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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ATIVIDADES PARA 7 DE SETEMBRO




http://www.atividadessetedesetembro.com.br/

Atividades para 7 de setembro

Atividades para 7 de setembro

Com a chegada da semana da pátria, se torna cada vez mais comuns as atividades cívicas que têm como objetivo estimular os alunos a pensarem e respeitarem mais a Pátria. Seja por meio de procedimentos como estudar a letra do hino nacional ou mesmo cantá-lo perfilados no pátio, é importante que a data não passe em branco. Por isso mesmo é que trazemos várias sugestões de atividades educativas que estimular e ajudam professores a fazer um bom trabalho em sala de aula com seus alunos. As imagens abaixo são, ora pra servir de modelo para desenvolver as atividades, ora para imprimir e usar diretamente com seus alunos. Isso depende da resolução das imagens postadas que são, na verdade, arquivos que guardava da época em que trocava materiais com outros professores num grupo que mantinha numa rede social.
Baixe os arquivos e use conforme achar melhor.

PROJETO ESCOLAR: 7 DE SETEMBRO com atividades

Este projeto foi retirado do blog http://smecverdelandia.blogspot.com.br/.


INTRODUÇÃO:


Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.


2. JUSTIFICATIVA:


O “Projeto Escolar: A Escola proclamando a Independência do Brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade, sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.


3. OBJETIVO GERAL:


Comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.


3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Levar o aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de 1822;
Cantar o hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
Explicar aos alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e entendimento da mensagem do Hino;
Cultivar no aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da sua própria;
Envolver a comunidade na comemoração dessa data;
Realizar a culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)


4. DESENVOLVIMENTO:


O desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está expostos na sala de aula para o dia da culminância. 


5. AVALIAÇÃO:


Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença, realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.


6. SUGESTÕES:


Segue em anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma sugestão de teatro sobre o tema.



ATIVIDADES













INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.

Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal, portanto é importante entender a história desde o começo:

A Família Real chega ao Brasil

Com a chegada da Família Real ao Brasil, começa a se delinear uma nova condição econômica, pois, em 1808 com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia, atendendo assim aos interesses da elite agrária brasileira. Apesar de ainda ser um momento inicial da história, esse episódio, que marca a política de D. João VI no Brasil, é considerada a primeira medida formal em direção à independência.

Revolução Constitucionalista e Revolução Liberal do Porto

É claro que os aristocratas portugueses não gostaram nada dessa situação, pois perdiam cada vez mais espaço no cenário político, assim, passam a alimentar um movimento de mudanças que culminou em uma revolução constitucionalista em Portugal.

A Revolução Liberal do Porto foi outro movimento marcante da época que tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil novamente à condição de colônia.

Decorrente desse movimento os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de “Cortes” que tem como protagonistas as principais figuras políticas lusitanas exigindo que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para e legitimasse as transformações políticas em andamento.

Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.



Príncipe Regente e novas diretrizes

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.


Então pouco depois que assumiu, Dom Pedro I passou a tomar medidas em favor da população e começou a ganhar prestígio. Suas primeiras medidas foram baixar os impostos e equipar as autoridades militares nacionais às lusitanas. Inicia-se um dos momentos mais conturbados desse período, pois essas ações desagradaram muito as Cortes de Portugal que exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.




A pressão portuguesa despertou a elite econômica brasileira para o risco que de um novo domínio e o retorno ao estado de colônia. Assim, os grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I e incentivá-lo a ser líder da independência brasileira.

No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram seu auge, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado solicitando a permanência e Dom Pedro no Brasil.

Neste contexto e atendendo a demonstração de apoio, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico". Dom Pedro I reafirmou sua permanência no cenário político brasileiro e atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros e esse dia passou a ser conhecido em nossa história como o Dia do Fico.


Finalmente a Independência!

Dom Pedro I logo teve a iniciativa de incorporar figuras políticas brasileiras que eram a favor da independência aos quadros administrativos de seu governo. Ele também decretou que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.

Foi justamente essa medida que tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável e, em uma última tentativa, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.

Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I fez uma declaração oficial afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.



D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei. 


Curiosidade

Um dos primeiros a reconhecer o Brasil como uma nação foram os Estados Unidos. O reconhecimento de Portugal só veio em 1825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.



http://www.smartkids.com.br/passatempos/independencia-do-brasil.html