IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 28 de dezembro de 2014

5 Decisões financeiras para começar bem o ano

Pouca gente planeja com cuidado sua aposentadoria mas as estratégias abaixo podem ser o empurrãozinho que você precisava para pensar seriamente no assunto.

1. Deposite parte de seu salário diretamente em seu plano de previdência. 

O jeito mais simples e efetivo para poupar para a aposentadoria é programar depósitos automáticos em seu plano de aposentadoria, assim que seu salário cair em sua conta corrente. Se você não tiver um plano de previdência, esse é um bom momento para começar um. Não sabe qual? O artigo PGBL ou VGBLvai ajudá-lo a escolher. Se já tiver um plano, considere a possibilidade de aumentar seu percentual de contribuição.

2. Tire proveito das vantagens fiscais. 

Um dos maiores benefícios do PGBL é o diferimento do pagamento do IR para o momento do resgate. Além disso, tanto o PGBL quanto o VGBL oferecem a opção pelo regime tributário regressivo, no qual a alíquota de IR cai com o passar do tempo, chegando a 10% ao final de 10 anos.

3. Simplifique seus investimentos. 

Poucas pessoas são realmente experts em finanças e conseguem administrar uma carteira de investimentos muito diversificada. Considere consolidar todas as suas contas em um único lugar para facilitar a escolha da melhor estratégia de investimentos. Se o tamanho de seu portfólio justificar, pode valer a pena pedir a um consultor financeiro para analisar sua carteira e recomendar os ajustes necessários.

4. Reduza seus custos de investimentos. 

É difícil controlar o retorno de seus investimentos, mas você pode controlar os custos envolvidos em sua administração. Nos tempos de altas taxas de juros, o percentual cobrado para administração de suas aplicações não tinha um impacto tão grande na rentabilidade da carteira mas hoje isso é diferente. Com taxas de juros menores, qualquer 0.5% de redução nas taxas de administração representam um aumento considerável na rentabilidade de seus investimentos.

5. Redistribua seu portfólio. 

Com tantas mudanças na economia impactante a rentabilidade de seus investimentos, é bem provável que a distribuição de seus investimentos tenha sido alterada ao longo do ano. Este é um bom momento para analisar como está sua carteira e realocar seus investimentos para que estejam alinhados com seus objetivos financeiros, seu horizonte de investimento e sua tolerância a riscos. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo 

http://www.futurosobmedida.com.br/Financas/5decisoesfinanceirasparacomecarbemoano.php#.VJ_uUV4AB

DEZ PASSOS PARA QUITAR SUAS DÍVIDAS E SAIR DO VERMELHO!

DEZ PASSOS PARA QUITAR SUAS DÍVIDAS E SAIR DO VERMELHO!
Quando se trata de sair do vermelho, não existe nenhuma fórmula mágica que funcione para todo mundo. Se você estiver enfrentando essa situação no momento, console-se, você não está sozinho. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou recentemente que cerca de 50% dos brasileiros estão endividados e, para alguns desses brasileiros, a dívida pode chegar a cinco vezes o valor de sua renda mensal!

A boa notícia é que é possível sair desse buraco aparentemente sem fundo. A má notícia é que vai ser preciso esforço e muita disciplina para sair do vermelho e uma disciplina maior ainda para continuar fora dele. Ainda animado para mudar sua relação com o dinheiro? Ótimo! Os dez passos abaixo vão guiá-lo até a luz no fim do túnel.

PASSO 1: TENHA UM ORÇAMENTO DOMÉSTICO
Você já sabia disso mas agora, é para valer. Você precisa ter uma orçamento doméstico, por mais simples que ele seja. Liste todas as suas despesas e todas as suas receitas. Não se esqueça de incluir dívidas, impostos e as despesas esporádicas como seguro do automóvel, IPVA, etc. Essa é a única maneira de saber tudo o que tem para pagar, quanto dinheiro terá para pagar essas despesas e avaliar onde e como está gastando seu dinheiro. 

PASSO 2: SAIBA O TAMANHO DO BURACO
Esta é possivelmente a pior parte de todo o processo de sanar suas dívidas - descobrir quanto você deve. Faça uma lista com tudo o que estiver com pagamento atrasado: cartões de crédito, contas da casa, contas médicas, prestações, carnês, cheque especial, saldo negativo no banco, etc. Para cada item da lista, coloque o valor do pagamento mensal, taxa de juros e o total devido. Atualize essa lista mensalmente, à medida que for abatendo parte da dívida. Você vai se sentir muito bem ao ver o saldo final ficar menor a cada mês.

No caso das dívidas sobre as quais incidem multas e juros, como cartões de crédito, prestações, etc, contate a instituição e peça um levantamento - por escrito - com o detalhamento da dívida: valor principal, juros e quaisquer outras taxas cobradas. Isso é necessário porque é comum que instituições financeiras incluam taxas de cobrança ou advocatícias que não fazem parte da dívida original. Além disso, esses documentos fornecidos pelos credores podem ser úteis, em caso de uma disputa judicial. 

Se você precisar, peça ajuda a alguém que conheça o assunto ou procure os órgãos de proteção ao consumidor, como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ou o Procon. Pronto, por pior que seja o cenário, ele agora é conhecido e você tem um ponto de partida para voltar ao azul. 

PASSO 3: CORTE SEUS GASTOS
Como você já imaginava, não dá para falar em pagar dívidas gastando a mesma coisa que levou você até elas. Classifique as despesas que você incluiu em seu orçamento doméstico em 3 categorias: imprescindíveis (alimentação, aluguel, água, luz, mensalidade escolar, etc.); desejáveis (academia, TV a cabo, assinatura de jornal, etc.) e supérfluas (cinema, restaurantes, viagens, etc.). Não preciso dizer que cabe a cada um definir o que é imprescindível, desejável ou supérfluo, de acordo com seu estilo de vida, mas se você incluir tudo no item imprescindíveis, o caminho para a recuperação vai ser muito, muito árduo! 

Começando pelos itens supérfluos e prosseguindo para os desejáveis e imprescindíveis, decida quais deles podem ser eliminados. Você pode alugar DVDs ao invés de ir ao cinema. Por que não cancelar a academia, onde você não vai há dois meses? É possível vender um dos carros e viver com um carro só? Se não puder cortá-los totalmente, como é provavelmente o caso dos itens imprescindíveis, encontre maneiras de pelo menos reduzir o total gasto. É possível encontrar um apartamento com aluguel mais baixo? Encontrar maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica? 

Corte o máximo possível em todas as categorias mas um conselho: permita-se alguns itens de lazer que custem pouco. Quase ninguém consegue viver sem atividades sociais ou recreativas pelo tempo necessário para se livrar de todas as dívidas.

PASSO 4: TENTE PARAR O SANGRAMENTO
Quando suas dívidas mensais são apenas levemente superiores à sua receita no período, é possível recuperar sua saúde financeira com o uso de disciplina, mas sem medidas extremamente severas. Situações críticas, entretanto, podem exigir um curso de ação mais drástico e imediato. Se tiver investimentos, resgate-os para quitar suas dívidas em parte ou na totalidade. É muito pouco provável que o retorno financeiro de suas aplicações superem as taxas de juros que incidem sobre cartões de crédito ou cheque especial. Se não possuir investimentos, considere vender outros ativos, como veículos ou imóveis de lazer. Essa é uma maneira drástica mas efetiva de reduzir o sangramento representado pelo pagamento de juros sobre juros aplicados sobre o total devido ou até mesmo de evitar a perda definitiva de algum bem.

PASSO 5: RENEGOCIE O VALOR DA DÍVIDA
Contate seus credores e convença-os de que deseja quitar sua dívidas mas precisa de ajuda para fazê-lo. Este não é o momento para se sentir constrangido - você e metade do mundo estão tendo dificuldades em fazer o dinheiro chegar ao final do mês. Isso se você ainda estiver empregado. As instituições financeiras estão acompanhando a situação econômica global e estão sensibilizadas - ou no mínimo acostumadas - com a situação de pessoas como você, o que as torna dispostas a negociar para receber pelo menos em parte o que lhes é devido. Nesse cenário, é possível que elas aumentem o número de parcelas, ofereçam descontos nos juros ou até mesmo no valor do principal.

Ao negociar, avalie com atenção se o que está sendo proposto é justo - mais uma vez, peça ajuda a conhecidos ou órgãos de proteção ao consumidor. Se for justo, avalie se você poderá arcar com o que está sendo proposto e leia com atenção as cláusulas do contrato - de nada adianta uma excelente negociação se você não puder cumprir a sua parte do acordo. 

PASSO 6: TROQUE SUA DÍVIDA POR OUTRA MELHOR
Para a maioria das pessoas endividadas, o cartão de crédito ou cheque especial aparece no topo da lista de valores devidos - seja pelo montante representado, seja pelo valor das taxas de juros cobradas, normalmente absurdamente altos. 
Se você tiver seguido a recomendação anterior e tentado renegociar sua dívida, deve ter percebido que as administradoras de cartão de crédito raramente aceitam uma renegociação e preferem que você continue pagando o valor mínimo da fatura. Essa é a pior coisa a fazer com esse tipo de dívida. Pesquise as taxas de juros cobradas pelas várias instituições e obtenha um empréstimo pessoal com o banco que praticar as menores taxas. Ao comparar as taxas, leve também em consideração as tarifas envolvidas no processo, como a de abertura de crédito, por exemplo. Dessa forma, você estará trocando uma dívida de custo altíssimo como a do cartão de crédito ou cheque especial por outra de custo bem mais barato. Se for o caso, use parte desse empréstimo para pagar todas as dívidas cujas taxas de juros sejam superiores às do empréstimo contratado. 

PASSO 7: EVITE SEUS MAIORES INIMIGOS: CHEQUE ESPECIAL E CARTÃO DE CRÉDITO
Para muitas pessoas, o limite de gastos mensais é o limite imposto pela administradora do cartão de crédito e não pelo seu salário. E com taxas de juros que passam frequentemente de 150% ao ano, entrar no crédito rotativo - aquele sistema em que você paga o valor mínimo ou um valor menor do que o total da fatura - pode fazer com que em pouco tempo você esteja devendo o dobro do que gastou.

Pense no cartão de crédito como uma forma de comprar agora para pagar em até 30 dias algo cujo valor você poderia pagar integralmente neste momento sem abrir um buraco em suas finanças. Se você não tiver condições de gastar esse dinheiro agora, como conseguirá arcar com essa despesa no futuro? Parcelar no cartão, mesmo sem juros, também não é uma boa idéia, porque no mês que vem você não vai resistir ao celular que pode ser parcelado em 3 vezes, sem lembrar que já existem parcelas de outras compras irresistíveis feitas no meses anteriores. 

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta muito útil. Algumas situações requerem cartão de crédito, como a reserva de hotéis, por exemplo. Além disso, pagar tudo com cartão de crédito permite centralizar o pagamento de seus gastos em datas específicas do mês, o que facilita seu planejamento financeiro. Isso sem falar na possibilidade de juntar milhas e trocá-las por viagens ou outros tipos de benefícios. Mas, considerando os riscos envolvidos, ele só deveria ser usado por quem entende que só deve gastar no cartão aquilo que pode pagar na data do vencimento da fatura. Usá-lo com inteligência, checando seu extrato semanalmente para manter seus gastos dentro do que você pode pagar e pagando o valor total da fatura na data de vencimento, é o ideal, mas nem todo mundo tem a disciplina necessária para fazê-lo. 

Você não faz parte desse grupo de pessoas? Cancelar seus cartões de crédito é uma saída para quando o saldo devedor começar a fugir ao controle. Algumas vezes e para muitas pessoas, a única saída. 

PASSO 8: MUDE SUA RELAÇÃO COM O DINHEIRO
Adote novos comportamentos com relação ao dinheiro. Ao considerar novos gastos, pense em termos de quantas horas ou dias de trabalho esse item representa e avalie quantas horas de trabalho você trocaria por aquela TV que gostaria de comprar: 10, 30, 50? Trocar o fator dinheiro pelo fator tempo de trabalho pode mudar completamente seus hábitos de consumo. Se ainda assim você quiser ir adiante, considere adiar a compra até ter economizado o valor necessário para pagar o bem à vista e com desconto.

PASSO 9: CRIE UM FUNDO DE EMERGÊNCIA 
Isso parece utopia nesta altura do campeonato, mas lembre-se de que se você tivesse uma reserva financeira lá atrás, talvez não se encontrasse nessa situação agora. Assim que for possível, comece a poupar uma quantia todos os meses para formar um fundo de emergência. Use receitas extras, como o 13º. Salário ou a devolução do Imposto de Renda. O fundo de emergência serve para cobrir despesas - como o nome já diz - emergenciais de curto prazo e lhe dar a segurança de saber que está preparado para lidar com imprevistos sem se afogar em dívidas. Quando seu fundo de emergência atingir o equivalente a 6 meses de despesas mensais, comece a poupar para o longo prazo. Invista parte de todo aumento de salário, antes que se acostume com o novo padrão financeiro. 

PASSO 10: COMEMORE!
Aprenda a comemorar a cada vez que uma dívida for quitada. Torne esse processo, se não divertido, ao menos gratificante. Retomar o controle de sua vida financeira pode ser um desafio, mas nada se compara à sensação de ver seu extrato bancário passar do vermelho para o azul e saber que você se tornou uma pessoa capaz - pelo menos no que se refere a dinheiro - de fazer escolhas mais sensatas no futuro.

http://www.futurosobmedida.com.br/Financas/dezpassosparaquitarsuasdividasesairdovermelho.php#.VJ_n0l4AA

Metas ambiciosas: veja como é possível realizá-las.

Metas ambiciosas: veja como é possível realizá-las.
Por Constança Sabença


Foto: Getty Images
Ser líder de mercado ou triplicar o faturamento da sua empresa soam como metas impossíveis? Para Mark Murphy, autor do best seller "Metas que desafiam: a ciência dos feitos extraordinários", é exatamente neste tipo de meta – muito ambiciosa - que mora o segredo do sucesso. Segundo o autor, é preciso estabelecer metas que ponham à prova os limites da sua capacidade.

Mas até que ponto o desejo por grandes feitos é saudável? Ou ainda, o indivíduo que anseia por objetivos muito ambiciosos está mais propenso à frustração? A psicóloga Aline Cataldi explica: "O cérebro funciona através de imagens. Imaginar nossas metas concretizadas é importante para o sucesso. Mas o risco de frustração não deve ser esquecido. Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Caso o objetivo não seja alcançado é preciso continuar lutando: persistência, foco e disciplina são características das pessoas de sucesso". 

Portanto, mesmo que os nossos sonhos não saiam como o planejado, as metas são de extrema importância no caminho do sucesso. Em seu livro, Murphy dá dicas práticas para conquistar feitos extraordinários em quatro passos, veja na lista abaixo.


1

O quanto você quer?



Metas sinceras: é preciso demonstrar um desejo real, o que Murphy define como "necessidade existencial e significado de que é impossível livrar-se deste desejo". 




2

Entusiasmo



Metas animadas: o autor ilustra este passo com o processo de criação do iPad, da Mac. "Steve Jobs não escreveu um número numa planilha e disse: '657 mil iPads vendidos, esta é a minha meta'. Ele viu um filme na cabeça mostrando as pessoas folheando jornais, lendo livros, assistindo a filmes; tudo com o seu maravilhoso tablet. Ele viu como seria o dispositivo e a reação emocional que as pessoas teriam quando experimentassem o iPad".




3

Intensidade e determinação

Metas necessárias: Murphy compara a necessidade da meta com a sobrevivência: "Há rumores de que Steve Jobs trabalhava no iPad enquanto se recuperava de um transplante de fígado. O desejo de atingir as metas precisa ser muito intenso – sua sobrevivência depende de atingir estas metas".


4

Feitos extraordinários

Metas difíceis: Segundo o autor, para conquistar feitos extraordinários é preciso definir metas difíceis, sair da zona de conforto ou da pouca ambição, a fim de deslumbrar grandes mudanças. "Quando você está emocionalmente ligado a sua meta, quando pode vê-la e senti-la, quando a sua meta parece ser necessária à sua sobrevivência e quando ela testa os seus limites, seu cérebro está vivo – os neurônios literalmente iluminados de entusiasmo",explica.


5

Informações básicas

Clima: "Uma estação chuvosa demais pode estragar o passeio. Está certo que quem viaja sozinha quer curtir sua própria companhia, mas você teria uma overdose se passasse as férias trancada consigo mesma num quarto de ontem."

Situação política: "Você não vai querer se enfiar em um país em plena guerra civil, certo?"

Níveis de segurança: Se viajar sozinho exige cuidado redobrado, não encare apenas como uma lenda lugares que não são suficientemente seguros para as mulheres sem companhia masculina. Ou lugares em que o assédio às mulheres seja exacerbado, o que costuma acabar com o humor de qualquer uma. 

Preços: A menos que você só possa tirar férias nessa época, fuja da alta temporada, que é a mais cara em todo canto. Em outras épocas do ano, os preços podem cair até 50% e as filas nas atrações diminuem consideravelmente. A baixa temporada, quando famílias viajam pouco, costuma ser a época preferida pelos solo travelers.

Dia a dia local: "Pesquise se, durante a época em que você pretende visitar o destino, vai acontecer alguma convenção ou festa local que possa lotar e encarecer demasiadamente os hotéis, e até se as atrações e lugares que pretende visitar estarão funcionando corretamente." 

6

Saindo sozinha

Livro: "Desfrute da companhia de um bom livro, revista ou jornal enquanto faz sua refeição. Ou faça anotações sobre a viagem em seu caderninho. Não há nenhuma regra de etiqueta contra isso, eu garanto. Você pode até se divertir fotografando seus próprios pratos, os food paparazzi estão na moda no mundo inteiro."

Cafés: "Geralmente os cafés são uma zona de conforto das solo travelers mais receosas, pois, com o grande fluxo de gente entrando e saindo, o peolpe watching (simplesmente, observar as pessoas) fica divertidíssimo e bons papos podem acontecer se você estiver a fim de companhia. Comer um sanduíche ou uma torta nesse tipo de ambiente, bem informal, tira o 'peso' de um jantar."

Família: "Sente falta de um bom papo durante a refeição, de contar o que viu, como foi seu dia? Hoje, em dia, a maioria dos restaurantes conta com internet wi-fi, então, você pode levar seu smarthphone e bater um superpapo com amigos e familiares durante o jantar, via MSN, por exemplo."

Tour noturno: "Aposte em um pub crawl, um passeio guiado pelos bares da cidade. Os turistas se encontram em um horário e ponto predeterminado e dali começam o tour, com diversas paradas entre copas, tapas e pinchos. No final da noite, além de conhecer os bares do roteiro, você acabou conhecendo um monte de histórias e pessoas bacanas de diferentes lugares do mundo."

7

Sempre alerta

Atenção: "Caminhe com atenção o tempo todo, com passos firmes e o olhar fixo. Não dê bola para galanteios, não se prenda excessivamente a detalhes, como aquele bebezinho da foto ou aquela blusa maravilhosa da vitrine. Caminhe com propósito. Quanto mais você se parecer com uma moradora local, melhor."

Seguro-saúde: "Não se esqueça do seguro de: viajar sem seguro de saúde é uma das maiores roubadas em que um viajante pode se meter, estando sozinho ou não. Para quem viaja sozinho não há desculpa no mundo para não adquirir um, afinal não vai haver ninguém ao seu lado para tomar conta de você no caso de mal-estar estomacal ou uma gripe forte."

Paquera: "Se você viaja sozinha livre, leve e solta, as chances de ser paquerada triplicam. O assédio a uma mulher sozinha geralmente é maior em qualquer lugar. Enquanto estiver trocando ideias com um bonitão, não tire o olho de seus pertences, assim como você não deve perder sua bebida de vista nem por um segundo. Golpes como 'boa noite, cinderela' ainda são bastante comuns."

Celular: "Pode parecer bobagem, mas muita gente se sente segura com um celular em mãos. Na hora de viajar, lembre-se de ativar o roaming para que o telefone continue funcionando em seu destino e certifique-se de que o aparelho esteja desbloqueado. Fora do Brasil, cuidado com a conta. Enviar mensagens e receber ligações pode sair mais caro que sua viagem. Por isso, adquira um chip pré-pago no país que visitar."

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/metas-ambiciosas-veja-como-e-possivel-realiza-las.htm

Como ser um bom chefe. Como ser um bom chefe? Artigo americano traz dicas de comportamento.

Como ser um bom chefe.
Como ser um bom chefe? Artigo americano traz dicas de comportamento.

Foto: Getty Images
Por Constança Sabença

Cativar a equipe de trabalho está entre as suas prioridades como chefe? Para muitos, o sucesso de um negócio é diretamente ligado a relações produtivas no ambiente de trabalho. A receita é simples: gestor educado e profissional motiva o rendimento dos funcionários.

Mas encontrar o tom ideal no seu discurso ou estimular o trabalho da equipe pode não ser tarefa fácil. Pensando nisso, a revista americana "Scientific American" publicou um artigo com dicas para um melhor desempenho na chefia, entre elas, a combinação de humildade, confiança e "cenouras" (ahn?! veja o significado abaixo) como a chave do bom desempenho. Confira abaixo. 

1

O estilo arrogante é destrutivo

Um grupo de psicólogos organizacionais da Michigan State University e daUniversidade de Akron fez um estudo sobre a arrogância no local de trabalho. O resultado encontrado não é exatamente uma surpresa: chefescom perfil mandão, que desrespeitam os funcionários ou evitam a responsabilidade da culpa quando erram, são destrutivos aos negócios. Já líderes "humildes", abertos a novas ideias e capazes de admitir os erros são mais propensos a ganhar a lealdade do empregado. 


2

Dê algum controle aos funcionários

Segundo pesquisadores, uma das maneiras mais consistentes para reduzir o estresse entre os funcionários é oferecer-lhes mais autonomia – um senso de controle sobre o seu próprio trabalho. "Se a empresa não for de regras muito rígidas, é possível permitir que os funcionários façam escolhas, como por exemplo, votar em grupo com alterações sobre o turno de trabalho. Os melhores chefes fazem os empregados sentirem-se compreendidos, com alguma escolha no que fazer e como fazê-lo", explicou à revista o professor de Psicologia da Universidade de Rochester Edward Deci.



3

Não leve trabalho para casa

Um estudo da Kansas States University investigou que o uso da tecnologia em casa - e-mails ou ligações - fora do horário comercial é prejudicial. Funcionários que trabalham fora do expediente apresentam menos desprendimento psicológico do trabalho, o que os deixa mais estressados e menos felizes. Já os que trabalham menos horas são mais eficazes do que a média, garante o estudo.
Ou seja, moderação é fundamental para impor os limites de horários e o volume de trabalho. Como chefe, é seu trabalho estabelecer uma cultura na empresa em que estes horários são respeitados.


4

O feedback positivo e a tal da cenoura

"Use carrots, not stick": em livre tradução a expressão americana significa "use cenouras, não paus". A ideia é sobre a relação de regras e incentivos. Ou seja, medidas de estímulo aos funcionários funcionam mais do que o medo da punição. "A maioria dos gestores não dá muito feedback positivo – mas é algo importante para quem está começando. Significa apoiar alguém no sentido de competência. Quando as pessoas estão motivadas, engajadas e comprometidas, o trabalho rende e assim geram resultados positivos para a empresa", disse o Deci à "Scientific American".

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/como-ser-um-bom-chefe.htm

Conheça os vícios culturais que impedem o enriquecimento

Conheça os vícios culturais que impedem o enriquecimento
Foto: Getty Images
Por Constança Sabença
Ganhar um aumento ou promoção no trabalho é a justificativa número um para você começar a poupar? Você acredita que comprar um apartamento é mais negócio do que alugar? Se respondeu sim as duas questões, você está na "matéria certa": há sempre tempo para mudar de opinião.

Para ajudar nesta tarefa, consultamos o escritor e especialista em finanças Gustavo Cerbasi. Abaixo, Cerbasi esclarece mitos sobre o enriquecimento que podem transformar o seu ponto de vista.

1

A importância da educação financeira

Cerbasi diz que a nossa sociedade não adquiriu os hábitos corretos de poupança e economia. Com a facilidade de créditos, definido por ele como"crédito empobrecedor" e altas taxas de juro, é comum vermos famílias com os salários comprometidos apenas para quitar as dívidas. E por sua vez, as crianças que crescem neste universo dificilmente desenvolvem educação financeira, por conta dos maus exemplos. Mas como driblar esta afirmação? Para a maioria dos economistas, o ideal é poupar 10% da renda mensal. Para o especialista, esta equação pode variar conforme o perfil e desejo de cada pessoa: a economia dos 10% é mais indicada para aqueles que desejam ter uma reserva financeira em prol de investimentos futuros. Mas em outros casos, segundo Cerbasi, poupar mensalmente 5% do salário já está de bom tamanho. 


2

A herança da inflação

A inflação acabou há 20 anos atrás, mas os adultos que cresceram com este "fantasma" carregam hábitos que não saudáveis nos dias de hoje. No supermercado, por exemplo, a estratégia era estocar muitos produtos para não sofrer com a mudança dos preços. Cerbasi acredita que é preciso quebrar este mito: "Fazer compras volumosas para aproveitar as promoções e pagar com o cheque especial é uma ironia. Por exemplo, o 50% de desconto do produto não compensará os altos juros do crédito usado na compra. A melhor opção é fazer compras pequenas e semanais, porque além de poupar, esta experiência faz com que o consumidor conheça melhor os preços e aprenda a aproveitar as ofertas corretamente". É bom lembrar que a regra do supermercado vale também para as liquidações. 


3

O sonho da casa própria

Este tópico dá pano para manga. Você já deve ter ouvido mil vezes que alugar um apartamento é o mesmo que jogar o dinheiro no lixo. Mas o especialista não é a favor desta máxima: "A pressa de conquistar a casa própria, especialmente dos recém-casados, pode ser perigosa. Para os jovens que ainda estão em busca de melhores oportunidades profissionais, a pior configuração é a moradia definitiva porque limita as possibilidades de mudança. Se a pessoa receber uma proposta de trabalho com mais retorno financeiro fora da cidade onde adquiriu o imóvel, as possibilidades de mudança diminuem". 
Sobre as vantagens da casa própria, Cerbasi é taxativo: "Estrategicamente é mais inteligente apostar no aluguel. A idade ideal para investir num imóvel é por volta dos 40 anos, por conta da probabilidade de ter alcançado uma estabilidade financeira". 


http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/conheca-os-vicios-culturais-que-impedem-o-enriquecimento.htm

Como melhorar seu currículo. Veja soluções para pequenos problemas que podem atrapalhar você.

Como melhorar seu currículo.
Veja soluções para pequenos problemas que podem atrapalhar você.




Foto: Getty Images
Seu currículo parece perfeito – organizado, em bom português e recheado de informações positivas – mas ainda assim você não conseguiu uma vaga ou sequer avançar no processo seletivo? Nossa dica é colocar uma lupa sobre seu histórico profissional e tentar localizar aqueles errinhos que quase passam despercebidos, mas que podem fazer grandes estragos. Na lista abaixo, mostramos quatro grandes (pequenos) problemas e damos as soluções.

Gap entre um trabalho e outro
Quando surge uma boa vaga numa empresa, os currículos chegam em quantidade via e-mail, banco de talentos e, claro, indicações. E aí não basta apenas ter um bom histórico, mas sim fazer com que ele seja impecável, do tipo que se destaque. 

Para isso, qualquer errinho ou informação que confunda o empregador deve ser minimizada. Em vez de deixá-lo imaginando por que você fez uma pausa entre um trabalho e outro, tente substituir as datas de entrada e de saída das empresas pelos períodos que passou em cada. Outra ideia é mencionar as experiências conquistadas durante o tempo fora do mercado – cursos bacanas e projetos pessoais (relevantes para a vida profissional) são bons exemplos. E nunca se esqueça: essas são apenas duas formas de disfarçar gaps e evitar que seu currículo seja dispensado. Mentir no currículo (ou na entrevista) é sempre uma má ideia.
Foto: Getty Images

Pouco tempo em cada trabalho
Em vez de disfarçar ou ignorar no currículo o fato de que passou só cinco meses em uma empresa e três na seguinte, o momento é de revelação. Para que o empregador não fique imaginando explicações mirabolantes e opiniões negativas, especialistas em Recursos Humanos defendem que o candidato resuma brevemente o porquê da saída. Foi um contrato de curto prazo, um trabalho freelancer ou você decidiu sair porque encontrou uma colocação melhor? Capriche na justificativa e evite explicações infantis, como não ter gostado da vaga ou não ter se enturmado com o grupo.

Pouca experiência para a vaga
A solução aqui é simples: nem só de passado profissional bem explicadinho é feito um bom currículo. Se falta experiência prática para a vaga que deseja, procure colocar mais foco sobre sua formação e suas competências profissionais. Só tem uma experiência relevante na bagagem? Então deixe ainda mais claro quais eram suas atribuições, o que aprendeu com elas e suas principais conquistas.

Muitas experiências anteriores
Você é do tipo que, mesmo após uma trajetória profissional consolidada, ainda coloca no currículo estágios do início da faculdade. A menos que tenha sido uma experiência única, vale mais a pena eliminar experiências antigas e abrir espaço para um currículo mais compacto e direcionado. Uma dica importante é considerar que o currículo deve ser sempre atualizado, checado e adaptado às ocasiões. Quem sabe um trabalho que você já até tirou de lá tempos atrás pode ser relevante para uma nova vaga. Seja sensível aos detalhes.

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/como-melhorar-seu-curriculo.htm

Primeiro emprego: dicas para corrigir 3 erros que você acha que não comete Com o fim da faculdade, a busca pelo primeiro emprego dos sonhos fica ainda mais acirrada. E depois de finalmente encontrá-lo, o trabalho duro continua na tentativa de começar a trajetória na empresa sempre com o pé direito.

Primeiro emprego: dicas para corrigir 3 erros que você acha que não comete
Com o fim da faculdade, a busca pelo primeiro emprego dos sonhos fica ainda mais acirrada. E depois de finalmente encontrá-lo, o trabalho duro continua na tentativa de começar a trajetória na empresa sempre com o pé direito.



Foto: Getty Images
Com o fim da faculdade, a busca pelo primeiro emprego dos sonhos fica ainda mais acirrada. E depois de finalmente encontrá-lo, o trabalho duro continua na tentativa de começar a trajetória na empresa sempre com o pé direito.


Por insegurança ou pior, por medo de errar nessa fase delicada da vida, é que muitos de nós acabam cometendo os maiores erros, principalmente os que estão relacionados ao trato pessoal. Na lista abaixo, compartilhamos as dicas do site de carreira "Daily Muse" para evitar as falhas que cometemos no primeiro emprego com as melhores intenções.

1

Não pedir ajuda

Ao começar um novo trabalho, a última coisa que alguém pode querer é que a empresa se arrependa da contratação. E aí a ansiedade por acertar sempre e manter tudo sob controle só aumenta, elevando também o nível de estresse. Agora perguntamos: será que vale a pena manter toda essa autossuficiência em um momento em que as perguntas são mais do que normais?

Acredite: a maioria dos gestores é compreensivo com relação às dúvidas. Em vez de errar feio tentando acertar, procure fazer as perguntas certas, de um jeito bem objetivo, tomando notas e prestando atenção. Além de demonstrar interesse em aprender, você dará uma bela lição de confiança e trabalho em equipe.

2

Sentir-se menor do que os outros

No primeiro emprego sério – ainda mais se for aquele com o qual sempre sonhou – é comum que muita gente se sinta como ponta insignificante da linha hierárquica. Mas acredite, você não é: mesmo tento pouco poder de decisão, erra quem pensa que deve manter-se em silêncio em todas as reuniões e nunca opinar se houver um chefe por perto. Aqui vai uma pergunta para fazer você pensar: essa ideia que você tem guardado, sem coragem para contar a ninguém, fará uma diferença positiva na rotina de trabalho da empresa? Então compartilhe. Fique atento apenas para escolher o melhor momento de fazer isso. Quando perguntarem, você levanta a mão.

3

Evitar encontros sociais

Chega por e-mail um convite para um happy hour com o pessoal da firma e você primeiro pergunta ao chefe se pode ou deve ir? Sim, talvez seja a hora de começar a ser mais segura e independente dentro da firma. Não é errado ou mal visto se aproximar das pessoas que trabalham com você. Em vez de encarar como uma obrigação, enxergue as "sociais" como uma oportunidade para estreitar laços e conversar pessoalmente com quem você costuma se relacionar apenas por e-mail, na correria do dia. E não, você não precisa virar melhor amigo de ninguém, mas entre um papo e outro, você pode reconhecer afinidades, se divertir e trabalhar com mais leveza no dia seguinte.

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/primeiro-emprego-dicas-para-corrigir-3-erros-que-voce-acha-que-nao-comete.htm

Como sair das dívidas em cinco passos: especialista dá a receita Banco Central revela que quase um em cada três brasileiros são endividados; veja como lidar melhor com as contas.

Como sair das dívidas em cinco passos: especialista dá a receita
Banco Central revela que quase um em cada três brasileiros são endividados; veja como lidar melhor com as contas.

Cartão de crédito pode ser um perigo para quem quer fugir das dívidas. Foto: Getty Images
Por Pollyana de Moraes

Segundo informação inédita divulgada pelo Banco Central no último semestre de 2012, 60,9 milhões de pessoas (quase uma em cada três), tem empréstimos de pelo menos R$ 1 mil contraídos em bancos, instituições financeiras ou no cartão de crédito.

Para mostrar que é possível aproveitar as vantagens do crédito em alta e solucionar de uma vez por todas as dívidas acumuladas, conversamos com a consultora de finanças pessoais Christiane Monteiro e separamos cinco passos infalíveis. Confira abaixo.

1

Reunir as contas

Pode parecer difícil (e até doloroso) juntar todas as faturas e boletos sobre a mesa, com lápis papel e calculadora na mão. Mas para a especialista em finanças Christiane Monteiro, esse é o primeiro passo para a solução das dívidas. "Recomendo que se faça uma planilha com a fonte de cada dívida e o valor correspondente", afirma ela. É a partir dessa análise detalhada que os próximos passos serão traçados. "As pessoas têm medo de encarar as dívidas, mas elas não vão desaparecer, então, têm que encarar!", alerta a consultora.

2

Adotar a ordem de prioridade

Em entrevista anterior ao site do GNT, o consultor financeiro Rogério Olegário do Carmo recomendou que deve-se pagar primeiro as contas que comprometem mais de 10% da renda líquida. Outra dica da especialista Christiane Monteiro é começar pelas dívidas que têm os juros mais altos, como a do cartão de crédito, uma das maiores "dores de cabeça" de quem está devendo. Após esse planejamento, a quitação das dívidas deve continuar por ordem de prioridade, das que mais comprometem o orçamento e o estilo de vida para as mais simples.

3

Negociar com os credores

Quando a dívida é muito maior do que a renda líquida, a saída é entrar em contato com a instituição credora e propor uma negociação. "O ideal é apresentar quanto se pode pagar por mês e negociar o parcelamento da dívida. Não adianta sair de lá com uma proposta que você não poderá assumir", alerta Christiane Monteiro. De acordo com a consultora, há casos em que vale mais a pena optar por um empréstimo com juros menores, em uma instituição segura, para quitar à vista uma dívida com juros muito altos. Só não vale, segundo ela, pedir dinheiro emprestado para contrair mais despesas.

4

Fugir das armadilhas

Muita gente com crédito comprometido na praça vê nas financeiras que dizem não consultar o SPC e a Serasa uma oportunidade de conseguir um empréstimo sem dificuldades. Para a consultora Christiane Monteiro, esse comportamento só atrapalha o processo de solução das dívidas e gera a ilusão do dinheiro fácil. Lembre-se: as contas não desaparecem!

5

Planejar os gastos

Com as finanças em dia, as dívidas ficam no passado e o bolso agradece.Planejar os gastos futuros, economizar e não confundir o crédito que o banco oferece com a renda real do mês são a saída para evitar que os mesmos erros se repitam. "Recomendo anotar todos os gastos do dia, por exemplo. Com isso você fica sabendo com o que o dinheiro vai embora e não gasta além do que tem", conclui a consultora de finanças Christiane Monteiro.


http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/como-sair-das-dividas-em-cinco-passos-especialista-da-a-receita.htm

Vidro escuro no carro: especialistas alertam para o uso da película

idro escuro no carro: especialistas alertam para o uso da películaEspecialistas alertam sobre o uso da película escura nos vidros do carro Foto: Yellowj - Fotolia

Embora o objetivo original seja amenizar o calor dentro do veículo e aumentar a eficiência do ar condicionado, muitos motoristas colocam a película escura nos vidros do carro por estética ou por gerar uma sensação de segurança no trânsito. No entanto, especialistas alertam sobre o uso da película, que divide a opinião de motoristas.
“Para mim, o vidro escuro proporciona maior sensação de segurança e também de respeito, pelo fato não se ter certeza de quem está dentro do carro. Por outro lado, não tenho tanta certeza se intimida a ação de bandidos, apesar de me sentir mais segura”, comenta a bacharel em direito Carla Mota Vidal.

Já a especialista em segurança no trânsito, a engenheira Raquel Santos, acredita que essa sensação de segurança é falsa, pois compromete a visão do condutor, principalmente à noite.
“Na verdade, quando colocam o filme muito escuro, o motorista deixa de ser visto, o que é uma das regras básicas de segurança. Com a visão dificultada, ele também acaba deixando de perceber se alguém suspeito está se aproximando do carro, ou seja, é uma falsa sensação de segurança”, alerta a especialista.

Para se ter uma ideia, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) de Salvador/BA divulgou uma pesquisa recentemente, realizada com 200 mil veículos da capital baiana, cujo objetivo era fazer um mapeamento das infrações de trânsito. Os dados revelaram que 14,42% dos automóveis particulares cujos vidros não permitiam a identificação dos motoristas cometeram algum tipo de infração, como ultrapassagem do sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestre.
Embora os números não sejam aplicáveis a qualquer região do país, a socióloga Anna Cristina Pacheco explica que o uso da película muito escura pode gerar um conflito entre segurança e liberdade do condutor do veículo.
“Esse estudo revela que vidros muito escuros podem gerar ações que preservam, de uma forma geral, comportamentos não-identificáveis. O risco disso é o motorista achar que tem o direito e a liberdade de cometer infrações no trânsito por não ser visto. É como se tivesse uma máscara”, pondera Anna Cristina.
Confira abaixo o que é permitido pelo Contran em relação ao uso da película:

75% de visibilidade no para-brisa

70% nos vidros dianteiros laterais

28% nos vidros traseiros laterais

28% no vidro de trás


5 dicas para se livrar das dívidas. Aprenda como se organizar para não ficar no vermelho.

5 dicas para se livrar das dívidas.
Aprenda como se organizar para não ficar no vermelho.
Pelo menos uma vez na vida você provavelmente vai passar por isso: dívidas.


Publicidade
Gastou de mais, parcelou demais, perdeu o emprego... São inúmeros os motivos, mas sempre é possível sair do vermelho se você se organizar. Veja 5 dicas para quitar dívidas da melhor maneira possível.


1 - Faça um orçamento doméstico

Liste todos os seus gastos mensais: financiamento, água, luz, gasolina, escola, etc. Só assim saberá o quanto sobrará para quitar as dívidas.



2 - Comece cortando gastos supérfluos

TV a cabo, jantares em restaurantes caros, tratamentos de beleza, etc. Quando estiver endividada, a primeira dica é cortar gastos superficiais. Tenha em mente que isso não precisa ser permanente, apenas até a situação se regularizar.



3 - Não recorra a rendas extras

Usar o cheque especial ou passar a usar o cartão de crédito quando você não tem dinheiro vivo é uma das maiores roubadas de quem está endividado. Isso por que no final do mês, além da dívida que você já tem, terá que pagar faturas com um dinheiro que você não tem. Lembre-se sempre que esses dois meios são os que mais têm juros em caso de atraso no pagamento.



4 - Renegocie a dívida

As empresas credoras estão cientes de que as taxas de desemprego aumentaram e que as pessoas estão se endividando cada vez mais. Por isso, também estão mais flexíveis. Elas estão diminuindo juros, aumentando as parcelas e dando descontos, contanto que você esteja disposto a quitar sua dívida.



5 - Tenha sempre um fundo reserva

Se você tiver um dinheiro aplicado e a dívida for muito grande (mais que 4 vezes o valor do seu salário), vale a pena resgatar sua aplicação e diminuir os juros. Se você não tem, trate de começar a economizar já. Se tivesse feito isso no passado, talvez não sofreria com dívidas agora.



Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/5-dicas-para-se-livrar-das-dividas-7-1-6-903.html

Pílula anticoncepcional com hormônios naturais. Períodos menstruais mais curtos e com pouco sangramento.

Pílula anticoncepcional com hormônios naturais.
Períodos menstruais mais curtos e com pouco sangramento.
A Stezza chegou ao mercado recentemente e é conhecida como uma pílula natural. O medicamento foi lançado recentemente no mercado e é indicado como um contraceptivo oral. Na sua composição contém progesterona acetato de nomegestrol, com o estrogênio 17B-estradiol,hormônios que são naturalmente produzidos pelas mulheres.

Isso significa que veio ao mercado uma opção menos agressiva aos hormônios da mulher. A cartela vem com 24 comprimidos com quantidades iguais de hormônios e 4 placebos (sem hormônios) -, o que pode ajudar a mulher a evitar os esquecimentos no início da dosagem. A combinação de hormônios pode estimular períodos menstruais curtos e com pouco volume de sangramento.


"A nova pílula pode ser apropriada para mulheres de qualquer idade, incluindo as jovens que procuram contracepção hormonal oral e que, potencialmente, terão longo período de exposição a métodos hormonais", comenta o diretor científico da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (SOGESP), Dr. César Eduardo Fernandes.


Como é um produto novo no mercado, ainda não apontaram os malefícios do medicamento. Mas as contraindicações da novidade são longas. O anticoncepcional não pode ser usado por pessoas que: tiveram coágulo sanguíneo, já sofram de algum problema cardiovascular, diabetes, pressão alta, enxaqueca, inflamação no pâncreas, câncer ou doença hepática.


De acordo com a fabricante, a eficácia do produto foi avaliada em mais de 3.400 mulheres com idade entre 18 e 50 anos, em 95 centros da Europa, Ásia e Austrália, e 89 centros da América Latina, Canadá e Estados Unidos. Os estudos analisaram eficácia contraceptiva, segurança e ocorrência de sangramento de escape.


De acordo com o estudo, as usuárias da nova pílula tiveram uma média de três a quatro dias de sangramento, em comparação com cinco dias das usuárias das pílulas tradicionais. 4,6% das mulheres apresentaram ausência de sangramento em cada um dos três primeiros ciclos de uso.



Por Caroline Sarmento
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/pilula-anticoncepcional-com-hormonios-naturais-7-1-6-902.html

Postura e elegância no dia a dia. Dicas para manter a postura no lugar e visualmente elegante.

Postura e elegância no dia a dia.
Dicas para manter a postura no lugar e visualmente elegante.

Trabalhar sentada, em frente ao computador, pode ser bastante prejudicial à sua postura. Isso por que é difícil achar uma posição que acomode a coluna por tanto tempo. "Cerca de 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral.

Nós observamos os nossos pacientes e constatamos que as dores são provenientes de vícios posturais que se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações", afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).


Além das dores, a postura fora do lugar pode prejudicar a própria imagem. Sim! Mesmo sem querer, o corpo transmite alguns sentimentos com a expressão corporal, como desânimo, leveza, insegurança e confiança.

A manutenção de uma postura adequada - costas retas, ombros relaxados e cabeça levemente erguida - reflete o estado de espírito e ajuda a evitar problemas de saúde relacionados a coluna, músculos, articulações e respiração.

"As atividades domésticas e cotidianas exigem muito esforço físico e submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a postura e a elegância sempre", completa Helder. Pratique exercícios físicos que auxiliam na correção da má postura, como ioga, pilates e musculação.


Veja algumas dicas para manter a postura no lugar e visualmente elegante:

Para sentar

Deixe os calcanhares apoiados no chão e mantenha a coluna apoiada e relaxada no encosto da cadeira.

Para andar

Mantenha os ombros alinhados, relaxados, coluna ereta e cabeça erguida.

Para saber se está tudo no lugar

Use um cabo de vassoura para alinhar a coluna. Ele deve corresponder com a sua altura e tente não inclinar o corpo para frente.


Para agachar

Dobre os joelhos e mantenha os pés afastados e abdômen contraído.


Para o dia a dia

Quando for calçar os sapatos, sente-se, cruze a perna de modo que alcance o pé sem curvar a coluna. Já para a mulherada que sempre estende roupas, o indicado é deixar o varal em uma altura compatível com a de quem as estende.



Por Caroline Sarmento
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/postura-e-elegancia-no-dia-a-dia-7-1-6-901.html

Alta frequência ajuda a fechar os poros depois da depilação Retire o pelo e trate!

Alta frequência ajuda a fechar os poros depois da depilação
Retire o pelo e trate!
Quem nunca sofreu com aquelas bolinhas que aparecem na pele, depois da depilação? Os dias das marcas avermelhadas no corpo estão contatos, pois a alta frequência promete dar um fim nelas.

A alta frequência é feita por meio de um aparelho que causa um efeito térmico sobre a pele. O tratamento estimula o aumento no fluxo sanguíneo na região depilada e contribui para a sensação de alívio, além de ter ação antisséptica e bactericida por conta da elevação da temperatura que as ondas causam. A técnica é aplicada na sequência da depilação. É retirar o pelo e tratar!

O tratamento é usado em limpezas faciais e é aposta para algumas clínicas como auxílio para fechar os poros, evitando foliculites, pelos encravados e irritabilidade na pele após adepilação. São aquelas marcas avermelhadas, como uma reação da pele por ter perdido os pelos. Muitas vezes também podem ser recorrentes à alergia.

"O acabamento de alta frequência ajuda a pele a se recuperar após a depilação, impedindo que inflamações aconteçam. Além de ajudar a fechar os poros, é uma maneira que encontramos para cuidar ainda mais da pele das nossas clientes. Afinal, a depilação fica ainda mais bonita se não tiver nenhum pelo encravado ou foliculite aparente", explica Fernanda Ribeira, da ByPello.


De acordo Fernanda, as bolinhas avermelhadas aparecem por causa do atrito entre a pele e a roupa, após a depilação. "Em qualquer outra situação onde seja gerado um espessamento superficial da pele, as marcas podem interferir no crescimento do pelo, fazendo com que fique preso dentro do folículo. Por isso, alta frequência é importante para a depilação, principalmente em áreas como virilha e axila", conta.

Por Caroline Sarmento
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/alta-frequencia-ajuda-a-fechar-os-poros-depois-da-depilacao-7-1-6-900.html

Como ter controle emocional no trabalho? Confira algumas dicas.

Como ter controle emocional no trabalho?
Confira algumas dicas.

Currículo e recomendações de antigas empresas não garantem mais a estadia em vagas de emprego. As empresas atualmente também buscam funcionários que tenham o controle emocional, que saibam lidar com a correria do cotidiano sem perder a cabeça.

Os especialistas e recrutadores explicam que o comportamento de um funcionário pode influenciar diretamente na postura dos demais trabalhadores.

Por exemplo, um chefe que vive estressado pode também estressar a equipe, ou afastar os demais por causa da instabilidade emocional.


Além disso, o estresse também pode bater na porta de casa. Alguns funcionários podem carregar os problemas acumulados na rotina de trabalho e prejudicar o comportamento da família. Com rotinas de trabalho longas e acúmulo de tarefas, os trabalhadores podem descarregar os problemas profissionais no ambiente de família.

Acha que o controle emocional não afeta muita gente? Então, saiba que 44% as mulheres e 9% dos homens já choraram no trabalho pelodescontrole emocional - de acordo com a escritora americana Anne Kreamer.

O controle emocional, de acordo com os especialistas, pode ajudar no desempenho e concentração, mas também pode ser uma maneira de se destacar dentre os demais. Em controle é possível enxergar novas soluções e não deixar-se abalar facilmente pelas complicações do dia a dia. Tente dar uma aliviada no estresse com as dicas abaixo:

Controle-se!

Pense, antes de agir compulsivamente. Se precisar de um tempo no trabalho, pare um pouco e reflita sobre as tarefas. De longe, as respostas para os problemas chegam mais rápido.

Se coloque no lugar do outro

Não só no trabalho, mas com os amigos e família, coloque-se no lugar do outro e entenda porque alguma situação gerou o estresse. É o melhor jeito para conseguir resolver um problema, sem ter uma disputa de argumentos.

Autoconhecimento

Perceba quais são os momentos que levam ao estresse. Se for possível, converse com os colegas, amigos e familiares para saber o que pensam e como lidam, quando o estresse vem de você. Deste jeito é possível conter as explosões e resolver os problemas com mais cautela.


Por Caroline Sarmento
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/como-ter-controle-emocional-no-trabalho-7-1-6-899.html