IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 23 de julho de 2018

10 mentiras sobre câncer que circulam na internet

10 mentiras sobre câncer que circulam na internet

O câncer é o segundo tema mais frequente entre notícias falsas (fake news) compartilhadas no Facebook. A conclusão é de um levantamento exclusivo publicado em VEJA.

Vilma de Brito Onias, de 60 anos, acabou vítima de uma delas. Na lista de elementos naturais usados por ela na tentativa de curar um câncer de mama estão o óleo de copaíba, a fruta noni e a famosa graviola. Não obteve resultado em nenhum dos casos – e acredita que a última ainda piorou a situação. Um amigo lhe recomendou que tomasse graviola nos intervalos do tratamento tradicional. Segundo ele, a “quimioterapia natural” a ajudaria na cura do câncer. Ela aceitou e tomava ora o chá, ora o suco da fruta.

“Uma ferida se abriu em cima de onde eu tinha tirado a mama. Não tinha pomada ou creme que cicatrizasse. Fiquei seis meses tentando acabar com ele e a única coisa que tinha tomado de diferente era a graviola. Nunca falei para o médico com medo de ser repreendida”, diz ela, que também tem planos de transformar sua experiência em livro.

Todas as notícias que alardeavam a cura por meio de alguma dieta alimentar foram prontamente rebatidas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Não existe alimento nenhum que cure o câncer sozinho. O que recomendamos é manter uma alimentação saudável rica em vegetais, legumes, verduras, leguminosas e grãos para prevenir a doença e auxiliar no tratamento, nunca curar”, afirmou Luciana Maya, nutricionista da área técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do instituto.

Confira uma lista das fake news mais compartilhadas sobre o câncer:

Levantamento inédito feito por VEJA mapeou 966 notícias compartilhadas em seis páginas do Facebook conhecidas por compartilhar inverdades – e revelou que um terço de todo o conteúdo divulgado entre fevereiro e junho eram completamente falaciosos. O câncer era assunto de 12% das mentiras.

10 fake news de câncer que circulam na internet

1- Tomar 2,5 litros de suco de cenoura por dia cura câncer em estágio avançado (206.713 compartilhamentos)

2- Beber suco de jaca cura câncer porque diminui os radicais livres no organismo (14.542 compartilhamentos)

3- Consumir diariamente 3 colheres do Gel de babosa batido com mel cura o câncer (4.242 compartilhamentos)

4- Urgente: médicos descobrem raiz que pode matar o câncer em menos de 48 horas (3.732 compartilhamentos)

5- Descoberta revolucionária: ouvir essa música elimina células cancerosas (2.583 compartilhamentos)

6- Chá de aipo (salsão) com melão e unha de gato cura mioma e cistos (2.272 compartilhamentos)

7- Bioquímica alemã descobre mistura simples que cura o câncer, mas “eles”não acreditaram (2.125 compartilhamentos)

8- Criança que come 12 salsichas ou mais tem mais riscos de leucemia (1.283 compartilhamentos)

9- Médica revela como curou o câncer de útero de mulheres com apenas 3 ervas (1.651 compartilhamentos)

10- Combinação de dois remédios elimina câncer de mama em 11 dias, sem quimioterapia (958 compartilhamentos)

Fonte: Veja.com

5 mitos e verdades sobre como o celular afeta a saúde

5 mitos e verdades sobre como o celular afeta a saúde


Algumas histórias sobre os efeitos do celular circulam pelas redes. Descubra se elas são verdadeiras ou só mais um caso de fake news

Se os cães ainda podem ser considerados os melhores amigos do homem, os celulares entram na disputa pelo segundo lugar. Apesar de serem considerado até indispensáveis hoje em dia, esses aparelhos podem atingir a saúde de diversas maneiras.

Problemas de visão e postura, piora da ansiedade e dificuldades para dormir são alguns exemplos. Porém, nem tudo que circula pela internet é verdade. Confira se alguns desses efeitos são reais ou apenas mitos:

1) Causa câncer?
Não há evidências. O mais recente estudo a respeito, feito na Austrália com dados de 34 mil cidadãos, sinaliza que a radiação do aparelho não é capaz de causar tumor no cérebro.

2) Afeta os testículos?
Melhor os homens não deixarem o celular sempre no bolso da frente. Existem indícios de que o aumento da temperatura e a radiação podem impactar na qualidade dos espermatozoides.

3) Envelhece a pele?
Sim! A presença de alguns minerais como níquel e cromo e a luz azul emitida pelo aparelho parecem contribuir com rugas e manchas. Mais um motivo para passar protetor solar.

4) Afeta aprendizado?
Pesquisa inglesa com 125 mil crianças e adolescentes detectou que o uso do aparelho no período noturno atrapalha o sono, compromete a memória e prejudica o desempenho na escola.

5) Dá dor de cabeça?
Não há dados conclusivos. Mas um estudo dinamarquês observou que celulares podem aumentar em 20% o risco de uma enxaqueca, caso já haja propensão às crises.

Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/5-mitos-e-verdades-sobre-como-o-celular-afeta-a-saude/ - Por André Bernardo - Ilustração: Henrique Campeã/SAÚDE é Vital

Quer dormir melhor? Evite comer estes 5 alimentos à noite

Quer dormir melhor? Evite comer estes 5 alimentos à noite


Eles atrapalham não só a indução do sono como a qualidade das horas de descanso

1. Molho de tomate
Apesar de poder ser utilizado em diferentes preparos, é melhor limitar seu consumo ao almoço. Isso porque o molho de tomate pode causar azia em quem sofre com refluxo. Além disso, sua ingestão incita a liberação noradrenalina, substância que estimula a atividade cerebral e inibe o sono.

2. Chocolate
O doce popular entre as brasileiras leva cafeína em sua composição, o que pode provocar uma energia extra (e desnecessária) no período noturno. Ele também apresenta teobromina, um estimulante que acelera os batimentos cardíacos, dificultando ter bons sonhos.

3. Álcool
Uma taça de vinho antes de dormir até auxilia na indução do sono, mas a verdade é que o álcool afeta a qualidade das horas na cama. “Ele desregula os mecanismos neurológicos e compromete o sono profundo, essencial para preparar o organismo para o dia seguinte”, explica Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

4. Carne vermelha
Passe longe da carne vermelha durante a noite se você está precisando repor as horas de sono. “Por ser um alimento de difícil digestão, causa uma sensação de distensão abdominal, comprometendo o descanso”, explica Fábio.

5. (Muita) água
Não tem nada de errado em se manter hidratada ao longo do dia, mas virar dois ou três copos de água antes de ir para a cama é a maior furada. “Isso aumenta a quantidade de urina produzida durante a noite e causa despertares noturnos, interrompendo o sono”, diz o especialista. Em vez disso, prefira uma fruta rica em água com efeito indutor do sono, como o kiwi.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/nutricao/quer-dormir-melhor-evite-comer-estes-5-alimentos-a-noite/ - Por Caroline Randmer (colaboradora) - ALLEKO/Thinkstock/Getty Images

Estes são os exercícios mais potentes para conseguir a barriga dos sonhos

Estes são os exercícios mais potentes para conseguir a barriga dos sonhos


Se você já não aguenta mais as sessões monótonas de abdominais tradicionais, mas não desistiu do objetivo de ter a barriga dos sonhos, saiba que existe uma grande variedade de atividades poderosas que ajudam a e definir o abdômen. Confira sugestões de exercícios potentes para secar a barriga e lembre-se: antes de fazer um exercício muito pesado, procure um educador físico.

Exercícios para ter a barriga dos sonhos
Prancha com movimento lateral: na posição da prancha tradicional, desça um dos lados do corpo com o quadril, mas sem encostar no chão, e faça um vai-e-vem de um lado para o outro, mantendo sempre a coluna reta e movimento apenas os quadris, para a direita e para a esquerda.

Montanha alpinista: o exercício que simula a subida em uma montanha. Fique na posição de flexão de braços tradicional. Lembre-se de manter o abdômen contraído e flexione as pernas alternadamente, como se realmente estivesse subindo uma montanha.

Abdominal tesoura: deite-se com as costas para o chão, os braços estendidos ao lado do corpo e as pernas estendidas. Faça movimentos cruzando as pernas, como uma tesoura.

Abdominal bicicleta: deite-se em um colchonete, mãos atrás da cabeça, e comece a simular o movimento das pernas em uma bicicleta. Isto é, com os joelhos flexionados, intercale a perna que sobe e a perna que desce.

Exercício minhoca: de pé, mantenha os pés na largura dos quadris e, em seguida, incline o tronco para a frente, posicionando as mãos no chão, na frente dos pés (como se fosse alongar). Desloque o peso do corpo para as mãos e comece a movimentá-las para a frente, usando a palma da mão como apoio até chegar à posição de prancha. Permaneça parado por 2 segundos e retorne à pose inicial, revertendo o movimento.

Exercício com bola: segure uma bola de peso com as duas mãos e fique com os pés na largura dos ombros e joelhos. Mantenha os cotovelos levemente dobrados, segure a bola na altura do peito e jogue para baixo. Dobre levemente o corpo para frente até alcançar a bola e repetir os movimentos.

Ponte: deite-se de barriga para cima, flexione os joelhos e mantenha os pés fiquem encostados no solo. Deixe os braços esticados no chão junto ao corpo e, na posição, eleve o quadril o máximo que conseguir e volte.

Elevação lateral: deite-se de lado com a coluna reta e mantenha as pernas estendidas na linha do tronco, colada uma à outra. Apoie a cabeça em uma das mãos e deixe a outra no chão, à frente do tronco, para dar sustentação e equilíbrio. Faça a elevação das duas pernas ao mesmo tempo e solte devagar.

 Exercício L-Sit: sente-se no chão com pernas esticadas à frente (formando um "L" com o corpo) e suas mãos apoiadas no chão ao lado do quadril. Em seguida, pressione as coxas unidas e levante o corpo usando suas mãos, sempre contraindo o abdômen. Permaneça na posição por 10 segundos e descanse por 30 segundos.

Afundo com torcida: fique de pé com os ombros esticados, o abdômen contraído e as mãos juntas à frente e cotovelos próximos ao corpo. Mantenha o joelho direito em linha com o tornozelo do mesmo lado, leve a perna esquerda para trás e abaixe como um afundo invertido, torcendo o corpo a direita. Retorne ao centro, fique de pé enquanto traz seu pé esquerdo ao encontro do direito. Repita alternando os lados

10 mentiras sobre câncer que circulam na internet

10 mentiras sobre câncer que circulam na internet

O câncer é o segundo tema mais frequente entre notícias falsas (fake news) compartilhadas no Facebook. A conclusão é de um levantamento exclusivo publicado em VEJA.

Vilma de Brito Onias, de 60 anos, acabou vítima de uma delas. Na lista de elementos naturais usados por ela na tentativa de curar um câncer de mama estão o óleo de copaíba, a fruta noni e a famosa graviola. Não obteve resultado em nenhum dos casos – e acredita que a última ainda piorou a situação. Um amigo lhe recomendou que tomasse graviola nos intervalos do tratamento tradicional. Segundo ele, a “quimioterapia natural” a ajudaria na cura do câncer. Ela aceitou e tomava ora o chá, ora o suco da fruta.

“Uma ferida se abriu em cima de onde eu tinha tirado a mama. Não tinha pomada ou creme que cicatrizasse. Fiquei seis meses tentando acabar com ele e a única coisa que tinha tomado de diferente era a graviola. Nunca falei para o médico com medo de ser repreendida”, diz ela, que também tem planos de transformar sua experiência em livro.

Todas as notícias que alardeavam a cura por meio de alguma dieta alimentar foram prontamente rebatidas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Não existe alimento nenhum que cure o câncer sozinho. O que recomendamos é manter uma alimentação saudável rica em vegetais, legumes, verduras, leguminosas e grãos para prevenir a doença e auxiliar no tratamento, nunca curar”, afirmou Luciana Maya, nutricionista da área técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do instituto.

Confira uma lista das fake news mais compartilhadas sobre o câncer:

Levantamento inédito feito por VEJA mapeou 966 notícias compartilhadas em seis páginas do Facebook conhecidas por compartilhar inverdades – e revelou que um terço de todo o conteúdo divulgado entre fevereiro e junho eram completamente falaciosos. O câncer era assunto de 12% das mentiras.

10 fake news de câncer que circulam na internet

1- Tomar 2,5 litros de suco de cenoura por dia cura câncer em estágio avançado (206.713 compartilhamentos)

2- Beber suco de jaca cura câncer porque diminui os radicais livres no organismo (14.542 compartilhamentos)

3- Consumir diariamente 3 colheres do Gel de babosa batido com mel cura o câncer (4.242 compartilhamentos)

4- Urgente: médicos descobrem raiz que pode matar o câncer em menos de 48 horas (3.732 compartilhamentos)

5- Descoberta revolucionária: ouvir essa música elimina células cancerosas (2.583 compartilhamentos)

6- Chá de aipo (salsão) com melão e unha de gato cura mioma e cistos (2.272 compartilhamentos)

7- Bioquímica alemã descobre mistura simples que cura o câncer, mas “eles”não acreditaram (2.125 compartilhamentos)

8- Criança que come 12 salsichas ou mais tem mais riscos de leucemia (1.283 compartilhamentos)

9- Médica revela como curou o câncer de útero de mulheres com apenas 3 ervas (1.651 compartilhamentos)

10- Combinação de dois remédios elimina câncer de mama em 11 dias, sem quimioterapia (958 compartilhamentos)

Fonte: Veja.com

Uso excessivo de tecnologia pode causar insônia, dores e prejudicar visão

Uso excessivo de tecnologia pode causar insônia, dores e prejudicar visão

É difícil imaginar a vida sem computadores e smartphones, não é? Ainda mais para nós, brasileiros, que somos um dos povos mais conectados do mundo. De acordo com o relatório “2018 Global Digital”, divulgado pela agência We Are Social, em parceria com a HootSuite, passamos em média 9 horas e 14 minutos na internet e 3 horas e 39 minutos nas redes sociais.

Não há dúvidas de que os aparelhos eletrônicos são úteis no trabalho, facilitam a comunicação e oferecem infinitas opções de lazer. Mas, se usados com exagero, eles podem ser prejudiciais à saúde. 

Veja a seguir alguns problemas desenvolvidos por quem abusa da tecnologia.

Dores nas mãos e no pescoço
Quem vive digitando pode ter dores nos punhos, nas mãos e nos dedos. Isso acontece porque fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar uma inflamação nas articulações. "Lesões por esforço repetitivo são a principal causa de afastamento médico. E diversos desses problemas são ocasionadas pelo uso de dispositivos tecnológicos, como o celular”, afirma Marcus Gaz, clínico geral do Hospital Albert Einstein.

Outros incômodos relacionados ao uso de smartphones e afins são as dores no pescoço, nos ombros e nas costas. Ao manter a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, você sobrecarrega a coluna cervical. Só para ter ideia, quando o pescoço fica inclinado para baixo, o peso da cabeça passa de cerca de 5 kg para 27 kg, de acordo com a revista científica Surgical Technology International.

Alterações na visão 
Não é raro os usuários sofrerem de "falsa miopia", um tipo de contração demasiada da musculatura dos olhos, que acontece quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas e acaba ficando embaçada para longe. Outros incômodos comuns são ardência, irritação e vermelhidão, além da sensação de vista cansada, que ocorre pelo ressecamento dos olhos quando ficamos diante das telas sem piscar. 

Esse esforço que as telas pequenas exigem dos olhos leva à dificuldade de enxergar em lugares mais abertos, segundo Gaz. O risco é maior para crianças, adolescentes e adultos jovens, já que os músculos em volta dos olhos ainda estão em formação. “Quando eles se acostumam a olhar em curtas distâncias e ao movimento repetitivo de ler na tela, isso pode ocasionar uma alteração de movimento do olho e estar relacionado com a necessidade de correção de grau de miopia, de astigmatismo e hipermetropia”, explica. 

Problemas de audição
Ouvir a sua playlist no transporte, no treino ou no trabalho é muito prazeroso. Mas usar fones constantemente pode comprometer a saúde do seu ouvido. “Ficar muitas horas com algo obstruindo o seu canal auditivo e um som muito alto pode causar um dano permanente na audição”, diz o clínico geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que jovens entre 12 e 35 anos de idade correm o risco de terem perdas auditivas irreversíveis porque escutam música em volume muito alto em fones de ouvido.

Infecções 
Não é novidade que teclados de computador, celulares, tablets e fones de ouvido estão cheios de micróbios. Uma pesquisa da Devry Metrocamp identificou nesses equipamentos a presença de até 23 mil fungos e bactérias. Não é algo tão comum de acontecer, mas, principalmente se sua imunidade estiver baixa, esses micro-organismos podem causar infecções respiratórias, otite externa, conjuntivite, acne, irritações na pele e acne. 

Insônia
Um dos obstáculos para uma boa noite de sono é a luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos. Isso porque ela estimula o cérebro, o deixando mais ativo no momento em que deveria estar relaxado. A luz também inibe a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, que acrescenta que a luz azul danifica os ciclos do sono.

Transtornos psicológicos 
Para algumas pessoas, os "likes" e a interação no mundo virtual disparar a sensação de prazer no cérebro. Isso pode causar uma dependência e fazer com que a vida social "real" fique em segundo plano. Esse isolamento pode ser o caminho para uma depressão, principalmente em pessoas que têm propensão à doença. Outro inimigo de quem prioriza as relações virtuais é a ansiedade, que é acentuada pelo costume de checar constantemente as notificações no celular. 

“O uso descontrolado da tecnologia causa prejuízos na vida das pessoas como um todo. Elas perdem o foco das coisas realmente importantes e têm uma qualidade das relações empobrecida. Isso é pouco percebido, principalmente por quem é viciado em jogos. A pessoa perde o foco, fica mais distraída, retém menos informações e tem uma diminuição da memória”, observa Dora observa Dora Góes, psicóloga do Programa de Dependências Tecnológicas do IPQ (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). 

O segredo é usar com moderação
Os especialistas recomendam medidas simples para evitar que a tecnologia faça mais mal do que bem.
  • Evite usar esses dispositivos para lazer por mais de quatro horas por dia;
  • Faça pausas a cada 40 minutos para alongar o corpo ou caminhar um pouco, para evitar lesões;
  • Higienize os aparelhos com álcool isopropílico, de preferência diariamente;
  • Use aplicativos que estimulam atividades físicas, assim você mantém bons hábitos sem ficar longe do celular;
  • Silencie o smartphone durante o trabalho ou os estudos; 
  • Evite usar aparelhos eletrônicos que emitem luz muito perto da hora de ir para a cama.
E como administrar o tempo que ficamos conectados? “A partir do momento que você percebe que está exagerando no uso da tecnologia, é interessante criar algumas “regras” para si mesmo. Defina horários e um tempo limite para estar conectado, por exemplo", sugere José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching. 

Fonte: Viva Bem/UOL

7 coisas muito simples para mudar na rotina se você faz exercício mas não emagrece

7 coisas muito simples para mudar na rotina se você faz exercício mas não emagrece


Se mesmo suando a camisa na academia e mantendo uma boa rotina de atividades físicas você não consegue notar diferenças na balança e nas roupas que veste, talvez tenha que prestar atenção a alguns hábitos que precisam ser alterados para, finalmente, emagrecer com exercícios.

1. Os exercícios podem demorar para apresentar resultado se seu metabolismo for lento demais. Neste caso, vale a pena incluir no cardápio alimentos termogênicos, como o gengibre, o chá verde ou a canela, por exemplo, que aceleram o metabolismo e turbinam a queima de calorias.

2. Você faz exercícios do jeito certo e sem orientação de um profissional. Fatores simples como impulso, postura, cargas e até o alongamento podem influenciar o processo de perda de peso.

3. Você aposta todas as suas fichas em exercícios aeróbicos e ignora atividades com peso? Pois saiba que a musculação ajuda sim a emagrecer e é essencial para conseguir perder os quilinhos a mais. Além disso, é importante para combater a flacidez que acompanha o emagrecimento.

4. Ao contrário do que você pode imaginar, não conseguirá emagrecer com exercícios se ficar muito tempo sem comer. Quando ficamos muito tempo em jejum, o metabolismo desacelera e, consequentemente, gastamos menos energia e menos calorias. Além disso, o corpo tende a acumular gordura para conseguir se manter durante o tempo que fica sem se alimentar.

5. Outro erro comum e nem sempre facilmente percebido é acabar consumindo mais calorias do que queima. A regra pode até parecer óbvia, mas não tão simples de ser seguida, especialmente se não conta com orientação de nutricionista e instrutor físico.

6. A dificuldade para perder peso com exercício ainda pode estar relacionada à carência de nutrientes. Vitaminas e minerais são essenciais para produzir enzimas para a quebra de gordura e também para o ganho de massa muscular.

7. Por fim, vale a pena consultar um médico e realizar exames clínicos, já que alguns problemas de saúde podem impedir a perda de peso. É o caso do hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico, doenças cardiovasculares e até mesmo estresse. Por isso é sempre importante fazer uma avaliação física e um check-up completo antes de se exercitar.

10 melhores exercícios para queimar calorias, classificados em ordem de eficácia a longo prazo

10 melhores exercícios para queimar calorias, classificados em ordem de eficácia a longo prazo


Você já deve ter ouvido falar tanto que exercícios aeróbicos são melhores para queimar calorias, quanto que o levantamento de peso é uma melhor aposta. Afinal de contas, o que é mais eficaz para dizer adeus a mais calorias?

De acordo com Laura Miranda, fisioterapeuta, especialista em nutrição física e personal trainer, é verdade que tendemos a gastar mais calorias no momento em que estamos correndo versus fazendo musculação, por exemplo.

“Mas o levantamento de peso, ou exercício anaeróbico, mantém nosso excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC, na sigla em inglês), ou queima de calorias pós-treino, por horas a dias”, explica.

EPOC
A razão pela qual o treinamento com pesos tem um efeito de queima de calorias tão prolongado é que quanto maior a intensidade, mais oxigênio o seu corpo precisará após o treino para se recuperar e reparar os músculos.

Ao escolher os exercícios que aumentam esse efeito, há um maior retorno para seu investimento a longo prazo. “O músculo é o tecido metabolicamente mais ativo, então quanto mais dele temos, mais eficazes somos na queima de calorias durante todo o dia”, argumenta.

E quais são os exercícios que queimam mais calorias, exatamente? Confira abaixo 10 boas sugestões.

Vale mencionar primeiro, contudo, que a queima de calorias não é uma ciência exata. Aqui, ela é estimada para uma pessoa de 55 a 85 kg, de acordo com as orientações do Colégio Americano de Medicina Esportiva. Quanto mais você pesa, mais calorias tende a queimar em qualquer tarefa em particular, mas muitos outros fatores entram em jogo também, de forma que não é possível ser preciso.

1. Pular corda
667 a 990 calorias por hora (a 120 pulos por minuto)
Se você quiser queimar ainda mais calorias, pode tentar usar uma corda com peso para engajar ainda mais seus braços e ombros.

2. Corrida com subida / corrida em escadas
639 a 946 calorias por hora
“Você deve correr com esforço máximo nas escadas ou em uma colina em um ritmo que pode manter por apenas 20 segundos, e seguir com uma corrida de recuperação na metade dessa intensidade e dobro do tempo”, sugere Miranda. “Quanto mais você se esforçar durante os picos, maior será o EPOC”.

3. Kickboxing
582 a 864 calorias por hora
Miranda sugere pausas de 30 segundos de descanso para cada 90 segundos de luta.

4. Ciclismo com intensidade variável
568 a 841 calorias por hora
Pedalar em alta intensidade vai lhe dar um EPOC maior se comparado a uma pelada estável em baixa intensidade. No entanto, Miranda afirma que adicionar intervalos de alta intensidade durante um treinamento aumenta ainda mais a pós-queima.

5. Corrida
566 a 839 calorias por hora (se correr 1,5 km em 10 minutos)
Depois de correr em um ritmo constante, você continuará a queimar calorias extras durante o resto do dia.
Se quiser otimizar ainda mais o treino, adicione rajadas curtas de maior velocidade. De acordo com o personal trainer Noam Tamir, é uma boa ideia manter uma proporção de 2:1 entre corrida e descanso. Por exemplo, se você correr por 60 segundos, ande 30 segundos.

6. Treinamento funcional
554 a 822 calorias por hora
Tamir diz que um circuito HIIT (treino intervalado de alta intensidade) usando pesos kettlebells pode manter a pós-queima por 36 horas depois que você termina os exercícios.
Para obter os melhores resultados, certifique-se de que você está fazendo um circuito fluido e não parando para descansar entre cada movimento. Tamir recomenda alternar entre os movimentos da parte superior e inferior do corpo para que você possa continuar se exercitando por um período maior de tempo.

7. Bicicleta estacionária
498 a 738 calorias por hora (a um ritmo vigoroso)
Para a maior pós-queima de calorias, você pode começar com 10 segundos de pedalada intensa (100 rotações por minuto ou mais) e 50 segundos de descanso. Em seguida, passe para 15 segundos de pedalada intensa e 45 segundos de descanso, depois 20 segundos de pedalada intensa com 40 segundos de descanso, etc. Não se esqueça de aumentar a resistência à medida que avança.

8. Máquina de remo
481 a 713 calorias por hora (a 150 watts)
Esse aparelho de musculação pode ser melhor aproveitado se você remar de forma veloz por um minuto (150 watts) com períodos de descanso ativos de 30 a 60 segundos alternando entre agachamentos, flexões e pranchas.

9. Escada
452 a 670 calorias por hora (a 77 passos por minuto)
A subida de escadas proporciona uma boa mistura de exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Para um treino mais completo, você pode segurar um haltere de um a cinco quilos em cada mão para fazer com que a parte superior do corpo também seja ativada.

10. Treinamento de força
341 a 504 calorias por hora
Como queimar mais gordura fazendo os mesmos exercícios?
Você pode aumentar sua pós-queima trabalhando seus músculos até a exaustão em cada repetição, em vez de parar em um intervalo arbitrário como 10 ou 12. Miranda sugere concentrar-se nos movimentos compostos que empregam mais grupos musculares, como agachamentos e power cleans. [WomensHealthMag]

Descubra quais alimentos podem ser prejudiciais ao sono

Descubra quais alimentos podem ser prejudiciais ao sono


Café, açúcares e principalmente o fast-food devem ser evitados a todo custo!

A má alimentação traz muitos problemas, como colesterol alto, oscilação da pressão corporal e falta de vitaminas, além de contribuir para o aparecimento de sérias doenças, como anemia e diabetes. Além desses problemas, a má alimentação proporciona noites de sono mal dormidas e até mesmo insônia. O resultado é o cansaço, o mau-humor, as olheiras e a indisposição para seguir a rotina do cotidiano.

Para evitar esses problemas, aposte em uma dieta saudável e leve antes de dormir. Isso pode ser garantido evitando uma série de alimentos. Descubra quais:

Fast-food
É difícil dispensar o tão amado hambúrguer, mas comê-lo poucas horas antes de dormir não faz bem para o estômago. Em um só lanche, há excesso de gorduras saturada e trans e calorias. Ingerir o combo (lanche, batata frita e refrigerante) antes de dormir exigirá demais do seu intestino, que deveria estar desacelerando, e não trabalhando o dobro.

Carnes gordas
Carnes pesadas como a picanha exigem grande trabalho do intestino para serem digeridas. Durante a noite, o hábito de comê-las pode confundir o relógio biológico – aquele que é responsável por definir os horários do sono. O motivo é que um dos responsáveis por organizar esse relógio é o nível de energia que as células recebem durante a alimentação. Se isso ocorrer durante a noite o cérebro interpretará que ainda não é a hora de descansar, fazendo com que seu corpo trabalhe mais, causando a tão temida insônia.

Sorvete e bolachas recheadas
Esses doces já não são considerados saudáveis por conter um grande teor de gordura trans. Um alimento cheio de sódio ou de gorduras pode provocar insônia. Claro que o excesso desses doces deve ser evitado tanto de noite quanto durante o dia, afinal não são nem um pouco saudáveis.

Café
A cafeína é uma grande responsável por manter o cérebro acordado. Se você é sensível a café, não precisa cortar da sua dieta, mas evite beber antes de dormir. Isso vale para qualquer bebida que contenha a substância.

Álcool
O álcool até pode causar um efeito relaxante de imediato, porém é aí que você se engana: a substância demora para ser metabolizada no organismo e prejudica a fase REM do sono – aquela em que sonhamos, o famoso “sono pesado”. Quando essa fase é prejudicada, é possível que ao acordar, você sinta como se não tivesse descansado o suficiente.

Doces no geral e açúcar
Assim como a cafeína, o açúcar no sangue estimula a energia e te deixa acordada. Se você ingerir muito açúcar durante o dia, as chances de acordar durante a noite são grandes.

Descubra 6 alimentos que ajudam na dieta de emagrecimento

Descubra 6 alimentos que ajudam na dieta de emagrecimento


Conheça os alimentos que vão ajudá-lo na luta contra os quilinhos extras

Quem não sonha perder os quilinhos extras que resolveram dar o ar de sua graça? Listamos 6 sugestões de alimentos para perder peso.

1. Grapefruit: experimente comer um grapefruit em jejum, assim que levantar, ou à noite, logo antes de ir para a cama. As propriedades dessa fruta provocam uma redução dos níveis de insulina, o que facilita a perda de peso.

2. Espinafre: rico em fibras laxantes ajuda a controlar as calorias que você ingere, pois incorporam proteínas chamadas tilacoides, que contribuem para reduzir os hormônios da fome e, portanto, contribuem para a perda de peso. O espinafre é uma excelente opção para uma refeição leve porque o ajuda a não beliscar.

3. Aipo: o vegetal hipocalórico é rico em potássio, mineral diurético. Seu alto conteúdo de fibras ajuda a frear a ansiedade de beliscar entre as refeições. Além disso, seu conteúdo em cálcio ajuda a concentrar as gorduras residuais e a expulsá-las do corpo.

4. Mostarda: ainda que você não acredite, é possível aumentar em mais de 10% a queima de gordura com o acréscimo de apenas 20 gramas do tempero em qualquer comida. O segredo são os isotiocianatos, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos e aumentam os níveis de efedrina, hormônio responsável pela combustão de gordura.

5. Salsinha: a erva tem propriedade anti-inflamatória e antioxidante, além de um efeito diurético que ajudará a eliminar o excesso de líquidos retidos pelo esforço ou pelas mudanças hormonais, no caso das mulheres. Acrescente salsinha fresca a seus pratos.

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentos-para-perder-peso/ - Vanessa de Sá - Foto: iStock.com/Getty Images

Conheça os alimentos e os suplementos essenciais para a nutrição esportiva

Conheça os alimentos e os suplementos essenciais para a nutrição esportiva


Dicas para aqueles que fazem atividades físicas e precisam manter a dieta em dia

Não importa qual o tipo de esporte que pratica, você precisa de energia extra e combustível de qualidade para bons resultados. Para conseguir tirar o máximo de proveito da sua nutrição esportiva, deve escolher os alimentos e suplementos certos, assim como a medida e horários que serão consumidos. Alguns podem ser ingeridos de modo habitual, outros inseridos em receitas fitness e os demais em lojas especializadas.

9 alimentos e suplementos essenciais na nutrição esportiva

ABACATE: fonte de ômega-9, tem poder anti-inflamatório, além de fazer parte da construção e reparo do sistema nervoso. Por ser rico em antioxidantes, é capaz de aumentar o poder detoxificante do fígado, como também é um dos únicos alimentos que promovem a liberação do hormônio do crescimento durante o sono. Podemos consumi-lo em qualquer horário, mas preferencialmente à noite, por sua ação endócrina e no fígado, que ocorrem neste período

COCO: fonte de arginina, que melhora a vasodilatação e o reparo da massa muscular, aumentando a entrada de nutrientes no músculo durante a atividade física. Ajuda a recuperação pós-treino e é fonte de energia, por ser composto basicamente de ácidos graxos de cadeia média e compostos bioativos que são anti-inflamatórios naturais.

BATATA-DOCE: o queridinho da classe fitness, é famoso por conter carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, o açúcar presente em sua composição entra na corrente sanguínea de forma gradual, conferindo maior saciedade durante o treino e diminuindo as chances de declínio da performance. Entretanto, atenção ao seu modo de preparo: caso seja colocada em altas temperaturas por muito tempo, a batata-doce pode perder seu baixo índice glicêmico.

FRUTAS VERMELHAS: frutas com o pigmento mais avermelhado contêm mais antioxidantes, capazes de diminuir os radicais livres formados em nosso organismo durante a atividade física. Podemos utilizar frutas como o morango, framboesa e amora em shakes, por serem capazes de diminuir as dores pós-treino.

BANANA: rica em carboidratos e fibras, a banana aumenta a saciedade, traz a sensação de bem-estar por conter triptofano e diminui dores musculares causadas pela falta de potássio. A fim de obtermos um ótimo pré-treino, podemos associar a banana com canela e pasta de amendoim integral, rico em aminoácidos, carboidrato, proteínas e antioxidantes, além da canela ter poder termogênico.

WHEY PROTEIN: utilizado como auxiliar na ingestão proteica diária, reparando o tecido muscular lesionado durante a atividade física.

COENZIMA Q10: é o antioxidante mais poderoso do organismo, porém produzimos a substância em nível máximo até os 25 anos. Depois disso, a produção decai até os 50 anos e cessa totalmente. Entre suas funções, destaca-se a de reparadora muscular, agindo também como um protetora cardíaca

PRÓPOLIS: ajuda a reparar o sistema imunológico, conferindo mais disposição e resistência a doenças.

L-GLUTAMINA: muitas vezes a glutamina é utilizada como reparador muscular. Entretanto, quando ocorre a sua absorção na verdade, quem a utiliza são as células do intestino (enterócitos), tendo como objetivo o reparo intestinal, efetivando a absorção dos nutrientes.

E você, consome algum destes produtos durante ou após os treinos? A nutrição esportiva é essencial para manter a disposição e suplementar a sua dieta de forma saudável e equilibrada.

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentos-suplementos-nutricao-esportiva/ - Redação Sport Life - Foto: Getty Images