IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 18 de janeiro de 2015

Como lavar, higienizar e armazenar ervas frescas e hortaliças

Como lavar, higienizar e armazenar ervas frescas e hortaliças


Já faz uns anos que penso em dar algumas dicas sobre a higienização de verduras! Enfim consegui. O que me levou a escrever foi essa onda de calor regado a muita salada e sucos verdes. Incluí também uma boa dica de como deixar as folhas na geladeira verdinhas e frescas por mais tempo.

Nossas hortaliças e legumes em geral são muito mal tratados. Você já viu os caixotes de madeira onde ficam? E os ratos, baratas e outros bichos que transitam pelos hortomercados espalhando todo tipo de doença?

Tem até alguns feirantes que usam a água do rio Maracanã para regar as folhas que vendem. Não é lenda, uma tia já viu e me contou horrorizada.

Aí você compra aquela couve verdinha e fresca, passa uma aguinha, bate um suco verde e acha que está comendo saúde? Você pode dar sorte, mas o risco de contrair alguma bactéria é grande.

A maioria das pessoas se preocupa com os bichos que ela pode ver como lesmas e cia, mas o maior perigo são os bichinhos que não vemos. Para nos livrar deles é que devemos higienizar com água clorada.

Chega de papo, vamos lá! Veja algumas instruções abaixo. É muito simples e fácil mas os detalhes importam.

As dicas são válidas para ervas, verduras, legumes e frutas em geral. Se você for cozinhar sua hortaliça a higienização não é necessária. Mas lave bem!


1° - Lavagem

Desamarre as ervas ou hortaliças amarradas. Muitos dos funcionários de restaurantes que conheci gostam de pular essa parte! Eles acham que a sujeira vai sair nadando sozinha...

lave sua erva, uma a uma quando forem grandes, em água corrente para tirar a sujeira que vemos(terra e outras coisitas) e parte do agrotóxico.

Uma boa maneira de lavar ervas e folhas pequenas (e economizar água) é como na foto abaixo, encha uma bacia com água e sacuda os raminhos dentro d'água como na foto abaixo.

As alfaces e folhosos crespos e roxos enganam e merecem mais atenção.

2° - higienização

Encha uma bacia com água medindo a quantidade de água. Coloque uma colher de sopa de água sanitária (10 ml) para cada litro de água. Ou seja, se na sua bacia cabem 2 litros de água, coloque 2 colheres de sopa de água sanitária.

A água sanitária usada não deve ter cheiros nem outro tipo de produto. ela deve conter somente cloro. Você pode comprar também produtos especializados para higienização, mas na minha opinião é gastar dinheiro à toa.

Coloque as folhas lavadas ali dentro. As folhas devem estar imersas na água. Coloque um prato por cima (ou outro peso) se as folhas ficarem acima da linha da água. Tem gente que acha que as folhas que estão boiando "na boa vida" vão pegar o cloro como pegamos o bronzeado do sol... Não vão!

Deixe as folhas imersas por 20 a 30 minutos.

Retire as folhas com as mãos sem retirar a água junto. Você vai ver o porquê na próxima foto.

Enxague - Passe as folhas outra vez pela água corrente para retirar o excesso de cloro.


Está vendo na foto abaixo? Essa é a água do molho, saiu sujeira da folha mesmo depois de serem cuidadosamente lavadas em água corrente. Se você escorrer tudo junto essa sujeira vai voltar para a folha.

Pronto! Suas folhas estão limpinhas, prontas para comer. Mas muito cuidado nessa hora. Pegar as folhas higienizadas com mãos sujas é ter tido trabalho à toa.


3° - Armazenagem

As folhas higienizadas vão durar um pouco mais de tempo na geladeira. Mas para isso elas devem estar bem secas. Utilize um secador de folhas ou use papel toalha.

Forre uma caixa plástica com papel toalha e coloque as ervas ou verduras e feche. Guarde em geladeira. Assim ficam prontas para usar a qualquer hora.

A salsa, hortelã e cebolinha se conservam assim por aproximadamente uma semana, às vezes mais, a alface comum e crespa também. A alface americana deve ser consumida logo após lavada porque fica com pontos mais escuros.

O manjericão também é mais delicado e dura poucos dias. Veja aqui uma maneira legal de congelar o manjericão.

Quanto mais fresca estiver a folha ao ser comprada e tratada mais tempo vai durar.

As folhas podem também ser colocadas em sacos plásticos para alimentos como na foto abaixo. É dessa forma que transporto as hortaliças para os clientes do meu buffet.

Aprendi a guardar as ervas em caixinhas assim quando fiz estágio no restaurante Daniel.

http://www.aromasesabores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário