idro escuro no carro: especialistas alertam para o uso da películaEspecialistas alertam sobre o uso da película escura nos vidros do carro Foto: Yellowj - Fotolia
Embora o objetivo original seja amenizar o calor dentro do veículo e aumentar a eficiência do ar condicionado, muitos motoristas colocam a película escura nos vidros do carro por estética ou por gerar uma sensação de segurança no trânsito. No entanto, especialistas alertam sobre o uso da película, que divide a opinião de motoristas.
“Para mim, o vidro escuro proporciona maior sensação de segurança e também de respeito, pelo fato não se ter certeza de quem está dentro do carro. Por outro lado, não tenho tanta certeza se intimida a ação de bandidos, apesar de me sentir mais segura”, comenta a bacharel em direito Carla Mota Vidal.
Já a especialista em segurança no trânsito, a engenheira Raquel Santos, acredita que essa sensação de segurança é falsa, pois compromete a visão do condutor, principalmente à noite.
“Na verdade, quando colocam o filme muito escuro, o motorista deixa de ser visto, o que é uma das regras básicas de segurança. Com a visão dificultada, ele também acaba deixando de perceber se alguém suspeito está se aproximando do carro, ou seja, é uma falsa sensação de segurança”, alerta a especialista.
Para se ter uma ideia, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) de Salvador/BA divulgou uma pesquisa recentemente, realizada com 200 mil veículos da capital baiana, cujo objetivo era fazer um mapeamento das infrações de trânsito. Os dados revelaram que 14,42% dos automóveis particulares cujos vidros não permitiam a identificação dos motoristas cometeram algum tipo de infração, como ultrapassagem do sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestre.
Embora os números não sejam aplicáveis a qualquer região do país, a socióloga Anna Cristina Pacheco explica que o uso da película muito escura pode gerar um conflito entre segurança e liberdade do condutor do veículo.
“Esse estudo revela que vidros muito escuros podem gerar ações que preservam, de uma forma geral, comportamentos não-identificáveis. O risco disso é o motorista achar que tem o direito e a liberdade de cometer infrações no trânsito por não ser visto. É como se tivesse uma máscara”, pondera Anna Cristina.
Confira abaixo o que é permitido pelo Contran em relação ao uso da película:
75% de visibilidade no para-brisa
70% nos vidros dianteiros laterais
28% nos vidros traseiros laterais
28% no vidro de trás
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