IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Saiba como reaproveitar computadores antigos para acessar a internet



Sabe aquele PC antigo que funciona perfeitamente, porém está muito lento para execução de programas simples? O Windows XP seria o sistema operacional mais indicado para esse caso, mas após o anúncio do fim do suporte pela Microsoft, é um risco desnecessário que se corre em mantê-lo instalado quando o emprego do computador é somente navegar na internet, conversar com os amigos nas redes sociais, acessar sites de bancos, assistir vídeos no Youtube e escutar músicas. 

Existem excelentes distribuições GNU/Linux destinadas a computadores com poucos recursos de hardware, e dependendo da configuração do PC o desempenho fica ainda melhor, pois não é necessária a instalação de antivírus. Nesta coluna serão apresentadas três distribuições que permitem reaproveitar computadores antigos. 

Puppy Linux
É uma das menores e mais rápidas distribuições GNU/Linux. Após instalado o sistema operacional ocupa somente 100MB (megabytes) de espaço em disco. Além de ser recomendado para computadores que não dispõem de um HD com grande capacidade de armazenamento, a execução do sistema operacional consome pouca memória RAM e recursos do processador. É possível obter uma experiência de uso satisfatória em PCs com um processador de apenas um núcleo, e 128MB de RAM. Nele já vêm instalados por padrão navegador de internet, player de músicas e vídeos, suíte de escritório, visualizador de documentos no formato PDF e editores de imagens. Há suporte para acessar sites que requeiram plug-ins do Java e Adobe Flash. Embora seja necessário um pouco de paciência durante o processo de adaptação de uso do sistema, ele apresenta uma vantagem se comparado com o Windows 8: um menu semelhante ao com o "botão de iniciar" encontrado nas versões anteriores do sistema da Microsoft. A instalação de programas é realizada em seu próprio gerenciador de pacotes, não requer conhecimentos avançados em informática para usá-lo. 

O seu instalador está disponível neste link.

SliTaz GNU/Linux
É uma distribuição semelhante ao Puppy Linux nos requisitos de sistema. Após instalado ocupa cerca de 100MB de espaço em disco. É possível executá-lo satisfatoriamente em PCs com processador de 500MHz de velocidade e 256MB de RAM. Oferece amplo suporte a impressoras, leitores biométricos e scanners. A sua interface se parece com a encontrada no sistema operacional Windows XP e no Windows 7, já vêm instalados os principais programas para o uso pessoal e é possível instalar outros programas por seu gerenciador de pacotes ou por linha de comando. 

O seu instalador está disponível neste link.

Lubuntu 
É baseada no Ubuntu, uma das distribuições GNU/Linux mais populares no mundo do software livre, mas conta com interface gráfica LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment). Por essa razão é possível instalar o Lubuntu em PCs com recursos modestos, mas, se comparado com as duas outras distribuições GNU/Linux, é a mais pesada e a que consome mais espaço em disco. O seu diferencial é a possibilidade de contar com uma das comunidades de usuários mais ativas da internet, amplo suporte a drivers e uma quantidade maior de programas disponíveis no seu repositório nativo. A instalação padrão já está pronta para o uso, pois nela vem instalada por padrão uma suíte de escritório, players de música e vídeos, navegador de internet, visualizador de documentos no formato PDF. 

O seu instalador está disponível neste link

Existem centenas de outras distribuições GNU/Linux e a possibilidade de customização em qualquer uma delas. O critério adotado para a escolha das três distribuições sugeridas nessa coluna foi o de facilidade para o usuário que não possui conhecimentos avançados em informática, a instalação de novos programas e o suporte à hardware. Para o leitor que nunca usou o GNU/Linux, será necessário uma curva de aprendizado após a instalação do sistema, devido à sua interface ser diferente se comparada com a encontrada nas versões do Windows.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/saiba-como-reaproveitar-computadores-antigos-para-acessar-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário