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domingo, 28 de dezembro de 2014

Como ser um bom chefe. Como ser um bom chefe? Artigo americano traz dicas de comportamento.

Como ser um bom chefe.
Como ser um bom chefe? Artigo americano traz dicas de comportamento.

Foto: Getty Images
Por Constança Sabença

Cativar a equipe de trabalho está entre as suas prioridades como chefe? Para muitos, o sucesso de um negócio é diretamente ligado a relações produtivas no ambiente de trabalho. A receita é simples: gestor educado e profissional motiva o rendimento dos funcionários.

Mas encontrar o tom ideal no seu discurso ou estimular o trabalho da equipe pode não ser tarefa fácil. Pensando nisso, a revista americana "Scientific American" publicou um artigo com dicas para um melhor desempenho na chefia, entre elas, a combinação de humildade, confiança e "cenouras" (ahn?! veja o significado abaixo) como a chave do bom desempenho. Confira abaixo. 

1

O estilo arrogante é destrutivo

Um grupo de psicólogos organizacionais da Michigan State University e daUniversidade de Akron fez um estudo sobre a arrogância no local de trabalho. O resultado encontrado não é exatamente uma surpresa: chefescom perfil mandão, que desrespeitam os funcionários ou evitam a responsabilidade da culpa quando erram, são destrutivos aos negócios. Já líderes "humildes", abertos a novas ideias e capazes de admitir os erros são mais propensos a ganhar a lealdade do empregado. 


2

Dê algum controle aos funcionários

Segundo pesquisadores, uma das maneiras mais consistentes para reduzir o estresse entre os funcionários é oferecer-lhes mais autonomia – um senso de controle sobre o seu próprio trabalho. "Se a empresa não for de regras muito rígidas, é possível permitir que os funcionários façam escolhas, como por exemplo, votar em grupo com alterações sobre o turno de trabalho. Os melhores chefes fazem os empregados sentirem-se compreendidos, com alguma escolha no que fazer e como fazê-lo", explicou à revista o professor de Psicologia da Universidade de Rochester Edward Deci.



3

Não leve trabalho para casa

Um estudo da Kansas States University investigou que o uso da tecnologia em casa - e-mails ou ligações - fora do horário comercial é prejudicial. Funcionários que trabalham fora do expediente apresentam menos desprendimento psicológico do trabalho, o que os deixa mais estressados e menos felizes. Já os que trabalham menos horas são mais eficazes do que a média, garante o estudo.
Ou seja, moderação é fundamental para impor os limites de horários e o volume de trabalho. Como chefe, é seu trabalho estabelecer uma cultura na empresa em que estes horários são respeitados.


4

O feedback positivo e a tal da cenoura

"Use carrots, not stick": em livre tradução a expressão americana significa "use cenouras, não paus". A ideia é sobre a relação de regras e incentivos. Ou seja, medidas de estímulo aos funcionários funcionam mais do que o medo da punição. "A maioria dos gestores não dá muito feedback positivo – mas é algo importante para quem está começando. Significa apoiar alguém no sentido de competência. Quando as pessoas estão motivadas, engajadas e comprometidas, o trabalho rende e assim geram resultados positivos para a empresa", disse o Deci à "Scientific American".

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/como-ser-um-bom-chefe.htm

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