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terça-feira, 25 de julho de 2017

Regras de Convivência.

Regras de Convivência.


                                        

http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/01/regras-de-convivencia.html

Trabalhando Regras de Convivência -Livro:Desculpe-me...

Trabalhando Regras de Convivência -Livro:Desculpe-me...


Olá amigas(os)
que por aqui passam...
A pedidos de algumas amigas
que precisavam de uma história
para trabalhar o tema:
Regras de convivência...
Estou postando este livrinho
"Desculpe-me".
Espero que seja útil!















http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/01/trabalhando-regras-de-convivencia.html

TRABALHO EM EQUIPE-- SABERES DIFERENTES... TRABALHO EM EQUIPE...


TRABALHO EM EQUIPE--

SABERES DIFERENTES... TRABALHO EM EQUIPE
(Marcos Fabossi)

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro, e em uma dessas travessias, estavam um advogado e uma professora.
Durante a travessia, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Meu caro barqueiro, você entende de leis?
- Não senhor, não entendo nada sobre leis – responde o barqueiro.
E o advogado, compadecido comenta:
- É uma pena. Você perdeu grande parte da sua vida!
O barqueiro pensa, reflete, mas nada responde.
A professora então, muito simpaticamente entra na conversa:
- Senhor barqueiro, o senhor sabe ler e escrever?
- Também não sei senhora – responde o remador.
- Ah, que pena – lamenta a mestra – Você perdeu grande parte da sua vida!
O barqueiro novamente pensa um pouco, sorri, mas nada responde.
Mas eis que subitamente uma onda muito forte vira o barco.
O canoeiro, então preocupado, grita e pergunta:
- Vocês sabem nadar???!!!
- Não! – ambos responderam rápida e desesperadamente.
- Que pena! – gritou o barqueiro – Vocês perderam toda uma vida!
.
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. (Paulo Freire)
.
Um grupo se torna uma equipe quando…
Existe a disposição em ouvir e considerar as experiências e saberes de cada pessoa;
A complementaridade e interdependência se estabelecem;
Cada um se dispõe a fazer o seu melhor, e não apenas o suficiente;
Existe disposição de compartilhar objetivos, decisões, responsabilidades e resultados;
Todos percebem a importância de trabalharem juntos para alcançar objetivos comuns;
Se dão conta de que o fracasso de um significa o fracasso de todos, e que o sucesso de todos depende do sucesso de cada um;
Cada um decide aprimorar as relações interpessoais e valorizar a comunicação aberta e sincera entre os membros da equipe;
Cada pessoa se convence de que sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos podemos ir muito mais longe, e finalmente…Quando o líder entende que todo resultado é fruto do trabalho de várias mãos.


Texto motivacional – A ratoeira
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua ví­tima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja degalinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.”

Textos Bacanas...

Afinal, qual é o papel do gestor escolar?

O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos ,as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos.
O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia.
O gestor escolar deve agir como  líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe.
Um gestor líder é capaz  de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
Para conduzir sua equipe o gestor competente sempre tem uma propósito a ser concretizado e uma estratégia de ação para conquistar seus objetivos. Esse é o ponto de partida para que as ações da equipe escolar sejam bem sucedidas e quando uma de suas estratégias falha, o gestor educacional incentiva sua equipe  a descobrir o que é necessário fazer para dar um passo a diante.
O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não limita-se a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos  possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar:  a aprendizagem dos alunos.
Uma escola que viabiliza o sucesso escolar de seus alunos, tem nesse fator sua maior propaganda de marketing, pois justamente  por se sentirem satisfeitos com o sucesso escolar de seus filhos, os pais se empenharão mais em colaborar com o desenvolvimento das atividades escolares, projetos e até mesmo na divulgação  do nome da instituição de ensino.
É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe,já que cada ser humano possui características individuais.; conflitos esses que podem ser  ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho.
Por outro lado, é necessário acreditar  no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e  ouvir o que as pessoas têm a dizer  é essencial quando se pratica a liderança, pois acredito ser impossível para um líder desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seus objetivos. O ponto de vista de cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.

Sâni
Publicado no Recanto das Letras em 26/04/2008
Código do texto: T963581





Um bom gestor muda a escola
Por que escolas semelhantes são, muitas vezes, tão diferentes? Vemos escolas com o mesmo orçamento, os mesmos recursos, que atendem o mesmo público, ficam no mesmo bairro, e mostram resultados bem discrepantes.

O que é essencial para ter uma escola diferenciada? Uma boa escola começa com um bom gestor. Muitos excelentes professores são maus gestores, administradores. O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.

No meio de tantas escolas públicas com tantos problemas, visitei várias vezes uma escola municipal da periferia de São Paulo. A escola era simples, com um clima cordial entre os professores e funcionários. A maioria está lá há muito tempo. Qual o segredo? O diretor. Um homem dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor. Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa. Devido às baixas condições de trabalho, o que vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretores e de professores, além de um excesso de faltas; há diretores que não ficam mais do que um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se esforça nem se pune quem demonstra baixo desempenho e, para completar, o envolvimento dos pais é pequeno e o currículo, desinteressante”. [1]

O exemplo de Gary Wilson, que recuperou sete escolas públicas carentes, é fundamental para enxergar os caminhos da nova gestão escolar. “Em 2000, a Lochburn Middle School, escola do distrito de Clover Park, no estado de Washington, estava para fechar as portas: o rendimento de seus 800 alunos era muito inferior ao mínimo exigido pela avaliação externa feita periodicamente pelo governo. Em um dia normal, raramente a presença dos alunos chegava a 50%. Os professores, havia muito, tinham desistido de ensinar. Hoje essa unidade é um modelo de escola bem-sucedida. O que aconteceu nesse período? A escola foi praticamente "adotada" pela comunidade: sindicatos, igrejas, estabelecimentos comerciais e entidades não governamentais começaram a participar do processo de ensino e aprendizagem entrando na sala de aula para ajudar estudantes que tinham dificuldades, assumindo a responsabilidade de orientar os jovens durante a sua trajetória escolar até a universidade. Grandes e pequenas empresas doam dinheiro e recursos materiais para que nada falte aos alunos” [2] .

O trabalho primeiro do gestor Gary Wilson é motivar professores, funcionários e alunos, valorizando-os, escutando-os e depois traçando um plano de ação focando o que é prioritário. Depois envolve as lideranças do bairro, os meios de comunicação locais e o trabalho voluntário de tutoria da comunidade. Se escolas condenadas se recuperaram, qualquer escola pode ser atuante, inovadora.

Uma escola que se articula efetivamente com os pais (associação de pais), com a comunidade, que incorpora os saberes da comunidade, que presta serviços e aprende com ela.

Uma escola que prepara os professores para um ensino focado na aprendizagem viva, criativa, experimentadora, presencial-virtual, com professores menos “falantes”, mais orientadores, ajudando a aprender fazendo; com menos aulas informativas e mais atividades de pesquisa, experimentação, projetos; com professores que desenvolvem situações instigantes, desafios, solução de problemas, jogos.

Uma escola que fomenta redes de aprendizagem, entre professores das mesmas áreas, e, principalmente, entre alunos; que aprendem com os pares. O aluno aprende com o colega, o mais experiente ajuda ao que tem mais dificuldades. Como nos projetos aluno-monitor (da Microsoft).

Uma escola com apoio de grandes bases de dados multimídia, de multi-textos de grande impacto (narrativas, jogos de grande poder de sensibilização), com acesso a muitas formas de pesquisa, de desenvolvimento de projetos.

Uma escola que privilegia a relação com os alunos, a afetividade, a motivação, a aceitação, o conhecimento das diferenças. Que envolve afetivamente os alunos, dá suporte emocional, que leva a que os alunos acreditem em si mesmos.

As organizações são compostas por pessoas. Quanto mais evoluem as pessoas, mais evoluem as organizações [3] . Educadores e gestores mais abertos, confiantes, bem resolvidos podem compreender melhor e implantar novas formas de relacionamento, de cooperação no processo de ensinar e aprender. Estão atentos para o novo, conseguem ouvir os outros e expressar-se de forma clara, não ficam ressentidos porque suas idéias não foram eventualmente aceitas. Cooperam em projetos que foram decididos democraticamente, mesmo que não coincidam com todos os seus pontos de vista.


"É difícil implantar uma mudança educacional porque as escolas têm pouquíssimo tempo para se dedicarem a inovações", justifica o sociólogo Boudewijn van Velzen, coordenador de assuntos internacionais do APS (Centro Nacional pelo Aperfeiçoamento das Escolas). [4] O sociólogo garante que decisões tomadas nos gabinetes não levam materiais didáticos até os alunos nem aumentam a freqüência em bibliotecas e laboratórios. "Se, na escola, os diretores e professores não se mexerem, nada acontecerá", afirma. "O resultado de uma grande reforma está no conjunto dos pequenos passos dados nas milhares de escolas de todo o Estado."

De acordo com o APS, cada problema da escola deve ser atacado por meio de um plano de ação, elaborado a partir das seguintes questões: Que objetivo se pretende alcançar? O que será feito? Quem irá participar de cada etapa da atividade? Como e quando elas serão realizadas? Quais os resultados previstos para cada fase do trabalho?. O plano deve ser específico, mensurável, atraente, realista e executado a tempo, ou seja, precisa ser smart (iniciais de specific, measurable, attractive, realistic e (on) time).

Vale a pena destacar, entre muitos outros, os projetos de escolas inovadoras como a Escola da Ponte de Portugal [5] , a Escola Lumiar [6] (SP) e a Escola Municipal Amorim Lima, SP [7] .

Na contramão, diante da competição feroz por novos alunos, existem alguns sistemas de ensino padronizados, de alcance nacional e internacional, que comercializam modelos de ensino prontos para milhares de escolas no país e também no exterior. Dão assessoria em marketing e gestão empresarial, além de apoio pedagógico: material didático (apostilas, cadernos de exercícios e CD-ROM, portal na Internet); capacitação a professores e coordenadores pedagógicos, além de serviços como cursos e palestras.

Para escolas pequenas é uma forma de ter um projeto pedagógico interessante e bom material de apoio. O problema surge quando há uma imposição rígida de material e de recursos. Alguns sistemas são mais flexíveis. Diante da concorrência, da dificuldade de captar alunos, é inevitável este tipo de franquias, porque oferecem projetos completos que seduzem os pais e barateiam os custos da escola. Muitos professores se queixam de falta de liberdade e de cronogramas apertados. Algumas prefeituras também estão aderindo a estes modelos padronizados. [8] Embora possamos compreender as razões mercadológicas do sucesso dos grandes grupos e franquias na educação, cada escola pode caminhar na direção da gestão autônoma, adaptada à sua região e não depender tanto de modelos criados uniformemente.

__________________________________________________________




* Trecho do meu livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, da Editora Papirus. 2007.

[1] Gilberto DIMENSTEIN. Pro dia nascer feliz. Folha online, 05-02-07. In http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=92e250c30af47010003c9c3114278eb2

[2] Paola GENTILE. GARY WILSON- Nenhuma criança pode ser deixada para trás. Revista Nova Escola. Edição 174, agosto 2004. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0174/aberto/mt_72325.shtml

[3] Ver o conceito de organizações que aprendem em Peter SENGE, A quinta disciplina; Arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo, Editora Best Seller, 1990

[4] Pequenos passos, grandes avanços. Revista Nova Escola, agosto 1997. Disponível em: http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/104_ago97/html/gestao.htm

[5] http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/

[6] www.lumiar.org.br

[7] A diretora da escola sem paredes, Revista Sinapse da Folha. In www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u908.shtml

[8] Antonio ARRUDA. Escola em larga escala. Folha de São Paulo. Caderno Sinapse

28/09/2004. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u920.shtml

Alfabeto da Centopéia para sala de aula...

Alfabeto da Centopéia para sala de aula...





http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/01/alfabeto-da-centopeia-para-sala-de-aula.html

Textos

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http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/02/textos.html

Estou postando algumas atividades de matamática.Aproveitem!!!

Estou postando algumas atividades de matamática.Aproveitem!!!







http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/02/estou-postando-algumas-atividades-de.html

TDAH

TDAH

http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/02/tdah.html

Deficit de atenção ( TDAH ): Diagnóstico de deficit de atenção divide especialistas

Deficit de atenção ( TDAH ):


Diagnóstico de deficit de atenção divide especialistas

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio que prejudica o aprendizado de crianças, tem provocado intensa polêmica no meio médico.
Segundo estimativas publicadas pela ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção), cerca de 5% dos jovens são portadores do distúrbio, mas um grupo de especialistas critica o que chama de "superdiagnóstico da doença" e as formas de lidar com os sintomas.
Convidado para um simpósio internacional sobre TDAH realizado neste mês pela Universidade Federal de São Paulo, o psicólogo Joseph Sergeant, da Universidade Vrije, Holanda, afirma que o transtorno deve ser tratado o mais rápido possível.
"Um jovem portador de TDAH que não desenvolveu todos os seus potenciais por falta de tratamento pode nunca atingir objetivos como ingressar numa universidade", afirma.
Sergeant diz que os médicos são mal preparados para detectar o transtorno. "A medicina é setorizada e o transtorno é multifatorial. Não há especialidade que domine todas as áreas envolvidas no problema."



Editoria de Arte/Folhapress



    Fonte:Jornal Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/799076-diagnostico-de-deficit-de-atencao-divide-especialistas.shtml

Deficit de atenção ( TDAH )


EDUCAÇÃO  S/A

TDAH – comprometimentos e dificuldades

TDAH – comprometimentos e dificuldades


TDAH – comprometimentos e dificuldades
SINTOMAS DE TDAH
COMPROMETIMENTOS
DIFICULDADES
Escrita
Cópia do quadro
Coordenação motora
Manutenção do foco
Memória de trabalho
Interpretação de texto, cálculos matemáticos e leitura
Planejamento
Trabalhar sem cometer erros bobos
Organização
Trabalhar em grandes projetos
Habilidades sociais
Sequências (exercícios) muito extensos
Tempo de realização de uma tarefa (ex: provas)
Auto-monitoração
Metas a longo prazo
Transição de uma tarefa para outra
Usar o feed-back
Recomendações quanto à escrita:
·         Reduzir a quantidade de escrita e/ou cópia.
·         Permitir uma parada ou saída de sala depois de cada página* escrita. (*fazer o combinado prévio se será parágrafos, textos, redação, etc).
·         Entregue cópias impressas do conteúdo passado no quadro.
·         Estipule um tempo maior para trabalhos escritos, anotações ou cópia do quadro.
·         Diminua a exigência quanto ao grau de limpeza dos cadernos. (cuidado para não abandonar).
·         Permita o uso de um mini gravador para gravar falas do próprio estudante.
·         Permita que o estudante alterne entre computador e escrita.
·         Observe e oriente sobre o tipo de agenda que o aluno está usando.
·         Modifique as folhas de exercício de modo a promover um espaço maior para as respostas.
·         Reduza o número de tarefas a serem feitos por vez.
·         Ensine a tampar os exercícios e deixar só o que está sendo feito, à vista.
·         Promova o uso de papel quadriculado, pautado ou de réguas para alinhar os números.
Recomendações quanto à dificuldade com metas de longo prazo:
·         Forneça ao aluno a matéria dada em aula.
·         Faça uma revisão do conteúdo anterior e relacione com o objetivo maior antes de introduzir matéria nova.
·         Relacione conteúdos e tarefas à exemplos com significado concreto.
Recomendações quanto ao planejamento:
·         Forneça um modelo de planejamento.
·         Mostre ao aluno um projeto inteiro já completo ao introduzir uma tarefa.
·         Divida grandes projetos em vários menores.
Recomendações quanto à organização:
·         Ensine o uso de cores para tópicos diferentes (vermelho para assunto principal, verde para datas, amarelo para nomes, etc).
·         Trabalhe a priorização.
·         Faça pequenas atividades diariamente e certifique-se de completar cada uma delas sem pendências.
Recomendações quanto as habilidades sociais:
·         Pense antes de agir (falar).
·         Identifique um colega ou amigo que possa ajudá-lo nas tarefas diárias.
·         Tome consciência das possíveis consequências dos seus atos.
·         Verbalize quais atitudes que gosta e que não gosta para que as pessoas saibam o que pensa.

Fonte: www.claudiaferreira.psc.br/tdah