IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 8 de novembro de 2014

Pacotão de segurança: vírus em atualização falsa do Flash Player

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

>>> "Atualização de Player" ao ver vídeo na web
Ao visualizar um vídeo na internet, apareceu uma janela do Chrome pedindo para atualizar o player. Como aparecia o logo do Google Chrome, instalei a atualização e junto instalou o vírus Omigaplus. Varri a internet sobre como remover esta praga e consegui retirar dos navegadores, porém agora não consigo mais atualizar o antivírus (avira free). Será que é esta praga que está impedindo a atualização? Como faço para resolver o problema, pois a ferramenta indicada em vários sites (Spyhunter) apenas faz a varredura e não elimina a praga. Você poderia me ajudar?
Maurício Costa

Há muitos "guias de remoção de vírus" na web que são apenas publicidade. Em vez do Spyhunter, tente softwares como o AdwCleaner e o MalwareBytes Anti-Malware (MBAM).

E ainda antes de tentar essas ferramentas, vá até o Painel de Controle, em "Adicionar ou remover programas" e verifique se o Omiga Plus está presente na lista. Em alguns casos, é possível desinstalá-lo dessa forma, embora talvez ainda seja necessário restaurar as configurações de pesquisa do navegador.

Se mesmo assim não for possível remover o programa, você terá de buscar auxílio específico para seu caso em fóruns na internet ou com um técnico especializado.

Dito isso, é importante ressaltar que em nenhum momento será preciso atualizar o Flash Player no Google Chrome. Isso porque o Google Chrome já acompanha o Flash Player em sua instalação, e o navegador atualiza o plugin automaticamente. Repito: jamais, em nenhuma circunstância, será preciso baixar ou atualizar o plug-in do Flash para o Google Chrome.

Para outros navegadores, o Flash apresenta uma janela de atualização separada do navegador.


(Exemplo de fraude usando tema do Flash Player)

Praticamente todas as vezes que um site afirmar que é preciso baixar algo para visualizar um vídeo, isso se trata de uma fraude ou golpe e seu computador será infectado por um vírus ou terá um programa indesejado instalado como resultado. Essas janelas devem ser fechadas ou ignoradas, mesmo quando forem exibidas por sites legítimos. Isso porque essa temática é uma das preferidas por hackers quando eles inserem anúncios maliciosos ou invadem sites.

Caso você ache que precise instalar o Flash, visite o site oficial da Adobe neste link.



>>> Identificando serviço seguro de VPN
E como identificar se um serviço de VPN, oferecido de forma paga ou gratuita, é confiável? Quais os critérios a serem observados?
Cassius Clay

Cassius, veja o seguinte: serviços de Rede Virtual Privada (VPN) destinados ao público geral são oferecidos para quê? Em muitos casos, são para pessoas que querem realizar atividades ilícitas na web. Como um serviço oferecido para esse público, nessa circunstância, pode ser considerado "confiável"?

A tecnologia de VPN é usada por empresas para fins lícitos, sem dúvida, mas essas são redes privadas, como o nome sugere. Um serviço público de VPN que apenas faz a intermediação do seu acesso à web, no entanto, serve apenas de "proxy" e não cria de fato uma "VPN" no sentido tradicional, embora use a mesma tecnologia.

Então, se você quiser adquirir um serviço de VPN, você terá que ficar atento para o marketing. Muitas empresas de VPNs "anônimos" já forneceram informações à Justiça, guardam dados dos seus usuários ou mesmo podem ter problemas judiciais por não cumprirem a lei.

Quanto mais absurda for a promessa de um serviço, maior a probabilidade de que ele pode não estar cumprindo com o que vende ou não ser mantido por uma equipe competente. Sempre há exceções, claro, mas em tudo há um risco.

Como eu disse a você em outra resposta, em algum momento você terá de confiar em alguém e assumir riscos. Mas é preciso analisar a natureza do serviço que está sendo contratado. Às vezes, a própria proposta é falha e não merece confiança.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário