IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 19 de abril de 2015

BOLEIMA DE MAÇÃ E CANELA


O desafio do Grupo "Dia Um... Na Cozinha" deste mês convida-nos a partilhar uma receita de "Doçaria Portuguesa" e a minha escolha recaiu sobre a boleima. 

A boleima é um bolo típico da zona de Portalegre que me traz memórias afectivas muito positivas e que acho delicioso. Sempre que visitava algum familiar a boleima não faltava à mesa do lanche. Tem como principais ingredientes a maçã e a canela e, apesar de parecer de alguma complexidade na sua confeção, acaba por ser simples, pelo que convido todos a experimentarem!

Com este tema é fácil imaginar as tentações que vão andar por aí!... Para isso podem acompanhar as publicações na página do facebook (https://www.facebook.com/groups/181929905314399/).


Massa:


1 kg farinha
2 dl água
10 grs fermento de padeiro
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavado


Recheio:


5 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
canela em pó q.b.
3 maçãs reineta


Comece por dissolver o fermento de padeiro com a água morna. Junte à farinha e amasse muito bem. Acrescente o açúcar e o sal e continue a amassar até obter uma bola. Polvilhe-a com farinha e cubra-se com um pano guardando-a num local quente para aumentar de volume.


Amasse a massa com o azeite, salpicando com farinha se necessário. Divida a massa em duas partes iguais.


Unte um tabuleiro de ir ao forno com azeite.


Estenda a massa e forre o tabuleiro. À parte misture o acúcar com a canela e polvilhe a massa. Disponha generosamente as maçãs descascadas e laminadas e volte a polvilhá-las com a mistura do açúcar com a canela. Coloque a massa restante estendida por cima das maçãs. Polvilhe, por fim, com o resto do açúcar e da canela.


Deixe levedar cerca de uma hora.


Leve ao forno a 200ºC cerca de 45 minutos.


Deixe arrefecer e corte em quadrados. Se não conseguir resistir, prove-a no próprio dia em que a fizer, mas eu aconselho a guardá-la para o dia seguinte... acho que fica muito melhor, os sabores já se interligaram e sabe mesmo áquela que trago na memória!

http://1toquedecanela.blogspot.pt/2014/04/boleima-de-maca-e-canela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário