Projetos de leitura e escrita: Organização da prática docente
Os projetos de leitura e escrita são fundamentais para a organização da prática de ensino de Língua Portuguesa.
Uma forma possível de organizar o trabalho prevê a elaboração de um produto final,voltado necessariamente a um público externo e distante da sala de aula — por exemplo,comunidade escolar ampliada, jornal do bairro, pessoas que circulam em determinado ponto de ônibus ou metrô.
Esse é um aspecto importante para a aprendizagem de Língua Portuguesa, pois quando se produz textos para interlocutores com os quais não se tem relações de grande familiaridade, é necessário definir explicitamente a imagem que se tem do interlocutor pretendido, para adequar o texto a ele. Da mesma forma, também é necessário definir as condições nas quais o texto circulará.
Escrever para pessoas que circulam em pontos de ônibus, rodoviária ou estação de metrô, traz para o escritor desse texto a necessidade de produzir algo que seja do interesse desse leitor, com linguagem, estrutura e chamadas que despertem a sua atenção. Caso contrário, o texto será descartado imediatamente.Essa habilidade de antecipar a imagem do leitor e as demais condições de circulação e divulgação do texto — em que gênero será organizado, para qual leitor, com qual finalidade, em que portador, em que esfera de comunicação — é fundamental no processo de escrita.Isso porque, é a adequação do texto a essas características — que acabam por compor o contexto de produção do texto —, que vai torná-lo mais ou menos eficaz.
Quando se escreve para o professor, para o colega de classe, ou, ainda, para os pais, há a possibilidade de esclarecimento do leitor durante o processo de leitura do produto final, já que a
leitura, nessa situação, será feita na presença física do produtor do texto. Quer dizer, os leitores poderão solicitar esclarecimentos sobre o texto diretamente ao escritor, dispensando-o da tarefa de antecipação das imagens e adequação do texto a elas. Esse exercício é muito importante no processo de produção de textos que circularão nas instâncias públicas de linguagem — ruas, clubes, igrejas, academia, mídia impressa, televisiva e radiofônica, por exemplo —, objeto fundamental de trabalho na escola.
Esses projetos podem priorizar a leitura, a escrita, ou ambas, quando se tratar de linguagem escrita, ou a escuta, a fala, ou ambas, quando se tratar de linguagem oral. De qualquer maneira, tais práticas nunca serão tratadas de maneira isolada, articulando-se, necessariamente, no desenvolvimento dos projetos.
Um aspecto fundamental para que o projeto possibilite uma efetiva aprendizagem, é a necessidade de se definir e explicitar, antecipadamente, todas as condições de produção dos 2 textos, as etapas de desenvolvimento do projeto, a forma de avaliação e auto-avaliação dos produtos.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling
Equipe EducaRedeProjetos de leitura e escrita II: alguns exemplos
1. De escrita
Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens danarrativa.
Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas.
Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelo aluno.
Produzir uma coletânea de contos policiais e detetivescos elaborados pela classe.
Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados pela classe.
Produzir uma entrevista sobre o perfil dos alunos de determinada serie.
2. De leitura
Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre clonagem, transgênicos, pesquisas a respeito do genoma humano, perdas que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo etc.).
Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar a escolas de portadores de deficiência visual.
3. De leitura e escrita
Produzir um suplemento de resenhas críticas.
Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela classe.
Produzir legendas para uma exposição temática.
Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.
4. De linguagem oral
Organizar um seminário sobre tema de interesse da classe.
Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica.
Realizar uma apresentação expositiva sobre o estande da classe na Mostra de Trabalhos organizada na escola.
Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social.
Realizar uma entrevista sobre o perfil dos alunos de determinada serie.
Texto de: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede
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