IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 8 de novembro de 2014

comprar na internet é seguro?

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

>>> Compras pela web
Gostaria de saber se fazer compra pela internet é seguro. Obrigada.
Roseli Andrade

Sempre há um risco em qualquer atividade, Roseli. Quando você compra uma mercadoria pessoalmente, ela pode ter um defeito ou vício oculto, ser falsificada ou ter uma origem duvidosa que dificulte a obtenção de suporte técnico ou garantia, por exemplo. Mesmo esse produto adquirido pessoalmente pode não estar de acordo com aquilo que foi ofertado.

Da mesma forma, uma loja física pode ter seu sistema comprometido por um hacker de maneira que a leitora do cartão do estabelecimento esteja roubando informações dos cartões. Foi o que aconteceu nos Estados Unidos com as redes de varejo Target e Home Depot.

Na web os riscos também existem. Há risco de a mercadoria não ser entregue ou não estar de acordo com o anunciado. E há medidas que você pode adotar para reduzir as chances de ter problemas.

Segurança do computador: Não use computadores públicos para fazer compras. No seu computador pessoal, proteja-se com atualizações de software, antivírus e com cuidados na navegação on-line. Você precisa proteger o seu PC para resguardar seus dados e sua privacidade, portanto esse cuidado não é exclusivo para compras na web.

Segurança da loja on-line: Isso é difícil de determinar. Esqueça selos de segurança e coisas do gênero. Observe o cadeado de segurança que a loja deve exibir quando você realiza o cadastro e quando digita informações sensíveis, como sua senha ou o número do cartão de crédito.

Confiabilidade da loja: Assim como no mundo fora da internet, o ideal é fazer negócio com quem você conhece e confia. Não adianta querer pular em uma superpromoção quando ela aparece na sua frente se você não conhece a loja. O ideal é realizar compras de baixo valor para conhecer como a loja funciona, saber como ela lida com prazos, com a entrega e com o atendimento pós-venda.

Pesquisas on-line ajudam, sem dúvida, mas, como no mundo real, há lojas boas e ruins, e também há sorte e azar. Com as suas experiências e as experiências de conhecidos em quem você confia, você poderá conhecer melhor as lojas on-line e comprar nas de sua preferência.

Se o seu computador está protegido e a loja for de qualidade, não tem erro, Roseli. Comprar na internet é seguro e confortável. E a lei brasileira garante o direito de desistir da compra em até 7 dias da data de entrega, caso o produto não seja como você queria.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário