IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Ortografia r e rr

Ortografia r e rr

Dificuldade ortográfica: R ou RR

Assim como o S, o R também tem dois diferentes sons quando entre vogais ou entre vogal e consoante. E este caso é muito semelhante com o outro.

Se, para produzir o som de R entre vogais, devemos escrever o dígrafo RR, para ter o mesmo som entre consoantes, isto não é necessário. Ou seja, é errado escrever RR entre vogal e consoante.


Som de R entre vogais:

Para que a palavra arroz tenha a pronúncia de R forte, deve ser escrita com duas vezes a letra R (o dígrafo RR).
Exemplos de palavras com RR: amarrar, arraigar, arrastar, arredar, arremedar, arriscado, arroz, barreira, barril, barro, berrar, birra, burro, carro, cerrar (de fechar), correr, curral, erro, farra, ferro, garra, guerra, homenzarrão, irrequieto, irritado, jarro, jorrar, morrer, narrar, parreira, ressurreição, serrar ( de cortar), surra, surreal, terra, torrar, varrer.


Som de R entre vogal e consoante:
Agora, veja alguns exemplos de palavras com a mesma pronúncia de R forte, mas desta vez entre vogal e consoante:
Enraizar, enredo, enriquecer, genro, honra, tenro (suave, macio; não confundir com terno, onde o R vem antes do N).
Note que as palavras possuem um R somente, justamente por estarem entre uma vogal e uma consoante. Estas palavras não devem ser escritas com o dígrafo RR.
Marque a opção em que a divisão silábica está correta.
a)     (      ) reu – ni – ão , ho – rrivel.
b)     (      ) ma – ca – rrão , ba – i – rro
c)     (      ) bor – ra – cha , car – ro – cei – ro
d)     (      ) sobre – me – sa , ga – rra – fa

ATIVIDADES DE REFORÇO – MATEMÁTICA

Matemática

ATIVIDADES DE REFORÇO –  MATEMÁTICA
 1)    Calcule mentalmente:
a)    a terça parte de 28= _____ - a metade de 10=_____
b)    meia dezena =______ + uma centena=_______
c)     o dobro de 10 =_____ - meia dezena=____


d)    o triplo de 7= ______ + o dobro de 4=_____
e)    uma dúzia =_____ + 2x5=____
  
2)    Continhas .... que moleza!

   809                563                    354                      923
-  256              -321                   -   27                    -158
______         ______              ______              _______


429                   327                  105                      268
  x 2                     x 2                    x 2                        x2
______            _____               ______             ______





243                    154                    963                   654
   x3                      x3                       x3                      x3
______             _____               _____              _______


3)Desafio:





Sou  ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12, o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral_______
4)    Resolva os problemas com muita atenção!


a.Uma escola fez uma campanha para o plantio de novas plantinhas. As turmas do 1º ano plantou 154 margaridas e as turmas do 2º ano plantou o dobro desta quantidade. Quantas plantinhas o 2º ano plantou?
                Cálculo                              Resposta





  

 
b.     Mamãe preparou 27 pastéis para a festa da escola. As crianças já comeram a terça-parte . Quantos pastéis as crianças comeram?
                  Cálculo                            Resposta









5)Você sabe na ponta da língua os fatos da multiplicação? Faça o cálculo mental e escreva as seguintes operações em ordem crescente:
                       9 x 10           8 x 7            6 x 7            3 x 5
                8 x 8       9 x 8            5 x 5          4 x 5               6 x 6

1 ______________
2 ______________
3 ______________
4 ______________
5 ______________
6 ______________
7 ______________
8 ______________
9 ______________

Ciências

Ciências

1) Complete corretamente:
 a) Faz parte de qual sistema:
 Coração:________________________________
Osso e músculos:________________________________________
 Estômago e intestinos:____________________________________________ Pulmões:__________________________________________________ Bexiga:_________________________________________
Órgão feminino e masculino:_____________________________________________
Resposta aos estímulos:_____________________________________________

 2) Coloque v para verdadeiro e F para falso.
 ( ) Os ossos e músculos são responsáveis pela sustentação do corpo.
( ) Na inspiração o ar entra nos pulmões.
( ) O corpo é dividido em cabeça, tronco e coração.
( ) Os membros inferiores do corpo são pernas e pés.
( ) O sistema urinário é formado por rins e bexiga.
 ( ) Sons são vibrações que entram pela boca.
( ) No fundo dos olhos temos a retina.
( ) O coração bombeia o sangue.
 ( ) O sistema nervoso não comanda nenhuma função em nosso corpo.

 3) D acordo com o que estudamos, responda:

 a) Como é formado o sistema circulatório? R=_____________________________________________________________________________

b) Qual é a função do sistema reprodutor? R=_____________________________________________________________________________

c) O que acontece na expiração? R=_____________________________________________________________________________

d) Onde começa a digestão? R=_____________________________________________________________________________

4) Relacione corretamente:

 a) Tato                          (  ) percebemos os sons.
 b) Visão                        (  ) percebemos os gostos.
c) Olfato                         (  ) sentimos o que é quente ou frio, úmido ou seco etc.
d) Paladar                       (  ) enxergamos o que esta a nossa volta.
 e) Audição                     (  ) sentimos os cheiros e aromas.

 5) Assinale somente a alternativa correta:
 a) Os membros do corpo humano são: ( ) úteis e nocivos. ( ) superiores e inferiores.

 b)As partes do corpo são: ( ) cabeça, tronco e membros. ( ) cabeça, cabelo e membros.

 c)Quantos sistemas tem o corpo humano?

(      )  3                        (      ) 8         (      )  7                        (      ) 6

d)Quais são os sistemas do corpo humano?

(      ) circulatório, urinário, digestório, locomotor, reprodutor, nervoso e respiratório.
(      ) circulatório, renal, digestório, locomotor, ventilação, nervoso e respiratório.

e) Os membros inferiores do corpo humano são:

(    ) olho, nariz, boca e orelhas.      (      ) coxas, pernas e pés.


6) Ligue corretamente aos sistemas:

Coração                                                                                       Sistema nervoso
Osso e músculos                                                                           Sistema urinário
Estômago e intestinos                                                                    Sistema circulatório
Pulmões                                                                                        Sistema locomotor
Bexiga                                                                                          Sistema digestório
Órgão feminino e masculino                                                          Sistema respiratório
Resposta aos estímulos                                                             
http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2013/11/ciencias.html

Modelo de Silabário

Modelo de Silabário


















http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2014/03/modelo-de-silabario.html

Modelos para treino ortográfico

Modelos para treino ortográfico

 
http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2014/06/blog-post_27.html 

Atividades de matemática para o 3º , 4º e 5º ano


Atividades de matemática para o 3º , 4º e 5º ano

> 
http://nomundodasatividades.blogspot.com.br/2014/06/atividades-de-matematica-para-o-3-4-e-5.html