IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 29 de maio de 2016

REGIÃO SUDESTE -- GEOGRAFIA DO BRASIL -- A região Sudeste do Brasil é conhecida pelas concentrações demográficas, urbanísticas e econômicas, captando consigo a maior parte da população brasileira.

REGIÃO SUDESTE -- GEOGRAFIA DO BRASIL -- A região Sudeste do Brasil é conhecida pelas concentrações demográficas, urbanísticas e econômicas, captando consigo a maior parte da população brasileira.

A região Sudeste é uma das cinco regiões estabelecidas pela divisão regional do Brasil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando uma área territorial de 924.511quilômetros quadrados.

Embora conte apenas com quatro unidades federativas, a região Sudeste é a mais populosa do país. Segundo dados do IBGE referentes às estimativas para o ano de 2013, a região alcançou os 84,4 milhões de habitantes, sendo que quase 20 milhões destes habitam a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. É também na região Sudeste que se registram as maiores densidades demográficas do país, com uma média de 91,3 habitantes para cada quilômetro quadrado.

Além de concentrar a maior parte da população brasileira, a região Sudeste também concentra a maior parte da renda média da população, sendo a região que mais contribui com o Produto Interno Bruto do Brasil. Trata-se de um reflexo histórico, pois essa região carregou sobre si a maior parte dos investimentos e produções agrícolas, sobretudo na era da economia cafeeira, sendo também a primeira área do território nacional a industrializar-se.

Apesar de ser considerada a região mais moderna do país, a região Sudeste também carrega consigo graves problemas socioambientais, quase todos vinculados ao que se chama por macrocefalia urbana, o inchamento das grandes cidades. Dados do Censo Demográfico de 2010 revelaram, por exemplo, que o Sudeste concentra mais da metade das favelas brasileiras, notadamente nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Vale lembrar que nem todas as favelas encontram-se em áreas de morro ou carecem de estruturas sociais básicas.

Geograficamente, a região Sudeste posiciona-se quase que inteiramente sobre os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, conforme a classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandyr Ross. Algumas áreas de São Paulo encontram-se na Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná, enquanto o norte de Minas Gerais integra a Depressão Sertaneja e do São Francisco, em conjunto com boa parte da região Nordeste.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-sudeste.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário