IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Alimentos Amigos do Colesterol

Alimentos Amigos do Colesterol



O colesterol até pouco tempo era encarado como um mal para o organismo. São atribuídas a ele, quando em excesso, as doenças cardiovasculares. O que é verdade. Entretanto essa gordura – essencial para a vida – passou a ser vista de forma positiva. 

O colesterol é responsável por todas as membranas que envolvem as células e auxilia nos processos de metabolismo. Também é necessário para o crescimento e regeneração celular e, além de estar presente no sangue e em todos os tecidos, colabora com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol.

O bom e o mau 

Para entender porque essa substância é tão importante para o organismo e, ao mesmo tempo, pode ser tão prejudicial é preciso saber que há dois tipos diferentes de colesterol: o bom e o ruim. 

O colesterol bom, chamado de HDL (do Inglês, High Density Lipoproteins) protege o organismo, recolhendo o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado. 

O ruim, LDL (do Inglês, Low Density Lipoprotein) é aumentado por fatores como erro alimentar e excesso de peso e, geralmente, está associado a outros fatores de risco como diabetes, tabagismo e pressão alta. Quando presente em grande quantidade no organismo pode provocar o entupimento das artérias – aterosclerose, responsável por problemas cardiovasculares como infartos e derrames. O excesso de LDL no sangue gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias. E quanto maior o acúmulo de gordura, maiores as chances de sofrer problemas cardiovasculares.

O principal determinante do colesterol é genético. Isso quer dizer que a pessoa pode ter uma dieta rica em gorduras e o nível de LDL no sangue ser baixo porque seu fígado consegue eliminar o excesso de forma adequada. Por outro lado, alguém com uma dieta equilibrada pode ter os níveis altos porque o organismo não é capaz de eliminar tão bem as gorduras. Por isso é errado afirmar que só obesos tem colesterol alto. 



Alimentos do bem 

Tanto o colesterol bom quanto o ruim fazem parte do nosso organismo. Os 70% do colesterol que circulam pelo sangue são sintetizados pelo organismo e os outros 30% vêm da alimentação. 

E para ajudar no controle do colesterol no sangue pode-se consumir alimentos considerados amigos do HDL. Há alimentos que além de combaterem o colesterol ruim, colaboram para aumentar os níveis do bom.

Uva Vermelha: Essa variedade de uva possui uma grande quantidade de quercetina, um tipo de antioxidante que ajuda a elevar o HDL.

Suco de cranberry: Essa frutinha adorada pelos norte-americanos é um dos melhores alimentos para elevar o colesterol HDL baixo. Em uma pesquisa publicada pela Universidade de Scranton, nos EUA, voluntários que tomaram três copos de suco de cranberry por dia durante um mês viram seu HDL aumentar em 10%. Parece pouco, mas isso significa nada menos que uma redução de 40% nos riscos de doenças cardiovasculares.

Azeite: O azeite extravirgem possui dois benefícios: além de elevar o HDL, ainda ajuda a baixar o colesterol ruim. Seu tipo de gordura é a monoinsaturada, considerada altamente benéfica para o sistema cardiovascular, pois é anti-inflamatória.

Soja: A soja é rica em isoflavonas, um tipo de hormônio vegetal que possui as mesmas propriedades do estrógeno. Além de ajudarem a baixar o LDL, as isoflavonas aumentam o colesterol bom, inibindo a aterosclerose.

Peixes de água fria: Salmão, atum e sardinha são peixes ricos em ômega 3, um tipo de ácido graxo que ajuda a elevar os níveis de HDL, mantendo a saúde do coração. Em um estudo recente, pesquisadores canadenses compararam uma dieta rica em peixes a uma dieta de carnes magras e frango. O resultado foi que aqueles que comiam mais peixe tiveram um aumento de 26% nas taxas de HDL2, um tipo de HDL protetor do coração. 



Chocolate amargo: Cientistas finlandeses descobriram que consumir 75 gramas de chocolate com alto teor de cacau todos os dias pode elevar o HDL entre 11 e 14%. Apesar disso, o chocolate deve ser consumido com moderação, pois possui gordura saturada, que pode elevar os níveis de colesterol ruim. E sem falar, é claro, do teor calórico: 75 g de chocolate com 70% de cacau contêm 372 calorias.

Nozes: Amêndoa, castanha do Brasil, semente de girassol, castanha de caju são todas ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, e comprovadamente ajudam a elevar o colesterol HDL baixo. Em uma análise recente, pesquisadores afirmaram que consumir 67 g de nozes por dia aumentou a proporção de HDL para o LDL em 8,3%.

Abacate: Assim como o azeite, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, que evita a deposição de colesterol nas artérias. Acrescente o abacate na salada ou em sucos, mas se você quer emagrecer, evite acrescentar açúcar e leite.

Aveia: As fibras do farelo de aveia também ajudam a aumentar o HDL, ao mesmo tempo em que diminuem as taxas de LDL. Consuma duas colheres todos os dias para obter todos os benefícios da aveia.

Cálcio: De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Medicine, tomar cálcio pode ajudar a elevar seus níveis de HDL. No estudo, participantes que tomaram diariamente um suplemento contendo 1.000mg de cálcio viram seus níveis de HDL aumentar em 7%.

Combinações de alimentos de origem vegetal – vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas – com a complementação de pequenas quantidades de alimentos de origem animal, óleos e gorduras, constituem base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. O impacto do consumo de gorduras e colesterol sobre a qualidade nutricional da alimentação - e consequentemente sobre a saúde - dependerá da quantidade consumida, bem como a quantidade utilizada nas preparações. Uma dieta variada, com consumo moderado de alimentos de origem animal - dando-se preferência a carnes de corte magro e carne de aves sem pele -, baseada predominantemente de alimentos de origem vegetal e com utilização moderada de óleos e gorduras no preparo das refeições propicia um consumo de gorduras e colesterol adequado.

Para o bom controle do colesterol também é importante algumas mudanças no seu estilo de vida, como:    

Faça exercícios

Em conjunto com uma dieta equilibrada, essa é a dica mais importante para aumentar seu HDL. Uma caminhada de 30 a 40 minutos todos os dias e utilizar as escadas sempre que possível são duas atividades que comprovadamente contribuem para melhora do colesterol no sangue.

Diminua seu peso

O excesso de peso não só aumenta o LDL como também abaixa o HDL. Para quem está acima do peso, emagrecer pode resultar em um aumento nos níveis de HDL. Isso vale principalmente para quem tem um grande acúmulo de gordura abdominal, que está diretamente associada a um risco maior de doenças cardiovasculares.

Consuma mais fibras

As fibras presentes nos grãos integrais (arroz, trigo, aveia integral) e nas frutas são grandes aliadas no aumento do HDL e controle do LDL. Acrescente pelo menos três porções desses alimentos à sua dieta todos os dias.

 Evite as gorduras trans

Encontradas em muitos produtos industrializados (salgadinhos, bolos, congelados) e frituras, a gordura trans diminui as taxas de HDL, enquanto aumenta os valores do LDL. Verifique em quais produtos de consumo regular você encontra a gordura trans e evite o seu consumo.  


Escolha laticínios light

Todos os produtos de origem animal contêm colesterol, sejam eles integrais ou light. Apesar disso, dê preferência para os laticínios magros porque eles possuem menos gordura saturada, além de serem menos calóricos.

Troque os queijos amarelos pelas versões claras, como a ricota, o cottage e o queijo branco. Como regra geral, quanto mais amarelo o queijo, maior o seu teor de gordura.

Pare de fumar

O cigarro diminui os níveis de HDL. Portanto, além de trazer muitos outros benefícios para a sua saúde, parar de fumar ainda vai ajudar você a elevar o colesterol HDL baixo.

O cardápio ideal 

Evitar o consumo de gorduras saturadas e trans, preferir óleos vegetais para cozinhar, consumir menos carnes vermelhas, principalmente as gordas. 

Desjejum

½ mamão com aveia
1 copo de suco de uva
1 xícara de leite desnatado ou semidesnatado com café
2 fatias de pão integral com ricota 

Lanche da manhã

1 maçã
2 castanhas do Brasil

Almoço

Salada de folhas verdes regada com 1 colher (sopa) de azeite
3 colheres de sopa de arroz integral
1 concha de feijão
3 colheres (sopa) de verdura refogada
1 filé de salmão grelhado
1 potinho de salada de frutas

Lanche da tarde

1 copo de suco de soja

Jantar

Salada de folhas e legumes regados com 1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de arroz integral
3 colheres (sopa) de berinjela refogada
1 filé de frango grelhado
1 pote com morangos
Ceia
1 copo de leite desnatado
3 biscoitos integrais ​

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Alimentos amigos do colesterol. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado em: 03/04/2017.
http://benvenutri.blogspot.com.br/2017/05/alimentos-amigos-do-colesterol.html

Bolo Bem Bom: de Café com Chocolate

Bolo Bem Bom: de Café com Chocolate

Uma receitinha para lá de gostosa! E rápida! Este último atributo já me inclina a gostar de uma receita... Mas vamos falar a verdade, toda a verdade. O bolo é muito saboroso e ligeirinho foi embora, porque todos aqui de casa o adoraram. Contudo, deu-me um bom trabalho, por um pequeno problema: temperatura e tempo de forno estabelecido na receita original como "forno baixo por aproximadamente 25 minutos". Só da quarta vez foi que acertei, com 170º de temperatura de forno e 23 minutos de cozimento. É isto aí, há receitas que só se tornam rápidas depois de muita demora em testes.

Voltemos ao bolo. Olhe a foto de baixo: você jura que o chocolate está duro, no entanto, quando tira um pedaço e coloca no prato, ele começa a escorrer e a dar um brilho lindo, como se fora as lavas de um vulcão descendo montanha abaixo... É de uma beleza incrível! Olhe a foto de cima e veja se estou exagerando...

Bem, não sou grande apreciadora de bolos muito doces, mas este, apesar de sê-lo, é tão gostoso, tão "bem bom", que comi e repeti todas as vezes. Ótima recomendação, não é?

Créditos: Blog Rainhas do Lar: em Receitas das Comadres, enviada por Haigli Fensterseifer. Fiz pequenas alterações na receita.

Ingredientes *Colher de sopa: 15ml 
Massa
1. 1 pacote de mistura para bolo sabor café, capuccino ou chocolate (usei de café, da São Brás*)
2. 1 ovo médio
3. 2 colheres de sopa cheias de manteiga (60g)

Cobertura
1. 1 ovo médio
2. 1 lata de leite condensado
3. 1 pacote pequeno de coco ralado (50g)

4. 1 barra de chocolate meio amargo cortado em cubos (150g) (usei Garoto, 40% de Cacau. É, diminuiu o cacau! Passou de 55% para 40%, e o peso, de 170g para 150g)**
5. Chocolate em pó para polvilhar (ou capuccino)

Preparo
1. Acenda o forno a 170º.

2. Unte com margarina uma travessa de vidro redonda (usei Nadir de 25x5,5cm)

Massa
1. Coloque o pó para preparo de bolo numa tigela média. Ponha o ovo num prato fundo e bata só até espumar; derrame-o sobre o pó para bolo. Adicione a manteiga e misture inicialmente com um garfo e, depois, amasse com as mãos, formando uma farofa úmida (o meu ficou um bolo de massa). Desmanche a farofa (ou a massa) com as mãos, deixando cair os pedaços sobre o fundo da travessa de vidro. Onde ficar buraco, isto é, faltando massa, arranque uma porção de um pedaço maior e coloque no buraco, pressionando-a delicadamente. Se apertar a farofa contra o fundo da tigela, ao assar, as bordas do bolo sobem e o recheio afunda no centro (“aqui fala a voz da experiência!”). RESERVE.

Cobertura e Montagem
1. Bata o ovo com um garfo num prato fundo, só até espumar. Despeje-o numa tigela média e acrescente o leite condensado e o coco ralado; misture bem com uma colher de pau. Verta esta mistura por cima da farofa e espalhe-a com ajuda da colher de pau. Distribua uniformemente os cubos de chocolate e polvilhe com o chocolate em pó (ou capuccino). 

2. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos (deixei só 23 minutos). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Sirva morno, quase quente. Os pedacinhos de chocolate derretidos matam qualquer um de alegria! Se gostar, use uma bola de sorvete de creme para acompanhar.


*Dica para os Cearenses: comprei a Mistura para Bolo de Café, da São Brás, no Pão de Açúcar Náutico. Da primeira vez, estava na mesma prateleira dos cafés. Depois, encontrei-a junto aos pacotes de mistura para bolo de diversas marcas.

**Dica: Como gosto de cortar o chocolate em cubinhos relativamente uniformes, ele precisa estar um pouco maleável. Para tanto, corto a barra em três pedaços em cima de uma tábua pequena de PVC e levo ao microondas, na própria tábua, por 25 segundos, na potência média. Confiro para ver se ficou maleável, cortando um pedacinho com uma faca. Se não está bom, volto ao microondas por mais 10 segundos, sempre usando a potência média. Se acaso fica mole demais, ponho por 1 minuto na geladeira e então corto os cubinhos facilmente. OBS: 1) este tempo de microondas é válido para o chocolate meio amargo especificado na receita; 2) Quanto mais velha a barra de chocolate, mais tempo leva no microoondas.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2014/06/bolo-bem-bom-de-cafe-com-chocolate.html

Gratinado de Batata e Atum

Gratinado de Batata e Atum

Após quatro meses de luta (e algumas brigas!), consegui publicar uma receita com as fotos perfeitas. Bom, o importante é que consegui; vamos esquecer o resto então...

Este Gratinado de Batata e Atum é uma receita extremamente prática, rápida e deliciosa. Além de poder ser servido como prato principal, como acompanhamento ou como lanche. Quanta versatilidade, não é? Então aproveite e faça na primeira ocasião que surgir, com a certeza de que familiares e amigos vão adorar...

Créditos: Baseado na receita de Gratinado de Batata e Atum  do blog Cozinhando com Aline. Fiz algumas alterações na receita original.

Passo a Passo:

Foto 3: Marinex untado com duas camadas de batata distribuídas e uma de atum, intercalada; Foto 4: Segunda camada de atum espalhada sobre a segunda camada de batata.

Foto 5: Creme vertido sobre o atum; Foto 6: Mussarela ralada espalhada, antes de ir ao forno.

Receita de Gratinado de Batata e Atum

Ingredientes  *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml
1. 1 kg de batata
2. 3 latas de atum sólido em óleo, escorrido (510g)

Creme
3. 1 lata de creme de leite com soro
4. 1 xícara de chá de leite (190ml)
5. Duas pitadas de pimenta do reino branca
6. 2 ovos médios (58g cada, pesados com casca)
7. 2 colheres de sopa rasas de manteiga (30g)
8. 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo (7g)
9. 1 colher de café rasa de sal

Cobertura
10. 300g de mussarela ralada grossa para polvilhar 


Preparo
1. Descasque e corte em rodelas as batatas. Cozinhe em água e sal até ficarem “ao dente”*, e escorra-as. RESERVE.

2. Acenda o forno a 180º.

3. Unte com margarina um marinex retangular médio de 30x20x4cm.

4. Distribua metade das batatas no fundo marinex e espalhe por cima metade do atum. Repita este mesmo procedimento (batata + atum). RESERVE.

5. No liquidificador: bata os ingredientes 3 a 9 e verta este creme sobre o atum. Cubra com a mussarela ralada e leve ao forno por 20 minutos. Aumente a temperatura para 200º e deixe gratinar por 5 minutos. Aumente novamente a temperatura para 220º e deixe gratinar por mais 5 minutos. Retire e coloque sobre uma grade para amornar um pouco (uns 5 minutos) e sirva acompanhado de arroz branco ou de uma salada verde.  E veja que maravilha!

*Para ficarem “ao dente”, deixe-as durante 4 minutos após levantar fervura e escorra-as.
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2014/05/gratinado-de-batata-e-atum_10.html

Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno

Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno

Este foi um bolinho rápido e mui gostoso que aprendi há pouco tempo. Como sempre, vou modificando a receita para ficar ao gosto do meu paladar. Neste bolo, reduzi bastante o leite condensado para untar a forma, pois achei que ficava muito doce com meia lata. Agora sim, está do jeito que aprecio, e tenho certeza de que você irá gostar.


Receita de Bolo de Tapioca Cremoso: Não vai ao forno

A) Ingredientes *Xícara de chá: 200ml *Colher de chá: 3ml
1. 1 litro de leite de gado bem quente, quase fervendo
2. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
3. 500g de tapioca granulada (uso Yoki, veja foto 3)

4. 3 colheres de chá rasas de sal 
5. 1 vidro de leite de coco pequeno (200ml) (uso Sococo)
6. 1 lata de leite condensado
7. 100g de coco ralado (uso Sococo)

B) Para untar a forma
. 1/3 de lata de leite condensado (130g)

C) Para polvilhar
. 1 pacote pequeno de coco ralado em flocos (50g)(uso Sococo)

D) Preparo
1. Na tigela grande da batedeira: adicione o açúcar e a tapioca; verta o leite quente, quase fervendo, misturando bem com uma colher de pau. Quando começar a ficar cremoso, deixe descansar por 10 minutos coberto com pano de prato, pois a tapioca vai crescer um pouco;

2. Após os 10 minutos de descanso: acrescente o sal, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado, mexendo bem até obter uma mistura homogênea. PROVE O SAL;

3. Unte uma forma de anel de 24cm de diâmetro, preferencialmente de silicone (desenforma mais fácil), com 1/3  da lata de leite condensado e coloque a massa, apertando-a com a colher de pau. Leve à geladeira por 2 horas. Retire da geladeira, desenforme, e polvilhe com o coco em flocos. Está pronto para ser servido!
 
http://soreceitassimples.blogspot.com.br/2016/12/bolo-de-tapioca-cremoso-nao-vai-ao-forno.html

Resultado da Timemania 1098, terça, 24/10/2017

Resultado da Timemania 1098, terça, 24/10/2017

O resultado da Timemania 1098 será divulgado no GIGA-SENA dia 24/10/2017, terça-feira, a partir das 20:00 horas.

A Timemania 1098 ocorrerá no dia 24 de outubro de 2017 e o prêmio principal está estimado em R$ 16.000.000,00 para quem acertar o resultado da Timemania 1098. Quem acertar 6, 5, 4 ou 3 números, ou o Time do Coração, também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 7 números no resultado da Timemania concurso 1098 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Timemania.
Os valores de cada prêmio da Timemania 1098 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 1098 DATA 24/10/2017
01
04
19
25
37
45
62
Time do Coração
PALMAS/TO
 
7 acertos6 acertos5 acertos4 acertos3 acertosTime
prêmio
0,0026.000,69628,376,002,005,00
ganhadores
x 0x 9x 532x 8.896x 80.712x 18.033
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 26/10/2017Prêmio Estimado: R$ 16.500.000,00

Resultado da Lotomania 1808, terça, 24/10/2017

Resultado da Lotomania 1808, terça, 24/10/2017

O resultado da Lotomania 1808 será divulgado no GIGA-SENA dia 24/10/2017, terça-feira, a partir das 20:00 horas.

A Lotomania 1808 ocorrerá no dia 24 de outubro de 2017 e o prêmio principal está estimado em R$ 400.000,00 para quem acertar o resultado da Lotomania 1808. Quem não acertar nenhum número ou acertar 19, 18, 17, 16 ou 15 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 20 números no resultado da Lotomania concurso 1808 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Lotomania.
Os valores de cada prêmio da Lotomania 1808 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 1808 DATA 24/10/2017
01
08
13
18
27
38
39
41
43
49
50
52
57
61
66
67
73
80
84
91
 
20 acertos19 acertos18 acertos17 acertos16 acertos15 acertos00 acertos
prêmio
0,0039.570,961.879,32154,9623,585,400,00
ganhadores
x 0x 5x 94x 798x 5.243x 22.894x 0
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 27/10/2017Prêmio Estimado: R$ 1.200.000,00