IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Saiba como identificar intrusos na rede Wi-Fi


Nem sempre a lentidão ao navegar na internet está relacionada à qualidade do sinal entregue pela operadora de telefonia. Problemas de configuração ou mau funcionamento do roteador também podem comprometer o desempenho da rede. 

Assumindo que a rede está em pleno funcionamento, é possível que mais usuários possam estar conectados, navegando na internet, jogando, assistindo vídeos e baixando arquivos. Nesse caso, a perda de velocidade é facilmente percebida. Na interface de administração do roteador é possível identificar todos os dispositivos conectados na rede, mas que tal usar um programa gratuito para simplificar essa tarefa?

Nesta coluna será apresentado um programa gratuito chamado "Who’s On My Wifi", com o qual é possível monitorar todos os usuários conectados na rede Wi-Fi. Esse tipo de análise é muito útil para que o leitor possa tomar alguma providência com o intuito de inibir o uso indevido da rede doméstica, como alterar a senha de acesso, o tipo de criptografia empregada na autenticação etc.

O programa
O instalador do está disponível neste link aqui, e é suportado pelas edições do Windows 7 ou versões superiores do sistema operacional. Instale e execute o programa - ao ser carregado já é possível a iniciar o rastreamento na rede. Para executar o processo, basta clicar sobre o botão ‘Scan’, e em instantes todos os dispositivos que estão conectados na rede serão exibidos, além de um resumo com as principais informações de conectividade (endereço de IP, mac address, nome do dispositivo). 


A versão gratuita do programa não permite que seja possível desconectar os dispositivos intrusos, mas dispõe de informações suficientes para que o leitor possa tomar uma ação para inibir o acesso de usuários não autorizados. Uma medida simples e eficaz nesse caso é adicionar uma senha para o acesso à rede sem fio ou, caso já exista uma, fazer a troca. 

Existe uma versão do "Who’s On My Wifi" para dispositivos móveis nos sistemas operacionais iOS e Android, pela qual também é possível identificar todos os equipamentos conectados à rede.
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/saiba-como-identificar-intrusos-na-rede-wi-fi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário