foi São Francisco de Assis quem idealizou a representação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis.
A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.
No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

Presentes
A idéia de presentear na noite de Natal foi baseada nos presentes que o Menino Jesus recebeu dos três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar). Segundo a história elas levavam ouro, mirra e incenso para ofertar à Jesus.

Guirlanda
Geralmente é pendurada na porta de entrada das casas para representar a presença do menino Jesus.

Meias na Chaminé
Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal.
São Nicolau, (santo que inspirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando na lareira.

Alimentos para deixar a imunidade nas alturas

Alimentos para deixar a imunidade nas alturas


Transforme-os em aliados e deixe a saúde perfeita

Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico

Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo

ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo

A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções

Fonte: UOL - Por Gabriela Pio

Top 10 maiores torcidas do Brasil...

A Pluri consultoria em conjunto com a Stochos Sports & Entertainment divulgaram essa semana o que seria primeira pesquisa de torcidas de 2013. Esse estudo compreende os meses de aferição de novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Foram entrevistados 21.049 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios espalhados pelo país. A pesquisa possibilitou descobrir as maiores por regiões que pode ser conferido em : Região Sudeste, Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste e Norte.
O levantamento confirmou o Flamengo (16.8) como maior torcida do Brasil, seguido de perto pelo Corinthians (14.6%). Um pouco fora da disputa das maiores, segue o tricolor paulista com 8.1%. A surpresa fica por conta do Vasco (5%) ter ultrapassado a torcida do Palmeiras (4.9%) em menos de um ano.

Top 10 maiores torcidas do Brasil



Rank Clubes Estados Percentual
flamengo

Flamengo

RJ 16.8%
corinthians

Corinthians

SP 14.6%
sao paulo

São Paulo

SP 8.1%
vasco

Vasco

RJ 5%
palmeiras

Palmeiras

SP 4.9%
cruzeiro

Cruzeiro

MG 3.8%
santos

Santos

SP 3.4%
gremio

Grêmio

RS 3%
atletico-mg

Atlético

MG 2.6%
10° internacional

Internacional

RS 2.5%
11° fluminense

Fluminense

RJ 1.8%
12° botafogo

Botafogo

RJ 1.6%
13° sport

Sport

PE 1.4%
14° bahia

Bahia

BA 1.2%
15° vitoria

Vitória

BA 0.8%
16° santa cruz

Santa Cruz

PE 0.7%
17° atletico-pr

Atlético

PR 0.7%
18° nautico

Náutico

PE 0.6%
19° paysandu

Paysandu

PA 0.6%
20° ceara

Ceara

CE 0.5%
21° fortaleza

Fortaleza

CE 0.5%
22° remo

Remo

PA 0.4%
23° coritiba

Coritiba

PR 0.4%
24° goias

Goias

GO 0.4%
25° avai

Avai

SC 0.3%
26° figueirense

Figueirense

SC 0.3%


Outros clubes 2.3%


Não torcem para nenhum 20.8%

Os dez santos mais populares do Brasil

Os dez santos mais populares do Brasil


TODO SANTO AJUDA

Alguns campeões de venda de imagem não entraram no ranking. São Jorge é usado na umbanda, por representar Ogum, e são Judas e santo Expedito auxiliam nas causas impossíveis

O ranking foi baseado em critérios numéricos, mas santos muito festejados, como são Pedro e Nossa Senhora Aparecida, ganharam bônus!

10- SANT’ANA
FUNÇÃO Protetora dos avós
DIA 26 de julho
A avó de Jesus era estéril. Ela só concebeu Maria depois que seu marido, Joaquim, foi ao deserto fazer penitência e pedir a Deus que lhes desse um bebê. Sua imagem a retrata de pé, ao lado de Maria criança com um livro na mão. Além de ajudar outras mulheres estéreis, é protetora das famílias, donas de casa, professoras e costureiras
IGREJAS: 200
IMAGENS VENDIDAS: 207
CIDADES APADRINHADAS: 42

9- N. SRª. DAS GRAÇAS
FUNÇÃO Santa das bênçãos
DIA 27 de novembro
Também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a santa teria sido vista por uma noviça na França, em 1830. A religiosa recebeu então a missão de cunhar medalhinhas, que trariam graças a quem as usasse. Nos primeiros 50 anos, mais de 1 bilhão das jóias foram distribuídas
IGREJAS: 200
IMAGENS VENDIDAS: 800
CIDADES APADRINHADAS: 8

8- N. SRª. DE FÁTIMA
DIA 13 de maio
É uma das aparições mais famosas de Maria. Em 1917, ela apareceu a três pastorinhos em Fátima, Portugal, a quem fez três revelações. A primeira era a imagem do inferno; a segunda previa o início da 2a Guerra Mundial; e a terceira (revelada em maio de 2000) referia-se ao atentado sofrido pelo papa João Paulo II (em 13 de maio de 1981) e à perseguição comunista contra o catolicismo
IGREJAS: 300
IMAGENS VENDIDAS: 850
CIDADES APADRINHADAS: 19

7- SÃO PEDRO
FUNÇÃO Protetor das viúvas e dos pescadores
DIA 29 de junho
Foi o apóstolo responsável por dar continuidade à Igreja Romana, sendo o primeiro papa - por isso a basílica do Vaticano leva o seu nome. São Pedro seria o guardião das chaves do paraíso e, na crença popular, ele é quem faz chover, quando está lavando o céu. Seu dia encerra as comemorações da festa junina
IGREJAS: 260
IMAGENS VENDIDAS: 227
CIDADES APADRINHADAS: 24

6- SÃO JOÃO
FUNÇÃO Padroeiro da amizade
DIA 24 de junho
João era filho de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Como Isabel já era idosa quando engravidou, Maria quis ajudar no parto e pediu à prima que acendesse uma fogueira quando chegasse a hora, dando origem às fogueiras nas festas juninas. João seria precursor de Cristo, anunciando a chegada do messias. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão
IGREJAS: 370
IMAGENS VENDIDAS: 150
CIDADES APADRINHADAS: 45

5- SÃO JOSÉ
FUNÇÃO Padroeiro dos trabalhadores
DIA 19 de março
Descendente do rei Davi, José era um humilde carpinteiro que, mesmo não sendo pai biológico de Jesus, o teria criado como se fosse seu. A devoção ao santo chegou ao Brasil com os jesuítas e se intensificou com os imigrantes italianos, que têm o costume de produzir um doce, chamado zeppole, em sua homenagem
IGREJAS: 500
IMAGENS VENDIDAS: 300
CIDADES APADRINHADAS: 52

4- SÃO SEBASTIÃO
FUNÇÃO Padroeiro dos alfaiates
DIA 20 de janeiro
Sebastião foi um soldado romano benfeitor dos cristãos. Por isso, foi condenado à morte por flechadas, mas sobreviveu. Recuperado, ele enfrenta o imperador, é capturado e chicoteado até a morte. Além de ganhar a simpatia da comunidade gay, vende muitas imagens por representar, na umbanda, o orixá Oxóss
IGREJAS: 450
IMAGENS VENDIDAS: 680
CIDADES APADRINHADAS: 62

3- N. SRª. DA CONCEIÇÃO
FUNÇÃO Padroeira de Portugal
DIA 8 de dezembro
Por ter sido concebida sem pecado (mácula), Maria ganhou o título de Imaculada Conceição. A festa em sua homenagem foi definida pela Igreja em 1854, pelo papa Pio IX. A santa foi uma das primeiras imagens a chegar ao Brasil e foi considerada, por algum tempo, a padroeira do país
IGREJAS: 600
IMAGENS VENDIDAS: 600
CIDADES APADRINHADAS: 61

2- SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
FUNÇÃO Padroeiro dos pobres
DIA 13 junho
De família rica, entrou para um convento de Lisboa e, depois, para uma ordem franciscana. Foi enviado para o Marrocos, onde ficou muito doente. Na volta à Europa, seu navio naufraga e Antônio é levado para Sicília, na Itália. Lá ele ganha fama de casamenteiro por ajudar moças pobres a pagar os dotes, obrigatórios para o matrimônio
IGREJAS: 550
IMAGENS VENDIDAS: 2000
CIDADES APADRINHADAS: 84

1- NOSSA SENHORA APARECIDA
DIA 12 de outubro
Maria é representada e nomeada de diferentes formas nos locais onde teria aparecido. São mais de 2 mil denominações aceitas pela Igreja. Nossa Senhora Aparecida é a mais popular no Brasil – onde é padroeira desde 1929. Sua imagem foi encontrada no rio Paraíba em 1717. O local virou foco de peregrinação e hoje abriga uma basílica, que recebe mais de 10 milhões de pessoas por ano. Já a Nossa Senhora de Nazaré, famosa em Belém do Pará, reúne cerca de 1 milhão de fieis na romaria do Círio de Nazaré
IGREJAS: 460
IMAGENS VENDIDAS: 2500
CIDADES APADRINHADAS: 15

* Número anual cedido pela fabricante Imagens Bahia
** Número aproximado

FONTES Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris); O Livro dos Santos – A História e as Orações dos 100 Santos Mais Populares do Brasil, de Carolina Chagas (Publifolha); cônego Antônio Aparecido Pereira, porta-voz da Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Giselle Hirata

Por que o brasileiro lê pouco?

Por que o brasileiro lê pouco?


Além de a leitura não vir de casa, a escola mais atrapalha que ajuda

Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a Unesco. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores. O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

"Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio." Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, é isso já é outra história.

Fonte Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc).

Chegar aos 100 anos é mais uma questão de atitude

Chegar aos 100 anos é mais uma questão de atitude


Uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos EUA, descobriu que chegar aos 100 anos pode não depender exclusivamente da saúde. O modo como nos sentimos como nós mesmos e a habilidade de se adaptar a várias experiências de vida pode ser mais importante do que fatores relacionados à saúde.

Os pesquisadores usaram dados de um estudo centenário para medir os fatores sociais e psicológicos de "sobreviventes", além de de examinar a saúde e a genética. Foram estudadas 244 pessoas com 100 anos ou mais, e o resultado é que eventos críticos na vida e o histórico pessoal, assim como a atitude das pessoas diante desses eventos, são fatores cruciais para explicar o envelhecimento bem sucedido.

"O que acontece na sua vida importa, mas o que mais faz a diferença é a percepção do que está acontecendo", diz Leonard Poon, autor principal do estudo. Os centenários saudáveis apresentavam personalidade descrita como abertas e conscienciosas. Personalidades neuróticas tendem a ser menos saudáveis, diz o estudo.

Mesmo que ainda raros, idosos com 100 anos de idade ou mais são um segmento crescente da população. No ano 2000 havia aproximadamente 50 mil centenários no mundo, e a expectativa é que este número chegue a mais de 800 mil até o ano 2050.

Fonte: UOL - por Mariana Noffs

Medidas que protegem a saúde do coração

Medidas que protegem a saúde do coração


Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.

A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.

O colesterol alto, que causa a hipertensão e obstrui as artérias co coração, é um dos efeitos do excesso de estresse. A ansiedade aumenta a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol. Cada vez que você fica ansioso, a quantidade de radicais livres que passam a circular no seu organismo aumenta. Com a ansiedade, a presença dos radicais livres no organismo aumenta, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos. Isso porque eles interagem com o colesterol em excesso no organismo, formando placas nas paredes dos vasos sanguíneos, além de piorar certas doenças inflamatórias e causar envelhecimento.

Prefira os óleos vegetais. Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos tradicionais vilões do coração (como as gorduras saturadas), você pode recorrer à ajuda de alguns mocinhos. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos que você deve incluir na dieta. Segundo a nutricionista Roberta Stella, as gorduras monoinsaturadas presentes nos dois tipos de óleos vegetais ajudam a reduzir as taxas de LDL, o mal colesterol. Já os óleos vegetais ricos em gorduras poliinsaturadas, como o de soja, girassol e milho, aumentam os níveis de HDL, considerado como bom colesterol. A dica da especialista, portanto, é, além de ficar de olho na quantidade de gorduras saturadas e trans, dar preferência aos alimentos com maior quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas.

Maneire nas carnes. Principalmente a carne vermelha apresenta uma quantidade maior de colesterol. Ainda mais se conter capas generosas de gordura. Porém, isso não significa que elas devem ser totalmente excluídas do seu cardápio. "Controlando a ingestão dos outros alimentos fontes de colesterol, é possível ingerir carne vermelha até três vezes por semana", diz a nutricionista Roberta Stella. O fato de as carnes vermelhas oferecerem mais colesterol, no entanto, não faz com que os outros tipos de carnes possam ser consumidos à vontade. De acordo com Roberta, as carnes brancas e magras também possuem colesterol e, por isso, devem ser dosadas. "Os alimentos que contêm colesterol devem ser monitorados de uma forma geral. Leve em conta que o total da gordura obtido em um dia deve ser menor que 300 mg", completa. Uma dica: 100 gramas de contra-filé grelhado com gordura contêm 144 mg de colesterol. Sem a gordura, a quantidade diminui para 102 mg.

Até o açúcar? Isso mesmo. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que, assim como uma dieta rica em gordura pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol, a ingestão de açúcar também pode afetar as taxas de lipídios. Para a realização do estudo, foram analisados os níveis de lipídios no sangue em mais de seis mil homens e mulheres adultos. Os pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam mais açúcar tinham maior propensão de ter uma doença cardiovascular. Os cientistas não sabem ao certo que processo está envolvido nessa ligação do açúcar com o colesterol, pois até hoje, o que se sabia era a associação entre o consumo de açúcar e o diabetes. No estudo, o grupo de maior consumo ingeria uma média de 46 colheres de chá de açúcares "escondidos" nos alimentos por dia. O grupo de menor consumo ingeria uma média de apenas cerca de três colheres de chá por dia.

Vegetais - sempre! Um importante estudo científico divulgado no periódico americano Circulation demonstrou que o consumo de proteínas de origem vegetal está associado à redução da pressão arterial, ao mesmo tempo em que confirmou estudos anteriores de que o consumo total de proteínas não aumenta os níveis de pressão sanguínea. O ácido glutâmico, principal aminoácido encontrado nas proteínas vegetais, é um dos micronutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial. Essa é uma das formas de se explicar a razão pela qual os vegetarianos têm menor tendência a desenvolver hipertensão arterial.

Vitamina D. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D no organismo. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas sua principal fonte de absorção é a luz solar. Portanto, 15 minutinhos de exposição ao sol são mais do que recomendados. O nutriente também é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo no intestino e na mineralização, ou seja, crescimento e reparo dos ossos.


Sono reparador. Estudos recentes apontam que cerca de 40% dos indivíduos hipertensos sofrem também de apneia obstrutiva do sono, alertando para uma relação entre as doenças. A apneia atinge aproximadamente sete em cada 100 pessoas e a incidência é maior no sexo masculino. Estima-se que 24% dos homens de meia-idade e 9% das mulheres são afetados pela apneia. A doença caracteriza-se pelo ronco que segue em um mesmo ritmo, vai ficando mais alto e, de repente, é interrompido por um período de silêncio. Neste momento, a pessoa fica totalmente sem respiração, mas, logo o ronco volta ao ritmo inicial. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Artur Beltrame Ribeiro, quem sofre de apneia do sono apresenta mais variabilidade da pressão e o aumento está ligado à lesão dos órgãos-alvo, como coração, cérebro e rins. Além disso, uma noite bem dormida tem a ver com viver mais, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick e da Universidade Federico II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, quem dorme menos de seis horas ou mais de oito ao dia tem 12% a mais de chance de morrer. Com a qualidade do sono prejudicado, crescem os ricos de acidentes, por conta da sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse.

Vinho sim! Um estudo publicado no "Public Library of Science One", mostra que pequenas doses de resveratrol, um tipo de substância antioxidante presente nas uvas, em especial as tintas, protegem o coração contra o envelhecimento e reduzem os níveis de colesterol ruim, o LDL. No entanto, não vale exagerar: uma taça de vinho por dia é suficiente para dar proteger o coração sem maltratar o fígado, por conta do teor alcoólico.

Ouça a música do coração. Um estudo realizado pela Universidade de Maryland, nos EUA, com 10 participantes que não tinham nenhuma doença aparente constatou que quando eles ouviam por 30 minutos suas músicas preferidas ocorria a dilatação dos vasos sanguíneos. Esse gesto se equipara a reação de uma gargalhada, ao fazer atividades físicas ou quando tomavam medicações para o sangue. O diretor da cardiologia da instituição, Michael Miller, explica que ocorreu um aumento de 26% no diâmetro dos vasos, enquanto ao ouvirem uma música que não agradava ocorria uma redução de 6%. Dessa forma, o sangue flui mais facilmente, reduzindo as chances de formação de coágulos que causam infartos e derrames, além de reduzir os riscos do endurecimento dos vasos, característicos da aterosclerose.

Maneire no sal. Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sódio e a hipertensão arterial. De acordo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido no alimento industrializado, as pessoas não dispensam apelar para o saleiro durante as refeições. De acordo com a nutricionista Eliane Cristina de Almeida, da Unifesp, o maior perigo do sódio é que ele está escondido nos alimentos. "Alimentos como fast-food, comida congelada, salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, cereal matinal, embutidos, chocolate, carne bovina, leite e derivados contém boa quantidade de sódio que não costumamos perceber", diz a especialista.

Use fio dental. Uma pesquisa feita por cientistas da Itália e do Reino Unido, publicada no site do Jornal da Faseb (do inglês, "The Federation of American Societies for Experimental Biology"), mostra que gengivas infectadas podem ser um fator de risco para desenvolver problemas no coração. De fato, uma adequada higiene dental pode reduzir o risco de aterosclerose, derrame e doenças no coração, independentemente de outras medidas, como o controle do colesterol. "Há muito tempo se suspeita de que a aterosclerose é um processo inflamatório e que a doença periodontal tem um importante papel na aterosclerose", afirma Mario Clerici, pesquisador do estudo.

Dieta mediterrânea. A dieta típica da região banhada pelo Mar Mediterrâneo , ela é conhecida por seus benefícios ao coração. Os principais participantes dos pratos são as gorduras protetoras, que agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares , diz a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Ela aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) do sangue, além de evitar a obstrução das artérias. Dentre as principais características dessa dieta, estão o baixo consumo de carne vermelha, a ingestão de frutas, cereais e nozes, o alto consumo de peixes, o consumo moderado de vinho e o azeite de oliva como fonte de gordura saudável. Além disso, os peixes contêm ômega 3, reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular.

Fonte: UOL

Quem dorme aprende melhor

Quem dorme aprende melhor


Quem Dorme Ganha

Pesquisa sugere que é a melhor maneira de aprender algo novo

De acordo com uma nova pesquisa da Northwestern University, quando estamos no estado de sono mais profundo, nosso cérebro está ocupado consolidando memórias. E mais, somos capazes de ouvir sons que nos ajudam a lembrar de informações.

O professor de psicologia Ken Paller tocou uma série de sons, que incluíam o assobio de uma chaleira e o miado de um gato para um grupo de indivíduos. Com cada objeto associado a um som, os indivíduos aprenderam a relacionar 50 objetos a um local na tela de um computador (por exemplo, um gato foi associado a um miado). Metade dos sons foi então tocada novamente enquanto os indivíduos se encontravam no período mais profundo do ciclo de sono. Após despertar, os voluntários visualizaram todos os objetos e tentaram posicionar cada um deles no local original. Aqueles que haviam sido vinculados a um som durante o sono tinham mais probabilidade de ser colocados no lugar certo. Paller, coautor de The brain advantage (Prometheus Books, 2009), diz: “Agora podemos pesquisar a possibilidade de que deixas sonoras possam influenciar e talvez aprimorar o armazenamento de lembranças referentes a vários tipos de informação que as pessoas querem obter”.

Em outro experimento, Kimberly Fenn, professor-assistente de psicologia da Michigan State University, descobriu que o sono ajuda os humanos a corrigir erros de memória. Voluntários foram expostos a listas de palavras e, 12 horas depois, pediu-se que identificassem as que haviam visto ou ouvido anteriormente. Um grupo foi treinado pela manhã e testado ao fim de um dia normal, enquanto outro foi treinado à noite e testado depois de seis horas de sono. Os alunos que haviam dormido tinham mais probabilidade de dar a resposta certa. “Acreditamos que essa descoberta tem fortes implicações para os estudantes, particularmente quando forem fazer testes de múltipa escolha ou exames-padrão”, diz Fenn. “Muitas vezes eles sacrificam o sono para estudar a noite inteira, e nosso trabalho mostra que isso pode ser prejudicial ao desempenho.”

Então, tendo esses estudos como base, quanto nós entendemos sobre o vínculo entre sono e memória? “O campo está realmente na sua infância”, admite Fenn. “Houve muitos avanços nas duas últimas décadas, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.”

Fonte: UOL - Revista Conhecer

Os super alimentos para as mulheres

Os super alimentos para as mulheres


Selecionamos os 10 alimentos que devem ser consumidos diariamente para deixá-la mais saudável, poderosa e magra

Você adora comer, mas também gosta de se sentir bem com isso? Para quem acha impossível ter as duas coisas, nós provamos que dá, sim, se escolher os alimentos certos para a sua dieta. "O aumento no consumo de frutas e vegetais e a diminuição da ingestão de gorduras pode melhorar bastante a vida da mulher", promete Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
Por outro lado, o consumo em excesso de alguns alimentos pode estar relacionado ao desenvolvimento de diversos males, como problemas no coração, câncer de mama e depressão. Conheça os benefícios de cada um dos dez ingredientes "mágicos" e comece a consumi-los a partir de agora!

1. Soja contra o câncer de mama
O grão é rico em isoflavona, composto inibidor da ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Os cientistas começaram a desconfiar do benefício ao perceber os baixos índices da doença em países que consomem o grão em grande escala, como China e Japão. Várias pesquisas vêm sendo realizadas desde então. A mais recente, conduzida pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, demonstrou que o risco de morte e reincidência do câncer de mama diminui em 30% com o consumo de soja. "Além disso, o nutriente auxilia na contenção dos sintomas da menopausa", completa Nathalia Caldeira, nutricionista da Companhia de Nutrição (SP).
Quanto você precisa: uma porção de 30 gramas (uma colher da de sopa) por dia.

2. Banana para diminuir a ansiedade
"A vitamina B6 contida na fruta participa do metabolismo de neurotransmissores que trazem sensação de bem-estar," explica Érika Yuri, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês (SP). Além disso, banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina. O Food and Drug Association (FDA), órgão norte-americano responsável pela regulamentação de alimentos e remédios, recentemente autorizou a indústria produtora de banana a declarar oficialmente que a fruta reduz os riscos de problemas com pressão alta.
Quanto você precisa: uma banana por dia.

3.Fígado para a fertilidade
O ácido fólico presente na carne promove a renovação celular e ajuda desde a fecundação até o fim da gestação. Além disso, ele auxilia na formação do sistema nervoso do feto e reduz o risco de aborto nos três primeiros meses. Um estudo feito em Harvard mostrou ainda que o consumo diário do nutriente diminui em 40% o risco de ter dificuldades para produzir óvulos - a segunda causa mais frequente de infertilidade feminina. Soja, vegetais verde-escuros e levedo de cerveja também são ricos em ácido fólico.
Quanto você precisa: um bife de fígado de três a quatro vezes por semana, assim que você começar a tentar engravidar e até o terceiro mês de gestação. Se você não gosta de fígado, intensifique o consumo de brócolis ou espinafre.

4. castanha-do-pará para uma pele de pêssego
A oleaginosa contém um micronutriente chamado selênio, que possui ação antioxidante ao combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. O nutriente também ajuda a proteger a pele dos danos do sol e posterga os efeitos do tempo, melhorando o aspecto e a elasticidade. Pesquisadores australianos e holandeses descobriram que altas concentrações de selênio no sangue reduzem em 60% o risco de ter dois tipos de câncer de pele: carcinoma de célula basal e de célula escamosa, os tipos mais comuns e que mais crescem em todo o mundo.
Quanto você precisa: por ser calórica, fique de olho na quantidade. Uuma ou duas unidades por dia já são suficientes.

5. Brócoli para cabelos cheios de vida
O zinco presente no legume é um micronutriente essencial para a reprodução celular, até mesmo das células capilares. "A perda de fios de cabelo em excesso pode ser por falta desse nutriente", conta Fernanda Alves, nutricionista do Hospital Samaritano (SP). Cozinhe o brócoli no vapor, pois o calor excessivo faz que ele perca suas propriedades mais importantes. Uma pesquisa feita com animais, da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, demonstrou que os que tinham deficiência desse nutriente possuíam os pelos danificados e se tornavam grisalhos antes do tempo. com seres humanos já vêm mostrando que isso também acontece com a gente.
Quanto você precisa: uma xícara (chá) diariamente.

6. Melancia para eliminar os furinhos
Assim como o abacaxi, esta fruta tem alto poder diurético, que ajuda a mandar as toxinas para o espaço! "A celulite tem várias causas, como falta de exercícios, hormônios desregulados ou hereditariedade. Mas dá para ajudar no combate com a alimentação", jura Nathalia Caldeira. a melancia também é riquíssima em água e vitaminas, outros mocinhos no combate à celulite. Não esqueça também de diminuir o consumo de sal, que provoca retenção hídrica e piora o aspecto dos furinhos indesejados. Cafeína, álcool e nicotina também são venenos para a pele.
Quanto você precisa: coma uma fatia diariamente.

7. atum contra a flacidez
O consumo de proteínas magras estimula a produção de colágeno, que é responsável por formar as fibras que dão sustentação à pele. Nosso organismo a produz naturalmente, mas, depois dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual. Com a menopausa e a queda brusca dos níveis de estrogênio, a produção de colágeno cai para 35% do necessário e é aí que a flacidez vem com tudo.
Quanto você precisa: coma um filé do peixe duas vezes por semana.

8. Amora para unhas quebradiças
O silício presente na frutinha age na formação da pele, membranas, unhas e cabelos. Ggeralmente esquecido, este nutriente é necessário para o bom funcionamento de uma importante enzima, chamada prolil-hidroxilase. Este nominho estranho ajuda na formação do colágeno e na revitalização das unhas. Estudos mostram que as melhoras já são percebidas após 90 dias do aumento no consumo de silício.
Quanto você precisa: uma xícara (chá) todos os dias.

9. lentilha para acabar com a TPM
Aqueles sintomas nada agradáveis que acompanham esse período do mês estão relacionados com a baixa de cálcio e vitamina B6 no organismo. A lentilha, bem como carnes, grãos integrais e levedo de cerveja, é fonte de vitamina B6. Quem toma pílula anticoncepcional precisa ter cuidado extra. Pesquisa da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que fazem uso dela por um período longo têm maior deficiência de vitamina B6 no organismo.
Quanto você precisa: duas colheres (sopa) durante o período.

10. leite para dormir bem
Não é apenas mito. Aquele leitinho morno, antes de dormir, realmente ajuda a relaxar e a pegar no sono. O aminoácido triptofano, presente no leite, aumenta no cérebro a quantidade de serotonina, neurotransmissor importante para o relaxamento. Um estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition só atestou o que nossas avós já sabiam: o leite não apenas diz ao seu cérebro para ele dormir, como também faz que você acorde no outro dia mais disposta. "Qualquer líquido morno ou quente dá a sensação de plenitude no estômago, o que ajuda a relaxar", acrescenta a nutricionista Érika Yuri.
Quanto você precisa: um copo de leite morno antes de dormir.
Fonte: Revista Corpo a Corpo - POR CÁREN NAKASHIMA E LIVIA VALIM