IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 18 de janeiro de 2015

PARA RECORDAR: Volkswagen Fox: o Voyage que imigrou para os EUA


O Volkswagen Fox hoje é um hatch compacto projetado e vendido no Brasil, mas nos anos 80 e 90 do século XX, o nome Fox foi usado para batizar as versões do Voyage e Parati exportados pela Volkswagen do Brasil para a América do Norte.
O Fox foi nos EUA e Canadá como um modelo sub-compacto da categoria de entrada, entre 1987 a 1993, sendo que no período foram comercializados cerca de 200.000 unidades nesses mercados.


Inicialmente ele foi oferecido em versões sedã de duas e quatro portas, e também em versões Station Wagon (perua) com duas portas. 


O interior dos Fox e Fox Wagon, totalmente reformulado em relação aos vendidos no Brasil até então, trazia o painel com comandos em formato de satélite que podiam ser acionados com as mãos no volante. A partir de 1988 esse interior foi adotado nos modelos brasileiros.


O VW Fox foi vendido nos EUA com o motor quatro cilindros 1.8 (AP-800) associado a uma caixa de transmissão manual de quatro marchas, sendo o que modelo "GL", esportivo, vinha com caixa de cinco marchas, também manual. Esse motor tinha como diferencial em relação ao vendido no Brasil o fato de contar com um um sistema de injeção eletrônica Bosch KE-Jetronic, de apenas um injetor. 


Posteriormente, os modelos 1990 a 1993 vendidos nos EUA vieram com o sistema Bosch Digifant, de quatro injetores (um para cada cilindro).


O Fox vendido no Canadá adotou sempre o modelo K-Jetronic, com injetor único e sem sensor de oxigênio para fazer o gerenciamento do fluxo de injeção.


O motor era ajustado para requisitos dos EUA e a potência caiu para 81 cavalos. O Fox não oferecia, nem como opcional, nem direção hidráulica e tampouco transmissão automática.


O consumo homologado do Fox com cambio de 4 marchas nos EUA era de 10,2 Km/l, no ciclo combinado cidade e estrada. Já o modelo de cinco marchas, mais esportivo, tinha consumo de 9.7 Km/l nas mesmas condições. 


O Fox também tinha alterações em relação ao modelo vendido no Brasil. Os faróis, nos primeiros modelos, eram quadrados, com lâmpadas de halogênio e selados.


Em 1991 a Volkswagen promoveu alterações na linha, sendo que a frente ficou similar aos modelos vendidos no Brasil.


Entretanto os para-choques eram diferenciados em relação ao modelo vendido no Brasil, por adotar uma textura mais brilhante, e por contar com a parte inferior pintada na cor do carro.


A lateral trazia novas calotas, com um visual mais limpo.


E a traseira também ficava similar à aplicada nos modelos nacionais, com a mesma lanterna, porém com tonalidades diferentes.


Além das alterações estéticas, em 1991 a Volkswagen deixou de oferecer a Fox Station Wagon nos EUA.


No mesmo ano o modelo de duas portas saiu de linha nos EUA. Em 1993 a VW do Brasil encerrou a exportação do modelo para os EUA. Veja mais modelos antigos do Gol e Voyage clicando aqui.

http://www.car.blog.br/2015/01/volkswagen-fox-o-voyage-que-imigrou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário