IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 28 de dezembro de 2014

Metas ambiciosas: veja como é possível realizá-las.

Metas ambiciosas: veja como é possível realizá-las.
Por Constança Sabença


Foto: Getty Images
Ser líder de mercado ou triplicar o faturamento da sua empresa soam como metas impossíveis? Para Mark Murphy, autor do best seller "Metas que desafiam: a ciência dos feitos extraordinários", é exatamente neste tipo de meta – muito ambiciosa - que mora o segredo do sucesso. Segundo o autor, é preciso estabelecer metas que ponham à prova os limites da sua capacidade.

Mas até que ponto o desejo por grandes feitos é saudável? Ou ainda, o indivíduo que anseia por objetivos muito ambiciosos está mais propenso à frustração? A psicóloga Aline Cataldi explica: "O cérebro funciona através de imagens. Imaginar nossas metas concretizadas é importante para o sucesso. Mas o risco de frustração não deve ser esquecido. Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Caso o objetivo não seja alcançado é preciso continuar lutando: persistência, foco e disciplina são características das pessoas de sucesso". 

Portanto, mesmo que os nossos sonhos não saiam como o planejado, as metas são de extrema importância no caminho do sucesso. Em seu livro, Murphy dá dicas práticas para conquistar feitos extraordinários em quatro passos, veja na lista abaixo.


1

O quanto você quer?



Metas sinceras: é preciso demonstrar um desejo real, o que Murphy define como "necessidade existencial e significado de que é impossível livrar-se deste desejo". 




2

Entusiasmo



Metas animadas: o autor ilustra este passo com o processo de criação do iPad, da Mac. "Steve Jobs não escreveu um número numa planilha e disse: '657 mil iPads vendidos, esta é a minha meta'. Ele viu um filme na cabeça mostrando as pessoas folheando jornais, lendo livros, assistindo a filmes; tudo com o seu maravilhoso tablet. Ele viu como seria o dispositivo e a reação emocional que as pessoas teriam quando experimentassem o iPad".




3

Intensidade e determinação

Metas necessárias: Murphy compara a necessidade da meta com a sobrevivência: "Há rumores de que Steve Jobs trabalhava no iPad enquanto se recuperava de um transplante de fígado. O desejo de atingir as metas precisa ser muito intenso – sua sobrevivência depende de atingir estas metas".


4

Feitos extraordinários

Metas difíceis: Segundo o autor, para conquistar feitos extraordinários é preciso definir metas difíceis, sair da zona de conforto ou da pouca ambição, a fim de deslumbrar grandes mudanças. "Quando você está emocionalmente ligado a sua meta, quando pode vê-la e senti-la, quando a sua meta parece ser necessária à sua sobrevivência e quando ela testa os seus limites, seu cérebro está vivo – os neurônios literalmente iluminados de entusiasmo",explica.


5

Informações básicas

Clima: "Uma estação chuvosa demais pode estragar o passeio. Está certo que quem viaja sozinha quer curtir sua própria companhia, mas você teria uma overdose se passasse as férias trancada consigo mesma num quarto de ontem."

Situação política: "Você não vai querer se enfiar em um país em plena guerra civil, certo?"

Níveis de segurança: Se viajar sozinho exige cuidado redobrado, não encare apenas como uma lenda lugares que não são suficientemente seguros para as mulheres sem companhia masculina. Ou lugares em que o assédio às mulheres seja exacerbado, o que costuma acabar com o humor de qualquer uma. 

Preços: A menos que você só possa tirar férias nessa época, fuja da alta temporada, que é a mais cara em todo canto. Em outras épocas do ano, os preços podem cair até 50% e as filas nas atrações diminuem consideravelmente. A baixa temporada, quando famílias viajam pouco, costuma ser a época preferida pelos solo travelers.

Dia a dia local: "Pesquise se, durante a época em que você pretende visitar o destino, vai acontecer alguma convenção ou festa local que possa lotar e encarecer demasiadamente os hotéis, e até se as atrações e lugares que pretende visitar estarão funcionando corretamente." 

6

Saindo sozinha

Livro: "Desfrute da companhia de um bom livro, revista ou jornal enquanto faz sua refeição. Ou faça anotações sobre a viagem em seu caderninho. Não há nenhuma regra de etiqueta contra isso, eu garanto. Você pode até se divertir fotografando seus próprios pratos, os food paparazzi estão na moda no mundo inteiro."

Cafés: "Geralmente os cafés são uma zona de conforto das solo travelers mais receosas, pois, com o grande fluxo de gente entrando e saindo, o peolpe watching (simplesmente, observar as pessoas) fica divertidíssimo e bons papos podem acontecer se você estiver a fim de companhia. Comer um sanduíche ou uma torta nesse tipo de ambiente, bem informal, tira o 'peso' de um jantar."

Família: "Sente falta de um bom papo durante a refeição, de contar o que viu, como foi seu dia? Hoje, em dia, a maioria dos restaurantes conta com internet wi-fi, então, você pode levar seu smarthphone e bater um superpapo com amigos e familiares durante o jantar, via MSN, por exemplo."

Tour noturno: "Aposte em um pub crawl, um passeio guiado pelos bares da cidade. Os turistas se encontram em um horário e ponto predeterminado e dali começam o tour, com diversas paradas entre copas, tapas e pinchos. No final da noite, além de conhecer os bares do roteiro, você acabou conhecendo um monte de histórias e pessoas bacanas de diferentes lugares do mundo."

7

Sempre alerta

Atenção: "Caminhe com atenção o tempo todo, com passos firmes e o olhar fixo. Não dê bola para galanteios, não se prenda excessivamente a detalhes, como aquele bebezinho da foto ou aquela blusa maravilhosa da vitrine. Caminhe com propósito. Quanto mais você se parecer com uma moradora local, melhor."

Seguro-saúde: "Não se esqueça do seguro de: viajar sem seguro de saúde é uma das maiores roubadas em que um viajante pode se meter, estando sozinho ou não. Para quem viaja sozinho não há desculpa no mundo para não adquirir um, afinal não vai haver ninguém ao seu lado para tomar conta de você no caso de mal-estar estomacal ou uma gripe forte."

Paquera: "Se você viaja sozinha livre, leve e solta, as chances de ser paquerada triplicam. O assédio a uma mulher sozinha geralmente é maior em qualquer lugar. Enquanto estiver trocando ideias com um bonitão, não tire o olho de seus pertences, assim como você não deve perder sua bebida de vista nem por um segundo. Golpes como 'boa noite, cinderela' ainda são bastante comuns."

Celular: "Pode parecer bobagem, mas muita gente se sente segura com um celular em mãos. Na hora de viajar, lembre-se de ativar o roaming para que o telefone continue funcionando em seu destino e certifique-se de que o aparelho esteja desbloqueado. Fora do Brasil, cuidado com a conta. Enviar mensagens e receber ligações pode sair mais caro que sua viagem. Por isso, adquira um chip pré-pago no país que visitar."

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/metas-ambiciosas-veja-como-e-possivel-realiza-las.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário