IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 13 de junho de 2015

ANTIÁCIDOS PODEM AUMENTAR RISCO DE INFARTO

ANTIÁCIDOS PODEM AUMENTAR RISCO DE INFARTO
Alguns medicamentos que reduzem a acidez do estômago aumentam entre 16 e 21% o risco de ataque cardíaco. É o que diz um estudo do periódico científico PLOS ONE.

Estas medicações, conhecidas como inibidores da bomba de prótons (IBP), são eficazes para reduzir a acidez do estômago e evitar o refluxo gastroesofágico. Elas estão entre as mais prescritas e vendidas no mundo e representam um mercado de 14 bilhões de dólares, afirmaram os autores.

“Estes medicamentos não são tão seguros quanto pensamos”, disse Nicholas Leeper, professor da Universidade de Stanford e principal autor do estudo. Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 2,9 milhões de pacientes. As crises cardíacas foram observadas com maior frequência em pessoas jovens (menos de 45 anos) e com boa saúde.

De acordo com a pesquisa, outra classe de antiácidos, conhecida como anti-histamínico H2, não apresentou relação com o aumento do risco cardíaco. Estes remédios estão no mercado há mais tempo que os IBP e são razoavelmente eficazes contra a acidez do estômago.

Embora o estudo não prove uma relação de causa e efeito, os autores afirmam que o vínculo descoberto deve ser considerado algo sério, sobretudo porque a maioria destes antiácidos está disponível sem receita médica.

Foto: iStock
Fonte: Revista Veja

RAPAZ AMEAÇA MATAR IRMÃ COM FACA E ACABA DETIDO PELA POLÍCIA, EM RODEIO


RAPAZ AMEAÇA MATAR IRMÃ COM FACA E ACABA DETIDO PELA POLÍCIA, EM RODEIO
A Polícia Militar foi acionada às 15h de quarta-feira (10), para atender uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Nova Brasília, em Rodeio.

Chegando no local, foram informados que o irmão de iniciais H.B., de 22 anos, ameaçou de morte a irmã de 18 anos com uma faca.

Ela quis representar contra o irmão, e a Polícia encaminhou o rapaz à delegacia de Rodeio e o Delegado aplicou uma fiança, a qual não foi paga, e ele então foi encaminhado ao presídio de Indaial onde permanece preso por violência doméstica.



Fonte: PM / DetudoumPoucoSC – Foto: Divulgação

JOVEM DE 19 ANOS É ENCONTRADO MORTO NO BAIRRO PONTA AGUDA, EM BLUMENAU


JOVEM DE 19 ANOS É ENCONTRADO MORTO NO BAIRRO PONTA AGUDA, EM BLUMENAU

VÍTIMA FOI IDENTIFICADA COMO JOEL ALVES VIEIRA E TINHA MARCAS DE TIRO NA CABEÇA.

O corpo de um homem foi encontrado em um matagal na Rua José Isidoro Correa, no bairro Ponta Aguda, na quinta-feira, em Blumenau. A denúncia partiu de moradores que viram o corpo e chamaram a Polícia Militar no fim da tarde.

O jovem foi identificado como Joel Alves Vieira, de 19 anos, e segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau, ele tinha marcas de tiro na cabeça.

A Polícia Civil está investigando o caso e até o momento nenhum familiar da vítima se apresentou no IML.



Fonte: Jornal de Santa Catarina / Foto: Divulgação

REATIVAÇÃO DO 190 DA PM PARA INDAIAL


REATIVAÇÃO DO 190 DA PM PARA INDAIAL


Durante a sessão realizada na Câmara de Indaial, na última segunda-feira (08) um dos assuntos que ganhou destaque entre os Vereadores, foi à importância do município possuir uma linha 190 local, com atendentes que conheçam a região e possam agir com rapidez em situações urgentes.

Hoje as ligações são recebidas por uma Central em Blumenau, e depois repassadas ao município, o que naturalmente atrasa o atendimento às ocorrências. Para os Vereadores providências têm que ser adotadas com urgência para Indaial.

O Vereador Hamilton Cunha, disse não acreditar que soluções rápidas possam acontecer, relatando que por diversas ocasiões já esteve no Governo Estadual reivindicando aumento do efetivo policial, e, especialmente, quando entregou abaixo-assinado, com mais de seis mil assinaturas, solicitando a reativação do telefone 190 da PM, em conexão direta com a Polícia Militar local. Cunha lamentou a falta de atenção do Governo Estadual com a comunidade indaialense.

No mês de março deste ano o Vereador Hamilton, junto com a bancada do PMDB de Indaial participou em Florianópolis de uma importante audiência no Comando Geral da Policia Militar de Santa Catarina, com o CEL. Paulo Henrique Hemm. Na ocasião os vereadores solicitaram aumento do efetivo de mais sete policiais para o município. Frisando novamente a dificuldade da comunidade com o atendimento do telefone 190.

Assessor Marinho - Câmara de Vereadores
Foto: Entrega do abaixo-assinado em Florianópolis

POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA ASSALTANTES QUE AGIAM NA REGIÃO

POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA ASSALTANTES QUE AGIAM NA REGIÃO

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, identificou e desarticulou esta semana uma quadrilha envolvida em 12 roubos e um furto na região do Vale do Itajaí.
MUITOS CRIMES

Em pouco tempo a quadrilha roubou e furtou vários comércios da região, em março deste ano. Em Balneário Camboriú, Gilliard Cardoso, 19 anos, Jackson Otoniel Bandeira, 19 anos, Kelvyn Giglio Mathias, 21 anos, Alessandro Antunes Boeira, 18 anos, Miguel Moura de Brito, 23 anos, Jailson Schaefer dos Santos, 18 anos e dois adolescentes de 16 e 17 anos assaltaram uma padaria localizada na Rua Doralice Linhares, no Bairro Nova Esperança, e furtaram uma lanchonete da Avenida Brasil, no Centro da cidade.

Em Camboriú eles são suspeitos de assaltar uma farmácia que fica na Avenida José Francisco Bernardes, no Bairro Areias e teriam roubado uma panificadora da Rua Rio Amazonas, Bairro Rio Pequeno.

Já em Itajaí, a quadrilha foi identificada como autora de um roubo de motocicleta, onde a vítima teve sua moto tomada na Avenida Paulo Contidio da Silva, no Bairro Espinheiros. O bando também participou do assalto contra uma pizzaria da Rua Manoel Francisco Coelho, no Bairro São Vicente.

Além destes crimes, os integrantes da quadrilha foram os autores de outros seis roubos. A Polícia Civil ainda está ouvindo testemunhas, mas alguns dos integrantes do bando já confessaram a autoria.
INVESTIGAÇÕES

Parte do grupo criminoso já havia sido preso em março deste ano, quando policiais militares prenderam quatro homens, encontrados com veículos roubados em uma residência da Rua Irineu Jacques, no Bairro São Judas Tadeu, em Balneário.

Desde março os policiais da DIC investigam o caso, resultando na identificação da quadrilha, com o auxílio de depoimento das vítimas e o interrogatório dos investigados. Com os indícios levantados, a justiça decretou pela prisão preventiva dos envolvidos e a busca e apreensão nas residências destes.



Fonte: Página 3 / Foto: DIC/Divulgação

RECEITA LIBERA VALORES DE RESTITUIÇÕES NA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO APROVEITAR O DINHEIRO

RECEITA LIBERA VALORES DE RESTITUIÇÕES NA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO APROVEITAR O DINHEIRO


Na próxima segunda-feira (15), a Receita Federal depositará o dinheiro e quem está no primeiro lote da restituição Imposto de Renda Pessoa Física 2015, ano-base 2014. Nesta fase, serão pagos R$ 2,36 bilhões em restituições para 1,49 milhão de contribuintes.

Por ser um dinheiro extra, muitas pessoas acabam utilizando esse valor de forma desordenada e acabam perdendo a chance de organizar as finanças, afirma o educador financeiro, Reinaldo Domingos.

“A primeira preocupação das pessoas devem ser com as dívidas, quem estiver com financiamentos ou dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito deve estabelecer uma estratégia para eliminar o problema. Essas dívidas devem ser as primeiras a serem combatidas, já que as taxas de juros são mais altas do que a lucratividade de qualquer aplicação segura”, explica.

Antes de sair pagando as contas, procure negociar as dívidas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira”.

Já para os contribuintes que não têm dívidas o ideal é investir o dinheiro. “É importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias que devem ser de curto, médio e longo prazo. Caso contrário o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos”, explica Domingos.



Melhores investimentos

Por mais que os números mostrem um tipo de investimento como vantajoso, vários fatores devem ser avaliados antes dessa decisão, dentre os quais estão o comportamento do mercado, que pode mudar de rumo como correr dos tempos e, principalmente, os sonhos e objetivos que se quer atingir com o dinheiro investido.

Investir apenas na linha que aparentemente tem a maior rentabilidade pode ser uma armadilha, levando até mesmo a prejuízos. Além disto, o dinheiro poupado deverá ser dividido em investimentos direcionados aos objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo.



Curto prazo 

Período: aqueles que se pretende realizar em até um ano
Investimento: pode ser interessante aplicar em caderneta de poupança, pois, mesmo com a baixa rentabilidade, quando necessitar terá a disponibilidade de retirar sem pagar taxas, imposto de renda ou perder rendimentos.



Médio prazo 

Período: de um a dez anos. São aqueles que não ocorrem imediatamente, mas conseguimos visualizar a realização em um período não tão longo, para estes são interessantes linhas que tenham prazos pré-estabelecidos no período do sonho a ser realizado.
Investimento: dentre as opções recomendo Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos, Título do Tesouro e ouro. Neste caso, o melhor é pesquisar em pelo menos três instituições financeiras de grande porte.



Longo prazo

Período: acima de 10 anos
Investimento: o recomendado é investir em Tesouro Direto, previdência privada, e ações. No caso de investimento em ações, o melhor é investir no máximo 20% do dinheiro total com essa finalidade, isto porque existe grande risco por depender do desempenho da empresa na qual investe.

“É importante manter a calma e não tomar decisões por impulso, também recomendo que se tenha uma reserva financeira extra para os imprevistos (para este a poupança também é recomendada), geralmente problemas acabam desviando o dinheiro dos sonhos de médio e longo prazo”, afirma Domingos.





Foto: Divulgação
Fonte: Uol

PRISÃO É MAIOR VACINA CONTRA CORRUPÇÃO, DIZ JUIZ QUE JULGARÁ PETROBRAS NOS EUA

PRISÃO É MAIOR VACINA CONTRA CORRUPÇÃO, DIZ JUIZ QUE JULGARÁ PETROBRAS NOS EUA


Quando Minerva Rodriguez teve a palavra no julgamento dos homens que haviam torturado e assassinado seu filho em Nova York, o juiz Jed Rakoff se lembrou de seu próprio irmão mais velho, morto a pauladas dentro de casa, nas Filipinas, em 1985.

“Estava praticamente em prantos quando ela falou”, conta Rakoff à BBC Brasil. “Sabia exatamente o que ela estava sentindo.”

Rodriguez esperava que os algozes de seu filho fossem executados, mas, numa decisão que reverberaria bem além daquele julgamento, Rakoff considerou que a aplicação da pena de morte era inconstitucional nos Estados Unidos.

“Foi a (decisão) mais difícil para mim, porque eu era a favor da pena de morte quando meu irmão foi assassinado”, diz o juiz, hoje responsável pela ação que tramita na Justiça americana contra a Petrobras.

A sentença acabou anulada por uma corte superior naquele mesmo ano (2002), mas sua posição faria dele uma das figuras mais destacadas no Judiciário americano.

Rakoff recebeu a BBC Brasil em sua sala na última sexta-feira com a ressalva de que não poderia falar sobre o caso da Petrobras, já que o código de conduta dos juízes os proíbe de comentar processos em curso.

A ação contra a empresa abarca todos os acionistas que compraram papéis emitidos pela companhia nos Estados Unidos entre 2010 e 2014. Segundo a acusação, a Petrobras divulgou informações falsas sobre suas operações e omitiu denúncias de corrupção, que vieram à tona com a operação Lava Jato.

Também são réus no processo 13 executivos da estatal, entre os quais seus ex-presidentes Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, 15 bancos que coordenaram as emissões de papéis da empresa, duas subsidiárias e a consultoria PwC.

MORTOS INOCENTADOS

Rakoff atribui a mudança de sua posição sobre a pena de morte a estudos de DNA que comprovaram a inocência de centenas de pessoas executadas nos Estados Unidos.

Ele argumenta que jamais as cortes deveriam se fechar a provas que inocentem os presos, e executá-los os priva desse direito.

Rakoff voltaria aos holofotes quase uma década depois ao se posicionar sobre o papel de bancos e órgãos reguladores na crise financeira que assolou a economia americana entre 2007 e 2008.

Em dois casos emblemáticos, o juiz se recusou a aceitar acordos firmados entre a SEC (órgão que regula os mercados de capitais nos Estados Unidos) e bancos acusados de fraudes que teriam contribuído para a crise, o Bank of America e o Citigroup.

Pelos acordos, os bancos se comprometiam a pagar multas milionárias à SEC, que em troca retiraria suas acusações contra as instituições. Rakoff avaliou que os arranjos não atendiam ao interesse público, pois livravam os bancos de assumir a culpa e impediam que detalhes das violações fossem conhecidos.

A posição fez com que vários veículos – entre os quais a revista Rolling Stone e o diário britânico Financial Times – descrevessem o juiz como “herói”. Em 2014, a revista Fortune incluiu Rakoff na sua lista dos 50 maiores líderes globais por sua “postura corajosa” diante de Wall Street.

FRAQUE E CARTOLA

Artigos que elogiam Rakoff ocupam as paredes de seu escritório na corte do Distrito Sul de Nova York. O edifício, parte de um complexo do Judiciário em estilo neoclássico, fica a poucas quadras de Chinatown e Little Italy, tradicionais bairros de imigrantes chineses e italianos.

Ao lado dos artigos, foram penduradas fotos de assistentes e parentes do juiz – casado, pai de três filhas e avô de um menino de um ano. Em alguns retratos, Rakoff, de 71 anos, posa de fraque e cartola ao lado da mulher em bailes dançantes.

Na mesa de sua antessala, há livros sobre os Yankees, time de beisebol de Nova York, uma biografia do político democrata Daniel Patrick Moynihan (1927-2003) e um boneco do juiz com um imenso martelo nas mãos.

Nascido na Filadélfia numa família de classe média, Rakoff graduou-se em literatura inglesa, fez mestrado em Oxford, na Inglaterra, e doutorado na Universidade de Harvard. Começou a carreira como advogado e, em 1971, realizou sua única viagem ao Brasil, a trabalho. Ele tinha reuniões em São Paulo, de onde não gostou muito, e tirou alguns dias de folga no Rio.

“Aproveitei tanto o Rio e fiquei tão impressionado com sua vibração que a memória continua vívida na minha mente”, ele conta.

Em 1988, tornou-se professor adjunto de direito na Universidade Columbia, em Nova York. Ele trabalhou ainda como procurador e, em 1996, foi nomeado juiz federal pelo então presidente Bill Clinton.

CORRUPÇÃO NO EXTERIOR

Boneco do juiz com imenso martelo nas mãos é um dos objetos em seu gabinete

Em sua sala com vista para os arranha-céus do sul da ilha de Manhattan, Rakoff se refere a outro caso de repercussão internacional nas mãos da Justiça federal em Nova York: as denúncias de corrupção na Fifa.

Ele afirma, brincando, ter ficado “muito chateado” que o processo não tenha sido registrado na corte em que atua, mas sim no distrito judicial vizinho, no Brooklyn. O Departamento de Justiça americano investiga funcionários da federação por suspeitas de extorsão, fraudes financeiras e lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação, os envolvidos usaram bancos sediados nos Estados Unidos em suas transações, o que legitima o envolvimento de autoridades americanas.

Rakoff diz não poder opinar sobre o caso, mas comenta a crítica – evocada quando a operação contra a Fifa foi deflagrada – de que os Estados Unidos buscam vantagens econômicas e políticas ao processar empresas e agentes estrangeiros por violações praticadas no exterior.

Rakoff diz que a Suprema Corte vem restringindo as ocasiões em que a Justiça americana pode julgar episódios ocorridos fora do país – “o que não significa”, afirma o juiz, “que não vamos processar quando há alguma atividade significativa nos Estados Unidos ou envolvendo, ao menos em parte, americanos”.

Ele diz que, ao tratar de casos com implicações no exterior, os juízes americanos devem ter “sensibilidade sobre culturas e sistemas legais diferentes”. “Nenhum país deveria achar que tem o monopólio da justiça ou da moralidade.”

Ainda assim, diz aprovar a possibilidade de que a Justiça americana processe empresas estrangeiras por atos de corrupção cometidos fora das fronteiras do país. A legislação americana sobre o tema – o Ato de Práticas Corruptas Estrangeiras, de 1977 – foi uma iniciativa pioneira e acabou copiada por vários outros países, afirma o juiz.

“Se os Estados Unidos não tivessem intervindo aí, ninguém teria”, diz Rakoff.

LINHA DURA CONTRA EXECUTIVOS

Com a visibilidade que ganhou por sua atuação nos casos sobre a crise financeira, o juiz passou a receber convites frequentes para palestras e se tornou colaborador regular da revista The New York Review of Books. No título de um artigo sobre a crise publicado no ano passado, ele questionou: “Por que nenhum alto executivo foi processado?”

Rakoff citou, entre os motivos, a redução de recursos e de agentes especializados em crimes financeiro depois do 11 de Setembro, quando o país se voltou ao combate do terrorismo.

Após a crise, Rakoff diz que o setor financeiro ganhou mais atenção e verbas. Mesmo assim, lamenta a postura que o governo e órgãos reguladores adotaram diante das denúncias de fraudes naquela época.

Processo que corre na Justiça dos EUA acusa Petrobras de divulgar informações falsas sobre suas operações e omitir denúncias de corrupção

“Eu temo que a mensagem passada a um banqueiro, a um executivo que cogite driblar a lei tenha sido: ‘você não precisa se preocupar com cadeia. Se o pior acontecer e te pegarem, vão só multar sua companhia’.”

Segundo Rakoff, multas “entram no custo de fazer negócios” das empresas, prejudicam funcionários e pequenos acionistas inocentes e, quando aplicadas a executivos, são normalmente pagas por seguradoras.

Por isso, o juiz diz que prender é o maior antídoto contra a corrupção em grandes companhias e no setor público.

“Quando era advogado, meus clientes ficavam felizes em pagar quanto dinheiro fosse pra evitar um único dia na cadeia. E também todos eles temem, ainda que isso seja improvável nas prisões para onde vão, estupros homossexuais.”





Foto: BBC Brasil
Fonte: Uol

9 SINAIS PRA IDENTIFICAR A DEPRESSÃO

9 SINAIS PRA IDENTIFICAR A DEPRESSÃO


Como dá pra saber se alguém está depressivo? “Há sintomas que podem indicar os primeiros sinais. Mas só o diagnóstico de um profissional pode confirmar”, afirma a professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Aparecida Conti, que lista os principais indícios:

1. Tristeza Todos temos o direito de ficarmos tristes e desmotivados. Quando o quadro é de depressão, a tristeza provoca mudança comportamental e há um sofrimento significativo sem causa aparente.

2. Ausência de motivação Falta de interesse e de energia para as atividades diárias.

3. Distorção da realidade O dia a dia fica sem sentido.

4. Alteração no apetite Comer demais ou não sentir fome.

5. Alteração do sono Algumas pessoas sentem muita insônia.

6. Dores As articulares, lombares e enxaqueca são comuns.

7. Paralisia da vontade Falta de desejo e de força até para levantar da cama.

8. Baixa autoestima Sentir-se incapaz de realizar qualquer atividade, não acreditar em si próprio.

9. Desgaste dos prazeres diários Desinteresse pelos momentos de satisfação do dia a dia.


Foto: Divulgação
Fonte: Uol

CARRO PEGA FOGO NO CENTRO DE TIMBÓ NESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA.

CARRO PEGA FOGO NO CENTRO DE TIMBÓ NESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA

Por volta das 22h desta sexta-feira(12), os Bombeiros foram acionados para a atender um incêndio na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Timbó.

Chegando no local, verificaram que um automóvel Gol, prata, com placas DDW-753* de Gaspar, estava sendo consumido pelo fogo.

Segundo informações do proprietário do veículo, ele vinha conduzindo o veículo na avenida, quando começou a sair fumaça pelo capo dianteiro, onde, imediatamente o encostou na via, e ao sair do automóvel, verificou que o motor começou a pegar fogo.

As chamas se expandiram rapidamente, dominando boa parte do veículo.
Os bombeiros foram acionados, e ao chegar no local boa parte do veículo já havia sido atingido pelas chamas, e logo em seguida conseguiu controlar o fogo.
Motorista E.M. e sua namorada não tiveram ferimentos.

http://www.misturebas.com/site/carro-pega-fogo-no-centro-de-timbo-nesta-noite-de-sexta-feira/

MARCA GVT DEIXARÁ DE EXISTIR

MARCA GVT DEIXARÁ DE EXISTIR
Comprada pela Vivo no ano passado, a marca GVT deixará de existir. Em uma entrevista para a revista Exame, o fundador da empresa Amos Genish confirmou a informação. “Desde que cheguei, deixei claro que não sou mais da GVT. Houve até uma discussão sobre marcas nesse novo plano — algumas pessoas queriam contratar consultorias para avaliar se valia a pena manter algo da GVT. Eu falei que não precisa, não existe mais GVT, vamos usar só Vivo”, declarou Genish.
O executivo contou que o plano inicial seria deixar a marca existir por três anos até que ela fosse absorvida pela Vivo. Porém, essa iniciativa tinha o risco de manter a ideia de duas empresas, como disse Genish. “Como eu construí esse nome, também tenho o direito de matar a marca”, afirmou.

Genish montou uma “operação de guerra” com a participação de mais de 1 000 funcionários nos últimos dois meses para a criação de um novo modelo de negócios. O objetivo? Aumentar a margem de lucro em 6% no curto prazo, passando de 29% para 35%. “A GVT já tem rentabilidade maior, de 40%, então só o fato de juntar as ­duas operações já eleva a média para 31%”, contou.

Além do lado dos negócios, Genish tem planos ambiciosos para melhorar a qualidade da internet no Brasil. “Tenho falado aqui na Vivo que precisamos buscar referências internacionais de qualidade. (…) Queremos que os brasileiros tenham o mesmo que os clientes alemães, ingleses ou coreanos. É possível fazer isso em três anos”, declarou o fundador da GVT.”
Para enfrentar a queda na popularidade das chamadas telefônicas convencionais, a Vivo vai investir em aplicativos, que, hoje, geram receita de 1,6 bilhão de reais. “O WhatsApp, comprado pelo Facebook, está invadindo nosso território, oferecendo voz, e precisamos entrar no território deles. Temos o acesso direto aos clientes, e isso é uma vantagem fantástica. Esse é o futuro.”

Foto: Divulgação
Fonte: Info.abril

JOSÉ MESSIAS, EX-JURADO DE RAUL GIL, MORRE NO RIO DE JANEIRO

Cantor, compositor e radialista estava internado há cerca de dez dias em um hospital da Zona Norte do Rio.

Luciana Tecidiodo EGO, no Rio
José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)
José Messias, ex-jurado do programa Raul Gil, morreu na noite desta sexta-feira, 12, aos 86 anos, no Rio. O cantor, compositor e radialista estava internado há cerca de dez dias no Hospital Italiano, no Grajaú, Zona Norte do Rio.
Segundo nota de pesar do SBT, José Messias teve falência múltipla de órgãos em decorrência de uma complicação renal. "Seu enterro acontecerá  em Saquarema, Rio de Janeiro, às 16 horas, no cemitério Nossa Senhora de Nazaré", informou a emissora, que lamentou a morte do cantor.

José Messias era mineiro de Bom Jardim de Minas e tinha um vasto currículo na TV e no rádio. Foi o criador do famoso quadro "Para quem você tira o chapéu".

De acordo com o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Messias nasceu de uma família de músicos. Ele era sobrinho de um trombonista e seu avô era regente de bandas. Com 13 anos começou a participar da banda de música da sua cidade natal e a compor músicas para o carnaval. Ainda jovem mudou para Barra Mansa e depois para outras cidades do interior atuando em pequenos circos. Em 1945, mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou no Liceu de Artes e Ofícios.
 
José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)
Carreira e obra
Em 1945, começou a atuar no programa "Papel carbono" apresentado por Renato Murce na Rádio Nacional. Trabalhou como secretário de Herivelto Martins. Em 1952, teve sua primeira música gravada, "A dança do coça coça", lançada por Heleninha Costa. Por essa época, escreveu para jornais e revistas. Em 1955, estreou na Rádio Mayrink Veiga apresentando seu próprio programa. Atuou depois nas rádios Mundial, Carioca, Metropolitana, Tupi, Guanabara e Nacional. Ainda em 1955, teve o samba "A mão que afaga", com Raul Sampaio, gravado na Continental pelos Vocalistas Tropicais. Em 1956, estreou em discos pela gravadora pernambucana Mocambo, registrando de sua autoria e Carlos Brandão a batucada "Macumbô" e o samba "Deus e a natureza".
Em 1957, gravou na Copacabana os sambas "Ai, ai, meu Deus", de Amorim Roxo e Nelinho e "Vou beber", de sua autoria e Carlos Brandão.
Em 1959, gravou pela Continental o mambo "Você aí", de sua autoria e o samba "Fim de safra", de Luiz de França e Zé Tinoco. Nesse ano, seu samba "O sono de Dolores", em homenagem a Dolores Duran que acabara de falecer, foi gravado por Angela Maria e Mara Silva na Copacabana. Em 1960, gravou na Polydor as marchas "Marcha da condução", de sua autoria e "Garoto solitário", de Adelino Moreira, com a qual fez sucesso no carnaval do ano seguinte. Ainda em 1960, seu bolero "Chega" foi gravado por Carlos Augusto. Em 1961, gravou na Philips, de sua autoria, o rock "Rock do Cauby", e de Edgardo Luiz e Geraldo Martins o samba "Amor de verão". Em 1962, obteve destaque com a "Marcha do Carequinha". Gravou na Mocambo o chachacha "Garrincha-cha", de Rutinaldo, homenagem ao jogador de futebol Garrincha, do Botafogo do Rio de Janeiro. Nesse ano, seu bolero "Pecador", foi gravado por Silvinho. No começo dessa década, foi um dos radialistas que mais apoiou o movimento ligado ao rock, tocando as músicas e apresentando os artistas ligados à Jovem Guarda.
José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)José Messias (Foto: Reprodução / Youtube)
Em 1963, gravou na RGE o "Twist do pau de arara", de Raul Sampaio e Francisco Anísio e o "Cha cha cha do Carequinha", de sua autoria. Ainda nesse ano, gravou na Odeon as marchas "Deus tem mais pra dar", de Valfrido Silva, Gadé e Humberto de Carvalho e "Marcha do pica-pau", de Valfrido Silva e Humberto de Carvalho. Também no mesmo ano, teve a música "Aconteça o que acontecer" gravada pelo Trio Esperança.
Em 1969, gravou a música "Terreiro de outro rei", de sua autoria no LP "O fino da roça", de Jackson do Pandeiro. Atuou também nas TVs Tupi, Continental, Rio e Excelsior. Na TV Tupi participou dos programas "Flávio Cavalcanti" e "A Grande chance". No SBT, de São Paulo, participou desde o ano 2000 do Programa Raul Gil, bem como teve atuação muito permanente nas mais diversas emissoras da radiofonia carioca, especialmente a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Em 2000, teve a música "Travesseiro" relançada na voz de José Ricardo no CD "José Ricardo - Serenata Suburbana", do selo Revivendo. Em 2002, produziu o CD "Seleção Nota 10 De José Messias" pela Warner. (*Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)

FOLHAS DO BEM. Vamos conhecer alguns vegetais que trazem inúmeros venefícios à nossa saúde?


COUVE:

Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea L., (ou Brassica sylvestris (L.) Mill.) da família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda. É uma planta muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas (como a couve-galega para o caldo verde) e conservas (como o repolho para o chucrute), entre outros acompanhamentos, como a couve à mineira.


Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.

Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante. Ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.

Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)

O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor. 

A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.

As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.

É também uma excelente fonte de vitamina E e proteína.


REPOLHO:

O repolho, subespécie da Brassica oleracea, grupo Capitata, é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, em diversas aplicações (sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc). É uma planta bianual, herbácea, da família das Brassicaceae ou crucíferas, as folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas nas outras, formando o que é designado como uma “cabeça” compacta (daí o título de Capitata, dada ao grupo cultivar).

Este tipo cultivar formou-se por selecção a partir de espécies silvestres, mais semelhantes às couves-de-folhas do grupo Acephala (sem “cabeça”), originárias do Mediterrâneo, cerca do ano 100 d.C.. Entre as variedades que, por sua vez, comporta, podemos citar acouve-roxa (considerada também como fazendo parte de outro grupo: Capitata Rubra) e a couve-lombarda (que também se pode considerar do grupo Sabauda). A chamada couve-chinesa, semelhante ao repolho, pertence a uma espécie diferente, do géneroBrassica (Brassica rapa, var. pekinensis).

O repolho é usado cozido ou em saladas. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conservação de alimentos frescos. O chucrute (onde se usa especialmente a variedade Krautman), constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas (não tanto nas mediterrânicas).


Uso medicinal – úlceras internas, abcessos, enfermidades do estômago, nevralgias faciais e dentárias, hemorróidas, tuberculose, gota, reumatismo, erisipela, distúrbios intestinais. Pode ser usado em cataplasmas em abcessos.
composição do repolho por 100g:

Calorias 25,0
Água 93,0 g
Carboidratos 4,3 g
Proteínas 1,4 g
Gorduras 0,2 g
Sais Minerais 1,1 g
Vitamina A 235 UI
Vitamina B1 110,0 mcg
Vitamina B2 60,0 mcg
Vitamina B5 0,4 mg
Vitamina C 41,3 mg
Fósforo 32,0 mg
Ferro 0,57 mg
Cálcio 53,0 mg
Potássio 247,0 mg
Sódio 27,0 mg
Enxofre 25,0 mg

RÚCULA:

A rúcula (Eruca sativa) – também conhecida como mostarda-persa – é uma verdura da mesma família que a mostarda, Brassicaceae, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Adapta-se em clima fresco, nem quente e nem frio. Tem um sabor muito forte, picante e amargo. É muito utilizada na Itália. No Brasil, a sua utilização começou nos estados meridionais, mas é atualmente popular no país inteiro.

Preparada crua, em saladas, ou refogada, é utilizada para complementar refeições devido ao seu sabor forte e capaz de eliminar o sabor de outros alimentos.

Com propriedades estimulantes do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcioe ferro. Contém também ómega 3, mas é pobre em calorias.




ALFACE:


Alface (Lactuca sativa) é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originária doLeste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.

O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96 por cento do seu peso.

A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Tabela NutricionalAlface crespa, crua
Quantidade 100 gramas
Água (%) 96,1
Calorias 11 Kcal
Proteína 1,3 g
Carboidrato 1,7 g
Fibra Alimentar 1,8 g
Colesterol n/a
Lipídios 0,2 g
Cálcio 38 mg
Fósforo 26 mg
Ferro 0,4 mg
Potássio 267 mg
Sódio 3 mg
Tiamina 0,11 mg
Riboflavina 0,12 mg



ALMEIRÃO:



O almeirão é uma planta medicinal, também conhecida como chicória-do-café, almeirão-selvagem, chicória, chicória-amarga, chicória-selvagem, muito utilizada para tratar problemas de fígado ou de intestino.
O seu nome científico é Cichorium intybus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.


O almeirão serve para ajudar no tratamento de problemas do fígado e vesícula, apendicite, baço, inflamação do abdômen e problemas dos rins.

O almeirão é fonte de vitamias E e A, ferro, muita fibra e pequena quantidade de cálcio.
Essa verdura é usada em tratamentos do fígado, vesícula biliar e baço, pois ajuda a liberar o excesso de gordura, fumo e álcool. “Ele estimula a função hepática, principalmente a desintoxicação do fígado feita pelo componente que dá o sabor amargo”, afirma. Como a icterícia é provocada pelo mal funcionamento do fígado, a verdura também é recomendada no processo de cura dessa doença.

Outro papel funcional do almeirão é em relação ao colesterol. O consumo frequente auxilia na diminuição das taxas de colesterol.

AGRIÃO:



TIPOS → aquático, cultivado na água, às margens de rios, lagos, córregos, etc.; terrestre, cultivado na terra enxuta, mas o sabor de ambos é idêntico.

COMPOSIÇÃO → Vitaminas A, B, B 2, E, F, PP; – Sais Minerais: fósforo, cálcio, ferro, cobre, iodo, magnésio, zinco, enxofre, potássio, sódio

VALOR ENERGÉTICO → 22 calorias, em cada 100 g; 1 xícara, somente 5 calorias.

MODO DE CONSUMO → Pode-se comê-lo cru, em saladas, ou cozido, em sopas , suflês, – tem um forte sabor, devido à presença de iodo em sua composição, não se devendo desprezar os talos.

ATENÇÃO: Pessoas com problemas renais, NÃO devem consumir agrião…

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS → Controla as taxas de açúcar do sangue; – o Potássio mantém a pressão arterial sob controle; – Tem ação antiinflamatória; – É diurético; – Combate: – o ácido úrico, – a tuberculose; – o raquitismo; – o cálculo renal; – a cistite; – os efeitos maléficos da nicotina; -a bronquite (quando misturado com o mel); – a falta de apetite

BRÓCOLIS

ORIGEM → Os brócolis, também conhecidos como brócolos, pertencem à mesma família da couve. É uma hortaliça originária da Itália e passou a ser conhecida no mundo todo, depois da emigração italiana no começo do século XX – há uma espécie de brócolis roxos, conhecida como brócolis-italianos.

COMPOSIÇÃO → Em 100 gramas, há: – Fibras, 1,5g; – Proteínas: 3,3g; – Cálcio: 400mg; – Fósforo: 70mg; – Ferro: 15mg; – Sódio: 41,7mg; – Potássio: 255,2mg; e mais: – Vitamina A; – Vitamina C (que se perde durante o cozimento); – Vitamina E; – Ácido Fólico; – Selênio; – Zinco; – Fibras.

VALOR ENERGÉTICO → 100 gramas de brócolis cru, fornecem 37 calorias. Cozido: 36 calorias

MODO DE COMPRAR → Os talos e as flores devem estar verdes-escuros e sem marcas de insetos – folhas amareladas indicam que estão velhos; – as flores devem estar fechadas; – não compre os que estiverem expostos ao sol, pois perdem a Vitamina C; – Depois de retirar as folhas e os talos mais duros dos brócolis, a quantidade aproveitável da verdura fica reduzida a cerca de 60% do total. Portanto, para servir 4 pessoas são necessários entre 750 g a 1 kg de brócolis (mais ou menos o equivalente a 2 maços).

MODO DE CONSUMIR → Pode ser o prato principal ou servindo de guarnição.

Cozidos: – em saladas, sopas e suflês;

Frios: – também em saladas, sozinhos ou misturados a outros legumes;

Refogados;

Gratinados no forno;

Recheio de tortas e pastelões

Pudins;

Bolos salgados.
MODO DE PREPARAR → Ao cozinhar coloque o brócolis em pouca água fervente com sal, e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento. Procure lavar com muito cuidado, removendo as impurezas.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: 
– Folhas: São calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais;
– Flores: O caldo é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo.
– Flores e folhas: Têm efeito laxativo (devido às fibras que contêm), desintoxicante e regenerador celular;
– Ajuda a prevenir e a tratar a anemia;
– Protege contra o câncer de pulmão, do cólon e da mama, pois é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas C e E;
– Protege contra doenças do coração e catarata;
– Previne úlceras do estômago: recentes pesquisas de laboratório, mostraram que uma substância química presente no brócolis – sulforafane, elimina a bactéria “helicobacter pylori”, causa direta dos casos de úlceras e câncer do estômago – ela resiste a antibióticos usados para combatê-la.

FONTE


USANDO INCENSOS PARA LIMPEZA E CONEXÕES ENERGÉTICAS


Os incensos devem ser acesos sempre por uma intenção:

Agradecer uma graça

Fazer um pedido

Como fonte de inspiração para meditar

Limpeza pessoal

Limpeza de uma casa

Proteção

Purificação

Antes de acender um incenso, deve concentrar-se e meditar sobre o que pretende obter como graça. Todo este ritual deve ser feito num ambiente de respeito e fé.

O incenso é indispensável em todas as operações mágicas, pois ele é o canal de comunicação com os Anjos, Deuses e outros Seres do Plano Etérico.
A força mágica da fumaça reside no fato de que ela representa o ato de libertação da forma. Isto faz com que o ar posso agir como intermediário entre a Terra e o Mundo Astral, tornando-se assim um agente mágico, capaz de realizar a intenção com que a fumaça é liberada.
Os incensos sempre foram tidos como purificadores e equilibradores de energia. Além disso, estão associados a inteligência, ao poder mental e à comunicação.
Eles representam o elemento ar. Para que as energias dos incensos sejam corretamente direcionadas, você deve seguir algumas regras básicas, pois não adianta nada realizar um ritual para o amor, usando incensos relacionados ao dinheiro.Não esqueça de sempre seguir sua intuição!
Abaixo daremos algumas sugestões de como você deve proceder ao acender um incenso:
Quando quiser acender um incenso abra as portas e as janelas, para que as energias sejam trocadas.
Procure acender o incenso com um isqueiro, porque o fósforo é feito a base de enxofre e isto poderá colocar-lhe em contato com as energias contrárias.

Nunca acenda incensos de aromas diferentes no mesmo dia, pois cada aroma representa um tipo de pensamento, uma mensagem enviada. Isto causaria uma confusão de pedidos no Mundo Astral. 
Ao acender o incenso, mentalize uma oração (a que mais lhe agradar). Segure o incenso com a mão esquerda, e em cada canto dos cômodos faça o sinal da cruz com seu dedo mediano ou o sinal que lhe for mais energético e agradável.
Não pare a sua oração mental ou falada, pois tudo o que é negativo está impregnado nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível.
Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos.
Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.


Alguns Incensos e os seus fins espirituais:





Arruda: purificação e protecção espiritual
Acácia: faculta um sono tranqüilo.
Absinto: favorece a clarividência, assim como é útil em assuntos amorosos.
Alecrim: combate a depressão, é purificador de pessoas e locais 


Alfazema: tranquilizante


Almíscar: favorece sorte, vitorias, sucesso
Angélica: atrais forças protectoras 


Artemísia: estimula dons proféticos, adivinhação, sonhos reveladores 


Anis estrelado: abre portas da boa sorte 
Camomila: ideal para conjurar forças que ajudam em assuntos financeiros 
Canela: favorece as forças que ajudam em questões financeiras 
Cânfora: eliminador da negatividade 
Cedro: indicado em estabelecimentos, para aumentar vendas 
Cipreste: favorece o equilíbrio espiritual, e tambem pode ser usado em assuntos de prosperidade
Coco: estimula o equilíbrio psicológico, espiritual e emocional 
Cravo: ideal para favorecer abertura de caminhos, desbloqueio de enguiços
Erva cidreira: conjura energias ideias em assuntos amorosos 
Erva doce: contra invejas e mau olhado 
Eucalipto: limpeza espiritual 
Hortelã: afasta negatividade assim como as indecisões e falta de decisão 


Jasmim: favorece pacificação do ambiente 


Lavanda: tranquilizador 
Manjericão: atrai energias de boa sorte 
Mirra: favorece os instintos, a a intuição e capacidades espirituais extra-sensoriais 


Noz moscada: favorece entradas de dinheiro 


Orquídea: purificador do ambiente e do espírito 
Pimenta da jamaica: favorece harmonia no lar, assim como prosperidade 
Pinho: protecção e assuntos de fertilidade 
Rosa branca: acalma disputas, amansa pessoas, deve ser usado em expulsão de forças negativas 
Sândalo: evolução espiritual 
Sândalo branco: abre portas ao sucesso 
Vetiver: ideal para favorecer comerciantes e assuntos comerciais .


Fontes:
http://www.astrologosastrologia.com.pt/incensos.htm

http://www.orientandovoce.com.br/artigo/18/como-usar-os-incensos/


http://www.fontedeluz.com/

HÉRNIA DISCAL E OSTEOPATIA


Vocês já ouviram falar de hérnia discal ou hérnia de disco? Sabia que é um grave problema para sua coluna? Entenda um pouco mais sobre o assunto, neste artigo do meu amigo e colaborador do blogDr. Daniel Valpaços – osteopata, com excelentes dicas e conselhos para você evitar esse problema:

” A coluna vertebral apresenta-se como a superposição de vértebras
separadas por discos cartilaginosos denominados de disco intervertebral
(D.I.V).
O D.I.V é constituído por um anel fibroso na sua parte externa e no seu
centro por uma circunferência mole, o núcleo pulposo : constituído à 99% de
agua, agindo como um amortecedor durante dos movimentos e cujos movimentos vão
hidratá-lo.
Numa vista lateral, a coluna vertebral apresenta varias curvaturas
consideradas fisiológicas : lordoses cervicais e lombares, cifoses torácica e
sacro-cóccix; de conformidade anatómica própria e concebida à suas necessidades
que vão lhes conferir muito mais do que a simples ideia de estática.

A coluna vertebral, constitui uma proteção para a medula e nervos
espinhais através do canal vertebral e dos buracos de conjugações, mas que por
sua proximidade também pode vir a interferir com esse sistema nervoso. Por
outra parte, a nossa coluna suporta o peso do corpo e a nossa cabeça, fornece
um eixo parcialmente rígido permitindo flexibilidade e serve de ponto de
fixação para as costelas, músculos, cinturas pélvicas e escapulares. O raque
vertebral tem um papel primordial e preponderante na postura e na locomoção.



A postura de pé, que mantêm o ser humano,
predispõe-nos a sofrer problemas estruturais pela pressão que exerce sobre nós,
a gravidade especialmente na coluna e nos discos intervertebrais. Se a
isto acrescentarmos, as más posturas, o modo de vida moderno e stress, teremos
os ingredientes necessários para sofrer de “ dores de costas”.



Qando falamos de dores de costas, os pacientes revelam um certo
desconhecimento e uma desproporção em relação à hérnia discal.

A hérnia discal ou protrusão discal, é a migração do núcleo pulposo do
disco intervertebral através do anel fibroso, consequentemente à degeneração do
disco por traumatismo ou envelhecimento. A localização da hérnia discal
determinará a zona em que o paciente sentirá dor, perturbações sensitivas ou
debilidade. A gravidade da compressão ou da lesão da raiz determinara a
intensidade da dor ou dos outros sintomas : geralmente, as hérnias discais
surgem na zona inferior das costas (coluna lombar) e costumam afetar somente
uma perna, provocando dor lombar (lombalgia). Em Portugal, 60 à 90% dos adultos
já sofreram da coluna lombar, e o ultimo estudo revela que nos últimos seis
meses a incidência atingiu 50% dos portugueses, sendo metade originada por
hérnia discal.



A hérnia discal exprime sintomas através do mecanismo de conflito disco
radicular, ou seja a hérnia discal vai entrar em contacto com uma raiz nervosa,
por exemplo com o nervo ciático provocando a “famosa ciática” cujo trajeto
atinge a coluna, glúteos, pernas e calcanhares; isso porque 60 à 80% das
hérnias são postero laterais horizontalmente à proximidade da saída dos nervos
do canal vertebral. Formigueiros, entorpecimento dos pés, fraqueza muscular são
sintomas frequentes da hérnia discal que também pode afetar a função
intestinal, urinaria.


É preciso destacar que a pressão exercida sobre um disco intervertebral
são varia de 20kg/cm2 numa posição deitada, passando por 100 de pé, 150 sentado
e 500kg/cm2 numa flexão do tronco, obviamente aumentada pelo levantamento de
peso, o excesso ponderal e as lesões que diminuam capacidade de amortecedor.

Hérnia discal e Ciática = Operação obrigatória ?


A resposta é Não ! 80% das hérnias discais curam sem intervenção
cirúrgica, a evolução é a diminuição do volume da hérnia e da dor
conjuntamente. Por mais estranho que pareça, quanto maior for a dimensão da
hérnia, mais rápida será a resorbçao, e por volta de 6 meses.

Hérnia discal e Osteopatia = tratamento eficaz ?


A osteopatia tem uma visão global do corpo humano e por isso, uma
abordagem lógica, racional em relação às hérnias de disco.
Cerca de 80% dos pacientes podem evitar de ser operados, através de
consultas de Osteopatia e diminuir a recidiva dos sintomas à longo prazo.



Sendo um dos princípios fundamentais da Osteopatia intervir na causa dos
problemas, o tratamento ira se focalizar na região vertebral que apresentou
diminuição de mobilidade. Restaurar a dinâmica local da coluna, aliviara
consequentemente os sintomas da herniação e a pressão sobre o núcleo
pulposo. Através de técnicas de correção dos corpos vertebrais e no seu desbloqueamento,
a mobilidade devolvida provoca uma descompressão da junta vertebral (estruturas
anatômicas, músculos, ligamentos) e da raiz nervosa responsável pela
sintomatologia.




Técnicas ditas ”triggerpoints” sobre os músculos psoas, piramidal,
e um alongamento do sistema muscular do membro inferior participaram no alivio
localmente. Da mesma forma, um tratamento da aérea visceral diminuirá a
pressão anterior do abdômen, e restaurara o equilíbrio entre órgãos digestivos
e coluna vertebral, por estarem em estreita ligação.

Diminuir sintomas, aliviar a dor constituem uma primeira parte do
tratamento osteopático.
A preocupação resulta em diminuir a reincidência da hérnia discal e seus
transtornos, através de reequilíbrios posturais da coluna dorsal e das articulações
do membro inferior, tratando as zonas pivôs do nosso corpo, para não
interferirem com a estrutura lesada.


Isso também, passa pelo acompanhamento do paciente no seus hábitos
posturais de acordo com a profissão, pratica desportivos, hábitos com ajudas
simples a por em prática :


· altura do monitor
do computador e da cadeira na secretaria
· inclinação do
assento do automóvel
· adaptação do treino
e do material desportivo
· altura da almofada
e estado do colchão
· dobrar os joelhos
para se flectir
· movimentar-se :
correr ou caminhadas, alongamentos
· consulte um
Osteopata devidamente qualificado.

Desta forma, o envolvimento do paciente é primordial e sentindo se como
uma parte integrante do tratamento, demonstra uma maior empenho e melhorias
clinicas.”

Nota : A Osteopatia não se substitui à consulta do seu médico e ao uso de
medicamentos.

Dr. Daniel Valpaços – osteopata – http://www.osteopataportugal.pt/

GENE DA OBESIDADE ESTÁ ASSOCIADO À QUEIMA DE ENERGIA

GENE DA OBESIDADE ESTÁ ASSOCIADO À QUEIMA DE ENERGIA

Verdades científicas sobre a obesidade! Gene do problema está associado à queima de energia

Texto Sílvia Dalpicolo / Ilustração: Roberto Weigand
Gene da Obesidade
Ilustração: Roberto Weigand
Fato que os cientistas conhecem é que existem mais de 100 genes associados ao peso corporal. Eles atuam principalmente pelo sistema nervoso (em especial no hipotálamo e no tronco cerebral) e afetam alguns aspectos da ingestão alimentar e dogasto energético. Mas o que Rudolph L. Leibel, da divisão de Genética Molecular na Universidade de Columbia, nos EUA, descobriu é que em algumas populações acontecem mutações de um gene em especial: o melanocortin-4 receptor (MC4R). Esse gene atua no cérebro, transmitindo sinais para a diminuição da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético. Em outras palavras: quando ele para de agir corretamente, há um desequilíbrio e o resultado são quilos a mais na certa.“A combinação dos genes, sua ação no organismo e muitas outras variáveistêm influência no tipo físico e no peso do indivíduo. Mesmo quando há predisposição genética ao aumento de peso, a combinação de outros fatores pode impedir que ela prevaleça”, ressalta Ricardo Abdalla.
“Os genes podem determinar o gosto por atividade física, maior ou menoração do metabolismo e controle da fome”, garante Daniel Lerário.Sobre a possibilidade de mudar a ação genética em prol do peso ideal, Lerário não descarta a hipótese. “Talvez seja difícil modificar os genes, mas a ciência descobrirá aos poucos o que leva as pessoas a engordar e, assim, criará mais alternativas terapêuticas.”Para o endocrinologista Luciano Giacaglia, enquanto esperamos pelas novas descobertas, “é preciso investir em hábitos saudáveis e cuidar muito bem da alimentação.”
Revista VivaSaúde/ Edição 71