IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Crianças devem praticar exercícios físicos



A obesidade infantil vem aumentando de forma assustadora, e com ela o número de doenças relacionadas ao excesso de peso. As autoridades de saúde do governo britânico vão emitir novas diretrizes orientando a prática de exercícios físicos para menores de cinco anos.

O documento conterá orientações para os pais, incentivando-os a estimularem a prática de atividade física no dia a dia dos filhos. Algumas sugestões são: crianças devem andar a pé o máximo que conseguirem, como, por exemplo, ir de casa até a creche caminhando. Já os bebes devem ser matriculados em aulas de natação.

Fonte: Blog da Saúde

Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade


Demora para engravidar

Um estudo realizado na Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina.

A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.

Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.

Doença periodontal

De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se esta não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.

A doença periodontal, também conhecida como periodontite, já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

"Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez", afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.

Inflamação nas gengivas

O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres.

Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.

De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.

"É bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho", disse o especialista em fertilidade britânico Allan Pacey.

Fonte: Diário da Saúde - Com informações da BBC

Carta de Abraham Lincoln ao professor do seu filho


"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

Estudos mostram como funciona a memória e indicam como aprender melhor e não esquecer jamais


Uma questão de prática

Um estudo do Hospital Beth Israel de Boston, feito pelos doutores Edwin Robertson e Daniel Cohen, esclarece por que é tão difícil aprendermos diversas matérias diferentes ao mesmo tempo.

Usando 120 voluntários, que precisaram aprender dois tipos de atividade em sequência, uma com exercícios com os dedos da mão e a outra uma lista de palavras para decorar, os cientistas perceberam que aprender uma atividade atrás da outra prejudicava o aprendizado da primeira. A conclusão é que, ao aprender algo diferente, sem tempo de reter o primeiro assunto, podemos nos decepcionar.

Na segunda metade do estudo, os pesquisadores utilizaram um recurso que pode “desligar” algumas partes do cérebro, a eletroestimulação magnética transcraniana (TMS), que cria um campo magnético no cérebro tão forte que impede a conexão normal entre os neurônios de uma mesma região, interrompendo seu funcionamento. Os pesquisadores utilizaram a TMS nas áreas acessórias ao aprendizado motor, se o exercício com a mão era o primeiro executado, e na área de aprendizado verbal, se a primeira tarefa era decorar a lista de palavras.

Os cientistas descobriram que fazer o estímulo elétrico com TMS, depois de aprendida a tarefa, não interferia no aprendizado desta, além de impedir a competição e interferência entre os dois exercícios, melhorando a performance de ambas atividades ao ponto de o resultado ser igual ao aprendizado de uma só tarefa.

O TMS não e o único jeito de impedir a interferência de um aprendizado sobre o outro. O sono é a forma natural de desligar as áreas acessórias aos diversos aprendizados, por isso cochilar um pouco nos intervalos de treinamentos parece ser benéfico e melhorar a aquisição de conhecimento.
Outro estudo feito por Edwin Morris, da Universidade de Edimburgo, e associados da Universidade de Tóquio e publicado na revista Science, explica que é mais fácil para o cérebro aprender mais sobre assuntos que já conhecemos. Para aprendermos um conceito novo existe um envolvimento mais amplo do córtex cerebral, mas adicionar conhecimento é muito mais simples. Os cientistas descobriram um grupo de genes ativados somente para adicionar memória ao que já foi aprendido.

Esses genes não funcionam tão bem quando o assunto é novo, e os pesquisadores argumentam que o conhecimento dos indivíduos especialistas é construído desta maneira. O volume de conhecimento vai sendo adicionado em blocos, e quanto mais sabemos sobre um assunto mais fácil fica aprender algo novo sobre ele.

Em outra pesquisa, cientistas do Instituto Max Planck, da Alemanha, e da Escola Superior de Física e Química Industriais, de Paris, puderam confirmar, usando o cérebro da drosófila, a mosca da fruta, que existem neurônios especializados apenas em ler memórias gravadas.

Já conhecemos muito dos circuitos cerebrais da drosófila, que possui apenas 100 mil neurônios. O cérebro humano possui 100 bilhões de células empacotadas em um quilo e meio, mas tem mecanismos operacionais iguais. Os cientistas descobriram que, ao bloquear um grupo específico de células, as MB-V2, as moscas não conseguiam lembrar-se de um cheiro.

No estudo, os neurocientistas aplicavam um choque elétrico nas moscas, após liberarem um determinado cheiro. Os pesquisadores conseguiam desligar os neurônios MB-V2 e, ao fazer isso, as moscas não fugiam do cheiro associado ao choque. Mas ainda podiam aprender que o cheiro estava associado a um evento ruim, pois quando os cientistas religavam a célula MB-V2 as moscas fugiam do cheiro. Isso os fez concluir que a MB-V2 não era importante para o aprendizado, mas fundamental para lembrar-se do que foi aprendido.

Esses estudos, publicados em um intervalo de duas semanas, são avanços na busca da cura para a doença de Alzheimer, e para a reabilitação em acidentes vasculares cerebrais. Ao mesmo tempo, nos impulsionam a outro nível, no qual poderemos manipular nossa capacidade de aprender e de lembrar as lições.

Fonte: Revista Carta Capital/saúde – por Rogério Tuma

Nutrientes importantes para a saúde óssea


Fatores de risco para doenças ósseas incluem história familiar de fraturas ósseas, idade avançada, etnia branca, baixa estatura, baixo peso, baixa ingestão de cálcio, alta ingestão de sódio, alta ingestão de proteína animal, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, uso de medicamentos corticosteróides, uso de heparina ou metotrexato. Por isto, a adoção de um estilo saudável o quanto antes é primordial. Além da prática moderada de atividade física, do abandono do tabagismo e da redução do consumo alcoólico, a ingestão de nutrientes envolvidos na saúde óssea é altamente desejável.

Boro - Está relacionado à melhoria do conteúdo mineral ósseo, dando força ao tecido. Frutas secas, amêndoas, folhosos verde escuros e suco de uva são fontes do nutriente.

Cálcio – o consumo adequado é fundamental mas não é só. Devem ser evitados alimentos que estimulam a excreção do mineral, como proteínas animais, sódio, gorduras em quantidade excessiva e cafeína.

Cobre - O cobre atua como co-fator de enzimas envolvidas na síntese de constituintes da matriz óssea. Fontes principais: ostras, cacau, nozes, feijão, farinha de soja, mariscos.

Fibras – Diminuem a inflamação do tecido intestinal, fortalecem o sistema imune e melhoram a disponibilidade do cálcio, por servirem de substrato para bactérias probióticas intestinais, as quais acidificam o pH intestinal. Capriche no consumo de frutas, verduras e cereais integrais.

Lisina – este aminoácido pode aumentar a absorção do cálcio, por isto o cálcio quelado à lisina é a fórmula de preferência.

Magnésio – a deficiência está relacionada à má formação óssea. O magnésio também é fundamental para a memória. Aumente o consumo das fontes principais: vegetais folhosos verde-escuros e cereais integrais.

Manganês – Fornece estrutura para a calcificação óssea. As fontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas e nozes.

Ômega-3 – Promove a incorporação do ácido eicosapentanóico (EPA) nos fosfolipídios de membranas, diminuindo a inflamação tecidual. Fontes incluem peixes de água salgada e fria e linhaça.

Potássio – O consumo adequado diminui a excreção de cálcio na urina. Frutas e verduras são ricas em potássio.

Silício – Atua na formação da matriz óssea, criando ligações de colágeno e proteoglicandos durante o crescimento ósseo. Aveia, milho, arroz, cevada e cavalinha fornecem silício.

Vitamina C – Promove a síntese de colágeno. Nos casos de osteoporose é recomendada suplementação de até 1g ao dia. Frutas cítricas são ricas na vitamina.

Vitamina D - sem ela, apenas 10 a 15% do cálcio dietético é absorvido, aumentando o risco de fraturas.

Zinco - Aumenta a atividade da vitamina D. Fontes incluem carnes, aves, frutos do mar, semente de abóbora, lentilhas.

Fonte: Revista O Berro - por andreiat

Quer emagrecer? Ame seu corpo



A obesidade é um problema mundial, e cada vez mais pessoas procuram programas de emagrecimento em busca do corpo ideal. As propagandas idealizando o corpo magro como o belo trazem diminuição da auto-estima naquelas pessoas que não se enquadram nesse padrão.

Pesquisadores europeus analisaram a relação da auto-imagem corporal e do sucesso dos programas de emagrecimento, e descobriram que a visão que se tem do próprio corpo pode interferir positiva ou negativamente nos resultados.

O estudo consistiu na análise de dois grupos de mulheres em processo de emagrecimento. O primeiro recebeu informações técnicas sobre saúde em geral, boa nutrição, gerenciamento do estresse e importância de cuidar de si mesma. As mulheres do segundo grupo, além dessas informações, participaram de sessões semanais de grupo de acompanhamento psicológico.

Os resultados mostraram que as mulheres que receberam apoio emocional controlaram melhor a alimentação, melhoram a visão que tinham sobre seu corpo e perderam mais peso.

Fonte: Blog da Saúde

A fisiologia de um beijo



Símbolo de vínculo, afeto e aceitação, o encontro entre bocas apaixonadas é levado a sério pela ciência. Descubra o que ele representa para o corpo e por que eleva tanto o bem-estar

Um só minuto de beijo e, no entanto, quantos segundos de espanto! A frase é de Vinicius de Moraes, mas a sensação descrita é compartilhada pela maioria das pessoas. Será possível explicar racionalmente o que um gesto tão instintivo provoca dentro do organismo? Em mês de namorados e santo casamenteiro, vale a pena ouvir o que os especialistas têm a dizer.

"O beijo é um ato que faz o indivíduo se lembrar inconscientemente da amamentação, um período de entrega total. Por isso, traz conforto e confiança", avalia o ginecologista e sexólogo carioca Amaury Mendes Júnior. Para a psiquiatra Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo, ele faz parte de uma espécie de iniciação no mundo. "A boca é o principal órgão da comunicação e aprendemos desde cedo a demonstrar afeto por meio do beijo", diz.

Nos últimos anos, a ciência se debruçou sobre o legítimo boca a boca e busca enxergá-lo inclusive como um mecanismo de perpetuação da linhagem. O homem prefere beijos molhados, por exemplo, porque tentaria lançar mais testosterona, o hormônio do apetite sexual, no corpo da mulher, despertando seu desejo. Corre uma hipótese de que o macho poderia até mesmo inferir a quantidade de estrogênio na saliva da fêmea, indício de fertilidade e boa prole.

Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe. "O beijo aplaca o estresse e faz liberar endorfinas, substâncias por trás da sensação de tranquilidade", diz Carmita.

Para Mendes Júnior, as carícias entre os lábios são ainda um indicativo de uma vida sexual saudável. "Quando um casal não se beija, a relação já não tem o mesmo afeto", afirma. Por outro lado, parceiros que investem em beijos mais calientes têm maiores chances de garantir ou resgatar a qualidade do bem-bom. "Esse ato é marcado por uma sensação erótica, já que as mucosas da boca são muito enervadas e vascularizadas, só perdendo para os genitais", explica. Dá para entender, portanto, por que a troca de saliva estreita os laços e aumenta a autoestima entre o casal. E você há de convir que não existe melhor presente para quem quer ser eternamente namorado.

Fonte: Revista Saúde - por Pedro Belo design Nicole Partos Ilustração Yan Sorg

Redes sociais: você tem amigos ou conhecidos?


Amigos ou conhecidos?

A chegada super celebrada da rede social Google+ abriu um debate sobre a diferença entre amigos e conhecidos. Qual é exatamente essa diferença?

"Se um homem não faz novos contatos à medida que avança pela vida, rapidamente se verá sozinho", disse Samuel Johnson, escritor inglês do século 18. "Um homem deve cultivar constantemente suas amizades".

Um estudo recente mostrou que ter amigos aumenta expectativa de vida em 50%.

O comentário ganha novo significado na era das redes sociais, quando é comum que pessoas tenham centenas de "amigos". Mas estes não são amigos no sentido convencional.

Círculos de relacionamentos

A principal novidade do Google+ é que o site exige que os usuários arrumem seus contatos em categorias diferentes, ou "círculos". O novo usuário tem a opção de ter amigos, família ou conhecidos, e é encorajado a criar novos círculos sob títulos que ele próprio escolhe.

Aficcionados pelo Facebook diriam que é possível criar grupos no Facebook, mas alguns acham que essa opção é um pouco complicada. O Google+ parece guiar o usuário por este caminho, para que ele possa enviar mensagens a contatos específicos.

"Entendo a lógica da divisão do Google. Amigos e família são grupos bastante isolados um do outro, com os quais você se relaciona de formas diferentes", diz o professor Robin Dunbar, autor de "De quantos amigos uma pessoa precisa?".

Ele argumenta que acima de 150 pessoas - grupo feito de "íntimos", familiares e amigos - o que as pessoas realmente têm são "conhecidos que cumprimentamos com um aceno de cabeça".

Amigos, pero no mucho

O escândalo de escuta ilegal na Grã-Bretanha, com sua rede de jornalistas, magnatas da mídia, políticos e policiais, chamou atenção para a natureza das redes de contatos.

John Yates, que pediu demissão esta semana do cargo de vice-comissário da Scotland Yard, referiu-se ao ex-executivo do tabloide News of the World, Neil Wallis, como "amigo", mas não "um amigo do peito". David Cameron, por sua vez, não teve problemas em chamar seu ex-assessor de mídia Andy Coulson de "amigo". Mas alguns acham que ele precisa explicar o que isso significa.
Jeff Jarvis, que escreve o blog BuzzMachine, diz que a distinção entre conhecidos e amigos não faz diferença online. "Conhecidos é só um rótulo. Eu não uso".

Os círculos no Google+ são nada mais do que mailing lists modernas, diz ele. Ele organiza seus contatos no Google+ em círculos com títulos como "Alemanha", "Mundo" ou "Celebridade".

Ele afirma que se trata de relevância, mais do que privacidade ou intimidade.

"A idéia de que você pode usar esses sites como cofres para seus pensamentos privados é absurda. Se você tem um segredo, deixe o guardado na sua cabeça".

Objetivos das redes sociais

As diferentes redes sociais se sobrepõem, mas priorizam coisas diferentes. Na verdade, o Facebook já permite que os usuários agrupem seus contatos, apenas é "um saco" fazê-lo, diz Jarvis.

O Facebook é para manter relações, o Twitter para divulgação, o Tumblr para citações e o Google+ para compartilhamento, diz ele.

A colunista do jornal Times, Caitlin Moran, é uma das primeiras usuárias do Google+. Ela nunca foi fã do Facebook - "muito lento" - e apesar de ter sido uma entusiasta do Twitter, diz que a ferramenta se tornou muito vulgar.

"O Twitter é como um pub cheio de pessoas gritando. O Google+ é mais como sentar na sala de fumantes com amigos".

Moran usou a capacidade de ter círculos distintos oferecida pelo Google+ para manter uma distinção muito clara. Após importar os contatos de suas redes sociais pré-existentes, ela estabeleceu dois círculos. "Um é para pessoas com quem eu tolero conversar. A outra é para todas as outras que posso jogar no mesmo poço".

O que é um amigo

Mas na era do Facebook, é fácil se confundir sobre amizades, diz Gladeana McMahon, ex-comentarista do programa de TV GMTV. "Um amigo é alguém com quem se tem uma relação frequente, hoje ou no passado. Você mantém contato e se envolve na vida deles".

Um conhecido, por sua vez, é alguém que você conheceu mas com quem não teve a chance de desenvolver uma amizade. Pode se tornar uma amizade. Mas quase sempre não irá além de um rápido olá.

Mas redes sociais jamais serão capazes de entender a multiplicidade das relações humanas, adverte ela. "Uma coisa que nunca se encaixará é o ser humano".

Jarvis diz que Mark Zuckerberg entendeu essa questão. O criador do Facebook acredita que todas as pessoas têm uma identidade autêntica, em vez de várias personas diferentes. Em entrevistas para o futuro livro de Jarvis, Zuckerberg disse que estava cada vez mais difícil para as pessoas manter identidades separadas.

Essencialmente, nossas personas do trabalho, de casa, sociais e familiares são apenas uma. Se você encontrar com seu advogado no supermercado no fim de semana, ele provavelmente estará usando shorts e estará com seu filho. Ele é uma pessoa completa, não apenas a pessoa que você conhece do trabalho, diz Jarvis.

Amigos e contextos

Dunbar, professor de antropologia evolutiva da universidade de Oxford, diz que isso pode funcionar enquanto você está na universidade. Mas depois dos 20, não é mais possível manter esta dinâmica. Não apenas vemos as pessoas em contexto diferentes - como trabalhou ou lazer - mas também temos amigos espalhados pelo mundo, que não necessariamente se misturam ou interagem.

E há ainda a forma com que nos comunicamos online. Atualização de status no Facebook quase sempre são banais, diz ele. "Você escreve 'Comi cereais no café da manhã', algo com que seu melhor amigo pode se importar, mas muitos dos outros, não".

Isso acontece porque as pessoas não mudam a maneira com que conversam online. Pesquisas mostram que as pessoas se comportam como se estivessem se dirigindo a um máximo de três pessoas, apesar de seus posts poderem chegar a centenas.

E amizades de redes sociais requerem um enorme esforço se forem ser mantidas. Se não, elas fenecerão em uma questão de meses, uma vez que a proximidade emocional for perdida, diz Dunbar. Quando se trata de usar tecnologia com nossos amigos mais próximos, são mensagens de celular, e não sites, que contam, diz ele.

Pesquisas realizadas por um de seus estudantes de pós-doutorado com 30 estudantes em Sheffield mostrarm que 85% dos SMSs que enviavam ia para uma ou duas pessoas - quase sempre namorado ou namorada ou para o melhor amigo. Isso mostra que há coisas que queremos dividir apenas com as pessoas mais queridas e próximas, diz ele.

Mas como nos lembra Oscar Wilde, amizade misturada com a natureza humana é uma questão delicada. "Qualquer um pode ter empatia com o sofrimento de um amigo, mas é preciso uma natureza muito especial para ter empatia com o sucesso de um amigo". Ou, talvez, com o que ele comeu no café da manhã.

Fonte: Diário da Saúde - Tom de Castella - BBC

Proteja as crianças contra os acidentes domésticos


Crianças são verdadeiros seres exploradores. Curiosos, mexem em tudo, sobem, descem, pulam, experimentam, cheiram, espiam… e, muitas vezes, sem noção do perigo, acabam vítimas de acidentes. Pois pasme: esse tipo de lesão não-intencional representa, segundo dados da ONG Criança Segura, a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, no total, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas anualmente devido aos acidentes, sendo que pelo menos 90% poderiam ter sido evitados.

O problema é sério, não é mesmo? Então, não se pode bobear. Anote algumas medidas preventivas sugeridas pela ONG Criança Segura para que a molecada possa brincar sem perigo.

1. Como proteger as crianças do afogamento:

- Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos;

- Esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guarde-os sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças;

- Mantenha cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”;

- Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5 m que não possam ser escaladas e portões com cadeados ou trava de segurança que dificultem o acesso dos pequenos;

- Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes.
Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos;

- Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos. Nunca deixe as crianças, sem vigilância, próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água.

2. Bicicleta, skate e patins:

- Compre um capacete para a criança. Ele deve ter o selo do Inmetro como garantia de que passou por testes como brinquedo, pois não existem normas brasileiras de certificação de capacetes de bicicleta;

- Tenha certeza de que a criança está usando o capacete corretamente: centrado na parte de cima da cabeça e com as tiras ajustadas e afiveladas sob o queixo;

- Se a criança está relutante em usar o produto, deixe que ela escolha o próprio capacete com a cor e o estilo que achar melhor, e converse com ela sobre a segurança que o capacete promove. Dessa forma, ela não vai tirar o capacete quando o adulto não estiver por perto;

- Para andar de bicicleta, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadarços folgados ou soltos;

- A brincadeira com a bicicleta deve acontecer em locais seguros, como parques, ciclovias e praças, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas;

3. Envenenamento e intoxicação:

- Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, fora da vista e do alcance das crianças;

- Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem que não a de origem. Isso pode confundir a criança;

- Saiba quais produtos domésticos são tóxicos. Produtos comuns, como enxaguantes bucais, podem ser nocivos se a criança engolir em grande quantidade;

- Dê preferência a embalagens com tampas a prova de abertura por crianças. Essas tampas de segurança não garantem que a criança não abrirá a embalagem, mas podem dificultar bastante, a tempo de que alguém intervenha;

- Nunca deixe produtos venenosos sem atenção enquanto os usa;

- Não crie novas soluções de limpeza misturando diferentes produtos designados para outro fim. Esta nova mistura pode ser nociva e mais tóxica;

- Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções para dar remédios às crianças baseando-se no peso e idade. Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis;

- Nunca se refira a um medicamento como doce. Isto pode levar a criança a pensar que não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

Fonte: Revista Mães e Filhos

Proteínas do aprendizado: Faça intervalos nos estudos para aprender melhor


Estudar e repousar

Há muito se sabe que as memórias são mais propensas a se manter se a aprendizagem incluir períodos regulares de repouso.

Por exemplo, cientistas e educadores sabem há muito tempo que estudar até a exaustão não é uma forma eficaz de se lembrar da matéria na hora da prova.

O que não se sabia era por que ou como isso acontece.

Agora, pesquisadores do Instituto RIKEN, no Japão, elucidaram um mecanismo neurológico que ajuda a explicar por que isso acontece.

Consolidação da memória

Os resultados sugerem que a síntese de proteínas no cerebelo tem um papel fundamental na consolidação da memória, lançando luz sobre os processos neurológicos fundamentais que regem a memória.

O "efeito de espaçamento", descoberto pela primeira vez mais de um século atrás, descreve a observação de que os seres humanos e animais são capazes de lembrar as coisas de forma mais eficaz se o aprendizado estiver distribuído por um longo período de tempo, em vez de ser tentado de uma única vez.

Acredita-se que esse efeito esteja intimamente ligado ao processo de consolidação da memória, no qual as memórias de curto prazo são estabilizadas e "transformadas" em memórias de longo prazo.

Intervalos durante os estudos

Pesquisas anteriores sugeriram que este efeito de espaçamento é produto da transferência do traço de memória dos flóculos, uma região do córtex cerebelar que se liga ao núcleo motor envolvido no movimento dos olhos, para outra região do cérebro, conhecida como núcleo vestibular.

Em um estudo com animais, os pesquisadores japoneses descobriram que o efeito espaçamento foi anulado quando essa via de transferência foi inibida com drogas - anisomicina e actinomicina D, antibióticos que inibem a síntese protéica.

Esta descoberta sugere que as proteínas produzidas durante o aprendizado desempenham um papel fundamental na formação das memórias de longo prazo.

Esta é a primeira vez que se consegue uma explicação neurológica para os benefícios conhecidos da aprendizagem espaçada - bem como uma ótima desculpa para fazer mais intervalos durante os estudos.

Fonte: Diário da Saúde

atividades de matemática: 1º Ano


http://canalpedagogico.blogspot.com/

atividades coordenação motora: tracejados/pontilhados

http://canalpedagogico.blogspot.com/

Atividades coordenação motora: tracejados/pontilhados

http://canalpedagogico.blogspot.com/
http://canalpedagogico.blogspot.com/

atividades: vogais

http://canalpedagogico.blogspot.com/2010/01/atividades-vogais.html