IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 25 de setembro de 2016

Caju e seus benefícios à saúde...

O caju é uma fruta genuinamente
brasileira. O suco fabricado com sua
polpa é um dos mais populares que integram o cardápio dos brasileiros. 

Seu plantio é realizado em todo o Brasil, no
entanto, por conta das condições climáticas a predominância é em regiões
nordestinas, onde ele é extremamente popular, seja para seu consumo in natura
ou como condimento na culinária, já que possui um aroma e gosto
característicos.

A fruta é caracterizada e dividida entre duas partes: o pseudofruto,
que diz respeito a sua parte mais carnosa e suculenta, facilmente reconhecida
pelas cores mais amareladas, rosadas ou avermelhadas e o fruto, que é
propriamente a castanha.


Assim como diversas frutas, o
caju também exerce importantes benefícios para a preservação da saúde. Alimentos como o caju, que possuem cores
vermelhas, amarelas e laranjas oferecem uma rica diversidade de substâncias,
entre elas: licopeno, carotenóides e betacaroteno, responsáveis por
fortificarem o sistema imunológico – defasas do organismo, bem como, auxiliam na redução do risco a doenças
degenerativas e cancerígenas.

O pseudofruto do caju, parte que
sustenta a castanha, é considerado como uma ótima fonte de vitamina C, sendo
seu teor equivalente a 200mg a cada 200 ml de suco de caju. A única fruta
que ultrapassa o caju em termos de concentração de vitamina C, é a acerola que
possui aproximadamente 1.500mg. Já as frutas cítricas, como a laranja e o limão
reunidas não superam o caju, pois a
fruta é reconhecida por apresentar até 5 vezes mais vitamina C do que a
laranja.


A vitamina C é um potente
antioxidante, cuja ação é fundamental para o reforço das defesas do organismo,
favorecendo a luta e a prevenção contra gripes, resfriados e outras doenças que
acometem o sistema imunológico e comprometem a saúde.
Na composição do caju também se encontram
compostos fenólicos, relacionados a prevenção de doenças cardíacas e gorduras monoinsaturadas, responsáveis pela
diminuição dos níveis de triglicérides. Os benefícios não param por ai, ele
ainda é conceituado devido ao ótimo perfil de fibras que apresenta, o que
favorece o bom funcionamento intestinal, além de estimular a sensação de saciedade, reduzindo a fome.

O fruto do caju, a castanha,
apresenta em sua composição propriedades que combatem fortemente a ação de
germes e bactérias, tal ação esta associada ao ácido anacárdico. Ela também é
fértil em ácidos poliinsaturados que combatem o LDL (mal colesterol).


Caju Benefícios:

– Rico em vitamina C;
– Potente antioxidante;
– Reforça o sistema imunológico;
– Fértil em fibras;
– Auxilia na redução do mal
colesterol;
– Favorece a saúde
cardiovascular;
– Melhora as funções intestinais;
– Estimula a sensação de
saciedade.


Autor: Karina Silva Farias