Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.
Hoje a coluna Segurança Digital volta a um tema que nunca deve ser esquecido: backups. Um backup é uma cópia adicional ou cópia de segurança dos dados. Graças a ele, seus arquivos continuam acessíveis, mesmo com uma falha de software ou hardware que impeça o funcionamento normal do computador.
Ter algum arquivo em um pen drive ou DVD não é suficiente para ele ser considerado um backup, a não ser que aquele arquivo também esteja disponível no disco rígido do seu computador ou até mesmo em um algum serviço on-line – na chamada "nuvem". O importante é que o arquivo esteja disponível em mais de um lugar.
Como medida de proteção, o backup é uma das mais trabalhosas para usuários domésticos, porque a estrutura para automatizar backups costuma ser cara. O preço por gigabyte de soluções como armazenamento em rede (NAS – Network Attached Storage) é alto, em parte porque esses aparelhos são direcionados ao mercado de pequenas ou médias empresas.
Infelizmente, o backup é uma medida insubstituível: não há antivírus, postura ou atitude que possa evitar que seu computador apresente defeitos que eventualmente impeçam o acesso aos dados.
Backup de dados no celular: a nuvem vale a pena?
Manter os dados do celular protegidos com o backup na "nuvem" é conveniente: em muitos casos basta instalar um aplicativo ou mesmo usar funções do próprio sistema operacional do telefone para que os dados sejam imediatamente enviados quando uma conexão wi-fi estiver disponível. Não será preciso se preocupar com as fotos e vídeos que você captura com o celular, portanto.
Entretanto sempre há um risco em qualquer atividade. Esse risco pode ser mais ou menos evidente, mas está lá. Com raras exceções, a busca por mais segurança costuma trazer uma perda de conforto ou conveniência.
E essa conveniência tem um preço: como o recente vazamento de fotos de famosas nos mostrou, o armazenamento em nuvem também aumenta a possibilidade de que seus dados sejam acessados por hackers. Por outro lado, muitos serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o Dropbox, OneDrive e o iCloud, exigem a autenticação de dois fatores, em que um código gerado ou recebido no celular é usado para acessar o serviço junto com a senha.
Caso você queira fazer o seu backup na nuvem, o uso desses recursos é altamente recomendado. Mas usar duas senhas em vez de uma só na hora de realizar o acesso também é menos conveniente.
A alternativa é copiar manualmente os dados do seu celular para seu computador. O backup não será tão simples, mas o acesso a eles numa eventual falha do celular
Backup no PC: sincronizando dados
Ferramentas de backup costumam ter ênfase na compactação de dados, porque isso diminui a quantidade de informação que precisa ser armazenada. É um pensamento para grandes empresas, que precisam armazenar muitos dados. No entanto a compactação cria dificuldades na hora de acessar os arquivos que foram compactados.
Assim, é mais fácil realizar uma cópia simples: um "CTRL-C / CTRL-V" dos arquivos que você quer salvar. Há, porém, alguns problemas com isso: quando você atualizar o seu backup, que é algo que você deve fazer periodicamente (como o título sugere, toda semana, pelo menos), todos os arquivos serão copiados, mesmo aqueles que não mudaram.
Isso é especialmente ruim se você estiver usando um pen drive para armazenar o seu backup. A memória usada em pen drives possui um limite de escrita, da maneira que quanto mais dados você escrever, menos tempo ela vai durar. Não é interessante, portanto, regravar arquivos que não mudaram.
A solução para isso está na sincronização: o uso de um software capaz de comparar os arquivos, determinar quais mudaram e copiar somente o que mudou.
Existem vários programas que oferecem essa função. Dois exemplos gratuitos são o Freefilesync (site oficial) e o Synkron (site oficial). Ambos estão disponíveis em português (ver fotos abaixo).
O princípio de funcionamento desses programas é o mesmo: deixar duas pastas com conteúdo idêntico, copiando apenas o que foi modificado desde a última sincronização. Você pode agendar sincronizações para facilitar, mas não há necessidade disso: basta conectar o seu pen drive ao computador e sincronizar sua pasta de conteúdos com o pen drive.
O processo de sincronização pode ir nas duas direções (se o disco de backup tem um arquivo mais novo, ele será copiado para seu computador). Mas cuidado com isso: se os arquivos dos dois lados foram modificados, um deles será perdido. O ideal é não trabalhar nos arquivos da unidade de backup.
Com esse processo simples de sincronização, você pode manter o seu backup atualizado sem muito trabalho e prolongando a vida útil da sua unidade de backup.
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/ja-fez-seu-backup-da-semana-veja-dicas-para-proteger-seus-dados.html
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