IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 24 de maio de 2015

VOCÊ SABE ANALISAR A FOLHA DE DADOS DO SEU PAINEL SOLAR?

VOCÊ SABE ANALISAR A FOLHA DE DADOS DO SEU PAINEL SOLAR?

Temperatura e potência do Painel Solar


PARTE 1 - TEMPERATURA E POTÊNCIA DO PAINEL SOLAR

 


Será que um painel solar com uma potência máxima de 260Watts (Power Output - Pmax) realmente produz 260Watts por hora quando está em seu telhado sob o sol escaldante?

Resposta curta: Não!

Painel Solar - Condições Padrão de Teste (STC)

 


A classificação de potência máxima em Watts (Pmax) que os seus painéis solares são classificados é o que todo mundo se refere quando falam em "tamanho do painel solar" ou “potência do painel solar”. Se o seu instalador ou vendedor falar de um painel solar de"250W ou 300W painel" eles estão falando sobre a classificação de "potência máxima" dos painéis fotovoltaicos. Esta classificação baseia-se na produção de energia medida em  condições de laboratório, "Condições Padrão de Teste" (STC - Standard Testing Conditions) que não representam as condições reais aqui no Brasil.

As condições de laboratório foram estabelecidas para manter a uniformidade nos padrões de medição dos painéis solares, ou seja, para que se compare "maçã com maçã" e não "maçã com banana". A razão pela qual foi criado um padrão mundial de teste é porque, como você vai ver abaixo, os painéis solares tem a sua produção de energia impactada por fatores variados.

Sob estas condições de laboratório, a placa solar é submetida a uma fonte de luz (termo técnico: irradiância) medida a 1000W por metro quadrado. Em comparação com a vida real os 1000W / m² são equivalentes a um sol forte.

Isso em si não é um problema, aqui no Brasil temos sol forte e esta irradiância de 1000W / m² é extremante comum e, em alguns lugares, inclusive pode ser maior ainda. O questão é que a potência nominal do painel solar nas Condições Padrão de Teste baseiam-se em um painel com uma temperatura de 25 ° C.

Pense nisso por um segundo. A temperatura do painel solar fotovoltaico é a temperatura que o próprio painel vai ficar quando estiver instalado em seu telhado. Esta temperatura é fundamental para o funcionamento do painel solar, pois todos os painéis solares perdem eficiência quando eles aquecem sob o sol escaldante.

Isso significa que, para produzir a sua potência máxima nominal (Pmax), conforme ele é classificado na ficha técnica, o painel solar não pode ficar mais quente do que 25 °C. Na prática, um painel solar instalado no telhado da sua casa ou empresa, ficará, em média, apx 20 °C mais quente do que a temperatura ambiente daquele dia (Imagine um grande painel preto exposto ao sol o dia inteiro no seu telhado – ele vai ficar quente!). Ou seja, um dia que a temperatura ambiente estiver em 25°C o seu painel solar vai estar, provavelmente, com uma temperatura de apx 45°C.

Desta forma você dificilmente consegue obter a potência nominal (Pmax) de seus painéis solares nem um dia quente no Brasil. Que fique claro que isso não é um problema, mas sim uma característica do material do qual os painéis solares são feitos.


Painel Solar - Temperatura Nominal de Operação da Célula

 


A boa notícia é que você pode calcular rapidamente quanta energia você vai produzir, no mundo real, analisando a ficha de especificações técnicas do painel solar (também conhecido como ficha de dados do painel solar). Todos os fornecedores respeitáveis irão lhe fornecer isso como parte do seu orçamento.

Exemplo de ficha técnica de um painel solar:

Folha de especificação do painel solar sunedison
Fonte Foto: SunEdison 

Veja como calcular a potência máxima de seus painéis solares em condições reais analisando a ficha de dados do painel solar:

Primeiro, procure na folha de especificações a parte que contém as "características de temperatura" (Em inglês: “TEMPERATURE COEFFICIENTS AND PARAMETERS ou THERMAL CHARACTERISTICS”). Procure nesta parte da folha pela Temperatura Nominal de Operação da Célula (Em inglês NOCT - Nominal Operating Cell Temperature) e o "Coeficiente de temperatura de Pmax" (Em inglês: “Temperature coefficient of Pmax.”) Veja na figura abaixo do que estamos falando:

Características térmicas do painel solar
Fonte Foto: Yingli

NOCT é a temperatura que o painel solar chegou no laboratório, quando submetido a 800W / m² de irradiância (um dia de sol moderado) a uma temperatura ambiente de 20°C e um vento de 1m/s. Portanto, é uma medida mais realista da temperatura que seus painéis provavelmente irão operar em um dia normal no seu telhado. Aqui você pode ver que o painel em questão chegará a 46°C nestas condições.

Todos os painéis solares perdem eficiência quando aquecem. O "coeficiente de temperatura de Pmax" nos diz o quanto de energia ele perde para cada °C que o painel estiver mais quente do que 25°C (Lembre-se que 25°C é a temperatura do painel em condições de laboratório - condições padrão de teste - (STC). O painel acima da Yingli vai perder 0,42% da sua potência máxima para cada grau acima de 25°C.

NOCT nos disse que este painel solar irá normalmente atingir 46°C. Veja como é fácil calcular quanto % este painel vai perder de eficiência:

46°C - 25°C = 21°C => 21 x 0,42% = 8,82%

Ou seja, a potência máxima real deste Painel Solar em questão ficará em média 8,82% abaixo daquela informada na folha técnica. Então, este Painel com potência nominal informada de 260Watts em condições padrão de teste, na vida real terá por volta de 237Watts de potência, ou seja, aproximadamente 8,82% menos que os 260Watts informados na ficha.

Este é um número melhor de usar em com a potência máxima nominal nas condições padrão de teste em laboratório (STC), porque leva em conta o desempenho dos painéis submetidos a uma temperatura mais aproximada da vida real no Brasil.

Em alguns países como nos EUA a potência que acabamos calcular acima é informada já na ficha técnica. E ainda melhor do que isso, se o painel é aprovado para uso na Califórnia, eles realmente mediram a potência em um laboratório independente de modo que você não precisa confiar somente nos dados informados pelo fabricante. Quando eles começaram a fazer isso, em 2009, descobriram que os números reais dos painéis solares medidos nos laboratórios californianos eram piores do que as especificações informadas pelos fabricantes por uma média de 6%.  Como curiosidade, veja a lista de painéis testados na Califórnia desta maneira e confira o modelo do seu painel e o desempenho dele em comparação com a informada na ficha técnica.

http://www.portalsolar.com.br/blog-solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário