Hortelã
Hortelã – Mentha spicata, Mentha piperita – Família: Lamiaceae
Existem diversas espécies de hortelã. Normalmente chamamos de menta ou hortelã-pimenta as que têm notas de mentol e deixam a boca mais fresca.
A folha da menta é mais fina e aveludada. Enquanto a hortelã é mais adocicada e tem um toque cítrico.
É a hortelã que normalmente usamos na cozinha, enquanto a menta é usada na confecção de balas, chicletes e pasta de dentes.
Utilização na culinária
Na cozinha ocidental a hortelã é muito usada em doces, mas eu adoro em comida salgada, principalmente com carnes. E na canja não pode faltar! Pode?
É utilizada para aromatizar legumes como cenouras, beterrabas, ervilhas e abobrinha. Combina bem com berinjela, tomate e pepino e em saladas. Veja essa salada de folhas com hortelã.
Combina com molhos variados, principalmente com os feitos a base de iogurte.
Tradicionalmente faz par com carne de carneiro, normalmente em forma de geleia ou molho e também combina bem com frango, porco e vitela.
É essencial ao tabule e ao quibe. E é adicionada a curries, chutneys e a pratos apimentados para equilibrar os sabores.
Em receitas doces combina com frutas, como em uma boa salada, com sobremesas cremosas e com chocolate, e é muito presente na decoração de pratos. Quem nunca achou uma folhinha em uma sobremesa de restaurante?
Ela entra na composição de muitas bebidas e drinks, chás e sucos de fruta, como o já tradicional suco de abacaxi com hortelã.
Eu adoro infusão de hortelã bem quentinha para o inverno e gelada no verão.
Os marroquinos adicionam chá verde e açúcar, a hortelã quebra o amargor do chá e a mistura é um ótimo digestivo. Sempre que estou entulhada faço um chá assim e em poucos minutos já posso comer outra vez. Ou podia quando era mais nova! Agora é melhor dormir mesmo.
Antes de usar amasse as folhas para extrair melhor seu sabor.
Hortelã desidratada
A hortelã desidratada é encontrada em mercados e principalmente em Empórios árabes. Ela é vendida em pedaços pequenos por que se quebra com facilidade. Normalmente tem cor verde escura.
Essa hortelã seca tem sabor forte e pungente e tem poucas notas adocicadas. É a versão preferida em pratos de cozimento longo e com sabores fortes e apimentados. É muito usada na Grécia e no Oriente Médio. Nesses locais ela é usada por escolha e não para substituir a erva fresca.
Junto com outras ervas e temperos aromatiza bolinhos e recheios de carne. Também funciona bem em marinada para carnes.
Ela fica muito interessante se usada em sopas de feijão e lentilha e em ensopados.
Experimente usar a erva seca como os turcos: ligeiramente refogada na manteiga ou azeite para finalizar pratos como sopas e ensopados de carne.
Armazenamento
Eu gosto de lavar e higienizar a erva fresca, secar e armazenar em potes ou saco plástico fechado. Duram por mais de uma semana na geladeira.
A erva seca deve ser armazenada em potes fechados, longe do calor e umidade.
http://www.aromasesabores.com/2013/09/salada-de-folhas-com-morangos-e-queijos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário