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domingo, 11 de janeiro de 2015

Novo Hyundai Azera 2015: preço, especificações e consumo


A Hyundai Caoa já está oferendo no Brasil a linha 2015 do sedã grande Azera - carro que recebeu aperfeiçoamentos estéticos, de conteúdo e ficou mais caro também.
O modelo que mostramos nestas imagens tem preço pedido pelas concessionárias de R$ 144 mil reais - cerca de R$ 30 mil reais a mais que os R$ 114 mil da versão de acesso do Azera vendido até então.


O Azera 2015 conta com uma nova grade dianteira, novos faróis de neblina. Entretanto, o modelo vendido no Brasil não dispõe dos faróis em LED adotados na configuração vendida nos EUA (vejaaqui).
Na lateral temos novas rodas, neste caso com pintura diamantada sobre um fundo preto, conferindo maior esportividade ao sedã.
E na traseira observa-se um novo difusor de ar inferior, que termina nas duas saídas de escape posicionadas nas laterais.

Interior

O interior do Hyundai Azera 2015 ficou mais sofisticado, com materiais mais sofisticados, novos revestimentos de bancos e volante, e novos itens.
Os bancos estão com novo formato mais ergonômico, e contam, tanto o do motorista quanto o do passageiro, com ajustes elétricos e memória de até 3 posições.
O Azera ganhou também sistema de detecção de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e de mudança de faixa involuntária.
Fazem parte da lista de itens também o Aviso de Colisão Frontal (FCW) e sistema automático de comutação de farol alto.
O porta-malas passa a contar com sistema de abertura com mãos livres.
No console central agora temos uma nova central multimídia, com GPS integrado, e tela LCD de 8" colorida.

O painel conta também com inserções em Black Piano, conferindo um requinte adicional ao interior.

O volante conta com comandos multifuncionais, revestimento em couro e, na parte superior, também inserção em Black Piano.


O sistema de áudio foi aperfeiçoado, com som de alta qualidade, e o sistema de navegação agora adota pesquisa de pontos de interesse fornecido pelo Google.

Mecânica

No Brasil o Azera mantém o motor V6 3.0L DOHC, a gasolina, 250 cv @6.400 rpm,torque 28,8 Kgf.m @ 5,000 rpm, associado a uma transmissão automática de 6 velocidades controlada eletronicamente com shiftronic (opção de acionamento manual seqüencial). 
Em termos dimensionais, o Azera 2015 mede 4910 mm de comprimento, 1860 mm de largura e entre eixos de 2845 mm.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 8,2 Km/l em cidade, e de 10,7 Km/l em estrada, sempre com gasolina, já que o motor não é flex.

http://www.car.blog.br/2015/01/novo-hyundai-azera-2015-preco.html

Roupagem aventureira “engorda” Sandero Stepway mais de 60 kg

Roupagem aventureira “engorda” Sandero Stepway mais de 60 kg

Guilherme Silva
Fotos: Divulgação e Renan Rodrigues
De olho em uma fatia do mercado de carros de passeio com visual fora-de-estrada, os chamados “aventureiros urbanos”, a Renault lançou no Brasil, em 2008, o Sandero Stepway, enfatizando que o hatch possuía a maior altura em relação ao solo da categoria. A versão caiu no gosto do consumidor e o Stepway acabou representando até 30% do mix de vendas da linha Sandero, como aconteceu com a linha 2014.

Assim como os demais aventureiros de butique, o Stepway apelou para a roupagem caracterizada por para-choques mais robustos, adesivos, molduras plásticas nas caixas de rodas e barras longitudinais no teto – alguns modelos, como o Volkswagen CrossFox, ainda são adeptos do pouco prático estepe pendurado na tampa do porta-malas. No caso do Sandero Stepway 2015, há ainda rodas de liga leve de 16 polegadas e bancos com revestimento exclusivos. O modelo conta ainda com apliques na cor laranja colados no painel de instrumentos e nas saídas do ar-condicionado. Todos esses adereços (além de equipamentos) conferem um peso extra de até 62 quilos em comparação com as demais versões. Certamente essa diferença influi no desempenho e consumo do carro, pois é quase o peso médio de um adulto (70 kg) – publicaremos aqui em breve as impressões ao dirigir e medições de consumo do modelo.

Para reforçar o “toque off-road” do hatch, a Renault modificou a suspensão, deixando o carro com uma altura em relação ao solo de 19 centímetros (4 cm a mais que as configurações convencionais e 1 cm a menos que o modelo anterior).


http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2015/01/09/roupagem-aventureira-engorda-sandero-stepway-mais-de-60-kg/

Hyundai i30 1.8 tem qualidades, mas esbarra em preço de VW Golf

Hyundai i30 1.8 tem qualidades, mas esbarra em preço de VW Golf
Guilherme Silva
Fotos: Renan Rodrigues


O ciclo de vida do Hyundai i30 no Brasil pode ser interpretado como uma roda-gigante. O modelo sul-coreano estreou no auge ao despertar a atenção da crítica e dos consumidores no ano de seu lançamento, em 2009, e chegou assumir a liderança do segmento de hatches médios dois anos mais tarde após vender mais de 13.300 unidades e desbancar os consolidados Ford Focus e Volkswagen Golf. Com visual atraente e bem equipado, o i30 ligou a luz de alerta da concorrência.

Em 2013, a segunda geração do modelo era lançada por aqui, porém, não conseguiu fazer o mesmo sucesso do antecessor. Apesar da evolução em termos de estilo, o hatch não foi capaz de provocar o mesmo interesse nos brasileiros por conta do “downgrade” de motor – o bloco de 2.0 litros a gasolina de 145 cv fora substituído pelo propulsor de 1.6 litro flex de 128 cv que equipa o irmão menos HB20 – e pelos altos preços. Diante desse cenário, a Hyundai viu-se obrigada a tomar decisões para devolver a competitividade ao i30: trocar o propulsor e reposicionar os preços.

A primeira solução adotada foi equipar o hatch com um motor de 1.8 litro mais eficiente que o 2.0 da primeira geração. Também movido apenas a gasolina, o trem de força gera 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque e trabalha associado a um câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto mecânico é o único disponível para as três configurações do i30: GLS (a partir de R$ 78 mil), GLS com teto solar (R$ 84 mil) e GLS Completo (R$ 94 mil).



Desde a variante mais em conta, o hatch já traz direção elétrica com três modos de assistência (Comfort, Normal e Sport); ar-condicionado; sistema de som com conexões USB/AUX e Bluetooth; volante multifuncional; central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e câmera de ré; airbags frontais; piloto automático; faróis de neblina; rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros. A segunda opção acrescenta o teto solar, enquanto a mais complementa o pacote com mais cinco bolsas infláveis (duas laterais, duas de cortina e uma para os joelhos do motorista); controles de estabilidadee tração; freio de estacionamento elétrico; chave presencial; bancos em couro com regulagem elétrica para o motorista e ar digital de duas zonas de resfriamento.

Bela embalagem 

Além do bom conteúdo, o i30 chama a atenção pelo visual. A carroceria repleta de vincos, o conjunto óptico espichado e as indiscretas rodas de liga leve com elementos cromados formam um desenho que atrai muitos olhares pelas ruas. Propositalmente, o i30 lembra um HB20 anabolizado. As linhas internas também agradam e seguem a identidade vista nos demais modelos da marca, como o sedã médio Elantra.

Em comparação com a primeira geração, o i30 atual é mais espaçoso e conta com uma cabine mais caprichada no que diz respeito ao acabamento. O habitáculo é predominado por plástico, mas há material emborrachado sobre o painel e as peças são bem encaixadas. Quem viaja atrás conta com saídas do ar-condicionado. Outro detalhe que chama a atenção positivamente é o tom azulado do couro que reveste os bancos. Apesar da evolução, o hatch manteve o painel de instrumentos com iluminação azul, inspirada em carros mais antigos da Volkswagen (o i30 foi concebido na Alemanha, onde a Hyundai mantém um centro de desenvolvimento). No geral, o espaço para até quatro adultos está na média da categoria. Já o porta-malas de 378 litros é apenas razoável se levarmos em consideração que o Peugeot 308 leva até 430 litros de bagagem.

Esportividade dá lugar ao conforto

Se na geração anterior o i30 transmitia ao condutor uma pegada esportiva, reforçada pelo rodar mais durinho, o modelo atual tenta agradar com uma tocada mais voltada ao conforto. A suspensão independente na traseira foi substituída por um sistema mais simples, de eixo rígido, enquanto a assistência elétrica da direção pode ser ajustada de modo que é possível virar o volante em manobras utilizando apenas um dedo. Na cidade o i30 ainda sente os efeitos da buraqueira das ruas, mas os solavancos são atenuados pelos bancos com revestimento mais denso e macio.
HYUNDAI I30 GLS 1.8Teste Carsale-Mauá
Cidade
Estrada
0 a 100 km/h
Retomada 80 a 120 km/h
8,0 km/l13,5 km/l11,8 segundos8,7 segundos
No Brasil, muita gente ainda torce o nariz para hatches médios com motorização abaixo de 2.0 litros, mas o bloco de 1.8 litro de 16 válvulas com comando variável dá conta do recado na hora de empurrar os 1.250 quilos do carro. O câmbio automático opera de maneira sutil e não vacila quando é necessária uma redução de marcha. As trocas podem ser feitas na alavanca, caso o motorista queira ter o controle pleno do veículo.
O i30 está entre os melhores carros da categoria. É bonito, bem equipado, bom de dirigir e conta com um conjunto motriz condizente com a sua proposta. O que pesa contra o modelo é a ausência de uma versão de entrada mais barata e de outras intermediárias entre a básica e topo de gama, uma vez que a lacuna entre os preços de cada uma é de R$ 16 mil. Os valores se aproximam também das configurações mais equipadas de modelos, como o Ford Focus e Volkswagen Golf, atualmente a referência em tecnologia e refinamento da categoria. A Hyundai poderia rever o posicionamento daquele que já foi o seu best seller no Brasil, uma vez que ostenta certo prestígio com o consumidor brasileiro. Em 2014, o i30 foi o quinto colocado no ranking de vendas do segmento de hatches médios com 5.181 emplacamentos, atrás de Peugeot 308 (5.574 unidades), Volkswagen Golf (16.118), Chevrolet Cruze Sport6 (17.049) e Ford Focus (21.859).

FICHA TÉCNICA

ModeloHyundai i30 GLS 1.8
Preçoa partir de R$ 78 mil
Motor1.8 litro 16V
Cilindrada (cm³)1.797
Potência150 cv
Torque18,2 kgfm
Freios dianteirosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos sólidos
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraEixo de torção com barra estabilizadora
RodasLiga leve de 17 polegadas
Pneus225/45 R17
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.250
Comprimento (metros)4,30
Largura (m)1,78
Altura (m)1,49
Distância entre-eixos (m)2,65
Tanque (litros)53
Porta-malas (litros)378