IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A tarefa dos pais

A tarefa dos pais

Quando se anuncia a chegada de um novo membro na família, há grande alegria.
Os pais se desdobram em complexos preparativos.
Por ocasião do nascimento, há arroubos de ternura.
A Sabedoria Divina veste os Espíritos que retornam à carne com encantadora roupagem.
Frágeis e graciosos, eles inspiram cuidados e afeto.
É com enternecimento que os pais acompanham o crescimento de seus pequenos rebentos.
Desejosos de que sejam muito felizes, tomam inúmeras providências.
Colocam-nos nas melhores escolas, cuidam de sua saúde, os defendem de tudo e de todos.
É bom e natural que seja assim, pois a tarefa dos pais envolve o cuidado e o preparo de seus filhos para os afazeres da vida.
Entretanto, essa tarefa é muito mais vasta.
Todo bebê que nasce representa um antigo Espírito que retorna ao cenário terrestre.
Como terá de viver em um mundo materializado, ele precisa receber educação formal e todos os demais cuidados que essa circunstância inspira.
Entretanto, como Espírito imortal, não renasce na carne para vencer os outros e brilhar em questões mundanas.
Todo Espírito precisa crescer em intelecto e em moralidade.
No atual estágio da evolução humana, há um certo descompasso entre esses dois aspectos.
A busca pelo bem-estar e mesmo o egoísmo fazem com que a criatura procure modos de viver o melhor possível.
Ao cuidar de seus interesses, ela exercita naturalmente a inteligência.
Entretanto, sob o prisma ético, a evolução costuma ocorrer de forma algo mais vagarosa.
Um contingente muito significativo de Espíritos demora bastante para sentir o próximo como um semelhante.
Surge tardiamente a compreensão de que o outro também tem sonhos, sofre, chora e merece respeito e amparo.
O aspecto moral é atualmente deveras crítico.
Para as criaturas em geral não falta capacidade de raciocínio.
Falta-lhes retidão de caráter, compaixão e pureza.
Consequentemente, a desenvolver tais qualidades é que os pais precisam se dedicar.
Se apenas cuidarem para que os filhos sejam felizes, sob o prisma mundano, falirão em sua tarefa.
Os filhos terão nascido para buscar uma coisa, mas os pais os direcionarão a conquistar outras.
Isso implicará a perda de uma preciosa oportunidade.
Então, é necessário cuidar da instrução formal das crianças e adolescentes.
Mas é primordial ensinar-lhes respeito ao próximo.
Os jovens precisam aprender que a família e os bens dos outros são sagrados.
Que a tolerância é uma virtude preciosa em um mundo cheio de facetas.
Que a consciência tranquila constitui o maior tesouro que se pode possuir.
Mas, para que a lição não seja hipócrita, os pais devem exemplificar, e não apenas falar.
Pense nisso.


Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 8
e no CD Momento Espírita, v. 19, ed. FEP.
Em 5.3.2014.

Aumente os músculos de maneira saudável

Aumente os músculos de maneira saudável

Alimentação e prática de exercícios na forma correta ajudam a prevenir lesões
Em busca de um corpo mais definido, muitas pessoas passam horas na academia diariamente. Mas, para construir músculos de maneira eficiente, é preciso fazer mais do que musculação com frequência. "Na verdade, fazer exercícios todos os dias é prejudicial aos músculos. Quem está tentando trabalhar a musculatura deve se cuidar antes, durante e depois da atividade física", explica o fisiologista Givanildo Matias, diretor da academia Test Trainer.

Algumas dicas podem ajudar na hora de construir músculos de maneira saudável. Confira os cuidados que ajudam a evitar lesões e fazer o treino render mais. 
Pegue leve no início

Quem nunca fez exercícios, precisa começar devagar. Tentar ganhar músculos logo nas primeiras semanas de treino pode ser um erro, já que o corpo precisa se acostumar primeiro com a prática de atividade física.

"O melhor jeito de ter certeza de que os músculos estão sendo exercitados de maneira adequada é ter sempre o acompanhamento de um profissional. É ele quem vai mostrar quais exercícios podem ou não ser feitos, de acordo com as características de cada pessoa", explica o fisiologista Paulo Correia.

Uma boa dica para quem está começando a praticar atividade física é buscar exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta e pilates, para melhorar o condicionamento físico antes de exercícios mais intensos.

Segundo Paulo Correia, um trabalho de resistência muscular, onde há mais repetições que carga elevada é o mais indicado no início do trabalho. Isto dará maior estrutura esquelética e muscular para as próximas fases do treino. 
Não esqueça o aquecimento

Antes de qualquer exercício, fazer - no mínimo - 10 minutos de aquecimento é essencial. Dessa forma, os músculos já estarão oxigenados e irrigados antes mesmo da prática do exercício em si, o que melhora o funcionamento deles e previne lesões.
Alongue-se ao terminar

Segundo o fisiologista Givanildo Matias, o alongamento após o treino é essencial para que o músculo se recupere do esforço feito, além de realinhar as fibras musculares que foram usadas durante a musculação. 
Descanse os músculos

É importante não sobrecarregar os músculos com dias seguidos de exercícios. "Em geral, 24 horas são suficientes para que haja uma recuperação dos músculos. Mas se o trabalho for excessivo, o ter mais tempo de recuperação deve ser um pouco maior. Por isso o acompanhamento de um profissional é muito importante", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Esse cuidado deve ser dobrado com os músculos abdominais, já que, se sobrecarregados por muitas séries de abdominais em dias seguidos, podem ficar semanas lesionados. 
Cuidado com os shakes de proteínas

De acordo com Paulo Correia, se bem utilizados, a suplementação com proteínas pode ser usada. "Depende de avaliação de treino, alimentação, estado de saúde. Mas a suplementação pode figurar e auxiliar no processo de ganho de massa muscular", diz o fisiologista.

No entanto, uma pessoa que substitui as suas refeições por shakes de proteína e mantém o ritmo de treino, gasta as suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre o perigo de ficar desnutrida ou ter uma crise glicêmica.  
Alimentação

Além dos exercícios, a alimentação pode ser usada como aliada na hora de construir músculos de modo saudável. "Uma alimentação deficiente ou desregrada pode afetar diretamente o rendimento e o resultado de um treino, principalmente pelo consumo deficiente ou exagerado de carboidratos momentos antes da prática física", explica a nutricionista Maria Luiza Bellotto, especializada em Nutrição Esportiva.

 O consumo de proteínas torna-se ainda mais importante quando a pessoa está passando por um período de treino. "As proteínas têm a função de reparar as microlesões, que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física, e proporcionar a regeneração e a formação de novas células musculares. Elas também têm papel fundamental na formação de hormônios em geral e no transporte de nutrientes pelo corpo", explica Maria Luiza.

Além das proteínas, é importante consumir vitamina B12, magnésio, potássio e cálcio. Dentre os principais alimentos que são fontes desses nutrientes estão o azeite, gema de ovo, carne vermelha, abacaxi, soja, cereja, espinafre, agrião e brócolis.  
Fique atento à gordura

Lembre-se: ter muitos músculos não é sinônimo de boa saúde. Além de ganhar massa muscular, é preciso se livrar da massa gorda, para ficar mais protegido de doenças como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Por mais que a musculação ajude a perder peso, exercícios aeróbicos são mais eficientes para esse fim. "A parte estética também é influenciada. Muitas pessoas com músculos trabalhados, acabam não aparentando, já que possuem uma camada de gordura que esconde os músculos", diz o fisiologista Paulo Correia.  
Fonte: http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/13731-aumente-os-musculos-de-maneira-saudavel - POR FERNANDO MENEZES

Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer

Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer

Entre as mudanças de hábito estão parar de fumar e manter uma alimentação saudável
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença. 

Conheça quais os hábitos recomendados e por que eles são tão necessários para quem quer evitar um câncer.
1. Não fume

Segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o 
tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ao queimar o cigarro, as consequências são sentidas não apenas por quem fuma, mas também por todos ao seu redor. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável - os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
O cigarro carrega cerca de 4720 substâncias, sendo mais de 400 delas altamente cancerígenas. Algumas delas, como o benzeno, estão ligada ao câncer de fígado e leucemia. Já o alcatrão está diretamente relacionado aos cânceres de pulmão, vias aéreas, brônquios e bexiga.
2. Não abuse de bebidas alcoólicas

"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. Mas o que mais se nota é que ele potencializa os efeitos do tabaco", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Ele explica que, por potencializar os efeitos do cigarro, o risco de um tumor localizado nos órgãos afetados pelo fumo é muito maior.
Além disso, estudos científicos têm relacionado o abuso do álcool com outros tipos de câncer. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a quantia de 18 gramas (aproximadamente duas doses) de álcool por dia eram suficientes para aumentar significantemente o risco de desenvolver 
câncer de mama. Com o consumo de 50 gramas diárias, o risco aumenta em 50%. Outro estudo, este realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, especializado em pesquisas sobre câncer nos Estados Unidos, descobriu que as mesmas 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.  
3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha.

Hoje, sabe-se que o papiloma vírus humano (HPV) - doença sexualmente transmissível - é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral.  
4. Proteja-se contra a hepatite

O sexo seguro também evita os vírus da 
hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. O uso da camisinha, além de reduzir as chances de cânceres no sistema reprodutor e orofaringe, também pode proteger seu fígado. Isso porque, explica Gilberto de Castro Jr., a hepatite B também é sexualmente transmissível. "Esse tipo de hepatite pode levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta. No caso da hepatite C, o contágio costuma acontecer por contato sanguíneo, mas ela é igualmente um fator de risco a esse tipo de câncer. 
5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas. 

O açúcar, explica o nutrólogo Roberto Navarro, não tem relação direta com os diversos tipos de câncer. No entanto, quando é consumido em excesso, faz o organismo liberar muita insulina para metaboliza-lo. "A insulina muito alta aumenta a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória. Aqui, está a relação com o câncer. Quanto maior a quantidade dessa substância, maiores as chances de câncer."
Já a carne vermelha, embora traga uma série de benefícios à saúde, não deve ser consumida com abusos. Segundo o nutrólogo, ainda não se sabe certamente quais elementos das carnes vermelhas (de boi e de porco) são cancerígenas. Porém supõe-se que se trata de uma substância chamada ácido aracdônico, presente na gordura dessas carnes. Ela seria responsável por estimular a produção das citocinas pró-inflamatórias.
Em relação às frutas, legumes e verduras, elas são ricas em fibras, o que, segundo o oncologista Gilberto de Castro Jr., protege o intestino contra o câncer. 
6. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes

Os alimentos processados - o que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha -, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. Por isso, lembra o nutrólogo Roberto Navarro, é importante que esse tipo de alimento seja evitado ao máximo, assim como fast foods que, em geral, são ricos em processados.
Essa correlação já foi estudada pelo National Cancer Institute, nos Estados Unidos, que descobriu que os conservantes contidos nos embutidos, em especial o nitrato e o nitrito, são uma das causas do câncer de bexiga. Isso porque eles passam direto pela urina e podem interferir no tecido da bexiga, ajudando a desenvolver o câncer neste órgão. 
7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h.

Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso proteger-se do sol é algo tão importante na luta contra o câncer. Além do protetor solar - que, alerta Gilberto de Castro Jr., deve ter o mínimo de fator 20 -, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de barreiras físicas, como chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros.  
8. Pratique atividades físicas todos os dias. A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.

A prática de 
atividades físicas promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Roberto Navarro conta que isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.
Alguns estudos preveem esse benefício. Um deles, publicado no Journal of the National Cancer Institute, diz que adolescentes que praticam exercícios físicos estão mais distantes do câncer de mama. Neste caso, isso acontece porque os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrogênio, hormônio que tem sido relacionado ao risco de câncer. 
9. Mantenha-se atento à sua saúde Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.

Sabemos que o nosso corpo dá sinais quando algo não está certo. Isso também vale para casos de câncer. É importante que se preste atenção no corpo, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal. O oncologista do ICESP aconselha que, ao sinal de algo fora do usual, um médico seja procurado. 
10. Faça um check-up anual

É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.
Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. Entre eles, Gilberto de Castro Jr. lembra da 
mamografia, que deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama ou a coleta do PSA - exame de sangue que pode detectar câncer de próstata. 
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/13821-adote-dez-passos-para-prevenir-varios-tipos-de-cancer - POR ANA PAULA DE ARAUJO

Fuja de sete alimentos que aumentam a celulite

Fuja de sete alimentos que aumentam a celulite

Gorduras, açúcares e álcool devem ter espaço reduzido no cardápio
Cremes, drenagem linfática, exercícios físicos e diversos outros recursos para prevenir a indesejável celulite podem perder o efeito se uma alimentação balanceada não fizer parte da rotina. "O excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio, provoca alterações circulatórias, hormonais, imunológicas e físicas que podem causar a celulite", exemplifica a nutricionista Vanessa Albacete, da LC Restaurantes, em São Paulo. Confira a lista de alimentos que, segundo os especialistas, podem aumentar a incidência de furinhos na pele: 
Doces
Controlar o açúcar é uma das maiores preocupações de quem luta contra a balança e não deve ser diferente para quem quer fugir da celulite. A nutricionista Bruna Pineda, da Academia Pelé Club, em São Paulo, conta que o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. "Nas mulheres, essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem os furinhos", explica. De acordo com as orientações da Pirâmide Alimentar, os doces devem corresponder a um máximo de 220 kcal do nosso dia, o equivalente a 50 gramas de chocolate ao leite. 
Gorduras
Frituras e outros alimentos ricos em gordura saturada são os maiores vilões da pele saudável. "É importante lembrar que até os alimentos ricos em gorduras boas transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas", explica a nutricionista Vanessa Albacete. Todas essas substâncias desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.

Não é preciso, porém, ser radical e cortar completamente as gorduras da alimentação - muitas delas são benéficas à saúde. "Óleos vegetais, sementes, castanhas e frutas como o coco, o abacate e o açaí possuem gorduras boas e devem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação", orienta a nutricionista.  
Bebidas com gás
Refrigerante e água com gás também podem ser causadores dos furinhos. "Eles favorecem o inchaço, prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo o problema de pele", explica Bruna Pineda. Caso você não consiga ficar sem beber água com gás, limite a ingestão a 200ml por dia. 
Cafeína
Café e chá mate contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. "Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada, levando ao aumento da celulite", conta Bruna Pineda. Consuma, no máximo, duas xícaras de café sem açúcar por dia para evitar os furinhos. 
Sódio
Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. "O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite", alerta Bruna Pineda. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal. "É interessante observar no rótulo dos produtos industrializados a quantidade de sódio por porção antes de consumi-los, com atenção dobrada aos embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes", afirma a nutricionista Vanessa Albacete. Aumentar a ingestão de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo todo a funcionar melhor. 
Carboidratos refinados
Por serem metabolizados mais rapidamente no organismo, os carboidratos refinados são facilmente transformados em açúcares, que viram gordura. De acordo com Vanessa, optar pelos carboidratos complexos (grãos e versões integrais) não só evita a celulite como ajuda a combatê-la: "Os alimentos integrais possuem nutrientes que ajudam o organismo a conter as inflamações, diminuindo os furinhos".  
Álcool
O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, Bruna Pinedo conta que o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado. Resultado? Acúmulo de gordura localizada e aparecimento das temidas celulites. Quando for beber, o ideal é limitar-se a dois copos de cerveja e ou um de caipirinha.  
Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/14808-fuja-de-sete-alimentos-que-aumentam-a-celulite - POR CAROLINA SERPEJANTE

21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado

21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado

Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração
Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? 

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. 

A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de 
concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".

Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.

"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica o especialista.
Como funciona a neuróbica?
A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. "São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável", explica Mariuza Pregnolato, psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva.

Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará, mas para isso não precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatórios. "Estas atividades funcionam, mas a neuróbica é ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?", sugere a especialista. A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para "forçar" a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho. 
O papel dos sentidos
O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social.

"Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação", explica Mariuza.

Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado? 
Corpinho de 40 e mente de 20!
A neuróbica não vai lhe devolver o cérebro dos vinte anos, mas pode ajudá-lo a acessar o seu arquivo de memórias. "Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino", explica Mariuza.

"Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer", considera a especialista.  
9 exercícios de quebra de rotina
Mudar a rotina ajuda a nos tirar dos padrões de pensamento de sempre, que nos levam ao piloto automático. Experimente:

1- Use o relógio de pulso no braço direito

2- Ande pela casa de trás para frente

3- Vista-se de olhos fechados

4- Veja as horas num espelho

5- Troque o mouse do computador de lado

6- Escove os dentes utilizando as duas mãos

7- Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual

8- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro

9- Faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
3 exercícios de memorização
Treinar a memória também ajuda a desenvolver a mente. Tente esses exercícios:

1- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os

2- Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos

3- Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar
9 exercícios com palavras e habilidades cognitivas
Aprimorar novas habilidades sempre ajuda a exercitar o cérebro. Experimente essas dicas:

1- Estimule o paladar, coma comidas diferentes

2- Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado

3- Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado

4- Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef

5- Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras

6- Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes

7- Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu

8- Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver

9 - Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra 
Hábitos saudáveis
Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.

"A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor", explica o especialista. 
Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/11342-21-exercicios-de-neurobica-que-deixam-o-cerebro-afiado - POR NATALIA DO VALE

Orientações para emagrecer sem perder massa muscular

Orientações para emagrecer sem perder massa muscular

Quanto maior a massa muscular, maior é a queima de calorias

Todo mundo já sabe que para emagrecer, com saúde e de forma realmente efetiva, não existe outro caminho a não ser unir uma alimentação saudável à prática de atividades físicas.

Porém, é fundamental destacar que não é somente uma balança que vai determinar se a sua dieta e os exercícios que você tem praticado estão sendo, de fato, eficazes. Durante o processo de emagrecimento, outros pontos também são muito importantes e merecem atenção.

Quem já seguiu à risca uma dieta para emagrecer – com o acompanhamento de nutricionista e de um professor ou personal para supervisionar suas atividades físicas – deve ter ouvido os profissionais falarem, muitas vezes, sobre “massa magra”, “massa muscular” e “massa gorda”. Porém, poucas pessoas sabem realmente o que esses termos significam e por que eles são tão importantes em um processo de emagrecimento.

Pensando nisso, abaixo profissionais respondem a essas e outras questões sobre o assunto e explicam como é possível – e por que é importante – emagrecer sem perder massa muscular.

Massa magra X Massa muscular X Massa gorda

Leandro Galende, bacharel em Esportes e coordenador da Academia Iniciação 2000, explica que, seguindo o padrão de modelo clássico da avaliação da composição corporal, a massa gorda é composta pelo tecido adiposo. A massa magra é a soma da massa isenta de gordura, composta por músculos, ossos, mineral não ósseo e água. A massa muscular refere-se ao músculo.

“Quando dizemos que alguém aumentou sua massa muscular, significa que seu corpo aumentou, dentro do músculo, o processo da síntese de proteínas. E essas proteínas são o que chamamos de massa muscular”, diz o profissional.

A importância da massa muscular

Leandro Galende explica que, como a massa muscular e a massa magra, são compostas por “tecidos vivos”, sua atividades metabólicas são altas. “Portanto, se você tem um aumento da massa magra ou da massa muscular, você tem uma taxa de trabalho do metabolismo mais alta, aumentando o consumo de calorias basal, necessária para manter as funções vitais do corpo”, diz.

Roberto Ranzini, ortopedista e médico do Esporte, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), acrescenta que a massa muscular está cada vez mais em voga porque suas funções são muito importantes. “Entre essas funções, destacam-se a estabilização e amortecimento dinâmico de todas as articulações; regulação do metabolismo; produção de calor corpóreo; melhoria da parte cognitiva mental”, diz.

Além disso, acrescenta o médico do Esporte, quanto maior a massa muscular, maior é a “queima” de calorias e, portanto, mais fácil é a perda de massa gorda.

“E nas mulheres após a menopausa, quando incide o fenômeno da perda da massa óssea, a massa muscular funciona como estímulo para aumento ou pelo menos manutenção da massa óssea”, destaca Ranzini.

Massa muscular e a balança

Um detalhe que confunde bastante as pessoas, especialmente as mulheres, é o fato do ganho da massa muscular não permitir uma grande perda de peso na balança. “Como a massa muscular é mais densa, ou seja, pesa mais do que a gordura, pode não haver grande perda de peso pela substituição”, explica Roberto Ranzini.

Portanto, nesses casos, a pessoa em questão perdeu, sim, gordura e teve resultados importantes e muito positivos provenientes da sua dieta e da prática de atividades físicas, porém, uma simples balança não é capaz de apontar esses resultados. Assim se justifica mais uma vez a necessidade de contar sempre com a orientação e acompanhamento de profissionais durante um processo de emagrecimento.

Como emagrecer sem perder massa muscular?
Em contrapartida aos resultados positivos que uma pessoa conquista ao ganhar massa muscular, muitas podem perdê-la durante o processo de emagrecimento. O que não é interessante já que, como apontaram os profissionais, a massa muscular oferece diversos benefícios à saúde e ainda faz com que a “queima” de calorias seja maior.

Mas a boa notícia é que é possível, sim, emagrecer sem perder massa muscular. “Isso depende muito do perfil da pessoa, da forma como ela treina, de como ela descansa e, sobretudo, da sua alimentação”, diz o bacharel em Esportes Leandro Galende.

Para alcançar este objetivo de emagrecer sem perder massa muscular, o profissional aconselha o treino aeróbio em baixa intensidade. “Treino é qualidade, não quantidade. Não adianta se matar correndo na esteira por uma hora. Uma corrida leve, ou mesclar corrida leve com caminhada, por um período igual ou superior a 30 minutos, é o suficiente, desde que a frequência cardíaca esteja adequada para que haja maior participação da gordura do que de carboidratos para gerar energia à atividade física”, destaca.

Alimentação

Uma alimentação correta faz toda a diferença na hora de emagrecer sem perder massa muscular. De acordo com Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, as principais regras para preservação de massa magra são: comer a cada três horas e escolher frutas ou sucos de frutas naturais sem adição de açúcar.

A nutricionista acrescenta que é importante ter um bom aporte proteico diário, com, por exemplos, três porções de leite ou derivados, carnes brancas mais ovo, arroz e feijão. “Mas é preciso pensar sempre na variação mais saudável e livre de gordura, fritura ou pele”, diz.

Ainda de acordo com Vivian Ragasso, é fundamental evitar frituras, capas de gordura e alimentos industrializados ricos em gorduras. “Nas refeições do almoço e jantar a dica é incluir bastante salada e legumes cozidos”, diz.

A nutricionista esportiva explica que quem pratica atividades físicas deve ter sempre à disposição em casa (ou no trabalho), para antes do treino, uma porção de proteína (leite; iogurte; queijo; carne – sempre na versão mais livre de gordura possível) e uma porção de carboidrato de baixo índice glicêmico (pão integral; granola sem açúcar; frutas como pera, maçã, pêssego; pão integral; Agave etc.).

“Após o treino é fundamental a utilização de carboidrato de alto índice glicêmico, que ajuda rapidamente na reposicão da reserva energética, na manutenção de músculos e na recuperação celular, além de outra porção de proteína magra”, explica Vivian.

A nutricionista acrescenta que a hidratação (somente com água) deve ser feita antes, durante e após os treinos. “A utilização de suplementos esportivos para qualquer finalidade deve sempre ser indicada apenas por nutricionistas ou médicos do Esporte”, ressalta.

Agora você já conhece a importância da massa magra e tem boas dicas para seguir uma dieta saudável e investir na prática de atividades físicas com o objetivo de emagrecer, mas, sem perder massa muscular. Lembre-se sempre de contar com a orientação e o acompanhamento de profissionais, para alcançar, de forma realmente eficaz, os melhores resultados possíveis.
Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/orientacoes-para-emagrecer-sem-perder-massa-muscular/ - Por Tais Romanelli - Fotos: Thinkstock

10 dicas de como pessoas bem-sucedidas se mantêm calmas

10 dicas de como pessoas bem-sucedidas se mantêm calmas

A capacidade de gerenciar suas emoções e manter a calma sob pressão possui uma ligação direta com seu desempenho em atividades relacionadas com a vida profissional.
Afinal, de que vale montar uma apresentação genial sobre determinado assunto se, na hora de repassar as informações para outras pessoas, você não para de gaguejar e se atrapalha todo? O mesmo acontece antes mesmo de encontrar um emprego. Você pode ser o candidato mais capacitado para preencher a vaga, mas se não conseguir se manter calmo na entrevista a ponto de mostrar suas habilidades, você não alcançará seu objetivo.
A empresa especializada em gerenciamento de pessoas TalentSmart realizou uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas e descobriu que 90% das que apresentaram melhores desempenhos são hábeis em controlar suas emoções em momentos de estresse e conseguem se manter calmas e no controle da situação.
O aspecto complicado sobre o estresse – e a ansiedade que vem com ele – é que é uma emoção absolutamente necessária. Os nossos cérebros estão conectados de tal forma que é difícil agirmos até que sintamos pelo menos algum nível deste estado emocional. Na realidade, os nossos picos de desempenho se dão justamente durante a ativação elevada que vem com níveis moderados de estresse. Enquanto o estresse não for prolongado, ele é inofensivo.
Uma nova pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revela esse lado positivo enquanto reforça quão importante é manter o estresse sob controle. O estudo, liderado pela pós-doutora Elizabeth Kirby, descobriu que o início do estresse estimula o cérebro a produzir novas células responsáveis pela melhora da memória.
No entanto, este efeito apenas acontece quando o estresse é intermitente, ou seja, não é contínuo. Em outras palavras, quando a situação de tensão se torna um estado prolongado, ela suprime a capacidade do cérebro de desenvolver novas células. “Eventos estressantes intermitentes são, provavelmente, o que mantêm nossos cérebros mais alertas, e você é capaz de desempenhar tarefas melhor quando você está alerta”, diz Kirby.

E o que podemos fazer para nos controlarmos melhor nestas situações?
10. Aprecie o que você tem
Tirar um tempinho para ser grato pelo que você tem não faz bem apenas para o seu lado espiritual, mas principalmente para sua própria saúde. Esta atitude melhora o seu humor porque reduz o cortisol, o hormônio do estresse, em 23%. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA, descobriu que as pessoas que costumam cultivar uma atitude de gratidão possuem bom humor, energia e bem-estar físico elevados. É provável que os níveis mais baixos de cortisol desempenhem um papel importante neste sentido.
9. Evite se perguntar “e se?”
Ah, as palavrinhas mágicas “e se?”… Pensamentos assim só jogam lenha na fogueira do estresse e da preocupação. Não temos controle de diversos aspectos de nossas vidas e quanto mais tempo você gasta se preocupando com as possibilidades, menos tempo você tem para se focar na tomada de medidas que irá acalmá-lo e manter seu estresse sob controle. Pessoas calmas sabem que se perguntar “e se?” não nos leva a lugar algum.
8. Mantenha-se otimista
Pensamentos positivos ajudam a tornar o estresse intermitente, concentrando a atenção do seu cérebro para algo que é completamente livre dessa emoção ruim. Qualquer pensamento positivo vale. Quando as coisas estão indo bem, isso é relativamente fácil; porém, quando nem tudo é um mar de rosas, pode ser um desafio. Nesses momentos, pense no seu dia e identifique uma coisa positiva que aconteceu, não importa quão pequena. Se não for capaz, reflita sobre o dia anterior, a última semana ou mesmo um evento emocionante que está por vir. Tenha algo de positivo para mudar a sua atenção quando seus pensamentos se tornam negativos demais.
7. Desligue-se
Quando você concorda em ficar disponível para o seu trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, você se expõe a uma constante enxurrada de situações potencialmente estressantes. Obrigar-se a ficar off-line ou até mesmo – pasmem! – desligar seu telefone celular dá ao seu corpo a pausa de que necessita dessa fonte constante de estresse. Estudos têm mostrado que algo tão simples como deixar de verificar o e-mail por um tempo pode diminuir os níveis de estresse.
6. Limite sua ingestão de cafeína
Beber cafeína provoca liberação de adrenalina – a resposta do nosso organismo que nos obriga a levantar e lutar ou correr para as montanhas, quando somos confrontados com uma ameaça. Isso é ótimo quando um urso está te perseguindo, mas não tão bom quando você precisa responder um e-mail do seu chefe. Quando a cafeína começa a fazer efeito, as emoções passam a controlar seu comportamento. O estresse que a cafeína cria está longe de ser intermitente, além de a substância demorar para ser eliminada do organismo.
5. Durma
Quando você dorme, seu cérebro – assim como a bateria de seu celular – recarrega, passando pelas memórias do dia e armazenando-as ou descartando-as, para que você acorde alerta e lúcido. O seu autocontrole, sua atenção e sua memória ficam reduzidos quando você não dorme direto: a privação de sono aumenta os níveis de hormônio do estresse por conta própria, sem que você passe por situações estressantes. Uma boa noite de sono vai te dar o poder de manter as coisas sob controle.
4. Nunca diga “nunca”
Quanto mais você se deixa levar por pensamentos negativos, mais poder eles exercem sobre você. A maioria dos nossos pensamentos negativos são apenas isso: pensamentos, e não fatos. Pode apostar que suas ideias jamais são verdadeiras todo momento que você usa palavras como “nunca”, “pior”, “jamais”, etc. Identificar e rotular seus pensamentos como pensamentos, separando-os dos fatos, vai te ajudar a escapar do ciclo de negatividade e te abrir caminhos em direção a uma nova perspectiva positiva.
3. Reformule suas perspectivas
O estresse e a preocupação são alimentados por nossa própria percepção distorcida dos acontecimentos. É fácil pensar que prazos curtíssimos, chefes sem noção e trânsito engarrafado são as razões pelas quais estamos tão estressados o tempo todo. Mas, se você não pode controlar as circunstâncias, você pelo menos pode controlar como responde a elas. Se você está sempre repetindo frases genéricas como “está tudo errado” ou “nada vai dar certo”, você precisa reformular a situação. Uma ótima maneira de corrigir esse padrão de pensamento improdutivo é listar as coisas específicas que realmente não estão dando certo. Muito provavelmente você vai elencar apenas algumas coisas – em vez de absolutamente tudo – e, dessa forma, poderá enxergar que as situações estressantes são bem mais limitadas do que inicialmente pareciam.
2. Respire
Quando você está se sentindo estressado, tire um tempo para se concentrar na sua respiração. Feche a porta, deixe de lado todas as outras distrações e apenas sente em uma cadeira e respire. Concentre-se no ato de inspirar e expirar. Isso parece simples, mas é muito difícil manter essa concentração por mais de um ou dois minutos. Se você não conseguir ficar focado apenas na sua respiração, tente contar cada inspiração e expiração até chegar a 20, e, em seguida, começar de novo a partir do um. Essa tarefa pode parecer meio bobinha, mas você vai se surpreender com a calma que sentirá logo depois, e quão mais fácil ficará se desvencilhar de pensamentos que antes te incomodavam o tempo todo.
1. Confie nos outros
É tentador, porém ineficaz tentar lidar com tudo sozinho. Para ser calmo e produtivo, você precisa reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda sempre que você realmente precisar. Na maioria das vezes, outras pessoas podem ver uma solução que você não consegue simplesmente porque elas não estão tão emocionalmente envolvidas na situação. Pedir por ajuda atenua o estresse e fortalece seus relacionamentos com aqueles em quem você confia. Eles terão prazer em poder te ajudar no que quer que seja. [Forbes]
Fonte: http://hypescience.com/10-dicas-de-como-pessoas-bem-sucedidas-se-mantem-calmas/ - por Jéssica Maes

29 dicas para você perder barriga

29 dicas para você perder barriga

O correto é unir uma alimentação saudável a atividades físicas, mas outras orientações também podem ajudar
Um desejo comum entre a maioria das pessoas é perder aquela indesejável “barriguinha”. Porém, para que esse objetivo seja alcançado são necessárias boas orientações profissionais e muita força de vontade! Afinal, é claro que ela vai não vai “desaparecer” de uma hora para outra, e o resultado esperado não é fruto de nenhum milagre: mas, sim, da combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas e bons hábitos de vida.
Mas, é fato que algumas dicas podem ajudar. Abaixo, confira algumas orientações importantes, que fazem toda a diferença na hora de você correr atrás do seu objetivo!
1. Coma de três em três horas: essa é a primeira dica da nutricionista esportiva Vanessa Lobato. “É importantíssimo comer a cada três horas para manter o metabolismo ativado e evitar a sensação de fome que nos fazem sair facilmente da dieta”, diz.
2. Evite as frituras: a nutricionista esportiva Vanessa destaca que elas são as principais vilãs das dietas de quem busca emagrecer e perder barriga.
3. Mantenha-se bem hidratada: não importa se o seu maior desejo é perder as gordurinhas da barriga, emagrecer ou, simplesmente, ser mais saudável, é fundamental manter-se bem hidratado. E uma boa ideia neste sentido é levar sempre uma garrafinha de água, aonde quer que você vá.
4. Não tome refrigerantes: a nutricionista Vanessa destaca que eles também são vilãos da dieta, “devido ao alto conteúdo de açúcares, corantes e substâncias químicas que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo”.
5. Evite refrigerante light/zero: de acordo com Vanessa Lobato, até mesmo as versões zero/light devem ser evitadas, pelo excesso de corantes, adoçantes, sódio, que causam inflamações. “Quanto ao açúcar, nesse tipo de refrigerante não há, o que reduz o valor calórico, mas devido aos outros excessos e a falta de nutrientes, o consumo deve ser esporádico”, acrescenta.
6. Beba um pouco de água antes de se alimentar: a nutricionista Vanessa explica que beber um pouco de água, cerca de meia hora antes de comer, ajudar um pouco na saciedade. “Mas evite beber altas quantidades, para não causar um atraso na digestão”, diz.
7. Não beba durante as refeições: Vanessa Lobato explica que esse hábito faz com que o conteúdo ácido do estômago seja diluído, causando um atraso na digestão. “Outro fator é que deixamos de mastigar corretamente e ‘empurramos’ a comida com o líquido. E, o terceiro ponto, é que o alto volume gástrico causado pelo consumo do líquido dilata o estômago, causando mais inchaço estomacal”, destaca.
8. Reserve um dia para comer o que gosta: não seja tão radical, para não transformar sua reeducação alimentar em um pesadelo. Vanessa Lobato explica que temos vontades a serem saciadas, então, podemos esporadicamente consumir o que nos dá prazer. “O mais importante é consumir o que realmente gostamos e não comer porque tem ou porque é uma festa. Devemos ser seletivos nos abusos”, diz.
9. Aposte num prato colorido: quanto mais colorida uma refeição, mais saudável ela tende a ser. Cenoura, alface, espinafre, pimenta e tomate, por exemplo, possuem cores marcantes e são ótimas escolhas!
10. Tire do cardápio os alimentos de fast food: não é segredo para ninguém que as comidas de fast food são prejudicais à saúde. Elas são carregadas de calorias e gorduras e, entre outros malefícios, contribuem (e muito!) para o aumento da indesejável barriguinha.
11. Aposte nos sucos: os sucos naturais são ótimas opções para substituir o refrigerante. Porém, mesmo sendo saudáveis, não devem ser consumidos em excesso.
12. Evite os doces: carboidratos, proteínas e gorduras são matéria prima para produção de energia, porém, quando consumidos em excesso, são estocados na forma de gordura. Além disso, os açúcares, em geral, estão muito associados ao aumento de fome e ansiedade, favorecendo uma ingestão cada vez maior de alimentos.
13. Não consuma em excesso leite e derivados: eles podem, além de aumentar a produção de gases, gerando estufamento abdominal, desfavorecer a microbiota intestinal e aumentar a inflamação – que, por sua vez, é muito associada ao ganho de gordura, além de outros desequilíbrios e patologias.
14. Evite alimentos industrializados: eles são ricos em conservantes, sal, açúcar e, geralmente, pobres em nutrientes.
15. Evite carboidratos refinados: os alimentos refinados (pães, arroz, biscoitos) geralmente são pobres em vitaminas e minerais.
16. Espere um pouco antes de repetir: você sabia que demora alguns minutos para o seu estômago perceber que está satisfeito? Por isso é importante que você espere e pense um pouco antes de repetir seu prato.
17. Coma devagar: adquira o hábito de mastigar lentamente, sem pressa. Comer devagar fará com que você tenha tempo suficiente para perceber quando deve parar. E proporcionará ainda uma melhor digestão, além de fazer com que você aprecie melhor os alimentos.
18. Reduza o consumo de sal: entre outros malefícios, ele faz com que o corpo retenha líquido e fique com uma aparência de inchado.
19. Diminua ou corte o consumo de álcool: além de seu efeito intoxicante, o álcool também é catabólico, acarretando em perda de massa muscular e, consequentemente, queda do metabolismo e ganho de gordura.
20. Prepare seus próprios alimentos: dê preferência à comida feita na sua casa. Isso porque, até mesmo alguns alimentos que prometem ser apropriados a uma dieta, são muitas vezes cheios de conservantes prejudiciais à saúde.
21. Verifique os rótulos: esteja sempre atenta aos rótulos dos produtos. Muitos deles podem ser carregados de substâncias desagradáveis e até mesmo de calorias desnecessárias. Converse sempre com seu nutricionista sobre as melhores opções.
22. Não acredite em dietas e pílulas milagrosas: não é mais segredo para ninguém! A única maneira de emagrecer de forma adequada e eficaz e, consequentemente, perder a barriga, é fazer uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas. Desacredite em produtos e regimes que prometem resultados praticamente instantâneos.
23. Não desista do seu objetivo: nem sempre é fácil. Mas, mesmo que você esteja demorando um pouco mais para perder as medidas desejadas, não desista! Tenha em mente que um processo de emagrecimento exige dedicação e persistência.
24. Não fique presa à balança: perder peso na balança não é tudo. Aliás, é bem provável que, praticando atividade física, você ganhe um pouco de peso. Mas, com certeza, os resultados positivos estarão aparecendo de outro jeito. Converse sobre isso com seu personal e seu nutricionista. E evite se pesar diariamente.
25. Conte sempre com a ajuda de profissionais: um processo de emagrecimento envolve o trabalho de diferentes tipos de profissionais. Vá a um nutricionista para elaborar uma dieta apropriada aos seus objetivos; consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física e conte sempre com a orientação de um educador físico para realizá-la.
26. Associe aeróbico com treinamento de força: Tássia Martins, professora de educação física da Academia Contours, destaca que, para perder a barriga, o ideal é associar o treinamento aeróbico com o treinamento de força. Ela acrescenta ainda que é importante fortalecer o abdômen e, para isso, podem ser realizados alguns exercícios específicos, que devem ser passados por um profissional da área.
27. Utilize a bola suíça: a professora Tássia Martins acrescenta que, realizar exercícios utilizando a bola suíça, ajuda a perder a estabilidade, gerando assim, a contração de diversas musculaturas para manter o equilíbrio. “Esse processo aumenta o gasto calórico, além de ajudar a fortalecer principalmente a região abdominal lombar e melhorar a postura”, explica.
28. Evite o estresse: ele pode ocasionar um ganho maior de peso, não somente pelo fato de as pessoas ficarem mais propensas a comer quando estão nervosas, mas também porque nosso corpo, ao detectar o estresse, libera uma série de hormônios que causam alterações no metabolismo.
29. Não pare de se exercitar e comer corretamente: mesmo que você tenha alcançado seu objetivo, ou seja, tenha perdido aquela barriguinha indesejada, não desista da sua dieta e das atividades físicas.
Por fim, lembre-se de que você até pode dar uma “escapadinha” da dieta de emagrecimento um dia ou outro, para poder comer ou beber algo que você goste muito. Mas, não pode abusar! “O pensamento deve ser o seguinte: já que vou consumir uma energia a mais, que ela, pelo menos, me proporcione muito prazer, que realmente valha a pena”, diz Vanessa Lobato.
A nutricionista acrescenta que, neste dia que você for comer/beber algo que goste muito, você deve fazer as refeições do dia a dia normalmente. “Assim você evitará um segundo erro: o de comer o que não deve, somado ao não comer o que deve!”, finaliza.
Com essas dicas fica mais fácil seguir sua reeducação alimentar, praticar atividades físicas e continuar em busca do seu objetivo!
Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/29-dicas-para-voce-perder-barriga/ - Por Tais Romanelli - Fotos: Thinkstock

Quais são as profissões que mais engordam?

Quais são as profissões que mais engordam?

Sua profissão pode aumentar o risco de obesidade, dizem pesquisadores do Departamento de Trabalho e Indústria do Estado de Washington, nos Estados Unidos.

Eles analisaram 37.626 trabalhadores no estado de Washington e descobriram que motoristas de caminhão, profissionais de transporte e limpeza, policiais, bombeiros e equipes de emergência estão em maior sobrepeso.

O estudo descobriu 39% dos caminhoneiros eram obesos, seguido por 38% o das pessoas que trabalham no transporte e movimentação de materiais; 33% dos policiais, bombeiros e equipes de emergência; 30% dos funcionários de limpeza de edifício de serviços; 29% dos mecânicos e trabalhadores de reparação; 28% do pessoal administrativo e de secretariado; 25% dos vendedores; e 24% dos executivos e gerentes.

Por outro lado, as profissões com menor risco de obesidade foram profissionais de saúde (12%), como médicos, dentistas e veterinários; cientistas naturais e sociais (17%); professores do ensino médio (18%); arquitetos, engenheiros e trabalhadores da construção civil (20%); trabalhadores da preparação de alimentos (20%); advogados e juízes (22%); e cientistas da computação (22%).

Os resultados foram publicados na revista especializada Preventing Chronic Disease.
Fonte: http://www.boasaude.com.br/blogboasaude/index.php/quais-as-profissoes-que-mais-engordam - por Natália Barbosa